Detalhes da proposta

Cine ICET

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Procarte

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    vanessa juliana da silva

    Número de inscrição:

    2022102202229772

    Unidade de lotação:

    departamento de ciências humanas e sociais

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    linguística, letras e artes

    Área temática principal:

    cultura

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    artes visuais

    Abrangência:

    regional

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

valéria cristina da costa Voluntário(a)

joão gabriel fernandes frois Bolsista

Resumo

Este projeto tem como objetivo promover exibições de doze filmes, e debates relacionados aos mesmos, junto a estudantes do ensino médio e de universidades públicas e privadas de Teófilo Otoni e adjacências. O projeto conta com duas parcerias: o Instituto Cultural In-Cena e o Projeto de Extensão Arte (com)Ciência: o teatro como possibilidade de formação de público e de discussão/divulgação de conhecimentos científicos. Tais parceiros contribuirão na seleção de filmes a serem apresentados ao longo do projeto e participarão das exibições e dos debates vinculados a tais filmes. Por fim, pretende-se alcançar, com a execução do projeto, no mínimo, 360 pessoas.


Palavras-chave

Cinema, ICET


Introdução

Atualmente, ministrado nos campi Diamantina, Janaúba e Teófilo Otoni o Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) tem como proposta pedagógica central, discernir uma formação flexível e capaz de inovar no mercado de trabalho, devido a sua interdisciplinaridade na sua matriz curricular. Assim, fica a critério do discente após a conclusão do BC&T optar por um novo título em qualquer uma das engenharias dispostas nos três campi que o contempla. Vale salientar que na contemporaneidade, a UFVJM dispõe da Engenharia de Alimentos, Geológica, Mecânica e Química no campus JK em Diamantina, Engenharia Civil, Hídrica e Produção no campus Mucuri em Teófilo Otoni e, por fim, Engenharia Física, Minas e Materiais (BC&T,2014). Diante da vasta gama de opções, cabe ao candidato se orientar ao tipo de atuação que cada engenharia irá lhe permitir atuar de acordo com o que almeja. Ressalta-se que apesar da diversidade disciplinar o BC&T permite que os discentes explorem o seu lado pesquisador a fim de trazer para o mercado de trabalho alternativas diversificadas que lhe concedem destaque em sua atuação. Nesse sentido, segundo a Diretoria de Cultura da UFVJM, é imprescindível o desenvolvimento da arte e a valorização da cultura na instituição, uma vez que esta aprimora diferentes formas de comunicação e fomenta diversas formas de expressão que difunde o discente no âmbito acadêmico (Diretoria de Cultura da UFVJM, 2017). Nesse sentido, com o intuito de promover a integração dos discentes de ensino médio e superior a comunidade do ICET, e instigar de forma tranquilizadora a curiosidade dos alunos em se integrar as questões que tangem a produção cultural, o presente projeto é postulado. Este tem por finalidade, promover exibições de filmes e documentários que norteiam o discente a se ater a importância da difusão cultural no ambiente acadêmico, além de promover uma maior socialização entre todos o corpo representativo do ICET, desde a comunidade discente até a comunidade docente.


Justificativa

O Projeto Cine ICET representa um possível instrumento de contribuição na interação e socialização dos discentes do ensino superior e médio com a UFVJM, bem como na inserção cultural e social, viabilizando o reconhecimento da diversidade humana. O cinema, como dimensão da arte, fornece ferramentas de construção de conhecimento estético, filosófico e crítico, além de apresentar inúmeras possibilidades instrutivas. Conforme Turner (1997), que menciona “a teoria do cinema torna-se parte de um campo mais amplo de disciplinas e abordagens chamado estudos culturais” Desse modo, torna-se oportuno enfatizar que o cinema desperta e estimula a expressão e a comunicação pessoal; reforça as relações dos indivíduos, seja com a subjetividade de seu mundo interior ou exterior. Proporcionando, uma compreensão sobre a diversidade de valores que guiam os modos de pensar, agir da sociedade como também, o entendimento da amplitude e multiplicidade da imaginação humana. É nesse sentido, que Libâneo (1998, p. 26) evidencia que: A escola precisa deixar de ser meramente uma agência transmissora de informação e transformar-se num lugar de análises críticas e produção da informação, onde o conhecimento possibilita a atribuição de significado à informação. Nessa escola os alunos aprendem a buscar a informação (nas aulas, no livro didático, na TV, no rádio, no jornal, nos vídeos, no computador etc.) e os elementos cognitivos para analisá-la criticamente de darem a ela um significado pessoal. Por conseguinte, a reprodução dos filmes proporciona uma mudança de realidade, haja vista que o cenário de ensino superior é distinto do ensino médio e através da realização das sessões de cinema tanto na forma presencial quanto na remota, favorece na interação com outros discentes de outros tipos de ensinos como para auxiliar nos debates que acontece após a exibição do filme. Decerto, esse momento fica reservado para um bate papo relacionado com as temáticas decorridas no filme, envolvendo a participação de todos.


Objetivos

O Projeto Cine ICET tem como objetivo promover exibições de filmes, e debates relacionados aos mesmos, junto a estudantes do ensino médio e de universidades públicas e privadas de Teófilo Otoni e adjacências. Tem-se, como objetivos específicos promover a integração entre discentes dos ensinos médio e superior, público e/ou privado. Ademais, refletir sobre os temas atuais relacionados aos cursos do ICET, promover momentos de lazer e aproximar os participantes da linguagem audiovisual, bem como despertar interesse sobre os cursos do ICET nos alunos do ensino médio.


Metas

O Projeto Cine ICET apresenta as seguintes metas : Promover momentos de interação e lazer entre os discentes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Através da linguagem audiovisual; Incentivar reflexões e debates sobre temas do cotidiano, a partir dos assuntos levantados nos filmes, abordando temáticas para além dos cursos ofertados no ICET; Desenvolver a formação crítica e artística dos espectadores/debatedores; Ampliar o horizonte de referências audiovisuais do público, com incentivo a cultura, e com isso aproximar os alunos do meio artístico, proporcionados pelo cinema; Realizar a exibição de, no mínimo, 06 filmes por semestre, totalizando, no mínimo, 12 filmes no ano.


Metodologia

O projeto Cine ICET objetiva estabelecer um local de cultura, lazer e estudo, aliando entretenimento e reflexão por meio da exibição de filmes para discentes dos ensinos médio e superior, público e/ou privado. Através deste projeto procura-se também ampliar a visão cinematográfica dos envolvidos e disponibilizar um espaço apropriado para o debate em torno do filme e das temáticas abordadas; propiciar um local em que todos possam expor suas opiniões, integrando, assim, alunos e servidores do Instituto de Ciência, Tecnologia e Engenharia; integrar os alunos e servidores nas discussões culturais, éticas, ideológicas e políticas que seus campos de atuação proporcionam a partir de filmes. O tempo total da proposta (exibição e debate) não deverá exceder o tempo de 180 minutos (3h) devendo este tempo ser distribuído de forma a contemplar um momento iniciador (lançamento das ideias a serem debatidas e que será anterior à exibição do filme), a exibição do filme e um momento de finalização/discussão do tema proposto para debate. Também podem fazer parte deste tempo os trailers das próximas atrações do Cine ICET e um vídeo institucional sobre o Instituto, produzidos pela coordenação do projeto, que juntos não devem ultrapassar 10 minutos de duração. Os filmes deverão estar relacionados em algum dos seguintes temas : Documentário; Cinema Nacional; Baseado em Livros; Engenharia, principalmente as do campus Mucuri Ciência e Tecnologia; Matemática. Enquanto durar a pandemia de COVID-19 as atividades relacionadas a transmissão do filme continuaram a distância, o encontro será realizado de forma remota. O acompanhamento será realizado pelo Coordenador do Projeto e equipe, através da análise dos relatórios mensais de satisfação e de inscritos. Os resultados serão utilizados para acompanhar o andamento do projeto e traçar medidas que venham melhorar a cada período o andamento do mesmo. Os filmes que porventura não obtiverem boa avaliação ao final do seu debate serão analisados pela equipe juntamente com a coordenação do projeto. A divulgação, em período de quarentena, para as escolas e faculdades serão feitas via e-mail e/ou telefone. Em período normal acontecerá divulgação presencial também.


Referências Bibliográficas

BC&T. Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Diamantina-MG. Disponível em:<http://www.ufvj.edu.br/cursos/bct.html>. Acesso em: 04 abr. 2021. TURNER, Graeme. Cinema como Prática Social. São Paulo: Summus, 1997. CARVALHO. Importância da inserção de filmes e vídeos na prática docente no ensino fundamental I. Juiz de Fora. Disponível em: <https://www.ufjf.br/pedagogia/files/2017/12/Importância-da-Inserção-de-filmes-e-vídeos-na-prática-docente-no-Ensino-Findamental-I.pdf>. Acesso em: 14 set. 2021.


Inserção do estudante

A participação dos estudantes ocorrerá de duas formas. Sendo a Equipe Organizadora responsável por fazer a seleção do filme, local, dia e horário para que Cine ocorra e a Equipe Espectadora, que irá participar assistindo o filme. Equipe Organizadora Poderão se inscrever para a equipe organizadora os discentes que já concluíram o 1º período do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e também dos cursos de Engenharia Civil, Hídrica e de Produção; Poderão se inscrever para a equipe espectadora os discentes regularmente matriculados nos cursos oferecidos pelo ICET. Essa inscrição será realizada a cada evento específico que a equipe organizadora disponibilizará. Atribuições da Equipe Organizadora Fornecer suporte e informações acerca do projeto, auxiliando os espectadores de acordo com eventuais necessidades; Realizar a organização dos filmes, espaço, dias e horário para que ocorram os eventos; Disponibilizar a inscrição para participação do Cine ICET; Auxiliar os espectadores na realização da inscrição para participação do Cine ICET; Fazer o levantamento dos participantes em cada evento; Disponibilizar lista de presença no início e no final do Cine ICET; Disponibilizar, junto ao coordenador, certificado de participação dos eventos organizados; Organizar rodas de conversas para que as reflexões a respeito dos filmes sejam discutidas do ponto de vista dos espectadores. Exclusão do Projeto Cine ICET O membro da Equipe Organizadora que não participar do primeiro encontro obrigatório e/ou não comparecer a 75% dos demais encontros propostos pelo Diretório Acadêmico do ICET será excluído do projeto; Desinteresse por parte do membro, ou qualquer outro comportamento que comprometa o cumprimento das atividades devem ser reportados ao Coordenador do Projeto e equipe, sob pena de desligamento ou afastamento do projeto; Disposições Gerais Fica estabelecida a quantidade de no máximo duas organizações de eventos para a exibição de filmes durante o mês e um encontro como roda de conversa para as devidas reflexões.


Observações

Esse projeto está vinculado ao Programa de Extensão “CienCEArte – Ciência, Cultura, Educação e Arte: diálogos transdisciplinares entre universidade e sociedade”, registrado na PROEXC sob o número TO 001.1.001-2018, cujo formulário de registro se encontra depositado fisicamente no Campus do Mucuri, na sede da Proexc. Esse projeto possui os dois tipos de parceria previstos no Roteiro para elaboração de projetos e critérios de avaliação referentes ao Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte (Procarte). O Instituto Cultural In-Cena é um parceiro que se encaixa na parceria definida no Item 11 do documento citado anteriormente (Parcerias com grupos artístico-culturais existentes) e o Projeto de Extensão Arte (com)Ciência: o teatro como possibilidade de formação de público e de discussão/divulgação de conhecimentos científicos é um parceiro que se encaixa no Item 12 (Outras Parcerias). Caso esse projeto seja aprovado, os recursos financeiros serão utilizados da seguinte forma: despesas com serviços da gráfica UFVJM (R$3,20), para a impressão de cartaz colorido em tamanho A3 com informações sobre o projeto, com vistas a ser utilizado durante a realização das atividades, conforme determina o edital. Ao longo do ano de 2022, caso seja aberto pregão para impressão de banners, esse cartaz será substituído por banner, o que implicará no uso de um valor superior ao previsto no item “despesas com gráfica”.


Público-alvo

Descrição

É interessante que o projeto Cine ICET seja divulgado em escolas de ensino médio da região de Teófilo Otoni, visando abranger também o público de alunos da faixa-etária de 15 a 18 anos, futuros ingressantes da Universidade. Segundo dados do IBGE (2020) na região de Teófilo tem cerca de 27 escolas de ensino médio, totalizando público de 5542 alunos. Além disso, foi pensando, também, no ensino privado da região de Teófilo Otoni e considerando que o ICET tenha mais de 993 estudantes matriculados, segundo portal UFVJM (2014), a quantidade de pessoas impactadas pelo Cine ICET, será de cerca de 30 pessoas ao final de cada exibição.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni

Município

Demais Municípios Vizinhos A Teófilo Otoni Que Manifestarem Interesse Em Participar Do Projeto

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Participará da seleção de filmes a serem apresentados ao longo do projeto, das exibições e dos debates vinculados a tais filmes. Ademais, emprestará materiais para as atividades de campo. A instituição está ciente do projeto e enviou carta de anuência que se encontra em anexo.

Participação da Instituição Parceira

Participará da seleção de filmes a serem apresentados ao longo do projeto, das exibições e dos debates vinculados a tais filmes. Ademais, emprestará materiais para as atividades de campo. A instituição está ciente do projeto e enviou carta de anuência que se encontra em anexo.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Preparação, mobilização e realização da exibição do filme 01 do Cine ICET

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Preparação, mobilização e realização da exibição do filme 02 do Cine ICET

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Preparação, mobilização e realização da exibição do filme 03 do Cine ICET

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Preparação, mobilização e realização da exibição do filme 04 do Cine ICET

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Preparação, mobilização e realização da exibição do filme 05 do Cine ICET

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Preparação, mobilização e realização da exibição do filme 06 do Cine ICET

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Preparação, mobilização e realização da exibição do filme 07 do Cine ICET

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Redação do Relatório Parcial do Bolsista do projeto

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Preparação, mobilização e realização da exibição do filme 08 do Cine ICET

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Preparação, mobilização e realização da exibição do filme 09 do Cine ICET

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Preparação, mobilização e realização da exibição do filme 10 do Cine ICET

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Preparação, mobilização e realização da exibição do filme 11 do Cine ICET

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Preparação, mobilização e realização da exibição do filme 12 do Cine ICET

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Elaboração de banner do projeto

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Elaboração de relato para divulgação do projeto

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Redação do Relatório Final do Bolsista do projeto

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Redação do Relatório Final do Coordenador do projeto

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Elaboração de documentário para divulgação do projeto

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Apresentação de trabalhos com resultados do projeto em eventos institucional e externo