Visitante
Ciência na escola
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
welyson tiano dos santos ramos
2021010120210421075
instituto de engenharia, ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
ciências exatas e da terra
educação
educação
metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
nacional
ufvjm campus janaúba contribuindo para o desenvolvimento do norte de minas
Sim
Membros
dorgivan tayno dos santos ramos
Voluntário(a)
thiago antunes lages
Voluntário(a)
carlos gabriel pankiewicz
Voluntário(a)
elém patrícia alves rocha
Voluntário(a)
fernanda guerra lima medeiros borsagli
Voluntário(a)
fidel edson de souza
Voluntário(a)
joão de deus oliveira júnior
Voluntário(a)
luciano pereira rodrigues
Voluntário(a)
max pereira gonçalves
Vice-coordenador(a)
paulo alliprandini filho
Voluntário(a)
rafael lopes de souza
Voluntário(a)
rogerio alves santana
Voluntário(a)
jader fernando dias breda
Voluntário(a)
jacqueline andrade nogueira
Voluntário(a)
jose carlos de jesus nascimento
Voluntário(a)
ana maria pedro cabral
Voluntário(a)
lívia gabriela de brito
Bolsista
joyce jeniffer krul emburana
Voluntário(a)
larissa felicio de souza
Voluntário(a)
daniel ferreira goncalves
Voluntário(a)
eliade ribeiro de souza
Voluntário(a)
carla jeany teixeira silva
Voluntário(a)
danilo freitas santos
Voluntário(a)
nadim loures el awar
Voluntário(a)
allan faustino de souza
Voluntário(a)
amine viana omar
Voluntário(a)
luis felipe rodrigues costa
Voluntário(a)
matheus fonseca barbosa
Voluntário(a)
karen de souza guimarães
Voluntário(a)
mateus afonso barbosa
Voluntário(a)
joyce nunes de oliveira
Voluntário(a)
fabiana alves martins
Voluntário(a)
leonardo rabelo e silva
Voluntário(a)
vitor diego damasceno barbosa
Voluntário(a)
leila moreira bittencourt rigueira
Voluntário(a)
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal parâmetro nacional que tenta identificar e comparar, de maneira objetiva, a qualidade do ensino na educação básica no Brasil, ou medir o nível de qualificação dos alunos no ensino básico.
Física, Matemática, Química, Biologia, Geografia, História, computação, feira de ciência, ensino de ciências, ensino-aprendizagem
A ciência tem impacto profundo na melhoria da qualidade de vida da sociedade, ela promove mudanças no cenário educacional, cultural, social, econômico e tecnológico. Por esse motivo, faz-se necessário que a formação nos níveis básicos seja adequada à realidade tecnológica e educacional atual, para que os egressos do ensino médio possam ter competitividade no cenário local/regional/estadual/nacional em diversos setores da sociedade, como na busca por empregos que exijam qualificação em áreas técnico-científicas, ou mesmo na tentativa de ingressar em cursos profissionalizantes e/ou de graduação que necessitam de uma base “sólida” em conhecimentos relacionados a ciência, tais como matemática, física, química, biologia e computação. Contudo, ainda há uma grande dificuldade em proporcionar um ensino de ciência com qualidade, principalmente nas escolas públicas, e que conecte os conteúdos de sala de aula com o cotidiano e com as expectativas profissionais dos alunos. Nesse contexto, esse projeto surge para fomentar estratégias para o ensino de ciência na rede pública de ensino. Em princípio, este projeto pretende desenvolver atividades na modalidade remota online com conteúdo sobre ciência e disponibilizar prioritariamente para escolas da rede pública de ensino da SRE de janaúba. A ideia geral é planejar atividades interdisciplinares teóricas e práticas, dentro de uma temática, esse ano por exemplo, sustentabilidade. Atualmente, há diversas técnicas de ensino que podem ser utilizadas. Umas das técnicas que se pretende utilizar nas atividades deste projeto é conhecida como “Problem based Leaning” (PBL) onde o estudo de um determinado conteúdo inicia-se a partir da proposição de um problema, em que os alunos devem tentar pensar em soluções antes mesmo de conhecer a teoria envolvida [1]. Busca-se, com a junção de diferentes ferramentas de ensino, impactar os alunos para despertar o interesse pela ciência e ao mesmo tempo facilitar o processo de ensino aprendizagem. De maneira geral, esse projeto promove divulgação científica e divulgação da própria UFVJM na região a qual ela está inserida. Busca-se também com esse projeto atrair mais alunos para a UFVJM, Campus Janaúba, e aumentar a competitividade nos exames de admissão da instituição.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal parâmetro nacional que tenta identificar e comparar, de maneira objetiva, a qualidade do ensino na educação básica no Brasil, ou medir o nível de qualificação dos alunos no ensino básico. Além disso, o Ideb busca dar um indicativo da taxa de aprovação. No caso do ensino médio, há um sistema vinculado ao Ideb chamado SAEB que realiza as avaliações. Tomando como base o Ideb 2017 [3], segundo o INEP, o Brasil avançou 0.1 pontos no Ideb quando comparado as últimas três edições. A nota nacional (incluindo a rede estadual e privada) no Ideb em 2017 [2] foi de 3.8, sendo que ao fazer a análise por regiões e estados, Minas Gerais obteve 0.1 pontos acima da média nacional, mas a nota foi muito inferior à meta estabelecida para aquele ano (5.1 pontos). No entanto, em Minas Gerais o desempenho ainda foi pior na rede estadual de ensino, com nota de 3.6 pontos. Em particular, quando se atenta para a cidade de janaúba - região em que há um campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – o Ideb registrado em 2017 foi de 3.5. Entendendo que é papel da Universidade propor estratégias de intervenção, para melhorar a qualidade da educação tanto no âmbito local como regional/nacional, nota-se que é de extrema urgência o desenvolvimento de políticas universitárias para auxiliar a região a qual a UFVJM está inserida. Particularmente, a região da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, necessita de um olhar mais atento, por parte da UFVJM, às suas necessidades regionais de desenvolvimento educacional, para poder se adequar as metas proposta pelo governo federal. Na realidade o problema vai além disso, impacta diretamente a UFVJM. Os efeitos da má formação dos discentes no ensino médio tem sido notado nos primeiros anos dos cursos iniciais da UFVJM, campus Janaúba. Como consequência, impactos negativos como múltiplas reprovações e as dificuldades de os alunos terminarem seus cursos no tempo estabelecido pela instituição têm sido observados. Ainda, vale ressaltar, que a carência de uma boa formação em ciência nos níveis básicos também prejudica a absorção desses alunos para áreas de Ciência e Engenharia [3-9]. Em outras palavras, isso significa que as universidades (em particular a UFVJM, Campus Janaúba) estão perdendo alunos que poderiam ter grande potencial para as áreas citadas. Isso porque, a má formação muitas vezes exclui esses alunos da universidade, ou, às vezes, estes ingressam, mas “acham” os cursos muito difíceis. Por exemplo, na UFVJM, campus Janaúba, tem sido constatado grande deficiência nos conhecimentos considerados “básicos” para um adequado início aos cursos relacionados à ciência e tecnologia, como o bacharelado interdisciplinar em ciência e Tecnologia (BC&T). Por esse motivo, entende-se que é necessária uma intervenção da Universidade no Ensino básico. Esse projeto deseja intervir de maneira ativa em escolar públicas da região da Serra Geral. Segundo Paulo freire [10], “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”, e nesse processo, “ Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Nessa perspectiva, o projeto “Ciência na escola” tem como finalidade auxiliar as escolas públicas da região da Serra Geral a buscarem melhorias nos parâmetros de avaliação do governo federal, por meio de uma estratégia multidisciplinar envolvendo os conteúdos básicos, como matemática, física, química, biologia, história, geografia. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), no seu Artigo 35, Inciso IV, diz: “É essencial a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina”. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece 10 competências gerais que deverão ser trabalhadas da educação infantil ao ensino médio, entre elas está o desenvolvimento do Pensamento científico, crítico e criativo, que se relaciona diretamente ao ensino das Ciências da Natureza e à Matemática, e tem como diretriz “exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.” Em oposição ao que está proposto nas legislações e documentos orientadores, as instituições de ensino não estão estruturadas, equipadas e nem organizadas para atender às demandas da Educação atual. Especificamente nas áreas da Ciências da Natureza e da Matemática é fundamental, para a concretização de uma aprendizagem efetiva, a existência de laboratórios didáticos e de pesquisa. De acordo com Censo Escolar/2018, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o laboratório de Ciências é encontrado em apenas 44,1% das escolas de Ensino Médio, sendo 38,8% em escolas de Ensino Médio da rede pública e 57,2% na rede privada. Nesta perspectiva, surge a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus Janaúba, como disseminadora de conhecimento e propulsora do desenvolvimento do ensino básico regional da Serra Geral, por meio da proposição e fomento de atividades práticas graduais para consolidar as estratégias utilizadas na rede básica de ensino. As atividades itinerantes desse projeto permitirão a UFVJM interagir ativamente com as escolas da rede pública, fomentando estratégias de ensino a serem desenvolvidas nas escolas da rede pública, ajudando as escolas públicas a transpor barreiras no processo de ensino-aprendizagem e melhorarem seus índices educacionais, como o Ideb. Deve se levar em conta que a UFVJM, campus Janaúba, está inserida na região do Norte de Minas Gerais conhecido como Serra Geral, que é um laboratório natural de fácil acesso e que pode ser explorado para o estudo e demonstrações de processos minerais e ocorrências geológicas, por exemplo. Essa região é atraente por abrigar importantes jazidas de minérios de ferro, calcário, zinco, manganês e ouro, e tem atraído empreendimentos de mineração. Atividades de estudo e caracterização desses elementos podem ser incluídas como atividades curriculares por envolver conhecimentos de física, química e geografia, bem como análise de solos, vegetação e dos impactos socioeconômicos e ambientais oriundos da exploração desses minerais. Além disso, a região faz parte da Depressão Sanfranciscana, caracterizada por apresentar clima tropical semiárido e ofertar baixo recursos hídricos superficiais em períodos menos chuvosos. Outro tema interessante, relacionado a sustentabilidade energética, é a geração de energia elétrica por células fotovoltaicas ou por sistemas de geração eólico, temas de interesse na região do Norte de Minas, pois a região tem um potencial enorme para esse tipo de produção de energia limpa e já tem atraído muitas empresas. Além disso, o norte de Minas Gerais, nas regiões irrigadas pelos projetos de irrigação, Gorutuba e Jaíba, é um grande produtor de frutas. Como toda cultura, as mesmas são impactadas por pestes geradas por fungos e bactérias, como por exemplo a Sigatoka Negra. Existem vários insumos agrícolas que são utilizados para combater diversos tipos de pragas, porém, os tratamentos convencionais causam grandes danos ao meio ambiente e a saúde do ser humano, de maneira direta, na hora de aplicar um fungicida, ou indireta, durante o consumo de frutas com pesticidas. Os alunos da rede básica podem participar de maneira ativa na busca por soluções a estes problemas. Tipicamente, estudos como esses têm características interdisciplinares, envolvendo áreas de ensino como biologia, química, matemática e a Física.
Objetivo Geral Fomentar estratégias para melhorar o ensino de ciências em escolas da rede pública de ensino da região da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, visando uma melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por meio de uma intervenção ativa constituída de atividades na modalidade remota online. Objetivos específicos 1 – Promover a interação entre UFVJM e a comunidade externa, por meio da propagação de atividades de ensino e pesquisa fora do campus. 2 – Gerar melhorias na educação básica da região na qual a UFVJM está inserida. 3 – Ofertar cursos e oficinas de ciência na modalidade remota online, utilizando diferentes estratégias de ensino, buscando conectar diferentes disciplinas durante as oficinas. 4 – Divulgar a UFVJM na região na qual está inserida. 5 – Proporcionar a interação entre docentes, discentes e técnicos, por meio do planejamento das atividades de ensino 6 - Proporcionar aos alunos do BC&T e dos cursos terminais o contato com diferentes atividades - ensino, pesquisa e própria extensão - para auxiliar na formação profissional.
Prevê-se como impacto direto, por meio da realização de minicursos na modalidade remota online, a participação inicialmente de cerca de 800 alunos da SRE de Janaúba (cerca de 80 escolas). Porém, é de interesse do projeto ser levado a todo território nacional, priorizando regiões de baixos índices socioeconômicos, como o Norte e Nordeste Brasileiro. Para isso, pretende-se inicialmente ofertar em média de 10 a 20 vagas para cada escola dos municípios da Serra Geral, para avaliar a recepção do projeto, e posteriormente possibilitar a inscrição de escolas das demais regiões do pais. Ainda, busca-se alcançar cerca de 20 alunos dos cursos de graduação da UFVJM do campus de Janaúba, contribuindo na formação destes por meio do incentivo ao processo de ensino e pesquisa. Ainda, busca-se a interação entre cerca de 10 professores (de várias áreas do conhecimento), 2 técnicos e 1 membro externo para planejar as oficinas de maneira interdisciplinar, permitindo a troca de conhecimento. Indiretamente, pretende-se investigar o impacto do projeto nos alunos da rede pública e a integração acadêmica multicampi via a metodologia proposta nesse trabalho.
Pretende-se criar um curso online interdisciplinar tratado da importância da ciência na sociedade. Esta atividade será disponibilizada a todas as escolas da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Janaúba (cerca de 80 escolas). Contudo, o número de vagas será limitado entre 10 a 20 vagas por escola, onde poderá ser dividido em vagas para alunos e vagas para professores, no último caso, o projeto tem um caráter de capacitação. A ideia central, é parti de problemas da sociedade, em diferentes áreas como tecnologia, saúde, esporte, agricultura, entre outros, e discutir a ciência envolvida. A equipe do projeto proporá uma temática, e os integrantes buscarão encontrar como sua área de formação está inserida naquela temática, propondo assuntos para a discussão científica e realização de experimentos. Os alunos devem participar ativamente. Os estudantes de cada grupo deverá realizar o levantamento bibliográfico referente aos conteúdo propostos. Os discentes envolvidos ao projeto irão, sob orientação do corpo docente e técnico do projeto, desenvolver uma versão de material didático, incluindo experimentos, na forma de vídeos aulas, buscando contextualizar, quando possível, à realidade local. O projeto se propõe também investigar via formulários a qualidade do ensino de ciência nas escolas de nível médio, inicialmente na região do norte de Minas, e posteriormente em todo o Brasil. O projeto também se propõe a estudar o impacto do projeto, realizado na modalidade remoto online, na formação profissional dos estudantes membros da equipe executora e na integração acadêmica e social, via formulários e entrevista semi-estruturadas. Os Formulários e Termos de consentimento livre esclarecidos serão previamente encaminhados para o comitê de ética para sua aprovação. Apenas após aprovação do comitê de ética os discentes envolvidos na montagem do projeto serão convidados a participar da pesquisa sobre integração acadêmica e social, para descreverem, se aceitarem, suas experiências.
[1]. Cavalcante, A. N., Lira, G. V., Neto, P. G. C., Lira, R. C. M. Rev. bras. educ. med. vol.42 no.1 Brasília jan./mar. 2018 [2] http://portal.inep.gov.br, acessado em 30/09/2019 às 2 horas e 37 minutos. [3]. F. Santos, F. Ostermann, and G. Ferraz, Rev. Bras. Ensino Física 32, 1402 (2009) ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011. [4]. T. C. Menestrina, A. P. Kolaceke, and V. L. Soethe, in 6o Encontro extensão da UDESC (2011) [5]. F. Damasio and H. Steffani, Rev. Bras. Ensino Fisica 30, 4503 (2008) [6]. D. Ausubel, J. Novak and H. Hanesian, Educational Psychology; A Cognitive View (Holt, Rinehart Winston, New York, 1978), p. 685. [7]. L. S. Vigotski, Pensamento e linguagem (Martins fontes, São Paulo, 2008), p. 194. [8]. S. R. Singer, M. L. Hilton, and H. A. Schweingrube, America',s Lab Report: Investigation in High School Science (The National Academies Press, Washington, DC, 2005), p. 254. [9]. A. Hofstein and V. N. Lunetta, Sci. Educ. 88, 28 (2004). [10]. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43.
Como na UFVJM, campus janaúba, há cursos de Engenharia e o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, em geral, esses alunos estudam as disciplinas que pretendem ser abordadas nas oficinas. Assim, a formação dos alunos é de grande valia para o projeto, como o projeto é importante para eles, tanto para desenvolver o projeto em si, como para “solidificar” a formação do próprio estudante, uma vez que este terá que estudar assuntos da graduação, ou reestudar alguns tópicos, para prepara as vídeos aulas. A capacitação dos estudantes se dará por meio da preparação das aulas, pelos próprios estudantes, cujas dúvidas serão levadas aos professores e técnicos responsáveis pelo grupo que ele estiver inserido. Além disso, prever-se reuniões mensais para discussão junto ao grupo, além do fato do estudante está sempre em contato direto com os professores. Como discutido anteriormente as atividades dos estudantes serão: 1 – Fazer levantamento bibliográfico dos conteúdos a serem abordados 2 – Prepara material didático, com conteúdo teórico/experimental. 3- Preparar as videos aulas para o curso 4 – gerir o google classroom. 5 – Preparar as avaliações do curso e auto-avaliações do projeto. Os alunos integrantes do projeto serão avaliados observando sua desenvoltura em cada uma das atividades atribuídas a eles, principalmente durantes as reuniões e por meio das vídeos aulas que tiverem gravado. Seguindo essa filosofia, esse projeto também tem como propósito complementar a formação dos discentes de graduação do BC&T e dos cursos terminais da UFVJM campus Janaúba. Além disso, busca-se promover a participação dos discentes no processo educacional regional, bem como ampliar sua participação nas atividades relativas ao Ensino, pesquisa e extensão da UFVJM. Espera-se que a participação do discente contribua de maneira sólida para sua formação Acadêmica-profissional.
Esse projeto é de grande relevância para a região por ter como meta a disseminação de ciência, com foco em promover estratégias de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo que será feito divulgação científica. Além disso, propiciará aos alunos da rede pública o contato com atividade práticas, apesar de ser na modalidade remota, servindo como estimulo a continuidade dos estudos em áreas científicas. Há um interesse dos integrantes que esse projeto seja contínuo, mas com a apresentação anual de relatórios a fim de fornecer um parecer dos resultados alcançados ao longo de 12 meses.
Público-alvo
alunos de escolas públicas da SER janaúba, ensino fundamental e médio.
Alunos de escola do ensino médio/fundamental de diferentes regiões do Brasil. Prioritariamente o projeto iniciará pelas regiões Norte e Nordeste do Brasil
Municípios Atendidos
Janaúba
Jaíba
Catuti
Espinosa
Gameleira
Monte Azul
Pai Pedro
Porteirinha
Nova Porteirinha
Parcerias
A instituição oferecerá espaço físico e material necessário para as atividades. Além disso, alguns docentes da escola participarão ajudando na montagem da oficina e orientação de alunos em atividades de pesquisa.
A instituição oferecerá espaço físico e material necessário para as atividades. Além disso, alguns docentes da escola participarão ajudando na montagem da oficina e orientação de alunos em atividades de pesquisa.
Cronograma de Atividades
Preparação do material didático, e gravação das videos aulas, com disponibilização no youtube sobre a temática escolhida.
divulgação do projeto, incluindo a preparação do material de divulgação.
inicia-se as remotas, com a disponibilização de material em pdf e videos aulas.
montagem do relatório final do projeto.