Visitante
Extensão Rural Remota - Difusão Digital de Tecnologias
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
roseli aparecida dos santos
2021010120210253034
departamento de zootecnia
Caracterização da Ação
ciências agrárias
tecnologia e produção
comunicação
desenvolvimento rural e questão agrária
nacional
não é vinculado a nenhum programa.
Não
Membros
julie ribeiro fernandes
Bolsista
leila das dôres fernandes
Voluntário(a)
joyce lima macedo
Voluntário(a)
maria eduarda goulart trindade da silva moraes
Voluntário(a)
marcela azevedo magalhaes
Vice-coordenador(a)
Vários alunos do curso de Zootecnia (graduação e pós-graduação), de forma independente ou por meio de grupos de estudos (Núcleo de Estudos em Pecuária Leiteira - Nepel, Núcleo de Estudos em Forragicultura - Nef ou outros) têm usado suas redes sociais para
conhecimento, mídias, produção animal, redes sociais, tecnologias, zootecnia
O projeto intitulado "Extensão Rural Remota: Difusão Digital de Tecnologias" trata-se de uma atividade digital, com ações semanais, de cunho educacional e informativo. Semanalmente serão veiculados, por meio de mídias sociais (Facebook, Instagram, YouTube) pequenos textos e, ou vídeos e, ou ilustrações e, ou curiosidades técnicas da área de Zootecnia, com intuito de informar o leitor, seja ele atuante nessa área de conhecimento, ou não. Para isso, a matéria será tratada de forma resumida, em linguagem de fácil entendimento. Para os interlocutores, as informações publicadas terão como objetivo, orientá-los de forma remota, a aumentar a produtividade da sua propriedade rural, além de ser uma ferramenta virtual para dirimir dúvidas, a partir da interação com alunos e professores.
O final do século XX foi marcado pela revolução tecnológica que permitiu o acesso mais democrático à educação, tendo em vista a criação do ensino à distância, bem como o acesso ao conhecimento: político, cultural, religioso e tecnológico. A internet desponta como a ferramenta mais importante dessa revolução, pois segundo Schiavoni (2007), sua utilização permite, por exemplo, organizar, transformar e processar as informações em velocidade e capacidade cada vez maiores e com custos cada vez mais reduzidos. A mesma autora afirma que a internet é um meio intrinsecamente interativo, no qual o sujeito tem a oportunidade de interagir de fato com as informações, deixando de ser espectador para tornar-se usuário. Também, Araújo e Vilaça (2016) afirmam que as redes sociais digitais possibilitam que os indivíduos interajam com outros usuários da rede, que leiam notícias, opinem, reivindiquem, produzam seu próprio conhecimento, divulguem informações e até mesmo se mobilizem coletivamente. Além disso, a rapidez com que a informação é processada na internet provoca um sistema muito avançado de acesso ao saber. De acordo com o IBGE, no ano de 2018, 79,1% dos domicílios brasileiros já possuíam acesso à internet, que em 99,2% dos casos, era feito por meio de telefone móvel celular. Segundo a mesma fonte, a internet era utilizada naquele ano, por 74,7% da população com 10 anos ou mais de idade. Nesse contexto, percebe-se que o ambiente acadêmico deixa de ser a única fonte de informação. Ao contrário, as universidades e demais instituições de ensino se valem da mídia digital, para uma maior disseminação do conhecimento produzido.
Objetivo principal: informar os produtores rurais e a sociedade em geral (principalmente aquela, usuária de redes sociais), sobre assuntos relacionados ao manejo geral de animais de interesse zootécnico (bem-estar, instalações, melhoramento genético, nutrição, produção e produtos de origem animal), bem como, trazer esclarecimentos acerca de assuntos do cotidiano de todas as pessoas, sejam elas atuantes dessa área do conhecimento, ou não. Objetivos específicos: - trazer informações sobre o manejo nutricional, reprodutivo e sanitário dos animais de interesse zootécnico; - apresentar ao público alvo (usuários de redes sociais) os conceitos de bem-estar animal; - informar sobre as tecnologias de transformação da matéria-prima de origem animal, em produtos para o consumo humano. - informar sobre os critérios de qualidade de produtos de origem animal; - trazer informações demandadas pelo público alvo do projeto.
1) Fazer publicação semanal de um vídeo (no mínimo) no IGTV do Instagram (total de aproximadamente 50 vídeos, no mínimo, durante a vigência do projeto); 2) Fazer publicação semanal de um pequeno texto técnico ilustrativo (no mínimo) nos posts do Instagram e do Facebook (aproximadamente 50 postagens, no mínimo, durante a vigência do projeto); 3) Fazer uma enquete ao final de cada mês (usando as redes Facebook e Instagram), para proceder a escolha de um vídeo que será postado no canal do Departamento de Zootecnia no YouTube (DZO UFVJM); esse vídeo poderá ser substituído por uma palestra, a qual será transmitida pelo mesmo canal (mínimo de 12 vídeos ou palestras publicadas, durante a vigência do projeto); A partir dessas metas pode-se esperar os seguintes impactos do projeto: - Aumento da produtividade animal nas propriedades rurais; - Difusão de conhecimentos zootécnicos para o maior público possível; - Desmistificação de alguns mitos em relação à produção animal; - Divulgação do curso de Zootecnia da UFVJM; - Envolvimento de, no mínimo, 1000 pessoas da sociedade; - Capacitação dos estudantes do curso de Zootecnia (graduação e pós), quanto à elaboração/redação de conteúdos técnicos e produção de mídias digitais; - Condução do projeto de forma participativa entre os membros da equipe, praticando o trabalho em grupo; - Promoção do reconhecimento da importância da atividade rural para o desenvolvimento nacional; - Troca de experiências entre a sociedade e membros (docentes e discentes) da UFVJM.
A proposta se baseia na apresentação, semanalmente, de informações técnicas da área de Zootecnia, de forma virtual, usando mídias digitais em aplicativos do tipo: Facebook, Instagram e YouTube. Serão três formas de comunicação: - Textos técnicos ilustrativos, feitos a partir de aplicativos de edição e criação de designs de conteúdo digital; - Vídeos curtos (máximo 10 minutos), como mecanismo de esclarecimento de determinados temas comumente disseminados na mídia (principalmente os mitos polêmicos); - Fotos e pequenos vídeos interativos, trazendo assuntos que, embora técnicos, normalmente transitam pelo cotidiano das pessoas. A participação do público-alvo acontecerá na forma de comentários, perguntas, curtidas, publicações salvas e compartilhamentos (a partir de ferramentas disponíveis nas redes sociais utilizadas). Para o desenvolvimento das atividades, não haverá criação de perfis da proposta nas redes sociais, pois serão usados os perfis dos próprios membros da equipe, de alguns grupos de estudos do Departamento de Zootecnia (ex.: Nepel e Nef), além do perfil do Instagram e do canal do Departamento de Zootecnia no YouTube (DZO - UFVJM Diamantina). A idealização e elaboração do conteúdo a ser publicado será de responsabilidade de todos os membros da equipe do projeto. A bolsista, juntamente com as docentes (coordenadora e vice-coordenadora da proposta), serão responsáveis também pela revisão e edição do material de divulgação. Toda publicação levará a logomarca da Proexc/UFVJM e será marcada com as hashtags UFVJM, Proexc, DZO, Extensão Rural Remota (#UFVJM, #proexc, #DZO, #extensaoruralremota)
ARAÚJO, E. V. F. de; VILAÇA, M. L . C. Sociedade conectada: tecnologia, cidadania e infoinclusão. In: ARAÚJO, E. V. F. de; VILAÇA, M. L . C. (Orgs.). Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias: Unigranrio. 2016, 300f. Disponível em: <http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/tecnologia,sociedadeeeducacaonaeradigital_011120181554.pdf>. Acesso em 20/10/2020. BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Uso de internet, televisão e celular. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html>. Acesso em 20/10/2020 SCHIAVONI, J. E. Mídia: O papel das novas tecnologias na sociedade do conhecimento. In: CARDOSO, C. M. (Org.). Diversidade e igualdade na comunicação - coletânea de textos do Fórum da Diversidade e Igualdade: cultura, educação e mídia. Bauru: FAAC/Unesp. 2007. Disponível em: <https://www3.faac.unesp.br/anais-comunicacao/textos.htm>. Acesso em 20/10/2020. ___________________________________________________________________________________________________________________________ As fontes de pesquisa utilizadas para a elaboração dos conteúdos de publicação poderão ser livros básicos (principalmente para redação de materiais conceituais), revistas científicas (como fonte de dados de pesquisas) e revistas técnicas (para contextualização do tema com a realidade). Seguem alguns: Livros: AUAD, A. M.; SANTOS, A. M. B.; CARNEIRO, A. V. et al. Manual de bovinocultura de leite. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2010. 608 p. BERCHIELLI, T. T.; PIRES, A.; OLIVEIRA, S. G. Nutrição de Ruminantes. Jaboticabal : Funep , 2006. DIAS, A. C. et al. Manual Brasileiro de Boas Práticas Agropecuárias na Produção de Suínos. Brasília : ABCS, 2011. FERREIRA, R. A. Suinocultura: Manual Prático de Criação. Viçosa: Aprenda Fácil, 2012. 443p. HALFEN, J. et al. Qualidade do Leite. Revista Leite Integral, Belo Horizonte-MG, 2018. PIETRO, A.; CORSO, L. Manejo e alimentação de vacas durante o período seco/transição. Milk Point, São Paulo, 21 set. 2015. Disponível em:<https://www.milkpoint.com.br/empresas/novidades-parceiros/manejo-e-alimentacao-de-vacas-durante-o-periodo-secotransicao-97021n.aspx >. Acesso em: 1808/2020. SILVA, G.; FRANCO, G. Comportamento e Bem Estar de Equinos de Esporte. Anais da XI Mostra Científica Famez/UFMS, Campo Grande, 2018. SILVA, J. C. P. M. et al. (Eds). Manejo e administração na bovinocultura leiteira. 2. ed. Viçosa, 2014. 596p. VALLE, E. Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte. Campo Grande: Embrapa, 2011. Revistas científicas: - Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia - Boletim da Indústria Animal - Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal - Revista Brasileira de Zootecnia Revista Técnica: - Revista Leite Integral
Os estudantes terão participação efetiva em todas as etapas e atividades propostas, sempre sob a orientação da coordenadora do projeto e dos demais docentes que compõem a equipe. Além do conhecimento técnico e interdisciplinar que o estudante da UFVJM já deverá ter para preparar uma atividade, o mesmo será capacitado para elaborar o conteúdo midiático, durante o desenvolvimento do projeto. A participação dos estudantes neste projeto começará com a sua idealização e finalizando com a execução das atividades propostas, ou seja, sistematização, elaboração dos conteúdos, publicação do conteúdo, acompanhamento das discussões na rede social, avaliação do alcance, coleta de dados dos sistemas métricos de cada rede social e a divulgação dos resultados obtidos, em congressos, seminários, fóruns e demais eventos. A avaliação deverá ser constante, a partir de reflexão e discussão sobre as ações referentes ao andamento do projeto e envolvimento dos participantes. Os indicadores para avaliação do projeto deverão ser criados em conjunto, embora alguns já estejam pré-estabelecidos na proposta. A sistematização e a produção de materiais didáticos também serão elementos importantes para a avaliação do processo. Reuniões com a equipe auxiliarão no acompanhamento, revisão e entendimento do projeto. Haverá constante avaliação interna com intuito de analisar o desenvolvimento do trabalho, bem como as ferramentas utilizadas.
Desde o início da pandemia, somando as postagens no Instagram das quatro discentes membros da equipe desta proposta, foram: 118 publicações no total, as quais obtiveram conjuntamente, 8.539 curtidas e 727 compartilhamentos. Além disso, o IGTV também foi usado, um aplicativo acessório ao Instagram que permite criar vídeos longos (de até 10 minutos), maiores do que os compartilhados pelo Stories, e que não desaparecem com o tempo, ficando disponíveis no perfil do usuário no Instagram. Foram 11 vídeos com 1.408 curtidas, 227 compartilhamentos e 11.966 visualizações. Esses dados foram coletados na data de 21/10/2020. Vale ressaltar que a ideia desse projeto é sistematizar essas publicações quanto aos assuntos, tipos (post ou vídeo), enquetes, periodicidade etc. Obs.: Segue link para acesso à publicação de um supermercado da cidade de Itamarandiba MG, com texto escrito por uma discente, membro da equipe desta proposta. O conteúdo diz respeito ao mito sobre reprocessamento de leite UHT. https://www.instagram.com/p/CEoi4iZqgq-/?igshid=t7j81b9a3oi8 A mesma discente também concedeu entrevista numa rádio da mesma cidade, discutindo o tema "mineralização de bovinos".
Público-alvo
Será formado por usuários de redes sociais, tais como Facebook, Instagram e YouTube, podendo ser produtores rurais, estudantes ou profissionais da área de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária (técnicos, pesquisadores e docentes), bem como, a comunidad
Municípios Atendidos
Diamantina
Vale Do Jequitinhonha
Norte De Minas
Teófilo Otoni
Unaí
Janaúba
Noreoeste De Minas
Vale Do Mucuri
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Redação e publicação de informativos técnicos, na forma de pequenos textos ilustrados, os quais serão veiculados pelos perfis no Instagram e Facebook dos membros da equipe, dos grupos de estudos (Nepel e Nef) e do Departamento de Zootecnia da UFVJM.
Elaboração e publicação de vídeo de curta duração, o qual será veiculado por meio da ferramenta IGTV do Instagram (perfil dos membros da equipe).
Pesquisa com os internautas (público alvo da ação da presente proposta) sobre temas para vídeo, entrevista ou palestra, que posteriormente serão publicados no canal do Departamento de Zootecnia no YouTube.
Elaboração de vídeo para publicação no canal do Departamento de Zootecnia no YouTube, com assunto escolhido conforme resultado da enquete realizada anteriormente. O vídeo poderá ser substituído por uma entrevista com algum produtor rural ou com uma palestra, as quais serão veiculadas pelo mesmo canal, abordando tema sugerido pelo público alvo.
O bolsista do projeto ficará responsável pelo relatório mensal de atividade.
Elaboração do relatório final de atividades, pela equipe do projeto. Esse relatório deverá ser entregue também no mês de julho de 2021, contendo as atividades parciais.
A publicação com os resultados alcançados poderá ocorrer semestralmente, ou seja, usando os dados do relatório parcial (que deverá ser entregue em julho de 2021) e ao final do projeto. Obs.: não há a opção "semestralmente" no campo PERIODICIDADE DA ATIVIDADE. Por isso foi marcada a opção "anualmente".