Detalhes da proposta

Universidade das Crianças UFVJM

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    luana pereira leite schetino

    Número de inscrição:

    2023101202312989

    Unidade de lotação:

    faculdade de medicina de diamantina - famed

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    comunicação

    Linha de extensão:

    saúde humana

    Abrangência:

    regional

    Vinculado a programa de extensão:

    programa universidade nas comunidades - (ufvjm&comunidades)

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

felipe peleck brunoro Voluntário(a)

amanda kelen magalhaes felisberto Voluntário(a)

elton john siqueira da silva Bolsista

Resumo

O Projeto de extensão Universidade das Crianças da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UC- UFVJM) foi criado em 2015 e faz parte da Rede Mineira de Universidade das Crianças e filiado à Rede Europeia de Universidade das Crianças (EUCUNET). Abrange uma proposta de divulgação científica para o público infanto-juvenil, nas idades de sete a quatorze anos e é alicerçado nos conceitos de aprendizagem informal, aprendizagem por livre escolha, aprendizagem dialógica e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), além de considerar a sociologia da infância e cultura em pares. O objetivo principal do trabalho é o de divulgar a ciência para crianças e adolescentes sobre o corpo humano e o meio em que vive respeitando a diversidade, singularidades/diferenças entre os corpos, minimizando, dessa forma a cultura do “corpo máquina” visando reduzir os prejuízos que a normatização e “patologização” do corpo vem trazendo para a comunidade infanto-juvenil. Além disso, outros temas podem surgir dependendo da demanda do público alvo. Para isso utilizamos recursos metodológicos que visam incentivar a emoção e motivação para o aprendizado da ciência do corpo humano. Incentivamos o questionamento crítico onde a pergunta da criança é altamente valorizada dentro da produção de textos ilustrados, livros digitais, curtas de animação e programas em rádios uma vez que é ela a propulsora de todos os produtos gerados e disponibilizados no site próprio da Rede Mineira de Universidade das Crianças (www.universidadedascriancas.org). No ano de 2021 iniciamos com a produção de podcasts sobre o conceito de ciência e algumas perguntas sobre curiosidades científicas e o trabalho do cientista que ainda se encontra em atividade com publicação de produto educacional de mestrado profissional na linha de divulgação científica. Pretendemos no ano de 2023 continuar com o projeto de podcasts além de outros produtos de divulgação sobre a temática corpo humano e o meio em que vive a partir das oficinas presenciais em Diamantina e comunidades ao redor.


Palavras-chave

criança, divulgação científica, jovem, corpo humano, inclusão


Introdução

O projeto de extensão Universidade das Crianças da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UC-UFVJM, foi criado em 2015 para dar início à Rede Mineira de Universidade das Crianças (www.universidadedascriancas.org) juntamente com as equipes da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei) que são, por sua vez, vinculados à Rede Europeia de Universidade das Crianças (The European Children's Universities Network - EUCUNET), compondo uma rede mundial de divulgação científica para o público infanto-juvenil. Os objetivos da UC-UFVJM são alicerçados nos conceitos de aprendizagem informal, aprendizagem por livre escolha, aprendizagem dialógica e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A metodologia de trabalho se baseia no objetivo principal de divulgar a ciência para crianças e adolescentes sobre o corpo humano e o meio em que vive respeitando a diversidade, singularidades/diferenças entre os corpos, minimizando, dessa forma a cultura do “corpo máquina” visando reduzir os prejuízos que a normatização e “patologização” do corpo vem trazendo para a comunidade infanto-juvenil. Colocar a criança como protagonista do processo de conhecimento do próprio corpo, percebendo-o como diferente dos demais no sentido de ser um indivíduo único, com características próprias e não como um ser padronizado é um desafio inadiável nos dias atuais. Além disso, considerando que na aprendizagem significativa, não há cognição sem emoção, e também que só cuidamos bem daquilo que conhecemos, buscaremos despertar a emoção e o interesse da criança e jovem pelo conhecimento e cuidado do próprio corpo em interação com o meio socioambiental. Após iniciado com a organização do I Encontro das Universidades das Crianças de Minas Gerais (I EUCMG), em 2016, o projeto colaborou, em 2017, com a Exposição Processaber Diamantina, idealizada pela equipe do Espaço do Conhecimento da UFMG e foi convidada para expor as ações e produtos do projeto, em 2018, no Parque da Ciência da UFVJM. Além de eventos e exposições, foram realizadas visitas às escolas públicas de Diamantina. Após o primeiro contato são observadas as problemáticas e demandas específicas de cada uma das turmas que interagem com o projeto e novas práticas são feitas e trabalhadas na tentativa de solucioná-las, que vão desde de retorno com novas atividades ou organização de cursos para as crianças na UFVJM, como foi o caso dos cursos “Médicos por um dia” e “Detetives de bactérias”. No ano de 2021 trabalhamos com a criação de podcasts para e com as crianças sobre o conceito de ciência, curiosidades científicas e o trabalho do cientista e alojamos nele, produto educacional do mestrado PPGECMAT da UFVJM. Pretendemos no ano de 2023 dar continuidade com a temática expandindo para outras escolas de Diamantina e em comunidades próximas com as oficinas e produções das mídias de comunicação científica.


Justificativa

2.1 Universidade das Crianças UFVJM A proposta da Universidade das Crianças (UC) surgiu em 2006, na UFMG, em Belo Horizonte - Minas Gerais como projeto de extensão e divulgação científica. Em 2008, a equipe iniciou uma itinerância por algumas cidades do interior de Minas Gerais e nessa mesma etapa foi construída a página do projeto com a divulgação de todos os produtos e ações gerados pelo projeto (www.universidadedascriancas.org). Em 2015, com o intuito de ampliar as ações da UC - UFMG, foi criada a Rede Mineira de UCs em cidades do interior de Minas Gerais composta pela UC-UFVJM, UC-UFOP e mais recentemente a UC-UFSJ. Todos os projetos da Rede Mineira têm em comum as bases/pilares para abordagem da proposta pedagógica (Item 4.2), o público alvo e o tema central - o corpo humano, não apenas em uma perspectiva biológica, mas também histórica e cultural que visa o respeito às diferenças e à diversidade (Item 4.3). Após sua criação, a UC-UFVJM foi vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e à Faculdade de Medicina da UFVJM. Seus membros interagem com uma multiplicidade de áreas do saber como: Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Artes Plásticas; Antropologia e; Educação. Além disso, o material trabalhado tem servido para publicação de livros publicados pela editora UFMG (https://www.editoraufmg.com.br/#/pages/obras/colecao?id=34 ) bem como dissertações e teses de doutorado. Além disso, o projeto foi levado para eventos regionais como o SINTEGRA e apresentação oral no Primeiro Congresso do Sudeste Medicina de Família e Comunidade. A UC-UFVJM atuou nas escolas Júlia Kubistchek e Escola Estadual José Augusto Neves nos anos de 2017, 2018 e 2019, com crianças de 9 a 11 anos de idade. Foram levadas práticas e discussões sobre o corpo humano e após, dependendo das necessidades e particularidades de cada uma das turmas, foram levadas atividades para aprofundamento dos temas e tentado sanar algumas dificuldades que foram desenvolvidas na própria escola ou na UFVJM como os cursos oferecidos pelo próprio grupo e financiados por edital da PROEXC como o “Médico por dia” e “Detetives de Bactérias”. Além disso, a UC-UFVJM, em parceria com as demais UCs da Rede, organizou o I Encontro de Universidade das Crianças de Minas Gerais em 2015, na UFVJM, em Diamantina. Em 2017, em conjunto com o Espaço do Conhecimento da UFMG, realizou a Exposição Processaber, na Casa da Glória, onde treinou mais de 30 monitores de diversas áreas dos cursos de graduação da UFVJM que atuaram durante os três meses da execução da exposição. No final de 2018 foi convidado a expor seus projetos no parque da Ciência da UFVJM, no Campus I de Diamantina. No ano de 2021, tivemos dificuldades em realizar as atividades com as crianças das escolas parceiras devido à pandemia. Os diretores das escolas parceiras não conseguiram atender à nossa demanda, pois os professores estavam sobrecarregados com os programas tutorados, bem como crianças sem acesso à internet. O contato está sendo reestabelecido agora meio do ano a qual acreditamos que mais produtos surgirão ainda no ano de 2021. Com isso, a produção dos podcasts ficou viabilizada a partir de outras articulações com parcerias diversas a partir do termo de liberação do uso da imagem e consentimento de pais de crianças de conhecimento do bolsista, na cidade de Araçuaí e de Diamantina. Evidenciamos que as crianças e os pais que participaram conosco tiveram um interesse muito grande em realizar as entrevistas que podem ser conferidas pelo endereço: https://open.spotify.com/show/5s67az78kexTrmQaoVOyKD?si=jj9QaGMESmWmFc_pIFjVWg&dl_branch=1. No ano de 2022, além, de continuar com os podcasts sobre o que que é ciência, o trabalho do cientista e o corpo humano, tivemos a publicação de 4 episódios de divulgação científica, advindos do produto educacional de uma mestranda do PPGECMAT da UFVJM sobre os responsáveis pelos surtos de dengue. Além disso, colaboramos com o Programa de Extensão “Universidade na Comunidade” e com o projeto de extensão “FAMED de Portas Abertas, com o curso da Universidade das Crinaças: “Médicos por um dia”. Pretendemos, no ano de 2023 dar continuidade às ações presenciais e aos produtos de divulgação científica. 2.2 Bases/pilares para a abordagem da proposta da UC-UFVJM Os projetos da Rede Mineira de UC tem como bases para suas atuações a educação informal com a aprendizagem por livre escolha (free choice learning), as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a aprendizagem dialógica. A Educação informal, é colocada em alguns países desenvolvidos como um dos pilares da educação para se aprender sobre Ciência e Tecnologia. No Brasil observa-se grande desinteresse por ciência e tecnologia que abrange tanto os espaços formais quanto informais de educação (Arruda, 2001; Dierking, 2005, Arruda, 2013; Sousa, 2010a, 2010b). No entanto, a aquisição de motivação para aprendizagem ocorre, pelo menos, na aprendizagem informal, pelo aprendizado por livre escolha (free choice learning), um aprendizado que é guiado pelas necessidades e interesses da pessoa e em que as pessoas se envolvem ao longo da vida para encontrar mais sobre aquilo que é útil, atrativo ou de simples interesse para elas (Dierking, 2005). Uma vez que a aprendizagem por livre escolha vai de encontro aos interesses da pessoa, as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) favorecem a construção dos sentidos que, segundo Lévy (1993), transformaram radicalmente a forma como processamos e internalizamos o conhecimento e traz as mudanças de paradigma na educação: o professor não está mais no centro do processo educativo e a identidade social das crianças é constituída para muito além do ambiente escolar. Não mais se ignora o fato de que o conhecimento flui em várias direções e o conceito foge da racionalidade moderna linear e o conhecimento não é apenas construído de cima para baixo: é um fenômeno social feito entre pares (Freire, 1987; Lomar, 2007). Nesse contexto entre em cena a aprendizagem dialógica, sendo que através do diálogo, o homem ultrapassa sua condição de objeto e realiza-se plenamente como sujeito crítico frente aos condicionamentos sociais, culturais, econômicos, entre outros (Freire, 1987; Lomar, 2007). Adicionalmente, está relacionado à autonomia dos sujeitos, ou seja, eles não só conservam sua identidade como também a defendem e crescem um com o outro. O diálogo não nivela, não rebaixa, não é tática que se usa para confundir o outro, mas sim um respeito aos sujeitos nele engajados (Oliveira e Santos 2007). 2.3 Tema central da UC-UFVJM. O tema central do projeto é a divulgação científica sobre o corpo humano e o meio em que vive levando em consideração o respeito às diferenças, a valorização das singularidades e diversidades. Procuramos incentivar a valorização do corpo com incentivo a não padronização corporal e à desmitificação da patologização do corpo. Adicionalmente, nos inspiramos em Isabelle Stengers (1990) que aborda a tensão constante em direção a uma leitura política das ciências e em particular pela relação entre os poderes e os saberes. O corpo biológico possui na sua constituição as marcas deixadas pelo seu contexto histórico, social, cultural e biológico. Podemos para tal, tomar vários exemplos na sociedade, um deles seria referente ao contexto do corpo deficiente ou extremamente diferente. Inicialmente esses corpos eram vistos como monstruosidades e com o surgimento do reconhecimento da teratologia e genética, passou-se da aberração para a compaixão o que não favorece os aspectos de inclusão social (Courtine, 2008; Junior,2013; Barsaglini and Biato, 2015). Daí surgem os conceitos médicos onde os estados adoecidos e as deficiências são agrupados e catalogados de acordo com suas características, que são expressas em relação ao estado normal estatisticamente predominante (média aritmédica) e o patológico surge a partir dos desvio padrões da média (Canguilhem, 2009). E isto é visualizado não apenas no aspecto de patológico/normal, mas também no feminino/masculino, alto/baixo, gordo/magro dentre outros. Outro exemplo da interferência cultural na constituição e percepção dos corpos são as que podemos visualizar na própria execução do projeto UC. Ao visitarmos as escolas, iniciamos o diálogo sobre o corpo humano e ao final as crianças deixam seus questionamentos sobre o que elas têm vontade de saber sobre ele como, por exemplo: “Por que a mulher tem peito e o homem não?”, “Por que os homens são maiores que as mulheres?”, quanto ao modo de ser mulher na nossa sociedade, como: “Por que as mulheres são mais românticas?”, “Por que as meninas gostam de boneca e os meninos gostam de carrinho?” de forma que aponta o quanto as crianças são influenciadas pela normatividade dos padrões de gênero e do feminino/masculino na nossa sociedade. Assim, nós, do projeto Universidade das Crianças, acreditamos ser importante repensar como esses mecanismos de construção do normal/patológico, feminino/masculino e de gênero, gordo/magro, alto/baixo e outras dicotomias que estão presentes na ciência, são encontrados também no campo da educação das crianças. Esses mecanismos atuam deixando marcas inscritas em seus corpos, normatizando-os, disciplinando-os, regulando-os, controlando-os e constituindo neles comportamentos, posturas, verdades e saberes sobre o seu individualismo.


Objetivos

3.1 Objetivo geral Contribuir para o aperfeiçoamento e a ampliação do alcance da divulgação científica em Minas Gerais, valorizando as parcerias com as escolas públicas de educação básica com especial atenção ao protagonismo da criança e à valorização das diversidades nas mensagens construídas. 3.2 Objetivos específicos: 1- Ampliar a criação, produção e difusão de artefatos de divulgação científica sobre "o corpo humano e suas relações com o meio", priorizando temas da curiosidade das crianças e estimulando o seu protagonismo; 2- Experimentar novas linguagens, técnicas e canais para a divulgação da ciência para crianças que sejam mais inclusivas e se pautem pela valorização, dialogicidade e pelo protagonismo do público; 3- Fortalecer o trabalho coletivo e o vínculo entre as 4 UCs mineiras. 4- Divulgar a metodologia Universidade das Crianças para propfessores/as do ensino fundamental e educação infantil de escolas públicas 5- - Experimentar, por parte dos docentes e discentes universitários da UFVJM, formatos e linguagens adequados ao tratamento da informação científica dirigida ao público infanto-juvenil; 6- Incentivar o pensamento crítico como parte do aprendizado tanto para os integrantes do projeto como para as crianças participantes; 7- Incentivar aprofundamento das temáticas do projeto; 8- Promover difusão do conhecimento acerca das ações do projeto para eventos da área e/ou científicos. 9- Verificar possíveis deficiências no campo da ciência para a faixa etária no intuito de tentar sanar, pelo menos parcialmente; 10- Promover a inclusão das crianças no ambiente universitário


Metas

5.1 Previsão de impacto direto - para a população envolvida: Busca-se o empoderamento da criança como um ser que tem um conhecimento próprio, que deve ser respeitado e considerado no processo de formação de novos conhecimentos. Para isso, o estudante da graduação terá que adquirir habilidades e competências como por exemplo: realizar busca na literatura científica sobre os diversos assuntos abordados pelas crianças, falar sobre a ciência em linguagem acessível, agir proativamente, saber trabalhar em equipe e dessa maneira, as crianças, juntamente com seus professores, contribuirão para a formação do estudante da graduação, o estagiário do Projeto. As crianças também se beneficiarão com a atuação dos alunos da graduação da UFVJM por se tornarem mais curiosas e melhor informadas com relação ao próprio corpo e os diversos fatores que atuam sobre ele além de iniciar o questionamento sobre o respeito ao corpo individual e diferente. Pretendemos reduzir os efeitos da padronização uma vez que é tida como alvo de crianças e adolescentes para serem incluídas e aceitas em um grupo e que muitas vezes se torna um processo doloroso com aumento da incidência por diversos transtornos como os alimentares, a depressão, ansiedade e até mesmo como estratégia de bullyng (Damasceno et al., 2006). Pretendemos também reduzir o aspecto da compaixão pelo corpo com deficiências no sentido de melhorar as ações públicas para acessibilidade incluindo os aspectos de inclusão social. Além dos impactos supracitados, pretendemos aumentar o ritmo de produção e da qualidade dos artefatos de divulgação científica no projeto Universidade das Crianças e com isso, propiciar benefícios à sociedade, que se situam na perspectiva da melhoria da autoestima das crianças, no incremento da cultura científica e na aproximação entre a universidade e o ensino. A avaliação do impacto das ações do projeto deverá ajudar na revisão de suas práticas, bem como de políticas de alfabetização científica e de inclusão social. Prevemos como benefícios a formação complementar para alunos de graduação e pós-graduação, principalmente professores/as da educação básica nos Mestrados Profissionais e a contribuição para o estado da arte em divulgação científica para crianças. Metas 5.2 Previsão de impacto indireto: para a comunidade acadêmica (docentes envolvidos, cursos, alunos, funcionários e outros): Acreditamos que cada pergunta feita trará um pouco da história de quem a perguntou. Uma criança esclarecida transmite o conhecimento adquirido para quem divide com ela a sua história (pais, familiares, professores, colegas), propagando ativamente conhecimentos sobre o corpo, espalhando conhecimentos sobre saúde. Além disso, o envolvimento de acadêmicos, professores e técnicos de vários cursos estimulará a percepção da importância do trabalho em equipe e da interdisciplinaridade na promoção à saúde. Indicadores numéricos: - Beneficiários diretos: 100 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 13 anos e 10 discentes de vários cursos da UFVJM. - Beneficiários indiretos: as famílias das crianças (média de 4 membros por família x 100 crianças = 400 pessoas). Outros beneficiários indiretos, serão a comunidade acadêmica das universidades envolvidas, professores das escolas básicas e os usuários dos portais do projeto (www.universidadedascriancas.org, https://open.spotify.com/show/5s67az78kexTrmQaoVOyKD?si=jj9QaGMESmWmFc_pIFjVWg&dl_branch=1.) que terão acesso aos produtos finais. Púbico de difícil mensuração no momento).


Metodologia

Abaixo se encontra o roteiro de atividades a ser realizado: a) Reuniões quinzenais com a equipe de trabalho. Pretende-se gerar discussões de aperfeiçoamento teórico dos temas trabalhados no projeto e planejamento das ações a serem executadas. b) Elaboração de oficinas a serem levadas aos alunos das escolas públicas de Diamantina pelos docentes e estagiários do projeto. As oficinas terão como tema principal o conhecimento do corpo humano e servirá com atuação inicial da equipe do Projeto. Nessa etapa, serão planejadas e confeccionadas várias estações com temas variados para que a criança possa se apropriar da que tiver vontade. c) Apresentação do projeto às crianças e aos professores e aplicação das oficinas. A proposta do projeto é apresentada a todos os professores e funcionários da escola antes dela ser executada. Em seguida à apresentação, seguirão as oficinas com temas sobre o corpo humano e suas relações com o entorno e utilizada a metodologia da aprendizagem por livre escolha (FALK 2005), ou seja, a cada encontro serão disponibilizadas, para as crianças, várias estações, além da oficina principal. Dessa forma, a criança tem a autonomia de participar de cada oficina como quiser e a hora que ela estiver mais interessada. O ambiente será preparado pelos estagiários, sendo que estes farão um rodízio de acordo com cada oficina. As possibilidades podem variar de um encontro para o outro, de forma que sejam apresentados livros, massinhas, vídeos, modelos anatômicos, microscópios, entre outros, como opções, buscando sempre como objetivo o despertar da curiosidade da criança e de seus questionamentos sobre o corpo humano. Serão priorizadas atividades e abordagens que contribuam para a valorização das diversidades, para a construção da autoestima e da autonomia no processo de aprendizagem. A proposta pedagógica a ser usada nas oficinas, que foi construída ao longo dos dez anos de existência do projeto Universidade das Crianças UFMG, sustenta-se pelos seguintes pilares: • As crianças são detentoras de um saber próprio e, por isso, não devem ser tratadas como mero receptáculos de informação. • Procura-se respeitar o direito à palavra: qualquer um pode solicitar falar, em qualquer momento, tendo garantido o direito de ser ouvido. • Cada criança é convidada a contribuir, a seu jeito, com suas histórias e seus conhecimentos, para a formação de um saber coletivo. Diálogos entre adultos e crianças são estabelecidos e, nesse processo, a preocupação primordial não é a distinção entre as duas culturas, mas o entrelaçamento das mesmas. • Os desejos de cada criança, de cada adulto, são respeitados e negociados e representam a mola propulsora da construção do conhecimento e dos produtos de divulgação científica elaborados. d) Coleta das perguntas das crianças, em urna a ser colocada em local específico nas escolas abordadas; necessitando para isso, a apresentação do Termo de Esclarecimento Livre e Esclarecido (TCLE) e Liberação do uso da imagem para a liberação da coleta das questões feitas e sua possível publicação no site do projeto, bem como em página própria do Projeto no Facebook. As perguntas, surgirão após a aplicação das oficinas que irão motivá-las a questionar sobre os temas abordados. A crianças e/ou pais que não quiserem participar são livres para deixar o projeto a qualquer momento ou não participar do mesmo. e) Tabelamento das perguntas e discussão sobre os temas relacionados com os coordenadores do projeto bem como redação das respostas pelos estagiários do projeto e correção pelos docentes. f) Criação e desenvolvimento de oficinas de fechamento, a partir das perguntas apresentadas. As oficinas serão apresentadas pelos discentes do Projeto e serão realizadas de modo a responder as questões feitas e verificar o entendimento pelas crianças e com as crianças para a publicação dos produtos. g) Re-edição dos textos, ilustração e disponibilização no website do projeto (www.universidadedascriancas.org) ou episódio de podcast no SPOTIFY (https://open.spotify.com/show/5s67az78kexTrmQaoVOyKD?si=jj9QaGMESmWmFc_pIFjVWg&dl_branch=1). O primeiro será feito pela equipe da UFVJM bem como a edição e publicação dos podcasts e a ilustração e disponibilização dos textos no website serão realizadas pelos ilustradores da Universidade das Crianças da UFMG; através de parceria firmada com a coordenadora do Projeto UC-UFMG. h) Curso da UC-UFVJM. O curso terá duração de um mês com revezamento mensal entre as turmas da escola de modo e tem o objetivo de “colocar a Universidade ao alcance de todos” contribuindo para a inclusão social das crianças e adolescentes e de despertar o interesse pelo conhecimento científico e universidade. O tema do curso será: Médico por um dia (Laboratórios de Semiologia e Anatomia da FAMED). Aqui ocorrerá a interação entre discentes, técnicos administrativos e docentes. i) Interações online e/ou presenciais entre as Universidade das Crianças parceiras com discussão sobre oficinas e capacitações sobre a metodologia e elaboração dos diversos produtos de divulgação científica. j) Desenvolvimento de projeto investigativo: a coordenadora do projeto é orientadora no programa de mestrado profissional Educação em Ciências e Matemática e tecnologias – PPGECMAT na área de divulgação científica. Dessa forma, pretende-se desenvolver uma interação entre as ações do projeto e pesquisas realizadas pelos pós-graduandos do programa e alunos de iniciação científica. k) Parcerias com outros projetos de extensão: colaborar com outros programas e/projetos na UFVJM. Como a proposta aqui submetida está vinculada ao programa de extensão "Universidade na Comunidade" ocorrerá a interação interdisciplinar entre docentes, discentes e técnicos de diversas áreas da UFVJM. l) Registro e divulgação: discentes do Projeto ficarão responsáveis pela captação de entrevistas, fotografias e gravações da ação. m) Avaliação: os estudantes (público alvo da proposta) poderão responder a um questionário de satisfação sobre a participação no projeto na própria instituição. Uma análise e discussão dos dados obtidos serão realizados pela equipe da proposta a partir do questionário e todas as interações com o público alvo no decorrer da proposta. n) Aspectos éticos: Como o projeto não faz parte do conteúdo formal das escolas, será encaminhado aos pais e responsáveis pelos jovens, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, bem como o Termo de Cessão do uso da imagem para os processos de participação e divulgação. Em todo o desenvolvimento e aplicação da proposta, prezaremos pela interação dialógica entre todos os componentes do grupo. A equipe de trabalho será capacitada com relação ao conceito de dialogicidade para a construção conjunta dos fazeres extensionistas junto ao público alvo e entre os próprios membros da equipe.


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Inserção do estudante

7.1 A formação do estudante e a participação no projeto A extensão universitária, tem como objetivo facilitar o contato de professores, funcionários e alunos com as demandas da sociedade, em um processo no qual a universidade opera em conjunto com as comunidades, buscando a superação de problemas e a realização de suas aspirações. Dessa forma, a comunidade abordada, no caso do presente trabalho, as crianças e adolescentes, contribuirão para que o estudante da UFVJM esteja inserido na comunidade e com ela aprenda ao mesmo tempo que os alunos universitários promoverão a disseminação do conhecimento gerado na Universidade para a comunidade em uma via que se interrelaciona. Além disso, os estudantes do projeto sendo de diversas áreas da graduação poderão contribuir com seus conhecimentos específicos, adquiridos em sua formação discente. Adicionalmente, pelo fato de a proposta possuir docentes e técnicos administrativos de diversas áreas em colaboração, a abordagem se torna interdisciplinar envolvendo ampla gama de conhecimentos e trocas. 7.2 O projeto e formação do estudante Em contrapartida, o projeto auxiliará o estudante a agir proativamente, ser criativo, desenvolver as habilidades de comunicação (escuta e fala), e desenvolver habilidades tecnológicas e midiáticas. Ao mesmo tempo em que ele é responsável por estimular o público infanto-juvenil nos diversos questionamentos, ele mesmo vai adquirindo a capacidade de questionar e ter uma visão mais científica e crítica da realidade em que vive e também dos aspectos relacionados a sua saúde. Além disso, o fato do projeto ser interdisciplinar, propõe-se que ele seja capaz de atuar em equipe, agindo de maneira respeitosa com os demais integrantes do grupo e desenvolvendo diversas competências como ter autonomia, criatividade e resolução de problemas. Ao trabalhar com temas reflexivos para a diversidade dos corpos ele será treinado pela equipe de trabalho. Esse treinamento inclui desenvolver no estudante o raciocínio crítico para lidar especialmente com os temas trabalhados no projeto. Ao entrar na comunidade com ações extensionistas, o estudante pode ser tornar apto a desenvolver ações que sejam benéficas para a mesma na resolução de problemas se tornando um cidadão mais ativo em sua comunidade bem como em sua vida profissional futura. 7.3 Capacitação do estudante O estudante será capacitado pelos docentes do projeto desde a sua apresentação, em como conduzir as entrevistas, linguagem da criança, modelos de aprendizagem, funcionamento de TICs e educação. Ao mesmo tempo ele terá liberdade de realizar propostas de abordagem, adquirindo, de certa forma, sua autonomia e capacidade criativa. As capacitações ocorrerão nas reuniões quinzenais do grupo de trabalho. A primeira capacitação na metodologia do projeto ocorreu em novembro de 2016, no Primeiro Encontro da Rede Mineira de Universidade das Crianças, com realização de ciclo de palestras e oficinas teórico-práticas. A oficina contou com a participação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e com a Pró-reitoria de Graduação e das UC-UFMG e UC-UFOP e vem sendo trabalhada e continuada em ambientes virtuais pela interação dos membros da Rede Mineira da UCs. 7.4 Atividades que realizará O estudante atuará nas seguintes atividades: - Realizar reuniões quinzenais com a equipe de trabalho. - Elaborar oficinas a serem levadas aos alunos das escolas estaduais e municipais de Diamantina pelos docentes e estagiários do projeto. - Apresentar o projeto às crianças e aos professores. - Elaboração dos roteiros dos podcasts. - Coleta das entrevistas e produção de material de mídia. - Produção podcast informativo sobre a temática: - Publicação de material no Spotify - Divulgação da mídia - Coletar perguntas elaboradas pelas crianças. - Tabelar as perguntas das crianças e discutir sobre as mesmas com a equipe de trabalho. - Edição dos textos, ilustração e disponibilização no website do projeto (www.universidadedascriancas.org - Realizar projeto investigativo. - Interagir com os demais membros da rede de UCs. 7.5 Avaliação do estudante Os estudantes serão avaliados através de reuniões semanais com o coordenador e professores; lançamento dos dados das oficinas em um banco de dados; retorno dos resultados das oficinas para as crianças, famílias e professores bem como frequência, pontualidade, responsabilidade, pró-atividade e dedicação nas ações e reuniões estipuladas pela equipe.


Observações

O projeto de Extensão realiza ações desde 2015 na cidade de Diamantina sendo suas ações expandidas numa rede mineira e mundial de divulgação científica para e com as crianças. As ações ficaram limitadas às ações presenciais no ano de 2020 e 2021 devido pandemia mundial, que nos direcionou com ainda mais força ao trabalho com as mídias antes exploradas em site próprio (universidadedascriancas.org), livros, rádios, youtube, Facebook e Instagram. Agora estamos investindo no formato podcasts, o qual pode ser acompanhado pelo endereço: https://open.spotify.com/show/5s67az78kexTrmQaoVOyKD?si=jj9QaGMESmWmFc_pIFjVWg&dl_branch=1 . Dessa forma, achamos de suma importância a manutenção do projeto e dos recursos necessários para a manutenção do contato entre universidade e comunidade para uma aprendizagem cidadã e conscientizada, conscientização essa que pode modificar as estruturas sociais para o bem estar geral do público o qual pretendemos trabalhar em conjunto. Adicionalmente, estudantes de iniciação científica e mestrado profissional estão vinculados ao projeto de modo a expandir e melhor as ações e atuar na formação complementar desses discentes. Estimamos benefícios à sociedade, que se situam na perspectiva da melhoria da autoestima das crianças, no incremento da cultura científica e na aproximação entre a universidade e o ensino. No ano de 2022, o projeto ganhou duas menções honrosas no I ConCis com apresentação de pôsteres.


Público-alvo

Descrição

Crianças do ensino fundamental I de uma escola pública de Diamantina. Na Escola Estadual Joquim Felício dos Santos e Cemei vila Operária..

Descrição

Público beneficiário dos produtos de divulgação científica gerados a partir da participação das oficinas propostas. Produtos gerados: podcastas, ilustrações e animações publicados no site do projeto.

Descrição

Crianças que participação das ações do projeto.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A participação ocorrerá com a publicação no site do projeto da Rede Mineira de Universidade das Crianças e geração das ilustrações e animações decorrentes das ações realizadas pela equipe da UC- UFVJM.

Participação da Instituição Parceira

A escola se compromete em ceder os espaços, horários e o público jovem (do ensino fundamental I) para a participação colaborativa junto às ações do projeto.

Participação da Instituição Parceira

Crianças e espaço para desenvolvimento das ações. Crianças de 5 anos.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Realizar reuniões semanais, por videoconferência, com a equipe de trabalho sobre temas de aprofundamento teórico e praticas relevantes que possam aprimorar as atividades executadas.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Criação e apresentação das atividades a serem executadas com as crianças.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Recolhimento das perguntas elaboradas pelas crianças e tabelamento

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

elaboração das respostas das perguntas feitas pelas crianças, verificação do efeito da resposta (entendimento e adequação) com as crianças e divulgação de podcasts e demais mídias.