Visitante
Gestantes em foco: o resgate da autoestima
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
liliane da consolacao campos ribeiro
2023101202341298
departamento de enfermagem
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
educação
saúde da família
regional
programa de atenção integral a saúde
Não
Membros
daisy de rezende figueiredo fernandes
Vice-coordenador(a)
heloisa helena barroso
Voluntário(a)
ana carolina lanza queiroz
Voluntário(a)
fabiana angélica de paula
Voluntário(a)
george sobrinho silva
Voluntário(a)
eliene pereira da silva
Bolsista
maria da penha rodrigues firmes
Voluntário(a)
gabriela de cássia ribeiro
Voluntário(a)
bárbara ribeiro barbosa
Voluntário(a)
paulo henrique da cruz ferreira
Voluntário(a)
liliany mara silva carvalho
Voluntário(a)
A gestação é conhecida como uma fase em que as mulheres sofrem modificações físicas, metabólicas, psicológicas, ou mesmo, sociais. Não raro, certas modificações podem gerar pensamentos negativos e baixa autoestima, uma vez que, o corpo que gesta, passa a não se enquadrar ao atual padrão físico imposto pela sociedade e com isso poderá afetar a relação mãe-bebe e até mesmo o interesse da mulher em consultas de pré-natal. Acreditamos que, um pré-natal realizado com base no cuidado humanizado, centrado na mulher, na sua família, na promoção de sua saúde, pode favorecer sobremaneira que a fase gestacional seja encarada de maneira mais tranquila, ao permitir o esclarecimento de dúvidas e orientações (cientificamente embasadas) acerca as alterações nela previstas. Assim, este projeto visa o cuidado integral e acolhedor para com as gestantes, por meio da fotografia, e a integração entre ensino e serviço, no caso a Atenção Primária em Saúde, onde geralmente são realizados os acompanhamentos pré-natal. Assim, o objetivo deste trabalho é promover o resgate da autoestima das gestantes por meio de ações de educação em saúde e registro fotográfico. Trata-se de um projeto de abordagem qualitativa, por meio de grupos com gestantes em municípios que recebem alunos do último ano do curso de graduação em enfermagem. Serão trabalhadas com as gestantes, durante os encontros, questões de autoestima, valorização da mulher. Também serão estimuladas a participarem das consultas de pré-natal e esclarecidos assuntos como aleitamento materno, cuidados na gestação, parto e puerpério, informações sobre a evolução da gestação, informações sobre exames realizados, sexualidade e outras dúvidas que vierem a surgir. A cada encontro será realizado um ensaio fotográfico e a gestante receberá uma foto impressa e as outras serão encaminhadas por meios eletrônicos. De 2017 quanto o projeto iniciou já foram fotografadas 270 mulheres e seus familiares , sendo retratados os seus rostos, corpos, detalhes e expressividades entre elas, o bebê e seus companheiros. Para as gestantes, o projeto tem proporcionado maior interação entre elas e seus bebês, valorizando-as como mulher, além de mãe, e possibilitando um novo olhar sobre a gestação. Acreditamos que este projeto possa contribuir com a autoestima das gestantes, empoderando-as para esta nova fase de suas vidas a fim de melhorar a relação mãe e filho.Espera-se que os estudantes participantes do projeto apliquem os conhecimentos nos serviços de saúde, e que ao se formarem, possam levar este conhecimento onde estiverem. Além disso, este projeto tem promovido integração, ensino, extensão e pesquisa uma vez que o projeto também é registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e pós graduação da UFVJM.
Gestante, Saúde da Família, Registro Fotográfico, Empoderamento, Autoestima
A gestação é um período único na vida da mulher, marcado por alegrias e realizações, e também por diversas alterações: psicológicas, físicas e sociais (CASTRO et al., 2021). Este momento pode desencadear uma gama de (novos e ou antigos) sentimentos e sensações na mulher: amor, paixão, afeto, medos, insegurança e incertezas, entre outros. Por vezes, estas mudanças são influenciadas por experiências vivenciadas e ou compartilhadas por familiares, amigos e vizinhos, o que pode levar a desfechos positivos ou negativos, a depender de sua repercussão na gestante (MALUMBRES; BARRETO, 2016). Dentre as alterações advindas da gestação, tem-se por exemplo, a questão da aparência física, em consequência das mudanças na imagem corporal destas mulheres. Não raro, certas modificações podem gerar pensamentos negativos e baixa autoestima, vez que o corpo que gesta passa a não se enquadrar ao atual padrão físico imposto pela sociedade (DIAS et al., 2021; FERRAZ et al., 2021). De acordo com Oliveira (2018), um pré-natal realizado com base no cuidado humanizado, centrado na mulher e na promoção de sua saúde, pode favorecer sobremaneira que a fase gestacional seja encarada de maneira mais tranquila, ao permitir o esclarecimento de dúvidas e orientações (cientificamente embasadas) acerca as alterações nela previstas. Gaíva et al. (2018) enfatizam a importância de não se focar apenas em consultas e solicitações de exames, mas pautar a atuação na formação de vínculos entre a usuária e a equipe de saúde. Ademais, conforme apontam Dias et al. (2021), o incentivo à participação e apoio da família e o desenvolvimento de ações lúdicas e educativas de saúde que enalteçam o amor próprio e a necessidade do auto cuidado são importantes tanto para a mulher como para o bebê. Para Santana et al. (2019), as ações lúdicas, como a pintura na barriga e os registros fotográficos podem proporcionar emoções positivas à gestante e sua manutenção – e não apenas um bem-estar momentâneo - influenciando diretamente no elo entre a mãe e o feto,e também nas relações entre a gestante e os profissionais de saúde que atuam no serviço de atenção primária onde o pré-natal é realizado (SANTANA et al., 2019). Trabalhar a mulher, a sua singularidade, a autoestima e a compreensão que cada uma é única, pode contribuir com maior aceitação, melhor relação da gestante com a família e o bebê. Algumas mulheres relataram um declínio significativo na satisfação da imagem corporal da pré-gravidez até a gravidez precoce ( SANTOS et al.,2019) e esta variação é estendida para o período pós-parto (BOSCAGLIA N, SKOUTERIS H, WERTHEIM ,2003). É nessa perspectiva que surgiu em 2017 o projeto de extensão: Gestantes em foco: o resgate da autoestima, que visa articular a utilização da fotografia na promoção da autoestima na gestação. Até o momento foram beneficiadas quase 260 gestantes e seus familiares, nos municípios de Datas, Serro, Gouveia, Presidente kubstcheck, Felício dos Santos, Couto Magalhães de Minas, Serro, São Gonçalo do Rio Preto Santo Antônio do Itambé e de Diamantina, foi realizado três defesas de trabalhos de conclusão de curso, publicado 3 artigos científicos, um capítulo de livro, vários trabalhos em evntos científicos,sendo aprovado em todos os editais de extensão da UFVJM durante este período.
De acordo com Ferraz et al. (2021), durante o ciclo gestacional as mulheres sofrem alterações na imagem corporal que trazem impactos na qualidade de vida e no bem-estar tanto físico como emocional. No entanto, após a realização dos encontros mensais, rodas de conversa e atividades em sala de espera – foi comum perceber nos diferentes cenários onde o projeto foi realizado – que as alterações no corpo passaram a ser vistas como algo bonito pelas participantes, aumentando o elo mãe e bebê e equipe de saúde. Com a consolidação dos vínculos, agendavam-se as sessões fotográficas. Geralmente, essas ocorriam em grupos constituídos por seis a dez gestantes, em diferentes etapas do ciclo gravídico. Essa diversidade de corpos e estágios gravídicos é bastante benéfica para o grupo. As mulheres se maquiavam, vestiam-se especialmente para o momento, convidavam parceiros e filhos mais velhos para o momento. Contudo, em alguns momentos foram relatados - durante as sessões fotográficas - sentimentos, como insegurança, medo, autoestima baixa, a não valorização do corpo no período gestacional e pouca vontade de se cuidar e experimentar as mudanças relacionadas à gestação de um bebê, reafirmando – nesse contexto - a necessidade do acompanhamento profissional para esclarecimentos de todo processo gravídico, esclarecendo dúvidas e angústias, e a ajudando a aceitar o seu novo eu. Nesses momentos, buscava-se enaltecer sua beleza, na tentativa de possibilitar o aumento da autoestima, sua valorização como mãe e também como mulher. Conforme apontam Santana et al. (2019), momentos como esses geram impactos positivos, e apontam para novas abordagens e maneiras de se educar em saúde, promovendo o bem estar, o maior contato entre mãe e bebê e, ainda registrar momentos cheios de emoções. Na entrega das fotos, as gestantes pareciam surpresas e satisfeitas, expressando felicidade no olhar. É como se aprendessem a se valorizar como uma mãe que nasce e uma mulher que são. Cabe destacar que as imagens mostraram a realidade, a real história e beleza de cada uma, possibilitando ainda um maior vínculo entre os profissionais de saúde e a gestante. Dois livros foram elaborados pela equipe do Projeto sendo também entregues para as gestantes: um sobre a importância das vacinas para as crianças e outro sobre o cuidado da família e da criança. A partir destas considerações, acreditamos na importância da continuidade deste projeto, tanto para os alunos que estão envolvidos quanto para os docentes e principalmente para a gestantes e seus familiares.
Objetivo Geral : Promover educação em saúde por meio de atividades de registro fotográfico das gestantes cadastradas em Equipes de Saúde da Família, integrando universidade serviços de saúde. Objetivos Específicos: Contribuir com o resgate da autoestima das gestantes por meio de ações de educação em saúde e registro fotográfico. Possibilitar aos estudantes envolvidos, ampliar a visão sobre gestação e puerpério e potencializar suas práticas em saúde comprometidas com o social. · Acompanhar as gestantes a partir da pedagogia dialógica, possibilitando a estas e aos extensionistas adquirirem novos conhecimentos, assim como despertar a busca pela autonomia.· Compartilhar dúvidas e inseguranças no enfrentamento da gravidez e puerpério pela gestante e pela família. Promover a parceria com outros projetos da UFVJM. Publicar materiais educativos sobre a gestação e o cuidado mãe e filho
Fotografar 100% das gestantes cadastradas no projeto. Promover integração entre os alunos do curso de graduação da UFVJM com as gestantes e os serviços de saúde. Realizar no mínimo 10 encontros com as gestantes, beneficiando indiretamente 50 gestantes. Apresentar 1 trabalho em evento científico . Produzir 1 livro para as Gestantes sobre cuidados com a família. Produzir 1 livro de vacina . Produzir 1 artigo científico.
As intervenções juntamente com as gestantes serão planejadas, implementadas e realizadas pelos estudantes de graduação e pós graduação da UFVJM, que compõem o projeto, com apoio e participação da equipe das Unidades Básicas de Saúde e do Programa de Educação Tutorial Pet Saúde. O projeto atenderá as gestantes cadastradas em equipes de saúde da família que recebem alunos do último ano do curso de graduação em enfermagem da UFVJM e que aceitarem participar das atividades. Consistirá em discutir e promover no grupo de Gestantes, a autoestima, e depois realizar o ensaio fotográfico. Primeiramente será realizado um convite a ser divulgado pelos Agentes Comunitários de Saúde para cada gestante. Haverá uma reunião com elas, respeitando os protocolos de segurança da COVID 19, para a apresentação da equipe e dos objetivos propostos pelo projeto e assinatura de autorização do termo de uso de imagem, o termo de consentimento livre e esclarecido, respeitando os aspectos éticos. Mensalmente elas serão convidadas para participar do grupo em que serão trabalhadas questões de autoestima e valorização da mulher nas unidade básicas de saúde. Nestes encontros, elas também serão estimuladas a participarem das consultas de pré-natal e esclarecidos assuntos como aleitamento materno, cuidados na gestação, parto e puerpério, informações sobre a evolução da gestação, sobre exames realizados, sexualidade e outras dúvidas que vierem a surgir. Haverá um ensaio fotográfico na própria unidade básica de saúde, ou outro lugar em comum acordo entre gestante e equipe. Sendo este estúdio fotográfico montando pela equipe, com materiais do Programa de Reorientação em Formação Profissional do Curso de Enfermagem da UFVJM, para confecção de um book fotográfico, sendo este disponibilizado ás gestantes em CD . Cada gestante será convidada a ser fotografada pelo menos uma vez durante a sua gestação. Haverá reunião quinzenal, com a equipe do projeto, semanalmente com os alunos voluntários e bolsistas, para avaliação, monitoramento do trabalho e estudo do tema a ser trabalhado com as gestantes. Durante todo o projeto haverá a busca de fundamentação teórica para o desenvolvimento do projeto. Será elaborado, impresso e entregue as gestantes e equipe, o livro sobre as vacinas para as crianças, o cartão da criança e o livro sobre o cuidado da família e da criança. A equipe desenvolverá um artigo sobre a experiência do projeto e apresentará os resultados do trabalho em evento científico.
CASTRO, G. A. P.; SOUZA, A. L; SALIN, A. B. Acadêmicas de enfermagem frente as práticas educativas com gestantes: relato de experiência. REAS, Brasil, v. 13, n. 4, p. e7061, abr. 2021. DIAS, G. L. et al. Aspectos sociais e biológicos da autoestima na gravidez e a assistência de enfermagem: revisão narrativa. REAEnf, Brasil, v. 11, p. e5320, abr. 2021. FERRAZ, B. A.; MASOTTI, C. G.; BENETTI, F. A.; ESTEVÃO, A.; CASTIGLIONE, M. Autoimagem e percepção corporal durante o período gestacional: Existe influência do exercício físico? Revisão integrativa. RBSH, Rio de Janeiro, v. 32, n. 1, p. 39-49, 2021. GAÍVA, M. A. M; PALMEIRA, E. W. M.; MUFATO, L. F. Women’s perception of prenatal and delivery care in cases of neonatal death. Esc Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n.4, p. e20170018, 2017. MALUMBRES, P. C.; BARRETO, I. C. D. H. C. Grupo de gestantes: o relato de uma experiência. Enfermagem Revista, Belo Horizonte, v. 19, n. 1, p. 47-63, 2016. OLIVEIRA, S. C. D. A humanização da assistência de enfermagem durante o pré-natal: relato de experiência. 2018. 24 p. Monografia (Especialização em saúde da família/gestão em saúde) - Curso de pós-graduação lato sensu em saúde da família, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, São Francisco do Conde, 2018. SANTANA, L. C.; OLIVEIRA, I. P.; CUNHA, A. Pintura de barriga e ensaio fotográfico em gestantes na estratégia saúde da família: um relato de experiência. Braz. Ap. Sci. Rev., Curitiba, v. 3, n. 6, p. 2667-2673, nov/dez. 2019
Os estudantes engajados no projeto terão a função de preparar os grupos, devendo sempre buscar atualizações científicas na literatura sobre os temas e assuntos tratados. Eles também deverão entrar em contato com as gestantes além de procurar os locais para a realização das fotos, bem como na edição e encaminhamento para as gestantes. Deverá ainda providenciar os materiais e certificados de conclusão dos eventos realizados. Será incentivada a participação de discentes voluntários das diversas áreas do conhecimento da UFVJM para que possa haver interação e integração entre eles e possam ampliar a visão interdisciplinar sobre a temática. A equipe de coordenação supervisionará todas as atividades e as discutirá com os estudantes envolvidos (bolsista e voluntários) a fim de alinhar o conhecimento e promover competências e habilidades como comunicação, liderança etomada de decisão. Assim, tanto as metodologias como os conteúdos serão trabalhados com todos, permitindo que possam, futuramente, atuar em conjunto no cuidado a gestante e a família na atenção primária à saúde, bem como tenham um olhar integral e humanizado sobre o individuo e saibam conduzir atividades com grupos. O bolsista será acompanhado e avaliado quanto ao seu interesse, iniciativa, pontualidade, organização e atuação nas nos encontros em acordo com as datas acordadas com os grupos. O projeto será avaliado por meio de uma ficha de avaliação, preenchida anonimamente pelos participantes, ao final de cada evento, permitindo a manutenção e a reestruturação das diretrizes estabelecidas, quando necessárias. Este instrumento será consolidado, organizado e analisado por toda equipe e permitirá aos discentes conhecimento nas áreas de criação de banco de dados e análises estatísticas. Ao final de todos os 12 meses, será apresentado à Pró- Reitoria de Extensão e Cultura uma produção audiovisual em vídeo, documentário, demonstrando as atividades promovidas pelo projeto, juntamente com os depoimentos do bolsista, do coordenador e de beneficiários. Além de um relato digital com fotos.
O Projeto Gestante em foco realiza atividades na área de promoção a saúde e cuidado a gestante deste de 2017, sendo contemplado em todos os editais PIBEX, os quais financiam a disseminação de conhecimento adequado sobre os temas de pré-natal autoestima e gestação, não só em Diamantina, mas em diversas cidades da região . É com este recurso que vamos até os municípios, imprimimos nossas cartilhas, manuais, livros, convites e organizamos os encontros. Além disso, tem contribuído com a formação acadêmica do aluno e com a integração da UFVJM com os serviços de saúde. Já foram publicados livros, artigos, trabalhos em eventos científicos e mais de 260 mulheres e suas famílias foram assistidas, bem como diversos alunos dos cursos da UFVJM. Portanto, diante do potencial apresentado nestes seis anos de projeto, é de extrema relevância continuar os trabalhos desenvolvidos devido a importância do tema e os benefícios tanto para as gestantes, seus familiares, serviços de saúde, quanto para nós docentes e discentes da UFVJM.
Público-alvo
Gestantes cadastradas em equipes de saúde da família que recebem alunos do último ano do curso de graduação em enfermagem da UFVJM.
Acadêmicos dos cursos da saúde da UFVJM
06 Docentes do Curso de Graduação em Enfermagem da UFVJM.
Municípios Atendidos
Gouveia
Presidente Kubitschek
Diamantina
São Gonçalo Do Rio Preto
Datas
Parcerias
Emprestimo de material como máquina fotográfica e material para uso das gestantes.
Liberação do espaço para as fotos. Convite as gestantes. Liberação de lanches e agua para as gestantes.
Organização dos eventos nos municípios por meio de alunos e professores das disciplinas de Estágio Supervisionado II.
Apoio da equipe do PET para capacitações e desenvolvimento das ações.
Cronograma de Atividades
Revisão de Literatura para subsidiar as ações
Reunião com a equipe para discutir o andamento do projeto.
Capacitação da equipe para as atividades
A partir das atividades serão escritos trabalhos, livros , artigos e capítulo de livros.
Será realizado o relatório parcial em julho de 2023 e o relatório final será entregue em janeiro de 2024.