Detalhes da proposta

Xadrez nas Escolas e Clube de Xadrez UFVJM

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    hilton fabiano boaventura serejo

    Número de inscrição:

    20231012023131161

    Unidade de lotação:

    departamento de educação física

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências humanas

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    cultura

    Linha de extensão:

    esporte e lazer

    Abrangência:

    regional

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

olavo cosme da silva Vice-coordenador(a)

george henrique merino rodolfo Voluntário(a)

carlos alexandre oliveira de souza Voluntário(a)

enzo sousa freire Bolsista

Resumo

Este projeto almeja implantar a utilização dos jogos de xadrez como instrumento pedagógico no processo de formação dos alunos das escolas do ensino fundamental e médio de Diamantina e região. Ressaltamos que diversas disciplinas exigem do aluno habilidades cognitivas de raciocínio lógico, de concentração, de pensamento abstrato e de criatividade, que são estimuladas com o desenvolvimento desse jogo. Conjuntamente a isso, objetivamos consolidar as ações do Clube de Xadrez da UFVJM, implantado em 2021 através do projeto PIBEX edital 01201, número 2021101202184161, denominado “Xadrez nas Escolas – Criação de um Clube de Xadrez em Diamantina de forma remota e presencial”.


Palavras-chave

Xadrez Pedagógico, Clube de Xadrez, Educação


Introdução

Este projeto procura destacar a utilização dos jogos de xadrez como instrumento pedagógico no processo de formação dos alunos das escolas do ensino fundamental e médio de Diamantina e região. Ressaltamos que diversas disciplinas exigem do aluno habilidades cognitivas de raciocínio lógico, de concentração, de pensamento abstrato e de criatividade, que são estimuladas com o desenvolvimento desse jogo. Explicamos que foi durante as Olimpíadas Universitárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em 2018, que um grupo de docentes, de diversos cursos da instituição, elaborou e apresentou a primeira versão do projeto Xadrez nas Escolas e Clube de Xadrez UFVJM. Informamos que, por um aspecto facilitador, denominaremos este projeto, daqui em diante, somente de Xadrez nas Escolas. Após a realização dos Jogos Olímpicos da UFVJM, os participantes da modalidade Xadrez criaram um grupo para continuidade das atividades enxadrísticas. Nascia ali a primeira versão do atual projeto, que foi registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e executado durante final do ano 2018 e grande parte do ano 2019. Em 2021, fomos contemplados no projeto PIBEX edital 01201, número 2021101202184161, denominado “Xadrez nas Escolas – Criação de um Clube de Xadrez em Diamantina de forma remota e presencial”. E, em 2022, continuamos a desenvolver nossas ações através do projeto PIBEX edital 012022, número 20221012022496161, rebatizado com o nome “Xadrez nas Escolas e Clube de Xadrez UFVJM”. Título que optamos por manter no presente projeto. Como fruto dessas ações, no dia 08 de março de 2021, Dia Internacional da Mulher, inauguramos o Clube de Xadrez UFVJM. Atualmente, temos aproximadamente 140 pessoas inseridas nesse clube, que participam das discussões e estudos sobre o Xadrez. Relembrando que em 2020, dia 26 de fevereiro foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 no Brasil, uma doença com alto poder de contágio (PANDEMIA, 2020). A Organização Mundial da Saúde decretou em 11 de março de 2020 estado de Pandemia Mundial. Novas rotinas de prevenção foram adotadas. Consequentemente, várias escolas adotaram o Ensino Remoto (ER) em obediência e prevenção diante as novas medidas sanitárias. Assim, a proposta do projeto Xadrez nas Escolas pretende desenvolver oficinas de Xadrez de forma remota e quando possível de forma presencial nas diversas escolas que desejarem participar deste projeto. Um fator que ajuda no desenvolvimento das ações propostas neste projeto foi a criação do Clube de Xadrez UFVJM, que é uma entidade sem fins lucrativos que procura estimular a prática do Xadrez nos diversos graus de ensino. Esse clube desenvolve oficinas, palestras e grupos de estudos, entre outras ações, relacionadas ao ensino, aperfeiçoamento e treinamento do Xadrez. Além de promover reflexões ligadas aos aspectos educacionais que envolvem essa prática esportiva. Inclusive, para estimular a aprendizagem e a prática desse jogo, alguns professores, que fazem parte desta proposta, elaboraram um Plano de Ensino para a criação de uma disciplina eletiva que foi ofertada nos semestres letivos 2020-2 e 2021-2, desenvolvido respectivamente nos anos de 2021 e 2022. Essa unidade curricular (UC), denominada “Xadrez Básico”, foi oferecida para aqueles que desejavam conhecer um pouco mais sobre esse esporte. Destacamos que essa UC já foi ofertada e amplamente elogiada pelos discentes que a cursaram. Assim, essa UC procurou ensinar a jogar xadrez e, também, ensinar a ensinar jogar xadrez, aspectos inter-relacionados, mas diferentes.


Justificativa

Um primeiro aspecto a ser apresentado/problematizado refere-se à história do xadrez. Afinal, como foi o desenvolvimento desse jogo? Quais suas raízes? Explicamos que a história do xadrez tem origem controversa, mas é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia. Atualmente, a versão amplamente difundida é a de que teria surgido na Índia com o nome de Chaturanga e dali se espalhou para a China, Rússia, Pérsia e Europa, onde se estabeleceram as regras atuais. Pesquisas recentes indicam uma possível origem na China do século III a.C., na região entre o Uzbequistão e a Pérsia antiga (atual Irã) (LASKER, 1999 e MURRAY, 1913). Um dos primeiros registros literários sobre o xadrez é o poema persa Karnamak escrito no século VI, e, a partir desta época, sua evolução é mais bem documentada e amplamente aceita no meio acadêmico. Após a conquista da Pérsia pelos árabes, estes assimilaram o jogo e o difundiram no ocidente levando-o ao norte da África e Europa e até as atuais Espanha e Itália por volta do século X, de onde se expandiu para o resto do continente chegando até a região da Escandinávia e Islândia. No oriente, o xadrez se expandiu a partir da sua versão chinesa, o Xiangqi, para a Coreia e Japão no século X (LASKER, 1999 e MURRAY, 1913). Por volta do século XV o jogo estava amplamente difundido pela Europa e, dentre as variantes existentes do jogo, a europeia foi a que mais se destacou devido à rapidez proporcionada pela inclusão da Dama e do Bispo. Apesar de já existir literatura anterior sobre o xadrez na época, foi neste período que começaram a surgir as primeiras análises de aberturas em virtude das novas possibilidades do jogo (LASKER, 1999 e MURRAY, 1913). As partidas começaram a ser registradas com maior frequência e mais estudos da teoria do xadrez foram publicados. No século XVIII foram fundados os primeiros clubes para a prática do xadrez e federações esportivas na Europa se ampliaram. Em decorrência do grande número de torneios acontecendo por todo o continente Europeu, em 1851 foi realizado o primeiro torneio internacional em Londres. A popularidade das competições internacionais levou à criação do título de campeão mundial, vencido por Wilhelm Steinitz em 1886, e, em 1924, foi fundada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), em Paris, que organizou a primeira Olimpíada de Xadrez e o mundial feminino, vencido por Vera Menchik (LASKER, 1999 e MURRAY, 1913). Já no Brasil, durante o século XIX, em 1880 ocorre o primeiro torneio de xadrez com a participação de Machado de Assis, Arthur Napoleão (grande divulgador e pioneiro do jogo no Brasil), João Caldas Viana Filho, visconde de Pirapitinga (o primeiro grande enxadrista brasileiro e provavelmente o maior jogador surgido no Brasil até 1930), Charles Pradez (suíço que residiu alguns anos no Rio de Janeiro), Joaquim Navarro e Vitoriano Palhares (MATHIAS, 2020). Em nosso país, os campeonatos nacionais ocorrem desde 1927, sendo que o primeiro campeão foi Souza Mendes em campeonato disputado no Rio de Janeiro. O primeiro campeonato brasileiro feminino ocorreu em 1960 na cidade de Brusque e a primeira campeã foi Dora Rúbio (MATHIAS, 2020). Após esse breve relato histórico, perguntamo-nos quais relações podemos estabelecer entre o jogo de xadrez e a educação? Nesse sentido, compreendemos que a escola tem a missão de contribuir para formar um cidadão crítico e não somente preparar os alunos para o mercado de trabalho. Sendo assim, a escola deve fornecer condições para o desenvolvimento desse pensar mais questionador por parte dos discentes, que eles compreendam as relações de poder que permeiam nossa sociedade, que desenvolvam sua criatividade e consigam se adaptar às diferentes situações de uma sociedade, que desenvolvam seu raciocínio lógico e o poder de abstração, dito de uma forma popular, pode-se dizer que o aluno deve sair da escola “sabendo pensar” (SANTOS, 2009). É exatamente nessas possibilidades de estimular o raciocínio lógico, a abstração, o cálculo e outras questões que o xadrez é muito bem-vindo. A abstração requisitada nas ciências exatas, por exemplo, é grandemente desenvolvida no jogo de xadrez. Essa abstração é a capacidade de desenvolver as ideias mentalmente, antes de passá-las a um plano material. O cálculo no xadrez é a capacidade de mentalizar as suas jogadas e as do adversário, construindo uma ramificação de possibilidades (SANTOS, 2009). Desta forma, o xadrez pode ser uma ferramenta poderosa e diferencial para aumentar o rendimento escolar, pois estimula a memória, o raciocínio lógico, a imaginação, a atenção, o pensamento abstrato e outras questões que favorecem a aprendizagem dos alunos (SANTOS, 2009; REZENDE, 2005). Além disso, o xadrez apresenta aspectos ligados ao ensino das ciências e ao mesmo tempo é uma arte e um jogo. Evidenciamos que é um jogo de estratégia e a introdução desses jogos nas escolas, por exemplo, pode ser usado como uma ferramenta no ensino de Matemática, abordando desde premissas de elementos matemáticos básicos bem como conteúdos complexos da disciplina (BUENO JÚNIOR, 2017). Com isso, esperamos ter demonstrado uma parte da relevância do ensino do “Xadrez nas Escolas” e esse é o título resumido deste projeto. Além dessa ligação com as ciências exatas, ao ser abordado como um jogo, como uma arte e até mesmo como um esporte, o xadrez aproxima-se de outros campos do saber, por exemplo, a Educação Física (EF). Atualmente, a Educação Física constitui-se em uma área interdisciplinar que busca em diversas matrizes científicas subsídios para organizar sua prática (EDFIS, 2020). Relativo a esse ponto, evidenciamos que os professores que participarão deste projeto, caso seja aprovado, pertencem a cursos e áreas distintas do saber, o que ajudará a promover a interdisciplinaridade e a organizar pedagogicamente esse conhecimento. Um fator que ajuda na formação dessa equipe multidisciplinar, mas que atua de forma interdisciplinar, foi a criação do Clube de Xadrez UFVJM, que agrega alunos, técnicos administrativos, professores e comunidade em um espaço destinado a promover o ensino do xadrez. É um clube sem fins lucrativos, mas preocupado com as questões educacionais envolvidas no ensino e no jogo do xadrez, independente do sexo, da raça, da orientação sexual, da classe e de quaisquer outras questões excludentes. Afinal, uma característica desse jogo é poder agregar as pessoas em sua diversidade. Esse Clube de Xadrez promove a interação da comunidade universitária com a comunidade externa fornecendo oficinas e palestras enxadrísticas com a execução de atividades online e presenciais de Xadrez. Por exemplo, desenvolvemos oficinas denominadas “Xadrez do Zero” no qual ensinamos os elementos essenciais para quem deseja aprender a jogar, mas também desenvolvemos estudos avançados, como quando recebemos o Mestre Internacional de Xadrez, Renato Quintiliano, que palestrou para os membros do clube. Além de criar o Clube de Xadrez UFVJM, os professores envolvidos organizaram um Plano de Ensino e ministraram a disciplina eletiva denominada Xadrez Básico. Essa unidade curricular objetivou apresentar e ensinar o jogo de Xadrez aos discentes, possibilitar a aquisição das noções básicas e regras elementares do jogo de Xadrez, mostrar as fases de uma partida: abertura, meio jogo e final e a ensinar a ensinar a jogar Xadrez, entre outras questões. Com isso, procuramos estimular a formação de uma equipe universitária apta a ensinar a jogar xadrez. Outra possibilidade de ação estimulada pelo Clube de Xadrez envolve as pesquisas que podem se originar como resultado da aplicação deste projeto. Por exemplo, poderemos buscar compreender alguns dos efeitos do incremento dos jogos de xadrez nas escolas. Esperamos, nesta breve explanação, ter justificado a relevância da continuação do presente projeto.


Objetivos

Geral • Ensinar o jogo de Xadrez para os alunos das Escolas de Diamantina e região, na modalidade remota nas diversas redes e mídias, além da forma presencial que respeitará as medidas sanitárias em tempos de COVID-19. Específicos • Ampliar e consolidar a participação da comunidade no Clube de Xadrez UFVJM; • Formar uma equipe de universitários aptos a ensinar xadrez; • Ofertar oficinas e cursos para a comunidade através do Clube de Xadrez UFVJM, tanto de forma remota, quanto presencial (quando for possível); • Ministrar, aos discentes da UFVJM, a disciplina eletiva Xadrez Básico; • Realizar eventos e campeonatos enxadrísticos diversos.


Metas

As ações deste projeto atenderão diversos estudantes de Diamantina e das cidades próximas, como Datas e Gouveia. Diamantina é uma cidade com cerca de 50 mil habitantes compreendida em uma área de cerca de 3.900km². Em 2015 tinham 477 docentes na rede de ensino fundamental, sendo 303 na rede pública, além de 213 docentes na rede de ensino médio, sendo 182 na rede pública. Contava com 41 escolas para o ensino fundamental, onde apenas 3 são privadas e 13 escolas públicas para o ensino médio onde apenas 2 são privadas. Foram mais de 6.800 matrículas no ensino fundamental, mais de 2.200 matrículas no ensino médio e mais do que 1150 matrículas na pré-escola (IBGE CIDADES, 2020). O projeto tem como público alvo crianças, jovens, adultos e idosos das escolas públicas e privadas que envolveremos no projeto. Dentre essas, pretendemos contatar as Escolas Municipais, Estaduais e Privadas de Diamantina e região com o intuito de apresentar as oficinas remotas para as crianças, adolescentes e adultos da comunidade escolar. Somente desenvolveremos atividades presenciais quando isso for possível, devido as questões ligadas a pandemia. Criar uma equipe de estudantes aptos a ensinarem Xadrez para o público alvo. Consolidar o Clube de Xadrez UFVJM com uma rotina de jogos, estudos, oficinas e palestras. Atendendo diretamente as escolas estaduais, além das escolas municipais e particulares presentes em Diamantina e região e atendendo indiretamente os familiares do público alvo, além da comunidade acadêmica da UFVJM. Estimamos atingir um público de 300 (trezentas) pessoas em um ano de atividade com as ações deste projeto.


Metodologia

Este projeto será divido em três fases bem definidas: Preparação, Execução e Relatórios. Na fase de Preparação: • Oficina de ensino e aprendizado do xadrez para os estudantes oficineiros do projeto. • Preparação da divulgação e agendamento das intervenções remotas nas escolas participantes do projeto. Na fase de Execução: • Realização de evento de divulgação das ações do Clube de Xadrez UFVJM para a comunidade em geral. • Realização de pequenos campeonatos/torneios de xadrez para a comunidade. • Elaboração dos relatórios parciais. Na fase dos Relatórios: • Avaliação das ações desenvolvidas. • Elaboração do relatório final. • Discussão dos impactos do ensino do Xadrez nas Escolas. Durante a execução das oficinas e palestras serão aplicados questionários estruturados para avaliação do desempenho dos oficineiros e do impacto gerado pela nossa intervenção. Serão gerados pelo grupo, relatórios bimestrais para comporem o relatório final e para estruturar possíveis adaptações do projeto.


Referências Bibliográficas

BUENO JÚNIOR, Jair Antônio. O tabuleiro de xadrez no ensino de matemática. 2017. 56f. Dissertação (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica) – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, 2017. EDFIS – Educação Física. Disponível em: < http://portal.ufvjm.edu.br/a-universidade/cursos/efs>. Acesso em 20 out. 2020. IBGE CIDADES, disponível em < https://cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em 21 out. 2020. LASKER. Lasker, Edward (1999). História do xadrez. 2ª ed. São Paulo: IBRASA. ISBN 85-348-0056-1. MATHIAS, Herculano Gomes. "Machado de Assis e o jogo de xadrez" In: Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, vol. 13, 1952-1964. Disponível em: < http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=mhn&pagfis=13004>. Acesso em 20 out. 2020. MURRAY, H.J.R. (1913). A History of Chess (em inglês) 1ª ed. Oxford: Clarendon Press. ISBN 0936317019. PARQUE – Parque da Ciência de Diamantina. Disponível em: < https://parque-da-ciencia.webnode.com/sobre-o-parque>. Acesso em 16 out. 2020. PANDEMIA – Ministério da Saúde Brasil. Disponível em: < https://www.gov.br/saude/pt-br#:~:text=Desta%20forma%2C%20o%20primeiro%20caso,divulgado%20pelo%20Minist%C3%A9rio%20da%20Sa%C3%BAde>. Acesso em 20 out. 2020. REZENDE, Sylvio. Xadrez pré-escolar: uma abordagem pedagógica. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2005. SANTOS, Marcel Silveira dos. A abstratividade das ciências químicas, físicas e matemáticas: o xadrez como auxílio no desenvolvimento das habilidades cognitivas. Saber Científico, Porto Velho, 2 (2): 63 - 79, jul./dez.,2009.


Inserção do estudante

Estudantes oficineiros atuarão ativamente em todas as fases do projeto, preparação e execução das oficinas. No caso especial, o bolsista deverá preencher e entregar a declaração mensal de atividades devidamente no Sistema Integrado de Extensão e Cultura (SIEXC), conforme orientação da PROEXC. Os estudantes oficineiros da UFVJM serão capacitados através da participação na disciplina eletiva Xadrez Básico que será ofertada aos interessados, além de minicursos específicos oferecidos pelos professores envolvidos neste projeto. Além disso, esse discente, que é público alvo, participará das oficinas e responderá os questionários semiestruturados para avaliação das ações.


Observações

Citamos algumas das ações que temos desenvolvido para ilustrar e defender a continuação do projeto, a saber: - Oficinas de forma remota pelo Google Meet, e também presenciais, com o intuito de estudar e aprender a jogar o Xadrez; - Aulas para os iniciantes, com o objetivo de ensinar os fundamentos básicos do Xadrez; - Treinamentos avançados de Xadrez para os jogadores de nível intermediário e avançado; - Estudos relacionados ao ensinar a ensinar a jogar xadrez; - Torneios entre os participantes do projeto; - Palestras com personalidades reconhecidas no campo do Xadrez, como o Mestre Internacional Renato Quintiliano (atualmente ele recebeu o título de Grande Mestre do Xadrez), o Mestre Nacional Nicolau Leitão, a Mestre Nacional Izabella Conti, entre outras personalidades do Xadrez nacional; - Reuniões semanais entre os participantes do projeto, com o objetivo de planejar as ações que serão desenvolvidas; - Oferta de disciplina eletiva; Esperamos, com isso, ter demonstrado que o projeto está em andamento e com uma participação ativa da comunidade.


Público-alvo

Descrição

Serão ofertadas oficinas e estudos relacionados ao xadrez para os estudantes do ensino fundamental e médio das escolas que participarem deste projeto.

Descrição

Atualmente o Clube de Xadrez UFVJM conta com a participação de estudantes, técnicos administrativos e professores da UFVJM. Complementando, temos também a participação de várias pessoas da comunidade no clube.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Município

Datas

Município

Gouveia

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Na referida parceria, ocorrerão trocas de saberes por meios de oficinas e eventos conjuntos onde teremos a interação dos públicos alvos de ambos os projetos.

Participação da Instituição Parceira

Na referida parceria, ocorrerão trocas de saberes por meios de oficinas e eventos conjuntos onde teremos a interação dos públicos alvos de ambos os projetos.

Participação da Instituição Parceira

Na referida parceria, ocorrerão trocas de saberes por meios de oficinas e eventos conjuntos onde teremos a interação dos públicos alvos de ambos os projetos.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Oficinas de capacitação para aqueles que atuarão nas escolas. Encontros semanais para discutir, elaborar e avaliar as ações ligadas ao ensino do Xadrez

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Contato com a direção das escolas de Diamantina e região para apresentar o projeto e estabelecer locais de atuação para os envolvidos.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Estudos específicos sobre o Xadrez com o objetivo de estimular e promover esses jogos.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Disciplina eletiva ofertada para os discentes da UFVJM com o objetivo de ensinar a jogar xadrez e também como ensinar a ensinar a jogar xadrez.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Realização de campeonatos e/ou torneios de Xadrez entre os participantes do projeto.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Organização do material produzido para futuras publicações e produção de relatórios.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Produção de relatórios parciais e publicação dos resultados alcançados.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Produção do relatório final do projeto.