Detalhes da proposta

PALAVRA SAÚDE: mini-programas de áudio sobre ecologia e saúde humana orientados pela linguística cognitiva

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    alex sander dias machado

    Número de inscrição:

    20231012023405104

    Unidade de lotação:

    faculdade de medicina de diamantina - famed

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    comunicação estratégica

    Abrangência:

    regional

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

gabriela lima teixeira Voluntário(a)

ana angélica miranda veloso Voluntário(a)

ester thomaz pratte Voluntário(a)

gustavo henrique brant cordeiro Voluntário(a)

henrique de oliveira ribeiro Voluntário(a)

ingrid grazielle da silva marciano Voluntário(a)

jaliton luiz souza ferreira Voluntário(a)

júlia prates e aguilar Voluntário(a)

nathalia cristina barbosa nogueira Voluntário(a)

patricia lemes da silva Voluntário(a)

rafael benedito rodrigues ferreira Voluntário(a)

rodrigo henrique magalhaes nunes Voluntário(a)

victor seabra de paiva Voluntário(a)

vinicio lemke pratte Voluntário(a)

vitor augusto silva Voluntário(a)

caroline azevedo couto Voluntário(a)

henrique assis oliveira Voluntário(a)

thamiris oliveira goncalves Bolsista

Resumo

Trata-se de um projeto de extensão universitária onde o tema 'Saúde Humana x Saúde Ambiental' será discutido em formato de mini-programas de audio com duração de até 7 minutos a serem executados em radio da cidade de Diamantina (98,5FM) com alcance regional e em canal de Podcast no Spotify. Cada miniprograma tem como norte uma Palavra-chave (verbete) que é discutida no ambito da Ecologia Humana e Antropologia da Saúde. As palavras-chaves serão definidas e trabalhadas pela equipe do projeto e terão escritas orientadas pela linguistica cognitiva em reunições periódicas com professores da Faculdade de Letras da UFVJM, destacando a interdiciplinaridade do projeto. Os mini-programas constarão de: (1) 'single' inicial produzido pela própria equipe, uma rápida apresentação do projeto de extensão e seus objetivos; (2) leitura de texto de até 100 a 200 palavras conceituando, definindo e exemplificando o contexto daquele verbete, sua importancia e interação com a Saúde Humana; (3) Declamação de um pequeno trecho de um poema letra de música que se relacione com o verbete descrito; (4) execução da música a qual teve seu trecho declamado; (5) execução do 'single' final e finalização com oferecimento e agradecimentos do programa e projeto. Tal iniciativa se justifica na necessidade de maior envolvimento da Faculdade de Medicina de Diamantina com o população regional, que participará indicando verbetes a serem estudados e transformados em novos programas. Acreditamos que a comunicação em linguagem simples de temas relevantes para a saúde e sua vinculação com uma música poderá gerar uma memória afetiva. Está memória pode modificar habitos de vida, tornando a pessoa conhecedora das origens e prevenções de agravos e doenças e assim mais saudável e replicadora de sua saúde. Ciência, música, memória e saúde.


Palavras-chave

Memoria afetiva musical, Atenção Primária a saúde, musica, ecologia humana


Introdução

No Brasil a partir dos anos 1990 políticas públicas foram implementadas para promoção à saúde voltadas à Atenção Primária à Saúde (APS), enfatizando a importância do trabalho junto as famílias e populações locais (Aquino, 2014). Muitas doenças crônicas não transmissíveis, doenças transmissíveis e agravos a saúde humana tem origem nos hábitos de vida dos indivíduos assim como no ambiente em que vivem. Contudo, já percebemos que ações voltadas à promoção de saúde onde o foco é apenas o estímulo a mudanças de hábitos de vida do indivíduo não são tão positivas quanto como desenvolver ações onde uma reflexão sobre a importância dos determinantes gerais das condições de saúde seja estimulada (Pelegrini Filho et al 2014). Inovações no âmbito de promoção à saúde, tanto em sua dimensão individual e como coletiva devem buscar a realização de ações de educação e comunicação em saúde dirigidas ao incentivo do entendimento de autocuidado e dá importância dos determinantes sociais que propiciam a saúde de cada população (Brasil, 2011). A Linguistica cognitiva, um ramo recente da linguagemsurge em meados de 1980 impulsionada, tanto pelo interesse pelo fenómeno da significação quanto pela investigação psicolinguística que estava emergindo na época (Rosch 1978). A Linguística Cognitiva é uma abordagem da linguagem perspectivada como meio de conhecimento e em conexão com a experiência humana do mundo. As unidades e as estruturas da linguagem são estudadas, não como se fossem entidades autónomas, mas como manifestações de capacidades cognitivas gerais, da organização conceptual, de princípios de categorização, de mecanismos de processamento e da experiência cutural, social e individual. São temas de especial interesse da Linguística Cognitiva os seguintes: as características estruturais da categorização linguística (tais como prototipicidade, polissemia, modelos cognitivos, metáfora e imagens mentais), os princípios funcionais da organização linguística (iconicidade e naturalidade), a interface conceptual entre sintaxe e semântica, a base pragmática e ligada à experiência da linguagem-no-uso e a relação entre linguagem e pensamento (incluindo questões sobre o relativismo e sobre os universais conceptuais).(Silva 2019). A seguir, e depois de uma confrontação com outras teorias linguísticas e da especificação da sua posição dentro da Ciência Cognitiva, os conceitos fundamentais e aos principais domínios de investigação da Linguística Cognitiva se aracterizaram como sendo a categorização e protótipos, metáforase metonímias conceptuais, esquemas imagéticos, modelos cognitivos e culturais e processos cognitivos da gramática (Silva, 2019). Nas últimas décadas avanços das neurociências tem possibilitado uma maior compreensão entre a relação da música com o sistema nervoso central. Imagens de ressonância magnética tem demonstrado como a música tem influência em diferentes áreas do sistema nervoso central como cerebelo, corpo caloso, córtex motor e auditivo. A música é capaz de evocar emoções e registrar momentos na memória. A memória musical funciona como outros tipos de memória no sistema nervoso central contudo estudos tem demonstrado que a música ativa áreas como o hipocampo que também se relaciona com resgates de conhecimentos aprendidos o que tem trazido contribuições para intervenções em doenças como Alzheimer (Rocha et al 2013). A importância da comunicação radiofônica nos dias atuais têm sido esclarecida por alguns trabalhos que demonstram a evolução e convergência da rádio tradicional com as plataformas e redes sociais como o Facebook ou YouTube além do Spotify e portais na internet onde pode se ouvir rádios do mundo todo ao vivo. Atualmente o termo rádio hipermidiático defini as estações onde diversas linguagens e distintos suportes atraem o público ainda mantendo no áudio seu foco (Bertoncello, 2019), No projeto Palavra Saúde durante o ano de 2020, seu primeiro ano de existência, 10 mini-programas foram criados e divulgados. O objetivo foi alcançado, conectando o novo conhecimento e uma memória afetiva, podendo-se concluir um ganho no âmbito da promoção da saúde entre os ouvintes e habitantes do Vale do Jequitinhonha. Tal realização foi publicada em 2021 na revista de extensão da Universidade Federal de Goias, tendo já vários leitores e citações (Machado et al. 2021). Assim, respaldado em bibliografias atuais o presente projeto pretende continuar trabalhando com os tópicos de promoção à saúde a partir da definição de verbete ecológico humano e antropológico de saúde, em linguagem simples e contemporânea com textos orientados pela linguística cognitiva, associando este verbete a uma música popularmente conhecida, gerando assim, uma possibilidade de memória afetiva musical e fixando o conteúdo trabalhado vinculando-o ao sentimento que a música desperta na pessoa ouvinte, objetivando modificar hábitos de vida a partir da reflexão e auto-cuidado.


Justificativa

Desde sua criação a Faculdade de Medicina de Diamantina - Famed - UFV JM tem suas raízes na inserção regional e de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão indissociavelmente. Buscando reafirmar este compromisso o presente projeto utiliza o meio de comunicação Rádio 98,5 fm Diamantina e canal na plataforma Podcast do Spotify para levar educação em saúde para a população regional. O projeto PALAVRA SAÚDE visa gerar hábitos saudáveis de auto-cuidado e saúde coletiva a partir da criação de uma memória afetiva e uma vinculação de um conceito de relevância em saúde à uma música conhecida. A grande extensão de ouvintes regionais e sua multiplicação pelo Alto Jequitinhonha e Vale fazem da Radio 98,5fm Diamantina um importante meio de comunicação com profunda inserção na comunidade acadêmica e não acadêmica e que precisa ser fortalecido. A utilização de verbetes definidos em linguagem simples como sintetizadores de conceitos fundamentais em saúde definem este projeto, que apesar do baixo custo, pretende gerar na população ouvinte uma reflexão sobre a importância dos determinantes gerais nas condições de saúde humana, despertando sentimentos contidos nas memórias musicais. Além de ouvir as opiniões dos ouvintes e comentários nas redes sociais do projeto sobre as sugestões de temas e musicas a serem trabalhadas. Ainda, o estudante envolvido com a produção e escritas dos mini programas exercitará habilidades e competências de comunicação e linguagem orientada a realidade da população . A Interdisciplinaridade esta presente na relação dos estudantes de Medicina com estudantes de Letras, assim como dos docentes e técnicos envolvidos. A indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão configurada neste projeto está evidenciada nas relações dos docentes com os discentes do projeto (atualmente 20 em 2022), onde reuniões periódicas de formação para escrita orientada pela linguística cognitiva, a pesquisa está rotineiramente debatida no intuito de fixação da metodologia científica e na prática de leituras de artigos sobre os temas a serem abordados em cada mini-programa. A extensão, carro chefe do projeto, é praticada e efetivada sempre que algum ouvinte do rádio ou do Spotify ouve um dos produtos finais do projeto. Naquele momento a comunidade está aprendendo sobre saúde de uma forma efetiva que pode a levar a modificar hábitos de vida, principal objetivo do trabalho.


Objetivos

Geral Gerar a reflexão e fixação de um conceito de relevância para a saúde humana, a partir da criação ou despertar de uma memória afetiva musical. Específicos • Contruir uma EQUIPE de discussão ativa sobre os temas Saúde e Ecologia Humana Individual e Coletiva com estudantes, técnicos e professores da Faculdade de Medicina e Faculdade de Letras da UFVJM de Diamantina, para realizações de ações de extensão universitária. • Criar definições contemporâneas para palavras chaves (verbetes) de relevância para a Saúde Humana e Saúde Ambiental com até 200 palavras orientados pela linguistica cognitiva. • Relacionar tais definições à letras e melodias de músicas populares. • Produzir Miniprogramas de audio de curta duração onde as definições dos verbetes sejam vinculadas à poesia e melodia de músicas popularmente conhecidas. • Veicular os mini-programas em radios regionais e plataforma digital como Podcasts. • Receber sugestões de temas a serem trabalhados a partir de verbetes propostos pelos ouvintes. • Gerar recategorização de semânticas de palavras que geralmente não se relacionam diretamente na memória com temas de saúde. • Avaliar junto aos ouvintes a efetividade da recategorização de palavras e criação de memórias afetivas com seus respectivos efeitos em reflexões e hábitos de vida e saúde.


Metas

1- Construir uma equipe multidiciplinar para discussão e formação coletiva do conceito de Linguagem cognitiva para educação em saúde entre estudantes, professores e técnicos das faculdades de Medicina e Letras da UFVJM. Impacto direto: Equipe 20 pessoas Impacto indireto: convivio da equipe com colegas – 60 pessoas 2 - Produzir ao menos 10 miniprogramas no formato mp3 de no máximo 7 min, sobre ecologia e saúde humana . Impacto direto: Equipe 20 pessoas aperfeiçoando a escrita orientada pela linguistica cognitiva e meios digitais de divulgação. Impacto indireto: convivio da equipe com colegas – 60 pessoas 3 - Veicular esses miniprogramas, em série, em plataformas digitais (“Spotify”) e rádio comunitária regional, recebendo sugestões de temas e músicas. Impacto direto: Equipe 20 pessoas Impacto indireto: 10 mil ouvintes 4 - Avaliar, a partir do envio de questionários aos ouvintes, a efetividade e qualidade do projeto. Impacto direto: Equipe 20 pessoas Impacto indireto: respostas ao questionário - 50 pessoas 5 - Obter exito na comunicação cognitiva efetiva e recategorização de palavras importantes para a saúde e ecologia humana. Impacto direto: 10 mil ouvintes. Impacto indireto: pessoas do convivio dos ouvintes - 20 mil. 6 - Gerar uma memória afetiva musical, ligando o conteúdo trabalhado ao sentimento que a música desperta na pessoa ouvinte promovendo mudanças atitudinais de promoção á saúde. Impacto direto: 10 mil ouvintes. Impacto indireto: familia e convives do ouvinte - 20mil pessoas. 7 - A detenção do conhecimento pelo ouvinte o fará em dialogos com os seus próximos, multiplicar o aprendizado disponibilizado em cada mini-programa. Impacto direto: 10 mil ouvintes. Impacto indireto: familia e convives do ouvinte – 20 mil pessoas.


Metodologia

Etapas do Projeto PALAVRA SAÚDE 1- Preparação dos programas PALAVRA SAÚDE - Realização de reuniões semanais com a equipe de professores e pelo menos 20 alunos da FAMED e do curso de Letras UFVJM para discussão e seleção de verbetes a serem descritos como termos de relevância para a saúde humana e ambiental. - Divisão da equipe em SUB-EQUIPES para preparação de textos de até 200 palavras sobre os verbetes a serem conceituados e descritos, sendo que serão descritos um total de 2 a 4 verbetes por mês. - seleção pela equipe da musica popularmente conhecida para associação e vinculação com o tema em questão, a ser proposta por cada sub-equipe em reunião semanal. - antes iniciarmos as gravações dos miniprogramas devemos ter pelo menos 4 verbetes preparados. 2- Execução do Programa PALAVRA SAÚDE - Cada mini-programa terá a duração de 6-7 minutos e constará das seguintes etapas: (1) 'Dingle' inicial produzido pela própria equipe, uma rápida apresentação do projeto de extensão e seus objetivos - 20'; (2) leitura de texto de até 100 a 200 palavras conceituando, definindo e exemplificando o contexto daquele verbete, sua importancia e interação com a Saúde Humana - 2'; (3) declamação de um pequeno trecho de poema letra de música que se relacione com o verbete descrito - 20'; (4) execução da música a qual teve seu trecho declamado - 3-5'; (5) execução do 'dingle' final e finalização com oferecimento e agradecimentos do programa e projeto - 20'. A leitura que vai ao ar do texto do verbete deverá ser feita pela sub-equipe responsável por sua escrita com os alunos se identificando antes da leitura. A proposta inicial é de que sejam veiculados na Rádio a 98,5 FM diamantina um miniprogramas semanais com reprizes duas ou três vezes por semana. Alem de disponibilizados como Podcasts na plataforma Spotify e Instagram (@palavra.saude). 3- Avaliação do Projeto - A avaliação da efetividade do programa de rádio na criação de memórias afetivas será realizada a partir de questionário aplicado junto a população de Diamantina Minas Gerais, submetido por emailing. Tal questionário será aplicado no quinto mês e no décimo mês de execução do projeto. Adequações no formato e conteúdo deverão ser realizadas a partir das sugestões e avaliações no sexto e o décimo primeiro mês com o objetivo de melhorar sua efetividade. Nas reuniões semanais da equipe do projeto, avaliações constantes serão realizadas e documentadas no intuito de melhor adequar os resultados parciais aos objetivos pretendidos. Os ouvintes poderão enviar a numero de Whatsapp disponibilizado pela radio, sugestões de verbetes e feedbacks sobre efeitos e formatos dos programas.


Referências Bibliográficas

Bertoncello, Marcos Notari. A convergência no radiojornalismo : uma análise das transmissões da rádio Jovem Pan de São Paulo através do facebook. Dissertação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, PUC-RS, 2019. Acessado 20/09/2019 em:http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8566Brasil, 2011. MACHADO, A. S. D. .; ARRUDA, N. L.; CUNHA, G. A. S. da . Palavra saúde: podcasts, linguística cognitiva, saúde e ecologia humana. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.70422. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/70422. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2011. PELLEGRINI FILHO, A.; BUSS, P. M.; ESPERIDIÃO, M. A. Promoção da Saúde e seus fundamentos: determinantes sociais da saúde, ação intersetorial e políticas saudáveis. In: PAIM, J. S.; ALMEIDA FILHO, N. (Org.). Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Med Book. 2014. p. 305-326. ROCHA, Viviane Cristina da; BOGGIO, Paulo Sérgio. A música por uma óptica neurocientífica. Per musi, Belo Horizonte , n. 27, p. 132-140, June 2013 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992013000100012&lng=en&nrm=iso>. access on 30 Sept. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1517- 75992013000100012. Silva, Augusto Soares. A LINGUÍSTICA COGNITIVA UMA BREVE INTRODUÇÃO A UM NOVO PARADIGMA EM LINGUÍSTICA. Universidade Católica - Faculdade de Filosofia de Braga. Fonte:http://www.facfil.ucp.pt/lingcognit.htm TEIXEIRA, C. F.; VILASBÔAS A. L. Q. Modelos de Atenção à Saúde no SUS: Transformação, Mudança ou Conservação? In: PAIM, J. S.; ALMEIDA FILHO, N. (org.). Saúde Coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Med Book. 2014. Pag. 287- 302.


Inserção do estudante

A equipe consta de professores e tecnicos dos cursos de Medicina e de Letras que orientarão os estudantes em todas as etapas do projeto. Contudo, o projeto incentiva a integração entre docentes, discentes e técnico-administrativos na realização de ações de extensão universitária. Os estudantes irão realizar sobre supervisão do coordenador todas as etapas do projeto. Ficando responsáveis pela criação e seleção dos verbetes, elaboração dos textos em equipes, leitura e gravação do texto (sempre uma aluna e um aluno), seleção da musica tema e envio ao coordenador para finalização do mini-programa. Os estudantes irão ter seus nome divulgados em cada programa e acompanharão as avaliações do projeto por parte dos ouvintes. Este projeto de extensão possui suas raízes na indissociabilidade da relação entre pesquisa, ensino e extensão, visto que os alunos de graduação envolvidos na equipe de execução terão de participar da elaboração dos textos a serem lidos no programa que necessariamente passarão pela correção e orientação do docente coordenador. Ainda a discussão entre os estudantes de diferentes áreas do conhecimento gerarão visões ampliadas sobre a importância do dialogo interdisciplinar para a solução de problemas tanto de saúde como na educação. A pesquisa em revistas científicas, livros atuais, bibliografias médicas e não médicas envolvidas na definição do verbete exigirá da equipe afinco no método científico, o que posteriormente poderá embasar publicações de seus resultados. O braço extensionista do projeto é o seu mais forte legado, visto que o grande público ouvinte das rádios, das plataformas digitais e dos meios de comunicação virtual receberão orientações e educação em saúde além dos muros da universidade e poderão contribuir com sugestões.


Observações

A associação das ciências das Letras e Linguística á área da Saúde é algo inusitado, mas possível além de extremamente necessário nesse momento pós isolamento social e pandemia, onde a comunicação efetiva de hábitos de saúde é fundamental. A lingistica cognitiva e a educação em saúde podem gerar frutos e aprendizados para a equipe assim como para a população ouvinte e participante. A principal relevância do projeto, já em execução em 2022 é a capacidade de gerar, conforme avaliações iniciais já realizadas, uma inovação no entendimento, semântica e imagética de PALAVRAS que anteriormente á escuta dos mini-programas não estavam categorizadas no rol da memória de palavras com sentido na area da saúde. A recategorização é o maior ganho da execução do Palavra Saúde. Por exemplo a palavra “Varanda”, inicialmente ele está relacionada na categoria de nexos com substantivos da área da construção civil, mas após ouvir o podcast/mini-programa com esta palavra, onde é falado da importancia de uma varanda para tomar um sol da manhã, ou produzir um alimento ou flores em um vaso, um lugar para se respirar, olhar a paisagem, realizar exercicios fisicos, etc, a pessoa começa a relacionar esta palavra agora também na categoria de termos de SAÚDE, e ai está a possibilidade de mudanças de habitos de vida e saúde.


Público-alvo

Descrição

Equipe multidiciplinar para discussão e formação coletiva do conceito de Linguagem cognitiva para educação em saúde. Professores, tecnicos e estudantes das faculdades de Letras e Medicina da UFVJM.

Descrição

Ouvintes do canal no Spotify https://open.spotify.com/show/7coULwS0M232nDWCDafPtu?si=6cbe9996289d410c

Descrição

Seguidores do perfil @palavra.saude no Instagram que se beneficiarão de textos explicativos e link para os mini-programas.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Divulgação dos miniprogramas de forma semanal além de centralizar as sugestões dos ouvintes.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Criação e seleção da equipe nas faculdades de Medicina e Letras da UFVJM.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Escrita, correção, gravação dos miniprogramas

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Veiculação periodica dos miniprogramas no radio e Spotify.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Escrita dos relatórios, resumos e avaliações do projeto