Detalhes da proposta

Invento o Cais: o podcast

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    etel rocha vieira

    Número de inscrição:

    2022101202210548

    Unidade de lotação:

    famed

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    saúde humana

    Abrangência:

    nacional

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

túlio pereira alvarenga e castro Bolsista

ana carolina vieira goulart Bolsista

henrique césar lopes neves Voluntário(a)

maria isabel martins de castro Voluntário(a)

isabelle miriade soares Voluntário(a)

júlia franco silvano Voluntário(a)

samara jorge martins Voluntário(a)

tamara giovana mendes Voluntário(a)

ana carolina vieira goulart Voluntário(a)

luis henrique barroso de paula Voluntário(a)

túlio pereira alvarenga e castro Bolsista

Resumo

O projeto intitulado Invento o Cais: o podcast consiste em uma iniciativa de desenvolvimento, distribuição e interação de episódios de podcast a fim de ampliar a reflexão de temáticas acerca da saúde e da educação no contexto da linguagem de áudio no contexto da UFVJM, da região do Vale do Jequitinhonha e do território nacional.


Palavras-chave

fake news, educação em saúde, CoViD-19, podcasting, divulgação científica


Introdução

A contemporaneidade experienciou a criação do meio digital, assumindo-o como um ambiente de ampliação do acesso à informação. Resultante da conjuntura da contemporaneidade, o fenômeno do “podcasting” constituiu-se como um processo midiático importante que emergiu da publicação de arquivos de áudio na Internet (PRIMO, 2005). Assemelhando-se aos programas de rádio da década de 1990, o conceito do podcast surgiu como uma técnica sonora de comunicação. Tais faixas de áudio têm como objetivo central a dissipação fácil e consumo amplo de conteúdo que, de forma independente, vêm ganhando alcance no acervo cultural global (MARIA; SALGADO, 2019). Como efeito do acesso rápido e a produção fácil de informação, a sociedade atual tem enfrentado os efeitos das fake news, sobretudo em ambiente virtual. As fake news podem ser conceituadas como notícias falsas, com sinais distorcidos, não correlacionados com a verdade (ALLCOTT; GENTZKOW, 2017). Nesse sentido, a defasagem e a produção de informações não verídicas passaram a compor o cenário das premissas enunciadas como verdades absolutas pelo senso comum, sendo necessária constantes desconstruções de tais inverdades. Na contramão dos males causados pelas notícias, a divulgação científica constitui-se como um importante elemento de divulgação de informações, sobretudo devido à ascensão da pandemia de Sars-CoV-2. Nesse mérito, o consumo desse tipo de informação tem sido ampliado a partir da Internet, favorecendo um vasto campo para notícias e para o conhecimento científico a partir da interface web (MATEUS, 2013). As ferramentas de comunicação devem ser compreendidas a partir do espaço em que se inserem e devem atentar-se à influência causada nos sujeitos (LOPEZ, 2007). Nesse sentido, como estratégia de dissipação e de consumo de informações com cunho formal e científico, os podcasts podem constituir importantes formas de combate às fake news e de relativização crítica de informações não fundamentadas. O presente projeto irá fazer uso exatamente dessa ferramenta, a fim de alcançar um público diversificado, e dissipar informações de saúde com qualidade e fundamentação científica, em linguagem capaz de comunicar as temáticas de forma eficiente ao público proposto. Inspirado na canção “Cais”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, o projeto intitulado Invento o Cais consiste em uma iniciativa que almeja ampliar a reflexão de temáticas da área da saúde e da educação a partir do desenvolvimento de um podcast nas plataformas digitais de distribuição de áudio. Tal ferramenta de ensino-aprendizagem pretende trazer contextualizações acerca das realidades da UFVJM, do próprio Vale do Jequitinhonha e de outras regiões brasileiras para garantir os vínculos dos membros do projeto proposto com a comunidade. Os episódios a serem desenvolvidos serão propostos no cerne da complementação e no fornecimento de informações de qualidade em formato de áudio para a comunidade. Além disso, após o término das publicações dos episódios do podcast, será possível mensurar o alcance de cada um individualmente, obtendo-se os dados inclusive sobre as temáticas mais ouvidas pelo público. O cais é uma estrutura construída com o objetivo de estabelecer conexão: da terra com a água. A presente proposta, portanto, assim como elucida a música, trajaria essa conexão da informação acadêmica com a comunidade, uma invenção de um Cais.


Justificativa

Diante do meio técnico-científico-informacional e da pandemia de COVID-19, tem-se o crescimento de informações veiculadas na Internet. Uma pesquisa realizada pela Câmara dos Deputados e Senado (DATASENADO, 2019), revela que, no Brasil, apenas 50% da população com acesso a telefones móveis ou fixos e à internet afirmaram ter sempre a televisão como fonte de informação, enquanto 79% utilizam sempre o WhatsApp, 49% o Youtube e 44% o Facebook, redes dependentes da Internet. Assim, "por meio da internet, as distâncias encolheram, tornou-se mais rápida e barata a comunicação, o acesso a obras intelectuais foi facilitado, novos modelos de negócio surgiram, democratizou-se o caminho da liberdade de expressão" (BRANCO, 2017). O amplo tráfego de informações por meio de novas formas de acesso e a intensa produção de conteúdo têm facilitado o consumo e disseminação de informações falsas ou manipuladas, servindo às mais diversas finalidades pessoais e institucionais (LEITE; MATOS, 2017, p. 2336). Em 2019, 83% da população com acesso a telefones móveis ou fixos e à internet afirmaram já ter identificado alguma notícia falsa nas redes sociais (DATASENADO, 2019). Ademais, a situação pandêmica exigiu mudanças de comportamentos na sociedade, fator agravante na disseminação de fake news pois esse momento, o mundo inteiro busca formas de conscientizar a população acerca da gravidade da pandemia de modo a tranquilizá-la quanto às ações que devem ser tomadas a nível individual e coletivo para o combate desse vírus. Porém, para além dessa atividade, os órgãos de saúde e a imprensa mundial estão dispondo de mais esforços para desmentir o alto número de informações falsas que vêm sendo criadas e compartilhadas na internet em diversas redes sociais (Júnior et al. 2020). Segundo Leite e Matos (2017), "A velocidade com que mensagens se propagam, saindo de seu contexto original de criação e atingindo em ritmo acelerado outros suportes, sendo copiada, disseminada, reproduzida, amplificada, é um fator decisivo na cultura digital”. Assim, nos casos em que ter informações de alta qualidade pode ser literalmente uma questão de vida ou morte - como no controle da COVID-19 - a necessidade de desenvolver intervenções para combater a desinformação é ainda mais crucial, afirma Pennycook et al. (2020). A partir do compartilhamento de informações na educação para a saúde, por exemplo, pode-se produzir campanhas de conscientização, combate e prevenção de diversas doenças e serve ainda para tranquilizar as pessoas quanto às situações que possam causar temor (BRASIL, 2020a). A divulgação científica possui importante potencial para o enfrentamento do grave quadro de saúde pública que se enfrenta atualmente (DANTAS; DECCACHE-MAIA, 2020). No combate às fake news, mitigando a vulnerabilidade causada pelos seus efeitos, pode-se estimular um maior diálogo entre a ciência e a população. Nesse sentido, como uma nova forma de transmitir informações, Assis et al. (2010), afirmam que o podcast vem conquistando grande espaço na internet, graças a sua facilidade de criação e distribuição. Em seu trabalho, Primo (2005), relata o podcasting e a radiodifusão como fenômenos midiáticos do início do século. Se por um lado o rádio ainda se mantém como importante meio de disseminação de informações, o podcasting surge como canal midiático na Internet, com particularidades em suas reações. Entretanto, “a distribuição de podcasts diferencia-se radicalmente da radiodifusão” (PRIMO, 2005). Segundo Primo (2005) enquanto no segundo a escuta ocorre no mesmo momento da transmissão do sinal, no primeiro o momento da reprodução e da gravação e publicação não são coincidentes. Por conseguinte, Assis et al. (2010) afirma que é inegável o grande volume de informação produzida pelos diversos podcasts existentes, muitos dos quais dedicados a nichos que não encontram espaço na mídia tradicional. A forte interatividade com os ouvintes e a possibilidade sólida de um ouvinte se tornar um podcaster sem dificuldades subverte o conceito tradicional de receptor passivo das mídias de massa, ampliando o conceito de receptor ativo das mídias digitais para se tornar ao mesmo tempo potencialmente receptor e emissor. Com a rápida disseminação de notícias falsas, a utilização de podcasts para a publicação de conteúdos acerca de saúde e educação, com informações verdadeiras e de qualidade é eficaz para levar conteúdos pautados na ciência, em linguagem popular, para a comunidade do Vale do Jequitinhonha e para a comunidade acadêmica da UFVJM. Segundo Primo (2005), a Rede traz facilidades para divulgação de informações, seja por parte de especialistas, aficionados ou de pessoas interessadas em determinado assunto. A etimologia da palavra podcast encontram relacionada à combinação iPod ® (reprodutor popular de arquivos no formato MP3 produzido pela empresa Apple) com broadcast, significando transmissão em larga escala (DE FREITAS; BEATRIZ; MENDONÇA, 2010). Entretanto, atualmente os podcasts podem ser acessados por diversos dispositivos. Segundo Medeiros (2005), a facilidade no acesso aos aparelhos celulares com funcionamento de gravação e softwares de áudio podem conduzir para a praticidade de produção e de contato com a linguagem auditiva. Sendo assim, essa proposta objetiva a realização de 12 (doze) episódios do PodCast “Invento o Cais”, que poderá ser acessado facilmente pelas plataformas de distribuição de áudio mais relevantes. O PodCast proposto trará em seus episódios contextualizações sobre realidades da Universidade e de sua abrangência, fortalecendo-se o vínculo entre os discentes e os convidados especialistas em determinado assunto, com a comunidade receptora da informação, como contextualiza Rodrigues et al. (2013), que a Extensão Universitária possui papel importante no que se diz respeito às contribuições que pode trazer frente à sociedade. É preciso, por parte da Universidade, apresentar concepção do que a extensão tem em relação a comunidade em geral. Colocar em prática aquilo que foi aprendido em sala de aula e desenvolvê-lo fora dela. A realização dos episódios do podcast em formatos de entrevistas semi-abertas, permitem, segundo Duarte (2005), realizar mais do que a coleta de informações interativas de um informante pois a entrevista em profundidade pode ser um rico processo de aprendizagem, em que a experiência do entrevistado se afloram, podendo gerar reflexões e outras percepções sobre um assunto. Segundo, ainda Duarte (2005), a entrevista semi-aberta é um modelo que tem origem em uma matriz, um roteiro de questões-guia que dão cobertura ao interesse de pesquisa. Ela conjuga a flexibilidade da questão não estruturada com um roteiro de controle. As questões, sua ordem, profundidade, forma de apresentação, dependem do entrevistador, mas a partir do conhecimento e disposição do entrevistado, da qualidade de suas respostas e das circunstâncias da entrevista. A produção e gravação de podcasts serão realizadas virtualmente, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre entrevistados em todo o território nacional. Porém, "apesar de alguns softwares serem bem fáceis de se utilizar, problemas técnicos como qualidade de microfones e placas de som podem acabar prejudicando o produto final" (MEDEIROS, 2005). Devido a ampla capacidade de propagação por meio de compartilhamentos dos episódios do podcast, o Projeto proposto se encaixa na Área Temática de Comunicação, pois como previsto no Regulamento de Ações de Extensão da UFVJM, abrange comunicação social, mídia comunitária, comunicação eletrônica, produção e difusão de material educativo. Quanto à Linha de Extensão, o Projeto se configura no tema dos Espaços de Ciência pois seu conteúdo multifacetado divulgado através do Invento o Cais terá como objetivo difusão e divulgação de conteúdos científicos com produção e divulgação de informações e conhecimento relacionados ao tema debatido. No âmbito do tripé acadêmico, com a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e a extensão, o projeto tem como intenção o aprendizado dos discentes por meio dos relatos de experiência e de conhecimento dos entrevistados convidados devido a especialidade no tema abordado. Quanto às questões de pesquisa, após seu término de postagens de episódios do podcast proposto, é possível obter a evolução dos acessos e interações de cada episódio, notando-se os assuntos de mais interesse dos ouvintes, as quantidades de tempo de escuta e o compartilhamento através de outras redes sociais. Dados recentes sobre a experiência prévia do projeto Invento o Cais demonstram a efetividade de tal iniciativa no ano de 2021. Durante esse período, foram produzidos 12 (doze) episódios de podcast, com 710 reproduções, cerca de 500 curtidas na página do projeto nas redes sociais. Além do sucesso na capilaridade do trabalho já executado, os episódios já publicados elucidam o fomento da capacidade comunicativa aos estudantes e o acesso multifacetado das realidades brasileiras. Nesse mérito, os debates já instaurados partiram-se de informações e experiências de 11 diferentes pessoas de 8 cidades distintas, ratificando a participação variada da comunidade e de diferentes profissionais. Nesse sentido, partindo-se da experiência já elucidada, a extensão será novamente marcante na iniciativa do podcast, principalmente, através dos conhecimentos transmitidos pelos discentes apresentadores e pelo convidado para os públicos-alvo determinados e da construção coletiva dos episódios, sobretudo junto à comunidade.


Objetivos

Objetivo geral: Assegurar a criação de um podcast com visibilidade e com amplo contato com a comunidade a fim de veicular informações amparadas no conhecimento científico acerca da saúde e educação; Objetivos específicos: Experimentar modelos de divulgação de conteúdo a partir da produção em áudio nas principais plataformas de distribuição digital ampla; Propiciar a divulgação de elementos da ciência, da cultura e da arte mundial a partir das ferramentas de tecnologia da informação (TI); Potencializar a aproximação dos estudantes de Medicina à comunidade por meio do contato com os profissionais atuantes na área de abrangência da UFVJM (técnicos, docentes e outros associados) e/ou nas outras áreas do território nacional; Fomentar o debate acessível acerca dos aspectos biopsicossociais da saúde humana as suas relações com os processos de ensino-aprendizagem no contexto educacional brasileiro; Estimular o aprofundamento dos conhecimentos científicos relacionados ao campo médico a partir da escolha, discussão e produção de conteúdo relacionados aos temas dos podcasts; Valorizar a participação comunitária de forma dialógica com os estudantes a partir da construção ampla e coletiva das temáticas e aprofundamentos de assuntos de interesse do público; Disseminar os elementos identitários das comunidades (locais, regionais e nacionais) a partir da compreensão e relato oral de seus aspectos culturais e sociais associados.


Metas

• Documentação de debates embasados no conhecimento científico relativo à saúde e à educação e seus aspectos relacionados a partir de gravações em linguagem sonora; • Conscientização dos ouvintes sobre os cuidados sobre a saúde e os aprimoramentos do processo ensino-aprendizagem; • Geração de oportunidades de diálogo e de inter-relações entre os participantes do projeto com a comunidade (convidados e seguidores da iniciativa); • Fortalecimento de vínculos dos estudantes com profissionais vinculados (técnicos, docentes e outros associados) ou não à UFVJM; • Capacitação de estudantes para produção de conteúdo digital de qualidade para a comunidade; • Potencialização da competência comunicativa dos participantes no contexto da linguagem contemporânea; • Desenvolvimento de, no mínimo, 12 (doze) entrevistas orais gravadas a serem divulgadas em plataformas de distribuição digital de áudio; • Realização de, no mínimo, 15 (quinze) debates com a equipe do projeto para o desenvolvimento, discussão e elaboração dos roteiros dos episódios.


Metodologia

O desenvolvimento do projeto Invento o Cais: o podcast se dará a partir do desenvolvimento dialógico em equipe sobre os recortes temáticos da saúde e educação e seus aspectos associados a partir da produção de episódios de podcast e seus conteúdos relacionados. Os episódios e os conteúdos serão formulados e divulgados em plataformas digitais adequadas a cada finalidade comunicativa, sobretudo com enfoque na linguagem sonora. Nesse sentido, o desenvolvimento de cada episódio se confluirá em dois momentos: (1) fase de discussão, pré-produção e comunicação; (2) fase de produção, pós-produção e divulgação; A organização da primeira fase (1) se dará pelos cernes de discussão, pré-produção e comunicação, sendo desenvolvida no seguinte formato: Reunião de debate de temas; O encontro consistirá na reunião mensal da equipe do projeto. Tal reunião terá como objetivo a discussão e elucidação aberta entre os membros, no formato de conversa, sobre os temas relevantes no período relacionado no tocante à saúde e à educação no Brasil. Além do aporte teórico necessário para o aprofundamento dos temas nos encontros, tal movimentação objetivará também a promoção de vínculo entre a equipe e o fortalecimento da relação dos profissionais associados vinculados à UFVJM (técnicos e docentes) a partir do convite para os debates, caso seja interesse da equipe do projeto no período em questão. Definição do tema; Com base em questionários, interações (síncronas e assíncronas) a serem desenvolvidas nas redes sociais, a equipe relacionada à comunicação externa do projeto promoverá a participação do público com o objetivo de captação de temas de interesse ou recortes associados aos assuntos de saúde e educação no país. Tais coletas de repertório temático ocorrerão de forma mensal, com objetivo de serem aproveitadas para o desenvolvimento e discussão dos assuntos da Reunião de debate de temas (tópico anterior). A partir dessas informações alcançadas, a equipe fará a definição dos temas a partir da noção de timing virtual (MARTINS, 2012) dessa possível escolha, centrando-se no momento adequado de divulgação digital dado a conjuntura do período em questão. A noção de entendimento do contexto contemporâneo será trabalhada a partir de capacitações e discussões a serem fomentadas pelos parceiros relacionados à saúde mental e o sujeito contemporâneo, como a Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSAM). Nesse sentido, tal tópico promoverá, de forma virtual, a factibilidade da participação da comunidade e sua interação com a equipe do Invento o Cais. Escolha e convite ao entrevistado; Com as temáticas já estabelecidas, os membros da equipe do projeto irão mobilizar-se para alcançar possíveis convidados para as entrevistas. A procura dos nomes e dos contatos possíveis será pautada na afinidade do entrevistado com o tema, a capacitação de tal pessoa para a enunciação do debate e disponibilidade do convidado. Estabelecidos os possíveis nomes para o convite, a equipe do projeto dedicará no estabelecimento do contato, preferencialmente por via digital, proposição da ideia e marcação da data de gravação. Elaboração do roteiro; A partir de métodos investigativos de coleta de informações, os membros da equipe do projeto farão a seleção do repertório e das ações relevantes da figura escolhida para o episódio, sobretudo a partir do seu currículo. Face a essas informações, a dupla de locutores em colaboração com a equipe do Invento o Cais fará a elaboração das perguntas, enaltecendo sobretudo a conjuntura nacional daquela temática no momento da data de gravação. Dessa maneira, os episódios trarão amarrações importantes com o cotidiano, favorecendo sua capilaridade na comunidade. Em posse do roteiro, os locutores poderão compartilhá-lo previamente ao convidado, caso a equipe considere relevante ao episódio em questão. A segunda fase (2) da elaboração dos episódios e de seus conteúdos relacionados se dará com o norteamento de produção, pós-produção e divulgação. A gravação do podcast ocorrerá de forma remota utilizando ferramentas digitais. Os áudios dos convidados serão gravados na data marcada por meio de videochamada, promovendo facilidades e aumento do alcance dos possíveis convidados. Todos os participantes da videochamada estarão em posse do roteiro de tal entrevista, facilitando a logística da gravação. Em todos os episódios, os convidados são previamente comunicados sobre a possibilidade de edição dos áudios gravados e, havendo consentimento, o áudio é coletado. Já os áudios dos locutores serão gravados posteriormente, com cerne no roteiro estabelecido e aprovado pelo convidado, favorecendo a qualidade comunicativa das informações transmitidas. Com os cuidados tecnológicos, a equipe manterá o cerne de qualidade em todos os resultados do projeto. Dessa forma, os episódios serão editados em softwares disponíveis para tal fim e que apresentem essa premissa do trabalho da equipe deste presente projeto. Nesse sentido, a equipe do projeto fará a mixagem e masterização, introduzindo efeitos sonoros nos áudios já gravados. Portanto, com a finalização da unidade completa do áudio do episódio, a equipe fará a utilização da plataforma no formato gratuito Anchor ® com a finalidade de distribuição nas plataformas digitais de áudio associados a essa ferramenta. Nesse sentido, a divulgação do episódio se dará com a disponibilização do áudio, do resumo escrito do episódio e uma ilustração a ser produzida pela equipe do Invento o Cais - com conteúdo relacionado ao tema abordado. Como última estratégia de capilaridade do trabalho desenvolvido pelo projeto, a equipe desenvolverá competências de comunicação com o público, sobretudo pelas redes sociais (preferencialmente no Instagram ®), adequando-se a realidade pandêmica ainda presente no país e a conjuntura tecnológica ascendente no meio virtual. No tocante aos episódios, tal habilidade comunicativa será fomentada a partir das postagens de divulgação dos episódios finalizados; retomada de episódios anteriores; formulação de postagens amplas relacionadas aos temas e/ou falas enunciadas nos episódios. Além disso, postagens nas redes sociais (preferencialmente no Instagram ®) dos parceiros do presente projeto serão desenvolvidas e compartilhadas, aumentando o tipo do público-alvo ouvinte. Por fim, o engajamento numérico e qualitativo de cada movimentação nas redes sociais associadas será contabilizado e discutido na Reunião de debate dos temas, objetivando-se a melhoria e o fomento do maior alcance possível aos episódios.


Referências Bibliográficas

ASSIS, Pablo de et al. O podcast no Brasil e no mundo: democracia, comunicação e tecnologia. In: IV Simpósio Nacional ABCiber, 2010, Rio de Janeiro: ECO/UFRJ, 2010. BRANCO, Sérgio. Fake news e os caminhos para fora da bolha. 2017 BRASIL. Ministério da Saúde. 2020a. Disponível em: http://www.saude.gov.br/. Acesso em: 17 out. 2020. DE FREITAS, Pollyana N. Mustaro Beatriz; MENDONÇA, Raphael Leal. Análise de Podcasts Brasileiros sobre Jogos Eletrônicos Brazilian Podcasts Analysis about Eletronic Games. DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, v. 1, p. 62-83, 2005. DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, v. 1, p. 62-83, 2005. INSTITUTO DE PESQUISA DATASENADO. Redes Sociais, Notícias Falsas e Privacidade de Dados na Internet. 2019. JÚNIOR, João Henriques de Sousa. RAASCH, Michele. SOARES, João Coelho. RIBEIRO, Letícia Virgínia Henriques Alves de Sousa. Da Desinformação ao Caos: uma análise das Fake News frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Cadernos de Prospecção, v 13, n 02, p 331-346, 2020. LEITE, Leonardo Ripoll Tavares; MATOS, José Claudio Morelli. Zumbificação da informação: a desinformação e o caos informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomiae Documentação., [s.l.], v. 13, n. 00, p. 2334-2349, 2017. MATEUS, Wagner de Deus. A divulgação científica na página web do PPGEEC/UEA: contribuições para a educação científica. 2013. MEDEIROS, M.S.D. Podcasting: produção descentralizada de conteúdo sonoro. In: INTERCOM, 28., 2005, Rio de Janeiro. In: Anais do XXVIII Congresso Brasileiro das Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2005. 1 CD-ROM Pennycook, G, McPhetres, J, Zhang, Y. & Rand, D. (2020). Fighting COVID-19 misinformation on social media: Experimental evidence for a scalable accuracy nudge intervention. PsyArXiv, (preprints), 1-24. PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre, n.13, p. 64-87, dez. 2005. RODRIGUES, Andréia Lilian Lima et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013


Inserção do estudante

Os estudantes participantes do projeto proposto terão a possibilidade de percorrer na elucidação e discussão de diversos assuntos relevantes à sua formação no processo de produção do podcast. Acerca dessa premissa, os estudantes membros do projeto participarão ativamente do processo de escolha de uma temática para o episódio que se dará por meio do encontro com ampla troca de ideias e experiências. Ademais, tal inserção será associada ao conceito de participação coletiva, visto que os conteúdos a serem discutidos e pautados nessas reuniões serão coletados a partir do público que interaja com as páginas associadas à divulgação do projeto, como já mencionado. Nesse sentido, os estudantes atravessarão processos de aprofundamento de relações interpessoais profissionais; comunicação digital; aprimoramento das técnicas de feedback; e empatia com o público - características essenciais para a formação de profissionais médicos, como consta no Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da FAMED. Além disso, no contexto do aparato intelectual dos discentes, os membros e ouvintes poderão se aprimorar e se aprofundar em conhecimentos acadêmicos já importantes para sua formação psíquica e social. No tocante à primeira fase de produção, os discentes apresentadores conversarão com o entrevistado sobre a temática escolhida, o que lhes permite desenvolver suas habilidades de comunicação. O contato e a troca de experiência com os convidados representará também a oportunidade de conhecimento e compreensão de novos contextos, no âmbito geográfico ou social. Tais características serão relevantes para a complementação da formação dos estudantes, inclusive no cerne humanitária, que também está em consonância com o perfil do egresso do curso de Medicina da FAMED/UFVJM. Os membros do projeto responsáveis na pós-produção construirão experiências de edição de arquivos de áudio, mixagem e masterização, potencializando tais alunos no tocante às suas habilidades com as ferramentas de TI. Por fim, o episódio é marcado por uma capa ilustrada e divulgada nas redes sociais, o que fomenta o desenvolvimento de habilidades artísticas e relacionadas às técnicas publicidade, tornando multifacetada a contribuição dos episódios. Assim, a aprovação deste projeto de extensão representará a oportunidade para o grupo de discentes envolvidos no sentido de suas formações acadêmicas, contribuindo com a missão da UFVJM de disseminar o conhecimento e a inovação do processo ensino-aprendizagem no tripé acadêmico (ensino, pesquisa e extensão) como propulsores do desenvolvimento local, regional e nacional. Por fim, a presente iniciativa contará com a participação integral do bolsista em todas as etapas descritas pelo projeto. Orientado pelo docente especificado, o bolsista organizará e capacitará as etapas de desenvolvimento dos podcast na fase de pré-produção, sobretudo realizando o cronograma e gerindo a equipe do Invento o Cais. Já na segunda fase, o discente cercará seus esforços no contato com o convidado, na gravação, na locução dos episódios e na edição (mixagem e masterização) das faixas de áudio gravadas. Por fim, faz-se necessário ressaltar o acompanhamento do aluno com o aparato comunicacional do projeto, reconhecendo e auxiliando o contato da equipe com a comunidade impactada pelo podcast.


Observações

A proposta objetiva a continuidade de produção dos podcasts no ano de 2022. Até o momento os episódios de podcast alcançaram mais de 700 reproduções na plataforma de divulgação e um grande número de interações nas redes sociais, o que ilustra seu alcance e relevância.


Público-alvo

Descrição

O público-alvo direto que será impactado primeiramente com os trabalhos do projeto são os convidados dos episódios a serem selecionados pela equipe do projeto em seus encontros.

Descrição

No que se refere à publicação dos episódios, o público beneficiado se dará pelos ouvintes que mantiverem contato com os materiais divulgados pelos canais relacionados ao Invento o Cais. Por se tratar de uma ferramenta de distribuição virtual e acessível, o público impactado não apresentará distinção de faixa etária, classe social, nível sociocultural, poder econômico e título acadêmico ou profissional.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Município

Belo Horizonte

Município

Sao Paulo

Município

Salvador

Município

Brasília (df)

Município

Teófilo Otoni

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

capacitação da equipe do projeto a e auxílio para o desenvolvimento de trabalhos no campo da saúde mental.

Participação da Instituição Parceira

Compartilhamento das informações do projeto (publicação dos episódios do podcsast) em suas mídias sociais

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Reunião para escolha e discussão da temática do episódio do mês, avaliação do alcance do projeto, discussão das sugestões do público

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Coleta dos temas e interação múltipla com o público nas redes sociais

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Pesquisa de potencial entrevistado e convite após definição do tema

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Preparação do roteiro e da logística para a entrevista

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Gravação da entrevista para os episódios de podcast

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Edição dos áudios, regravação e edição para publicação

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Publicação dos episódio do PodCast no Spotfy

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Elaboração e divulgação de material relacionado ao podcast nas redes sociais. Acompanhamento das interações dos ouvintes com as postagens de divulgação e do podcast

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Elaboração dos relatórios parcial e final do projeto