Sumário da proposta

Avaliação da situação alimentar e nutricional e monitoramento das ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas públicas de Diamantina/MG.

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador
  • Número de inscrição: 20231012023327147
  • Coordenador: ANA CAROLINA SOUZA SILVA
  • Unidade de lotação: DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
Caracterização da Ação
  • Área do Conhecimento: Ciências da Saúde
  • Área temática principal: Saúde
  • Área temática secundária: Educação
  • Linha de extensão: Saúde Humana
  • Abrangência: Municipal
  • Vinculado a programa de extensão: Ambiente escolar: espaço para promoção da saúde e da alimentação saudável e equilibrada
  • Gera propriedade intelectual: Não

Membros

luciana neri nobre Vice-coordenador(a)

nadja maria gomes murta Voluntário(a)

ana catarina perez dias Voluntário(a)

hemerson peterson de lima Voluntário(a)

maria clara pimenta de souza Voluntário(a)

sabrina carolina da cruz vieira Voluntário(a)

stefanie de freitas cordeiro Voluntário(a)

giovana gabriela amaral de moitinho Voluntário(a)

lauane gomes moreno Voluntário(a)

ângela maria souza lima Voluntário(a)

maria luiza oliveira bonfim Voluntário(a)

luana de souza carvalho Voluntário(a)

roberta costa sena Voluntário(a)

geralda edriane silva Voluntário(a)

milena clícia da silva ramos Voluntário(a)

joao lucas rodrigues Voluntário(a)

jaine maria da cruz Voluntário(a)

kívia nettlelny baracho aguiar Bolsista

    Resumo
  • A alimentação e nutrição constituem-se em requisitos essenciais para a promoção da saúde. Nas últimas décadas, a população brasileira, vivenciou grandes transformações sociais que resultaram em mudanças no padrão de saúde e alimentar. Essas transformações acarretaram impacto negativo no estado nutricional com aumento do excesso de peso em todas as camadas da população. Neste cenário várias políticas públicas no campo da Alimentação e Nutrição foram construídas nas últimas décadas. A escola tem sido um dos espaços no qual essas políticas têm se dirigido, sendo reconhecida como ambiente de lócus prioritário de formação de hábitos e escolhas alimentares. Assim, diversos documentos oficiais brasileiros são destinados à inclusão da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na escola. Dentre eles pode-se destacar a Portaria Interministerial nº 1.010/2006 e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)7. Esses documentos reconhecem que a alimentação deve ser adequada não só às necessidades biológicas, mas também às necessidades sociais e culturais dos indivíduos. Além disso, propõe a inserção, da EAN no processo de ensino e aprendizagem, de maneira transversal. Para reforçar a inclusão da EAN no currículo escolar como tema transversal, recentemente foi aprovada lei brasileira de nº 13.666/1810. Nessa perspectiva, novas possibilidades de ensino e aprendizagem precisam ser consideradas no intuito de integrar a temática EAN ao currículo básico. Diante do exposto e considerando o panorama nutricional e a qualidade da alimentação dos escolares brasileiros. Essa situação, aliada às dificuldades de inclusão da EAN no currículo escolar, indicam a importância da implementação de medidas preventivas, como o monitoramento do estado nutricional, da qualidade dos lanches levados pelos escolares e das ações de EAN desenvolvidos no âmbito escolar.

  • Palavras-chave
  • Alimentação Escolar, Excesso de Peso, Educação Alimentar e Nutricional.