Visitante
Nenhum a menos: apoio escolar e educação popular para Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Ocupação Vitória.
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
lara carlette thiengo
20231012023486796
departamento de química
Caracterização da Ação
ciências humanas
educação
direitos humanos e justiça
grupos sociais vulneráveis
local
Sim
Membros
mario mariano ruiz cardoso
Voluntário(a)
tarcila mantovan atolini
Voluntário(a)
matheus henrique kuchenbecker do amaral
Voluntário(a)
erica de jesus vieira
Bolsista
Trata-se de uma proposta de acompanhamento escolar e educação popular para Educação Infantil e Ensino Fundamental I direcionada às crianças da Ocupação Vitória, situada no Bairro Cazuza, em Diamantina (MG). O projeto é fruto de demanda das próprias lideranças da Ocupação, que buscam apoio para dirimir os impactos da pandemia no processo de escolarização das crianças e adolescentes – dentre outros que já existiam - bem como instigar e apoiar a continuidade nos percursos escolares . As ações do projeto, que tem como referência uma perspectiva de educação crítica e popular, envolvem: planejamento; organização de acervo de materiais didáticos; plantões de acompanhamento semanais e oficinas pedagógicas mensais, visando coloborar com diminuição da retenção escolar, distorção idade-série e especialmente com a consolidação de uma formação inicial de qualidade e crítica. Nesse sentido, o projeto está articulado a outros projetos de extensão que também trabalham com o acompanhamento escolar direcionado a outros níveis educacionais e áreas do conhecimento específicas, bem como integra o Programa de Extensão Popular na Ocupação Vitória (submetido- aguardando avaliação)
movimento sociais, educação popular, direito à educação
Trata-se de uma proposta de educação popular direcionada às crianças da Ocupação Vitória, situada no Bairro Cazuza, em Diamantina (MG), cujo objetivo principal é promover acompanhamento escolar/educacional para estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I , visando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, social, crítico e afetivo. Esse acompanhamento ocorrerá a partir de plantões semanais e oficinas mensais, os quais terão como enfoque a alfabetização e letramento visando coloborar com diminuição da retenção escolar, distorção idade-série e especialmente com a consolidação de uma formação inicial de qualidade. O projeto é fruto de demanda das próprias lideranças da Ocupação, que buscam apoio para dirimir os impactos da pandemia no processo de escolarização das crianças e adolescentes – dentre outros que já existiam - bem como instigar e apoiar a continuidade nos percursos escolares. O projeto está fundamentado a partir das bases teóricas da pedagogia histórico-crítica e está articulado a outros projetos de extensão que também trabalham com o acompanhamento escolar direcionado a outros níveis educacionais e áreas do conhecimento específicas, bem como integra o Programa de Extensão Popular na Ocupação Vitória (submetido/aguardando retorno)
A justificativa central para realização desse projeto está relacionada a duas principais problemáticas: 1- a desigualdade social e educacional enquanto marca histórica do capitalismo brasileiro, que também faz parte da realidade diamantinense; 2 – o aprofundamento dessas desigualdades durante o período de pandemia, considerado especialmente seus impactos sobre a educação dos filhos da classe trabalhadora. Em Diamantina, a Ocupação Vitória teve o número de moradores duplicado a partir do início da pandemia, o que reflete o aprofundamento das condições de vida dos trabalhadores no referido município. No âmbito educacional, as atividades não presenciais organizadas pelo sistema estadual e municipal foram realizadas especialmente a partir de aulas realizadas e gravadas por professores da rede pública, disponibilizadas pelo canal de TV Rede Minas , gravações no YouTube e distribuição de apostilas de Planos de Estudo Tutorado (PET), também elaborados por professores. Desse modo, para além das dificuldades do próprio formato (não presencial), é preciso considerar a dificuldade das famílias trabalhadoras em auxiliar os estudantes nas tarefas remotas, bem como a falta de infraestrutura ou de espaço minimamente adequado para estudar, dentre outras questões que expressam um contexto social marcadamente heterogêneo que compõem o quadro de aguda desigualdade social no país. Considerando o exposto, este projeto caracteriza-se como um projeto de educação não formal que busca apoiar e acompanhar o processo formativo das crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Ocupação Vitória. Também se apresenta como justifica a faixa etária/nível escolar do público alvo, uma vez que as crianças com idade entre seis e dez anos foram as mais prejudicadas com a exclusão escolar durante a pandemia, conforme indica estudo realizado pelo Fundo de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef). (UNICEF, 2021) No tocante ao público alvo cabe ainda ressaltar que as ações a serem devolvidas ao longo deste projeto estão fundamentadas teoricamente a partir da pedagogia histórico-crítica, uma vez que se parte da compreensão que a educação é uma atividade prática mediadora no interior da prática social e que a escola, como parte concreta da sociedade, deveria ser um espaço de socialização dos conhecimentos científicos, artísticos e culturais produzidos historicamente pela humanidade. Neste sentido, esta concepção rechaça a prática educativa somente centrada no cotidiano dos alunos, bem como reforça que não são satisfatórias as teorias que se apoiam no conhecimento passado ao educando de forma fragmentada, subjetiva e relativa (MARSIGLIA, 2011). Ao compreender a importância da escola enquanto espaço de socialização dos conhecimentos e também fazendo a crítica ao modo como ela, por vezes, se apresenta, é que se propõe este projeto extensionista que tem como objetivo principal acompanhar e apoiar a formação escolar dos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I residentes na referida Ocupação. Ao enfocar o público da educação infantil e ensino fundamental I, entende-se que se torna necessário um trabalho mais específico, considerando a periodização do desenvolvimento e a relação dialética biológico-social, de modo a conhecer as “necessidades carenciais” do destinatário. (GALVÃO; LAVOURA; MARTINS, 2019) Por fim, adiciona-se ao rol de justificativas apresentadas a necessidade de a universidade estar mais aberta a dialogar com os movimentos sociais, uma vez que tais interações potencializam transformações nos estudantes, na universidade e nas comunidades. As atividades de Extensão Universitária constituem contribuições decisivas à formação do estudante, em termos de ampliação do universo de referência que ensejam o contato direto com as grandes questões contemporâneas, enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos e também abrem espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da universidade pública. No que concerne à relação ensino-pesquisa-extensão, entendemos que o projeto perfaz seu caráter de ensino na medida em que os estudantes estarão envolvidos diretamente com o processo de ensino-aprendizagem em um ambiente de educação não formal, permeado por problemáticas sociais, culturais econômicas e políticas, ampliando as possibilidades de compreensão da educação e da escola como projetos historicamente e socialmente determinados. É também notório o caráter de pesquisa do projeto, considerando o trabalho de diagnóstico da realidade em que o mesmo está inserido, bem como a atividade de pesquisa para dar conta das questões impostas pela realidade como indisciplina, violência e outras.
Objetivo Geral - Apoiar o desenvolvimento escolar/educacional de estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I que residem na Ocupação Vitória, visando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, social, crítico e afetivo. Objetivos específicos: - Produzir material didático direcionado às demandas do público, a partir dos fundamentos da educação popular. - Realizar plantões a semanais no período do contraturno escolar para o acompanhamento das atividades educacionais diversas; - Organizar oficinas bimestrais, considerando as principais dificuldades percebidas nos plantões e as principais advindas da prática social da comunidade. - Oferecer aos acadêmicos participantes do projeto, orientação pedagógica no planejamento e execução do acompanhamento escolar e das oficinas, bem como estimular o debate sobre a educação popular, de modo a mediar processos de tomada de consciência.
Previsão de impacto direto: - Diminuir as defasagens educacionais oriundas especialmente do período pandêmico, e avançar no processo ensino aprendizagem das crianças da educação infantil e ensino fundamental I. - Colaborar com a consolidação dos processos de alfabetização e letramento - Estimular o pensamento crítico a partir da prática social em questão. - Ampliar as possibilidades formativas dos extensionistas a partir: 1) do contato com a realidade local e os desafios da classe trabalhadora para efetivação do direito á educação de qualidade, laica e pública; 2) a relação com os movimentos sociais (neste caso, o MTST) e 3) do contato com dinâmicas, discussões e metodologias sobre educação não formal. Previsão de impacto indireto: - Levantamento de dados para análises sobre as principais dificuldades e demandas formativas das crianças e adolescentes que frequentam as escolas públicas diamantinenses, - Estimular o interesse do público alvo em relação à importância da escola e o direito à educação; - Colaborar com o desenvolvimento acadêmico dos estudantes - - Diminuir a retenção, evasão escolar e a disfunção idade-série
As atividades do projeto serão realizadas a partir do acompanhamento/reforço no contra turno escolar, de forma semanal em dias e horários definidos e distribuídos com base no calendário da UFVJM e disponibilidade dos acadêmicos. As atividades são conduzidas preferencialmente por equipe multidisciplinar e coordenada por bolsista do curso de pedagogia e professores supervisores. O planejamento das atividades será realizado pela equipe, tendo em vista o atendimento das temáticas de interesse e necessidades dos educandos, bem como a produção de materiais didáticos específicos. A condução das atividades fundamentar-se-á na utilização de estratégias lúdicas e motivadoras. Os acadêmicos deveram explorar e se apoiar nos recursos variados para aumentar o processo de estímulo ao aprendizado proposto e planejado com auxílio da Coordenação Pedagógica, nas reuniões da equipe (que ocorrerão mensalmente). O público alvo (crianças matriculadas na educação infantil e ensino Fundamental I) participarão dos plantões trazendo seus materiais escolares, atividades e trabalhos com os quais precisem de apoio. Nesse processo, também buscaremos identificar demandas formativas, especialmente no que se refere à leitura e escrita. São etapas do projeto: -- Diagnóstico das principais demandas/defasagens educacionais junto ao público alvo - Mapear principais interesses das crianças e adolescentes da Ocupação - Capacitação para extensionistas do projeto considerando caracterização, reflexão, métodos e processos da extensão universitária; - Organizar calendário de atendimentos, bem como oficinas mensais. - Planejamento das atividades As atividades semanais terão duração média de 2 horas. Em termos avaliação do processo, as atividades serão registradas pelos estudantes extensionistas (equipes) a partir de portfólios com breve descrição das atividades, observações, número de participantes, fotos ou vídeos e materiais utilizados. Desse modo, propõe-se uma avaliação periódica da equipe, a partir da reflexão das experiências e também da leitura de textos norteadores. Os materiais coletados para observação devem subsidiar os encontros gerais e de formação com os alunos inseridos no projeto (e também nos projetos articulados), todavia, deverão ser respeitadas os requisitos éticos no que se refere ao direito à imagem e outros. Desse forma, apenas serão publicizados materiais com autorização prévia dos envolvidos (e responsáveis).
DUARTE, N.(2016).Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP:Autores Associados. GALVÃO, A.C., LAVOURA, T. N., & MARTINS, L. M. (2019). Fundamentos da didática histórico-crítica.Campinas, SP: Autores Associados MARSIGLIA , Ana Carolina Galvão. A prática Pedagógica Histórico-Crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas – SP: Autores Associados, 2011 UNICEF. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil Acesso em: 27.02.2022
Os estudantes participantes do projeto atuarão diretamente no acompanhamento escolar, tendo contato direto com o público alvo da ação. O planejamento e organização das atividades serão elaborados em conjunto com a equipe de extensionistas e professores supervisores. Além disso, os estudantes deverão participar das reuniões de formação e avaliação organizadas pelo projeto com o objetivo de conhecer as refletir sobre a prática e metodologias específicas da educação popular. Destaca-se que as ações de extensão são significativas para os estudantes, pois promovem a interação e o convívio com o público das comunidades, potencializa compreensão mais ampla da realidade brasileira, dos movimentos sociais, o que pode colaborar com a construção de uma visão crítica acerca das desigualdades incorporação de novas práticas, trocas de experiências, trabalho em equipe, possibilidades de participação em eventos e de produção científica.
Esta proposta extensionista é de grande relevância para a população mais pauperizada de Diamantina, que também é a que mais sofre com a negação de vários direitos básicos e foi mais impactada com a pandemia. A desigualdade educacional, a evasão e baixo aproveitamento escolar, que já faziam parte da realidade dessas famílias, se tornou ainda mais expressiva com a pandemia, portanto, é fundamental o apoio e acompanhamento escolar das crianças visando garantir o efetivo direito à educação das mesmas. Cabe à Universidade Pública olhar para esta realidade e propor formas de dirimir/amenizar impactos e possibilitar uma formação escolar digna.
Público-alvo
O público alvo deste projeto de extensão são as crianças moradoras da Ocupação Vitória que estejam matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Ressalta-se que na Ocupação Vitória moram aproximadamente 140 famílias e a maioria possui crianças e adolescentes em idade de escolarização.
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
O projeto será realizado em parceria ativa com a própria Ocupação Vitória, situada no Bairro Cazuza, em Diamantina. Caberá às lideranças da Ocupação: divulgar ações do projeto e dinâmica de inscrição; estimular a participação das crianças e adolescentes; ceder o espaço para a realização das atividades; levantar demandas e mediar comunicação/aproximação com os responsáveis pela crianças. Ressalta-se que a Ocupação inaugurou neste mês de março de 2022 um centro de referência educacional, sendo este um espaço construído de forma coletiva pela comunidade para aglutinar ações educativas.
Cronograma de Atividades
Seleção do Bolsista e Voluntários do Projeto/ Reuniões de formação e organização do calendário e das atividades com a equipe do projeto. Nas reunões, buscaremos refeletir sobre a realidade local e fazer um diagnóstico das principais dificuldades dos sujeitos atendidos e também dos acadêmicos envolvidos nos plantões. As reuniões também serão epaço para a auto avaliação das atividades pelo grupo do projeto, buscando aprimorar a dinâmica de trabalho e refletir sobre as principais dificuldades e potencialidades dos alunos e do projeto extensionista.
Atividades de acompanhamento escolar para alunos matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental I Terão início em fevereiro em virtude do recesso escolar da educação básica.
Elaboração de Materiais Didáticos
05/01/2023
20/12/2023
Semanalmente, a equipe de trabalho se reunirá para elaborar materiais didáticos e propostas pedagógicas que atendam as necessidades apresentadas pelo público alvo naquele mês
Entrega do relatório parcial 1/07/2023 a 31/07/2023
Elaboração de oficinas lúdicas a cada mês.
Ao final do ano de projeto, os acadêmicos deverão apresetar seus portifólios, com registro das observações (texto, vídeo ou fotos). A comunidade será convidada a participar desse momento de avaliação e reflexão, indicando suas perpecções sobre o projeto. O objetivo é que os acadêmicos reflitam sobre o processo, a experiência , as metodologias e a relação com a comunidade. A partir dessa avaliação e das avaliações processuais deverá ser organizado o relatório final.