Visitante
Club Cineart SALUTIS - A arte imitando a vida e a saúde entendo a arte!
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
soraia de araújo diniz
20221022022385363
instituto de ciências agrárias
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
cultura
artes integradas
regional
Sim
Membros
amanda fernandes rios pereira
Voluntário(a)
milena de oliveira lima
Voluntário(a)
mariana bogado mota
Voluntário(a)
bruna felinto mendonça
Voluntário(a)
paulo fernandes marcusso
Vice-coordenador(a)
marcos xavier silva
Vice-coordenador(a)
lenielle ferraz barbosa
Bolsista
O projeto surgiu de uma inquietude relativa ao crescente uso das tecnologias e a superficialidade das relações, associado a isso, a abordagem altamente tecnicista nas instituições de ensino superior, em especial nas áreas de saúde também podem contribuir para o isolamento e dificuldade de uma observação e entendimento holístico acerca das questões da atualidade. Trazer informação de maneira leve e reflexiva pode colaborar para o aumento do rendimento dos estudantes e comunidade envolvida, Entender as questões técnicas e fortalecer o lado humanístico e reflexo entre os discentes e professores pode proporcionar uma melhoria no aprendizado bem como nas relações interpessoais que tanto vem se deteriorando em especial neste momento de pandemia que estamos vivendo. As expressões artísticas e culturais são um reflexo do contexto das realidades vivenciadas durante aquele tempo, associadas as questões políticas, econômicas e sociais as quais podem ser utilizadas para entender o tempo presente e prospectar as mudanças de um momento futuro. Aproximar os discentes as situações complexas apresentadas pela prática da medicina veterinária e interpretadas pela literatura e pelo cinema podem trazer elucidações de como a atuação profissional é interpretada pela sociedades, e com isso proporcionar uma melhor reflexão dos pontos que podem ser modificados ou aprimorados para um pleno exercício profissional e reconhecimento pela sociedade. Esse tipo de projeto também pode proporcionar um momento de relaxamento sem deixar de fazer uma reflexão sobre temas que podem ser extremamente pesados, além de trazê-los para uma realidade por muito s desconhecida.
Educação, Saúde Única, cinema, literatura, enfermidades
Atualmente a formação dos profissionais de saúde busca além de uma formação técnica, um aprendizado que busque a humanização das práticas. Neste sentido, a formação do médico veterinário não foge a esta regra. Os médicos veterinários são importantes elementos na consolidação de políticas públicas de saúde para populações humanas e populações animais. Recentemente, o conceito de Saúde Única mostrou que a integração das saúdes humana, animal e ambiental é um pilar que não se mantem sem a presença dos profissionais da medicina veterinária atuando em consonância com equipes multiprofissionais. Para um desenvolvimento profissional integral as instituições de ensino profissional precisam oportunizar um aprendizado para além da sala de aula. O uso de novas ferramentas associadas a uma nova condição de cultura é um importante motivador para alunos do ensino superior em diferentes áreas de atuação, inclusive nos cursos de saúde. Novas ferramentas pedagógicas, as chamadas “metodologias ativas”, ganharam maior interesse por professores e pedagogos com a interrupção das atividades presenciais causadas pela pandemia do COVID-19. A literatura e o cinema são ferramentas comumente utilizadas para a contextualização do aprendizado em diferentes níveis de formação do ensino (educação básica, ensino médio, nível técnico e nível superior). Sendo a saúde um conceito intimamente relacionado à vida, este conceito proporciona um farto material para a literatura e o cinema nos seus mais diferentes estilos, épocas ou linguagem (romantismo, modernismo, cinema novo, poesias, contos etc.). Este projeto acredita que o cinema e a literatura podem, além de consolidar conhecimentos e conceitos técnicos, irá promover um momento de recreação com qualidade que permitirá também colaborar diretamente para a melhoria da saúde mental dos participantes além de discussões críticas a despeito dos assuntos relacionados a saúde de forma global.
São inúmeras as maneiras de expressão artística-cultural que se alicerçam nas relações humanas com a realidade do momento presente. O uso dessas expressões (cinema, música, literatura, dança etc.) nos permitem ter uma percepção de mundo e inserção na sociedade no contexto da época em que àquela manifestação artística foi criada. A manifestação artística nos permite conhecer a cultura de um país e as relações políticas, sociais e econômicas as quais possuem uma influência direta na conduta do profissional da área da saúde, visto que o adoecimento das populações está diretamente ligado ao contexto em que aqueles indivíduos estão inseridos (CIARLINI; CIARLINI, 2014). As atividades docentes passaram por grandes modificações nos últimos trinta anos. Boa parte destas mudanças foram potencializadas com o advento de tecnologias que possibilitaram um acompanhamento mais individualizados dos alunos. O desenvolvimento de equipamentos e plataformas de aprendizado ganharam grande interesse nos últimos dez anos com uma melhoria considerável da transmissão de dados pela rede mundial de computadores. Novas plataformas de ensino passaram a compartilhar informação em vídeo, áudio, texto e outras tecnologias de multimídia que potencializaram o processo de aprendizado dos alunos (NETO; SALES; MACIEL; CARDOSO et al., 2018). Nos últimos cinco anos as empresas de tecnologia passaram a disponibilizar de forma gratuita uma maior gama de ferramentas e armazenamento de dados em suas plataformas, o que colaborou significativamente para a democratização do aprendizado à distância. Com isso muitas outras empresas passaram a compreender a educação como uma oportunidade de negócios e buscar adaptar-se a este novo cenário. Nos últimos dois anos, a pandemia de COVID-19 acelerou este processo de mudança. Instituições públicas com menor poder de investir em tecnologias se beneficiaram diretamente destas ferramentas, e de sua democratização, modificando assim o cenário de aprendizado. Este novo desafio proposto pela pandemia do COVID-19 provavelmente irá modificar para sempre a forma de aprendizado e a utilização de plataformas de ensino no sistema remoto ou híbrido de ensino. Neste novo cenário o desenvolvimento de atividades chamadas “metodologias ativas” se consolidou e desafia diariamente professores a criar formas de interagir com seus alunos (GOMES; RODRIGUES; GOMES; GOMES et al., 2020). Paralelamente a este processo de modificação do aprendizado por inserção de novas tecnologias de aprendizado, um novo cenário social no mercado de trabalho passa a requisitar uma formação profissional cada vez mais humanista. A formação técnica deixa de ser uma exigência e passa a ser um requisito minimamente exigido no mercado de trabalho e a formação complementar passa a ser um critério de diferenciação profissional. Atualmente a formação “para além da sala de aula”, exige que alunos e professores busquem uma sólida formação que considere a responsabilidade social de suas atividades profissionais na nossa sociedade. Esta formação humana busca um engajamento de toda a escola/universidade na formação do médico veterinário. Inicialmente esta formação foi observada pontualmente, a partir de ações individuais de professores e alunos preocupados com os valores sociais e coletivos de suas atividades profissionais. Sendo uma lacuna importante a ser preenchida na formação do médico veterinário, estas atividades são, na maioria das instituições de ensino da medicina veterinária, isoladas. Não há uma atenção maior aos currículos de formação do médico veterinário que contemple matérias de cunho humanista (PISA; TACITO; LEME, 2019). Para minimizar esta falha, o cinema e a literatura podem ser importantes ferramentas de aprendizado, valorização profissional, metodologia de lazer de qualidade, método de fixação de conhecimento e contextualização de práticas profissionais. A muito tempo a literatura é uma forte ferramenta de atividade complementar às ações em sala de aula. Presente em diferentes formas de estilos de linguagem, a literatura possibilita não apenas a contextualização de cenários à aplicabilidade profissional do médico veterinários, mas também possibilita uma melhoria na linguagem, na criatividade, na proposta de solução de problemas e no enriquecimento intelectual de alunos (CIARLINI; CIARLINI, 2014; FLOR, 2019). O cinema, em suas diferentes manifestações de estios (romantismo, pós-modernismo, gótico, drama, romance etc.), apresenta muitas vezes cenário fictícios ou baseados em fatos que estimulam o aprendizado e se integram as novas rotinas de lazer e cultura dos alunos na atualidade (LOPES; DE LIMA FILHO; SILVA; LUCIANO et al., 2017). Além disso, o cinema possibilita uma imersão nos enredos e estórias que possibilitam aos alunos a experiência de vivenciar emoções contidas e represadas pela rotina de isolamento social impostos pela pandemia do COVID-19. Desta forma, além de um desenvolvimento baseado em práticas de metodologias ativas, as atividades de leitura e cinema colaboram diretamente na melhoria da saúde mental e emocional dos alunos, possibilitando assim uma melhoria na qualidade de vida e, indiretamente, no rendimento das atividades acadêmicas. O conceito de saúde está intimamente ligado a vida, e estes temas são amplamente explorados pelo cinema e pela literatura. Com isso, um vasto campo se abre para a utilização destas duas ferramentas na formação complementar de médicos veterinários. Desde o surgimento do conceito de Saúde Única, nunca a demanda pela colaboração do médico veterinário foi tão presente na sociedade para a busca de um equilíbrio entre as saúdes: humana, animal e ambiental (MIRANDA, 2018). Esta demanda por uma formação mais humanista encontra no cinema e na literatura oportunidades únicas de desenvolvimento profissional aliado às atividades que podem melhorar a saúde mental e emocional dos alunos, professores e funcionários envolvidos nas práticas de saúde.
OBJETIVO GERAL Aproximar os discentes com as situações complexas apresentadas pela prática da medicina veterinária e interpretadas pela literatura e pelo cinema, dois meios de comunicação com grande influência na opinião pública. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Aproximar os discentes de uma parte importante da relação entre as ciências humanas e a medicina veterinária e área da saúde, especificamente entre as áreas da saúde, o cinema e a literatura. • Gerar reflexões e novas ideias sobre o tema dos escritores que tratam das relações em saúde e doenças. • Analisar a influência da medicina veterinária na literatura. • Mostrar como o cinema pode ilustrar a própria atividade médica veterinária de uma pessoa. • Levantar diferentes questões relacionadas à pesquisa de novos medicamentos e novas epidemias. • Propor trabalho educacional com filmes e séries médicas e livros que tratam da temática.
Envolver todas as pessoas da área das ciências da saúde ou qualquer pessoa interessada na discussão que pretendam aprofundar os seus conhecimentos sobre a interpretação dos fatos médicos pela literatura e pelo cinema. Promover discussões aprofundadas sobre como os temas de saúde são abordados nas produções literárias ou cinematográficas. Produzir artigos e textos com análises críticas sobre os filmes e/ou livros discutidos. Orientação de 5 discentes; Produzir pelo menos um artigo científico; Produzir pelo menos um resumo a ser publicado em anais de congressos
A metodologia utilizada será baseada na exibição de filmes e livros pré-selecionados mensalmente de forma alternada, um mês será um filme e no outro um livro, durante o período de vigência do projeto, e posterior discussão referente à temática abordada no filme ou livro. Os filmes e livros serão selecionados em conjunto com o s membros do projeto com objetivo de mobilizar o interesse dos participantes, e provocar uma reação emocional e reflexão em relação aos temas abordados, além de promover uma análise reflexiva sobre a forma que as questões de saúde em especial àquelas relacionadas ao exercício da medicina veterinária são representados. As questões sociais, existenciais e éticas serão relacionadas aos valores da sociedade contemporânea articulando ainda os saberes apreendidos nas diferentes áreas de atuação do médico veterinário para garantir um ensino crítico, reflexivo e criativo conforme as exigências do profissional da atualidade. Os encontros serão conduzidos por um mediador que será um dos membros integrantes do projeto sob a supervisão do coordenador. Os encontros ocorrerão inicialmente de forma virtual, na plataforma google meet e logo que possível faremos também encontros presenciais. No formato presencial a ideia é realizar a reprodução da obra cinematográfica no campus para as pessoas interessadas, com posterior discussão, enquanto que para as obras literárias os interessados deverão preferencialmente ter lido com antecedência, no entanto não haverá impedimento de participantes que não leram, para que seja possível despertar naqueles que não leram a curiosidade e que os mesmos possam ter interesse pela obra posterior.
CIARLINI, L. D. R. P.; CIARLINI, P. C., 2014, Cine-cultura na medicina veterinária: humanização e interdisciplinaridade através da arte. Universidade Estadual Paulista (UNESP). 4604-4612. FLOR, T. D. O. Uma revisão integrativa sobre ciência e arte no ensino de ciências e saúde. 2019. GOMES, V. T. S.; RODRIGUES, R. O.; GOMES, R. N. S.; GOMES, M. S. et al. A pandemia da Covid-19: repercussões do ensino remoto na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, 44, 2020. LOPES, M. D. S. V.; DE LIMA FILHO, F. J. R.; SILVA, C. L.; LUCIANO, E. B. et al. O CINEMA COMO FERRAMENTA TRANSFORMADORA DO ENSINO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Saúde & Ciência Online, 6, n. 3, p. 106-116, 2017. MIRANDA, M. A CONTRIBUIÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO A SAÚDE ÚNICA-ONE HEALTH. Psicologia e Saúde em debate, 4, n. Suppl1, p. 34-34, 2018. NETO, E. P. B.; SALES, J. R.; MACIEL, A. H. C.; CARDOSO, G. Y. R. et al. Utilização de mídias digitais como meio de educação em saúde no contexto de emergências: extensão universitária. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, 2, n. 2, p. 47-57, 2018. PISA, J. P. N.; TACITO, J. L. C.; LEME, D. P. A arte como instrumento de ensino de bem-estar animal. Pubvet, 13, p. 158, 2019.
Todos os acadêmicos e servidores do ICA poderão participar das atividades do projetos. Os acadêmicos vinculados ao projeto irão auxiliar em todas as etapas, sendo elas: Seleção e curadoria da obras a serem trabalhadas. Divulgação das obras nas redes sociais constando data e hora para os encontros Preparar os pontos mais relevantes relacionados a saúde para serem discutidos nos encontros. Redigir textos e artigos para publicação.
Em contexto pandêmico e que cada vez mais nos deparamos com altos índice de ansiedade e transtornos mentais entre acadêmicos da área da saúde e em especial os da medicina veterinária, abordar temática com conteúdo de forma não convencional poderá trazer grandes benefícios, inclusive non rendimento acadêmico e profissional.
Público-alvo
O público alvo será composto por estudantes de medicina veterinária além de outros estudantes do ICA, profissionais de saúde de diversas áreas de atuação e docentes interessados no tema.
Municípios Atendidos
Unaí
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Realizar revisão de literatura constante sobre os temas tratados nos filmes ou livros escolhidos para debate
Mensalmente será realizado um encontro para análise da obra cinematográfica ou literária.
Confecção do relatório semestral para entrega conforme edital
Relatório final das atividades com apresentação dos resultados obtidos