Sumário da proposta

Território Verde: cultivando a arte de semear educação ambiental nas escolas públicas

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Procarte

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador
  • Número de inscrição: 2023102202329267
  • Coordenador: JANAÍNA FERNANDES GONÇALVES
  • Unidade de lotação: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL
Caracterização da Ação
  • Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes
  • Área temática principal: Meio Ambiente
  • Área temática secundária: Cultura
  • Linha de extensão: Artes visuais
  • Abrangência: Regional
  • Vinculado a programa de extensão: Núcleo de Estudos FlorArte: Engenharia Florestal COMCiência e Arte
  • Gera propriedade intelectual: Não

Membros

lívia silva de freitas Voluntário(a)

claudiana aparecida oliveira pereira Voluntário(a)

isadora silva rocha Voluntário(a)

leyziane cristina de souza Voluntário(a)

miranda titon Voluntário(a)

luíana rolim de azevedo Voluntário(a)

nayara gomes de oliveira Voluntário(a)

bhruna dos santos bastos Voluntário(a)

breno henrique marceliano Voluntário(a)

poliana ponciano silvério Voluntário(a)

sara gabriela soares Voluntário(a)

fabrício mariz aguiar filho Bolsista

mariana paula guedes barbosa Voluntário(a)

juliana de almeida souza Voluntário(a)

laura santos santana Voluntário(a)

jéssica naiara dos santos Voluntário(a)

giovana alves de andrade Voluntário(a)

marcelo luiz de laia Voluntário(a)

    Resumo
  • A arte e a educação ambiental se fazem cada vez mais necessárias no momento em que vivemos. A arte pode propagar e questionar estilos de vida, preparar uma nova consciência por meio da sensibilização, alertando e gerando reflexões. Nesse contexto, podemos inserir a importância da arte como mais uma ferramenta do ativismo ambiental. As mudanças ambientais já são há muito tempo objetos da arte. Para que isso comece a mudar, é necessário repensar nossas práticas diárias, com o lixo, com o ambiente e com as pessoas. Por outro lado, o contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. A ciência nos mostra que mexer com a terra, cultivar um jardim ou horta tem sido cada vez mais utilizada como auxiliar para o tratamento e a prevenção de doenças crônicas ou desequilíbrios emocionais, como depressão e estresse e pode trazer paz nestes tempos de crise. Sendo assim, a horta além de ser uma ferramenta terapêutica e facilitadora da aprendizagem, quando aliada à temas da educação ambiental torna-se fundamental para a formação de cidadãos conscientes, de que os recursos naturais podem ser degradados ou esgotados. É imperativo afirmar que a horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas e o seu cultivo oferece várias vantagens para a comunidade. Aliada a isto, o uso de materiais recicláveis poderá ser uma alternativa para o preparo de hortas escolares e para o ensino de educação ambiental. Portanto, este projeto propõe a introdução de praticas de educação ambiental no ambiente universitário e/ou escolar através de técnicas como hortas com material reciclado, jardins produtivos, produção de mudas e outras a fim de reorganizar os espaços tornando-os produtivos, combater o desperdício, ter uma melhor alimentação, proporcionar espaços de sombra, lazer, economia de recursos, qualidade de vida e compromisso com o ensino da educação ambiental através da eco alfabetização, almejando recuperar o ambiente e as pessoas. Portanto, o projeto propõe transformar elementos da natureza em brincadeiras inspiradoras que gerem conexão imediata com crianças e adolescentes e deixem marcas de afeto por toda a vida.

  • Palavras-chave
  • Arte Ecológica; horta; meio ambiente; sustentabilidade; Educação