Visitante
Educação escolar e educação popular na área de Ciências e Biologia na Ocupação Vitória
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
mario mariano ruiz cardoso
2023101202389598
universidade federal dos vales do jequitinhonha e mucuri
Caracterização da Ação
ciências humanas
educação
direitos humanos e justiça
organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares
local
programa de extensão popular na ocupação vitória
Não
Membros
tarcila mantovan atolini
Voluntário(a)
lara carlette thiengo
Voluntário(a)
matheus henrique kuchenbecker do amaral
Voluntário(a)
dian claudio pio
Bolsista
A presente proposta se caracteriza como um conjunto de atividades de extensão popular na área de educação que pretendem apoiar a formação escolar de crianças e jovens da Ocupação Vitória na cidade de Diamantina na área de Ciências e Biologia. Nesse sentidos serão desenvolvidas: reuniões de planejamento; atendimento no contra turno escolar; oficinas pedagógicas; organização de acervo de materiais didáticos. As ações tem como referência uma perspectiva de educação crítica e popular que compreende o papel da educação no apoio a transformação social e em articulação com as lutas dos movimentos sociais.
Educação popular, moradia, universidade popular, escola popular, ciências biológicas
O projeto de extensão "Ocupar, educar e resistir: apoio à formação escolar na área de Ciências Biológicas na Ocupação Vitória" é uma proposta de apoio e fortalecimento da formação escolar na área de Ciências Biológicas numa perspectiva crítica e popular direcionada a crianças, adolescentes e adultos da Ocupação Vitória, situada no Bairro Cazuza, em Diamantina (MG). O projeto se articula com outras proposta que tem sido desenvolvida na Ocupação Vitória e faz parte do Programa de Extensão na Ocupação Vitória que articula atividades, ações e projetos em diferentes área do conhecimento, tais como educação, cultura, engenharia, agricultura, saúde, dentre outras. A Ocupação Vitória é organizada desde 2020 pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e é formada por aproximadamente 140 famílias que em sua maioria são oriundas da região de Diamantina, desde bairros periféricos até comunidades distritos rurais do entorno. O perfil geral dos moradores e moradoras é de baixa renda, sendo a maioria em situação de trabalho informal ou desempregada. Percebe-se a presença importante de mulheres negras que têm estado à frente das principais ações sociais e organizativas da comunidade. Há também um número significativo de crianças e jovens, em sua maioria, negros e negras, que vivem na Ocupação Vitória, apontando dessa forma, o potencial para ações no campo educativo que se fundamentem na centralidade e articulação das questões de classe, gênero e raça, numa perspectiva transformadora (ver GARCIA, 2022; MONTENEGRO, 1981; REBELATTO et al, 2021) Considerando o aprofundamento das desigualdades educacionais durante a pandemia da Covid-19 com a adoção do ensino remoto emergencial, o projeto propõe ações educativas com foco em atividades, metodologias e conteúdos da área de Ciências Biológicas que promovam o apoio e fortalecimento da formação escolar (em especial os aspectos do currículo escolas da disciplinas de Ciências no ensino fundamental e de Biologia no Ensino Médio) numa perspectiva crítica e o enriquecimento formativo geral do público atendido por esse projeto. Nesse sentido, serão realizadas atividades de acompanhamento escolar com a finalidade de identificação, caracterização e superação de dificuldades, bem como propostas ações de formação geral, com intuito de criar um espaço de diálogo, troca, e formação política e cultural, objetivando o fortalecimento da luta e organização popular que já existe no processo histórico de constituição da Ocupação Vitória. O projeto está ancorado: 1- no diagnóstico exploratório realizado com parcela dos moradores da Ocupação; 2 - nas demandas apresentadas pelas lideranças da Ocupação Vitória em reuniões realizadas desde do início do ano de 2021; 3 - Na produção de conhecimento do campo da educação, em especial, as pesquisas que têm analisado as consequência do contexto da COVID-19 para a formação escolar (SILVA, 2020; FARAGE et al, 2021); 4 - nas análises das atividades educativas já desenvolvidas no âmbito de outros projetos que atuam na área de educação na ocupação. Além de ser fruto de demandas locais, o projeto também será realizado em constante parceria com as lideranças e membros da ocupação, com o objetivo de consolidar o projeto como um espaço ‘desta e para esta’ comunidade, reforçando a perspectiva extensionista de diálogo e interação efetiva entre universidade e comunidade. Compreende-se que essa perspectiva atende a um dos princípios básicos da Política Nacional de Extensão que afirma que “a Universidade deve participar dos movimentos sociais, priorizando ações que visem à superação da desigualdade e da exclusão social existentes no Brasil” (FORPREX, 2012). Cabe frisar que, partindo de uma perspectiva crítica, o projeto não coaduna com a compreensão de que a problemática da exclusão social é decorrente da falta ou da má qualidade escolar ou ainda quer reforçar o discurso de oportunidades como instrumento de competição. Entretanto, compreende-se que a educação escolar, e em especial, as práticas e conteúdos da área de Ciências Biológicas, devem ser valorizados e disputados, como um espaço importante de socialização dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade para permitir aos alunos compreender, participar e atuar na sociedade de forma crítica, superando a visão de senso comum, as ações individualistas e a perspectiva conservadora que de modo ideológico toma a atual sociabilidade pautada na lógica capitalista como algo imutável. (SAVIANI, 2013). Portanto, ve-se a escola, a formação escolar e os conteúdos e métodos da área de Ciências Biológicas como processos em disputa e que devem ser ocupados pela classe trabalhadora, no intuito de construir uma educação antimachista, antirracista, antilgbtfóbica, anticapacitista e efetivamente popular. Ao nosso ver, isso significa uma educação para além do capital. (MÉSZÁROS, 2008) que no caso específicos dos conteúdos das Ciências e Biologia devem apoiar a ação transformadora que enfrente os problemas e desafios relacionados a questão ambiental, da saúde e da biotecnologia que se expressam na sociedade, em grande parte, como elementos impactados pela lógica destrutiva da sociabilidade atual.
O ensino remoto emergencial fez/faz parte da realidade educacional nos últimos dois anos em decorrência da pandemia de Covid-19. Apesar da dimensão global da adoção dessas iniciativas, no Brasil, esta tem gerado desdobramentos preocupantes quando consideramos as desigualdades sociais e tecnológicas: de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD/IBGE) de 2018, uma em cada quatro pessoas não tinha acesso à internet. A evasão também passa a ser uma questão ainda mais preocupante nesse cenário. De acordo com o Censo Escolar divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 620 mil estudantes das redes municipal e estadual do país abandonaram a escola em 2021. Outra pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas também avaliou o tempo dedicado ao estudo pelos alunos no primeiro ano de pandemia. Os alunos de 10 a 17 anos, estudaram pelo menos duas horas por dia, em média; acima de 18 anos, não chegaram a uma hora. Portanto, quanto mais velho é o aluno, menos tempo ele estudou. Além disso, precisamos considerar a dificuldade das famílias trabalhadoras em auxiliar os estudantes nas tarefas remotas, bem como a falta de infraestrutura ou de espaço minimamente adequado para estudar, entre outras questões que expressam um contexto de aguda desigualdade social no país. Quando nos atemos ao problema específico dos conteúdos da área de Ciências e Biologia, podemos problematizar os limites das atividades remotas quando pensamos as necessidades e desafios para a aprendizagem de conceitos e ideias que passam por experimentos em laboratórios, vivências de campo, observações e problematizações em grupo como caminho metodológico de um ensino presencial crítico. Este cenário macro se transpõe para o local, como é possível observar na Ocupação Vitória. Existe um levantamento diagnóstico sendo realizado junto aos moradores da ocupação a partir do desenvolvimento de outro projeto de extensão em andamento focado no apoio à cozinha solidária, denominado “Cozinha Solidária para alimentar corpo, corações e mentes”. Apesar de o diagnóstico ainda não estar concluído, já é possível identificar demandas no campo da educação para crianças, jovens e adultos. Foi a partir desse reconhecimento que a própria organização da ocupação mobilizou a comunidade para preparar coletivamente um espaço que pudesse sediar ações de formação para os moradores. Contando com esse espaço, mas também com o território de toda a ocupação, nos seus sentidos objetivo e subjetivo, com toda a sua problemática e solucionática, o presente projeto busca construir os caminhos para apoiar o processo formativo escolar e para além dele, tendo como foco o trabalho educativo a partir da área de Ciências Biológicas. Frisa-se que o projeto está vinculado na Área Temática Educação e na Linha(s) de Extensão: (12). Direitos individuais e coletivos e (26) Grupos Sociais Vulneráveis, conforme Regulamento de Ações de Extensão da UFVJM e tem como principal justificativa a estratégia de luta pelo direito à educação de qualidade para a classe trabalhadora. Por outro lado, o projeto justifica-se pelo compromisso que a universidade pública, especialmente, tem de estar aberta a dialogar com os movimentos sociais que se apresentam em determinados contextos históricos, potencializando transformações nos estudantes, na universidade e nas comunidades. É importante considerar que as atividades de Extensão Universitária constituem contribuições decisivas à formação do estudante, em termos de ampliação do universo de referência que ensejam o contato direto com as grandes questões contemporâneas, enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos e também abrem espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da universidade pública. No que concerne à relação ensino-pesquisa-extensão, sinalizamos que a proposta envolverá diretamente alunos de diferentes cursos da UFVJM, perfazendo seu caráter de ensino na medida em que os estudantes estarão envolvidos diretamente com o processo de ensino-aprendizagem em um ambiente de educação não formal, permeado por problemáticas sociais, econômicas e políticas, ampliando as possibilidades de compreensão da educação e da escola como projetos historicamente e socialmente determinados. É também inegável o caráter de pesquisa do projeto, considerando o trabalho de diagnóstico da realidade em que o mesmo está inserido, os desdobramentos do período remoto no acesso à educação básica em termos de acesso e qualidades para parcela mais pauperizada da população diamantinense. Por fim, podemos afirmar que as particularidades dos processos de ensino-aprendizagens dos conteúdos das áreas de Ciências e Biologia tem potencial para dialogar com outras iniciativas e desafios que se apresentam no dia a dia da Ocupação Vitória. Podemos citar nesse momento a situação de afronta aos direitos humanos que a comunidade vem passando por estar sem acesso a água potável, ao mesmo tempo, que já identificamos, dentro de uma ação de saúde desenvolvida na comunidade, a qualidade não potável de uma nascente comumente usada pela comunidade para uso doméstico. Vemos que as ações desse projeto, com foco no trabalho na área de Ciências Biológicas podem gerar ideias e práticas que apoiam a buscar por soluções para esse problema da falta de acesso a água, dos impactos na saúde da população, nas possibilidades de ações para a conservação e melhoria da qualidade da nascente que está presente no território da Ocupação. A partir dos referenciais teóricos e metodológicos desse projeto, a prática social da vida da comunidade pode ser o ponto de partida e chegada das ações educativas que serão desenvolvidas.
Objetivo Geral - Promover apoio à formação escolar na área de Ciências Biológicas em uma perspectiva crítica para moradores da Ocupação Vitória. Objetivos específicos: - Realizar plantões semanais no período do contraturno escolar tendo como foco o trabalho do bolsista nas área de Ciências e Biologia - Programar, sob forma de oficinas e outras práticas socioeducativas voltadas para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, social, político e afetivo dos educandos a partir dos conteúdos e práticas das Ciências e Biologia; - Estimular o debate crítico sobre o lugar da educação, da Ocupação e dos movimentos sociais, da questão ambiental, da saúde na sociabilidade capitalista a fim de mediar processos de tomada de consciência e crítica ao socialmente posto e naturalizado; - Incentivar a reflexão e criação de metodologias e propostas educativas baseadas na educação popular com foco nas área de Ciências e Biologia; - Permitir aos estudantes da UFVJM envolvidos no projeto o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades fundamentais para sua atuação profissional futura, além de possibilitar uma formação acadêmica comprometida com as lutas da classe trabalhadora, especialmente as relacionadas à educação e moradia dignas. - Produzir materiais pedagógicos com foco nas área de Ciências e Biologias que estimulem a construção de um Acervo Didático no espaços educativo da Ocupação Vitória. - Organização de uma biblioteca com materiais didáticos e paradidáticos das áreas de Ciências e Biologia
Realizar apoio pedagógico semanalmente, tendo como foco a área de Ciências Biológicas, e também nas diversas áreas do conhecimento, conforme demandas, no espaço educacional organizado pela comunidade da Ocupação Vitória; Realizar oficinas pedagógicas, a partir dos conteúdos de Ciências e Biologia, planejadas previamente de acordo com a demanda dos atendidos durante o processo de apoio pedagógico e de acordo com a proposta pedagógica do projeto; Apoiar a construção de uma biblioteca e uma acervo pedagógico; Propor uma agenda de atividades culturais, como exibição de filmes e documentários que tenham articulação com a área de Ciências Biológicas; Realizar processo formativo permanente com a equipe do projeto sobre temas transversais à ação, como educação popular, movimentos sociais, extensão universitária, universidade popular, entre outros; Discutir e criar a médio e longo prazo um Cursinho Popular atrelado a essa ação de extensão, dando continuidade aos objetivos expostos aqui, no sentido de apoiar a entrada dos jovens e adultos da Ocupação Vitória no ensino médio do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e no ensino superior, em especial na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha
O projeto será realizado a partir do acompanhamento/reforço no contra turno escolar de forma semanal bem como a constituição de oficinas pedagógicas e organização de uma acervo de materiais pedagógicos, tendo como foco o trabalho educativo na área de Ciências e Biologia. Os acompanhamentos/oficinas serão distribuídos com base no calendário da UFVJM e disponibilidade dos acadêmicos. As atividades dessa proposta serão conduzidas por um bolsista, preferencialmente da área de Ciências Biológicas. As ações estarão articuladas as atividades de prática como componente curricular das disciplinas de BIO 111 - Políticas educacionais; BIO 099 - Prática de Ensino em Educação e Sociedade; BIO 100 - Filosofia da Educação; QUI 069 - Educação, Cidadania e Direitos Humanos; QUI 074 Didática; QUI 073 - Sociologia da Educação. Essa ação também está articulada a um Programa de Extensão Popular na Ocupação Vitória que está em processo de cadastro na PROEXC (202104000015) e aos seguintes projetos de extensão e pesquisa: Projeto de Extensão Recomendado no PIBEX Fluxo Continuo "Ocupar, educar e resistir: apoio à formação escolar na Ocupação Vitória (202203000115 - Edital 032022); Projeto de Extensão “Cozinha Solidária para alimentar corpo, corações e mentes: construindo a universidade popular no apoio à Ocupação Vitória” (número: 2022101202230820). Projeto de Pesquisa 6262021 - As políticas para a educação em direitos humanos e as tendências internacionais: relações, limites e possibilidades (número 6262021) Projeto de Pesquisa - Paulo Freire na formação inicial de professores de ciências: uma análise das universidades federais mineiras (número 1592020 ). A condução das atividades fundamenta-se na utilização de atividades pedagógicas de ensino-aprendizagem que se apoiam na perspectiva crítica e popular de educação. . Desse modo, a partir dos conteúdos das áreas de Ciências e Biologia, em articulação com os demais conteúdos da formação escolar, é possível utilizar-se de: brincadeiras, gincanas, jogos de regras, de raciocínio, individuais e coletivos, desenhos, colagens, cine-fóruns, uso de vídeos, produções escritas, produção de gêneros jornalísticos, e outros. Além disso, especialmente no que se refere à atividade apoio escolar, será levada em consideração as dificuldades dos estudantes e a necessidade de acompanhamento mais individualizado. A equipe do projeto deverá explorar e se apoiar nos recursos variados para aumentar o processo de estímulo ao aprendizado proposto e planejado com auxílio da Coordenação Pedagógica. No que se refere à participação efetiva do público-alvo as crianças e adolescentes(ou seus pais) deverão manifestar interesse na participação na atividade a partir de inscrição prévia, sendo que a equipe do projeto manterá contato com a família para estimular a participação e permanência dos participantes nas atividades.
Referências GARCIA, Jeferson. Racismo, capital e emancipação humana: notas sobre a questão negra na tradição comunista. São Paulo: Instituto Caio Prado Junior, 2022. FARAGE, E. J.; DA COSTA, A. J. S.; DA SILVA, L. B. A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 226–257, 2021. DOI: 10.9771/gmed.v13i1.43757. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43757. Acesso em: 20 abr. 2022. FORPROEX. O Plano Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em http://www.ufvjm.edu.br/proexc/proext/doc_download/620-.html. Acesso em 20 de abril de 2022. IBGE, 2018. LUCKESI. C.C. Avaliaçãoda aprendizagem escolar. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1999. LÜDKE, M;. André, M.E.D A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 6.ed. São Paulo: EPU, 1986 MÉSZAROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008. MONTENEGRO, Ana. Ser ou não ser feminista. Recife: Editora Guararapes Limitada, 1981. REBELATTO, Francieli; ACOSTA, Luis; PINHEIRO, Milton. A universidade popular. São Paulo: Instituto Caio Prado Junior, 2021. SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2013. SILVA, Amanda. DA UBERIZAÇÃO À YOUTUBERIZAÇÃO:. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 9, p. 587-610, 11 dez.
O projeto pretender selecionar um bolsista, preferencialmente com formação e/ou conhecimentos da área de Ciências e Biologia, uma vez que através de atividades já desenvolvidas em outras ações extensionistas na Ocupação Vitória identificamos que os conteúdos dessas disciplinas possuem potencial pedagógico e formativo, em especial, para as crianças e jovens da comunidade. Como exemplo temos a atual situação que a comunidade vivencia de dificuldades de acesso a água potável e a identificação de contaminação na única nascente localizada na comunidade. Esse contexto potencializa o trabalho pedagógico das áreas de Ciências e Biologia e gera oportunidades para que o estudante bolsista desenvolva ações que possam contribuir para uma formação crítica do público do projeto. Ao mesmo tempo, percebe-se que o contexto de organização e luta popular da Ocupação Vitória gera oportunidades formativas para o estudante bolsista que enfrentará o desafio de planejar e executar atividades a partir da contextualização dos conteúdos a serem ensinados. A comunidade, diante dos desafios enfrentados diariamente, proporciona uma ambiente rico para uma formação crítica do estudante, baseada na reflexão e acão que parte de problemas concretos vivenciados pela comunidade. Nesse sentido, o estudante bolsista participará de reuniões com a coordenação do projeto para aprimorar as abordagens pedagógicas das atividades desenvolvidas, bem como conhecer, ler e discutir referências teóricos-metodológicos e práticos que possam apoiar as ações numa perspectiva crítica e popular. O bolsista terá como atividades principais: participação nas reuniões de planejamento do projeto; atendimento de apoio no contra turno escolar para o público do projeto na comunidade; planejamento e execução de oficinas a partir de problemas e desafios pedagógicos identificados no atendimento; organização de um acervo de materiais pedagógicos na área de Ciências e Biologia para a comunidade. Todas as atividades do bolsista serão acompanhadas pela coordenação do projeto através de participação em parte das atividades desenvolvidas na comunidade, reuniões de planejamento e contato via instrumento virtual como email e aplicativo de mensagem. A avaliação do bolsista será feita de forma participativa, estimulando a reflexão e autoavaliação a partir dos objetivos da proposta.
A Ocupação Vitória tem se caracterizado como um comunidade na Cidade de Diamantina - MG em que se observam diversas negligências do poder público no âmbito dos direitos sociais e dos direitos humanos. Ao mesmo tempo, a organização popular e luta por moradia tem sido um vetor de problematização na cidade desses mesmo direitos, não só dos moradores da Ocupação, mas de diversas localidade que vivenciam essas situação. O problema central da moradia, acarreta impactos diretos na garantia de direito à educação da comunidade, pois, por exemplo, as crianças e jovens que moram em casas precárias ou mesmo barracos de lonas tem dificuldades de organizar as atividades escolares como os deveres, os trabalhos, as leituras, etc. Todo esse contexto tem se agravado muito diante da situação da pandemia da COVID-19 (FARAGE et al, 2021) e na Ocupação Vitória não é diferente. As ações desse projeto pretendem apoiar a consolidação da articulação entre a luta por moradia e a educação na comunidade. Em reuniões com as moradoras e moradores já levantamos que os problemas educacionais vividos pelas crianças e jovens da Ocupação Vitória são considerados fundamentais para o fortalecimento da luta de toda a comunidade.
Público-alvo
De modo direto o publico alvo do projeto serão as crianças, jovens e adultos da Ocupação Vitória que estão matriculadas e/ou participando da educação escolar (educação básica e educação de jovens e adultos), bem como aqueles que podem estar fora do sistema escolar mas que pretendem retornar para os estudos.
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
Apoio a execução do projeto no sentido da organização popular e comunitária da Ocupação Vitória Participação nas atividades formativas a partir dos referenciais e perspetivas do movimento.
Cronograma de Atividades
Atividade de seleção de bolsista do Projeto de Extensão que terá como base a formação do estudante, preferencialmente na área de Ciências Biológicas, a participação numa entrevista para verificar a adequação dos candidatos ao escopo da proposta, bem como, a disponibilidade para atuação na dinâmica do projeto.
Atividade de encontro entre a coordenação do projeto, o estudante bolsista, bem como as equipes do programa e projetos articulados a essa proposta. Terá como objetivo o planejamento e avaliação das ações do projeto.
Essa atividade refere-se ao atendimento pedagógico do bolsista de modo semanal para ajudar nos trabalhos educativos das crianças e adolescentes (dever, trabalhos, seminários, pesquisa na internet, etc).
Essa atividade refere-se ao planejamento e execução de oficinas pedagógicas temáticas na área de Ciências e Biologia, tendo como foco o desenvolvimento de conteúdos críticos com base no levantamentos de dúvidas e necessidades do atendimento pedagógico.
Essa atividade refere-se ao planejamento, organização e manutenção de um acervo de materiais didáticos com foco na área de Ciências e Biologia para a Ocupação Vitória.
Serão realizadas atividades pedagógicas e culturais coletivas que possam envolver toda a comunidade a partir da exibição de filmes, apresentações culturais e comemorações em datas importantes para a comunidade da Ocupação Vitória.