Detalhes da proposta

PREMATURIDADE: ORIENTAR PARA CUIDAR!

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    sabrina pinheiro tsopanoglou

    Número de inscrição:

    20221012022270155

    Unidade de lotação:

    departamento de fisioterapia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    infância e adolescência

    Abrangência:

    local

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

bernardo gomes pinto cremonezi Voluntário(a)

gustavo jerônimo dias dos santos Voluntário(a)

júlia gomes de melo almeida Voluntário(a)

magna fernanda pinto Voluntário(a)

yasmim barbosa garotti Bolsista

danielle alves de castro Voluntário(a)

giovana tereza brito de freitas castro Voluntário(a)

samanta sousa azevedo Voluntário(a)

thais batista gomes Voluntário(a)

letícia scarquette de souza Voluntário(a)

giovana tereza brito de freitas castro Voluntário(a)

shirley sandy inácia de souza neves Voluntário(a)

maria luiza oliveira de menezes Voluntário(a)

ana luísa figueiredo santos leão Voluntário(a)

vívian camargo chaves Voluntário(a)

jéssica pinheiro dos santos Voluntário(a)

bruna brandão de castro Voluntário(a)

maria clara de moura oliveira Voluntário(a)

maria carolina schaefer azevedo Voluntário(a)

ana júlia de matos corrêa Voluntário(a)

larissa alves fidêncio Voluntário(a)

lorrane ferreira soares Voluntário(a)

wenderson henrique goulart fernandes Voluntário(a)

andersson josé aparecido de oliveira Voluntário(a)

nathália marilia pinto dos reis Voluntário(a)

victor hugo de almeida soares Voluntário(a)

maria rosa rodrigues Voluntário(a)

fernanda elisa barros Voluntário(a)

júlia isabela santos rodrigues Voluntário(a)

larissa borba ferreira cristelli Voluntário(a)

victor hugo de almeida soares Voluntário(a)

eduarda rodrigues de souza soares Voluntário(a)

ana luiza evangelista coelho Voluntário(a)

nicole ribeiro da silva Voluntário(a)

gustavo reis maciel Voluntário(a)

deborah martins de souza Voluntário(a)

bruna batista de assis Voluntário(a)

jéssica stéfany rocha Voluntário(a)

magna fernanda pinto Voluntário(a)

maria fernanda pereira Voluntário(a)

paola martins de matos Voluntário(a)

leidiane cristina de souza Voluntário(a)

isabela silva monteiro Voluntário(a)

tamara cunha Voluntário(a)

thales rodrigues pereira Voluntário(a)

bernardo gomes pinto cremonezi Voluntário(a)

Resumo

O projeto de extensão Prematuridade:Orientar para cuidar! iniciou após sua aprovação no edital Pibex 01/2019 e desde então, vem sendo realizado na UFVJM. No ano de 2020 trabalhamos com a proposta em fluxo contínuo e em 2021 fomos contemplados no Pibex 01/2021. Devido às particularidades referentes ao neonato prematuro, vários estudos mostram a necessidade de orientação aos familiares no ambiente hospitalar. Estudos em relação às necessidades e preocupações dos pais e cuidadores, associadas ao apoio social durante a transição da unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) para o domicílio, revelou que os pais de bebês prematuros têm várias preocupações e necessidades em relação ao apoio de profissionais de saúde (KIM, 2018). Dessa forma, o projeto é realizado com o objetivo de promover educação em saúde aos pais dos recém-nascidos prematuros internados no Hospital Nossa Senhora da Saúde / Diamantina (MG), referente à prematuridade, suas possíveis complicações, o cuidado da equipe multiprofissional e à importância do acompanhamento (follow up) dos neonatos após a alta hospitalar. As atividades foram realizadas presencialmente no primeiro ano de atividade, no entanto devido à pandemia pelo COVID-19, desde março de 2020 até o momento, trabalhamos de forma remota. A proposta de trabalho atual é semipresencial, com atividades realizadas de forma presencial no Hospital Nossa Senhora da Saúde e a manutenção das atividades remotas, com o objetivo de aumentar o vínculo com os pais participantes, de forma a interagir com a comunidade e compreender as necessidades de cada família sobre a aquisição de conhecimento referente à prematuridade, além de promover a interação social. As atividades contam com discentes dos cursos de fisioterapia, medicina e enfermagem, além da colaboração de uma fisioterapeuta do Hospital Nossa Senhora da Saúde e médicos do mesmo local.


Palavras-chave

Prematuro, prematuridade, educação, saúde.


Introdução

O projeto de extensão Prematuridade:Orientar para cuidar! iniciou após sua aprovação no edital Pibex 01/2019 e desde então, vem sendo realizado na UFVJM. No ano de 2020 trabalhamos com a proposta em fluxo contínuo e em 2021 fomos contemplados no Pibex 01/2021. No Brasil, as estatísticas vitais mostram que nascem cerca de 340 mil prematuros ao ano, equivalente a mais de 12% dos nascidos vivos no país, representando o nascimento de 6 prematuros a cada 10 minutos (BRASIL, 2020). Devido às particularidades referentes ao neonato prematuro, vários estudos mostram a necessidade de orientação aos familiares no ambiente hospitalar. Estudos em relação às necessidades e preocupações dos pais e cuidadores, associadas ao apoio social durante a transição da unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) para o domicílio, revelou que os pais de bebês prematuros têm várias preocupações e necessidades em relação ao apoio de profissionais de saúde (KIM, 2018). O acesso às práticas de saúde e a continuidade dos cuidados após a internação hospitalar tornam-se fundamentais, visto que crianças prematuras requerem cuidados individuais e singulares, pelas vulnerabilidades e necessidades de atenção contínua para garantir saúde e desenvolvimento adequados. Dessa forma, os cuidadores parentais demandam preparo e apoio para exercer esses cuidados, sendo a atuação dos profissionais de saúde relevante para oferecer educação em saúde e orientar adequadamente estas famílias (SILVA, R.M.M et al., 2020). Dessa forma, o projeto é realizado com o objetivo de promover educação em saúde aos pais dos recém-nascidos prematuros internados no Hospital Nossa Senhora da Saúde / Diamantina (MG), referente à prematuridade, suas possíveis complicações, o cuidado da equipe multiprofissional e à importância do acompanhamento (follow up) dos neonatos após a alta hospitalar. As atividades foram realizadas presencialmente no primeiro ano de atividade, no entanto devido à pandemia pelo COVID-19, desde março de 2020 até o momento, trabalhamos de forma remota. A proposta de trabalho atual é semipresencial, com atividades realizadas de forma presencial no Hospital Nossa Senhora da Saúde e a manutenção das atividades remotas, com o objetivo de aumentar o vínculo com os pais participantes, de forma a interagir com a comunidade e compreender as necessidades de cada família sobre a aquisição de conhecimento referente à prematuridade, além de promover a interação social. As atividades contam com discentes dos cursos de fisioterapia, medicina e enfermagem, além da colaboração de uma fisioterapeuta do Hospital Nossa Senhora da Saúde e médicos do mesmo local. Além disso, os profissionais da enfermagem responsáveis pelos setores de atuação do projeto no Hospital Nossa Senhora da Saúde têm papel importante na apresentação dos pais elegíveis para a participação no projeto.


Justificativa

É classificado como prematuro ou pré termo, o bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação, sendo o nascimento prematuro uma das condições clínicas mais significativas na área da perinatologia (PENNELL et al.,2017). No Brasil, a viabilidade e a sobrevida dos recém-nascidos prematuros (RNPT) vêm aumentando devido às melhoras na assistência neonatal e pós-natal a esses indivíduos, bem como os avanços tecnológicos e científicos (BRASIL, 2017). Estatísticas do Datasus mostram que, na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, na macrorregião de saúde do Jequitinhonha, na cidade de Diamantina, polo universitário e referência na atenção à saúde regional, em 2019 dos 4.656 nascidos vivos, 522 (cerca de 11%) foram prematuros (SINASC, 2021), mostrando a necessidade de seguimento dessas crianças de risco biológico por uma equipe multiprofissional. Com o aumento da sobrevida, os neonatos, crianças e adolescentes nascidos prematuros podem apresentar morbidades significativas, já que a prematuridade é fator de risco para várias condições patológicas que podem vir a impactar a saúde, bem-estar e desenvolvimento na infância e vida adulta (VOGEL, 2018). Devido aos comprometimentos funcionais que os RNPT podem apresentar no decorrer da infância e até mesmo na adolescência e vida adulta, eles requerem cuidados abrangentes após a alta da Unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN), os quais envolvem muitas especialidades, com a participação de uma equipe multiprofissional capaz de identificar precocemente qualquer tipo de alteração no desenvolvimento do neonato e assim implementar terapias que possam melhorar os resultados a longo prazo (GURALNICK, J et al 2012). Portanto, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento global desse neonato é fundamental, principalmente durante a primeira infância. O trabalho de orientação aos pais e familiares desde o ambiente hospitalar é necessário, pois as famílias suportam as consequências emocionais e financeiras do parto prematuro, além das dificuldades apresentadas no cuidado dos seus filhos (KIM e BASIR, 2014). Cabe aos profissionais da saúde orientar os pais e cuidadores sobre a condição de saúde da criança prematura, atuando na prevenção de complicações e problemas associados a prematuridade, promovendo educação relacionada ao crescimento e desenvolvimento da criança (Melnyk et al. 2002). A intervenção precoce através da orientação de pais de neonatos prematuros é descrita na literatura e apresenta resultados positivos em relação à mudanças nos padrões de comportamento, interação entre pais e filhos, auxiliando os pais na compreensão do comportamento dos lactentes nascidos prematuros (Melnyk et al. 2002). Além disso, as mães que são educadas e envolvidas no início do cuidado com seus filhos são mais sensíveis às respostas dos mesmos, melhorando o relacionamento e cuidado ao longo do tempo (Minde, 2000). O trabalho educativo e de orientação aos pais e familiares deve ser breve, pois são mais viáveis no ambiente de internação e exigem menos recursos para a implementação (Minde, 2000; Melnyk et al. 2002). Nas atividades de orientação deve ser também ressaltada a importância do neonato prematuro manter um acompanhamento/seguimento de saúde, com equipe multi e interdisciplinar, após a alta e preferencialmente durante a primeira infância (RAFFRAY et al, 2014). O seguimento dos recém-nascidos prematuros é de extrema importância a fim de acompanhar o desenvolvimento neuromotor, cognitivo, respiratório e funcional, definir ações de acordo com cada caso através da vigilância em saúde, traçando objetivos a médio e longo prazo, além de promover a melhora da qualidade de vida dessa população (Ferraz ST et al, 2010). Para que as preocupações dos pais/familiares sejam amenizadas é necessária uma abordagem relacional para se estabelecer uma relação de confiança e uma comunicação aberta com os pais, auxiliando a se relacionarem com o neonato e assumirem seu papel parental na unidade neonatal (RAFFRAY et al., 2014). Além disso as intervenções para crianças prematuras serão mais eficazes se a qualidade dos padrões familiares de interação melhorar, sendo reforçadas as relações entre pais e filhos, estabelecidas no início da vida da criança (GURALNICK, 2012). Nesse período de pandemia, em que devemos permanecer no isolamento social, uma alternativa viável é a elaboração e encaminhamento de vídeos educativos nos meios de comunicação (FIORATTI et al., 2020), já que segundo HOFFENKAMP et al (2015) uma intervenção preventiva de feedback por video, para apoiar a relação pais-bebê é uma ferramenta adicional ao atendimento hospitalar padrão, reduzindo o possível impacto negativo do nascimento prematuro na relação pais-bebê. Baseado nos estudos justifica-se um trabalho de promoção da saúde dos bebês nascidos prematuros, através da educação em saúde aos pais desses recém-nascidos referente à prematuridade, suas possíveis complicações, o cuidado da equipe multiprofissional e à importância do acompanhamento (follow up) dos neonatos após a alta hospitalar. Através das orientações será possível intervir brevemente na educação em saúde sobre os prematuros, de maneira a proporcionar uma melhor qualidade de vida dessa população, prevenindo complicações ao longo da primeiríssima infância. Este projeto articula-se com a política de extensão da UFVJM uma vez que se mostra sensível às repercussões negativas que ocorrem após o nascimento prematuro, tanto em relação às crianças como aos seus familiares; e por voltar-se para um dos objetivos dos novos Institutos de Ensino Superior (IES) que é melhorar a qualidade de vida das pessoas próximas a eles, gerando impacto e transformação social na população local. O projeto “Prematuridade: Orientar para Cuidar!” vincula-se a área temática e linha de extensão (saúde e infância e adolescência, respectivamente) descritas no regulamento de Ações de Extensão da UFVJM. Assim como com as diretrizes pactuadas pelo Forproex (2010), pois proporciona intercâmbio entre o Hospital Nossa Senhora da Saúde e a UFVJM, com maior interação entre os profissionais e os voluntários do projeto, possibilitando atividades educativas interdisciplinares, culturais, científicas e políticas. A interdisciplinaridade e o interprofissionalismo estão presentes quando observamos médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistente social, alunos envolvidos, todos em conjunto, buscando melhorar a qualidade de assistência aos recém-nascidos internados e seus pais. Há indissociabilidade do ensino, extensão e pesquisa, os alunos estão envolvidos com o aprendizado já costumeiro, mas estão construindo um aprendizado mais sólido através da experiência prática, de vida, de troca de saberes que a extensão proporciona. Há preocupação de verificar o quão benéfica foi a extensão para a sociedade através de indicadores numéricos que são instrumentos da metodologia deste projeto. Sabe-se que a área de saúde deve abranger os três pilares da atenção e mesmo estando em um centro de atenção terciária, os voluntários do projeto vivenciam as ações de prevenção de agravos e promoção da saúde realizadas, as quais são fundamentais para propiciar a melhora da qualidade de vida da população atendida (MACIEL et al., 2005). A vivência prática e educativa do projeto está sendo transformadora para todos os envolvidos: profissionais, professores, alunos, pais, familiares e sociedade em geral. No primeiro ano de atividade do projeto, cerca de 47 pais/familiares participaram do projeto e receberam as atividades. O projeto conseguiu o que pretendia, houve interesse por parte dos participantes, os mesmos sempre agradeciam as informações recebidas e relatavam se sentirem mais seguros no cuidado dos seu filho (a). Houve interação entre os pais/familiares e os voluntários do projeto, através de discussões sobre os temas apresentados na mini palestra e debates entre todos tirando as dúvidas sobre a prematuridade, proporcionando maior conhecimento aos pais/familiares. Não houve um familiar responsável que não aprovou a extensão. A equipe do hospital se prontificou e buscou auxiliar a equipe do projeto sempre que necessário. A equipe de saúde do HNSS aprecia quando as atividades do projeto acontecem, reportam a importância das atividades educativas aos pais, já que são abordados assuntos diversos, como a importância do aleitamento materno e da realização do Canguru com os neonatos. No ano de 2021 participaram do projeto, de janeiro à setembro, 32 mães de recém-nascidos prematuros; no Instagram temos 253 seguidores, muitos pais/familiares de bebês nascidos prematuros, no qual fizemos 15 postagens no período descrito, com um total de 194 postagens no geral (stories, artigos, quizz e repostagens de parceiros na plataforma). Com os resultados apresentados durante os anos de execução do projeto, podemos observar que o mesmo está promovendo a interação entre a comunidade universitária e a comunidade externa na resolução de problemas, superação de dificuldades, intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços. A participação dos voluntários do projeto é notável, todos foram responsáveis, comprometidos, fizeram crescer e cresceram durante o período. Por todos estes motivos, reapresentamos este projeto ao Edital Proexc – Pibex 01/2022 para que possamos dar continuidade nesta atividade extensionista, de forma a manter uma atividade com vários benefícios à população participante e à equipe.


Objetivos

Objetivo Geral • Promover educação em saúde aos pais dos recém-nascidos prematuros internados no Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS) / Diamantina (MG), referente à prematuridade, suas possíveis complicações, o cuidado da equipe multiprofissional e à importância do acompanhamento (follow up) dos neonatos após a alta hospitalar. Objetivos Específicos • Intervir brevemente na educação em saúde sobre os prematuros. • Proporcionar uma melhor qualidade de vida a essa população. • Prevenir complicações ao longo da primeiríssima infância. • Promover humanização hospitalar. • Avaliar a influência do projeto no nível de conhecimento dos pais e familiares sobre a prematuridade e em relação à importância do acompanhamento do neonato durante a primeiríssima infância. • Incentivar a integração entre os docentes, discentes e técnico administrativos da UFVJM e os profissionais do Hospital Nossa Senhora da Saúde/Diamantina (MG), a fim de proporcionar a troca de experiências entre todos, construindo um conhecimento mais rico que vem a acrescentar o ensino. • Possibilitar aos discentes a oportunidade de obter uma vivência profissional através do contato com os pais, a responsabilidade de construir e organizar atividades educativas voltadas para essa população e com isto possibilitar a aprendizagem em métodos e processos de extensão universitária; • Contribuir com a formação dos discentes a partir da interação com a realidade da população brasileira, em especial a da região da macrorregional de saúde do Jequitinhonha, a qual tem como polo a cidade de Diamantina-MG, qualificando-os para os desafios enfrentados no mundo atual em relação à atuação profissional e ao exercício da cidadania. • Promover a interação social e compreender as necessidades de cada família sobre a aquisição de conhecimento no assunto.


Metas

Impacto direto: • Melhorar o conhecimento dos pais em relação à prematuridade e à importância do acompanhamento dos neonatos após a alta hospitalar (Aproximadamente 6 pais/mês); • Direcionar os pais para as atividades educativas, de forma que consigam absorver os conhecimentos que serão passados através dos vídeos, folders e com as rodas de conversa presenciais. • Ampliar o conhecimento dos discentes com a prática extensionista, a fim construir conceitos que fortaleçam sua prática profissional a partir das vivências com os pais; • Proporcionar aos docentes a aplicação prática do conhecimento teórico ministrado em sala de aula, demonstrando os vários fazeres e saberes junto aos colegas, construindo um conhecimento mais rico que vem a acrescentar o ensino. Impacto Indireto: • Promover à população uma melhor percepção da saúde do prematuro, já que as orientações realizadas podem ser uma ferramenta importante na troca de conhecimento técnico-cientifico, permitindo o desenvolvimento de ações de prevenção de agravos e promoção de saúde. • Integrar a equipe do projeto com os funcionários do hospital e setores atendidos. A avaliação dos resultados da ação extensionista será realizada através da aplicação de um questionário antes e depois das orientações realizadas. O Projeto pretende alcançar as metas de impacto direto em pelo menos 50 % dos pais abordados. O questionário foi produzido e adequado aos pais.


Metodologia

Local de realização O projeto será desenvolvido no Hospital Nossa Senhora da Saúde Diamantina / MG, no setor da Maternidade, e/ou da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), e/ou na Casa da Gestante e Puérpera (CAGEP) de forma semipresencial. Equipe e participantes A equipe será formada por docentes e discentes do curso de fisioterapia, enfermagem e medicina. Entretanto, estará aberto para discentes, professores e funcionários da UFVJM que tenham vontade de agregar ideias que favoreçam o projeto. Os participantes serão os pais dos recém-nascidos prematuros internados no Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS), no setor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no setor da Maternidade, e/ou da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), e/ou na Casa da Gestante e Puérpera (CAGEP). Período de realização A duração do projeto será de 12 meses, do dia 03 de janeiro de 2022 a 31 de Dezembro de 2022, podendo haver continuidade caso tenha um resultado positivo e haja acadêmicos interessados. Desenvolvimento do projeto - Primeiro Momento – pré-intervenção Durante o primeiro mês ocorrerão reuniões semanais, com o objetivo de buscar e discutir o embasamento geral e teórico atual sobre prematuridade, suas complicações e a importância do seguimento do prematuro após a alta hospitalar. Neste momento serão definidas as atividades que serão realizadas com os pais e divisão das responsabilidades entre os membros da equipe. Será estudado e se necessário a cartilha de orientação aos pais será reestruturada e atualizada, bem como as atividades a serem realizadas na roda de conversa. Também serão reavaliados e atualizados, se necessário, os questionários atualmente aplicados pré e pós-intervenção para avaliar a ação extensionista. - Intervenção Em um primeiro momento dois discentes voluntários serão alocados para fazerem a triagem no hospital, duas vezes por semana, no período da tarde, juntamente com a explicação do projeto aos pais. O número máximo de alunos por dia é de dois alunos, para não promover aglomeração no ambiente hospitalar. Sempre antes do início das visitas os alunos procuraram o enfermeiro responsável pelo setor para conhecer a história dos neonatos que estão internados e verificar quais são os prematuros e se há algum familiar que não poderá receber as explicações no momento. As atividades iniciam com uma apresentação da equipe discente do dia e do projeto aos pais, no local que os pais estiverem instalados no HNSS. Os pais que aceitarem participar do projeto deverão assinar o termo de consentimento livre e esclarecido, bem como o termo de uso e cessão de imagem. No mesmo dia será aplicado um primeiro questionário aos pais, descrito como questionário pré-intervenção, referente aos conhecimentos prévios sobre prematuridade e fatores de risco associados, conhecimento sobre as complicações da prematuridade e conhecimento sobre o seguimento neonatal de recém-nascidos prematuros. O questionário pré-intervenção consta de um cabeçalho, com as seguintes informações: 1. Identificação: Número do questionário e data de aplicação. 2. Identificação dos dados pessoais do neonato: Nome (através de sigla das iniciais de nome e sobrenome), Data de nascimento, Idade gestacional e Idade corrigida, Peso ao nascimento. 3. Identificação dos dados pessoais dos pais/familiares: Nome (através de sigla das iniciais de nome e sobrenome), Escolaridade, Endereço, Classificação socioeconômica (CCEB). O questionário pré-intervenção, contém 13 questões, cujas respostas serão em escala Likert, ponderadas de “concordo plenamente à discordo totalmente”. O questionário apresenta os seguintes domínios: 1. Questões de 1 a 3: conhecimentos sobre prematuridade e fatores de risco associados a mesma. 2. Questões de 4 a 7: conhecimento sobre as complicações relacionadas à prematuridade. 3. Questões de 8 a 13: conhecimento sobre o seguimento neonatal de recém-nascidos prematuros (RNPT). Os questionários serão lidos previamente aos pais para familiarização com o instrumento de coleta, sendo que o tempo de aplicação é em torno de 7 a 10 minutos. Em um segundo momento, no mesmo dia de atividade presencial, serão realizadas as orientações aos pais presentes nas unidades: maternidade, e/ou UCI, e/ou na CAGEP, em formato de roda de conversa, discutindo sobre a temática relacionada à prematuridade: definição; causas; principais complicações; prevenção de agravos; cuidado com o neonato prematuro no ambiente hospitalar – o papel da equipe de saúde; amamentação; cuidado com o neonato prematuro após a alta hospitalar (follow-up); vacinação do prematuro; licença maternidade estendida à mãe do prematuro. Será entregue aos pais um kit com uma cartilha contendo os temas abordados na roda de conversa, de forma ilustrativa e também um folder referente à condução das atividades remotas que acontecerão via “WhatsApp” e a divulgação da página do Instagram do projeto para que os pais possam ter acesso à mais informações, além de um canal para tirar dúvidas com a equipe. A cartilha distribuída na roda de conversa com os pais será lida por completo, pontuando informações importantes e acrescidas com os estudos feitos pelos discentes do projeto em suas buscas sobre o tema, com duração máxima de 20 minutos. Também será utilizado um modelo da cartilha em tamanho de folha A3 para melhor visualização dos pais/familiares. No período de intervenção, uma vez por mês, haverá reunião entre os membros da equipe para capacitação e levantamento de informações. Além disso, haverá preocupação em discutir os casos vivenciados para aprendizado e crescimento pessoal. As orientações acontecerão também de forma remota, com o envio de informações educativas aos pais, por meio dos seguintes materiais de forma remota: 12 vídeos de 3 minutos cada (produzidos no POWTOON) e 8 folders (produzidos no Canva). A ferramenta estabelecida para divulgação das atividades é o “WhatsApp. Nas atividades remotas serão abordados diversos temas relevantes para a saúde e cuidado com os bebês prematuros, sendo esses: 1- Apresentação do projeto por meio de um vídeo; 2- Folder sobre método canguru; 3- Folder sobre a hora do banho, os cuidados que devem ser tomados; 4- Primeiro vídeo com conteúdo presente na cartilha apresentada no modelo presencial; 5- Segundo vídeo com conteúdo presente na cartilha apresentada no modelo presencial; 6- Vídeo sobre prevenção ao nascimento prematuro; 7- Folder sobre prevenção ao nascimento prematuro; 8- Vídeo da relação peso ao nascer X idade gestacional; 9- Folder da relação peso ao nascer X idade gestacional; 10- Vídeo sobre amamentação de gemelar e múltiplos; 11- Folder sobre amamentação de gemelar e múltiplos; 12- Vídeo sobre o banco de leite, ordenha e orientações para doação de leite em tempos de COVID-19; 13- Folder sobre o banco de leite, ordenha e orientações para doação de leite em tempos de COVID-19; 14- Vídeo sobre o segmento do prematuro; 15- Folder sobre o segmento do prematuro; 16- Vídeo sobre o papel e atuação do fisioterapeuta no segmento do prematuro; 17- Folder sobre o papel e atuação do fisioterapeuta no segmento do prematuro; 18- Vídeo sobre dicas de redes sociais e sites que abordam o tema prematuridade; 19- Folder sobre dicas de redes sociais e sites que abordam o tema prematuridade; 20- Vídeo de encerramento e despedida do projeto. Um segundo questionário, descrito como questionário pós-intervenção, será enviado aos pais via “WhatsApp” no final do envio dos materiais educativos, no qual os pais respondem de forma qualitativa e descritiva, através de retorno pelo WhatsApp ou pela resposta de um formulário eletrônico (Google Forms - https://forms.gle/Xt6Y2zXw8RFXYm2t5), enviado na última semana de atividades. O formulário eletrônico contém 10 questões que envolvem perguntas quantitativas e qualitativas, as quais abrangem os seguintes temas: idade da mãe/pai; questionamentos se a(o) mãe/pai achou benéfica as informações que receberam no projeto; se achou viável fazer uso das redes sociais para receber as informações; se gostou de receber os materiais duas vezes por semana; se possuía conhecimento prévio sobre os temas abordados. Além disso, no formulário também foi questionado quanto ao nível de escolaridade da mãe/pai; nível socioeconômico da família, bem como, sobre qual era o tipo de acesso à internet da mãe/pai. Por fim, a mãe/pai pode dissertar sobre suas sugestões e críticas em relação ao projeto. Para uma melhor logística do projeto e das intervenções, os familiares serão divididos em grupos ou duplas e a composição desses depende do número de recém nascidos prematuros presentes no hospital, para facilitar o envio dos materiais semanais de forma remota, já que o contato telefônico dos pais são disponibilizados em datas diferentes. Os voluntários do projeto (10 no total) recebem a lista e um voluntário realiza o primeiro contato com os pais, no qual seré enviado um vídeo de apresentação do projeto contendo os objetivos e a metodologia de execução de forma remota. Neste mesmo contato os pais são convidados a participar das intervenções, sendo que os mesmos têm a liberdade de aceitar ou rejeitar o convite. Após o aceite, as atividades de educação em saúde serão enviadas aos pais duas vezes por semana, nas segundas-feiras e nas sextas-feiras. Além disso, durante esse momento de pandemia, no intuito de expandir o conhecimento sobre prematuros também para a comunidade externa, o projeto elaborou um Instagram (@orientaracaoprematura) em que os vídeos e folders já elaborados pelos voluntários são adaptados para o público em geral e postados uma vez por semana. - Pós- intervenção No último mês haverá um feedback com as impressões dos participantes do projeto e será realizada análise dos dados adquiridos. O resultado da atividade extensionista será apresentado em encontros, congressos ou publicado em revista de extensão, conforme aconteceu no ano de 2021, no qual apresentamos os resultados do projeto de forma remota, no 9º. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e também o artigo referente ao tema do resumo foi aceito para publicação na Revista de Extensão – UFRGS. - Considerações Éticas Todos os envolvidos (pais, recém-nascidos e funcionários) serão esclarecidos sobre como será a extensão e quais os objetivos. Só participarão das atividades os pais que desejarem e aceitarem a participação após a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, bem como a assinatura do termo de uso de imagem. Os pais serão informados que as informações geradas serão de responsabilidade da equipe envolvida, a qual se compromete a guardar sigilo da identidade de todos, e que os resultados da extensão podem ser expostos em encontros acadêmicos. Poderá existir constrangimento para responder as perguntas do questionário. Este será minimizado pelos seguintes procedimentos: esclarecimento em relação ao sigilo das informações coletadas na avaliação e profissionalismo por parte dos pesquisadores no momento da coleta das informações. Ainda, a aplicação do questionário pré-intervenção ocorrerá em local reservado e na presença apenas um dos pesquisadores envolvidos com o projeto. Haverá atenção constante por parte da equipe no comportamento e atitude dos pais e qualquer alteração notada será reportada imediatamente ao profissional responsável. Os pais serão comunicados que a qualquer momento poderão parar com a atividade.


Referências Bibliográficas

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Inserção do estudante

Inserção do Estudante O projeto contará com a participação de estudantes dos cursos de fisioterapia, enfermagem e medicina. Os acadêmicos serão responsáveis pela organização geral do projeto (logística) bem como da execução. A contribuição na formação do estudante será através da experiência prática de estar envolvido em uma realidade que encontrará em algum momento do seu curso ou na sua vida profissional, na interação com pais/familiares dos recém-nascidos prematuros hospitalizados, percebendo ainda na graduação os fatores não só físicos, mas psicológicos presentes nesta situação. Oferecerá, além do contato com pais, o contato com outros profissionais da saúde envolvidos na atenção terciária. Ajudará na desenvoltura oral e abordagem interpessoal através das visitas beira leito e condução das atividades educativas nas ações práticas com pais em cada encontro; no conhecimento teórico e burocrático necessário para condução de qualquer atividade acadêmica; na vivência dos problemas de uma internação hospitalar, em síntese: para crescimento profissional e pessoal. Os alunos serão acompanhados pelos professores que fazem parte do projeto durante toda a sua duração. No primeiro mês não haverá visitas no hospital. As reuniões semanais serão voltadas para reestruturação dos questionários e quando necessário, para a elaboração de novos materiais educativos. Essas reuniões se repetirão na última semana de cada mês e nestas ocorrerá também um feedback das ações desenvolvidas no mês, para que haja melhorias e maior aprendizado para os alunos e também para os professores. Atividades que serão atribuídas aos alunos: • Estudo relacionado à prematuridade, suas complicações; • Estudo relacionado ao seguimento (follow-up) de prematuros; • Estudo e atualização dos materiais educativos aos pais/familiares, se necessário; • Organização das visitas semanais e desenvolvimento das atividades educativas; • Estudo e atualização dos questionários de avaliação do projeto e tabulação dos dados. Os professores envolvidos no projeto avaliarão os alunos através da: • Observação semanal da sua participação; • Arguição mensal nas reuniões da equipe; • Produção e atualização dos conteúdos solicitados (atividades educativas, questionários, dentre outros). No modelo remoto, os estudantes possuem um papel muito importante na elaboração dos materiais (vídeos e folders), uma vez que após um treinamento sobre a temática da semana, realizado por um grupo de voluntários, mais a coordenadora do projeto, serão elaborados o material que será enviado para os pais, baseado sempre na temática prematuridade e em um conteúdo pautada em literatura científica. Além disso, o contato via Whatsapp com os responsáveis dos recém- nascidos será de responsabilidade dos voluntários discentes.


Observações

O projeto PREMATURIDADE:ORIENTAR PARA CUIDAR, ao oferecer educação em saúde aos pais dos neonatos prematuros, com atividades de prevenção de agravos e promoção da saúde, é capaz de empoderar a família no cuidado com o bebê de risco biológico, que muitas vezes também apresenta risco psicossocial, tornando a assistência no domicílio mais adequada, fazendo com que a família seja capaz de cuidar desse bebê de forma mais segura e também realize o cuidado integral, principalmente nos primeiros anos de vida, a fim de prevenir complicações decorrentes da prematuridade.


Público-alvo

Descrição

O projeto beneficiará diretamente os pais dos recém-nascidos prematuros internados no Hospital Nossa Senhora da Saúde / Diamantina (MG), e indiretamente os próprios neonatos, os quais terão pais com maior conhecimento sobre sua condição de saúde. Assim os pais podem oferecer uma melhor assistência e cuidado pós alta hospitalar, acompanhando de maneira adequada o crescimento e desenvolvimento do seu filho (a).

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Este projeto conta com a parceria do Hospital Nossa Senhora da Saúde (Diamantina/MG), o qual oferecerá o contato direto com os participantes do projeto, os pais dos neonatos prematuros. A instituição está ciente da proposta de continuidade do projeto, bem como relata a importância do mesmo para a informação dos pais.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Encontros para capacitação da equipe e divisão de tarefas; estruturação das atividades extensionistas

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Estudo e atualização (se necessário) da cartilha, da roda de conversa e dos questionários para avaliação do projeto e controle da ação da extensão

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Atividades semanais com os pais dos neonatos internados Revisão Bibliográfica

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Reunião mensal com os integrantes do projeto para discutir o andamento da extensão e possíveis melhorias

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Análise final dos resultados da extensão

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Apresentação dos dados em encontros ou revistas de extensão