Detalhes da proposta

Projeto “Rádio Zói d’Água”: memória, música e poesia dos Vales

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Procarte

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    diogo prado evangelista

    Número de inscrição:

    20221022022168159

    Unidade de lotação:

    departamento de ciências humanas e sociais

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    linguística, letras e artes

    Área temática principal:

    cultura

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    música

    Abrangência:

    regional

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

kharina roberta santos lima Bolsista

diogo prado evangelista Vice-coordenador(a)

Resumo

O “Projeto ‘Rádio Zói d’Água’: memória, música e poesia dos Vales” é uma atividade vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Compreende-se que a renovação desta iniciativa contribuirá para a valorização da cultura dessas regiões. Os objetivos para o ano de 2022 são: a) Promover o programa semanal “Prosa de Domingo” com conteúdo musical e poético dos Vales; b) Promover o programa quinzenal “Prosa Literária”, como forma de divulgação dos trabalhos de escritores(as) de literatura dos Vales; c) Promover o programa mensal “Prosa de Cultura” como forma de difusão da crítica sobre a cultura, por meio de conversa com artistas e produtores culturais; d) Organizar um material por escrito ao final da edição com vistas a disponibilizar ao público o conteúdo dos programas e informações sobre os(as) artistas divulgados.


Palavras-chave

Música, literatura, cultura, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri


Introdução

O presente Projeto se baseia na experiência realizada ao longo do ano de 2021. Seu histórico tem relação com uma iniciativa que remonta ao ano anterior, quando o atual coordenador do projeto organizou o “Prosa de Domingo”, um pequeno programa disponibilizado por um canal do Youtube nas manhãs dominicais, fazendo referência às rádios antigas. A partir do retorno positivo dos ouvintes, essa iniciativa foi incorporada dentro de um projeto de extensão encaminhado à PROEXC da UFVJM, no final de 2020. A proposta foi aprovada no Edital Proexc 02/2021 – Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte sob o título “Projeto ‘Rádio Zói d’Água’: memória, música e poesia dos Vales” (Inscrição 20211022021200159), tendo como objetivos a valorização e divulgação da cultura popular e regional, além de contribuir para o sentimento de pertencimento dos habitantes da região de abrangência da UFVJM, em especial por meio da música e da poesia. O projeto, após se tornar atividade de extensão, aumentou seu grupo de trabalho, contando com uma Equipe Executora, voluntários e uma discente bolsista da mesma Universidade. Com isso, passou a se estruturar em três programas: o “Prosa de Domingo”, que foi ao ar nas manhãs dominicais; o “Prosa Literária”, toda terça-feira às 18hs; e o “Prosa de Cultura”, divulgado de três em três semanas. Além disso, o Projeto teve como propósito a construção de um registro por escrito com dados biográficos e produção de artistas divulgados(as) nos programas. Atualmente, o canal do Projeto no YouTube conta com 585 inscritos e o do Instagram com 343, dados de 14/09/2021. Ao longo do ano de 2021 foram 61 programas realizados, com aproximadamente 7.000 visualizações no Youtube e 2.200 no Instagram. O Projeto tem contribuído para o conhecimento da cultura da região por parte de moradores de outras partes do país e até mesmo de fora do Brasil, com ouvintes assíduos e também novas pessoas que se interessam e se inscrevem nos canais do Projeto de Extensão.


Justificativa

Compreende-se que a renovação do Projeto contribuirá para a valorização da cultura da região de abrangência da UFVJM, visto que a música e poesia, em seu contexto histórico, expressa sentimentos e valores de um povo. Devido ao processo de mercantilização e padronização do que se convencionou nomear de indústria cultural (HORKHEIMER & ADORNO, 1997), é muito comum que a chamada música regional fique em segundo plano. Nesse sentido, um projeto como o aqui proposto tem como intuito divulgar a musicalidade e a produção literária dos Vales que encontra dificuldade de veiculação mesmo nas rádios convencionais presentes nestas regiões. É importante lembrar que existe uma relação direta entre a história, a formação social e o tipo de música encontrada em uma região (LEANDRO, 2011). É o que pesquisadores sobre a música em geral, como Tinhorão (2010) ou sobre o horizonte da viola caipira de modo específico (VILELA, 2004/5; 2010; 2017) enfatizam. Há um processo educativo de gerações novas que aprendem com as mais antigas (DIAS, 2010). Elementos como o instrumento, a música/texto e o público configuram uma elaboração permanente (GARCIA, 2007; VILELA, 2010). O mesmo se aplica à literatura. A produção dos programas deste projeto de extensão pode ser pensada a partir das ideias de Fernandes (2013), quando trata das mídias alternativas. Diferente das mídias tradicionais, as alternativas apresentam-se a partir da busca da comunicação como um bem comum. O maior acesso à internet tem sido um facilitador de tais mídias, contribuindo com a democratização da informação. Vale ressaltar que os conteúdos produzidos não atingem apenas a comunidade universitária, pois estão disponíveis para toda a comunidade com acesso à rede de internet. É possível notar como o “Projeto ‘Rádio Zói d’Água’: memória, música e poesia dos Vales” não só evoluiu como projeto vinculado à Universidade, mas ultrapassou os limites do ambiente acadêmico, conectando-se num nível mais profundo com os Vales. Essa conexão se dá não só porque ele se propõe a valorizar a cultura regional e popular, mas também se coloca como um espaço de divulgação do trabalho de artistas que não costumam receber reconhecimento nos meios de comunicação tradicionais. O Projeto é, portanto, um exemplo da importância da extensão universitária, uma parte necessária no tripé “ensino, pesquisa e extensão” para a formação integral dos cidadãos, que não se limita à sala de aula. Além disso, demonstra a necessidade da afirmação e defesa do direito à educação pública e gratuita, contra os seus cada vez mais constantes ataques. Para Sousa (2000, p.207) “está nas mãos da Extensão Universitária fazer com que a própria Universidade seja relevante socialmente”. E isso se coloca por meio de uma práxis que permite não só que a sociedade e a academia se influenciem, mas que elas sejam intrínsecas e essenciais uma a outra. Desse modo, o Projeto se afina com a proposta do Plano Nacional de Cultura, preconizado de forma sintética em sua 4ª. meta, em que se propõe uma Política nacional de “proteção e valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais” (BRASIL, 2011, p.11). Ao se inspirar nos programas de rádio, pretende ser uma forma de manutenção do enraizamento que a música faz (VILELA, 2017). Além disso, coloca-se em sintonia com a Política Cultural da UFVJM ao promover a interação entre saberes e linguagens, passado e presente, ciência/tecnologia e arte. Por fim, ressalte-se que esse projeto está vinculado ao Programa de Extensão “CienCEArte – Ciência, Cultura, Educação e Arte: diálogos transdisciplinares entre universidade e sociedade” (Registro TO 001.1.001-2018), cujo formulário de registro se encontra depositado fisicamente no Campus do Mucuri, na sede da Proexc.


Objetivos

O Projeto tem como objetivo geral divulgar a produção musical e literária de artistas oriundos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, cujo conteúdo se oriente pela valorização e desenvolvimento da cultura dessas regiões. Como objetivos específicos apresentam-se os seguintes: a) Propiciar a interlocução entre artistas e população dos Vales por meio de programas veiculados pela internet; b) Realizar mapeamento de expressões musicais e literárias das regiões dos vales; c) Promover a memória e a divulgação da produção musical dessas regiões que esteja registrada em trabalhos gravados em disco, CD ou em mídias digitais; d) Promover a memória e a divulgação da produção literária dessas regiões que esteja publicada em livros ou similares, bem como em blogs ou redes sociais; e) Promover a crítica cultural por meio de programa mensal de entrevistas com artistas dos Vales. Os objetivos estão intimamente articulados, visto que o levantamento e o mapeamento possibilitarão dar visibilidade ao que já existe em torno da música das regiões, bem como incentivar a população a reconhecer e valorizar essa produção musical.


Metas

O Projeto terá as seguintes metas: a) Promover o programa semanal “Prosa de Domingo” durante os meses de fevereiro a novembro de 2022, com a estimativa de 43 (quarenta e três) edições; b) Promover o programa mensal “Prosa de Cultura” durante os meses de março a dezembro de 2022, com a estimativa de 10 (dez) edições; c) Promover o programa quinzenal “Prosa Literária”, durante os meses de março a dezembro de 2022, com a estimativa de 20 (vinte) edições; d) Organizar material por escrito ao final da edição do projeto contendo o registro das atividades desenvolvidas, incluindo as informações sobre os(as) artistas e a produção cultural divulgados nos programas, com vistas a disponibilizá-lo em meio virtual ao público.


Metodologia

Serão adotados os seguintes procedimentos: a) Mapeamento e levantamento da produção musical e literária de artistas dos Vales: terá como referência a produção musical dessas regiões registrada em trabalhos gravados em disco, CD ou em mídias digitais, bem como a produção literária publicada em livros ou similares, além de blogs ou redes sociais; b) Divulgação musical e literária: serão realizados programas com conteúdo musical e literário dos Vales utilizando-se do canal do Projeto no YouTube. c) Difusão da crítica cultural: serão realizados, no mesmo canal, programas de entrevista com artistas e produtores culturais dos Vales, bem como com pesquisadores das humanidades que se dediquem ao tema da cultura. O público-alvo participará da programação por meio do canal do projeto, que disponibilizará permanentemente a forma de contato. Haverá acompanhamento quantitativo do número de inscritos no canal e de mensagens enviadas e também acompanhamento qualitativo a partir da avaliação feita pelo público-alvo. O Projeto prezará pela indicação da autoria de composição e gravação do conteúdo musical divulgado nos programas, bem como a autoria dos textos literários divulgados. Ao longo de sua execução o Projeto buscará estreitar contatos com associações e iniciativas no campo da música e da literatura dos Vales com o intuito de, numa próxima edição, estabelecer parcerias que fortaleçam e aperfeiçoem os objetos propostos para o ano de 2022.


Referências Bibliográficas

ADORNO, Theodor W. “Posição do narrador no romance contemporâneo”. In: Notas de literatura I. Tradução de Jorge M. B. Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34: 2003, p. 55-64. BENJAMIN, Walter. “Experiência e pobreza”. In: Obras Escolhidas. Vol. I. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 114-119. _________. “O narrador. Considerações sobre a obra de Nicolai Leskov”. In: Obras Escolhidas. Vol. I. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 197-221. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Ministério da Cultura. Metas do Plano nacional de cultura. 2011. CANDIDO, Antônio. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. São Paulo: Duas cidades; Ouro sobre azul, 1995, p. 169-91. DIAS, Saulo Sandro Alves. O processo de escolarização da viola caipira: novos violeiros (in)ventano moda e identidades. 2010. 244 p. Tese (Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. FERNANDES, Vivian de Oliveira Neves. Panorama da mídia alternativa no Brasil e na América Latina. 9º Encontro Nacional de História da Mídia. Ouro Preto-MG, 2013. Disponível em: panorama-da-midia-alternativa-no-brasil-e-na-america-latina (ufrgs.br). Acesso em 22 jul. 2021. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. GARCIA, Rafael Marin da Silva. A volta que o mundo dá. Monografia (Bacharelado em Instrumento). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007. HORKHEIMER, M., e ADORNO, T. W., Dialética do Esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. LEANDRO, José Dário. Da poesia épica à moda-de-viola : uma aliança inseparável entre literatura e música. Dissertação (Mestrado em Literatura). Universidade de Brasília, Brasília, 2011. SOUSA, Ana Luiza Lima. A história da extensão universitária. Campinas: Ed. Alínea, 2000. TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. Editora 34, Ed. 1, 1990. UFVJM. Assessoria de Assuntos Estratégicos e Institucionais. Portal UFVJM. Disponível em: http://portal.ufvjm.edu.br/page/aaei. Acesso: 06 de agosto de 2021. VILELA, Ivan. “Na toada da viola”. REVISTA USP. São Paulo, n.64, p. 76-85, dezembro/fevereiro 2004-2005. __________. “Vem, viola vem tocando”. In: Revista Estudos Avançados. São Paulo, nr. 24 (69), p. 323-347, 2010. __________. “Caipira: cultura, resistência e enraizamento”. In: Revista Estudos Avançados. São Paulo, nr. 31 (90), p. 267-282, 2017.


Inserção do estudante

Quanto ao discente bolsista, seu processo de seleção levará em conta a afinidade com o projeto, bem como em que medida sua formação na graduação ou experiência prévia à Universidade podem contribuir para o Projeto. O discente será capacitado para o trabalho de pesquisa e levantamento da produção musical da região de abrangência do Projeto, bem como de domínio de técnicas de mídia digital para o suporte na construção dos programas semanal e mensal. Desse modo, suas principais atividades serão: a) levantamento da produção musical e literária das regiões; b) organização do material por escrito para registro; c) preparação do material para os programas; d) contato com os convidados para os programas e organização da agenda; e) elaboração de trabalho para apresentação em evento acadêmico com os resultados parciais do Projeto; f) participação em evento acadêmico para a apresentação de trabalho relacionado ao Projeto; g) elaboração do relatório parcial no final do primeiro semestre e do relatório final no término do prazo do Projeto. Quanto aos demais discentes da Universidade, bem como demais integrantes da comunidade acadêmica, receberão divulgação das atividades do Projeto, a fim de que possam acessar o conteúdo produzido, bem como participar da programação.


Observações

Entendemos que a divulgação da música dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri pode ser um fator de grande relevância social, promovendo, por meio da arte, a integração do indivíduo na sociedade. Lançando mão de um veículo contemporâneo como a internet, o Projeto busca resgatar o princípio que norteava os antigos programas de rádio: a interlocução entre artistas e público. Vale destacar ainda que esse projeto está vinculado ao Programa de Extensão “CienCEArte – Ciência, Cultura, Educação e Arte: diálogos transdisciplinares entre universidade e sociedade” (Registro TO 001.1.001-2018), cujo formulário de registro se encontra depositado fisicamente no Campus do Mucuri, na sede da Proexc.


Público-alvo

Descrição

A equipe inicial é formada por 4 (quatro) integrantes, além do(a) discente bolsista;

Descrição

Haverá articulação com artistas das regiões dos Vales para fins de levantamento do acervo musical para o programa semanal bem como o convite para a participação destes mesmos artistas no programa mensal. Considerando artistas e produtores culturais, estima-se que cerca de 30 (trinta) pessoas serão envolvidas no processo.

Descrição

Além dos artistas, produtores culturais e demais que contribuirão para a formação do acervo, considera-se como público-alvo todos os ouvintes dos programas. Uma vez que estes serão veiculados por canal de youtube, será possível mensurar pelo número de visualizações e inscrições no canal. Partindo da experiência realizada em 2021, estima-se que, em média mensal, cerca de 200 (duzentas) pessoas acessarão o conteúdo dos programas semanais e 200 (duzentas) pessoas acessarão o conteúdo dos demais programas.

Municípios Atendidos

Município

Municípios Dos Vales Do Jequitinhonha E Do Mucuri

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O Projeto ainda não conta com parcerias com grupos artístico-culturais, no entanto, ao longo de sua execução pretende-se construir estas parcerias para a continuidade dos trabalhos no ano de 2022, aperfeiçoando a proposta e ampliando os resultados.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Levantamento da produção musical e literária dos artistas dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Contato com artistas e produtores culturais para agendamento dos programas

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Preparação dos programas para gravação

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Gravação e postagem do programa semanal no canal do Projeto

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Reunião para avaliação, programação e discussão sobre o Projeto

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Elaboração do relatório parcial do projeto para envio à Proexc

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Apresentação dos resultados parciais do Projeto por meio de publicação em periódicos ou apresentação em eventos acadêmicos

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Elaboração do relatório final do Projeto para envio à Proexc