Sumário da proposta

SOEMC: SEMINÁRIOS E OFICINAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador
  • Número de inscrição: 202310120234921
  • Coordenador: GERALDO WELLINGTON ROCHA FERNANDES
  • Unidade de lotação: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Caracterização da Ação
  • Área do Conhecimento: Ciências Humanas
  • Área temática principal: Educação
  • Área temática secundária: Educação
  • Linha de extensão: Formação Docente
  • Abrangência: Regional
  • Gera propriedade intelectual: Não

Membros

aline de souza janerine Vice-coordenador(a)

luciana resende allain Voluntário(a)

izabella lorena batista porto Bolsista

maria eduarda soares barbosa Voluntário(a)

anielli fabiula gavioli lemes Voluntário(a)

    Resumo
  • Na busca de adequar-se ao conceito de Extensão Universitária, definido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das IPES (FORPROEX, 2010), este projeto tem o objetivo de realizar ações de Extensão Universitária, por meio de diversos seminários e oficinas de ensino de Ciências e Matemática na modalidade online (remota síncrona) e/ou semipresencial (mediante condições de segurança para os participantes). As atividades serão realizadas pelos licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM, mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) e por pesquisadores de ensino de Ciências e Matemática da UFVJM e de outras Instituições de Ensino Superior (IES). O público-alvo serão: comunidade externa formada por professores de Ciências e Matemática da educação básica, ensino superior e interessados, estudantes dos cursos de Licenciatura da UFVJM e mestrandos(as) do PPGECMaT. O projeto também buscará divulgar a pesquisa local e nacional sobre o ensino de Ciências e Matemática. Assim, o desenvolvimento deste projeto estará apoiado em quatro diretrizes para a extensão universitária: a) indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, b) impacto e transformação social, c) interação social, e d) interdisciplinaridade. Os temas a serem abordados versam sobre elaboração e aplicação de produtos e materiais educacionais de Ciências e Matemática, usos de instrumentos de ensino, metodologias e abordagens de ensino, resultados de pesquisas nestas áreas e a necessidade de promover uma ampliação do processo de formação (inicial e continuada) na educação científica e matemática.

  • Palavras-chave
  • Ensino de Ciências e Matemática, Formação inicial, Formação continuada, TICs no ensino de Ciências e Matemática, Produção de material didático.