Detalhes da proposta

Cine e Café COMGenética: Nova plataforma educativa através Vídeos e Modelos Didáticos Comestíveis

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Procarte

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    janaína fernandes gonçalves

    Número de inscrição:

    2021010220210305067

    Unidade de lotação:

    departamento de engenharia florestal

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências agrárias

    Área temática principal:

    cultura

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    mídia artes

    Abrangência:

    nacional

    Vinculado a programa de extensão:

    núcleo de estudos florarte: engenharia florestal comciência e arte _ protocolo • 358652.1864.300778.20082020

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

bárbara ferreira santos vieira Voluntário(a)

laura santos santana Bolsista

inael wilson gonçalves de laia Voluntário(a)

juliana pereira leite Voluntário(a)

luiz henrique de almeida Voluntário(a)

marcelo luiz de laia Vice-coordenador(a)

miranda titon Voluntário(a)

felipe gomes moreira Voluntário(a)

luíana rolim de azevedo Voluntário(a)

matheus ribeiro moreira Voluntário(a)

lúcio valério de oliveira neto Voluntário(a)

Resumo

O presente trabalho, traz um breve panorama sobre produções acadêmicas, que permeiam o uso de recursos didáticos como subsídio para o ensino de Genética. Logo, esta nova plataforma educativa, através de vídeos e modelos didáticos comestíveis. Consiste no


Palavras-chave

Cine, Modelo didático, Capacitação, Transgênico, Pedagogia


Introdução

Nos últimos anos, os avanços na área da Genética e Biotecnologia, vem ocorrendo de modo tão acelerado que a comunicação entre cientistas e população, torna-se cada vez mais necessária, devido a várias descobertas relevantes para a sociedade, tendo como exemplos o DNA (Ácido Desoxiribonucléico), projeto genoma humano, diagnósticos moleculares, produção de insumos recombinantes, células-tronco e outros temas científicos que estão na mídia e que necessitam da participação da sociedade em sua discussão. O presente trabalho, traz um breve panorama sobre produções acadêmicas, que permeiam o uso de recursos didáticos como subsídio para o ensino de Genética, que são necessários para auxiliar no aprendizado dos alunos, como complementação dos conceitos teóricos. Trata-se de uma ação de democratização por meio da ocupação criativa, que articule arte, ciência e tecnologia em diálogo com a Genética e a Biotecnologia. Diante da pesquisa realizada, acredita-se que se faz necessária uma maior produção acadêmica, sobre o desenvolvimento e uso de recursos didáticos no ensino de Genética, bem como suas contribuições no processo de aprendizagem. Logo, esta proposta de popularização da genética com a biotecnologia, através de vídeos e modelos didáticos comestíveis, tem como meta, envolver professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação da Faculdade de Ciências Agrárias da UFVJM de Diamantina – MG, na difusão e popularização dos recentes avanços em Ciência e Tecnologia, por meio do aperfeiçoamento de professores de Ciências e Biologia e dos seus respectivos alunos das escolas da rede pública, através de oficinas por Videochamadas Meet Online. Ter contato com a riqueza cultural, será transformador do ponto de vista pessoal, para os estudantes envolvidos no projeto. A principal função dos estudantes, será contribuir para que estes eventos não fiquem no anonimato, semeando a cultura e a ciência entre os discentes universitários, os alunos das escolas envolvidas e entre a comunidade local. A execução do projeto em todas as suas etapas possibilitará aos estudantes um ganho cultural e humanístico, por oferecer de forma sistematizadas informações sobre o meio social e cultural dos envolvidos. Ao instruir e capacitar os jovens, a partir das demandas da própria região, incentivamos a valorização do trabalho humanístico cultural, importante na sociedade, bem como, criando oportunidades de crescimento comunitário para os envolvidos nas ações.


Justificativa

Desde os tempos em que nos debruçávamos sobre os princípios e elementos primordiais na natureza, até os dias de hoje quando nos vemos às voltas com as implicações trazidas pelas últimas pesquisas e experiências em Genética – e, por consequência, suas dimensões éticas e sociais – a Ciência se estabeleceu como um campo de saber determinante, seja no esclarecimento às dúvidas humanas sobre a natureza, ou em sua contínua busca por soluções e aprimoramentos, que nos levaram a diferentes desenvolvimentos tecnológicos ao longo da história. A Genética, cada vez mais, fará parte das decisões do dia a dia: tais como, a comida que comemos e às decisões mais importantes envolvendo questões éticas. Portanto, é importante que o DNA não seja aquela ideia confusa, distante e longínqua que só o cientista maluco entende. Os conceitos abordados no ensino de Genética são, geralmente, de difícil assimilação, sendo necessárias práticas que auxiliem no aprendizado dos alunos (MARTINEZ e MARTINS, 2008). Desta forma, métodos inovadores de ensino que envolvam arte, modelos e jogos mostram-se promissores para serem aplicados no ensino de Genética. Tais atividades, quando aplicadas de forma lúdica, complementam o conteúdo teórico permitindo uma maior interação entre conhecimento professor-aluno, trazendo contribuições ao processo ensino-aprendizagem (MARTINEZ e MARTINS, 2008). Nas escolas públicas, os docentes de Ciências e Biologia, encontram dificuldades de retratar o tema Genética e Biotecnologia com os alunos em todas as faixas etárias. Aliado neste contexto, com a flexibilização curricular nas escolas, é notório que o professor necessitará se aperfeiçoar em sua formação pedagógica, para melhor compreender os textos científicos e os conteúdos a fim de lecionar temas relacionados como a Genética, no ensino fundamental e médio. Dentro desse cenário, o projeto Cine e Café COMGenética, propõe criar um Programa de Extensão Universitária em parceria com a EaD – Educação a Distância (UFVJM), como uma oportunidade de produzir vídeos educativos e capacitar professores, alunos, artistas e cientistas, pesquisadores e pessoas que desejam participar deste processo, com fins de formular novas questões, a escrevermos e reescrevermos uma narrativa contextualizada de nossa contribuição a uma sociedade presente na era biotecnológica e pós-digital. O projeto pretende levar o DNA à escola através de Videochamadas Meet Online, para que os alunos tenham a chance de ver e como consequência, se sintam mais confortáveis com tudo o que veem com essa nova tecnologia. Trata-se de uma ação de democratização, que articule arte, ciência e tecnologia, em diálogo com a Genética e a Biotecnologia, com a vocação para a produção de conhecimento, reflexão e divulgação. Arte e Ciência juntos, como algo capaz de mudar a realidade, propondo novos espaços e narrativas com o uso de tecnologias, atraindo nosso olhar para uma dimensão mais social e humana da Ciência e de suas produções técnicas. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a compreensão e a utilização da ciência “como elemento de interpretação e intervenção e a tecnologia como conhecimento sistemático de sentido prático” é uma das habilidades a ser aperfeiçoada nas Ciências da Natureza (BRASIL, 1999). Nos últimos anos, os avanços na área de Genética vem ocorrendo de modo tão acelerado, que a comunicação entre cientistas e população se torna cada vez mais necessária, pois várias descobertas relevantes para a sociedade, tendo como exemplo o DNA (Ácido Desoxiribonucléico), projeto genoma humano, diagnósticos moleculares, produção de insumos recombinantes, células tronco e outros temas científicos que estão na mídia, necessitam da participação da sociedade em sua discussão (MARINHO, 2009). Enquanto as pesquisas no campo da Genética progridem aceleradamente, grande parte da população não consegue acompanhar e compreender a dimensão desses avanços científicos, pois os conceitos abordados em Genética são, geralmente, de difícil assimilação, sendo necessárias práticas que auxiliem no aprendizado dos alunos. Nessa perspectiva, métodos inovadores de ensino mostram-se promissores para serem aplicados no ensino de Genética. Este Projeto teve início em 2019.2 e atendeu aproximadamente 120 discentes da UFVJM (SIGProj N°: 341382.1909.300778.01102019). Neste ano, devido a pandemia, tivemos que nos adequar para ações remotas e através do Programa FlorArte, foi criado um Instagram para divulgarmos curiosidades a respeito dos temas Genética, Biotecnologia e Meio Ambiente. Atualmente, o instagram FlorArte, possui mais de 8000 seguidores, que seguem e curtem as nossas ações virtuais.


Objetivos

Objetivo Geral • Discutir a importância do uso do vídeo para o ensino de conteúdos de Genética e Biotecnologia para alunos da UFVJM e do ensino fundamental e médio, a partir da construção de um catálogo de filmes. • Socializar o conhecimento sobre Genética, através de práticas pedagógicas pautadas na relação teoria prática. • Contribuir para a formação de estudantes de escolas públicas da rede estadual de Ensino Médio/Técnico, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Programa de Educação Indígena e Quilombola, e demais modalidades, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa e experimentação artística e cultural. • Reconhecer e promover a escola como espaço de circulação e produção da diversidade cultural brasileira. Objetivos Específicos • Analisar livros didáticos de Biologia, no tocante às orientações, sobre o uso de vídeos como recurso audiovisual. • Elaborar um catálogo com temas de Genética a partir de vídeos comerciais para o Ensino Médio. • Preparar através de cursos online, discentes dos cursos de Ciências Agrárias, matriculados na disciplina de genética, em aspectos relativos à comunicação e uso de ferramentas ligadas ao veículo rádio e vídeo no meio urbano e rural. • Preparar modelos didáticos comestíveis, em formatos de uma molécula de DNA, diretamente de nossas casas, como modelo didático de ensino a distância para o curso de genética. • Ampliar a inserção de conteúdos artísticos que contemplem a diversidade cultural Diamantinense na vivência escolar, bem como o acesso a diversas formas de linguagens artísticas.


Metas

O presente projeto tem como meta atingir aproximadamente 10 estudantes da Faculdade de Ciências Agrárias, 320 alunos regularmente matriculados na Escola Estadual Albaladejo Fernandes, do município de Sumaré - SP (ações virtuais) e aproximadamente 8000 seguidores do Instagram Florarte, assim, teremos, aproximadamente, 8330 pessoas envolvidas direta e indiretamente com este projeto, incluindo alunos, funcionários e docentes da escola e da UFVJM. Logo, muitos discentes da UFVJM indiretamente conhecerão o projeto mediante nossa rede social e canal do youtube.


Metodologia

A proposta atenderá discentes de Ciências Agrárias, matriculados na disciplina de genética; professores do ensino fundamental e médio; bem como estudantes que frequentam a escola seja municipal ou estadual, pois receberão as ações através dos vídeos educativos que serão doados para os professores de Ciências. Logo, todos os vídeos serão doados para a equipe da Ead, a fim de disponibilizar para todos os professores da rede de ensino pública que quiserem utilizar em suas aulas de Ciências, como material de apoio didático-pedagógico. Ademais, todos os vídeos e experiências, serão divulgados em páginas de redes sociais (Instagram), canais virtuais (Youtube), divulgação por e- mail, interações por grupos de aplicativos (como WhatsApp e Telegram), plataformas que permitam conferências e reuniões em tempo real (google Meet, Zoom, etc). Estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia da FCA/UFVJM, matriculados na disciplina de Genética, serão informados pela professora responsável sobre a “creditação da extensão nos currículos dos cursos de graduação”, com aderência na área da educação. Em seguida, a docente informará aos alunos, como será realizado o trabalho extraclasse. Os estudantes receberão temas de Genética e Biotecnologia, no qual produzirão vídeos educativos e a produção será realizada em dois momentos. No primeiro momento, elaborarão o conteúdo do roteiro do vídeo (primeira versão do roteiro). Para isso, serão realizadas pesquisas na literatura dos principais comportamentos que retratassem dificuldades em enxergar determinados temas pelos escolares. Para o desenvolvimento da primeira versão do roteiro, os discentes serão auxiliados por uma docente da EaD (Educação a Distância da UFVJM), devido à experiência da mesma em elaborar vídeos na sua área de atuação, pois o auxílio da docente produtora de vídeo, será fundamental, pela sua experiência com à linguagem técnica e específica, peculiar à área da comunicação social e cinema. Após a elaboração do conteúdo do roteiro do vídeo, o material será enviado para validação, para três especialistas em conteúdo, ligados à área da comunicação social e cinema. Após a validação os alunos estarão aptos a prepararem uma série de vídeos especiais para responder às dúvidas dos alunos do ensino fundamental e médio. Abaixo os temas que serão abordados nos vídeos educativos: • O DNA em nossas vidas; • A teoria do gene gay é real? – verdade ou mito;• Eu como DNA? Quem tem medo de transgênico? • Teste do DNA;• O RNA e os seus superpoderes; • Compactando o DNA. Os vídeos serão apresentados no final da disciplina de genética (Mostra de Vídeos), na qual uma banca composta por coordenadores dos diferentes cursos, avaliarão se os vídeos possuem conteúdo e didática adequados, a serem disponibilizados para os professores do ensino fundamental e médio, com fins de auxiliar na formação destes professores. Se a banca aprovar a ação, os alunos matriculados na disciplina de Genética (em torno de duzentos discentes), serão certificados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, como atividade de extensão, que desenvolveram para a comunidade educacional de Diamantina (Aproximadamente 1000 pessoas serão beneficiadas direta e indiretamente). Os vídeos serão doados para a equipe da Ead, disponibilizar para todos os professores da rede de ensino pública que quiserem utilizar em suas aulas de Ciências, como material de apoio didático-pedagógico. Em relação as atividades da bolsista do projeto, abaixo seguem algumas das ações a serem realizadas, para que possamos dar continuidade ao projeto mediante a situação que estamos passando: 1. Evento Online I Mostra de Vídeos Cine e Café COMGenética, preparado pelos alunos da disciplina de genética, nas plataformas digitais do Núcleo de Estudos Florarte, pelo instagram (@florarteufvjm) e youtube (florarteufvjm), com os temas: O DNA coméstivel; Plantão da Biotecnologia apresenta: transferência nuclear; Reprogramção do DNA; Galinhas geneticamente modificadas botam ovos com proteínas anticancêr; Clonagem vegetal. Metodologia: Gravação e Divulgação. 2. Confeccionar Folders e categorias de Posts, com contúdo da área da genética e biotecnologia de forma quinzenal, para o Instagram do Núcleo de Estudos Florarte (@florarteufvjm). Metodologia: Criação dos posts em CorelDrawn e Divulgação. 3. Evento online juntamente com os alunos da disciplina de Genética da Ciências Agrárias, oficina de fotos com mensagens de inclusão, para comemoração do dia Internacional da Síndrome de Down. 4. Oficinas de forma remota, com material de apoio e vídeos, em companhia dos alunos do ensino básico da rede pública, conteúdos da génetica e biotecnlogia, como: O que é DNA? Modelo didático comestivél feito por jujubas; Extração de DNA caseira, Tipos de Dominância (prática caseira), Desodorante Caseiro. Metodologia: Gravação e Divulgação. 5. Preparação e elaboração do segundo evento online, II e III Mostra de Vídeos Cine e Café COMGenética, com os alunos da disciplina de genética da ciências agrárias, para ser divulgados nas redes sociais do Núcleo de Estudos Floarte pelo instagram (@florarteufvjm) e youtube (florarteufvjm). Metodologia: Através de plataforma digitais realizar o evento online; Elaboração, Gravação e Divulgação. 6. Confecção de jogo didático para ser disponibilizado ao público através do instagram , com tema da genética ou biotecnologia. Metodologia: Elaboração e Gravação. 7. Realizar indicação de filmes , acompanhado de um resenha, com a temática genética ou biotecnologia, e assim coletar informações do público através das redes sociais por meio da caixa de perguntas do instagram do Núcleo de Estudos Florarte (@florarteufvjm) sobre o conteúdo que se foi aprendido. Exemplo de filmes a serem indicados: O filho eterno, Decisões extremas, A teoria de tudo, O óleo de Lorenzo, Extraordinário. Metodologia: Indicação, coleta de informações, divulgação. Considerações finais • As ações serão divulgadas e realizadas através das plataformas digitais, como plataformas de vídeo conferência (google meet), instagram, youtube. • Ao término será enviada a comunidade beneficiada um questionário a fim de coletarmos o feedback da ações e o que se pode melhorar para futuras ações. • Mensalmente haverá uma reunião com a coordenadora do projeto, para discussão de textos relacionados com a proposta, avaliação das atividades a serem realizadas. A avaliação do programa pelo público participante será realizada em duas situações: durante o atendimento nas escolas de forma virtual ( via Google Meet) e após as apresentações dos vídeos educativos pelos estudantes das Ciências Agrárias. Atendimento às escolas e aos estudantes universitários: será aplicado um questionário sobre como foi realizado o atendimento, buscando detectar as falhas e a necessidades específicas das escolas. O questionário será dividido em três grupos de perguntas; 1- sobre a forma de comunicação e atendimento da equipe; 2- o resultado do atendimento atendeu as necessidades? 3- sugestões e críticas. A avaliação do projeto pela equipe executora ocorrerá em três etapas: mensuração inicial, intermediária e final.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9394, 20 de dezembro de 1999. MARTINEZ, E. R. M; Fujihara, R. T. e César Martins, C. 2008. SHOW DA GENÉTICA: UM JOGO INTERATIVO PARA O ENSINO DE GENÉTICA. Genética na escola. MARINHO, Elisa Oswaldo-Cruz Como facilitar a comunicação entre cientistas e a mídia? Academia Brasileira de Ciências (ABC); Assessora de comunicação, editora do site e das Notícias da ABC, Anais da 61a Reunião Anual da SBPC - Manaus, AM - Julho/2009.


Inserção do estudante

Ter contato com a riqueza científico - cultural, será transformador do ponto de vista pessoal, para os estudantes envolvidos no projeto. A principal função dos estudantes será contribuir para que estes eventos não fiquem no anonimato, semeando a cultura entre os discentes universitários, os alunos das escolas envolvidas e entre a comunidade local, através das oficinas via Google Meet. A produção de vídeos educativos sobre Genética e Biotecnologia, pode ser considerado um laboratório multidisciplinar. O aluno bolsista e os estudantes voluntários e matriculados na disciplina da UFVJM, aumentarão o conhecimento sobre Genética, através de capacitações que receberão e em especial na preocupação com o conteúdo pedagógico a ser transmitido nos vídeos. Os estudantes, estarão expostos a diversas atividades como redação de textos, domínios de tecnologias informativas, muito diferente da sua realidade que é a Ciências Agrárias, realizando assim, uma rede de contato para futuros estudos ou pesquisas. Isto, proporcionará vivências e amadurecimentos, além da oportunidade de aprender a trabalhar com novas tecnologias, aumentando o caráter dinâmico e interdisciplinar da produção de conhecimentos. O projeto contará com a participação de um discente bolsista, do curso de Ciências Agrárias da UFVJM, campus Diamantina, como já descrito anteriormente e outros discentes voluntários, no qual desempenharão várias atividades correlatas ao projeto. Estes estudantes, serão um elo de ligação entre aqueles que receberão as ações e a coordenadora, o que facilitará o diálogo sobre a elaboração dos vídeos. Os estudante bolsista e voluntários, juntamente com a coordenadora e professores colaboradores, serão responsáveis pela elaboração das oficinas e eventos online no instagram. Os discentes atuarão junto à coordenadora do projeto na elaboração do check list, materiais informativos, questionários, além de auxiliar o planejamento e execução das capacitações que serão ministradas. Cabe aos discentes acompanharem in loco o andamento do projeto e listar todas as informações e dificuldades encontradas no desenvolvimento de suas atividades. A participação do discente no projeto será avaliada pelo seu comprometimento e dicação às atividades atribuídas. O discente terá fundamental participação para o bom desenvolvimento do projeto.


Observações

O Projeto funciona desde 2019.2 e atendeu aproximadamente 120 discentes da UFVJM (SIGProj N°: 341382.1909.300778.01102019). Neste ano, devido a pandemia, tivemos que nos adequar para ações remotas e através do Programa FlorArte, foi criado um Instagram para divulgarmos curiosidades a respeito dos temas Genética, Biotecnologia e Meio Ambiente. Atualmente, o instagram FlorArte, possui mais de 8000 seguidores, que seguem e curtem as nossas ações virtuais.


Público-alvo

Descrição

O presente projeto tem como meta atingir aproximadamente 10 estudantes da FCA, 320 alunos regularmente matriculados na E. E. Manuel Albaladejo Fernandes, do município de Sumaré - SP (ações virtuais) e aproximadamente 8000 virtuais

Municípios Atendidos

Município

Sumaré - Sp

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

As ações de extensão e cultura, serão realizadas através de encontros virtuais (via Google Meet.), com alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Manuel Albaladejo Fernandes.

Participação da Instituição Parceira

Através da parceria com a Secretaria da Cultura, Turismo e Patrimonio, será de grande importância para a realização e multiplicação dos resultados. Uma vez que, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Márcia Betânia nos propôs a divulgar nossos vídeos

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Preparação prévia da equipe executora meses 1 e 2

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Sinalização aos alunos da genética de como será realizado o trabalho extraclasse mês 3

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Publicação de posts no Instagram e Evento Online nas redes sociais (Mostra de Vídeos e Cine e Café COMGenética) mes 03, 07 e 10

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Oficinas via Google Meet nas escolas e distribuição dos vídeos nas escolas meses 5, 6, 7, 8 , 9 e 10

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Confecção de relatório e publicação dos resultados