Visitante
Neuroação: ampliando os conhecimentos em Neurociências
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
silvio pereira ramos junior
20231012023781030
faculdade de medicina de diamantina - famed
Caracterização da Ação
ciências da saúde
educação
saúde
saúde humana
municipal
Sim
Membros
fernanda daniela santos coelho
Bolsista
victor alexsander alencar mendes
Voluntário(a)
samanta daiane pereira costa
Voluntário(a)
victor moreira andrade
Voluntário(a)
gustavo mota rocato
Voluntário(a)
gabriela fernanda ferreira
Voluntário(a)
victoria costa barbosa
Voluntário(a)
paulo vinícius rodrigues guedes
Voluntário(a)
O projeto “Neuroação: ampliando os conhecimentos em Neurociências” visa a realização de feiras de saúde em espaços públicos em Diamantina durante o período de janeiro a dezembro de 2023. As ações de saúde contarão com a participação dos discentes da Faculdade de Medicina ligantes da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia (Neuroliga) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) de Diamantina. Assim, o principal público-alvo das ações será a população da cidade de Diamantina, buscando a difusão de informações sobre temas neurológicos de grande importância para a comunidade. O público alvo do projeto “Neuroação: ampliando os conhecimentos em Neurociências” é a população de Diamantina - MG. O projeto visa ampliar os conceitos e informações da comunidade diamantinense sobre temas da neurologia, em especial sobre aqueles mais comuns, mas que ainda carecem de compreensão pelas pessoas: acidente vascular encefálico, cefaleias, traumatismo cranioencefálico e raquimedular, epilepsia e demências, buscando difundir o conhecimento sobre sinais e sintomas de alerta, prevenção, tratamento e como procurar atendimento médico. Dessa forma, a população se beneficiará de maneira direta, por meio da aquisição de informações que serão importantes para a modificação de hábitos de vida que são considerados de risco para essas enfermidades neurológicas. E, também, haverá o benefício indireto, já que, a melhor compreensão dessa área da saúde poderá impactar na redução da ocorrência dessas condições, além de conhecer a conduta adequada caso algum familiar/conhecido se encontre com um desses sinais de alerta. Serão montadas tendas em espaço público de grande circulação durante o final de semana. Nessas tendas, os acadêmicos envolvidos no projeto, acompanhados sempre por um docente colaborador, irão elucidar e informar a todos os participantes sobre prevenção, sinais e sintomas, tratamento, prognóstico e conduta adequada para uma pessoa nesta condição. Para cada tema serão propostas atividades e metodologias a fim de aproximar o público trazendo conhecimentos gerais e mais informação para toda a população. Assim, o benefício direto compreende a aplicação dos conceitos aprendidos na feira de saúde nos próprios hábitos de vida, contribuindo para melhores condições de saúde. E o benefício indireto, se dá pelo fato de que uma sociedade com boa educação em saúde é dotada de maior bem-estar, pois o conhecimento é um dos principais passos para a população saber cuidar de seu corpo e mente de maneira adequada. Além disso, o projeto visa a interação do estudante com a sociedade, sendo ele o instrumento de repasse dos conhecimentos para a comunidade na ação de saúde. O discente contará com o apoio dos docentes colaboradores na revisão literária sobre o tema e terá o suporte do mesmo no dia da ação de saúde, assim, a ação será, portanto, um instrumento de integração entre o corpo discente e docente da UFVJM com a população de Diamantina.
educação em saúde, neurociências, projeto de extensão
O projeto “Neuroação: ampliando os conhecimentos em Neurociências” visa a realização de feiras de saúde em espaços públicos em Diamantina durante o período de janeiro a dezembro de 2023. As ações de saúde contarão com a participação dos discentes da Faculdade de Medicina ligantes da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia (Neuroliga) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) de Diamantina. Assim, o principal público-alvo das ações será a população da cidade de Diamantina, buscando a difusão de informações sobre temas neurológicos de grande importância para a comunidade. A Neuroliga compreende a indissociabilidade do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão e busca, com a ação colaborativa entre os discentes e docentes o aprofundamento na Neurologia e Neurocirurgia. Assim, a Liga visa uma melhor integração do conhecimento nessas áreas e proporciona uma formação mais completa dos estudantes e maior divulgação de saberes para a comunidade. Em consonância a isso, descobertas, curiosidades e temas relacionados às ciências neurológicas estão consistentemente em voga nas diversas formas de mídia e fontes de divulgação científica. Porém, o hiato nos conhecimentos da população acerca desta área científica limita os benefícios potenciais decorrentes da oportuna aplicação de saberes práticos. Estes podem ser mais bem explorados por meio da educação em saúde - um braço significativo da promoção à saúde preconizada no contexto de saúde pública. Nesse sentido, prezar por uma população consciente e esclarecida é prezar pela melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade.
A neurociência está em franca expansão, tendo sido este campo de conhecimento destacado pelo Governo dos Estados Unidos da América como prioritário na década de 1990, esta que seria então reconhecida como a “Década do Cérebro”. Muitos também consideram o século XXI o século do cérebro, no qual as grandes conquistas da humanidade estarão dirigidas para a compreensão das funções neurais humanas (VENTURA, 2010). E tal pensamento encontra lastro na realidade em diversas instâncias: no ano de 2014, por exemplo, o prêmio Nobel foi atribuído a pesquisadores da neurociência na categoria de Medicina e Fisiologia. Uma das principais características desse campo da ciência é permitir o estabelecimento de interfaces com outras áreas, tais como a educação (COSENZA; GUERRA, 2011). Nesse sentido, as neurociências descrevem as estruturas e o funcionamento do sistema nervoso e expandem, com celeridade, os limites dos conhecimentos científicos; e a educação promove o desenvolvimento de competências práticas úteis no cotidiano – das medidas de profilaxia primária às providências básicas diante de acometimentos neurológicos ordinários. Apesar de esta área científica ser amplamente divulgada nos meios leigo (em revistas, jornais e notícias televisivas) e acadêmico (em artigos de periódicos científicos), poucos cursos de graduação possuem essa disciplina (EKUNI et al, 2014). Soma-se a isso panorama no qual, ao mesmo passo em que os entendimentos acerca do funcionamento do cérebro e do sistema nervoso geram curiosidade na população em geral e propiciam contexto oportuno à propagação de informações, conceitos abordados pela mídia são postos muitas vezes de forma equivocada promovendo, em associação ao senso comum, os denominados “neuromitos” (HOWARD-JONES, 2014). Este termo simples concatena uma gama de conhecimentos mal explorados, que têm o potencial de benefício público restringido em função de limitações estruturais. Em consonância com esse fato, entende-se que boa parte da população reconhece termos e nomes importantes na neurologia, porém, desconhece sinais e sintomas associados a essas condições. Um grande exemplo é o Acidente Vascular Encefálico (AVE), conhecido popularmente como “derrame”. O AVE é hoje a segunda principal causa de morte no Brasil e a primeira causa de incapacidade no país (ACADEMIA BRASILEIRA DE NEUROLOGIA, 2020)3. Porém, mesmo sendo uma enfermidade bem conhecida na sociedade e de prevalência de 2,0% no país – cerca de 3,1 milhões de pessoas com 18 anos de idade ou mais (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2019)2, muitos brasileiros ainda desconhecem os sinais e sintomas de alerta para a ocorrência de um AVE. Tal fato é evidenciado no estudo “Knowledge about Stroke in Belo Horizonte, Brazil: A Community-Based Study Using a Innovative Video Aproach”4, onde, dentre 703 entrevistados, apenas 56,1% conseguiram identificar os sinais e sintomas de um AVE. Esse é um importante ponto, pois o reconhecimento do AVE impacta na agilidade que o atendimento médico será prestado a esse paciente, implicando no sucesso do tratamento e na minimização de possíveis danos e sequelas. Essa associação entre conhecer popularmente um termo, mas desconhecer critérios simples que auxiliam no contato a um serviço de urgência e emergência, ou até numa conduta para amenizar um sinal/sintoma de uma condição neurológica se repete e favorece a falta de informação e a estigmatização de condições neurológicas. Segundo o Glossário Temático “Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde” de 2012, produzido pelo Ministério da Saúde, a “educação em saúde” consiste em possibilitar que a população se aproprie de temas da saúde, visando a maior autonomia das pessoas em relação ao cuidado da sua própria saúde e da sua comunidade (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012)1. Além disso, o glossário também abarca o termo “educação na saúde”, que corresponde ao desenvolvimento de práticas e ações que promovam a formação e atuação do profissional da saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012). Dessa forma, associando tais conceitos à continuidade da educação sobre saúde para a população, este trabalho faz-se relevante justamente devido à necessidade de ampliar os conhecimentos em neurociências, facilitando a compreensão da população; de retificar o senso comum relacionado à difusão dos ditos neuromitos; e de ampliar a usabilidade dos conhecimentos auferidos até a época atual promovendo, por meio disso, benefícios à comunidade acadêmica e à sociedade como um todo. Destaca-se, ainda, que este trabalho é pertinente sobretudo quando os possíveis resultados de sua implantação são levados em consideração. Além do envolvimento com a educação em si, por meio do projeto “Neuroação: ampliando os conhecimentos em Neurociências” a equipe pretende também desenvolver papel biopsicossocial na comunidade, abordando as dificuldades enfrentadas em cada doença neurológica discutidas nas intervenções e oferecendo apoio às campanhas de conscientização existentes. Dessa forma, com uma população mais consciente em relação aos principais distúrbios neurológicos que a acomete – desde medidas de profilaxia primária às providências básicas que devem ser tomadas – é possível diminuir os índices de morbimortalidade que os definem. Mais precisamente, é possível mudar a percepção dos indivíduos acometidos, bem como a de seus familiares e amigos, frente ao processo de adoecimento, o que poderá ser observado diretamente na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
Gerais: Aprimorar e disseminar o conhecimento da comunidade em neurociências. Estimular ações de vínculo entre acadêmicos e comunidade por meio da promoção de atividades relevantes e de interesse comum; Específicos: Promover ações comunitárias voltadas a temas de neurociências que permitam ampliar o alcance de informações científicas à população em geral; Combater conhecimentos nocivos ou contraproducentes estabelecidos na realidade da população local pela retificação do senso comum relacionado à difusão dos “neuromitos”; Aprimorar o conhecimento em neurociências entre os discentes participantes.
O projeto “Neuroação: ampliando os conhecimentos em Neurociências” busca beneficiar direta e indiretamente a população de Diamantina – MG, a partir da divulgação de conhecimentos sobre temas de grande relevância da área de Neurologia para a população. Para tanto, ocorrerão 5 feiras de saúde, onde os discentes contribuirão com a transmissão de informações importantes acerca da prevenção, sinais/sintomas, tratamento, prognóstico e conduta em algumas condições neurológicas mais comuns, no caso, serão abordados o traumatismo cranioencefálico e raquimedular, cefaleias, o acidente vascular encefálico, demências e a epilepsia. Assim, o benefício direto compreende a aplicação dos conceitos aprendidos na feira de saúde nos próprios hábitos de vida, contribuindo para melhores condições de saúde. E o benefício indireto, se dá pelo fato de que uma sociedade com boa educação em saúde é dotada de maior bem-estar, pois o conhecimento é um dos principais passos para a população saber cuidar de seu corpo e mente de maneira adequada. Além disso, o projeto visa a interação do estudante com a sociedade, sendo ele o instrumento de repasse dos conhecimentos para a comunidade na ação de saúde. O discente contará com o apoio dos docentes colaboradores na revisão literária sobre o tema e terá o suporte do mesmo no dia da ação de saúde, assim, a ação será, portanto, um instrumento de integração entre o corpo discente e docente da UFVJM com a população de Diamantina.
A metodologia deste projeto de extensão concerne à promoção de atividades relacionadas ao campo das neurociências por meio de ações comunitárias. Estas são caracterizadas pela intervenção na comunidade na forma de práticas diversas frente a variadas demandas sociais, considerando o escopo da universidade, o grau de interesse da população e os potenciais impactos benéficos. Os alunos participantes do projeto serão ligantes da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia (Neuroliga) e, caso existam vagas não preenchidas, será aberta a oportunidade de participar aos discentes devidamente matriculados na Faculdade de Medicina (FAMED) da UFVJM que participam do Grupo de Estudos de Neurologia e Neurocirurgia (GEN). A partir daí, a seleção se dará pela assiduidade nas atividades do grupo de estudo e prova de seleção. Serão realizadas ações de temas pré-definidos pelos discentes e docentes, que levarão em consideração aqueles assuntos que são, notadamente, de grande relevância para a sociedade e de pouco conhecimento; tais temas constam na seção “Cronograma”. Mas, será realizada uma pesquisa na população, ao longo da duração do projeto durante as 5 ações comunitárias, buscando saber quais outros assuntos da neurologia a comunidade demanda saber, visando aprimorar futuramente o projeto. Serão montadas tendas em espaço público de grande circulação durante o final de semana. Nessas tendas, os acadêmicos envolvidos no projeto, acompanhados sempre por um docente colaborador, irão elucidar e informar a todos os participantes sobre prevenção, sinais e sintomas, tratamento, prognóstico e conduta adequada para uma pessoa nesta condição. Para cada tema serão propostas atividades e metodologias a fim de aproximar o público trazendo conhecimentos gerais e mais informação para toda a população. Em decorrência da pandemia da COVID-19, a realização das ações de saúde do projeto Neuroação irão preconizar a avaliação da situação de número de casos e de risco de transmissão do SARS-CoV-2 e, antes da efetivação das práticas serão observados devidamente os decretos municipais acerca da realização das atividades presenciais em meio público. Além disso, para respeitar as medidas de distanciamento e minimização da propagação do COVID-19, as ações ocorrerão ao ar livre com número de discentes/docentes e participantes adequado, buscando sempre o seguir os protocolos de segurança a respeito de distanciamento entre pessoas e uso de máscaras de proteção. Além disso, as ações serão realizadas com autorização prévia da Prefeitura Municipal de Diamantina, expedida através de alvará para a ocupação da via pública. As tendas contarão com duas mesas para a disposição do material necessário e dez cadeiras voltadas aos participantes em intervenção. Tais materiais serão obtidos junto a organizações parceiras e montados e dispostos antes da intervenção pelos alunos. As ações contarão também, necessariamente, com material de linguagem acessível projetado para ampla distribuição, sejam previamente confeccionados ou adaptados pelos acadêmicos, sejam reproduções provenientes de fontes academicamente respaldadas, os quais explicarão a definição e a relevância da doença, os sinais e sintomas principais e possíveis ações preventivas. A divulgação das ações de saúde se dará pelas redes sociais. Assim, as ações serão divididas em: primeira ação – tema: Traumatismo Cranioencefálico e Raquimedular; segunda ação – tema: Cefaleias; terceira ação – tema: AVE; quarta ação – tema: Demências e quinta ação – tema: Epilepsia. Cada tema selecionado contará com metodologia específica de intervenção, abordagem direcionada e linguagem clara para que todos os participantes do projeto apreendam o que está sendo falado. À intervenção, os alunos da Neuroliga irão participar do diálogo educativo abordando um indivíduo por vez, propagando informações simples e de utilidade prática, bem como respondendo aos questionamentos que surgirem. Além disso, como meio de compreender a influência das ações comunitárias no conhecimento da população, serão aplicados questionários opcionais para os participantes da Neuroação. Esses questionários conterão perguntas simples sobre o tema da ação comunitária e serão aplicados antes e depois da ação. Dessa forma, será possível avaliar se o meio de transmissão das informações está sendo efetivo em melhorar o conhecimento da população sobre aquela doença/condição neurológica. Ao final de Neuroação será avaliado o que a população considerou da mesma, buscando saber o quanto e como a ação contribuiu para a aquisição de conhecimento para o participante e a relevância das informações passadas. Além disso, reuniões mensais serão realizadas entre os discentes participantes e o docente colaborador, onde os termos acerca da Neuroação serão acertados e poderá ser discutida como foram as intervenções anteriores e os pontos a melhorar para o aperfeiçoamento das próximas ações de saúde do projeto.
ACADEMIA BRASILEIRA DE NEUROLOGIA. Global Stroke Alliance: União e Força Contra o AVC. 2020. Disponível em: https://www.abneuro.org.br/post/global-stroke-alliance-uni%C3%A3o-e-for%C3%A7a-contra-o-avc. Acesso em: 03 jan. 2022. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário Temático: Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Brasília, 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_gestao_trabalho_2ed.pdf. Acesso em: 03 fev. 2022. COSENZA, R ; GUERRA, L. Neurociência e educação: como o cérebro aprende, 1.ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. EKUNI, R.; SOUZA, B. M.N.; COSTA, C. L.; OTOMURA, F. H. Projeto de Extensão “Grupo de Estudos em Neurociência”: divulgando neurociência e despertando vocações. Revista Brasileira de Extensão Universitária. V. 5, n. 2, p. 55-59, jul. –dez. 2014. HOWARD-JONES, P. Neuroscience and education: myths and messages. Nature Reviews Neuroscience, v. 15, p. 817-824, 2014. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional de Saúde: Percepção do Estado de Saúde, Estilos de Vida, Doenças Crônicas e Saúde Bucal. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101764.pdf. Acesso em: 03 fev. 2022. MEIRA, F. et al. Knowledge about Stroke in Belo Horizonte, Brazil: A Community-Based Study Using an Innovative Video Approach. Cerebrovascular Diseases, Sidney, v. 8, n. 2, p. 60-69, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29788007/. Acesso em: 03 fev. 2022. VENTURA, D.F. Um Retrato da Área de Neurociência e Comportamento no Brasil. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 123-129.
Os discentes participarão do projeto em três momentos, sendo o primeiro deles o planejamento das ações de saúde com a pesquisa bibliográfica e revisão de literatura acerca do tema da Neuroação em vigência. Essa aquisição de conhecimento será devidamente acompanhada pelo docente colaborador, que contribuirá com o aperfeiçoamento do conhecimento do discente e com a solução de dúvidas que podem surgir acerca do tema. No segundo momento, será elaborado material para a realização da ação de saúde. Por fim, o terceiro momento se dará pela Neuroação propriamente dita, quando as informações e conhecimentos acerca de prevenção, sinais e sintomas, tratamento e prognóstico serão repassados dos estudantes para os participantes da ação de saúde. Assim, o estudante se insere de maneira ativa, sendo essencial na busca e pesquisa de informações, como também na transmissão desse conhecimento para a população. Ademais, será permitido ao discente o contato com a população e suas dúvidas, sendo um importante instrumento para o conhecimento do aluno sobre a população em que se insere, contribuindo para a formação de um profissional que entende de maneira biopsicossocial as particularidades de cada comunidade.
O projeto “Neuroação: ampliando os conhecimentos em Neurociências” busca beneficiar direta e indiretamente a população de Diamantina – MG, a partir da divulgação de conhecimentos sobre temas de grande relevância da área de Neurologia para a população. O benefício direto compreende a aplicação dos conceitos aprendidos na feira de saúde nos próprios hábitos de vida, contribuindo para melhores condições de saúde. E o benefício indireto, se dá pelo fato de que uma sociedade com boa educação em saúde é dotada de maior bem-estar, pois o conhecimento é um dos principais passos para a população saber cuidar de seu corpo e mente de maneira adequada. Além disso, o projeto visa a interação do estudante com a sociedade, sendo ele o instrumento de repasse dos conhecimentos para a comunidade na ação de saúde. O discente contará com o apoio dos docentes colaboradores na revisão literária sobre o tema e terá o suporte do mesmo no dia da ação de saúde, assim, a ação será, portanto, um instrumento de integração entre o corpo discente e docente da UFVJM com a população de Diamantina.
Público-alvo
O público alvo do projeto é a comunidade diamantinense em geral, sendo o projeto útil principalmente para o público leigo, mas também benéfico à comunidade acadêmica local.
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
O Laboratório Thiago Hugo já está ciente da parceria, contando com o empréstimo de tendas para a realização das ações ao ar livre. A carta de anuência está anexada ao projeto. As ações ao ar livre contarão, devidamente, com alvará emitido pela Prefeitura de Diamantina, conforme esclarecido na secretaria da mesma, esse alvará só pode ser solicitado após a aprovação do projeto junto ao PROEXC.
O Cartão Serra já está ciente da parceria, contando com o empréstimo de tendas para a realização das ações ao ar livre. A carta de anuência está anexada ao projeto. As ações ao ar livre contarão, devidamente, com alvará emitido pela Prefeitura de Diamantina, conforme esclarecido na secretaria da mesma, esse alvará só pode ser solicitado após a aprovação do projeto junto ao PROEXC.
A Clínica da Serra já está ciente da parceria, contando com o empréstimo de tendas para a realização das ações ao ar livre. A carta de anuência está anexada ao projeto. As ações ao ar livre contarão, devidamente, com alvará emitido pela Prefeitura de Diamantina, conforme esclarecido na secretaria da mesma, esse alvará só pode ser solicitado após a aprovação do projeto junto ao PROEXC.
A Academia Splash já está ciente da parceria, contando com o empréstimo de mesas e cadeiras para a realização das ações ao ar livre. A carta de anuência está anexada ao projeto. As ações ao ar livre contarão, devidamente, com alvará emitido pela Prefeitura de Diamantina, conforme esclarecido na secretaria da mesma, esse alvará só pode ser solicitado após a aprovação do projeto junto ao PROEXC.
A Casa do Fazendeiro já está ciente da parceria, contando com o empréstimo de mesas e cadeiras para a realização das ações ao ar livre. A carta de anuência está anexada ao projeto. As ações ao ar livre contarão, devidamente, com alvará emitido pela Prefeitura de Diamantina, conforme esclarecido na secretaria da mesma, esse alvará só pode ser solicitado após a aprovação do projeto junto ao PROEXC.
A Drogaria Paratodos já está ciente da parceria, contando com o empréstimo de mesas para a realização das ações ao ar livre. A carta de anuência está anexada ao projeto. As ações ao ar livre contarão, devidamente, com alvará emitido pela Prefeitura de Diamantina, conforme esclarecido na secretaria da mesma, esse alvará só pode ser solicitado após a aprovação do projeto junto ao PROEXC.
A Serra Exames já está ciente da parceria, contando com o empréstimo de tendas para a realização das ações ao ar livre. A carta de anuência está anexada ao projeto. As ações ao ar livre contarão, devidamente, com alvará emitido pela Prefeitura de Diamantina, conforme esclarecido na secretaria da mesma, esse alvará só pode ser solicitado após a aprovação do projeto junto ao PROEXC.
A Connect Gráfica já está ciente da parceria e com carta de anuência anexada. A gráfica contribuirá com a parceria na confecção de banners que serão utilizados nas ações ao ar livre.
Cronograma de Atividades
Reunião da equipe; Planejamento da ação comunitária de traumatismo cranioencefálico raquimedular (TCE e TRM); Elaboração de material para a ação comunitária sobre TCE e TRM; Revisão da literatura e capacitação dos alunos.
Execução da primeira ação - Tema: TCE e TRM
Reunião da equipe; Discussão dos pontos fortes e fracos e elaboração de propostas para melhoria da abordagem referente à primeira ação comunitária registrada em ata. Planejamento da ação comunitária sobre cefaleias; Elaboração de material para a ação comunitária sobre cefaleias; Revisão da literatura e capacitação dos alunos.
Execução da segunda ação – Tema: cefaleias.
Reunião da equipe; Discussão dos pontos fortes e fracos e elaboração de propostas para melhoria da abordagem referente à segunda ação comunitária registrada em ata. Planejamento da ação comunitária de acidente vascular encefálico (AVE); Elaboração de material para ação comunitária sobre AVE; Revisão da literatura e capacitação dos alunos.
Execução da terceira ação - Tema: AVE
Reunião da equipe; Discussão dos pontos fortes e fracos e elaboração de propostas para melhoria da abordagem referente à terceira ação comunitária registrada em ata. Planejamento da ação comunitária sobre demências; Elaboração de material para a ação comunitária sobre demências; Revisão da literatura e capacitação dos alunos.
Execução da quarta ação – Tema: Demências.
Reunião da equipe; Discussão dos pontos fortes e fracos e elaboração de propostas para melhoria da abordagem referente à quarta ação comunitária registrada em ata.
Reunião da equipe; Planejamento da ação comunitária de epilepsia; Elaboração de material para a ação comunitária sobre epilepsia; Levantamento de patrocínios; Revisão da literatura e capacitação dos alunos.
Execução da quinta ação - Tema: Epilepsia
Reunião de finalização do projeto
01/12/2023
31/12/2023
Reunião da equipe; Discussão dos pontos fortes e fracos e elaboração de propostas para melhoria da abordagem referente às duas ações comunitárias anteriores registrada em ata.