Detalhes da proposta

Conhecendo a doença de Chagas na Serra Geral, no Norte de Minas Gerais

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    welyson tiano dos santos ramos

    Número de inscrição:

    2023101202316275

    Unidade de lotação:

    instituto de engenharia, ciência e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    endemias e epidemias

    Abrangência:

    regional

    Vinculado a programa de extensão:

    ufvjm dialogando com a comunidade da serra geral no norte de minas gerais

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

raquel aparecida ferreira Voluntário(a)

rita de cássia moreira de souza Voluntário(a)

max pereira gonçalves Vice-coordenador(a)

fernanda guerra lima medeiros borsagli Voluntário(a)

fidel edson de souza Voluntário(a)

elém patrícia alves rocha Voluntário(a)

leia gomes de sousa Bolsista

adrielle thalita rodrigues nunes Voluntário(a)

amanda layanne fernandes aguiar Voluntário(a)

anne priscila teixeira santana Voluntário(a)

ariane rosa de jesus Voluntário(a)

camilly sebastião gonçalves Voluntário(a)

daniel caldeira cardoso Voluntário(a)

emily thainá rodrigues de souza Voluntário(a)

hugo patrik rodrigues silva Voluntário(a)

jhennyfer rodrigues da cunha Voluntário(a)

marlon emanuel silveira barbosa Voluntário(a)

joao pedro nogueira araujo Voluntário(a)

martinha barbosa de souza Voluntário(a)

cleyton fernandes de souza Voluntário(a)

Resumo

A doença de Chagas (DC) ou tripanossomíase americana é uma infecção parasitária, considerada ainda como uma das mais importantes endemias da América Latina. No Brasil, a doença de chagas ainda é endêmica no Norte de Minas Gerais. Este projeto tem por objetivo fazer uma pesquisa exploratória sobre o conhecimento da população da região da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, em relação à doença de Chagas e seus vetores, ao mesmo tempo que busca elaborar ações educativas e material didático instrucional sobre a DC e incentivar o controle passivo da doença. No ano de 2023, as atividades consistirão: na coleta de dados na forma presencial e online, por meio de aplicação de questionários em diversas cidades da Serra Geral, tendo como público alvo, agentes de combate à endemias, agentes comunitários de saúde, alunos do 9º ano do ensino fundamental e população rural; elaboração de vídeos animados usando o aplicativo videoscribe, folders para o instagram, elaboração de panfletos informativos, preparação de material textual no formato de e-book; e realizando ações educativas no formato de palestras, oficinas e/ou minicursos.


Palavras-chave

Doença de Chagas , Trypanosoma cruzi, Triatomíneos, Barbeiros, bicudo, chupança, furão


Introdução

A doença de Chagas (DC) ou tripanossomíase americana é uma infecção parasitária causada pelo Trypanosoma cruzi, cuja transmissão se dá principalmente através dos vetores triatomíneos. Estes insetos, vulgarmente chamados barbeiros ou outras denominações como bicudo, chupança, furão, dependendo da região geográfica [1], são hematófagos obrigatórios e a transmissão vetorial do parasito ocorre durante ou imediatamente após o repasto sanguíneo, através das fezes contaminadas com o T. cruzi. A DC constitui uma das mais importantes endemias do Brasil e da América Latina, sendo considerada um grave problema de saúde pública devido à morbimortalidade da infecção, principalmente entre as populações com alta vulnerabilidade socioeconômica e de origem rural [2,3]. As ações de enfrentamento à DC sempre estiveram voltadas no sentido de interromper o contato do homem com os triatomíneos, uma vez que não há disponibilidade de vacina e o tratamento também não é totalmente eficaz. Atualmente o controle vetorial encontra-se na fase de vigilância, onde a participação comunitária é imprescindível para manter os níveis de controle alcançados, sendo este um dos principais desafios. [2]. Nesse projeto propomos a realização de ações educativas para disseminar e recolher informações sobre a DC e seus vetores na região da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais. Nessa perspectiva, o trabalho conta com a parceria do renomado Instituto René Rachou, Fiocruz Minas, referência no estudo da DC em Minas Gerais, localizado na cidade de Belo Horizonte. O projeto contará também com o apoio das secretarias de saúde e secretaria de educação, de diversas cidades do Norte de Minas (carta de apoio já apresentada ao comitê de ética, e também anexadas a esse projeto), e também da UFVJM. Basicamente o projeto pode ser dividido em duas etapas, uma de pesquisa/extensão e outra de ensino/extensão. A etapa de pesquisa consiste em uma pesquisa exploratória realizada implementada via questionários estruturados, direcionados e construídos para cada população de interesse. Em particular, nesse projeto há 4 populações como público alvo, a saber: (i) comunidade interna da UFVJM, (ii) Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), (iii) comunidade rural do norte de minas e (iv) alunos do 9° ano do ensino fundamental. Essas populações estão inseridas em 19 cidades da região de abrangência da UFVJM, campus Janaúba. Contudo no ano de 2023 o projeto se limitará a: 1 - coleta de dados do grupo (ii), via questionário online, com os ACS e ACEs das seguintes cidades, organizadas em bloco: Bloco I - Capitão Enéas, Jaíba, Porteirinha; Monte Azul; Espinosa; Bloco II - Mato Verde; Catuti;Pai Pedro, Santo Antônio do Retiro. 2 - coleta de dados presenciais dos grupos (iii) e (iv) nas cidades de Janaúba; Nova Porteirinha; Jaíba, Verdelândia. Vale-se destacar que a etapa de pesquisa encontra-se aprovada pelo comitê de ética da UFVJM. Os resultados desta pesquisa servirão de aporte para o desenvolvimento de diversas atividades extensionistas para as populações investigadas, focadas nas necessidades reais observadas. Efetivamente a segunda etapa, envolve o processo de ensino/extensão, por meio de ações junto à comunidade para trocas de saberes. Nesse caso, a disseminação de informação sobre a DC é prevista ocorrer tanto na modalidade presencial quanto a online, por meio de palestras, oficinas, minicursos, vídeos no youtube, entre outros, com a parceria de pesquisadores da Fiocruz Minas e de outras instituições. De maneira geral, o foco das atividades é provocar a comunidade e autoridade públicas a pensar sobre a DC e levar informação para a população, tais como os principais vetores encontrados na região; as formas de transmissão; como identificar o barbeiro; o que fazer se encontrar o barbeiro na residência - a quem procurar?; quais os cuidados ao coletar o barbeiro; entre outras perguntas. Além disso, considerando, atualmente, o papel da mídias digitais para a disseminação de informação e conhecimento, o projeto pretende continuar produzindo materiais audiovisuais para postar tanto no youtube quanto no instagram, além de material didático na forma textual, como panfletos e ebooks para entregar para a população e aos agentes de saúde e de endemias.


Justificativa

A DC tem um alto impacto social e econômico em toda a área endêmica [4,5], sendo considerada um problema de saúde pública nos 21 países da América Latina. Aproximadamente 6- 8 milhões de pessoas encontram-se infectadas pelo parasito. Outras 100 milhões vivem expostas ao risco de infecção pela doença [6,7]. Estima-se que 14.000 pessoas no mundo vão a óbito anualmente em decorrência da DC [6]. No Brasil, calcula-se que há 2 a 3 milhões de pessoas infectadas [4,8], e desses, aproximadamente 600.000 pessoas desenvolvem complicações cardíacas ou digestivas, levando à morte de 5.000 indivíduos a cada ano [9]. Apesar dos números expressivos, faltam informações atuais sobre a epidemiologia da doença no Brasil, incluindo um inquérito sorológico recente e mais incentivo à população para a manutenção da vigilância entomológica, que consiste no principal mecanismo de evitar novas infecções [9-12]. Segundo Vilela et al. [13], ironicamente a vigilância epidemiológica/entomológica reduz assim que a incidência da doença diminui, reduzindo também, por parte das autoridades, os investimentos na prevenção. Com isso, aumenta-se a probabilidade de a doença voltar a existir em áreas onde foi erradicada, ou se espalhar para novas regiões [14]. Obrigatoriamente, ações de controle sustentáveis para a prevenção e controle da DC passam pela informação e participação da população [13]. Contudo, no Brasil e no mundo, os municípios não possuem equipes bem estruturadas e atuantes no ramo educativo; também não há ações educativas formais estruturadas que priorizem a informação da população sobre a DC [13,15]. De modo geral, é evidente a necessidade de atividades educativas no treinamento de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE), para que eles possam transmitir à população informações necessárias para a percepção da importância da vigilância passiva, o trabalho de captura dos triatomíneos e a comunicação às autoridades de saúde [13]. Na realidade, é importante incentivar, principalmente nos municípios de regiões endêmicas, ações educativas de promoção à saúde para a população, disseminando informações sobre a DC [13]. Além dos ACS e ACE, um público promissor para receber ações educativas são os domiciliados em zonas rurais, estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e os alunos do ensino médio. A escolha da comunidade escolar justifica-se pelo fato dos estudantes serem agentes naturais de transmissão de informações para seus familiares, fazendo com que as informações cheguem a um público maior, além da escola ser um importante espaço de construção de conhecimento [16]; a escolha dos domicílios rurais é pautada pelo fato de a DC ter maior incidência nessas comunidades de maior vulnerabilidade socioeconômica [2,3]. Vale destacar que, para o desenvolvimento de ações educativas, é de fundamental importância a avaliação de conhecimentos sobre a DC e práticas de reconhecimento dos triatomíneos por parte da população. Ao mesmo tempo, tais avaliações podem servir na construção e/ou utilização em políticas públicas no combate à DC. Além disso, segundo Vasconcelos [17], estas avaliações são importantes para conhecer as crenças da população a respeito da DC, e com isso é possível produzir material educativo compreensível e atraente, aumentando a chance da participação da população na vigilância passiva. Nesse contexto, entendendo que a Universidade deve ser um agente ativo e transformador nas necessidades da população, este projeto de extensão visa fazer um levantamento do conhecimento relativo à DC e seus principais vetores de grupos populacionais de regiões da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais. A partir dos resultados obtidos, com as ações deste projeto se espera: i) sensibilização da população quanto aos riscos eminentes da Doença de Chagas; ii) uso da informação pela população para apoio na identificação e o controle do barbeiro nas comunidades; iii) instruir sobre os cuidados para prevenção da doença; iv) sensibilizar os municípios sobre a necessidades de ações voltadas a discutir a doença de Chagas. Salienta-se que a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus Janaúba, está localizada na porção nordeste do estado de Minas Gerais, sendo esta região uma das mais pobres no Brasil, que no século XX foi uma das áreas com maior incidência da DC, com presença regular de triatomíneos nos domicílios [18,19]. Diante do exposto, além das ações educativas, um levantamento do grau de conhecimento da população sobre a DC pode trazer grandes contribuições para os gestores da região definirem estratégias de saúde e políticas públicas voltadas para o enfrentamento da DC na região. Outra justificativa para o projeto são as oficinas e elaboração de materiais didáticos que irão ser fomentados pelo projeto. Destaca-se, ainda, a importância do desenvolvimento do projeto na região da Serra Geral, no Estado de Minas Gerais, considerando a vulnerabilidade social da população dessa região, que se apresenta com condições sociodemográficas, econômicas e de vida desfavoráveis. É importante destacar, que esse projeto não foi executado com bolsa no ano de 2022, logo não se trata de uma continuação, do ponto de vista de fomento da PROEXC. Porém, é um projeto registrado na PROEXC, que vem sendo executado sem bolsa. Por esse motivo, gostaríamos de compartilhar alguns resultados obtidos até o presente momento na execução do projeto (considerando que o projeto foi adaptado para atividades remotas): i) Elaboração de um projeto de pesquisa, que foi submetido ao comitê de ética, logrando aprovação. Nesse processo foram elaborados 4 formulários e 5 Termos de Consentimento Livre e Esclarecidos (TCLE). ii) Produção de vídeos animados sobre doenças de chagas. iii) Produção de folders para o instagram. iV) Participação em eventos científicos. V) Aplicação dos questionários na UFVJM e nas cidades de Janaúba, Nova Porteirinha, Manga, e Montes Claros juntos aos ACS e ACEs. VI) 1 trabalho de conclusão de curso (TCC) finalizado, com discussão de alguns dados já coletados, e 2 TCCs em andamentos. Os dados coletados até o momento reforçam a importância do projeto. Por exemplo, a partir dos dados coletados na cidade de Nova Porteirinha e análise do trabalho de TCC, foi possível observar que apenas 5,3% dos agentes (ACE e ACS) são efetivos e 63,2% exercem a função a um tempo inferior a um ano. Os participantes da pesquisa apresentavam idades entre 18 e 50 anos, estando 36,8% entre a faixa etária de 18 a 29 anos, 31,6% de 30 à 40 anos e 31,6% de 41 à 50 anos. A maioria dos participantes são do sexo feminino. Cerca de 89,5% dos candidatos conhecem alguém que teve ou tem a doença. Quando questionados sobre o agente etiológico da doença, 73,7% dos entrevistados responderam que a doença é causada por protozoário. Em contrapartida, 26,3% responderam que o causador da doença era um inseto. A grande maioria dos entrevistados (84,2%) acertou o vetor da DC, enquanto que 10,5% responderam que era um mosquito, e 5,3% respondeu que não sabia. Assim, considerando as ações do projeto, a continuação deste trabalho é relevante para o desenvolvimento de conhecimento na UFVJM nessa temática e na região da Serra Geral no Norte de Minas Gerais. Além disso, há a necessidade de um bolsista no projeto, que será essencial para dar prosseguimento nas atividades de 2023. Gostaríamos que fosse considerado o fato do projeto necessitar de recursos financeiros para as ações presenciais (coletas de dados nas escolas e população rural dos municípios Janaúba; Nova Porteirinha; Jaíba, Verdelândia.), para o custeio de combustível e material gráfico (panfletos a serem distribuídos para essas populações). Em média, na seção de gasto com transporte serão consideradas 2 visitas em cada escola que receberá o projeto e duas visitas a população rural em cada cidade descrita anteriormente. Como são 4 cidades, seria um total de aproximado de 16 viagens, ou 32 considerando separadamente a ida ao local e o retorno ao campus da UFVJM.


Objetivos

Objetivo Geral: Fazer uma pesquisa exploratória acerca do grau de conhecimento da população sobre a DC e promover ações educativas sobre a DC na região da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, e promover ações educativas. Objetivos específicos: 1 – Realizar uma pesquisa exploratória para avaliar o grau de conhecimento das seguintes populações, por meio da aplicação de questionários 2 - Aplicar questionários junto aos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) do municípios de Capitão Enéas, Jaíba, Porteirinha, Monte Azul, Espinosa, Mato Verde, Catuti, Pai Pedro, Santo Antônio do Retiro. 3 - Aplicar questionários junto à alunos do 9° ano do ensino fundamental, de escolas públicas dos municípios de Janaúba; Nova Porteirinha; Jaíba, Verdelândia. 4 - Aplicar questionários junto à população da zona rural dos municípios de Janaúba; Nova Porteirinha; Jaíba, Verdelândia. 5 - Produzir material didático audiovisual e textual, com fins educativos sobre a DC e seus vetores, e promover sua publicação nas mídias digitais do projeto. 6 - Realizar palestras, minicursos e/ou oficinas educativas sobre a DC para o público alvo do projeto. 7 – Incentivar a vigilância passiva na região da Serra Geral, em conjunto com a vigilância em saúde dos municípios. 8 – Promover a interação entre UFVJM e outras instituições, como Fiocruz, secretarias de educação e de saúde dos municípios onde a UFVJM está inserida. 9 - Promover a interação entre a UFVJM e comunidade externa. 10 – Realizar divulgação científica. 11 – Divulgar a UFVJM na região na qual ela está inserida.


Metas

De maneira objetiva, o projeto prevê como meta: 1 - Aplicar cerca de 124 questionários em escolas públicas, junto a alunos de 9º ano do ensino fundamental, cerca de 31 questionários por escola/município, em 4 cidades: Janaúba; Nova Porteirinha; Jaíba, Verdelândia. Promover ações educativas para esse público. 2 - Aplicar cerca de 124 questionários na zona rural dos municípios de Janaúba; Nova Porteirinha; Jaíba, Verdelândia, sendo cerca de 31 questionários por município. Promover ações educativas para esse público. 3 - Obter resposta aos questionários de aproximadamente 144 Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) do municípios de Capitão Enéas, Jaíba, Porteirinha, Monte Azul, Espinosa, Mato Verde, Catuti, Pai Pedro, Santo Antônio do Retiro. É considerado em média 16 respostas por município. Contudo, para esse público o número de respostas pode ser muito maior que o esperado, como também abaixo, por se tratar de questionário online. Promover ações educativas para esse público. 4 - Realizar análise dos questionários aplicados aos ACEs e ACS no ano de 2022 e apresentar os resultados as secretarias de saúde de 4 municípios: Janaúba, Manga, Montes Claros e Nova Porteirinha. 5 - Elaborar cerca de 500 panfletos informativos sobre a DC para distribuir para o público alvo do projeto. 6 - Entregar cerca de 1000 panfletos informativos de divulgação da UFVJM, contendo informação sobre a DC e sobre os cursos da UFVJM campus Janaúba para alunos das escolas públicas e pessoas da zona rural onde o projeto aplicar presencialmente os questionários em 2023. 7 - A produção de 5 vídeos animados, usando a ferramenta videoscribe ou outra similar, para publicação no youtube, e 5 folders com conteúdo associados aos vídeos para publicação no instagram do projeto. 8 - Participação de 10 alunos da UFVJM de diferentes campi nas atividades do projeto. As ações educativas citadas anteriormente poderão ser no formato de palestras, minicursos e oficinas.


Metodologia

Resumidamente, a fim de alcançar os objetivos e metas propostos, o projeto visa implementar 3 tipos de atividades, a saber: 1 - produção de material didático sobre a DC; 2- organização e realização de ações educativas sobre a DC; 3 - coleta de dados junto ao público alvo, por meio dos questionários, e análise dos mesmos. A metodologia referente a cada uma das atividades será descrita a seguir. 1 - Elaboração de material didático sobre a DC - Pretende-se continuar desenvolvendo dois tipos de materiais didáticos, os audiovisuais, no formato de vídeos para o youtube, tiktok e instagram, e os textuais no formato de e-book e folders, este último para o instagram. O ebook é um concepção futura, da junção de vários materiais textuais produzidos ao longo do projeto. A produção do material textual envolverá extensa pesquisa bibliográfica. No caso do material audiovisual, além da pesquisa bibliográfica padrão, já realizada para a elaboração dos folders e e-book, é necessário a montagem de roteiro, processo de revisão, gravação ( no formato de vídeo animado, usando a ferramenta videoscribe), edição (usando ferramentas de edição de áudio, como o audacity, e de video como o shotcut) e postagem nas redes sociais e no canal do youtube. Sob a supervisão dos docentes envolvidos no projeto, a produção dos materiais didáticos serão de responsabilidades dos discentes envolvidos no projeto, ficando incumbido prioritariamente a(o) bolsista do projeto a produção dos materiais audiovisuais, desde a revisão bibliográfica, criação de roteiro, gravação, e edição dos materiais, e sua respectiva publicação nas redes sociais. O projeto conta com a parceria da Fiocruz Minas, que auxiliará na revisão do material didático produzido no projeto. Ainda, está previsto como contribuição da Fiocruz a disponibilização de ciclos completos com barbeiros alfinetados e lâminas com o protozoário Trypanosoma cruzi para fins de ensino. 2- Organização e realização de ações educativas sobre a DC. Será organizado palestra, minicursos e/ou oficinas sobre a DC para o público alvo. A escolha de temas para essa atividade será pautada principalmente nas respostas obtidas nos questionários. Em particular, as atividades poderão ser ministradas por professores e/ou alunos do projeto, como também poderá ser feito convite a professores e pesquisadores de outras instituições para abordar temáticas pontuais de interesse do projeto, ampliando também a rede de colaboração do projeto. 3 - Coleta de dados junto ao público alvo, por meio dos questionários, e análise dos mesmos. Foram elaborados os termos de consentimento livre esclarecido, termo de assentimento livre esclarecido (para menores de 18 anos) e questionários estruturados, com questões sobre a DC e perguntas sociodemográficas. O projeto de pesquisa já foi submetido ao comitê de ética institucional da UFVJM, sendo logrado aprovação. No ano de 2023, seguiremos o cronograma de coleta de dados aprovado pelo comitê de ética, onde será aplicado questionários no formato online e também na forma presencial. Os questionários online, implementados via plataforma google forms, serão aplicados junto aos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) dos municípios de Capitão Enéas, Jaíba, Porteirinha, Monte Azul, Espinosa, Mato Verde, Catuti, Pai Pedro, Santo Antônio do Retiro. Os formulários serão enviados para email das secretarias de saúde dos municípios e/ou para os chefes imediatos dos agentes. O envio dos formulários para os agentes será de responsabilidade das chefias dos agentes nas instituições parceiras. A aplicação presencial ocorrerá nas cidades de Janaúba, Nova Porteirinha, Jaíba e Verdelândia junto alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e comunidades rurais. As escolas e comunidades rurais serão selecionadas no decorrer do projeto em diálogo com as superintendências regionais de ensino e as secretarias de saúde e/ou chefias dos ACEs. Findada a etapa de coleta de dados, será feito um tratamento das respostas obtidas – etapa de análise. Na etapa de análise, busca-se avaliar o grau de conhecimento da população a respeito do barbeiro e da DC, como também avaliar questões sociodemográficas. Em particular, a análise dos dados da pesquisa será atribuída ao bolsista e demais discentes envolvidos no projeto, tendo como retorno a produção de trabalho de conclusão de curso e publicação de artigos científicos pelos discentes. Com base nas respostas contidas nos formulários, haverá atualização dos materiais didáticos textuais que já vem sendo produzido no projeto, principalmente os folders que serão entregues diretamente a esta população no formato físico (no formato de panfletos), sendo a atualização focada em incluir as principais dúvidas identificadas no questionário – tomando como base as questões com maior número de erros. é importante destacar que o projeto conta com várias parcerias, como as secretarias de educação e de saúde dos municípios envolvidos, que atuarão na conexão dos pesquisadores ao público alvo. O projeto necessitará de auxílio financeiro para combustíveis (viagem para aplicação presencial dos questionários) e impressão de panfletos e questionários.


Referências Bibliográficas

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Inserção do estudante

É importante destacar a participação do estudante sob dois pontos de vista: i) da contribuição do estudante para o projeto e ii) a contribuição do projeto para os estudantes envolvidos. No primeiro caso, leva-se em conta que o projeto selecionará 10 estudantes, que poderão ser de quaisquer cursos da UFVJM e quaisquer Campi. Logo, naturalmente, espera-se uma diversidade de formação, o que seria positivo à luz dos objetivos do projeto, pois promoveria uma discussão interprofissional e interdisciplinar na elaboração das atividades, além das diferentes experiências regionais envolvidas. Some-se a isso o fato que na UFVJM há o curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, onde os estudantes têm contato com diferentes áreas do conhecimento, e diferentes cursos na área de saúde que se relacionam diretamente à temática desta proposta. Nesse projeto, conhecimentos em biologia, geografia, física, química, matemática, entre outras disciplinas, serão de grande valia para a produção de material didático do projeto. Em particular, a matemática (análises estatísticas) está agregada à etapa de avaliação das informações coletadas por meio dos questionários sobre a DC. A área de Biologia é claramente detectável, uma vez que parte do trabalho envolve a disseminação de informações sobre a DC e sobre os triatomíneos. Geografia está associada ao mapeamento geográfico das populações de triatomíneos comunicadas aos órgãos de saúde e caracterização dos principais ecossistemas onde esses insetos são encontrados. A química e a física quando a discussão envolve os exames de detecção da doença ou os equipamentos utilizados nos processos, e assim por diante. Agora, no segundo caso (ii), discute-se a contribuição do projeto para a formação dos estudantes envolvidos. O projeto possibilita diretamente que o discente se envolva em atividades de ensino, durante as atividades educativas presenciais, e durante a produção dos materiais didáticos. O projeto proporcionará aos discentes o envolvimento com atividades de pesquisa – etapa de coleta, análise de dados via formulários e desenvolvimento de trabalhos científicos para eventos e periódicos. Por fim, o projeto propicia efetivamente aos alunos uma atividade de extensão, ao provocar o aluno a desenvolver ações para levar o conhecimento para fora dos muros da universidade, e, por outro lado, buscar o conhecimento popular para dentro da universidade, traçando uma relação clara entre a UFVJM e comunidade externa. Assim, o projeto promove o ensino, pesquisa e extensão de maneira indissociada. Vale destacar ainda que os estudantes estarão em contato direto com os professores. A capacitação discente ocorrerá em um processo contínuo, durante o processo de preparação do material didático, cujas dúvidas serão levadas aos professores e membros parceiros, e durante as atividades de análises dos formulários de pesquisa. Prevê-se reuniões mensais com bolsista e discente para orientação e planejamento das atividades mensais, e reuniões quinzenais para acompanhamento da execução do projeto. A participação dos discentes na organização das ações é ponto interessante a se ressaltar, uma vez que promove formação acadêmica em atividade de gestão. Em linhas gerais, os estudantes ficarão responsáveis por: 1 – Realizar o levantamento bibliográfico para a construção dos materiais didáticos. 2 – Produzir os materiais didáticos, em todas as suas formas, audiovisual e ou textual. 3 – Auxiliar na organização das ações do projeto, incluindo palestras, minicurso e oficinas, tanto na forma presencial quanto online. 4 – Participar das reuniões em grupo. 5 – Aplicar os formulários, tanto no caso presencial quanto no formato online e analisar os resultados obtidos. 6 - Escrever trabalhos científicos para submissão em eventos científicos e em periódicos. Os alunos integrantes do projeto serão avaliados observando sua desenvoltura em cada uma das atividades atribuídas a eles. Desta maneira, esse projeto também tem como propósito complementar a formação dos discentes de graduação do BC&T e dos cursos terminais da UFVJM campus Janaúba, e demais alunos de outros cursos da UFVJM. Busca-se promover a participação dos discentes no processo educacional regional, bem como ampliar sua participação nas atividades relativas ao ensino, pesquisa e extensão da UFVJM. Espera-se que a participação do discente contribua de maneira sólida para sua formação acadêmica-profissional.


Observações

Destaca-se a importância do desenvolvimento desse projeto na região da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, considerando os índices da doença na região e a vulnerabilidade social da população, que se apresenta com condições sociodemográficas, econômicas e de vida desfavoráveis. O projeto tem contribuído positivamente na formação dos discentes e docentes envolvidos, fortalecendo práticas humanas e profissionais, engajados, de modo consciente, na realidade social regional. É importante destacar que o projeto integra ensino, pesquisa e extensão por se colocar como um meio estratégico para promover práticas integradas entre várias áreas do conhecimento. A multidisciplinaridade envolvida no projeto, ou seja, a possibilidade de troca de experiências com indivíduos de diferentes formações, possibilita um trabalho capaz de valorizar o diálogo, a autonomia, a troca de experiências, com valorização do saber e do ser humano, inserindo a UFVJM na sociedade local. Ressalta-se, por fim, a interação da UFVJM com outras instituições e entes públicos propiciada pela execução do projeto.


Público-alvo

Descrição

Alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas dos seguintes municípios: Janaúba; Nova Porteirinha; Jaíba, Verdelândia. Serão aplicados cerca de 31 questionários por município, podendo ser em uma ou duas escolas. Será necessário transporte para visitar as escolas e captar os estudantes e realizar aplicação dos questionários.

Descrição

Comunidade rural dos seguintes municípios: Janaúba; Nova Porteirinha; Jaíba, Verdelândia. Serão aplicados cerca de 31 questionários por município, podendo ser em uma ou duas comunidades. Será necessário transporte para visitar as escolas e captar os participantes e realizar aplicação dos questionários.

Descrição

Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) do municípios de Capitão Enéas, Jaíba, Porteirinha, Monte Azul, Espinosa, Mato Verde, Catuti, Pai Pedro, Santo Antônio do Retiro. É considerado em média 16 respostas por município. Contudo, para esse público o número de respostas pode ser muito maior que o esperado, como também abaixo, por se tratar de questionário online.

Descrição

Estudantes de graduação de vários cursos e campi da UFVJM.

Municípios Atendidos

Município

Capitão Enéas

Município

Porteirinha

Município

Jaíba

Município

Monte Azul

Município

Espinosa

Município

Mato Verde

Município

Catuti

Município

Pai Pedro

Município

Santo Antônio Do Retiro

Município

Janaúba

Município

Nova Porteirinha

Município

Jaíba

Município

Verdelândia

Município

Montes Claros

Município

Manga

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Está previsto como contribuição da Fiocruz a disponibilização de ciclos completos com barbeiros alfinetados e lâminas com o protozoário Trypanosoma cruzi para fins de ensino. Os pesquisadores dessa instituição também participaram na elaboração dos instrumentos de coleta de dados. Ainda, os pesquisadores da Fiocruz auxiliam nas etapas de revisão dos materiais didáticos gerados no projeto.

Participação da Instituição Parceira

Há participação das secretárias de saúde das cidades: Capitão Enéas, Jaíba, Porteirinha, Monte Azul, Espinosa, Mato Verde, Catuti, Pai Pedro, Santo Antônio do Retiro, Janaúba, Montes Claros, Manga e Nova Porteirinha. O papel dessa colaboração consistem em fazer a conexão das atividades do projeto com os servidores da saúde, em particular os agente de combate a endemias e os agentes comunitários de saúde, disponibilizando-os inclusive para participação em atividades de capacitação.

Participação da Instituição Parceira

Secretaria de educação de Janaúba; Nova Porteirinha; Jaíba, Verdelândia, tendo com função ser corresponsável eticamente pelas aplicações dos questionários nas escolas sob sua tutela, além de auxiliar a introdução do projeto nas escolas, bem como auxiliar na escolha das escolas.

Participação da Instituição Parceira

A superintendência é responsáveis pelas escolas estaduais que possuem ensino fundamental. Ela auxiliará na escolha das escolas a receber as atividades educativas e de pesquisa.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Aplicação de questionário online junto aos Agentes de combate a endemias e Agentes comunitários de Saúde das cidades: Capitão Enéas; Jaíba, Porteirinha; Monte Azul; Espinosa.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Aplicação de questionário online junto aos agentes de combate a endemias e agentes comuntários de saúde das cidades: Mato Verde; Catuti; Pai Pedro, Santo Antônio do Retiro.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Aplicação de questionário presencial junto as comunidades rurais e alunos do 9º ano do ensino fundamental das cidades: Jaíba, Verdelândia.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Aplicação de questionário presencial junto as comunidades rurais e alunos do 9º ano do ensino fundamental das cidades: Janaúba e Nova Porteirinha.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Elaboração de material didático, videos animados e textos científicos para compor a elaboração de um e-book para o projeto.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Organização e realização de palestras, minicursos e oficinas para o público alvo, baseado em análises previas dos questionários.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Escrita do relatório Final do projeto!