Detalhes da proposta

Aprendendo ciência cantando

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Procarte

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    welyson tiano dos santos ramos

    Número de inscrição:

    2021010220210450075

    Unidade de lotação:

    instituto de engenharia, ciência e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    linguística, letras e artes

    Área temática principal:

    cultura

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    música

    Abrangência:

    regional

    Vinculado a programa de extensão:

    ufvjm campus janaúba contribuindo para o desenvolvimento do norte de minas

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

fidel edson de souza Vice-coordenador(a)

jean carlos coelho felipe Voluntário(a)

dorgivan tayno dos santos ramos Voluntário(a)

thiago antunes lages Voluntário(a)

hudson vinícios tavares mineiro Bolsista

mauricio barbosa de sousa filho Voluntário(a)

ana maria pedro cabral Voluntário(a)

gisele conceicao vieira de sousa Voluntário(a)

murilo gabriel pereira alves Voluntário(a)

geremias da silva barbosa Voluntário(a)

jose carlos de jesus nascimento Voluntário(a)

paulo alliprandini filho Voluntário(a)

max pereira gonçalves Voluntário(a)

leonardo rabelo e silva Voluntário(a)

david miguel soares junior Voluntário(a)

Resumo

Esse projeto aborda tópicos de ciência e tecnologia por meio da Música. De modo geral, serão oferecidas aulas de musicalização e Canto. A ideia básica é desenvolver inicialmente um material didático relacionando teoria musical e conceitos de ciência, além


Palavras-chave

Divulgação cientifica, Coral, educação, ensino de ciência, música


Introdução

Com o intuito de promover a integração entre a UFVJM, campus Janaúba, e a região em seu entorno, este projeto pretende utiliza-se do ensino de música como ferramenta lúdica e transformadora para nortear essa interação. Há muito se sabe dos encantos que a música provoca nas pessoas, desde jovens à adultos. Apesar do misticismo acerca do ensino de música, onde muitos acreditam que a música é para quem tem “o dom”, hoje em dia, reconhece-se que o ensino de música pode ajudar no aprendizado, no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, na criatividade, na sensibilidade, no reconhecimento da diversidade cultural ao qual o estudante está inserido, além de promover a integração entre alunos [1]. Atualmente, o próprio governo reconhece que o ensino de música deve ser obrigatório em toda educação básica, segundo a Lei n° 11.769 sancionada em 18 de agosto de 2008. Embasado nessas primícias, o presente projeto visa promover o ensino de música para a comunidade interna e externa a UFVJM campus Janaúba, com aulas de Canto. Busca-se também desenvolver estratégias lúdicas de ensino de Ciência e divulgação científica a partir da teoria musical. Busca-se facilitar a inserção do Ensino de Ciência no cotidiano da comunidade, promover o desenvolvimento da musicalidade tanto para a comunidade externa quanto interna, em especial para os alunos do BC&T, e divulgar a UFVJM campus Janaúba na região. Além de contribuir para uma maior interação desses alunos com conteúdo científico. Considerando o contexto da pandemia, o formato atual do projeto enquadrasse como remoto/online.


Justificativa

Numa sociedade onde se destaca a interatividade e a correlação entre conceitos, é extremamente necessário que o ensino de ciências seja reinventado levando em consideração metodologias que abordem essa nova realidade. Contudo, apesar dos avanços tecnológicos, o ensino de ciência tem, ainda, com destaque para a ciência exatas e da terra, encontrado grande resistência por parte dos alunos [2-3], em virtude da dificuldade dos discentes em associar o que é visto em sala de aula com seu cotidiano [4-5]. Pensando nisso, o ensino de música surge como uma “porta” para explorar conceitos de ciência de uma maneira lúdica e cativante, uma vez que a música e o Ensino de Música em si, já estão intimamente ligados à Ciência. Por exemplo, o estudo da partitura (com suas divisões de tempo) pode ser uma oportunidade de mostrar aos participantes a relevante presença da matemática na natureza. Por outro lado, as notas musicais podem ser estudadas numa nova perspectiva, a da física, onde se pode introduzir conceitos como frequência, onda estacionária e geração de harmônicos. O Timbre (associada aos valores das frequências de oscilação do som no interior de uma cavidade) humano pode ser entendido como uma consequência do formato da cavidade sonora e das cordas vocais, onde as ondas sonoras oscilam em determinadas frequências no interior do sistema vocal. Ainda, pode-se utilizar as aulas de música para falar sobre tópicos de biologia, como por exemplo, a descrição do sistema auditivo e vocal. Por exemplo, sabe-se que o som se propaga, por meio da vibração das moléculas que constituem o ar, até chegar a membrana timpânica, localizada no ouvido interno. A vibração do ar faz com que os ossos do ouvido interno se movimentem, agitando o líquido contido no labirinto. A oscilação desse líquido é captada por receptores sensoriais que transforma este estímulo em impulso nervoso, potencial de ação. O potencial de ação é um potencial eletrolítico que se propaga pelo neurônio até o diencéfalo, onde a informação é interpretada. É claro o poder do ensino de música como ferramenta de ensino e divulgação de ciência. Em particular, pretende-se utilizar essa abordagem como rota alternativa para estimular a comunidade interna e externa a UFVJM, e em especial os discentes do curso de BC&T/cursos terminais da UFVJM campus Janaúba, a pensar sobre a importância da ciência nos dias atuais. Ao mesmo tempo, esse projeto permite a integração entre a UFVJM e a comunidade externa. Ainda, o ensino de música promove o desenvolvimento cultural, uma vez que uma diversidade de ritmos e sua história podem ser abordadas. Some-se a tudo isso, o fato que na UFVJM, campus Janaúba, ainda não se desenvolve regularmente atividades culturais para a comunidade interna e externa. Esse projeto busca estimular a formação de grupos musicais e iniciar a formação de um Coral na UFVJM campus Janaúba. Deste modo, este trabalho está de acordo com o Plano Nacional de Cultura (PCN) instituído pela Lei 12.343, de dezembro de 2010, já que um dos objetivos desse plano é a inserção da cultura em modelos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico e o estabelecimento de um sistema público e participando de gestão (Plano Nacional de Cultura).


Objetivos

Objetivo Geral Desenvolver o Ensino de Ciência por meio da música e proporcionar o ensino da música num contexto científico na UFVJM Campus Janaúba. Objetivos específicos Promover o Ensino de Música (Canto) no campus da UFVJM em Janaúba aberto à comunidade acadêmica. Promover o Ensino de Música (Canto) para a comunidade externa à UFVJM. Planejar material didático de ensino de música envolvendo também o ensino de ciências. Realizar divulgação científica através da teoria musical. Implementar um curso básico de teoria musical. Implementar um curso básico de canto. Desenvolver atividades com diferentes gêneros musicais. Desenvolver minicursos em plataformas digitais na modalidade remota/online, para divulgação cultural e científica. Estimular a formação de grupos musicais, em diferentes gêneros. Estimular e fomentar a criação de um Coral na UFVJM, campus Janaúba.


Metas

Busca-se contemplar cerca de 200 pessoas com esse projeto, dentre servidores e estudantes da UFVJM e pessoas da comunidade externa. Como meta, pretende-se realizar a musicalização básica dos envolvidos, e desenvolver um curso básico de Canto. Pretende-se também produzir ao longo do projeto material didático adaptado para o contexto científico. Deseja-se ainda que esse projeto seja contínuo, de modo que uma das metas futuras, a partir da musicalização da comunidade acadêmica e externa, é montar um Coral na UFVJM campus Janaúba.


Metodologia

Este projeto foi planejado para ser executado em 12 meses. No entanto, há a pretensão de ser um projeto continuo, mas para os 12 meses deste edital temos as seguintes etapas: 1 - Seleção dos discentes que irão participar como monitores no projeto. 2 – Planejamento das atividades de teoria musical e Canto. 3 – Elaboração de material didático, buscando correlação com a matemática, física, química e biologia. 4 – Elaboração de experimentos de ciências ou explicações científicas correlacionados a temas da teoria musical, disponibilizada ao projeto, na plataforma google classroom, por meio de vídeo aulas gravas pelo bolsista e integrantes do projeto. 5 - curso envolvendo teoria musical, prática de canto e correlação com a ciência, por meio de plataformas digital google classroom. 6 – Avaliações do projeto pelos participantes, via formulário digital do google forms. Após a montagem completa do curso na plataforma google classroom, o curso será aberto a comunidade. Em princípio as inscrições no curso ocorrerão em 3 chamadas. Na primeira chamada pretendemos enviar um link de inscrição para escolas públicas da SRE de janaúba, disponibilizando cerca de 150 vagas no total. Na segunda chamada, disponibilizaremos cerca de 20 vagas para a comunidade interna da UFVJM, e por fim 30 vagas para toda a comunidade externa da norte de minas gerais.


Referências Bibliográficas

[1] Silva, Anusca Anerita da. “A importância do ensino de música na educação infantil na escola dom marcolino dantas”, monografia, Natal, 2014. [2]. F. Santos, F. Ostermann, and G. Ferraz, Rev. Bras. Ensino Física 32, 1402 (2009). [3]. T. C. Menestrina, A. P. Kolaceke, and V. L. Soethe, in 6o Encontro extensão da UDESC (2011). [4]. F. Damasio and H. Steffani, Rev. Bras. Ensino Fisica 30, 4503 (2008). [5] D. Ausubel, J. Novak and H. Hanesian, Educational Psychology; A Cognitive View (Holt, Rinehart Winston, New York, 1978), p. 685.


Inserção do estudante

Os discentes participarão de maneira efetiva elaborando o material didático, incluindo experimentos e material de música/científico, produzindo vídeos aulas. Além disso, ficarão responsáveis pela gestão das inscrições dos participantes e da inserção do material no google classroom. Irão construir experimentos de ciência para serem utilizados em atividades musicais. No campus Janaúba há vários alunos que possuem um nível elementar em música, por esse motivo vai ser possível estabelecer um curso básico de teoria e Canto. Nesse contexto, a formação técnica do discente no BC&T ou cursos terminais será preponderante para ele correlacionar a teoria musical com os conceitos de ciência. Em particular, vale ressaltar que os cursos oferecidos no IECT tem como base disciplina de física, biologia e química, que serão a base para as correlações entre Música e Ciência, e ainda pode ser explorada como tópico de pesquisa. Os alunos participarão ativamente das atividades musicais, inserindo-os, dessa forma, em uma troca cultural constante. As atividades de ensino associada a ciência e música ajudará no desenvolvimento do aluno do ponto de vista teórico/prático.


Observações

Atividades culturais são extremamente importantes na formação do ser humano. Em particular o projeto traz atividades musicais para o campus de Janaúba, que atualmente não possui atividades culturais regulares. Some-se a isso o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região da Serra Geral, onde esta inserida a UFVJM campus Janaúba, que dificulta o acesso a muitas atividades culturais e científicas. Logo fomentar atividades que promovam a disseminação de conhecimento nas mais variadas áreas, e se possível correlacionando-as, auxilia no desenvolvimento da comunidade. Esse projeto é de grande relevância para a região por ter como meta a disseminação de cultura ao mesmo tempo que será feito divulgação científica.


Municípios Atendidos

Município

Janaúba

Município

Nova Porteirinha

Município

Porteirinha

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Para a realização desse projeto, conta-se com a parceria do Espaço Cultural Central do Brasil, localizado em Janaúba. Essa instituição cederá um espaço e horários para o desenvolvimento das atividades musicais junto a comunidade externa da UFVJM campus J

Participação da Instituição Parceira

A Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo também é parceira nesse projeto, cedendo espaço físico para a realização das atividades, e estimulando a interação de seus alunos com as atividades da UFVJM.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Preparação do material didático, como links do youtube sobre teoria musical e canto. Preparação de vídeo aulas próprias relacionando a teoria musical à ciência.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

divulgação do projeto, incluindo a preparação do material de divulgação.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

: inicia-se as atividade musicais com a comunidade interna e externa á UFVJM.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Escrita do relatório final do projeto.