Visitante
PALAVRA SAÚDE: mini-programas de áudio sobre ecologia e saúde humana orientados pela linguística cognitiva
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
alex sander dias machado
20221012022210104
faculdade de medicina de diamantina - famed
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
educação
comunicação estratégica
regional
Não
Membros
gustavo augusto santos da cunha
Bolsista
rafael benedito rodrigues ferreira
Voluntário(a)
victoria costa barbosa
Voluntário(a)
thamiris oliveira goncalves
Voluntário(a)
arisson danilo ferreira ribeiro
Voluntário(a)
ludmilla noronha barbosa
Voluntário(a)
andre luiz costa pinto
Voluntário(a)
barbara silva vicentini
Voluntário(a)
ana angélica miranda veloso
Voluntário(a)
ingrid nayara verissimo tameirao
Voluntário(a)
breno wesley da cunha oliveira
Voluntário(a)
karine raianny santana cardoso
Voluntário(a)
vitor de almeida leal
Voluntário(a)
heitor silva coelho
Voluntário(a)
marco antonio fernandes de souza sobrinho
Voluntário(a)
andrey machado de paula
Voluntário(a)
mirna piccinin martin
Voluntário(a)
júlia prates e aguilar
Voluntário(a)
marcelo augusto de oliveira
Voluntário(a)
henrique de oliveira ribeiro
Voluntário(a)
Trata-se de um projeto de extensão universitária onde o tema 'Saúde Humana x Saúde Ambiental' será discutido em formato de mini-programas de audio com duração de até 7 minutos a serem executados em radio da cidade de Diamantina (98,5FM) com alcance regional e em canal de Podcast no Spotify. Cada miniprograma terá como norte uma Palavra-chave (verbete) que será discutida no ambito da Ecologia Humana e Antropologia da Saúde. As palavras-chaves serão definidas e trabalhadas pela equipe do projeto e terão escritas orientadas pela linguistica cognitiva em reunições periódicas com professores da Faculdade de Letras da UFVJM, destacando a interdiciplinaridade do projeto. Os mini-programas constarão de: (1) 'single' inicial produzido pela própria equipe, uma rápida apresentação do projeto de extensão e seus objetivos; (2) leitura de texto de até 100 a 200 palavras conceituando, definindo e exemplificando o contexto daquele verbete, sua importancia e interação com a Saúde Humana; (3) Declamação de um pequeno trecho de um poema letra de música que se relacione com o verbete descrito; (4) execução da música a qual teve seu trecho declamado; (5) execução do 'single' final e finalização com oferecimento e agradecimentos do programa e projeto. Tal iniciativa se justifica na necessidade de maior envolvimento da Faculdade de Medicina de Diamantina com o população regional, que poderá participar indicando verbetes a serem estudados e transformados em novos programas. Acreditamos que a comunicação em linguagem simples de temas relevantes para a saúde e sua vinculação com uma música poderá gerar uma memória afetiva. Está memória pode modificar habitos de vida, tornando a pessoa conhecedora das origens e prevenções de agravos e doenças e assim mais saudável e replicadora de sua saúde. Ciência, música, memória e saúde.
Memoria afetiva musical, Atenção Primária a sáude, musica, ecologia humana
No Brasil a partir dos anos 1990 políticas públicas foram implementadas para promoção à saúde voltadas à Atenção Primária à Saúde (APS), enfatizando a importância do trabalho junto as famílias e populações locais (Aquino, 2014). Muitas doenças crônicas não transmissíveis, doenças transmissíveis e agravos a saúde humana tem origem nos hábitos de vida dos indivíduos assim como no ambiente em que vivem. Contudo, já percebemos que ações voltadas à promoção de saúde onde o foco é apenas o estímulo a mudanças de hábitos de vida do indivíduo não são tão positivas quanto como desenvolver ações onde uma reflexão sobre a importância dos determinantes gerais das condições de saúde seja estimulada (Pelegrini Filho et al 2014). Inovações no âmbito de promoção à saúde, tanto em sua dimensão individual e como coletiva devem buscar a realização de ações de educação e comunicação em saúde dirigidas ao incentivo do entendimento de autocuidado e dá importância dos determinantes sociais que propiciam a saúde de cada população (Brasil, 2011). A Linguistica cognitiva, um ramo recente da linguagemsurge em meados de 1980 impulsionada, tanto pelo interesse pelo fenómeno da significação quanto pela investigação psicolinguística que estava emergindo na época (Rosch 1978). A Linguística Cognitiva é uma abordagem da linguagem perspectivada como meio de conhecimento e em conexão com a experiência humana do mundo. As unidades e as estruturas da linguagem são estudadas, não como se fossem entidades autónomas, mas como manifestações de capacidades cognitivas gerais, da organização conceptual, de princípios de categorização, de mecanismos de processamento e da experiência cutural, social e individual. São temas de especial interesse da Linguística Cognitiva os seguintes: as características estruturais da categorização linguística (tais como prototipicidade, polissemia, modelos cognitivos, metáfora e imagens mentais), os princípios funcionais da organização linguística (iconicidade e naturalidade), a interface conceptual entre sintaxe e semântica, a base pragmática e ligada à experiência da linguagem-no-uso e a relação entre linguagem e pensamento (incluindo questões sobre o relativismo e sobre os universais conceptuais).(Silva 2019). A seguir, e depois de uma confrontação com outras teorias linguísticas e da especificação da sua posição dentro da Ciência Cognitiva, os conceitos fundamentais e aos principais domínios de investigação da Linguística Cognitiva se aracterizaram como sendo a categorização e protótipos, metáforase metonímias conceptuais, esquemas imagéticos, modelos cognitivos e culturais e processos cognitivos da gramática (Silva, 2019). Nas últimas décadas avanços das neurociências tem possibilitado uma maior compreensão entre a relação da música com o sistema nervoso central. Imagens de ressonância magnética tem demonstrado como a música tem influência em diferentes áreas do sistema nervoso central como cerebelo, corpo caloso, córtex motor e auditivo. A música é capaz de evocar emoções e registrar momentos na memória. A memória musical funciona como outros tipos de memória no sistema nervoso central contudo estudos tem demonstrado que a música ativa áreas como o hipocampo que também se relaciona com resgates de conhecimentos aprendidos o que tem trazido contribuições para intervenções em doenças como Alzheimer (Rocha et al 2013). A importância da comunicação radiofônica nos dias atuais têm sido esclarecida por alguns trabalhos que demonstram a evolução e convergência da rádio tradicional com as plataformas e redes sociais como o Facebook ou YouTube além do Spotify e portais na internet onde pode se ouvir rádios do mundo todo ao vivo. Atualmente o termo rádio hipermidiático defini as estações onde diversas linguagens e distintos suportes atraem o público ainda assim mantendo no áudio seu foco (Bertoncello, 2019). Assim, respaldado em bibliografias atuais o presente projeto pretende trabalhar com os tópicos de promoção à saúde a partir da definição de verbete ecológico humano e antropológico de saúde, em linguagem simples e contemporânea com textos orientados pela linguistica cognitiva, associando este verbete a uma música popularmente conhecida, gerando assim, uma possibilidade de memória afetiva musical e fixando o conteúdo trabalhado vinculando-o ao sentimento que a música desperta na pessoa ouvinte, objetivando modificar hábitos de vida a partir da reflexão e auto-cuidado.
Desde sua criação a Faculdade de Medicina de Diamantina - Famed - UFV JM tem suas raízes na inserção regional e de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão indissociavelmente. Buscando reafirmar este compromisso o presente projeto utiliza o meio de comunicação Rádio 98,5 fm Diamantina e canal na plataforma Podcast do Spotify para levar educação em saúde para a população regional. O projeto PALAVRA SAÚDE visa gerar hábitos saudáveis de auto-cuidado e saúde coletiva a partir da criação de uma memória afetiva e uma vinculação de um conceito de relevância em saúde à uma música conhecida. A grande extensão de ouvintes regionais e sua multiplicação pelo Alto Jequitinhinha e Vale fazem da Radio 98,5fm Diamantina um importante meio de comunicação com profunda inserção na comunidade acadêmica e não acadêmica e que precisa ser fortalecido. A utilização de verbetes definidos em linguagem simples como sintetizadores de conceitos fundamentais em saúde definem este projeto, que apesar do baixo custo, pretende gerar na população ouvinte uma reflexão sobre a importância dos determinantes gerais nas condições de saúde humana, despertando sentimentos contidos nas memórias musicais. Além de ouvir as opiniões dos ouvintes e comentários nas redes sociais do projeto sobre as sugestões de temas e musicas a serem trabalhadas. Ainda, o estudante envolvido com a produção e escritas dos miniprogramas exercitará habilidades e competencias de comunicação e linguagem orientada a realidade da população . A Interdisciplinaridade esta presente na relação dos estudantes de Medicina com estudantes de Letras, assim como dos docentes e tecnicos envolvidos.
Geral Gerar a reflexão e fixação de um conceito de relevância para a saúde humana, a partir da criação ou despertar de uma memória afetiva musical. Específicos Contruir uma EQUIPE de discussão ativa sobre os temas Saúde e Ecologia Humana Individual e Coletiva com estudantes da Faculdade de Medicina e Faculdade de Letras da UFVJM de Diamantina. Criar definições contemporâneas para palavras chaves (verbetes) de relevância para a Saúde Humana e Saúde Ambiental com até 200 palavras orientados pela linguistica cognitiva. Relacionar tais definições à letras e melodias de músicas populares. Produzir Miniprogramas de audio de curta duração onde as definições dos verbetes sejam vinculadas à poesia e melodia de músicas popularmente conhecidas. Veicular os mini-programas em radios regionais e plataforma digital como Podcasts. Receber sugestões de temas a serem trabalhados a partir de verbetes propostos pelos ouvintes. Avaliar junto aos ouvintes a efetividade da criação de memórias afetivas e seus respectivos efeitos em suas reflexões e hábitos de vida e saúde.
Impacto direto: Equipe 20 pessoas 1- Construir uma equipe multidiciplinar para discussão e formação coletiva do conceito de Linguagem cognitiva para educação em saúde entre estudantes, professores e técnicos das faculdades de Medicina e Letras da UFVJM. 2 - Produzir ao menso 10 miniprogramas no formato mp3 de no máximo 7 min, sobre ecologia e saúde humana . 3 - Veicular esses miniprogramas, em série, em plataformas digitais (“Spotify”) e rádio comunitária regional, recebendo sugestões de temas e músicas. 4 - Avaliar, a partir do envio de questionários aos ouvintes, a efetividade e qualidade do projeto. 5 - Obter exito na comunicação cognitiva efetiva de conceitos importantes para a saúde e ecologia humana. Impacto direto: 10 mil ouvintes 1- Gerar uma memória afetiva musical, lixando o conteúdo trabalhado vinculando-o ao sentimento que a música desperta na pessoa ouvinte promovendo mudanças atitudinais de promoção á saúde. Impacto indireto: familia e convives do ouvinte - 20mil pessoas 1 - A detenção do conhecimento pelo ouvinte o fará em dialogos com os seus, multiplicar o aprendizado disponibilizado em cada mini-programa.
Etapas do Projeto PALAVRA SAÚDE 1- Preparação dos programas PALAVRA SAÚDE -Realização de reuniões semanais com a equipe de professores e pelo menos 20 alunos da FAMED e do curso de Letras UFVJM para discussão e seleção de verbetes a serem descritos como termos de relevância para a saúde humana e ambiental. - Divisão da equipe em SUB-EQUIPES para preparação de textos de até 200 palavras sobre os verbetes a serem conceituados e descritos, sendo que serão descritos um total de 2 a 4 verbetes por mês. - seleção pela equipe da musica popularmente conhecida para associação e vinculação com o tema em questão, a ser proposta por cada sub-equipe em reunião semanal. - antes iniciarmos as gravações dos miniprogramas devemos ter pelo menos 4 verbetes preparados. 2- Execução do Programa PALAVRA SAÚDE Cada mini-programa terá a duração de 6-7 minutos e constará das seguintes etapas: (1) 'Dingle' inicial produzido pela própria equipe, uma rápida apresentação do projeto de extensão e seus objetivos - 20'; (2) leitura de texto de até 100 a 200 palavras conceituando, definindo e exemplificando o contexto daquele verbete, sua importancia e interação com a Saúde Humana - 2'; (3) declamação de um pequeno trecho de poema letra de música que se relacione com o verbete descrito - 20'; (4) execução da música a qual teve seu trecho declamado - 3-5'; (5) execução do 'dingle' final e finalização com oferecimento e agradecimentos do programa e projeto - 20'. A leitura que vai ao ar do texto do verbete deverá ser feita pela sub-equipe responsável por sua escrita com os alunos se identificando antes da leitura. A proposta inicial é de que sejam veiculados na Rádio a 98,5 FM diamantina um miniprogramas semanais com reprizes duas ou três vezes por semana. Alem de disponibilizados como Podcasts na plataforma Spotify e Instagram (@palavra.saude). 3- Avaliação do Projeto A avaliação da efetividade do programa de rádio na criação de memórias afetivas será realizada a partir de questionário aplicado junto a população de Diamantina Minas Gerais, submetido por emailing. Tal questionário será aplicado no quinto mês e no décimo mês de execução do projeto. Adequações no formato e conteúdo deverão ser realizadas a partir das sugestões e avaliações no sexto e o décimo primeiro mês com o objetivo de melhorar sua efetividade. Nas reuniões semanais da equipe do projeto, avaliações constantes serão realizadas e documentadas no intuito de melhor adequar os resultados parciais aos objetivos pretendidos. Os ouvintes poderão enviar a numero de Whatsapp disponibilizado pela radio, sugestões de verbetes e feedbacks sobre efeitos e formatos dos programas.
Bertoncello, Marcos Notari. A convergência no radiojornalismo : uma análise das transmissões da rádio Jovem Pan de São Paulo através do facebook. Dissertação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, PUC-RS, 2019. Acessado 20/09/2019 em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8566 Brasil, 2011. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2011. PELLEGRINI FILHO, A.; BUSS, P. M.; ESPERIDIÃO, M. A. Promoção da Saúde e seus fundamentos: determinantes sociais da saúde, ação intersetorial e políticas saudáveis. In: PAIM, J. S.; ALMEIDA FILHO, N. (Org.). Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Med Book. 2014. p. 305-326. ROCHA, Viviane Cristina da; BOGGIO, Paulo Sérgio. A música por uma óptica neurocientífica. Per musi, Belo Horizonte , n. 27, p. 132-140, June 2013 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992013000100012&lng=en&nrm=iso>. access on 30 Sept. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992013000100012. Silva, Augusto Soares. A LINGUÍSTICA COGNITIVA UMA BREVE INTRODUÇÃO A UM NOVO PARADIGMA EM LINGUÍSTICA. Universidade Católica - Faculdade de Filosofia de Braga. Fonte: http://www.facfil.ucp.pt/lingcognit.htm TEIXEIRA, C. F.; VILASBÔAS A. L. Q. Modelos de Atenção à Saúde no SUS: Transformação, Mudança ou Conservação? In: PAIM, J. S.; ALMEIDA FILHO, N. (org.). Saúde Coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Med Book. 2014. Pag. 287-302.
A equipe consta de professores dos cursos de Medicina e de Letras que orientarão os estudantes em todas as stapas do projeto. Contudo, os estudantes irão realizar sobre supervisão do coordenador todas as etapas do projeto. Ficando responsáveis pela criação e seleção dos verbetes, elaboração dos textos em equipes, leitura e gravação do texto (sempre uma aluna e um aluno), seleção da musica tema e envio ao coordenador para finalização do mini-programa. Os estudantes irão ter seus nome divulgados em cada programa e acompanharão as avaliações do projeto por parte dos ouvintes. Este projeto de extensão possui suas raízes na indissociabilidade da relação entre pesquisa, ensino e extensão, visto que os alunos de graduação envolvidos na equipe de execução terão de participar da elaboração dos textos a serem lidos no programa que necessariamente passarão pela correção e orientação do docente coordenador. Ainda a discussão entre os estudantes de diferentes áreas do conhecimento gerarão visões ampliadas sobre a importancia do dialogo interdisciplinara para a solução de problemas tanto de saúde como na educação. A pesquisa em revistas científicas, livros atuais, bibliografias médicas e não médicas envolvidas na definição do verbete exigirá da equipe afinco no método científico, o que posteriormente poderá embasar publicações de seus resultados. O braço extensionista do projeto é o seu mais forte legado, visto que o grande público ouvinte das rádios, das plataformas digitais e dos meios de comunicação virtual receberão orientações e educação em saúde além dos muros da universidade e poderão contribuir com sugestões.
A associação das ciências das Letrase Linguística á área da Saúde é algo inusitado, mas possível além de extremamente necessário nesse momento de isolamento social e pandemia, onde a comunicação efetiva de hábitos de saúde é fundamental. A lingistica cognitiva e a educação em saúde podem gerar frutos e aprendizados para a equipe assim como para a população ouvinte e participante.
Público-alvo
Equipe multidiciplinar para discussão e formação coletiva do conceito de Linguagem cognitiva para educação em saúde. Professores, tecnicos e estudantes das faculdades de Letras e Medicina da UFVJM.
Pessoa ouvinte da cidade ou região.
Ouvintes do canal no Spotify
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
Divulgação dos miniprogramas de forma semanal além de centralizar as sugestões dos ouvintes.
Cronograma de Atividades
Criação e seleção da equipe nas faculdades de Medicina e Letras da UFVJM.
Escrita, correção, gravação dos miniprogramas
Veiculação periodica dos miniprogramas no radio e spotify.
Escrita dos relatórios, resumos e avaliações do projeto