Visitante
Semeando Chico Mendes nas escolas: educação ambiental com inclusão social
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
janaína fernandes gonçalves
202310120235867
departamento de engenharia florestal
Caracterização da Ação
ciências agrárias
meio ambiente
educação
emprego e renda
regional
núcleo de estudos florarte: engenharia florestal comciência e arte
Sim
Membros
marcelo luiz de laia
Vice-coordenador(a)
fabrício mariz aguiar filho
Voluntário(a)
miranda titon
Voluntário(a)
breno henrique marceliano
Bolsista
jéssica naiara dos santos
Voluntário(a)
mariana paula guedes barbosa
Voluntário(a)
juliana de almeida souza
Voluntário(a)
sara gabriela soares
Voluntário(a)
laura santos santana
Bolsista
fabiana cordeiro de souza
Voluntário(a)
poliana ponciano silvério
Voluntário(a)
giovana alves de andrade
Voluntário(a)
bhruna dos santos bastos
Voluntário(a)
beatriz luiz de souza
Voluntário(a)
luíana rolim de azevedo
Voluntário(a)
O homem sempre foi coletor e na maioria das vezes não se preocupa em repor. O planeta passou a dar recados que esta mentalidade necessita mudar. Todos sabem que o único ser vivo que destrói o nosso ambiente é o homem. Portanto, somente através da sua conscientização, que poderemos tentar recuperar os danos que causamos ao meio ambiente. O projeto Semeando Chico Mendes nas escolas, tem como propósito a conscientização ecológica, através da Educação Ambiental direcionado para o público Infanto juvenil nas escolas da rede pública, bem como, para o público de seguidores do instagram FlorArte, que foi criado com fins de divulgações científicas durante o período remoto. O Projeto será organizado em duas etapas: formação de alunos da graduação e ensino sócio ambiental nas escolas, que consistirá na oferta de palestras para os alunos através de oficinas presenciais e reuniões via Google Meet quando necessário. O projeto é continuação do projeto Pibex anteriormente aprovado e foi desenvolvido de forma remota devido a pandemia do Covid 19 nos anos de 2020 e 2021. Para o ano de 2023 haverá o retorno das ações e oficinas presenciais.
Composteira, educação ambiental, escolas, matas ciliares
No ano de 2019, a Emergência Climática (Climate Emergency) foi eleita a “Palavra do Ano” pelo dicionário Oxford. A expressão significa,“uma situação em que uma ação imediata é necessária para reduzir as mudanças climáticas e prevenir danos graves causados ao meio ambiente”. Os altos números de exploração de recursos naturais, como o aumento do desmatamento, a poluição de mares e rios, o baixo índice de reciclagem, são algumas das ações que afetam diretamente a preservação ambiental. Tendo em vista a grande importância de incluir a preservação ambiental no dia a dia das pessoas e o quanto parte da população desconhece essa importância, faz-se necessário a criação de iniciativas e projetos que possam ampliar o conhecimento. Uma das alternativas é fazer uso da educação ambiental como ferramenta capaz de promover mudanças sociais de interesse ambiental. Ações de Educação Ambiental que estimulem e redução de resíduos, da degradação e da contaminação do meio ambiente, melhorando as relações socioambientais, são necessárias e devem ser inclusas no dia a dia das pessoas, de tal forma que estas iniciativas aproximem as pessoas da natureza. A universidade é um espaço que possibilita a agregação de inúmeros saberes heterogêneos (FERNANDES et al., 2020). A extensão universitária tem como cerne de suas atividades transcender os muros das instituições e formar vínculos com a comunidade ao seu redor, através troca de saberes e experiências. Outrossim, a extensão universitária constitui um potencial para trabalhar a Educação Ambiental através de projetos nas escolas. A preservação da natureza é um tema atual e muito abordado, principalmente nos currículos escolares. A valorização e a preservação do meio ambiente são necessárias à existência humana, uma vez que preservar é manter viva toda forma de vida na terra. A maneira como nos relacionamos com o meio ambiente está diretamente ligada à nossa qualidade de vida. Dessa maneira, uma das prerrogativas da escola é usar intensamente o tema Meio Ambiente de forma teórica, reflexiva e prática. Diante disso, ressalta-se que o projeto Semeando Chico Mendes nas Escolas, destaca-se por propor um trabalho de conscientização ambiental, que busca a sensibilização de crianças em escolas estaduais e municipais, tendo como expectativa uma maior aceitação e inserção dos ensinamentos voltados ao meio ambiente em suas vidas cotidianas. A problemática do projeto, se deve no sentido de mostrar qual o papel da Educação Ambiental nas escolas parceiras, como forma de incentivar as crianças e jovens a promoverem um futuro melhor para o planeta. A questão ambiental requer novas formas de abordagem, integrando as várias áreas de conhecimentos e tendo como foco principal o despertar da consciência, principalmente das crianças e dos adolescentes, para que assim novos hábitos possam ser formados, direcionando-os a utilizarem os recursos naturais de forma sustentável. Logo, esta proposta se firma no sentido de atender a uma necessidade das escolas municipais e estaduais no que se refere à prática da Educação Ambiental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que deve ser trabalhada enfatizando-se os aspectos sociais, econômicos, políticos e ecológicos. Neste ano, de 2021 devido a pandemia do covid 19, o projeto foi desenvolvido de forma remota e realizou-se um amplo trabalho de conscientização ambiental para o público virtual. O projeto de extensão “Semeando Chico Mendes inserido no Programa de Extensão FlorArte, e através da página do instagram - @florarteufvjm, são divulgadoas ações virtuais, através de informações importantes sobre a preservação da natureza, o tratamento correto que temos que dar ao lixo, práticas educativas sustentáveis, datas importantes que marcam o calendário ambiental e as ações realizadas pelo projeto.
A atual problemática ambiental do planeta, vem despertando em muitas pessoas, a conscientização da importância do desenvolvimento de um trabalho socioambiental educativo e contínuo. A escola por ser um espaço privilegiado, torna-se um dos locais mais indicados de promover a aquisição destes conhecimentos ambientais, de formação de opinião e desenvolvimento de uma visão crítica (PENTEADO, 2010). Sendo assim, o trabalho com Educação Ambiental tem na escola, possibilidades de desenvolver nas crianças e adolescentes novas concepções e atitudes de responsabilidade para com o ambiente em que se vive, transformando-os em cidadãos conscientes, de maneira que rompe com o ensino tradicional. Nesse contexto, a fim de apoiar os educadores, o projeto Semeando Chico Mendes nas Escolas, almeja despertar nos alunos, uma consciência crítica sobre as questões ambientais, envolvendo educadores e alunos a participarem de atividades lúdicas, oficinas, palestras e gincanas que envolvam o tema: educação ambiental. A Escola Estadual Chico Mendes é uma escola rural, situada na área comunitária da Fazenda Roça, zona rural do município de Arinos – MG. O projeto Semeando uma ideia (processo: 316960.1753.300778.16112018) (atualmente intitulado Semeando Chico Mendes nas escolas, em homenagem a esta escola), teve a oportunidade de aproximar desta comunidade e manter uma forte ligação de extensão, uma vez que a troca de saberes entre comunidade, agricultores e a UFVJM através do projeto de extensão, permitiu vivências, especialmente para quem trabalha com agrofloresta. Para valorizar os saberes do campo e fortalecer a aproximação com a UFVJM, os agricultores familiares e os seus filhos estudantes da escola Chico Mendes se tornaram uma fonte de informação e troca de experiências. Durante a pandemia, no ano de 2021, retornamos o contato com a escola de Arinos, e novas ações de extensão aconteceram, através de oficinas virtuais que foi muito enriquecedor para os alunos da UFVJM de Diamantina -MG. A continuação do projeto, na cidade de Diamantina – MG, justifica-se pela necessidade de difundir a troca de experiências vividas em Arinos com estudantes da Engenharia Florestal e com outras escolas parceiras nesta nova proposta. O destaque na nova abordagem, será com ênfase na valorização da cultura e do conhecimento do campo, de forma a despertar no educando o amor à vida rural e o sentimento de pertencimento. Portanto, o projeto “Semeando Chico Mendes nas Escolas”, nasce como nova proposta de ensino, dos conteúdos de Silvicultura e através da experiência adquirida no Assentamento Chico Mendes, almeja-se compartilhar e divulgar a importância das árvores preservadas dentro deste assentamento com os alunos da Engenharia Florestal e com as demais escolas envolvidas no projeto. Prende-se divulgar sobre o uso múltiplo da árvore Moringa oleífera para o tratamento de água, pois em muitas comunidades rurais e escolares a água não recebe tratamento. A Moringa reduz drasticamente o número de partículas suspensas e também reduz a quantidade de micro-organismos. A semente de Moringa, possui agentes coagulantes que ajudam na remoção da turbidez, da cor e coliformes presentes na água, além de não alterar o pH da mesma. Além disto, a presente proposta visa, com uma simples ação, o desenvolvimento de hortas em ambientes escolares, a fim de promover mais um passo para caminharmos em direção da sustentabilidade. Neste sentido, a educação ambiental assume cada vez mais uma função transformadora, pois permite que o cidadão possa repensar as suas práticas sociais. Entretanto, compete aos professores a função de intercessores e transmissores do conhecimento indispensável para que os alunos possam adquirir certa compreensão sobre o meio ambiente, sobre as causas e as possíveis, soluções a cerca dos problemas que acometem o nosso planeta, bem como da importância da responsabilidade de cada um para construir uma sociedade ambientalmente sustentável. A universidade, como uma instituição de ensino, tem o dever de transmitir aos seus alunos não somente os conteúdos da educação formal, mas também de inovar, de se aprimorar, abrindo espaço para que a educação ambiental faça parte de um trabalho multidisciplinar, uma vez que a mesma tem as funções de ensino, pesquisa e extensão, o que a torna responsável pela formação do cidadão - profissional que atuará no mercado de trabalho, como professor, pesquisador, entre outras. Assim, o trabalho se justifica por se tratar de um assunto com forte apelo ambiental, de forma econômica e ecologicamente sustentável. É fundamental para gerar um canal de informações necessárias ao setor, possibilitando o trabalho extensionista e a integração dos mesmos com professores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri pertencentes ao campus de Diamantina – MG. O projeto proposto, encontra-se em conformidade e articulado com a política de extensão de UFVJM, que prioriza pela ampliação e consolidação das relações entre instituição e demais setores da sociedade com o objetivo de contribuir para transformar a realidade mediante o conhecimento e a melhoria das condições de vida da população. O projeto atende as diretrizes Forproex no que tange a: 1) Interação dialógica, incentivando a troca de saberes entre a universidade e a sociedade Diamantina, mais especificamente entre professores, pesquisadores e estudantes das Universidades UFVJM e estudantes das escolas de Diamantina, bem como qualquer membro da sociedade interessado no conhecimento das plantas. 2) Interdisciplinaridade, já que um viveiro é importante para as diversas áreas do conhecimento, pois armazena informações que poderão ser utilizadas por Ecólogos, Biólogos, Agrônomos, Geógrafos, Engenheiros florestais, Policiais, Médicos, farmacêuticos, entre outros. 3) Indissociabilidade ensino pesquisa-extensão. As atividades de extensão se articulam com o ensino e a pesquisa de forma indissociável e automática. O objetivo da presente proposta permitirá que uma melhor qualificação das atividades de ensino e pesquisa que envolvem o viveiro e produção de mudas, tais como: jardinagem, gestão de resíduos orgânicos, produção de um adubo proveniente de compostagem, levantamento de um diagnóstico de nascente e plantio de mata ciliar em áreas da comunidade quando possível. Por consequência, o caráter extensionista da ação se efetiva com o intercâmbio de conhecimentos entre diferentes instituições de ensino e a própria população do município, uma vez que um viveiro e a produção de mudas tem um caráter público, estando aberto a consultas em geral. 4) Impacto na formação do estudante, atingido através das aulas práticas que ocorrerão com a utilização das mudas, onde as atividades auxiliarão o conhecimento científico. No ano de 2021, o projeto Semeando Chico Mendes, foi executado de forma virtual, devido a pandemia do Covid - 19. As ações, foram realizadas através do Instagram FlorArte e teve como público alvo os seguidores da página, que hoje contam com mais de 11, 3 mil seguidores. Nossa meta, será alcançar estudantes do ensino fundamental e médio, em três escolas, sendo uma municipal e duas estaduais. Os encontros acontecerão via Google Meet em épocas distintas e na escola de Diamantina, quando possível de forma presencial, tomado todos os cuidados de biossegurança.
• OBJETIVO GERAL • Construir valores ambientais por meio da jardinagem e horticultura em escolas públicas de Diamantina e região. • OBJETIVOS ESPECÍFICOS •Propagar a conscientização ambiental na sociedade através de postagens no instagram FlorArte; •Produzir defensivos agrícolas naturais e compostos orgânicos, evitando danos sociais, econômicos e energéticos; •Oferecer um espaço com orientação profissional para que os beneficiários aprendam e pratiquem a horticultura; •Promover e divulgar para alunos e professores o uso de micro-organismos eficientes no controle biológico e na promoção de crescimento de plantas, mostrando a forma ideal de multiplicação.•Coletar e analisar as amostras da água de irrigação das hortas para posterior análises (coliformes fecais, turbidez, temperatura, oxigênio dissolvido entre outros acessíveis).
O principal público alvo são os estudantes das escolas públicas e seguidores do Instagram FlorArte. Como impacto direto, a escola municipal e uma escola estadual de outra localidade, que receberão nossas ações de forma presencial e virtual. Os beneficiários indiretos do projeto são os professores das escolas os quais poderão desenvolver projetos em outras oportunidades. No total, esperamos que a ação alcance mais de 8000 pessoas. Metas: - Divulgar os projetos na área de Silvicultura da FCA/ UFVJM; -Formar recursos humanos (estudantes de graduação da UFVJM, Campus Diamantina) com conhecimento em Silvicultura mais sólido de forma a repara-lo para o mercado de trabalho; -Despertar, nos jovens estudantes e técnicos da UFVJM, o gosto pela pesquisa científica e trabalhos de extensão universitária; -Aproximar a sociedade Município de Diamantina e os professores, pesquisadores e estudantes da UFVJM; -Envolver novos estudantes da graduação da Faculdade de Ciências Agrárias ou de Agronomia nos projetos de silvicultura e meio ambiente. -Promover a popularização e democratização do saber científico; -Produzir material informativo para ser distribuído nas escolas parceira; - Fazer com que as comunidades escolares criem uma cultura de Educação Ambiental, de tal forma que a Saúde Ambiental seja um elemento fundamental no processo desta sensibilização.
Esta proposta de extensão será voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, do município de Diamantina -MG e região, bem como, os estagiários e estudantes da FCA / UFVJM. A proposta será discutida, avaliada e acompanhada pelos participantes de maneira que todos os processos e atividades ficarão bem esclarecidos. A finalidade do projeto Semeando Chico Mendes nas escolas será a propagação da conscientização ambiental na sociedade. Antes de iniciarmos a realização das ações de fato, será decidido, em conversa com os gestores da escola, qual a turma será escolhida e haverá um diálogo, levando em consideração a opinião dos interessados e suas expectativas. Ao todo, serão realizados 5 encontros presenciais com atividades teóricas e práticas, divididos em: 1) aplicação do questionário inicial e oficina de horta com material sustentável; Atividade 2_Oficinas abordando como principais temas: produção de mudas, jardinagem, gestão de resíduos orgânicos, produção de adubo proveniente de compostagem para utilização em hortas socioeducativas, que auxilia no desenvolvimento e nutrição das plantas. Metodologia: Será estabelecido um contato entre os participantes do projeto e as escolas atendidas para definir as diretrizes da ação. Atividade 3_Oficina de Desodorante natural: Por que usar desodorantes naturais? São melhores para a saúde, são livres de substâncias químicas danosas a saúde e que se encontram nos desodorantes convencionais, como alumínio, parabenos e triclosan. São melhores para o meio ambiente, pois devemos lembrar que a vida é um ciclo, e desta maneira, as substâncias que utilizamos em nosso corpo de alguma maneira volta para a Terra e o lençol freático. Atividade 4_Oficina Micro-organismos eficientes e a relação destes com o meio ambiente.O objetivo desta oficina é promover e divulgar para alunos e professores o uso de micro-organismos eficientes no controle biológico e na promoção de crescimento de plantas, mostrando a forma ideal de multiplicação. Atividade 5_ Coletar amostras da água de irrigação das hortas e analisar microbiologicamente a qualidade da água de irrigação das hortaliças (coliformes fecais, turbidez, temperatura, oxigênio dissolvido entre outros acessíveis). Por fim, faremos a divulgação dos resultados obtidos mediante ações como dias de campo, para que outras comunidades possam manter firmes as raízes da tecnologia utilizada na implantação das hortas nas escolas da comunidade. Considerações finais • As ações também serão divulgadas e realizadas em canais virtuais, como redes sociais e plataformas de videoconferência, preferencialmente o google meet. • Ao término enviaremos um questionário a comunidade beneficiada, de modo que recebamos um feedback para melhoria de futuras ações. • Mensalmente haverá uma reunião com a coordenadora do projeto para discussão da proposta, avaliação de atividades e produção de oficinas. Como metas científicas, espera-se o envolvimento e participação do bolsista Pibex e dos voluntários da proposta, juntamente com a coordenadora do projeto, submetam resumos em anais de eventos, em especial no SINTEGRA. As metas acadêmicas incluem a orientação e treinamento técnico ao bolsista e estagiários voluntários executantes do projeto. Em relação as metas sócio-ambientais, espera-se que os agricultores, ao tomarem conhecimento sobre o planejamento e execução de práticas sustentáveis, passem a utilizá-las rotineiramente. Assim, utilizando alimentos mais saudáveis e com isto, aumentarem sua renda pela comercialização de produtos com maior valor agregado. Ademais, espera-se contribuir para a divulgação da UFVJM em especial do curso de Engenharia Florestal e o curso de Agronomia, como difusor de conhecimentos e instituição preocupada com sistemas produtivos sustentáveis e com a recuperação das matas ciliares e nativas. Além disso, almeja-se como impacto direto que o (a) bolsista do Pibex e os (as) estagiários (as) envolvidos tenham uma maior compreensão do papel das aulas práticas e a importância de devolver todo o conhecimento aplicado na prática, para a comunidade e a sociedade de forma geral. Espera-se que com o a execução do projeto PIBEX, este possa contribuir positivamente no desenvolvimento de habilidades que contribuirão para a qualidade e a viabilidade das técnicas e instrumentos pedagógicos utilizados durante a execução do projeto. Por fim, almeja-se despertar, nos jovens estudantes e técnicos da UFVJM, o gosto pela pesquisa científica e trabalhos de extensão universitária. A procura de outros estudantes da UFVJM para estágios no projeto tem aumentado expressivamente a medida que o projeto tem sido executado.
FERNANDES, Marcelo Costa et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos morado-res das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, [S. l.], v. 28, n. 4, p. 169-194, dez. 2012. Disponível em:. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982012000400007. Acesso em: 20 jun. 2020. PENTEADO, H. D. Meio Ambiente e Formação dos professores. São Paulo: Cortez, 1994. PENTEADO. Heloísa Dupas. Meio ambiente e a formação de professores. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
A grade curricular dos estudantes de Ciências Agrárias (FCA/UFVJM), possibilita ao estudante desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao estudo florestal no que se referem às suas características, potencialidades e precauções, tendo em vista que várias disciplinas específicas sobre o assunto são contempladas na grade curricular do curso. São essas: “Sistemas Agroflorestais, Silvicultura de espécies Nativas, Recuperação de áreas degradadas”. Todos os discentes listados como integrantes da equipe executora da proposta já cursaram ou estão cursando pelo menos duas disciplinas das listas. Sendo assim, todas as informações recebidas sobre silvicultura capacitam o discente do curso de Agronomia e Engenharia Florestal a participar e, acima de tudo, contribuir com ideias úteis e inovadores ao bom desenvolvimento do projeto de extensão em questão. O desenvolvimento do projeto trará ao estudante a possibilidade de consolidar, difundir e aperfeiçoar todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Ainda, a prática de suas atividades na extensão, mesmo que de forma remota, motivará o discente a continuar no curso evitando com isso uma possível evasão. A participação do discente no projeto será avaliada pelo seu comprometimento e dedicação às atividades atribuídas. O discente terá fundamental participação para o bom desenvolvimento do projeto. AVALIAÇÃO PELO PÚBLICO - O projeto prevê a realização do monitoramento e avaliação do projeto e as ações em três etapas temporais, de curto prazo: para execução da mobilização e sensibilização das escolas, e longo prazo: para avaliação e monitoramento dos impactos das ações no Município de Diamantina e região. AVALIAÇÃO PELA EQUIPE - O processo de avaliação deve acontecer durante o desenvolvimento e no final da realização do projeto. Será realizada uma pesquisa com os participantes, todos eles atuais universitários do curso de Agronomia e Engenharia Florestal da FCA / UFVJM. Para diagnosticar as contribuições que os projetos de extensão proporcionam aos seus participantes durante o processo de formação, realizar-se-á aplicação de um questionário aberto, o qual possuirá o seguinte questionamento: Mediante a sua participação no projeto de extensão, voltados à área de Agronomia e Engenharia Florestal, nesta fase da sua vida universitária, descreva quais as observações e contribuições mais relevantes que esta participação teve para seu processo de formação. E será nesta fase que retiraremos um dos resultados, os quais descrevemos ao final da execução do projeto.
O projeto é continuação do projeto Pibex anteriormente aprovado e que foi desenvolvido de forma remota. O projeto faz parte do programa de extensão FlorArte. Atualmente o instagram criado para divulgar as ações do programa , atingiu direta e indiretamente, aproximadamente um público de 11,3 mil pessoas.
Público-alvo
O público-alvo serão os seguidores virtual do Instagram FlorArte e Estudantes das Escolas Municipais parceiras do projeto
Municípios Atendidos
Diamantina
Gouveia
Parcerias
A proposta também recebe o apoio da Escola Municipal do Algodoeiro em Diamantina - MG, no qual já foram realizadas atividades voluntárias de forma presencial, com os alunos do ensino fundamental I.
Com anuência desta escola, torna-se possível a execução da proposta, consolidando o projeto como exequível.
Com anuência desta escola, torna-se possível a execução da proposta, consolidando o projeto como exequível.
Cronograma de Atividades
Reuniões de forma virtual com a equipe para organização das atividades
Reuniões presenciais e via Google Meet com as coordenadoras das escolas participantes, para organizar o cronograma do projeto com as peculiaridades do calendário escolar e administrativo -março e abril
Reuniões internas e virtuais com os membros da equipe, para nivelamento do conhecimento e preparação para os encontros remotos com as escolas e início das ações nas escolas
Curso de capacitação para professores nas escolas e Oficinas Científicas Virtuais do Fantástico Mundo das Plantas 5, 6, 7, 8, 9
Encerramento e Avaliação
Redação do relatório final (bolsista e coordenador) e Confecção de um artigo a ser submetido na Revista Brasileira de Extensão Universitária (ISSN 2358-0399) ou outra que seja mais adequada ao tema do projeto – novembro e dezembro