Visitante
Promoção da Saúde: uma alternativa para construção da equidade
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
alex sander dias machado
20221012022190104
faculdade de medicina de diamantina - famed
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
educação
grupos sociais vulneráveis
municipal
Não
Membros
gabriel de jesus oliveira fonseca
Bolsista
anna luiza ribeiro
Voluntário(a)
tiago henrique santos oliveira
Voluntário(a)
claudiane de fátima vieira
Voluntário(a)
thais leite lima
Voluntário(a)
crislaine mística de jesus
Voluntário(a)
rachel cristina soares fonseca de matos
Voluntário(a)
jéssyca martins missaci
Voluntário(a)
arisson danilo ferreira ribeiro
Voluntário(a)
alayanne santos guieiro
Voluntário(a)
sandy thamiris sousa rocha
Voluntário(a)
mariany vieira
Voluntário(a)
gabriela larissa soares pereira
Voluntário(a)
joao victor linhares pereira dos santos
Voluntário(a)
ludimila maria barroso de amorim
Voluntário(a)
marina silveira lima
Voluntário(a)
matheus ferreira da silva paes
Voluntário(a)
joyce ferreira das chagas
Voluntário(a)
aguida melissa santos
Voluntário(a)
lívia luiz dos santos
Voluntário(a)
bruna fonseca dos santos
Voluntário(a)
leticia leite dos santos
Voluntário(a)
tais reis alves
Voluntário(a)
ana flávia ramos pires anacleto
Voluntário(a)
thamiris oliveira goncalves
Voluntário(a)
joana lazzarini da silveira generoso
Voluntário(a)
karine raianny santana cardoso
Voluntário(a)
izabela dos santos martins
Voluntário(a)
ana clara de mattos reis
Voluntário(a)
breno wesley da cunha oliveira
Voluntário(a)
maria eduarda soares ireno
Voluntário(a)
jefferson wallisten pereira de medeiros
Voluntário(a)
lorraynne gabrielle borborema braz
Voluntário(a)
isabelle miriade soares
Voluntário(a)
anisio bueno galvani quinette
Voluntário(a)
Promoção da Saúde: uma alternativa para construção da equidade é uma iniciativa que propõe realizar a territorialização, bem como o levantamento dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS) do bairro Maria Orminda em Diamantina-MG e, posteriormente, realizar ações de promoção da saúde conforme demandas levantadas. Essa comunidade se formou através de um processo desgastante de conquista territorial e, diante das dificuldades encontradas nesse processo, fizeram-se presentes fatores que alteram a qualidade de vida, sobretudo quando se refere às condições de saúde. Desse modo, ao levantar as necessidades prioritárias, esse projeto visa atuar junto à educação em saúde com o desenvolvimento de grupos operativos, de tendas itinerantes, de tendas de triagem, de visitas domiciliares e de atividades recreativas e lúdicas nas mediações do bairro, além de realizar a produção de conteúdo informativo em mídias sociais. Pretende-se, com o desenvolvimento deste projeto, à articulação multidisciplinar da universidade de modo a contribuir para a formação de profissionais que se norteiem mediante compromisso com a saúde integral do ser humano e com a defesa da cidadania concomitantemente a busca pela transformação social do Vale do Jequitinhonha.
Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Bairro Maria Orminda, Cidadania, Transformação Social, Vale do Jequitinhonha
Em 2001, foram criadas as diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Medicina (DCN) as quais enfatizam que a formação médica deve ser norteada na responsabilidade social e no compromisso com a defesa da dignidade humana, da saúde integral do ser humano, tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença. Desse modo, os Determinantes Sociais em Saúde (DSS) são identificados como instrumentos essenciais para reconhecer problemas, fatores de risco para determinada população e, assim, facilitar uma possível intervenção a fim de amenizar a situação local (BORDE, 2015). A DCN 2014 também afirma que o acadêmico de medicina deve adquirir habilidade de singularizar os indivíduos e promover cidadania através da oferta de serviços em saúde, bem como reforçar o papel de transformação social da universidade. Desse modo, com intuito de proporcionar interação da universidade com a comunidade, fazendo desta a protagonista do processo de mudança, este projeto visa trabalhar junto à promoção e educação em saúde no bairro Maria Orminda em Diamantina- MG, haja vista a forte presença de iniquidades em saúde nessa comunidade. Para Margareth Whitehead (2000), essas são aquelas desigualdades em saúde que além de sistemáticas e relevantes, também são evitáveis, injustas e desnecessárias. Ao analisar a realidade do bairro, bem como o seu processo de consolidação, percebe-se a forte presença de iniquidades, tendo em vista que este se formou através de um processo desgastante de conquista territorial e, ainda hoje, sofre com negligências assistenciais do Estado em virtude da existência de trâmites jurídicos que buscam a sua total regularização. Atualmente a Unidade Básica de Saúde (UBS) Gruta de Lourdes, localizada em outra região, assiste os 718 moradores do bairro Maria Orminda Portanto, atuar junto a uma comunidade caracterizada por condicionantes passíveis de intervenção com objetivo de promover qualidade de vida em busca da integralidade, equidade, responsabilidade sanitária, participação social, informação, educação, comunicação e sustentabilidade, conforme as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde, é a proposta deste projeto. Conforme o Ministério da Saúde (MS), a APS é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Nesse sentido, em continuidade com o trabalho submetido e aprovado a partir do edital Proexc 01/2021, entretanto, adaptado em decorrência da pandemia do COVID-19, esta proposta busca, através da potencialidade que a Atenção Primária de Saúde (APS) pode oferecer as comunidades, superar barreiras causadas pela desigualdade. Conforme Malta (2016), promover saúde, no âmbito individual e coletivo, visa atender necessidades sociais e garantir melhoria da qualidade de vida. Com o desígnio de adotar uma visão mais reflexiva acerca das problemáticas que envolvem uma comunidade socialmente vulnerável, colaboradores discentes e docentes dessa atividade terão a oportunidade de conhecer as tão diferentes realidades e experiências e, ao mesmo tempo, atuar como facilitar para melhoria da condição de saúde dessa mesma população. Dessa maneira, serão qualificados para atuação profissional concomitantemente ao exercício da cidadania.
A 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), em 1986, trouxe a temática “Democracia é Saúde” e fortaleceu a luta pela descentralização do sistema, assim como a defesa da saúde como direito social irrevogável. Em seguida, a Constituição de 1988, fundamentada na ideia da universalização pelo Art 196, preconiza que o SUS deve transpor a perspectiva hegemônica da saúde somente como ausência de doença e analisar, também, os efeitos dos condicionantes sociais, culturais, econômicos e bioecológicos junto à promoção da saúde para a redução de vulnerabilidades. Conforme Carta de Ottawa (WHO, 1986), a promoção da saúde é compreendida como processo de reorientação das políticas públicas com objetivo de promover a capacidade das pessoas e comunidades de atuarem na melhoria de seu bem-estar físico e psicossocial. Em consonância com orientações apresentadas pelo documento de Ottawa, Buss (2000), afirma que a promoção da saúde está vinculada a uma gama de valores: qualidade de vida, saúde, solidariedade, equidade, democracia, cidadania, desenvolvimento, participação e parceria, bem como combinações estratégicas de ações do Estado, da comunidade, de indivíduos, do sistema de saúde e de parcerias intersetoriais. Além disso, no SUS, a estratégia de promoção da saúde é vista como uma possibilidade de enfocar os aspectos que determinam o processo saúde-adoecimento: violência, desemprego, subemprego, falta de saneamento básico, habitação inadequada e/ou ausente, dificuldade de acesso à educação, fome, urbanização desordenada, qualidade do ar e da água ameaçada e deteriorada (POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE, 2010). Por isso, o projeto pedagógico do curso de medicina da FAMED UFVJM fomenta a discussão sobre os DSS, sobre a função social do médico e da faculdade de medicina na comunidade e sobre o papel do estudante na promoção da saúde de forma concomitante a sua qualificação. Nessa perspectiva, ao realizar diagnóstico situacional em atividade extraclasse no bairro Maria Orminda através da disciplina de Desenvolvimento Pessoal II, ofertada pela referida faculdade, fez-se possível compreender determinantes os quais são indicadores de vulnerabilidade social, econômica e bioecológica. Soma-se para a execução deste projeto a presença de redes comunitárias atuantes na comunidade, fator oportuno e importante. Conforme Buss (2007), a coesão social é fundamental para a promoção e proteção da saúde individual e coletiva. Outro fator contribuinte para execução desta proposta é a ausência de uma UBS no bairro em questão. Logo, é oportuno a atuação da UFVJM e o fomento da transformação social além dos muros da universidade, incidindo sobre as condições de vida ao mesmo tempo em que oferece educação em saúde. Conforme Rocha (2010 apud Figueiredo 2012), a educação em saúde, sustentada no entendimento de potencial agente para o desenvolvimento do indivíduo como um todo, estimulando-o à reflexão, à criticidade, ao exercício da autonomia e cidadania e, assim, possibilitando-o transformar a sua realidade, deve direcionar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de práticas relativas à saúde com o objetivo de desenvolver a prevenção de doenças e a promoção de saúde. Esse mesmo autor, chama atenção, também, ao apontar que a educação em saúde deve a abranger a participação da população no contexto de sua vida cotidiana e não apenas as pessoas sob risco de adoecer. Ademais, de modo a estimular a concretização da atenção básica, assim como a reorientação do modelo de atenção tendo em vista a priorização das ações de promoção da saúde e prevenção de agravos em detrimento do panorama médico-doença, a Estratégia Saúde da Família (ESF), preconiza a interdisciplinaridade (MARCOLINO. E. C. 2011). Assim, as práticas interdisciplinares, com intuito de exceder as capacidades e recursos de um único profissional, fundamentam-se em princípios de inclusão, com a colaboração de profissionais para, dessa maneira, atender as necessidades complexas relacionadas à saúde das pessoas (BERNADI. L 2017). Por isso, este projeto visa buscar a interdisciplinaridade mediante inclusão da comunidade acadêmica da UFVJM com a colaboração de discentes, técnicos administrativos e docentes do curso de medicina e dos outros cursos da saúde com o propósito de articular ações que atuem nos diversos aspectos que determinam o processo saúde-doença. Além disso, a busca por parceria com centros acadêmicos, ligas acadêmicas de ensino, bem como com as lideranças comunitárias do bairro, deve ser feita para a exequibilidade de todas as atividades a serem propostas. Ao trabalhar em grupos, cujo objetivo é proporcionar um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos, consegue-se obter uma leitura crítica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações (BASTOS, 2010). Sob essa ótica, ao mesmo tempo em que oferta suporte a sociedade, a extensão proporciona a obtenção de conhecimentos técnicos e culturais, bem como a representação da realidade junto ao âmbito acadêmico, tornando possível o intercâmbio de saberes e a correlação teórica prática. Em concordância com a Política Nacional de Extensão Universitária (PNEU) na qual preconiza o compromisso das instituições públicas de ensino superior (IPES) em atuarem como instrumento de mudança social rumo à justiça, à solidariedade e à democracia, é imprescindível que a extensão universitária da UFVJM, diante dos déficits do Vale do Jequitinhonha, atue de forma a mitigar a desigualdade ao mesmo tempo em que, de acordo com Souza (2018), proporciona pluralidade, diversidade, tolerância, inclusão junto ao fomento do conhecimento. Nunes (2011), também afirma, que a extensão, ao fortalecer o vínculo da comunidade com a universidade, possibilita a superação de barreiras causadas pela desigualdade, já que, diante da criação de oportunidades para comunidade, a universidade consegue cumprir o compromisso com a melhoria da qualidade de vida. Portanto, diante da premissa de indissociabilidade da extensão, ensino e pesquisa, essa proposta possibilita a interação transformadora entre universidade e sociedade. Diante dos resultados já colhidos em 2021 e, ainda que adaptado à atuação remota, conseguiu-se a disseminação e aceitação da proposta na comunidade do bairro Maria Orminda através do contato com lideranças comunitárias por meio de plataformas vituais de conversa. No meio acadêmico, as redes sociais (Instagram e WhatsAPP) também contribuíram para a consolidação do projeto e para a formalização de 30 membros discentes dos cursos da área da saúde para atuação voluntária. A conquista de parceria com Unidade Básica de Saúde Gruta de Lourdes e com a Agente Comunitária de Saúde e Enfermeira da referida unidade básica para suporte em ações e divulgação de cartilhas informativas também se fez presente. A alta visibilidade e compartilhamento de saberes através de postagens sobre promoção e educação em saúde através das mídias sociais Instagram e WhatsApp também são repercussões importantes. Todos esses resultados contribuirão e tornam exequível e justificável a execução desta proposta.
Objetivo Geral -Realizar ações de promoção da saúde de modo a intervir no processo saúde doença da população do bairro Maria Orminda na cidade de Diamantina-MG. Objetivos Específicos -Identificar os principais determinantes sociais de saúde que predominam a comunidade; - Desenvolver ações que visem atuar junto à comunidade de forma a promover a participação social, educação, promoção e prevenção em saúde conforme demanda estabelecida; - Possibilitar ao estudante a vivência da realidade local de modo a compreender como os determinantes sociais de saúde interferem no processo de saúde doença da comunidade; - Estimular a formação de profissionais que se norteiem mediante responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana e da saúde integral do ser humano; - Buscar parcerias junto a instituições de ensino, prestadores de serviços e sociedade civil para realização de ações no território do bairro que gere promoção de saúde e qualidade de vida; - Promover a integração da comunidade universitária com a comunidade externa com objetivo de integrar conhecimentos, saberes e serviços; - Estimular a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento de forma a promover ensino, pesquisa e extensão; - Desenvolver conteúdos informativos em plataformas digitais de forma a abordar temáticas que agregam educação em saúde, cultura e diversidade tanto para a população local quanto para a comunidade acadêmica.
- Realização da promoção da saúde no bairro Maria Orminda em Diamantina-MG, através de grupos operativos, tendas itinerantes, atividades recreativas e lúdicas e visitas domiciliares; - Auxiliar no aumento da qualidade de vida e da saúde dos moradores do bairro Maria Orminda, bem como daqueles residentes às regiões adjacentes; - Promoção de discussões sobre direitos e responsabilidade social da população; - Aquisição de habilidades capazes de singularizar indivíduos e promover cidadania por meio da oferta de serviço à população; - Fortalecimento do vínculo da comunidade diamantinense com a universidade; - Capacitação de discentes e de docentes colaboradores no que se refere à execução e realização das ações que visam promoção da saúde e da qualidade de vida local; - Atuação de discentes, centros acadêmicos, ligas acadêmicas e projetos de pesquisa e extensão em prol da promoção da saúde e da melhoria da qualidade de vida de região vulnerável; - Desenvolvimento de conteúdos informativos em plataformas virtuais que promovam educação em saúde, cultura e diversidade; - Constituição e estreitamento de relações entre os integrantes do projeto e a comunidade local; - Promoção da interdisciplinaridade e do intercâmbio de saberes; - Constituição de parcerias entre instituições, fornecedores de serviços e sociedade civil diamantinense para a melhoria da qualidade de vida da população local; - Incentivo a criação de outros projetos com proposta de promoção, prevenção ou educação em saúde nas comunidades carentes de Diamantina-MG.
Público alvo O público alvo consiste na população residente do bairro Maria Orminda, aproximadamente 718 pessoas conforme registro na UBS Gruta de Lourdes, bem como parcela da população que, embora não residente do bairro, possuem algum vínculo social com a comunidade. Ao realizar diferentes ações em diferentes espaços delimitados do bairro (ruas, praças, residências e associação de bairro), considera-se que uma parcela significativa e heterogênea de pessoas (crianças, adolescentes, homens, mulheres e idosos) serão atingidas por meio de grupos operativos, tendas itinerantes, ações recreativas e lúdicas e visitas domiciliares. Diante dos conhecimentos, experiências e habilidades proporcionados pelo intercâmbio de saberes nessas atividades, docentes e discentes voluntários também serão atingidos. Outro público-alvo se refere aqueles que serão mobilizados através de conteúdo informativo via contato em plataformas de comunicação digital (Instagram e WhatsApp) por meio de conteúdos voltados para promoção e educação em saúde mediante postagem de textos, imagens e vídeos educativos, bem como cartilhas informativas. Atualmente, há registrado trinta (30) discentes com interesse de mobilização junto a este projeto. Tais parcerias se fizerem presentes em 2021 e se mantém para execução da nova proposta em 2022. Discentes de Ligas Acadêmicas e de Centros Acadêmicos também constituem o público-alvo, uma vez que a parceria com essas organizações estudantis são fundamentais para o desenvolvimento de estudo de temáticas a serem trabalhadas na comunidade. Ademais, diante da capacidade de difusão de conhecimentos que a educação proporciona, uma população indireta também poderá ser atingida. Por meio de conversas e execução de ações educativas e recreativas, haverá difusão do conhecimento e de experiências para outras pessoas e, portanto, essa parcela será um público-alvo indireto. Ações de Educação e Saúde As ações desse projeto, ao se configurarem em distribuição linear e progressiva, irão ser fundamentadas conforme etapas, simultâneas ou não. Destaca-se a formalização de 30 parcerias colaborativas com discentes voluntários com discentes do curso de medicina e de outros cursos da área da saúde da UFVJM realizadas através do projeto submetido no edital PROEXC 01/2021. Dentre essas parcerias discentes, vale destacar a presença de 2 alunas moradoras do bairro Maria Orminda. Além disso, há parcerias com 3 ligas acadêmicas do curso de Medicina: Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO); Liga Acadêmica de Pediatria (LAPED) e Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSAM); com o comitê local da Federação Internacional da Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA UFVJM JK); e com o Centro Acadêmico Livre de Medicina Juscelino Kubistcheck (CALMED), uma vez que os discentes que constituem essas duas organizações estudantis irão contribuir para o compartilhamento de conteúdo, de experiências, de habilidades e saberes de temáticas a serem trabalhadas na comunidade através da promoção e educação em saúde, além de participarem das ações presenciais como: gincanas, rodas de conversas, brincadeiras lúdicas e recreativas. A parceria com Unidade Básica de Saúde Gruta de Lourdes através da Secretaria Municipal de Saúde de Diamantina, com a enfermeira da Unidade Básica de Saúde Gruta de Lourdes e com a Agente Comunitária de Saúde responsável pelo bairro Maria Orminda também se faz presente e, desse modo, estabelece condições de suporte para repasse de informações e execução das atividades na comunidade. Os moradores do bairro Maria Orminda, diante das ações oferecidas pelo projeto, serão mobilizados através de convites presenciais realizados de forma prévia as datas de ações práticas através das lideranças locais, dos discentes voluntários, da UBS Gruta de Lourdes, bem como via plataformas de comunicação digital (Instagram e WhatsApp). Através dessas plataformas também haverá produção de conteúdo voltados para promoção e educação em saúde mediante postagem de textos, imagens, vídeos educativos e cartilhas informativas. Vale ressaltar que, o presente projeto, compromissado em afirmar o valor inalienável do indivíduo, reconhece o valor inerente da pessoa, bem como seus saberes, habilidades e desafios cotidianos. Dessa forma, todas as ações prezam pela livre escolha do participante e, assim, qualquer pessoa poderá participar das atividades ofertadas sem nenhuma exigência para continuidade. A respeito das questões éticas, cada participante será ativo na escolha das suas informações e estas, por sua vez, adotarão sigilo e não serão divulgadas sem consentimento. Segue a condição metodológica para execução de atividades programadas em etapas: Etapa 1: Divulgação, formalização e capacitação de colaboradores Esse momento consistirá na apresentação do projeto para a comunidade acadêmica via espaços informativos, rede social (Instagram e WhatsApp), via centros acadêmicos e ligas acadêmicas. Também serão realizadas composições em micro grupos na equipe multidisciplinar conforme capacidades oferecidas por colaboradores (divisão de cargos, de comissões de temáticas específicas e atribuições de responsabilidades). Além disso, nesse momento acontecerá capacitações coordenadas por professor orientador mediante estudo e discussão acerca da promoção da saúde. A ideia em si consiste na preparação teórica para a execução das atividades a serem realizadas durante o projeto: grupos operativos, visitas domiciliares, territorialização e mapeamento de DSS, tendas itinerantes e ações de caráter recreativo e educativo. A capacitação prévia diante de toda atividade de prática extensionista deverá ser realizada e seguirá a lógica linear de execução das ações. Etapa 2: Desenvolvimento de conteúdo informativo para plataformas de comunicação social (Instagram e WhatsApp). Esta etapa acontecerá durante toda vigência do projeto. Nesse momento, junto aos discentes colaboradores e auxílio de docente coordenador, haverá mobilização via plataformas virtuais com a criação e compartilhamento de conteúdo informativo sobre educação em saúde conforme especificidade de cada comissão listadas a seguir: 1. Comissão de Promoção da Saúde da Mulher 2. Comissão de Promoção da Saúde do Idoso 3. Comissão de Promoção da Saúde Bucal 4. Comissão de Promoção da Saúde Nutricional 5. Comissão de Promoção da Saúde das Minorias Étnico-Raciais 6. Comissão de Promoção da Saúde Mental 7. Comissão de Prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis 8. Comissão de Promoção dos Conhecimentos Tradicionais A partir dessas comissões haverá possibilidade de maximizar atribuições de forma organizada para criação de postagens, além da construção do acervo de conteúdo. Assim, conseguiremos mobilizar material para estudo de revisão, além de apropriar de conhecimentos sobre cada temática para realização de futuras propostas de intervenção. Todo material desenvolvido será adaptado em formatos de fotos e/ou vídeos educativos e/ou textos e/ou cartilhas informativas em mídia social (Instagram e WhatsApp), bem como a produção de material físico para colagem para exposição de conteúdo na UBS Gruta de Lourdes. Etapa 3: Capacitação prévia de colaboradores, execução da ação de territorialização do bairro Maria Orminda Em segundo momento, diante da possiblidade de atuação presencial, haverá a capacitação prévia de colaboradores extensionistas que participarão desta ação por meio de abordagem teórica da temática. Posteriormente, haverá a primeira ação no território de forma a estabelecer contato com a população do bairro. Será feita a apresentação do projeto junto as lideranças locais nos pontos específicos da comunidade, bem como realização do processo de territorialização para levantamento dos DSS. Etapa 4: Levantamento de demandas e organização de ações Diante do levantamento dos DSS, com auxílio de docente coorientadora, através de realização de pesquisa cujo propósito é a realização do diagnóstico de saúde da comunidade, será possível a identificação dos principais fatores que acometem a qualidade de vida e de saúde da população. Dessa maneira, poderá ser feita a organização de ações de promoção de saúde conforme demanda local e disponibilidade de colaboradores. O levantamento dos aspectos que influenciam a qualidade de vida e qualidade da saúde da população também será realizado nessa etapa e registrado para levantamento da pesquisa. Etapa 5: Realização de ações de promoção e educação em saúde no Bairro Maria Orminda. Conforme levantamento dos fatores que acometem a qualidade da saúde da população local (etapa 4), serão executadas as atividades que visem a promoção, prevenção e educação em saúde. Para isso, serão realizadas atividades junto aos colaboradores da equipe multidisciplinar formada, junto as Ligas Acadêmicas com vínculo na especialidade a ser trabalhada, junto aos discentes do CALMED e da IFMSA UFVJM JK e junto às lideranças comunitárias. Deseja-se realizar: - grupos operativos em ambiente comunitário sobre os principais aspectos demandados; -atividades recreativas com crianças, com adolescentes e com idosos em pontos específicos da comunidade; - tendas itinerantes em ruas e ou praças junto à Liga Acadêmica para a execução de ações de prevenção e educação em saúde; - tendas itinerantes em ruas e ou praças com discentes e docente de medicina para realização de triagem; - visitas domiciliares junto aos discentes e docentes de cursos afins com intuito de abordar pacientes domiciliados ou acamados; - atividades recreativas de forma a ofertar oficinas lúdicas (repasse de filmes e/ou documentários e/ou brincadeiras) para crianças e/ou adolescentes e/ou homens e/ou mulheres e/ou idosos junto ao CALMED e IFMSA UFVJM JK. Obs: todas as atividades práticas voltadas para educação em saúde serão trabalhadas de forma prévia mediante abordagem teórica sobre a temática. Etapa 6: Realização de ação global com intuito de desenvolver melhoria da qualidade de vida da população do bairro Maria Orminda Conforme levantamento dos fatores que acometem a qualidade de vida da população local, bem como articulação com parceiros para auxílio e suporte, pretende-se, nesse momento, a realização de uma ação global no Bairro Maria Orminda de forma a sensibilizar toda comunidade. Nesse momento poderá ser realizado: - oficinas para capacitação de habilidades que busquem melhorar a qualidade de vida conforme demanda identificada. Por exemplo: oficina para produção de sabão através de reaproveitamento de óleo de cozinha; oficina para desenvolver habilidade para cultivo de hortas e plantas etc. - oficinas lúdicas com intuito de desenvolver as brincadeiras locais, dinâmicas educativas, danças locais e comidas locais; - oficinas oferecidas por discentes parceiros da IFMSA UFVJM JK para o desenvolvimento de rodas de conversa sobre alimentação, esporte e lazer, cultura e meio ambiente; - ações de promoção, prevenção e educação em saúde executados por discentes, profissionais, docentes, ligas acadêmicas e projetos de extensão;
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Junto à operacionalização das ações a serem desenvolvidas nesta proposta, os discentes colaboradores terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos, desenvolver capacidades e fomentar a cidadania. O projeto sustenta a ideia de interdisciplinaridade acadêmica, profissional e comunitária de forma a contribuir para que pessoas com diferentes formações profissionais e de vários estratos da sociedade vivenciem encontros humanos de modo a promover a valorização social em busca da equidade. Diante desta iniciativa, os discentes terão oportunidade de compartilhar uma experiência holística, considerando os aspectos “bio psico espirito social” de populações em situação de vulnerabilidade e promovendo, dessa maneira, uma formação norteada na responsabilidade social e no compromisso com a defesa da cidadania. Além disso, esses estudantes poderão vivenciar na prática a teoria estudada, aperfeiçoando a reflexão crítica sobre os aspectos sociais os quais condicionam o processo saúde doença, sobre a função do médico na comunidade e o papel do estudante na promoção da saúde. Logo, discentes atuarão como facilitadores para atender as demandas em saúde e de qualidade de vida da população trabalhada, além de organizar práticas, de trabalhar em equipe, de vivenciar e gerenciar problemas sociais reais e de integrar ensino, serviço e comunidade. O discente bolsista terá responsabilidade de conduzir o desenvolvimento do projeto. Cabe a ele coordenar junto ao docente responsável a execução das atividades de capacitação e de prática, planejar datas, levantar dados e demandas da comunidade, articular parcerias, direcionar as ações de promoção levando em consideração o tipo de abordagem a ser realizada e coordenar as equipes. A organização de relatórios, , levantamento das dificuldades e registro das metas alcançadas também deve ser realizada por ele. O estudo e a preparação de forma prévia deverão ser realizados antes de cada capacitação para, assim, o acadêmico corresponder às todas as expectativas esperadas. O processo de capacitação de forma anterior às ações práticas será desenvolvido por colaborador docente conforme convergência da temática a ser abordada e da área de formação do docente. Desse modo, os discentes envolvidos terão propriedade para discutir a temática abordada, aplicar metodologias pertinentes para o público trabalhado e desenvolver habilidades práticas no que se refere a comunicação e a relação médico paciente ao mesmo tempo em que trabalha a pluralidade, diversidade, tolerância e inclusão. Ao final de cada prática, deverá ser elaborado um relatório elucidando o desenvolvimento das atividades realizadas, as metas alcançadas, os facilitadores apresentados e as dificuldades presentes. O acompanhamento do projeto será feito mediante reuniões mensais entre o docente responsável e o discente bolsista, de forma a orientar ações, mudanças e dificuldades. Desse modo, ao final de cada prática serão discutidos aspectos que devem ser melhorados, alterados e/ou mantidos. Ademais, o estabelecimento de contato dos discentes com equipes da APS, assim como com a organização e atuação do SUS é uma oportunidade ímpar para a formação de profissionais compromissados com o fortalecimento de vínculo com a comunidade e com a abordagem em saúde de forma holística e centrada na pessoa. Portanto, essa atividade de extensão possibilitará ao estudante a oportunidade de atuar junto à transformação social do bairro Maria Orminda. Dessa forma, pretende-se superar as barreiras causadas pela desigualdade e o cumprir o compromisso da universidade em garantir melhores condições de vida da população do Vale do Jequitinhonha.
O projeto Promoção da Saúde: uma alternativa para construção da equidade possui proposta de atuação em comunidade caracterizada de potencialidades. Conforme moradores do bairro, o processo de conquista territorial e o trâmite para legalização desse mesmo território inviabilizaram a chegada de serviços assistenciais e de políticas públicas. Desse modo, mediante mobilização comunitária, serviços essenciais de fornecimento de luz, de água e esgoto e de coleta de lixo, por exemplo, só foi totalmente ofertada em 2018. Atualmente, o bairro possui 718 residentes e 192 famílias registradas na UBS Gruta de Lourdes, localizada fora dos limites do bairro. Desse modo, surge a possibilidade da UFVJM atuar para além dos seus muros. Além disso, a conquista de parcerias sustenta a exequibilidade da proposta, uma vez que a interdisciplinaridade acadêmica, profissional e comunitária contribuirá para que pessoas com diferentes formações e de vários estratos da sociedade vivenciem encontros humanos de modo a promover a valorização social em busca da equidade. Portanto, essa atividade de extensão possibilitará que a UFVJM cumpra sua função de transformação social, bem como possibilitará que os discentes norteiem sua formação na responsabilidade social, no compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana e da saúde integral do ser humano, mediante reflexões críticas sobre os aspectos sociais os quais condicionam o processo saúde doença, sobre a função do profissional de saúde na comunidade e o sobre o papel do estudante na promoção da saúde.
Público-alvo
Público alvo O público alvo consiste na população residente do bairro Maria Orminda, aproximadamente 718 pessoas conforme registro na UBS Gruta de Lourdes, bem como parcela da população que, embora não residente do bairro, possuem algum vínculo social com a comunidade. Ao realizar diferentes ações em diferentes espaços delimitados do bairro (ruas, praças, residências e associação de bairro), considera-se que uma parcela significativa e heterogênea de pessoas (crianças, adolescentes, homens, mulheres e idosos) serão atingidas por meio de grupos operativos, tendas itinerantes, ações recreativas e lúdicas e visitas domiciliares. Diante dos conhecimentos, experiências e habilidades proporcionados pelo intercâmbio de saberes nessas atividades, docentes e discentes voluntários também serão atingidos. Outro público-alvo se refere aqueles que serão mobilizados através de conteúdo informativo via contato em plataformas de comunicação digital (Instagram e WhatsApp) por meio de conteúdos voltados para promoção e educação em saúde mediante postagem de textos, imagens e vídeos educativos, bem como cartilhas informativas. Atualmente, há registrado trinta (30) discentes com interesse de mobilização junto a este projeto. Tais parcerias se fizerem presentes em 2021 e se mantém para execução da nova proposta em 2022. Discentes de Ligas Acadêmicas e de Centros Acadêmicos também constituem o público-alvo, uma vez que a parceria com essas organizações estudantis são fundamentais para o desenvolvimento de estudo de temáticas a serem trabalhadas na comunidade. Ademais, diante da capacidade de difusão de conhecimentos que a educação proporciona, uma população indireta também poderá ser atingida. Por meio de conversas e execução de ações educativas e recreativas, haverá difusão do conhecimento e de experiências para outras pessoas e, portanto, essa parcela será um público-alvo indireto.
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
A IFMSA Brazil UFVJM JK com sede na Rodovia MGT 367 - Km 583 - nº 5000 - Alto da Jacuba – Diamantina/MG CEP3910000, prédio da Faculdade de Medicina (FAMED-UFVJM), neste ato representado por Luís Henrique Barroso de Paula, número de matrícula 20192037022, declara que tem pleno conhecimento e concorda com a proposta do projeto Promoção da Saúde: uma alternativa para construção da equidade que será submetido ao Edital do Programa Institucional De Bolsas De Extensão (Pibex) 01/2022, lançado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Ao firmar parceria, a IFMSA Brazil UFVJM JK se disponibiliza para atuar de forma conjunta através do compartilhamento de experiências, conhecimentos e desenvolvimento de atividades recreativas e lúdicas em ações presenciais quando oportuno.
Participação em atividades de saúde de lactentes, crianças e adolescentes do bairro.
Ao firmar parceria, a LAGO se disponibiliza para atuar de forma conjunta através do compartilhamento de experiências e do desenvolvimento de atividades de promoção da saúde da mulher.
A LAPSAM apoiará o projeto na preparação dos acadêmicos voluntários e atividades em ações que envolvam educação e saúde mental.
O Centro Acadêmico Livre de Medicina - CALMED auxiliará o proejto no que diz respeito a articulação de mobilizações sociais e ações sociais que puder contribuir de forma a centralizar atividades entre o projeto e demais estudantes de medicina.
Cronograma de Atividades
Esse momento consistirá na apresentação do projeto para a comunidade acadêmica via espaços informativos, rede social (Instagram e WhatsApp), via centros acadêmicos e ligas acadêmicas. Também serão realizadas composições em micro grupos na equipe multidisciplinar conforme capacidades oferecidas por colaboradores (divisão de cargos, de comissões de temáticas específicas e atribuições de responsabilidades). Além disso, nesse momento acontecerá capacitações coordenadas por professor orientador mediante estudo e discussão acerca da promoção da saúde. A ideia em si consiste na preparação teórica para a execução das atividades a serem realizadas durante o projeto: grupos operativos, visitas domiciliares, territorialização e mapeamento de DSS, tendas itinerantes e ações de caráter recreativo e educativo. A capacitação prévia diante de toda atividade de prática extensionista deverá ser realizada e seguirá a lógica linear de execução das ações.
Esta etapa acontecerá durante toda vigência do projeto. Nesse momento, junto aos discentes colaboradores e auxílio de docente coordenador, haverá mobilização via plataformas virtuais com a criação e compartilhamento de conteúdo informativo sobre educação em saúde conforme especificidade de cada comissão listadas a seguir: 1. Comissão de Promoção da Saúde da Mulher 2. Comissão de Promoção da Saúde do Idoso 3. Comissão de Promoção da Saúde Bucal 4. Comissão de Promoção da Saúde Nutricional 5. Comissão de Promoção da Saúde das Minorias Étnico-Raciais 6. Comissão de Promoção da Saúde Mental 7. Comissão de Prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis 8. Comissão de Promoção dos Conhecimentos Tradicionais A partir dessas comissões haverá possibilidade de maximizar atribuições de forma organizada para criação de postagens, além da construção do acervo de conteúdo. Assim, conseguiremos mobilizar material para estudo de revisão, além de apropriar de conhecimentos sobre cada temática para realização de futuras propostas de intervenção. Todo material desenvolvido será adaptado em formatos de fotos e/ou vídeos educativos e/ou textos e/ou cartilhas informativas em mídia social (Instagram e WhatsApp), bem como a produção de material físico para colagem para exposição de conteúdo na UBS Gruta de Lourdes.
Em segundo momento, diante da possiblidade de atuação presencial, haverá a capacitação prévia de colaboradores extensionistas que participarão desta ação por meio de abordagem teórica da temática. Posteriormente, haverá a primeira ação no território de forma a estabelecer contato com a população do bairro. Será feita a apresentação do projeto junto as lideranças locais nos pontos específicos da comunidade, bem como realização do processo de territorialização para levantamento dos DSS.
Diante do levantamento dos DSS, com auxílio de docente coorientadora, através de realização de pesquisa cujo propósito é a realização do diagnóstico de saúde da comunidade, será possível a identificação dos principais fatores que acometem a qualidade de vida e de saúde da população. Dessa maneira, poderá ser feita a organização de ações de promoção de saúde conforme demanda local e disponibilidade de colaboradores. O levantamento dos aspectos que influenciam a qualidade de vida e qualidade da saúde da população também será realizado nessa etapa e registrado para levantamento da pesquisa.
Conforme levantamento dos fatores que acometem a qualidade da saúde da população local (etapa 4), serão executadas as atividades que visem a promoção, prevenção e educação em saúde. Para isso, serão realizadas atividades junto aos colaboradores da equipe multidisciplinar formada, junto as Ligas Acadêmicas com vínculo na especialidade a ser trabalhada, junto aos discentes do CALMED e da IFMSA UFVJM JK e junto às lideranças comunitárias. Deseja-se realizar: - grupos operativos em ambiente comunitário sobre os principais aspectos demandados; -atividades recreativas com crianças, com adolescentes e com idosos em pontos específicos da comunidade; - tendas itinerantes em ruas e ou praças junto à Liga Acadêmica para a execução de ações de prevenção e educação em saúde; - tendas itinerantes em ruas e ou praças com discentes e docente de medicina para realização de triagem; - visitas domiciliares junto aos discentes e docentes de cursos afins com intuito de abordar pacientes domiciliados ou acamados; - atividades recreativas de forma a ofertar oficinas lúdicas (repasse de filmes e/ou documentários e/ou brincadeiras) para crianças e/ou adolescentes e/ou homens e/ou mulheres e/ou idosos junto ao CALMED e IFMSA UFVJM JK. Obs: todas as atividades práticas voltadas para educação em saúde serão trabalhadas de forma prévia mediante abordagem teórica sobre a temática.
Conforme levantamento dos fatores que acometem a qualidade de vida da população local, bem como articulação com parceiros para auxílio e suporte, pretende-se, nesse momento, a realização de uma ação global no Bairro Maria Orminda de forma a sensibilizar toda comunidade. Nesse momento poderá ser realizado: - oficinas para capacitação de habilidades que busquem melhorar a qualidade de vida conforme demanda identificada. Por exemplo: oficina para produção de sabão através de reaproveitamento de óleo de cozinha; oficina para desenvolver habilidade para cultivo de hortas e plantas etc. - oficinas lúdicas com intuito de desenvolver as brincadeiras locais, dinâmicas educativas, danças locais e comidas locais; - oficinas oferecidas por discentes parceiros da IFMSA UFVJM JK para o desenvolvimento de rodas de conversa sobre alimentação, esporte e lazer, cultura e meio ambiente; - ações de promoção, prevenção e educação em saúde executados por discentes, profissionais, docentes, ligas acadêmicas e projetos de extensão;