Detalhes da proposta

Tecendo afetos bordando arte

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Procarte

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    maria neudes sousa de oliveira

    Número de inscrição:

    2023102202338185

    Unidade de lotação:

    departamento de agronomia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    linguística, letras e artes

    Área temática principal:

    cultura

    Área temática secundária:

    cultura

    Linha de extensão:

    artes integradas

    Abrangência:

    local

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

melissa monteiro guimaraes Vice-coordenador(a)

ígor felipe araújo rocha Voluntário(a)

igor henrique de oliveira Bolsista

Resumo

A arte contribui para aumentar a capacidade de compreender a realidade, despertar sentimentos favoráveis para as transformações e o poder de resiliência das pessoas. O isolamento social necessário ao enfrentamento do novo coronavírus, deflagrado no início de 2020, trouxe a muitas pessoas uma necessidade urgente de vivenciar e proporcionar experiências humanizadoras, afetivas, artísticas, estéticas e acolhedoras que pudessem dar o conforto mínimo à situação que se estabelecera. Nesse contexto foi iniciada a interação do grupo Bordarte, da UFVJM, que tem no bordado o fio condutor de suas ações, com a Vila Educacional de Meninas (VEM), em Diamantina, MG. O Bordarte é um espaço coletivo de bordança e troca de convivência, e usa o bordado como um instrumento de intermidialidade entre expressões artísticas. Desenvolve oficinas motivacionais de bordado como prática e linguagem artística e poética, buscando envolver as pessoas em processo criativo, afetivo, inclusivo, mas também de formação/profissionalização, e com possibilidade de gerar renda. A VEM atende atualmente aproximadamente 100 meninas de famílias com vulnerabilidade econômica, que deslocam diariamente à instituição onde são assistidas nos seus vários aspectos, entre eles o envolvimento com atividades artísticas. Na presente proposta, buscar-se-á dar continuidade às ações do “Tecendo afetos bordando arte” que vem sendo desenvolvidas com meninas assistidas pela VEM desde 2021.


Palavras-chave

Bordado; Intermidialidade; Arte têxtil; Vila Educacional de Meninas


Introdução

“A Arte tem a capacidade de mandar-nos à lua. Como um foguete, pode fazer nossos corações baterem mais rápido, pode fazer-nos corar, pode criar um sentimento, um ímpeto, que é a sua própria recompensa” (Elliot Eisner). Para Stefan Koelsch (2010), neurocientista e professor de psicologia, da Freie Universität Berlin, a arte tem a capacidade de evocar estruturas cerebrais responsáveis e criadoras do nosso universo emocional. Pode ser usada como terapia para ajudar pessoas que sofrem de transtornos cerebrais, como a depressão, além de transtornos provocados por estresses traumáticos e por ansiedade, uma vez que ativa áreas como o hipocampo (que poderia ter relação com a depressão) (KOELSCH 2010; ROCHA e BOGGIO 2013). Para alguns, BORDAR é "um processo terapêutico", "uma forma de meditação, de relaxar, de diminui a ansiedade", "um espaço de superação”. Segundo Fouchy (2016), atividades como o bordado ativam áreas do cérebro responsáveis, por exemplo, pela atenção, concentração e memória, todas importantes para uma boa qualidade de vida. Artistas e coletivos vêm cada vez mais se apropriando do ato de bordar como manifestação artística, de modo que nos últimos anos a proximidade do bordado com as artes plásticas vem cada vez mais se estreitando, imprimindo novos conceitos e significados a essa arte. Para Clüver (2011) e Rajewsky (2012), ao tratarmos o bordado como uma expressão artística que usa linha colorida e tecido no lugar de uma tela para escrever e ilustrar, entende-se ser esta também uma forma de intermidialidade, ou seja, de um processo de ressignificação por meio de uma expressão artesanal que era usada apenas como ornamentação doméstica e que agora é usada também como linguagem e expressão artística. A prática do bordado, não apenas pelo simples executar da técnica, mas como um instrumento de socialização e por seus inúmeros segmentos e desdobramentos, constitui uma prática de inclusão que além de envolver as pessoas em um processo criativo, é também um processo formativo, que profissionaliza e, portanto, com possibilidade de promover a geração de renda.


Justificativa

Qualquer que seja o sentimento que se tem ao vivenciar práticas artísticas, ou os benefícios que esse fazeres, muitas vezes tão afetivos, nos proporcionam, por si só o bordado feito a mão já é um diferencial, e se associado a outras artes, agrega valor, capacita profissionalmente, motiva e mobiliza pessoas podendo gerar emprego e renda. As oficinas que envolvem as técnicas do bordado representam uma opção no envolvimento de pessoas em uma atividade artística capaz de proporcionar benefícios à saúde, e por representar uma atividade produtiva, com possibilidade de gerar renda, pode beneficiar pessoas com vulnerabilidade econômica, decorrente da pandemia e seus efeitos. Os aspectos psíquicos e os benefícios que podem ser proporcionados ao bordar, somados à vulnerabilidade econômica decorrentes do enfrentamento ao novo coronavírus, nos motivou a dar continuidade ao “Tecendo afetos bordando arte” após ter iniciado um trabalho de parceria do grupo Bordarte com a Vila Educacional de Meninas de Diamantina - VEM, a partir de 2021. A VEM atende atualmente aproximadamente 100 meninas de famílias com vulnerabilidade econômica, que deslocam diariamente à instituição onde são assistidas nos seus vários aspectos, entre eles o envolvimento com atividades artísticas.


Objetivos

Objetivos gerais Dar continuidade ao “Tecendo afetos bordando arte”, uma proposta que integra bordado, poesia, literatura e música, desenvolvida com as meninas da Vila Educacional de Meninas (VEM) de Diamantina. Objetivos específicos -Envolver pessoas em atividade artística capaz de proporcionar benefícios à saúde, e ao mesmo tempo que represente uma atividade produtiva, com possibilidade de gerar renda, o que poderá beneficiar pessoas com vulnerabilidade econômica. -Incentivar práticas de inclusão que envolva as pessoas em um processo criativo, afetuoso e com possibilidade de geração de renda; -Contribuir para a promoção da saúde, o bem estar físico e emocional através dos alicerces interdisciplinares da arte (bordado/poesia/música); -Romper com o aspecto apenas instrumental do ato de bordar, mas usar da interdisciplinaridade para estimular/desenvolver o potencial de resiliência das participantes.


Metas

No período de vigência do projeto, realizar oficinas mensais de bordado na Vila Educacional de Meninas de Diamantina.


Metodologia

Ação 1: Seleção do bolsista A seleção do bolsista dar-se-á por meio da publicação de edital de seleção no portal da UFVJM. No edital constará o perfil do candidato e das habilidades necessárias para a execução das atividades. Ação 2: Realização de oficinas presenciais de bordado com meninas assistidas pela Vila Educacional de Meninas de Diamantina "Sentados em roda, o tecido no colo, linha e agulha na mão, os participantes têm a oportunidade de vivenciar o fazer manual em um exercício que permite a circulação dos afetos e as escutas das vozes". Serão realizadas oficinas presenciais na sede da VEM, em datas previamente divulgadas. Especialmente para a presente proposta, serão atendidas duas demandas da VEM, que são oficinas de pontos do bordado livre que podem ser usados para fazer bainha/barras em tecidos e a customização de roupas usadas. A customização representa uma demanda para as meninas que já estão mais evoluídas na técnica do bordado livre, o que foi demonstrado em oficinas realizadas em projeto anterior conduzidas na VEM. Numa etapa inicial, procurar-se-á identificar/conhecer o potencial das participantes para atividades relativas ao perfil da proposta, por se pretender o estreitamento entre o bordado e outras manifestações artísticas/segmentos das artes. Buscando desenvolver o potencial e a habilidade das participantes, estas serão estimulados para a livre expressão da imaginação, de forma a expressar um significado próprio no fazer, ao elaborar o seu próprio risco, escolha das linhas, cores, pontos e no elaborar seu mostruário. Ressalta-se que embora as atividades estejam planejadas, a equipe terá o cuidado de ajustar o plano inicial de acordo com a necessidade do grupo, respeitando, principalmente, o perfil dos envolvidos (participantes e equipe). "A oficina de bordado pode também se constituir em um exercício formativo, considerando-se formação, processo formativo, em especial, o formar cidadãos". O aprendizado por novas mãos requer conscientização, paciência e força de vontade. Para que estas novas mãos aprendam a “escrever” e se tornem tão habilidosas, quanto aquelas que as ensinaram, há necessidades de folhas de um caderno específico que será o local da primeira experiência do aprendiz. Este caderno de aprendizagem do bordado chama-se “pano de amostra”; será escrito não com lápis ou caneta, mas com agulha, terá no lugar da grafita ou tinta, a linha, a qual possibilitará uma diversidade inimaginável de letras que vão compor palavras, frases e textos que contam histórias e preservam a memória. (Braga, 2006) Buscar-se-á o participativo, a troca de saberes, a soma de ideias e de energias, buscando oportunizar que cada um seja, ao mesmo tempo ou alternadamente, aprendiz e mestre. É essa linha de pensamento que, de forma coesa, os membros de equipe buscarão transferir aos participantes. "O risco é um caminho a arriscar, a escolher ou refazer. O círculo do bastidor passa a limitar a criação, e o dedal tira os movimentos. O avesso transforma-se em novas possibilidades". (Ângela, Marilu, Marta e Sávia, do Grupo Matizes Dumont, referindo-se ao pressuposto para a liberdade de criação). Ressalta-se que durante todo o período de execução das oficinas o público será estimulado à criação do novo e a troca de saberes, além de saudável relacionamento entre os envolvidos, buscando sempre que o ambiente seja acolhedor, havendo auxílio mútuo entre os participantes, pressupondo serem essas as premissas para o entusiasmo e continuidade desses no processo. Ação 3: Promoção do “Poetisando” O termo “POETISANDO” representa a fusão da parte inicial e final, respectivamente, das palavras POETISas BordANDO, e representa uma proposta de ensino-aprendizagem envolvendo a arte do bordado e a poesia. Dentre os métodos de aprendizagem ativa propostos por Wommer et al. (2020), o “Poetisando” relaciona-se mais com a “aprendizagem contextualizada, cooperativa e colaborativa”. O conteúdo constitui-se de textos produzidos, que estão contextualizados com imagens bordadas. Busca-se uma conexão entre a literatura e o bordado, e estimular as meninas participantes a produzirem textos autorais a partir das imagens bordadas. A ideia não se resume a bordar um texto, mas abordar/reforçar o aspecto literário do texto e sua relação com a obra. Além de incentivar o gosto pela leitura, propõe-se transpor uma obra de arte literária para outra forma de expressão e interpretação, o bordado à mão, dando espaço a percepções individuais acerca do texto escolhido. “Assim como o bordado, a poesia toma frente e avesso desafiando a leitura entre os espaços das palavras, das letras, dos pontos e vazios que compõem cada verso” (Penélope Martins - poetisa e contadora de histórias - MURRAY e DUMONT 2020). Ação 4: Realização de uma Exposição/Mostra com os bordados Pretende-se realizar uma exposição, na sede da Vila Educacional de Meninas, ou outro espaço a ser definido, e que reunirá as obras bordadas como o resultado do projeto. Será organizada nos mesmo moldes da exposição “Tecendo afetos – Bordança 2021”, realizada em 2022, como resultado de projeto desenvolvido em 2021.


Referências Bibliográficas

BRAGA, João, 2006. Reflexões sobre moda, volume IV. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2006. CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes – EBA/UFMG, v. 1, n. 2, p. 8–23, 2011. MURRAY, R.; DUMONT, M. 2020. Nas entrelinhas. Residência no ar. Edições digitais. 38 p. RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre intermidialidade. Trad. Thaïs Flores Nogueira Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. ROCHA, V. C.; BOGGIO, P. S. A música por uma óptica neurocientífica. Per Musi, Belo Horizonte, n.27, 2013, p.132-140.


Inserção do estudante

A participação de estudantes no projeto não se restringirá àquele vinculado ao projeto como bolsista, mas também aos demais envolvidos nas diversas atividades do grupo Bordarte. No entanto, o bolsista selecionado deverá ter habilidades para as práticas manuais e conhecimento no preparo e divulgação de materiais em redes sociais. O projeto contribuirá não somente com a formação acadêmica de entender o bordado como expressão artística e linguagem, mas contribuirá também com seu envolvimento em atividades de extensão, obrigatórias na grade curricular. Também contribuirá com sua capacidade de interação com pessoas externas à UFVJM, e na percepção da intermidialidade do bordado. O discente bolsista estará envolvido em todas as etapas do projeto, em todas elas acompanhado e sendo orientado/instruído pela coordenadora, com encontros semanais, o que permitirá ser avaliado por sua assiduidade e envolvimento nas ações. Mais diretamente estará envolvido na confecção dos relatórios mensais, semestral e final do bolsista, na logística de preparo e na realização das oficinas na sede da VEM, no preparo de materiais para alimentação das redes sociais, como instagram. Também estará colaborando na confecção de resumo para apresentação no Sintegra.


Observações

A VEM atende meninas cujas famílias estão sob vulnerabilidade econômica. Principalmente num momento em que vivenciamos os efeitos econômicos da pandemia, a prática do bordado, por representar uma atividade de formação/profissionalização, e com possibilidade de gerar renda, pode representar uma alternativa. As oficinas são estendidas às mães das meninas assistidas. OBS: CARTA DE ANUÊNCIA ANEXADA FOI A MESMA DO PROJETO DO EDITAL ANTERIOR. A NOVA SERÁ INSERIDA EM CASO DEDEFERIMENTO DA PROPOSTA.


Público-alvo

Descrição

A VEM atende atualmente aproximadamente 100 meninas de famílias com vulnerabilidade econômica, que deslocam diariamente à instituição onde são assistidas nos seus vários aspectos, entre eles o envolvimento com atividades artísticas. A cada etapa um grupo de meninas participam das atividades de bordança.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O projeto conta com a parceria de outro projeto relacionado à dança e consciência corporal, "Há braços poéticos", que realiza ações concomitantes na Vila Educacional de Meninas envolvendo as meninas bordantes. No entanto, o "Tecendo afetos bordando arte" e o "Há braços poéticos são independentes, de modo que a não atuação de um não prejudica a implementação de ações do outro, apenas se complementam.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

A seleção do bolsista dar-se-á por meio da publicação de edital de seleção no portal da UFVJM. No edital constará o perfil do candidato e das habilidades necessárias para a execução das atividades. O primeiro encontro da equipe é para apresentação apresentação da proposta (após seleção do bolsista), discussão de cronograma das atividades propostas entre equipe e as educadoras da VEM que normalmente participam das ações com as meninas.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Serão realizadas oficinas presenciais na sede da VEM, em datas previamente divulgadas. Especialmente para a presente proposta, serão atendidas duas demandas da VEM, que são oficinas de pontos do bordado livre que podem ser usados para fazer bainha/barras em tecidos e a customização de roupas usadas. Normalmente se cria um grupo de WhatsApp com todos os participantes do projeto para facilidade de comunicação.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

O termo “POETISANDO” (POETISas BordANDO) representa uma proposta de ensino-aprendizagem envolvendo a arte do bordado e a poesia. O conteúdo constitui-se de textos produzidos, que estão contextualizados com imagens bordadas. Busca-se uma conexão entre a literatura e o bordado, e estimular as meninas participantes a produzirem textos autorais a partir das imagens bordadas. Essa é uma atividade normalmente intercalada com as oficinas. A produção é normalmente divulgada no grupo de WhatsApp e no instagram do projeto.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Pretende-se realizar uma exposição, na sede da Vila Educacional de Meninas, ou outro espaço a ser definido, e que reunirá as obras bordadas como o resultado do projeto. Será organizada nos mesmo moldes da exposição “Tecendo afetos – Bordança 2021”, realizada em 2021, como resultado de projeto desenvolvido em 2020. Essa exposição poderá ser realizada no primeiro semestre do projeto como resultados da bordança do ano anterior ou no fianl do projeto como resultado da bordança do projeto vigente.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Embora colocada para novembro de 2023, o preparo do resumo acompanhará a data do Sintegra.