Detalhes da proposta

Cervejaria Escola - UFVJM: Divulgando a Tecnologia e a Cultura Cervejeira nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    emanuel roberto faria

    Número de inscrição:

    2023101202341225

    Unidade de lotação:

    universidade federal dos vales do jequitinhonha

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    engenharias

    Área temática principal:

    0

    Área temática secundária:

    cultura

    Linha de extensão:

    desenvolvimento tecnológico

    Abrangência:

    regional

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

marcelino serretti leonel Voluntário(a)

cristiano agenor oliveira de araújo Voluntário(a)

thiago freire alves ferreira Voluntário(a)

ulisses barros de abreu maia Vice-coordenador(a)

brida maria teixeira gonçalves Voluntário(a)

joao pedro barbosa dos santos costa Voluntário(a)

amaury bento junqueira villela Voluntário(a)

yuno raphael ferreira araujo Voluntário(a)

andré leão dantas Voluntário(a)

talys marcal lopes de almeida Bolsista

Resumo

Cervejaria Escola-UFVJM têm se consolidado como um projeto institucional de extensão cujo principal objetivo é democratizar e popularizar a produção e o consumo de cerveja artesanal, impulsionando os arranjos produtivos locais de cerveja em Diamantina e Téofilo Otoni. Além disso, a Cervejaria Escola-UFVJM se propõe a ser um local de empoderamento do discente, enriquecendo-o em conhecimento e senso crítico, em suas manifestações éticas, materiais, estéticas, científicas e tecnológicas. Dentre os resultados obtidos, o destaque é a criação da Confraria Cervejeira de Diamantina - CONCEDI, uma associação de produtores e apreciadores de cerveja artesanal. Dito isso, o momento agora é de continuar divulgando a tecnologia e a cultura cervejeira, apoiando cada vez mais os produtores de cerveja e trazendo novas experiências sensoriais para os apreciadores de cerveja.O diálogo e a interação social serão a base do projeto, que promoverá a troca de saberes e o intercâmbio de conhecimentos entre a academia (discentes, técnicos administrativos e docentes) e a comunidade cervejeira ( iniciantes, aventureiros, entusiastas e experts em cerveja) , viabilizando a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. Por meio de cursos, reuniões, encontros, campanhas, exposição, prestação de serviços e outras ações de extensão os envolvidos poderão ser ouvidos, melhor compreendidos, capacitados, empoderados e até mesmo conscientizados.


Palavras-chave

interdisciplinaridade, intercâmbio de conhecimento, cerveja artesanal, troca de saberes


Introdução

A Cervejaria Escola-UFVJM têm se consolidado como um projeto institucional de extensão vinculado ao Instituto de Ciência e Tecnologia -ICT e ao curso de Engenharia de Alimentos com sucessivas participações e classificações nos editais Pibex 02/2016, 01/2018 e 01/2020. Por meio desses projetos, a Cervejaria Escola-UFVJM têm conseguido notoriedade, se posicionando como um espaço de diálogo, integração e interação entre a universidade e a sociedade, que visa contribuir para o desenvolvimento e consolidação do turismo cervejeiro em Diamantina e região. O grande desafio é incorporar cada vez mais a comunidade acadêmica e as suas atividades de ensino e pesquisa no processo de extensão, criando mecanismos de comunicação e integração com a sociedade [1] que impulsionam a tecnologia e a cultura cervejeira da região. Tais iniciativas contribuem para que a Universidade cumpra o seu papel social que é de fomentar ações educativas para a construção de uma cidadania que objetiva a transformação social, a conquista dos direitos (civis, políticos e sociais) individuais e coletivos e que consiga manter-se num constante diálogo com a sociedade[2]. A Universidade não pode se ver como uma entidade da sociedade que a circunda, mas, sim, como parte dela. Nessa relação, a sociedade deve passar a ver a Universidade como instância fundamental e importante do corpo social. Mais do que dialogar, debater temáticas ou servir de fórum, a Universidade tem de ouvir a sociedade. A partir daí, com os instrumentos que se dispõem, possa atender concretamente aos seus anseios. Em uma cidade como Diamantina, patrimônio cultural e artístico da Humanidade mas também caracterizada pela fragilidade da organização social, pela pobreza da maioria da população, por uma crescente destruição dos recursos naturais, a Universidade tem que atuar como propulsora e líder de processos de desenvolvimento, de fortalecimento da cidadania, enfim, ser reconhecida como instituição a serviço da sociedade. Nesse sentido, o projeto busca incorporar o campus do Mucuri, localizado na cidade de Teófilo Otoni, para agregar ações e desenvolver as já praticadas atualmente. Teófilo Otoni é uma cidade com grande influência da cultura alemã devido ao seu processo de povoação com migração de famílias alemãs no início do desenvolvimento da cidade. A Alemanha ganha destaque, devido a lei de pureza alemã, na escola cervejeira e desta forma o projeto busca resgatar a cultura de decendentes desses povos e fomentar a cultura cervejeira em Teófilo Otoni e região Dessa forma, a Cervejaria Escola-UFVJM se propõe a ser um local de empoderamento do discente, com vistas ao enriquecimento do conhecimento e do senso crítico, em suas manifestações éticas, materiais, estéticas, científicas e tecnológicas. Criada nos moldes das clínicas de nutrição, odontologia e fisioterapia, a Cervejaria-Escola têm como público-alvo a comunidade interna (alunos, docentes e técnicos administrativos) e externa (microcervejarias, produtores e apreciadores de cerveja artesanal) da UFVJM.


Justificativa

O diálogo e a interação social serão a base do projeto, que promoverá a troca de saberes e o intercâmbio de conhecimentos entre a academia (discentes, técnicos administrativos e docentes) e a comunidade ( produtores, apreciadores de cerveja artesanal , turistas, ouvintes da rádio) , viabilizando a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. Por meio de cursos, reuniões, encontros, campanhas, exposição, prestação de serviços e outras ações de extensão os envolvidos poderão ser ouvidos, melhor compreendidos, capacitados, empoderados e até mesmo conscientizados. O empoderamento pode ser entendido como um processo que ajuda as pessoas a desenvolver em suas habilidades, implicando em conquistas, avanço e superações por parte daquele que se empodera (sujeito ativo do processo), e não uma simples doação ou transferência por benevolência[3]. São mudanças comportamentais e ações que a levam a evoluir e se fortalecer. Já a conscientização permite aos indivíduos se apropriarem criticamente da posição que ocupam com os demais no mundo, assumindo o verdadeiro papel que lhes cabem como sujeitos da transformação do mundo, com a qual se humanizam[3] . A maioria dos produtores de cerveja artesanal enfrentam enormes desafios na fabricação e comercialização dos seus produtos, incluindo aspectos tecnológicos e de qualidade, financeiros, contábeis e de gestão. Qual o custo da minha cerveja? Como elaborar determinado estilo de cerveja? Qual o prazo de validade? Quais impostos devem ser pagos? É possível reaproveitar as leveduras?Quais estilos produzir? Por outro lado, os apreciadores de cerveja artesanal não querem apenas beber, eles buscam uma experiência sensorial, uma forma de consumo mais consciente e prazerosa, que possibilite conhecer e diferenciar os gostos, aromas e sabores da cerveja. Como harmonizar as cervejas e as comidas? Quais os principais off-flavors? Tais perguntas ilustram bem algumas das dificuldades, problemas e curiosidades que muitos produtores e apreciadores de cerveja artesanal desejam solucionar e aprender. Por isso a necessidade de desenvolver competências, adquirir habilidades, ampliar o conhecimento e promover o intercâmbio de saberes. Através do princípio da indissociabilidade ensino–pesquisa-extensão, o presente projeto pretende validar cada vez mais a pesquisa conduzida na área de Ciência e Tecnologia dos Alimentos e o ensino transmitido nos cursos de Engenharia e Bacharelado por meio da extensão universitária, num ciclo dialógico e permanente com os produtores, apreciadores de cerveja artesanal e instituições. O estudante será desafiado por meio de experiências sociais à integrar os conhecimentos transmitidos no ensino da graduação e desenvolvidos no âmbito da pesquisa para entender e enfrentar problemas, propor soluções criativas, liderar mudanças e quebrar paradigmas. Conhecimentos, habilidades e atitudes preparatórias para o mercado de trabalho. Impacto e transformação social é o que se pretende na execução deste projeto, com a formação de multiplicadores do saber cervejeiro e de novos empreendedores no mercado de cerveja artesanal em Diamantina, Teófilo Otoni e região. A ampliação e o fortalecimento dos produtores de cerveja artesanal nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri é um propulsor do desenvolvimento regional, tendo em vista que o mercado de cerveja artesanal nos últimos anos teve um crescimento de 30% [4]. A interação social entre a academia e a sociedade estará presente na metodologia deste projeto que propõe formar uma linguagem dialógica entre os acadêmicos, produtores e apreciadores de cerveja artesanal , através de cursos, eventos ( brassagens públicas, reuniões e festivais) e prestação de serviços ( análises de bebidas). A interdisciplinaridade é inerente ao projeto dado a complexidade e os desafios da fabricação de cerveja, que requer a integração de áreas distintas do conhecimento, como (i) tecnologia das bebidas, (ii) microbiologia industrial e de fermentação,(iii) planejamento, projeto e controle de sistemas de produção, (iv) administração da produção, entre outros. Ao longo dos anos, ganharam destaque e estão sendo realizadas de maneira contínua as seguintes ações de extensão: • Venha fazer Cerveja - evento realizado em parceria com a Confraria Cervejeira de Diamantina que consiste na condução de brassagens públicas com intuito de divulgar a cultura e a tecnologia cervejeira em Diamantina. Ao todo já foram realizadas aproximadamente 50 brassagens coletivas dessa natureza com participação ativa de pelo menos 100 pessoas, dentre turistas e apreciadores de cerveja. • Copo cheio - programa de áudio cujo conteúdo aborda diferentes temas relacionados a tecnologia e cultura cervejeira exibido em mídias sociais. • WorkChoop - evento de popularização da ciência e tecnologia, que ocorre em bares da cidade, onde diversos temas cervejeiros são abordados por pesquisadores de modo a atingir um público comum. Além disso, ao longo dos anos a Cervejaria Escola - UFVJM realizou as seguintes ações: 1°Workshop Cervejeiro: Inovação, Organização e Cervejas Brasileiras; exposição teórico-prática (visita técnica) para os estudantes do curso técnico de Biotecnologia do Instituto Federal do Norte de Minas; participação no evento Talk Show: Evento, Turismo e Cerveja e apoio na criação do Festival Artesanal de Diamantina: Cerveja, Queijos e Vinhos. Tais ações têm promovido a interlocução e a troca de saberes entre os diferentes agentes envolvidos, incluindo estudantes, professores e técnicos da UFVJM e IFNMG, servidores da Prefeitura Municipal de Diamantina, produtores e apreciadores de cerveja artesanal . Dentre os impactos sociais do projeto, o destaque foi o surgimento da Confraria Cervejeira de Diamantina-CONCEDI, que reúne grande parte dos produtores artesanais de cerveja de Diamantina e suas marcas: Tropeira, InFormação, Contravenção, Catedral, Ilíada,Fonte Boa, Tijucana, Dominica e Barroca além das microcervejarias Diamantina, Capistrana e Mil oitavas. Houveram também a capacitação de aproximadamente 100 pessoas, suporte a disciplinas de graduação, apoio a realização de trabalhos de conclusão de curso e iniciação científica, a elaboração de 2 boletins técnicos e 1 palestra relacionadas a cultura e tecnologia cervejeira, além da elaboração do plano de negócios da Cervejaria Escola-UFVJM . Assim, de maneira organizada e colaborativa a cidade de Diamantina, patrimônio cultural e artístico da humanidade, definitivamente têm investido no turismo gastronômico, por meio da realização de diferentes eventos como o ' Mais sabor',' Garimpando sabores' e ' Diamantina Gourmet'. Então, por que não investir no turismo cervejeiro, uma vez que a cidade têm se tornado uma região produtora e conta com uma associação de produtores e apreciadores de cerveja denominada Confraria Cervejeira de Diamantina-CONCEDI. Já Teófilo Otoni possui um grande potencial para desenvolvimento de ações do projeto, inclusive com a possibilidade de criação de uma associação nos moldes da CONCEDI, exploração do mercado cervejeiro com a inserção da comunidade local e ainda apoio a implantação de fábricas cervejeiras. Dito isso, o momento agora é de continuar divulgando a tecnologia e a cultura cervejeira, empoderar cada vez mais os produtores de cerveja artesanal, trazer novas experiências sensoriais para os apreciadores deste tipo de cerveja e consolidar o arranjo produtivo local de cerveja em Diamantina, Téofilo Otoni e região. As atividades deste projeto, por meio do diálogo com os produtores e apreciadores de cerveja artesanal, do intercâmbio de conhecimento, das interação interpessoais e institucionais, e da interdisciplinaridade, se encontram em consonância com Política de Extensão da UFVJM, atuando na área temática de Tecnologia e Produção, e com as seguintes linhas de extensão:Desenvolvimento Tecnológico -Turismo - Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente


Objetivos

Objetivo Geral:Democratizar e popularizar a produção e o consumo de cerveja artesanal impulsionando o arranjo produtivo local de cerveja em Diamantina, Teófilo Otoni e região e contribuindo para a qualificação do estudante egresso da UFVJM. Objetivo Específico:(i) Incentivar a produção e o empreendedorismo na área de cerveja artesanal; (ii) Estimular os discentes na construção de uma base sólida de conhecimentos e no desenvolvimento de competências cognitivas; (iii) Difundir e valorizar a cultura cervejeira, incentivando o turismo cervejeiro em Diamantina e Teófilo Otoni; (iv) Contribuir na formação e no aprendizado dos discentes por meio de experiências interdisciplinares e práticas sociais tornando-os multiplicadores do saber cervejeiro; (v) Aproximar a teoria e prática ( pesquisa científica e tecnológica) do mercado ( consumo e produção de cerveja), promovendo o diálogo e a troca de saberes entre a universidade e a comunidade; (vi) Promover o diálogo, o intercâmbio de conhecimento e a troca de saberes entre a universidade ( discentes, docentes e técnicos administrativos) e a comunidade ( produtores e apreciadores de cerveja artesanal); (vii) Validar o conhecimento gerado e transmitido na academia, integrando a pesquisa e o ensino à extensão universitária; (viii) Empoderar os produtores de cerveja artesanal com novas técnicas, habilidades e competências; (ix) Conscientizar os apreciadores de cerveja com o conhecimento necessário para um enriquecimento das suas experiências gastronômicas e sensoriais no restaurante, no bar ou em casa; (x) Popularizar o consumo moderado de cerveja artesanal: 'beba menos, beba melhor'; (xi) Resgatar a cultura cervejeira dos povos alemães na cidade de Teófilo Otoni; (xii) Reunir os diversos produtores de cerveja artesanal de Teófilo Otoni, apoiando a criação de uma Associação de Cervejeiros; (xiii) Elaborar material didático referente aos cursos e oficinas previstos no projeto.


Metas

Previsão de Impacto direto: • Mensalmente serão realizadas brassagens pública e encontros para troca de saberes e diálogo com os produtores e apreciadores de cerveja artesanal; • Esporadicamente serão analisados os lotes de cerveja produzidas em Diamantina e Teófilo Otoni; • Fortuitamente serão elaboradas boletins técnicos/informativos envolvendo a tecnologia e a cultura cervejeira; • Ocasionalmente a Cervejaria Escola-UFVJM participará de 3 eventos organizados pela própria universidade nas cidades de Diamantina e Teófilo Otoni; • Mensalmente será vinculado 1 novo conteúdo nas mídias sociais. Previsão de impacto indireto: • Crescimento de 5% do número de produtores de cerveja artesanal em Diamantina e Teófilo Otoni; • Diversificação dos estilos de cerveja produzidas nas microcervejarias de Diamantina e Teófilo Otoni; • Aumento de 10% no número de apreciadores de cerveja artesanal; • Ampliação de 20% das atrações turísticas/eventos relacionadas à cerveja em Diamantina e Teófilo Otoni. Indicadores de produção: • 20 (vinte) eventos e 100 (cem) pessoas de público participante; • 48 ( quarenta e oito) conteúdos/posts para mídias sociais; • 5 ( três ) boletins técnicos/informativos confeccionados; • 12 (dez) análises físico-químicas de lotes de cerveja ; • 800 (quinhentos) litros de cerveja experimental;


Metodologia

Na execução do projeto será adotada uma metodologia comunicativa-crítica [5,6] que amplie o diálogo, a interação e a participação de todos os agentes envolvidos (discentes, técnicos administrativos, docentes, produtores e apreciadores de cerveja artesanal), com foco na resolução de problemas coletivos, superação de dificuldades, intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços para o desenvolvimento e consolidação arranjo produtivo de cerveja em Diamantina e Teófilo Otoni.O intuito é estimular a cooperação, o comprometimento e a solidariedade entre as partes interessadas. Para isso, serão realizadas uma série de atividades e ações de extensão, através dos quais os sujeitos (internos ou externos à universidade), permaneçam interligados para efetivamente alcançar objetivos em comum: (a)Treinamento e capacitação dos estudantes em habilidades sociais; (b) Realização de cursos e brassagens coletivas; (c) Reuniões e encontros com a comunidade cervejeira; (d) Desenvolvimento de material didático e audiovisual; (e) Elaboração de conteúdo áudiovisual para o programa 'Copo cheio: a ciência e a arte de fazer cerveja'; (f) Análises de controle de qualidade em cerveja, (g) produção de cerveja experimental. Para o controle e melhoria contínua das atividades e ações de extensão a equipe adotará a metodologia PDCA ( Plan, Do, Check and Action). Além disso, serão aplicados formulários junto ao público-alvo para a avaliação dos seguintes itens: 1. Divulgação da ação. 2. Programação da ação. 3. Organização da ação. 4. Tema(s) abordado(s). 5. Conhecimento do(s) ministrante(s) em relação ao(s) tema(s) da(s) atividade(s). 6. Adequação das instalações à realização da ação. O público em geral ( iniciantes e aventureiros), inclusive os turistas, vão poder participar de diversas ações de extensão, com diferentes abordagens, sendo a principal delas o evento "Venha fazer Cerveja", uma atração turística, que de maneira expositiva faz a desmistificação da produção artesanal de cerveja. Por outro lado, os entusiastas e os experts em cerveja vão poder participar de reuniões/encontros organizadas na forma de "WorkChopp" com discussões de temas científicos e tecnológicos relacionados com cerveja. Já, as microcervejarias vão poder ter suas cervejas analisadas para um melhor controle de qualidade do produto final. Finalmente, para toda comunidade cervejeira será disponibilizado o programa " Copo Cheio: a Ciência e a Arte de Fazer Cerveja" com diversos conteúdos aúdio/visuais nas mídias sociais. Por questões éticas e legais somente podem participar das ações de extensão pessoas maiores de 18 anos ou menores acompanhados dos pais.


Referências Bibliográficas

1. Ortiz M, Morales M. La extensión universitaria en América Latina: concepciones y tendencias. Educ y Educ. 2011;14(2):349-366. doi:10.5294/edu.2011.14.2.6. 2. Júnior ALS. Universidade e Sociedade: Uma Relação Possível Pelas Vias da Extensão Universitária. Revistainter-legere. 2013;(13):299-335. 3. Roso A, Romanini M. Empoderamento individual , empoderamento comunitário e conscientização : Individual empowerment , community empowerment and awareness : a theoretical essay. 2014;3(1):83-95. 4. Instituto da Cerveja Brasil. GUIA COMPLETO : ENTENDA COMO ESTÁ O MERCADO DE CERVEJAS NO BRASIL. 2017:25. 5. FLECHA R, VARGAS J, DAVILA A. Metodología comunicativa crítica en la investigación en ciencias sociales: la investigación workaló. LAN HARREMANAK. 2004;2(11):21-33. 6.Gómez González, Aitor; Díez-Palomar J. Metodología Comunicativa crítica - Transformaciones y Cambios en el Siglo XXI. 2009.


Inserção do estudante

De maneira a capacitar o estudante nas técnicas participativas e operacionais do projeto e integrar os membros da equipe, inicialmente todas as atividades do bolsista serão conduzidas sob a orientação e supervisão de algum docente ou técnico administrativo participante do projeto. Além disso, periodicamente serão realizadas reuniões para discutir e ajustar as metodologias aos objetivos propostos, bem como para avaliação do bolsistas e de outros membros. Por meio de várias ações de extensão (cursos e eventos) e reuniões com produtores e apreciadores de cerveja artesanal com a utilização de técnicas participativas ( diagnóstico, mapeamento e planejamento participativo), todos os membros do projeto vivenciarão práticas sociais singulares que contribuirão para a sua formação cidadã e ética. Por outro lado, dado a complexidade e os desafios da difusão da tecnologia e cultura cervejeira, o projeto permite ao estudante a integração de áreas distintas do conhecimento, bem como a sua inserção social por meio da troca de saberes e experiências com os produtores e apreciadores de cerveja artesanal. Além disso, o estudante aprende a fazer cerveja e tem a oportunidade de acompanhar todas as fases do processo de desenvolvimento de um produto. A interdisciplinaridade do saber e fazer cerveja demandam uma integração do conhecimento, ou seja,uma colaboração mútua de diferentes disciplinas que dialogam em busca de uma síntese, ou seja, da Cerveja. Além disso, a prática coletiva e participativa tornam o estudante apto a ouvir e respeitar a opinião do colega; colocar-se no lugar do outro; aceitar sugestões; respeitar as limitações dos outros; respeitar as competências do outro; pensar criticamente; ser humilde; estar pronto para aprender e mudar, se necessário; respeitar as diferenças; trabalhar com ética e atuar com liderança pactuada e democrática.


Observações

A Cervejaria Escola- UFVJM têm alcançado ótimos resultados, através de diversas ações de extensão a saber: 'Venha Fazer Cerveja', Re-Engarrafar' 'WorkChoop' e 'Copo Cheio: a Ciência e a Arte de Fazer Cerveja' . Tais ações atingiram diretamente aproximadamente 1000 pessoas, sendo que sua continuidade contribui para a valorização e ampliação da extensão universitária feita pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A sua inserção na cidade de Teófilo Otoni, com participação direta de colaboradores no Campus do Mucuri enriquece o projeto e consolida a missão da Universidade no que tange a atuação e intervenção nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.


Público-alvo

Descrição

São empreendimentos jovens com 1 a 4 anos de idade, dirigida por mais de 1 responsável, com produção em fábrica própria, apresentam de 1-4 empregos diretos e 1-5 empregos indiretos. Financeiramente a maioria diz estar empatando ou tendo prejuízo.

Descrição

São consumidores em transição, com baixo conhecimento do produto e desconhecimento de práticas de consumo, apresentando baixa lealdade ao produto e alta lealdade às marcas e estilos.

Descrição

São ávido por descobertas, têm desinteresse pelas práticas de consumo e apresentam alta lealdade ao produto e baixa lealdade às marcas e estilos.

Descrição

São entusiastas da cultura cervejeira, onde a cerveja faz parte do seu estilo de vida. Além disso, têm a necessidade de ser reconhecido como consumidor.

Descrição

São vistos como formadores de opinião, têm alto conhecimento sobre o produto sendo conhecedores das práticas e rituais de consumo

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Município

Teófilo Otoni

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Apoio na realização do evento 'Venha Fazer Cerveja, com cessão de espaço físico e fornecimento de insumos para as brassagens públicas e coletivas.

Participação da Instituição Parceira

Fornecimento de cervejas, águas e efluentes para que sejam realizadas análises físico-químicas de controle de qualidade.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Evento mensal de exibição pública, onde são apresentadas ao público leigo, desde 2017, as principais etapas da fabricação de cerveja. O objetivo é divulgar a cultura e a tecnologia cervejeira, desmistificando a produção de cerveja artesanal. Atualmente o evento é realizado em parceria com a Confraria Cervejeira de Diamantina - CONCEDI e têm feito parte da agenda cultural da cidade atraindo diversos turistas com interesse no tema.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Evento anual de divulgação científica, concebida para os produtores e apreciadores de cerveja artesanal de Diamantina, que consiste na apresentação livre, em um bar, de temas de interesse coletivo proposto por pesquisadores da UFVJM que, por meio de técnicas participativas, estimulam o diálogo e a troca de saberes entre os envolvidos.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Programa semanal de conteúdo áudio/visual sobre a cultura e tecnologia cervejeira vinculado nas mídias sociais

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Treinamento e capacitação do bolsista e dos demais membros da equipe para que desempenhem da melhor maneira possível as atividades que lhe serão atribuídas. Dentre os treinamentos destacam-se distintas técnicas participativas (Linha do tempo, Diagrama de Venn, Árvore de Problemas, Diagnóstico, Mapeamento e Planejamento Participativo) e tecnologias (fabricação e carbonatação de cerveja, elaboração de receitas, a higienização e operação de equipamentos e a utilização do softwares como: beerfather e Canvas).