Visitante
Ciência e Música
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
welyson tiano dos santos ramos
2023102202348775
instituto de engenharia, ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
linguística, letras e artes
cultura
educação
música
municipal
ufvjm dialogando com a comunidade da serra geral no norte de minas gerais
Sim
Membros
gisele conceição vieira de sousa
Bolsista
fidel edson de souza
Voluntário(a)
max pereira gonçalves
Voluntário(a)
Esse projeto visa primariamente o ensino de música teórica e prática em violão e flauta doce. As ações do projeto serão voltadas para três públicos alvos: membros da comunidade interna da UFVJM (docentes, técnicos e alunos), alunos da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo e pessoas da comunidade externa da UFVJM da cidade de Janaúba. Serão ofertadas um total de 70 vagas no ano de 2023. O objetivo secundário do projeto consiste no ensino e divulgação científica utilizando a música como meio lúdico.
Divulgação científica, educação, ensino de ciência, música, violão, flauta doce
Com o intuito de promover a integração entre a UFVJM, campus Janaúba, e a região em seu entorno, este projeto pretende utilizar o ensino de música como ferramenta lúdica e transformadora para nortear essa interação. Há muito se sabe dos encantos que a música provoca nas pessoas, desde jovens a adultos. Apesar do misticismo acerca do ensino de música, onde muitos acreditam que a música é para quem tem “o dom”, hoje em dia, reconhece-se que o ensino de música pode ajudar no aprendizado, no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, na criatividade, na sensibilidade, no reconhecimento da diversidade cultural ao qual o estudante está inserido, além de promover a integração entre alunos [1]. Atualmente, o próprio governo reconhece que o ensino de música deve ser obrigatório em toda educação básica, segundo a Lei n° 11.769 sancionada em 18 de agosto de 2008. Embasado nessas primícias, o presente projeto visa promover o ensino de música para a comunidade interna e externa da UFVJM, campus Janaúba, com aulas de violão e flauta doce. Como objetivo secundário, busca-se desenvolver estratégias lúdicas de divulgação científica e de ensino de Ciência e Tecnologia (C & T). Assim, esse projeto visa elaborar uma rota alternativa para a inserção do Ensino de Ciência no cotidiano da comunidade, além de promover o desenvolvimento da musicalidade tanto para a comunidade externa quanto interna da UFVJM, campus Janaúba. No ano de 2023, o projeto pretende atender 70 pessoas diretamente e indiretamente 5 pessoas. O público alvo do projeto consiste em 30 alunos da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo (15 alunos para o ensino de flauta e 15 para o curso de violão), 30 pessoas da comunidade externa da UFVJM, de idade a partir dos 7 anos (15 alunos para o curso de flauta e 15 para o curso de violão) e 10 membros da comunidade interna (alunos, professores, técnicos, entre outros) da UFVJM, Campus Janaúba, sendo ofertado 5 vagas para o ensino de flauta e 5 vagas para o ensino de violão. O projeto estabeleceu duas parcerias: uma com a Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, onde ocorrerão as ações do projeto para parte do público externo; a outra com a Igreja São José Operário, onde serão ofertadas as atividades do projeto para outra parcela do público externo, com as inscrições abertas para a população em geral.
Numa sociedade onde se destaca a interatividade e a correlação entre conceitos, é extremamente necessário que o ensino de ciências seja reinventado levando em consideração metodologias que abordem essa nova realidade. Contudo, apesar dos avanços tecnológicos, o ensino de ciência tem, ainda, com destaque para a ciência exatas e da terra, encontrado grande resistência por parte dos alunos [2-3], em virtude da dificuldade dos discentes em associar o que é visto em sala de aula com seu cotidiano [4-5]. Pensando nisso, o ensino de música surge como uma “porta” para explorar conceitos de ciência de uma maneira lúdica e cativante, uma vez que a música e o Ensino de Música em si, já estão intimamente ligados à Ciência. Por exemplo, o estudo da partitura (com suas divisões de tempo) pode ser uma oportunidade de mostrar aos participantes a relevante presença da matemática na natureza. Por outro lado, as notas musicais podem ser estudadas numa nova perspectiva, a da física, onde se pode introduzir conceitos como frequência, onda estacionária e geração de harmônicos. O Timbre (associado aos valores das frequências de oscilação do som no interior de uma cavidade) dos instrumentos pode ser entendido como uma consequência do formato dos instrumentos, que “obriga” as ondas a oscilarem em determinadas frequências no interior dos mesmos. Na verdade, a música não se relaciona apenas com matemática e física, mas também com outras ciências básicas, como biologia, por exemplo, na descrição do sistema auditivo e vocal. Sabe-se que o som se propaga, por meio da vibração das moléculas que constituem o ar, até chegar a membrana timpânica, localizada no ouvido interno. A vibração do ar faz com que os ossos do ouvido interno oscilem, movimentando o líquido contido no labirinto. A oscilação desse líquido é captada por receptores sensoriais que transforma este estímulo em impulso nervoso, potencial de ação. O potencial de ação é um potencial eletrolítico que se propaga pelo neurônio até o diencéfalo, onde a informação é interpretada. Assim, fica claro o potencial do ensino de música como ferramenta de ensino e divulgação de ciência. Em linhas gerais, esse projeto pretende estimular a inserção da cultura em ambientes educacionais e utilizar o ensino de música como rota alternativa para estimular a comunidade interna e externa da UFVJM a pensar sobre a importância da ciência nos dias atuais. Ao mesmo tempo, esse projeto permitirá a integração entre a UFVJM e a comunidade externa por meio de uma atividade lúdica. Some-se a tudo isso, o fato que na UFVJM, campus Janaúba, fora o projeto Ciência e Música, ainda não se desenvolve regularmente atividades culturais para a comunidade interna e externa, sendo este projeto o principal veículo de disseminação cultural de nosso campus. Justificativa acerca do projeto se enquadrar no Procarte: Uma vez que este projeto visa precipuamente o ensino de música, ele está alinhado com alguns dos objetivos do Plano Nacional de Cultura (PCN) instituído pela Lei 12.343, de dezembro de 2010, em seu Art. 2o: II - proteger e promover o patrimônio histórico e artístico, material e imaterial; III - valorizar e difundir as criações artísticas e os bens culturais; VI - estimular a presença da arte e da cultura no ambiente educacional; VII - estimular o pensamento crítico e reflexivo em torno dos valores simbólicos. Justificativa do público alvo - 30 alunos do ensino básico a fim de estimular a inserção da cultura e da ciência no ambiente educacional e estimular o pensamento crítico e reflexivo em torno dos valores simbólicos. Segundo Ernst Cassirer [6] e Susanne Langer [7], às manifestações da Cultura são formas simbólicas particulares ao indivíduo (religião, arte, música, conhecimento, linguagem e mito), onde o ser humano visa dar significado ao real de modo objetivo. 30 inscrições abertas a qualquer pessoas da comunidade externa da UFVJM, com o intuito de disseminar atividades culturais, ao mesmo tempo divulgar a UFVJM na região onde ela está inserida. 10 membros da comunidade interna (alunos, professores, técnicos, entre outros) da UFVJM, com o objetivo de inserir a cultura no ambiente educacional da UFVJM campus Janaúba. A longo prazo, esse projeto tem como perspectiva estimular a formação de grupos musicais instrumentais na UFVJM campus Janaúba. O quantitativo de participantes foi estabelecido na expectativa de público em cada setor que o projeto será implementado e também baseado nas experiências prévias do projeto em edições anteriores (realizado no formato online). Esse projeto vem sendo desenvolvido desde o ano de 2021. Nesses dois primeiros anos as atividades ocorreram na forma online, devido a pandemia da COVID-19. Logo, não tivemos a oportunidade de perceber na prática presencial a aderência do público ao projeto na cidade de Janaúba. Contudo, no formato online o projeto superou nossas expectativas iniciais para aulas de violão e deixou a desejar quanto às aulas de flauta, no sentido de números de alunos interessados e inscritos. Contudo, no caso da ação envolver uma escola, acreditamos pelo menos nesse setor a uma probabilidade maior do projeto alcançar as metas, principalmente para o ensino de flauta, pois a escola torna-se mediadora entre o projeto e nosso público alvo. Justificativa da necessidade de bolsista - É necessário envolver em atividades culturais os alunos da UFVJM, Campus Janaúba. Além disso, o desenvolvimento de atividades musicais envolve tarefas como a montagem de apostilas de violão e de flautas e a elaboração de um repertório. Do ponto de vista dos objetivos secundários, o projeto vem desenvolvendo material didático para o ensino de ciência, no formato textual e audiovisual publicado no youtube e instagram. Além disso, o bolsista atuará diretamente no ensino teórico e prático de um dos instrumentos (violão ou flauta).
Objetivo Geral: Desenvolver o Ensino de Ciência por meio da música e proporcionar o ensino da música num contexto científico na UFVJM Campus Janaúba. Objetivos específicos: 1 - Promover o Ensino de Música teórica e prática em violão e flauta doce para a comunidade externa à UFVJM. 2 - Promover o Ensino de Música teórica e prática em violão e flauta doce na UFVJM, Campus Janaúba. 3 - Elaborar material didático de ensino de música envolvendo o ensino de ciências. 4 - Desenvolver material de divulgação científica para postagem no youtube e instagram. 5 - Promover a divulgação da UFVJM no município de Janaúba. 6 - Promover a interação da UFVJM com diferentes setores da comunidade externa.
A partir das ações desse projeto almeja-se as seguintes metas quantificáveis: 1 - Contemplar 30 alunos da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo com o ensino de música, sendo 15 vagas para violão e 15 vagas de flauta. 2 - Levar o ensino de música de violão e flauta doce para 30 pessoas da comunidade externa, aberta a qualquer pessoas a partir dos 7 anos de idade. 3 - Promover o ensino de flauta doce e violão na UFVJM, campus Janaúba, para 10 membros da comunidade interna (alunos, professores, técnicos, entre outros) da UFVJM, Campus Janaúba. 4 - Elaborar um apostila para o projeto e realizar a sua distribuição para os alunos. É previsto uma apostila com cerca de 100 páginas, o que implica na necessidade de 7mil impressões, considerando os 70 alunos. 5 - Produção de 300 folder de divulgação da UFVJM, atrelado a divulgação das atividades do projeto. 6 - Produção de um pôster, como solicitado no edital - É acrescentado cópias coloridas nas despesas de impressão, a fim de planejar a produção do pôster exigido no edital. Como metas não quantificáveis, é previsto: 1 - A produção de material didático de música relacionado ao contexto científico. 2 - Produção de vídeos científicos e material de divulgação científica para mídias digitais, como youtube e instagram, utilizando a temática música como pano de fundo. 3- Aproximação do projeto a entidades culturais de Janaúba e região.
Este projeto será desenvolvido a partir das seguintes etapas: 1 - Seleção dos discentes que irão participar como monitores no projeto. 2 – Planejamento e elaboração das atividades de teoria musical e prática instrumental para o ano de 2023. 3 – Planejamento e Elaboração de material didático, buscando correlação com a matemática, física, química e biologia, história, entre outras disciplinas do ensino médio, enfatizando o caráter científico.. 4 – Elaboração de experimentos de ciências ou explicações científicas correlacionados a temas da teoria musical. No caso dos alunos da Escola Rômulo Sales de Azevedo, esse tópico tem um ajuste especial, poderão ser realizadas atividades no formato de oficinas onde os alunos poderão eles mesmos construir os experimentos, colocando a “mão na massa”. 6 – Construção de instrumentos avaliativos do projeto, para que os participantes avaliem o projeto, via formulário digital do google forms e/ou formulários impressos, em ambos casos sem identificação dos participantes. 7 - Elaboração de critérios e instrumentos avaliativos para a certificação dos participantes no projeto. Nessa etapa, o projeto poderá fazer uso de ferramentas digitais como google classroom e google forms. 8 - As inscrições para o curso ocorrerão de duas formas distintas: (a) Na Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo a diretoria ficará responsável em selecionar os participantes, desenvolvendo seus próprios critérios de seleção; (b) para os demais participantes, tanto na comunidade interna quanto externa da UFVJM, será feita chamada pública via meio de comunicação - (I) na UFVJM será solicitado a Proexc e a diretoria do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia, do campus Janaúba, que transmita a oportunidade de seleção aos contatos institucionais; (II) para a comunidade externa algumas alternativas para divulgar a seleção do projeto incluem a divulgação em rádio e televisão, envio de email para setores públicos como a secretaria de educação, entre outros, e em particular contaremos com a parceria da igreja São José Operário que, além de ofertar o espaço físico para ações do público externo da UFVJM, oferecerá um ponto físico para inscrição no projeto e auxiliará na divulgação da seleção. 9 - Dos espaços físicos para a realização das atividades: (a) na UFVJM será utilizadas salas de aulas convencionais; (b) a Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo ofererá ao projeto uma espaço físico para o desenvolvimento das atividades do projeto - nessa escola as atividades ocorrerão no contraturno dos alunos envolvidos; (c) como dito anteriormente, a igreja São José Operário será o local das atividades do projeto para a comunidade externa geral. 10 - Os discentes do projeto ficarão responsáveis pelo planejamento, elaboração e produção dos materiais didáticos e de divulgação do projeto, bem como pelas atividades musicais.
[1] Silva, Anusca Anerita da. “A importância do ensino de música na educação infantil na escola dom marcolino dantas”, monografia, Natal, 2014. [2]. F. Santos, F. Ostermann, and G. Ferraz, Rev. Bras. Ensino Física 32, 1402 (2009). [3]. T. C. Menestrina, A. P. Kolaceke, and V. L. Soethe, in 6o Encontro extensão da UDESC (2011). [4]. F. Damasio and H. Steffani, Rev. Bras. Ensino Fisica 30, 4503 (2008). [5] D. Ausubel, J. Novak and H. Hanesian, Educational Psychology; A Cognitive View (Holt, Rinehart Winston, New York, 1978), p. 685. [6] CASSIRER, Ernst. A Filosofia das formas simbólicas. V. I. São Paulo: Martins Fontes, 2001. [7] LANGER, Susanne. Filosofia em nova chave. São Paulo: Perspectiva, 2004.
Os discentes participarão de maneira efetiva elaborando o material didático de ensino, científico e o de divulgação. Os monitores do projeto também ficarão responsáveis pela gestão das inscrições dos participantes e da construção dos instrumentos de avaliação do projeto pelos participantes, como também dos instrumentos de avaliação dos estudantes para a certificação. Os estudantes também poderão atuar como instrutores nas aulas práticas e teóricas. No campus Janaúba há vários alunos que possuem um nível elementar em música, por esse motivo existe a possibilidade de estabelecer um curso básico de teoria e prática musical ministrados pelos discentes, sob a supervisão dos professores vinculados à proposta. Nesse contexto, a formação técnica do discente em dos cursos existente no IECT será preponderante para ele correlacionar a teoria musical com os conceitos de ciência. Em particular, vale ressaltar que os cursos oferecidos no IECT têm como base disciplinas de física, biologia e química, onde naturalmente há uma correlação com a música. Os alunos participarão ativamente das atividades musicais, inserindo-os, dessa forma, em uma troca cultural constante. As atividades de ensino associada à ciência e música ajudará no desenvolvimento do aluno do ponto de vista teórico/prático.
Atividades culturais são extremamente importantes na formação do ser humano. Em particular o projeto traz atividades musicais para o campus de Janaúba, que atualmente não possui atividades culturais regulares. Some-se a isso o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região da Serra Geral, onde está inserida a UFVJM campus Janaúba, que dificulta o acesso a muitas atividades culturais e científicas. Logo fomentar atividades que promovam a disseminação de conhecimento nas mais variadas áreas, e se possível correlacionando-as, auxilia no desenvolvimento da comunidade. Esse projeto é de grande relevância para a região por ter como meta a disseminação de cultura ao mesmo tempo que realiza divulgação científica.
Público-alvo
Estudantes do ensino básico fundamental e/ou médio.
A inscrição será aberta a qualquer pessoa da comunidade externa com idade igual ou superior a 7 anos.
A inscrição será aberta a qualquer pessoa da comunidade interna da UFVJM, campus Janaúba.
Municípios Atendidos
Janaúba
Parcerias
A escola atuará conectando os projeto aos alunos, fazendo a seleção dos 30 alunos, segundo próprios critérios de seleção, e oferecerá espaço para o desenvolvimento das atividades.
A igreja São José Operário será o local das atividades do projeto para a comunidade externa geral. Ainda, a igreja auxiliará no processo de divulgação e funcionará como ponto de inscrição presencial para o projeto.
Cronograma de Atividades
Aulas de flauta doce e violão semanais.
Aulas de música para a comunidade externa da UFVJM na igreja são José
Aulas de música violão e flauta na UFVJM campus Janaúba
Etapa de planejamento e organização das atividades do projeto, incluindo a elaboração dos formulários de inscrição, formulários de auto avaliação do projeto, formulários de avaliação do projeto (pergunta de opinião dos participantes acerca das atividades do projeto) e os instrumentos de avaliação do projeto para certificação dos participantes.
Planejamento e desenvolvimento dos materiais do projeto