Visitante
A física dos instrumentos musicais: produção de instrumentos de baixo custo para alunos do conservatório.
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
thiago henrique lara pinto
2022102202233602
instituto de ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
engenharias
cultura
tecnologia e produção
música
regional
Não
Membros
olavo cosme da silva
Vice-coordenador(a)
henrique antonino guimarães fernandes
Bolsista
marcos paulo amancio da silva
Voluntário(a)
ana luiza mendes de castro
Voluntário(a)
daniel junior silva martins
Voluntário(a)
ulisses barros de abreu maia
Voluntário(a)
luiz carlos rocha
Voluntário(a)
alexsander vanzela
Voluntário(a)
rafael conte vanzela
Voluntário(a)
icaro clinte teixeira de oliveira
Voluntário(a)
lucas lima rodrigues
Voluntário(a)
carlos tadeu alves pinheiro
Voluntário(a)
cristiane fernanda fuzer grael
Voluntário(a)
O presente projeto visa criar um grupo de universitários e multiplicadores capazes de ministrar oficinas de luthieria e física na modalidade remota nas diversas redes e mídias, além da forma presencial que respeitará as medidas sanitárias em tempos de COVID-19. Os instrumentos musicais serão estudados com um enfoque técnicos com a participação de físicos e engenheiros, visando o desenvolvimento de modelos didáticos e lúdicos para divulgação da ciência para crianças e adolescentes da região. Dada a pandemia corrente, observa-se que muitos alunos do Conservatório Estadual Lobo de Mesquita não possuem instrumentos para acompanhamento das aulas, e que o empréstimo de instrumentos do conservatório seria uma via perigosa de transmissão da COVID-19. Propõe-se então oficinas de construção de instrumentos de baixo custo, voltados para estudos, no intuito de se tentar dar condições mínimas de estudo e acompanhamento das aulas.
Acústica, Vibrações, Estruturas, Exposição lúdica/didática, Luthieria, Instrumentos de baixo custo.
A história e a física dos instrumentos musicais podem ser acompanhadas ao longo da evolução humana. O uso de ossos, chifres de animais e de madeiras, sejam elas europeias ou tropicais, acompanhou as civilizações humanas e está presente até os dias de hoje. “Está é a história de colas e vernizes, de diferentes ligas metálicas, diferentes tubos e palhetas, e os sons que eles nos oferecem quando soprados” JENKINS,L.[ET AL]. Ao longo da evolução humana se faz possível acompanhar o desenvolvimento tecnologico e a evolução dos produtos manufaturados, incluindo os instrumentos musicais que, apesar de se manterem bastante avessos a modificações em seus projetos clássicos, observam-se diversas propostas de construção não convencional como nos trabalhos de MOTTOLA (2021). A luthieria, nome dado ao ofício da construção de instrumentos, será aqui estudada com um enfoque acadêmico. Propõe-se, neste trabalho, estudar instrumentos musicais com um olhar de físicos e/ou engenheiros, aprimorando tanto o conhecimento teórico quanto o prático. Pretende-se assim, em um primeiro momento, através do estudo dos princípios físicos do funcionamento de cada instrumento estudado, desenvolver modelos didáticos e lúdicos objetivando-se a exposição com foco na divulgação da ciência para crianças e adolescentes da região. De posse dos conhecimentos adquiridos, propõe-se ainda a realização de oficinas para a construção de instrumentos de baixo custo, mais especificamente violões de estudo do tipo silent, também conhecido como violão vazado. O produto das oficinas seria então um instrumento simplificado, sem corpo acústico para amplificação sonora, no qual se pode adicionar um sistema de captação piezoelétrica para uso de amplificação eletrônica de som. Através destas oficinas, pretende-se atender principalmente alunos do Conservatório Estadual Lobo de Mesquita que não possuam instrumento para estudo ou que simplesmente se interessem pela luthieria. Vale ressaltar ainda que, além da formação em engenharia do coordenador e em física do vice-coordenador deste projeto, ambos professores do Instituto de Ciências e Tecnologia da UFVJM, o coordenador possui formação em básica em luthieria pelo Centro Cultural Vicentina Aranha (CCVA, São José dos Campos, SP), ambos sendo ainda alunos do Conservatório Estadual Lobo de Mesquita. Dada a proliferação do COVID-19, que tem alto poder de contágio (MSB 2020), e às medidas sanitárias que levaram à adoção de Ensino Remoto, propõe-se a execução das atividades de forma remota até que se tenha segurança para retorno presencial e, dado o retorno presencial, propõe-se privilegiar atividades em áreas abertas e sempre adotando medidas sanitárias de segurança
Diferentes modelos, experimentos e sistemas dinâmicos podem ser utilizados para estudos de física na área de acústica e vibrações. Devido ao fato de o professor proponente possuir uma formação básica em luthieria (CCVA, São José dos Campos, SP), ao interesse que a música desperta nos alunos, e à facilidade de obtenção de espécimes, instrumentos musicais foram escolhidos como principal objeto de estudo e divulgação por meio de oficinas, no intuito de se aprender e ensinar física de uma forma lúdica e divertida. Dada a pandemia corrente, observa-se que muitos alunos da educação básica têm sido prejudicados de diversas formas. No Conservatório Estadual Lobo de Mesquita, com sede em Diamantina e oficialmente inaugurado em 30 de outubro de 1971 (CEMLobo 2020), observou-se que muitos alunos não possuem instrumentos para acompanhamento das aulas, e que o empréstimo de instrumentos do conservatório seria uma via perigosa de transmissão da COVID-19. Propõe-se então oficinas de construção de instrumentos de baixo custo, voltados para estudos, no intuito de se tentar dar condições mínimas de estudo de estudo e acompanhamento das aulas. Observa-se que, mesmo fora do contexto atual de pandemia, este tipo de iniciativa produz grande enriquecimento para os envolvidos, como pode ser observado em relatos publicados por PEIXOTO (2018) e VIEIRA (2010).
De forma a propiciar a máxima interação de todos os entes do projeto e leva-lo à condição de programa. Foram construídos objetivos gerais e específicos que promovem o impacto social, a troca de saberes e a interdisciplinaridade. Gerais • Criar um grupo de universitários e multiplicadores aptos a atuarem nas comunidades dos Vales do Jequitinhonha levando oficinas de luthieria e física na modalidade remota nas diversas redes e mídias, além da forma presencial que respeitará as medidas sanitárias em tempos de COVID-19. Específicos • Promover a interação dos parceiros do projeto e todos os componentes do público alvo e estudantes. • Criação e execução de um banco digital de seminários sobre os princípios físicos da música e dos instrumentos musicais; • Criação e execução de oficinas de luthieria básica, com foco na produção violões de baixo custo, voltados para estudo, do tipo silent, visando atender principalmente alunos carentes do Conservatório Estadual Lobo de Mesquita que muitas vezes não possuem instrumento para estudo, ou que simplesmente se interessem pela luthieria; • Visitas ou conversas online, a depender de restrições sanitárias, com luthiers da região. Em todas as atividades citadas acima, quando realizadas de forma presencial, serão respeitadas as medidas sanitárias em tempos de COVID-19.
Criar uma equipe de estudantes aptos a levarem oficinas a todo público beneficiário e fortalecer os laços com as parcerias formadas; Desenvolvimento de um banco de seminários e experimentos sobre física de instrumentos musicais; Aproximação entre a universidade e os luthiers da região; Desenvolvimento de uma série de oficinas de luthieria básica, com foco na produção violões de baixo custo, voltados para estudo, do tipo silent.
O presente projeto terá 3 fases de trabalho bem definidas: Preparação, Execução e Relatório. 7.1– Preparação A proposta de trabalho inicia-se com uma revisão bibliográfica acerca das diferentes famílias de instrumentos musicais com base em levantamentos como os apresentados por Olson e por Berkley [et al.], definindo-se para cada instrumento, ou família de instrumentos, suas características construtivas e formas de geração, amplificação de ondas sonoras. Propõe-se também um estudo das características de timbre, levando em conta composições de frequências naturais e formas modais que produzem o som daquele instrumento. 7.2 – Execução Nesta etapa, faremos as interações dos membros do grupo com as diversas parcerias e público alvo, onde faremos o desenvolvimento e execução dos experimentos, seminários e oficinas. Todas as atividades presenciais serão realizadas obedecendo às medidas sanitárias recomendadas na prevenção do COVID-19. 7.3 – Relatório e divulgação Como fechamento do projeto, faremos a divulgação gratuita do material desenvolvido através dos canais e nos espaços físicos do Parque da Ciência de Diamantina; além de apresentar os resultados no evento institucional SINTEGRA e a produção do Relatório Final do Projeto.
BERKLEY, R [etal.] Random Data analysis and measurement procedures. NewYork: Wiley - Interscience, 1971. CEMLobo – Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita”. Disponível em: <http://cemlobodemesquita.comunidades.net/historico>. Acesso em 16 de out. 2020. JENKINS, L.[et al.] Manual Ilustrado dos Instrumentos Musicais. São Paulo: Irmãos Vitale, 2009. MOTTOLA, L. – Luterie information website for builders of stringed musical instruments. Disponível em: < https://www.liutaiomottola.com/>. Acesso em 16 de set. 2021. MSB – Ministério da Saúde Brasil. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/so bre-a-doenca>. Acesso em 16 de set. 2021. OLSON, H. F. Music, Physics and Engineering. Princeton: Dover Publications Inc, 1967. PARQUE – Parque da Ciência de Diamantina. Disponível em: < https://parque-da-ciencia.webnode.com/sobre-o-parque>. Acesso em 16 de set. 2021. PEIXOTO, F. W. S. A Contribuição de instrumentos musicais alternativos/recicláveis para as aulas de música: experiências e descobertas com os discentes de música e pedagogia em Sobral/Ce. 2018. 55f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2018. VIEIRA, Niágara da Cruz. A Construção de Instrumentos Alternativos e os recursos formadores de um ambiente educacional integrado para a Educação Musical: uma pesquisa participativa com uma turma de quarto ano do ensino regular fundamental em uma escola pública do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Os alunos da universidade e do conservatório serão inseridos em todas as etapas do projeto, tendo como principal ganho a oportunidade de aprender física e engenharia através de aplicações que despertam interesse geral. A participação destes estudantes, sejam eles bolsista ou voluntário, se dará, em um primeiro momento, pelo estudo da teoria e dos métodos construtivos. De posse desta bagagem, tais alunos serão capazes de disseminar o conhecimento. Durante a execução das oficinas e palestras serão aplicados questionários estruturados para avaliação do desempenho dos oficineiros e do impacto gerado pela nossa intervenção. Serão gerados pelo grupo, relatórios parciais para comporem o relatório final e para estruturar possíveis adaptações do projeto. Este projeto tem como principal público alvo alunos do Conservatório Estadual Lobo de Mesquita que, por serem carentes, não possuam instrumento para estudo, ou que simplesmente se interessem pela luthieria. Assim, a participação dos estudantes do conservatório, e possíveis demais interessados da região, se dará, além da participação nas palestras e oficinas promovidas pelo projeto, através do relato sobre a qualidade das atividades. O Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita”, atende hoje a 1620 alunos com idade a partir de 6 anos e conta com 48 professores, 1 supervisora e 12 funcionários, oferecendo cursos em diversos instrumentos além de canto e Artes Plásticas e Teatro (CEMLobo 2020). Espera-se então uma considerável demanda para as atividades aqui propostas, sejam elas realizadas de forma presencial ou virtual.
Este projeto tem como principal público alvo alunos do Conservatório Estadual Lobo de Mesquita que, por serem carentes, não possuam instrumento para estudo, ou que simplesmente se interessem pela luthieria. Assim, a participação dos estudantes do conservatório, e possíveis demais interessados da região, se dará, além da participação nas palestras e oficinas promovidas pelo projeto, através do relato sobre a qualidade das atividades. O Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita”, atende hoje a 1620 alunos com idade a partir de 6 anos e conta com 48 professores, 1 supervisora e 12 funcionários, oferecendo cursos em diversos instrumentos além de canto e Artes Plásticas e Teatro (CEMLobo 2020). Espera-se então uma considerável demanda para as atividades aqui propostas, sejam elas realizadas de forma presencial ou virtual. O presente projeto fará interação principalmente com o Projeto Parque da Ciência de Diamantina e com o Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita” Parque da Ciência de Diamantina Resumo: Contribuir para a popularização e educação em ciência, que esta seja compreendida enquanto um processo que vise promover a exploração ativa, o envolvimento pessoal, a curiosidade, o uso dos sentidos e o esforço intelectual na formulação de questões e na busca de soluções; oferecendo respostas, mas, sobretudo gerar a indagação e o interesse pela ciência (PARQUE 2021). Formato da parceria: serão realizadas trocas de saberes por meio de oficinas entre os estudantes de ambos projetos. Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita. Resumo: Através da Lei 811 de 13 de dezembro de 1951, foi criado o Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita”, da cidade de Diamantina - MG, e autorizado a funcionar de acordo com a Resolução nº. 16/1971 da Secretaria Estadual de Educação. Este foi oficialmente inaugurado em 30 de outubro de 1971 com sua primeira diretora Adaléia Lessa Andrade. Hoje, atende 1620 alunos com idade à partir de 6 anos e conta com 48 professores, 1 supervisora e 12 funcionários. Oferece cursos em diversos instrumentos além de canto e Artes Plásticas e Teatro (CEMLobo 2020). Formato da parceria: o conservatório fará intermédio entre o projeto e os diversos estudantes e professores do próprio conservatório, colaborando-se na divulgação e incentivo à participação.
Público-alvo
Resumo: Através da Lei 811 de 13 de dezembro de 1951, foi criado o Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita”, da cidade de Diamantina - MG, e autorizado a funcionar de acordo com a Resolução nº. 16/1971 da Secretaria Estadual de Educação. Este foi oficialmente inaugurado em 30 de outubro de 1971 com sua primeira diretora Adaléia Lessa Andrade. Hoje, atende 1620 alunos com idade à partir de 6 anos e conta com 48 professores, 1 supervisora e 12 funcionários. Oferece cursos em diversos instrumentos além de canto e Artes Plásticas e Teatro (CEMLobo 2020). Os alunos serão beneficiados pelas oficinas, onde terão a possibilidade de construir um intrumento simplificado para estudo nas aulas do conservatório.
Municípios Atendidos
Diamantina
Gouveia
Serro
Parcerias
A parceria se dará pela realização do intermédio entre o projeto e os diversos estudantes e professores do próprio conservatório, colaborando-se na divulgação e incentivo à participação.
O parque fornecerá local físico e canais digitais onde serão realizadas trocas de saberes através de oficinas e seminários com os estudantes.
Cronograma de Atividades
Levantamento de fontes a serem usadas como referências no projeto.
Propostas e desenvolvimento de experimentos lúdicos a serem utilizados para os seminários.
Produção, gravação e divulgação de oficinas e seminários. Caso a situação assim o permita, execução de seminários e oficinas com público presencial, sendo o evento gravado e divulgado.
Anteprojeto do instrumento de baixo custo a ser desenvolvido ao longo das oficinas.
Criação e execução de evento remoto divulgando toda experiência construída na interação com os parceiros
Participação, principalmente de forma remota, de eventos regionais e nacionais (sob demanda);
Produção do Relatório Final do Projeto.