Visitante
Ciência e Música
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
welyson tiano dos santos ramos
2021010220210142075
instituto de engenharia, ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
linguística, letras e artes
cultura
educação
música
regional
ufvjm campus janaúba contribuindo para o desenvolvimento do norte de minas
Sim
Membros
fidel edson de souza
Vice-coordenador(a)
jean carlos coelho felipe
Voluntário(a)
dorgivan tayno dos santos ramos
Voluntário(a)
thiago antunes lages
Voluntário(a)
jose carlos de jesus nascimento
Voluntário(a)
ana maria pedro cabral
Voluntário(a)
mauricio barbosa de sousa filho
Voluntário(a)
gisele conceicao vieira de sousa
Voluntário(a)
murilo gabriel pereira alves
Voluntário(a)
geremias da silva barbosa
Voluntário(a)
paulo alliprandini filho
Voluntário(a)
max pereira gonçalves
Voluntário(a)
leonardo rabelo e silva
Voluntário(a)
vitor diego damasceno barbosa
Voluntário(a)
carla jeany teixeira silva
Bolsista
david miguel soares junior
Voluntário(a)
Esse projeto aborda tópicos de ciência e tecnologia por meio do ensino de música. De modo geral, serão oferecidas aulas de musicalização e instrumentação em violão e flauta doce. No entanto, dependendo da demanda, outros instrumentos irão sendo adicionado
Divulgação cientifica, orquestra, educação, ensino de ciência, música, violão, flauta doce, filarmônica
Com o intuito de promover a integração entre a UFVJM, campus Janaúba, e a região em seu entorno, este projeto pretende utiliza-se do ensino de música como ferramenta lúdica e transformadora para nortear essa interação. Há muito se sabe dos encantos que a música provoca nas pessoas, desde jovens à adultos. Apesar do misticismo acerca do ensino de música, onde muitos acreditam que a música é para quem tem “o dom”, hoje em dia, reconhece-se que o ensino de música pode ajudar no aprendizado, no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, na criatividade, na sensibilidade, no reconhecimento da diversidade cultural ao qual o estudante está inserido, além de promover a integração entre alunos [1]. Atualmente, o próprio governo reconhece que o ensino de música deve ser obrigatório em toda educação básica, segundo a Lei n° 11.769 sancionada em 18 de agosto de 2008. Embasado nessas primícias, o presente projeto visa promover o ensino de música para a comunidade interna e externa a UFVJM campus Janaúba, com aulas, inicialmente, de violão e flauta doce. Busca-se também desenvolver estratégias lúdicas de ensino de Ciência e divulgação científica a partir da teoria musical. Busca-se facilitar a inserção do Ensino de Ciência no cotidiano da comunidade, promover o desenvolvimento da musicalidade tanto para a comunidade externa quanto interna, em especial para os alunos do BC&T, e divulgar a UFVJM campus Janaúba na região. Além de contribuir para uma maior interação desses alunos com conteúdo científico. Considerando o contexto da pandemia, o formato atual do projeto enquadrasse como remoto/online.
Numa sociedade onde se destaca a interatividade e a correlação entre conceitos, é extremamente necessário que o ensino de ciências seja reinventado levando em consideração metodologias que abordem essa nova realidade. Contudo, apesar dos avanços tecnológicos, o ensino de ciência tem, ainda, com destaque para a ciência exatas e da terra, encontrado grande resistência por parte dos alunos [2-3], em virtude da dificuldade dos discentes em associar o que é visto em sala de aula com seu cotidiano [4-5]. Pensando nisso, o ensino de música surge como uma “porta” para explorar conceitos de ciência de uma maneira lúdica e cativante, uma vez que a música e o Ensino de Música em si, já estão intimamente ligados à Ciência. Por exemplo, o estudo da partitura (com suas divisões de tempo) pode ser uma oportunidade de mostrar aos participantes a relevante presença da matemática na natureza. Por outro lado, as notas musicais podem ser estudadas numa nova perspectiva, a da física, onde se pode introduzir conceitos como frequência, onda estacionária e geração de harmônicos. O Timbre (associada aos valores das frequências de oscilação do som no interior de uma cavidade) dos instrumentos pode ser entendido como uma consequência do formato dos instrumentos, que por sua vez obriga as ondas oscilarem em determinadas frequências no interior dos mesmos. Ainda, pode-se utilizar as aulas de música para falar sobre tópicos de biologia, como por exemplo, a descrição do sistema auditivo. Neste caso, sabe-se que o som se propaga, por meio da vibração das moléculas que constituem o ar, até chegar a membrana timpânica, localizada no ouvido interno. A vibração do ar faz com que os ossos do ouvido interno se movimentem, movimentando o líquido contido no labirinto. A oscilação desse líquido é captada por receptores sensoriais que transforma este estímulo em impulso nervoso, potencial de ação. O potencial de ação é um potencial eletrolítico que se propaga pelo neurônio até o diencéfalo, onde a informação é interpretada. Assim, fica claro o poder do ensino de música como ferramenta de ensino e divulgação de ciência. Em particular, pretende-se utilizar essa abordagem como rota alternativa para estimular a comunidade interna e externa a UFVJM, e em especial os discentes do curso de BC&T/cursos terminais da UFVJM campus Janaúba, à pensar sobre a importância da ciência nos dias atuais. Ao mesmo tempo, esse projeto permite a integração entre a UFVJM e a comunidade externa. Ainda, o ensino de música promove o desenvolvimento cultural, uma vez que uma diversidade de ritmos e sua história pode ser abordada. Some-se a tudo isso, o fato que na UFVJM, campus Janaúba, ainda não se desenvolve regularmente atividades culturais para a comunidade interna e externa. Esse projeto busca estimular a formação de grupos musicais e iniciar a formação de uma orquestra na UFVJM campus Janaúba. Deste modo, este trabalho está de acordo com o Plano Nacional de Cultura (PCN) instituído pela Lei 12.343, de dezembro de 2010, já que um dos objetivos desse plano é a inserção da cultura em modelos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico e o estabelecimento de um sistema público e participando de gestão (Plano Nacional de Cultura). Esse projeto é proveniente da extensão de número 339852.1909.340842.01102019, registrado na PROEXC. Ele foi aprovado em 2020, mas em virtude da pandemia foi paralisado a mando da PROEXC. Contudo, enquanto foi possível realizar tarefas, iniciou-se a montagem de apostilas de violão e de flautas e um pequeno repetório. Além disso, foram obtidas cerca de 10 flautas para o projeto.
Objetivo Geral Desenvolver o Ensino de Ciência por meio da música e proporcionar o ensino da música num contexto científico na UFVJM Campus Janaúba. Objetivos específicos Promover o Ensino de Música (instrumentação – violão e flauta doce) no campus da UFVJM em Janaúba aberto à comunidade acadêmica. Promover o Ensino de Música (instrumentação – violão e flauta doce) para a comunidade externa à UFVJM. Planejar material didático de ensino de música envolvendo também o ensino de ciências, para efetuar divulgação científica. Desenvolver um curso básico de teoria musical em flauta doce e violão, na plataforma digital google classroom, na modalidade remoto/online.
Busca-se contemplar cerca de 200 pessoas com esse projeto, dentre servidores e estudantes da UFVJM e pessoas da comunidade externa. Como meta, pretende-se realizar a musicalização básica dos envolvidos, e desenvolver um curso básico de violão e de instrumentos de sopro (inicialmente flauta doce) na modalidade remota online. Pretende-se também produzir ao longo do projeto material didático adaptado para o contexto científico. Deseja-se ainda que esse projeto seja contínuo, de modo que uma das metas futuras, a partir da musicalização da comunidade acadêmica e externa, é montar uma orquestra filarmônica na UFVJM campus Janaúba
Este projeto foi planejado para ser executado em 12 meses. No entanto, há a pretensão de ser um projeto continuo. Para os 12 meses deste edital temos as seguintes etapas: 1 - Seleção dos discentes que irão participar como monitores no projeto. 2 – Planejamento das atividades de teoria musical e prática instrumental, na modalidade remoto online pela plataforma google classroom. 3 – Elaboração de material didático, buscando correlação com a matemática, física, química e biologia. 4 – Elaboração de experimentos de ciências ou explicações científicas correlacionados a temas da teoria musical, disponibilizada ao projeto, na plataforma google classroom, por meio de vídeo aulas gravas pelo bolsista e integrantes do projeto. 5 - curso envolvendo teoria musical, prática instrumental e correlação com a ciência por meio de plataformas digital google classroom. 6 – Avaliações do projeto pelos participantes, via formulário digital do google forms. Após a montagem completa do curso na plataforma google classroom, o curso será aberto a comunidade. Em princípio as inscrições no curso ocorrerão em 3 chamadas. Na primeira chamada pretendemos enviar um link de inscrição para escolas públicas da SRE de janaúba, disponibilizando cerca de 150 vagas no total. Na segunda chamada, disponibilizaremos cerca de 20 vagas para a comunidade interna da UFVJM, e por fim 30 vagas para toda a comunidade externa da norte de minas gerais.
[1] Silva, Anusca Anerita da. “A importância do ensino de música na educação infantil na escola dom marcolino dantas”, monografia, Natal, 2014. [2]. F. Santos, F. Ostermann, and G. Ferraz, Rev. Bras. Ensino Física 32, 1402 (2009). [3]. T. C. Menestrina, A. P. Kolaceke, and V. L. Soethe, in 6o Encontro extensão da UDESC (2011). [4]. F. Damasio and H. Steffani, Rev. Bras. Ensino Fisica 30, 4503 (2008). [5] D. Ausubel, J. Novak and H. Hanesian, Educational Psychology; A Cognitive View (Holt, Rinehart Winston, New York, 1978), p. 685.
Os discentes participarão de maneira efetiva elaborando o material didático, incluindo experimentos e material de música/científico, produzindo vídeos aulas. Além disso, ficarão responsáveis pela gestão das inscrições dos participantes e da inserção do material no google classroom. No campus Janaúba há vários alunos que possuem um nível elementar em música, por esse motivo vai ser possível estabelecer um curso básico de teoria e prática musical. Nesse contexto, a formação técnica do discente no BC&T ou cursos terminais será preponderante para ele correlacionar a teoria musical com os conceitos de ciência. Em particular, vale ressaltar que os cursos oferecidos no IECT tem como base disciplina de física, biologia e química, que serão a base para as correlações entre Música e Ciência, e ainda pode ser explorada como tópico de pesquisa. Os alunos participarão ativamente das atividades musicais, inserindo-os, dessa forma, em uma troca cultural constante. As atividades de ensino associada a ciência e música ajudará no desenvolvimento do aluno do ponto de vista teórico/prático.
Atividades culturais são extremamente importantes na formação do ser humano. Em particular o projeto traz atividades musicais para o campus de Janaúba, que atualmente não possui atividades culturais regulares. Some-se a isso o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região da Serra Geral, onde está inserida a UFVJM campus Janaúba, que dificulta o acesso a muitas atividades culturais e científicas. Logo fomentar atividades que promovam a disseminação de conhecimento nas mais variadas áreas, e se possível correlacionando-as, auxilia no desenvolvimento da comunidade. Esse projeto é de grande relevância para a região por ter como meta a disseminação de cultura ao mesmo tempo que será feito divulgação científica.
Público-alvo
alunos de escolas públicas da SER janaúba.
Servidores e Estudantes da UFVJM
Pessoas a partir de 18 anos.
Municípios Atendidos
Nova Porteirinha
Janaúba
Porteirinha
Riacho Dos Machados
Monte Formoso
Santo Antônio Do Retiro
Rio Pardo De Minas
Montes Claros
Capitao Eneas
Parcerias
Essa instituição cederá um espaço e horários para o desenvolvimento das atividades musicais junto a comunidade externa da UFVJM campus Janaúba. Vale destacar que essa instituição está localizada no centro da cidade, sendo uma ótima referência para o proje
Essa istituição cederá espaço físico para a realização das atividades. É uma instituição importante pois ela também estimula a interação de seus alunos com as atividades da UFVJM.
Cronograma de Atividades
Preparação do material didático, como links do youtube sobre teoria musical, violão e flauta doce, e preparação de vídeo aulas próprias relacionando a teoria musical à ciência.
Divulgação do projeto, incluindo a preparação do material de divulgação.
inicia-se as atividade musicais com a comunidade interna e externa á UFVJM.
montagem do relatório final do projeto.