Detalhes da proposta

Programa de Capacitação Profissional em Energia Solar Fotovoltaica

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    thaís de fátima araújo silva

    Número de inscrição:

    202310120234281017

    Unidade de lotação:

    instituto de engenharia, ciência e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    engenharias

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    trabalho

    Linha de extensão:

    educação profissional

    Abrangência:

    regional

    Vinculado a programa de extensão:

    ufvjm dialogando com a comunidade da serra geral no norte de minas gerais

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

jader fernando dias breda Vice-coordenador(a)

thiago franchi pereira da silva Voluntário(a)

rafael lopes de souza Voluntário(a)

jacqueline andrade nogueira Voluntário(a)

cleiton rocha sudré Bolsista

brenda lorena alves Voluntário(a)

hélio oliveira ferrari Voluntário(a)

antônio carlos guedes zappalá Voluntário(a)

leonardo azevedo sá alkmin Voluntário(a)

eduardo cezar barbosa de barros aragão Voluntário(a)

émilly gabriele de oliveira silva Voluntário(a)

gustavo carvalho silva Bolsista

rossini leite de oliveira Voluntário(a)

Resumo

A geração de energia fotovoltaica no Brasil vem se destacando nos últimos anos e é um dos países que mais cresce no mundo nesse quesito, aproximando-se de grandes potências no segmento, como a China, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Vietnã. Essa geração de energia se destaca principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, em especial no estado de Minas Gerais, o estado com maior potência instalada no último ano. Dentro dessa perspectiva, é requerido um número cada vez maior de profissionais qualificados para esse segmento. Entre as profissões existentes no mercado de energia solar brasileiro, a de instalador fotovoltaico é uma das mais requisitadas no setor. No entanto, muitas pessoas que almejam atuar no ramo de energias renováveis não possuem condições financeiras para arcar com os elevados custos de capacitação profissional. O presente projeto de extensão tem como objetivo a capacitação de profissionais para atuarem como instaladores e mantenedores de usinas de energia fotovoltaica (UFV’s) ampliando assim as relações entre a UFVJM - Campus Janaúba e outros setores da sociedade, especialmente no Norte de Minas Gerais. Através deste projeto busca-se um diálogo direto com a comunidade na qual a UFVJM- Campus Janaúba está inserida, com uma visão mais ampla voltada para os problemas, as prioridades e as demandas da região de seu entorno, tornando-a uma unidade mais cidadã.


Palavras-chave

Energia solar-fotovoltaica, Educação, Qualificação de mão de obra


Introdução

A extensão universitária é fundamental na formação dos profissionais do futuro que devem ter a capacidade de resolver problemas no âmbito profissional e social. Além disso, as atividades de extensão conectam a comunidade acadêmica à comunidade externa e suas demandas. Essa conexão permite que as pessoas atendidas pelo projeto ampliem suas perspectivas de vida através do desenvolvimento pessoal e profissional. O Plano Nacional de Extensão apresenta a extensão como uma ação vinculada que sinaliza para uma universidade voltada para os problemas sociais com o objetivo de encontrar soluções através das pesquisas básicas e aplicadas, visando realimentar o processo ensino-aprendizagem como um todo e intervindo na realidade de forma concreta [1]. Dentro do cenário de expansão da geração de energia solar fotovoltaica que acontece desde a publicação da Resolução Normativa 482 de 2012 [2], destaca-se a região norte de Minas Gerais. O atlas solarimétrico de Minas Gerais indica índices de radiação adequados à produção de energia solar fotovoltaica nessa região que tem por consequência a instalação de grandes empreendimentos na microrregião de Janaúba. Sendo assim, o desenvolvimento de um projeto de extensão com o objetivo de qualificar jovens e adultos para que possam acessar o mercado de trabalho com a intuito de atender a grande demanda das usinas de produção de energia renovável que estão se instalando na cidade de Janaúba e região é fundamental. Considerando-se o aspecto acadêmico, o projeto pretende atingir a camada da sociedade em vulnerabilidade social, principalmente os jovens que podem ter novas oportunidades a partir do momento que adquirirem conhecimentos e habilidades atendendo à demanda das empresas de geração de energia fotovoltaica. Neste contexto alunos e professores envolvidos também serão beneficiados por terem a oportunidade de ampliar sua visão social necessária para impactar positivamente a comunidade onde a universidade está inserida.


Justificativa

Segundo as novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Engenharias e Ciência e Tecnologia os egressos desses cursos devem ser capazes de atender às demandas da sociedade bem como ter uma visão holística e humanista, serem críticos, reflexivos, criativos, cooperativos e éticos [2]. Sendo assim, a formação desses profissionais não deve ficar restrita à sala de aula e às demandas das disciplinas e sim ampliar-se através de atividades que promovam a pesquisa e extensão, que junto com o ensino formam a base da universidade. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, campus Janaúba, está localizada na região norte de Minas Gerais, conhecida como Serra Geral. Esse região, por estar localizada na Depressão Sanfranciscana, é caracterizada por uma população concentrada na zona rural, cerca de 37%, clima tropical semiárido e com baixos recursos hídricos superficiais e índices solarimétricos convenientes à produção de energia limpa através de painéis fotovoltaicos e aerogeradores [3,4]. Com isso vários empreendimentos de pequeno e grande porte estão sendo implantados na região aproveitando essas características através de usinas de geração fotovoltaicas (UFV’s). Ressalta-se que o mercado de geração renovável também cresce principalmente com a ampliação do número de empresas responsáveis pela instalação de plantas de mini e microgeração fotovoltaica. Cerca de 4 empresas que atuam nesse ramo possuem sede na cidade de Janaúba. Esse tipo de empreendimento caracteriza-se pela elaboração do projeto e instalação de módulos em edificações, principalmente de pequenos consumidores. Essa ampliação do mercado de microgeração fotovoltaica ocorre desde a edição da Resolução Normativa nº 482 em 2012 pela ANEEL que estabelece as condições gerais de acesso de consumidores que possam investir na geração de energia através de fontes renováveis como a solar fotovoltaica [5]. Esta normativa foi atualizada pela resolução normativa 687 de 2015 que criou novos nichos de consumidores e diferentes possibilidades de negócios impactando o mercado de energia elétrica [7]. Esse crescimento atual pode ser atribuído também ao aumento da tarifa de energia elétrica e à queda no preço dos equipamentos relacionados às usinas, como módulos e inversores, viabilizando o investimento de consumidores. Contudo, além do baixo IDH (índice de Desenvolvimento Humano) da região, as escolas públicas apresentam um baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cerca de 4.4 [8]. Isso dificulta o acesso da comunidade local às vagas de trabalho que demandam mão de obra especializada. Isso, muitas vezes, faz com que essas empresas busquem mão de obra em outras regiões, não absorvendo a mão de obra local. Sendo assim, projetos extensionistas que envolvam a capacitação de mão de obra local podem contribuir decisivamente para o desenvolvimento econômico e social da região de Janaúba, impactando diretamente a qualidade de vida da comunidade de forma geral.


Objetivos

O projeto tem como principal objetivo estruturar e disponibilizar um curso de formação de profissionais para instalar, operar, supervisionar e manter sistemas de geração de energia fotovoltaicos de acordo com as normas, procedimentos técnicos, segurança do trabalho e resoluções ambientais. Pretende-se também através do programa de capacitação apresentar o processo de dimensionamento e especificação desses sistemas. O curso de formação será disponibilizado na cidade de Janaúba utilizando a estrutura já existente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí, Campus Janaúba, que conta com equipe técnica além de professores habilitados. Pretende-se ampliar através de parcerias com empresas da região a estrutura laboratorial do campus. A viabilização do programa de capacitação depende dos seguintes objetivos específicos: - Elaboração do material didático que será utilizado no curso de capacitação, incluindo o conteúdo teórico e as práticas que serão realizadas. A equipe multidisciplinar formada pelos professores da UFVJM, campus Janaúba, juntamente com o aluno bolsista e voluntários, será responsável pela confecção e organização do material didático que será utilizado no curso. a)Estabelecimento de parcerias com a prefeitura de Janaúba para melhor estruturação das aulas, divulgação, além de ser ponte entre a universidade e as empresas atuantes em Janaúba. b) Estabelecimento de parcerias com empresas responsáveis pelas usinas fotovoltaicas da região para a melhor estruturação das aulas práticas do curso de capacitação. c) Confecção e divulgação de edital de seleção para captação de alunos. d)Além da aplicação das componentes curriculares que compõem o programa de capacitação deve -se criar um instrumento de avaliação do curso de capacitação que deverá ser aplicado ao final deste para que as devidas adequações sejam realizadas de acordo com o perfil do público alvo e das demandas do mercado de trabalho.


Metas

Pretende-se impactar diretamente com o projeto cerca de 60 alunos dentre jovens e adultos da região de Janaúba. Além desse quantitativo, além do aluno bolsista planeja-se a necessidade de mais 3 discentes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí, campus Janaúba. Considerando-se que além do coordenador e vice coordenador pelo menos mais 3 docentes da UFVJM, campus Janaúba, participarão nas fases de elaboração do material e disponibilização das componentes curriculares. Cita-se também a participação direta dos técnicos administrativos responsáveis pelo laboratórios e organização e divulgação de editais e toda parte administrativa. Além do impacto direto na comunidade acadêmica e da cidade de Janaúba, almeja-se cumprir as seguintes metas: a) Estabelecer parcerias que viabilizem a divulgação e estruturação do curso que será aplicado na UFVJM, campus Janaúba. b) Estruturar os laboratórios da UFVJM, campus Janaúba, com um número de equipamentos que possam receber turmas de até 20 alunos. Além dos equipamentos básicos como multímetros, osciloscópios, pretende-se ampliar a estrutura específica para treinamento da montagem dos painéis, conexões elétricas, instalação dos inversores e transformadores. c) Confeccionar material didático com conteúdo teórico e prático que apresente também as normas e legislação pertinente. d)Aplicar o curso em módulos possibilitando a avaliação dos alunos e do próprio programa em suas diferentes etapas.


Metodologia

Tendo em vista os objetivos e metas traçados para o projeto, as seguintes etapas metodológicas devem ser cumpridas: 1) Promoção de reuniões entre os membros da equipe, técnicos de laboratório com o objetivo de listar os equipamentos faltantes para a estruturação do laboratório tendo em vista as aulas práticas do curso de capacitação. 2) Buscar parcerias entre, a prefeitura de Janaúba e instituições público- privadas da cidade de Janaúba e a UFVJM, campus Janaúba de forma a viabilizar a doação de equipamentos como multímetros, módulos fotovoltaicos, inversores de frequência, estruturas para instalação desses módulos, dentre outros. São esses equipamentos que serão diretamente utilizados nos treinamentos oferecidos pelo curso de capacitação. 3) Confeccionar o material didático que será utilizado nas aulas teóricas e práticas do curso de capacitação. Nesta etapa, os professores integrantes do projeto juntamente com o aluno bolsista e voluntário ficarão responsáveis em organizar o material didático das aulas teóricas e práticas. 4) Confeccionar e divulgar o edital de seleção dos alunos nas redes sociais da instituição e em outros tipos de mídia. O edital deverá ser amplamente divulgado através das entidades parceiras. 5) Aplicar o curso de capacitação de forma modular para que seja facilitado o processo de avaliação dos alunos participantes do mesmo. Ao final de cada módulo do curso os alunos deverão ser avaliados e também avaliar a estrutura geral do curso de capacitação.


Referências Bibliográficas

1. RAMOS, Glaucio Lopes; DE SOUZA JÚNIOR, Moacir; RODRIGUES, Gustavo Fernandes. Projeto de extensão capacitação professional solidária em eltônica. EXTENSIO: Revista Eletrônica de Extensão, v. 6, n. 8, p. 1-14, 2009. 2. DA UNIÃO, Diário Oficial. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia. Recuperado em, v. 23, 2007. 3. http://sit.mda.gov.br/download/caderno/caderno_territorial_079_Serra%20Geral%20-%20MG.pdf 4. C. Tiba et al., Atlas Solarimétrico do Brasil: banco de dados terrestres (Editora Universitária da UFPe, Recife, 2000). 5. NEIVA, A., DUTRA, R., MELO, S., Guedes, V., Cabrera, A., Almeida, W., & Braz, R. (2017). Atlas do Potencial Eólico Brasileiro.colocar o cresceb colcar valores desses índices. 6. ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, Resolução Normativa Nº 482/2012; 17/04/2012. Alterada pela RN Nº 517; Brasília, Brasil, dezembro, 2012. 7. ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, Resolução Normativa nº 687/2015. Altera a Resolução Normativa nº 482, de 17 de abril de 2012, e os Módulos 1 e 3 dos Procedimentos de Distribuição – PRODIST, Brasília, Brasil, março, 2016. 8. http://ideb.inep.gov.br/resultado/, acessado em 25/07/2022 às 11 horas e 37 minutos.


Inserção do estudante

A inserção de um estudante bolsista de um dos cursos do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia, do Campus Janaúba, neste projeto objetiva contribuir para que a sua formação seja mais comprometida com a realidade regional e desde a graduação tenha a possibilidade de desenvolver habilidades e de utilizar seus conhecimentos teóricos na prática. Além disso, pode-se afirmar que a contribuição será em mão dupla, pois o bolsista e os discentes voluntários irão contribuir com o projeto, através de suas experiências e o projeto contribui na sua formação e no desenvolvimento de habilidades necessárias como a boa comunicação, percepção da realidade local, reflexões sobre as dificuldades de se elaborar algo desde o início, ao mesmo tempo que ajudará a desempenhar competências ligadas ao planejamento e organização de um curso de capacitação, articulação e sensibilização dos envolvidos, avaliações, entre outras. O bolsista e os demais discentes voluntários envolvidos serão auxiliados pela equipe de servidores do Campus Janaúba e terão o seguinte papel dentro do projeto: ● Junto com o restante da equipe, entrar em contato com a comunidade externa (gestores e servidores públicos, diretores e funcionários de empresas privadas, alunos do curso de capacitação) em busca de parcerias, ampliando as relações com a comunidade regional; ● Aprofundar o conhecimento sobre assuntos abordados ao longo de sua graduação (principalmente voltados à área de fontes alternativas de energia); ● Ouvir profissionais das áreas das engenharias durante as etapas de planejamento e organização do curso de capacitação; ● Auxiliar na preparação de materiais e práticas durante o curso de capacitação; ● Apresentar aos alunos do curso a aplicação de conhecimentos básicos aprendidos ao longo da graduação na área correlata; ● Auxiliar os professores nas respostas às dúvidas de alunos do curso sobre as aulas ofertadas, entre outros momentos de troca de saberes. Além das atividades já descritas que exigem do bolsista a interação com os demais membros da equipe, ele desempenhará atividades administrativas como: ● Elaborar atas das reuniões da equipe durante as etapas de planejamento e organização do curso de capacitação; ● Auxiliar na elaboração dos editais do curso de capacitação; ● Auxiliar na elaboração das avaliações modulares do curso de capacitação; ● Monitorar o recebimento das avaliações e analisar o retorno dado quanto à estrutura geral do curso de capacitação; ● Coordenar as atividades dos demais discentes voluntários envolvidos no projeto; ● Entre outras. A avaliação tanto do bolsista e quanto dos demais discentes voluntários que aderirem ao projeto será contínua e junto com a emissão do atestado de frequência será emitido feedback's mensais, no intuito de intervir e corrigir falhas para o mês subsequente.


Observações

O curso deverá ser oferecido no período da tarde durante 4 horas diárias por 3 meses. E terá um total de 240 hs. Essas 240 horas do curso serão dividas em módulos de aprendizagem organizados de acordo com a evolução do programa de capacitação. Destaca-se que as componentes curriculares “ Eletricidade básica” e “ Instalação de Sistemas de geração de energia fotovoltaica” são componentes que contemplam aulas teóricas e práticas. As aulas práticas serão realizadas nos laboratórios da UFVJM, campus Janaúba. As aulas teóricas também serão realizadas na estrutura que será disponibilizada pela UFVJM, campus Janaúba. Além disso, visitas técnicas serão programadas no decorrer do curso com intuito de estimular e facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Ressalta-se que ao final de cada componentes curricular os alunos serão avaliados. Ao final de cada módulo, os alunos irão avaliar a estrutura e metodologia aplicada no processo de aprendizagem. Cada um dos módulos de aprendizagem e suas respectivas componentes curriculares são apresentados a seguir: 1. Módulo Básico Eletricidade básica: 40h Conceitos básicos sobre geração de energia fotovoltaica: 20h Regulamentação básica aplicada a sistemas de geração de energia fotovoltaica: 16h 2. Módulo Intermediário Características e dimensionamento de sistemas de geração fotovoltaica distribuídos: 20h Características e dimensionamento de parques de geração energia fotovoltaica: 20h Tecnologias aplicadas a sistema de geração fotovoltaica: 16h Normas de segurança e ambientais aplicadas a sistemas de geração fotovoltaicos: 16h 3. Módulo avançado Instalação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica: 60h Funcionamento de Inversores de Frequência: 20h Viabilidade técnico-econômica de sistemas de geração solar fotovoltaica: 12 h Total: 240 horas


Público-alvo

Descrição

De forma direta, pretende-se atender através do projeto jovens e adultos da região da cidade de Janaúba situada no Norte de Minas Gerais, com intuito de qualifica-los para atender a demanda do mercado de trabalho relacionada à instalação e manutenção de usinas de geração de energia fotovoltaicas de pequeno, médio ou grande porte, em expansão na região. Através da parceria firmada com a Secretaria de Educação da cidade de Janaúba planeja-se ter o acesso facilitado ao público alvo, principalmente aos estudantes e jovens e adultos da comunidade de baixa renda, que almejam uma oportunidade no mercado de trabalho.

Descrição

Incentivar o ingresso de pelo menos 4 estudantes dos cursos do IECT para o auxílio na preparação do material didático que será utilizado no curso de capacitação e demais atividades relacionadas ao programa de capacitação em energia fotovoltaica. Os discentes também irão contribuir com a organização de material de divulgação através de mídias apropriadas do edital de realização do curso de capacitação, andamento do projeto e resultados alcançados. Esses estudantes serão impactados diretamente tendo em vista que a participação destes irá contribuir para a formação técnica, aumento da sua rede de contato, entendimento da condição social da comunidade onde a Universidade está inserida.

Descrição

Pretende-se buscar parcerias e diálogo com a prefeitura e empresas público-privadas da área de geração de energia elétrica fotovoltaica. Através dessas parcerias almeja-se melhorar a estrutura dos laboratórios da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, campus Janaúba, através de doações tendo em vista que essas serão impactadas positivamente pelo programa de capacitação.

Descrição

Além dos 5 docentes envolvidos diretamente com a estruturação do programa de capacitação, cerca de mais 3 docentes voluntários também contribuirão com a elaboração do material didático, aulas práticas e disponibilização das componentes curriculares do programa de capacitação. Destaca-se também a participação de pelo menos 2 técnicos-administrativos que também serão responsáveis pela estruturação e auxílio na aplicação das aulas práticas que serão disponibilizados pelo programa de capacitação, publicação de edital e organização e bom andamento do programa de capacitação.

Municípios Atendidos

Município

Janaúba

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A parceria firmada entre a UFVJM, Campus de Janaúba e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Janaúba foi estabelecida com intuito de promover a divulgação nos meios de comunicação vinculados à secretaria e diretamente com o alunado vinculado à secretaria.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Diariamente
Descrição da Atividade

Preparação do material didático que servirá de base para as componentes curriculares que compõem o programa de capacitação. Nessa etapa cada professor responsável pelas componentes curriculares irá elaborar o pano de ensino da componente. Os professores contarão com o auxílio do aluno bolsista que será responsável pela organização do material, impressão e encadernamento.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Serão promovidas reuniões semanais entre docentes, técnicos administrativos, aluno bolsista e alunos voluntários com o objetivo de preparar e estruturar as aulas práticas de laboratório que serão realizadas utilizando-se a estrutura existente na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, campus Janaúba. Nessa etapa será organizado material e treinamento do aluno bolsista que deverá dar apoio à realização das aulas práticas.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Os coordenadores do projeto tentaram promover reuniões com representantes da prefeitura e de empresas público-privada que atuem no ramo de geração de energia elétrica fotovoltaica. Essa atividade tem o objetivo estabelecer parcerias com essas instituições com o objetivo de viabilizar a doação de equipamentos como multímetros e módulos fotovoltaicos impactando positivamente a estrutura laboratorial existente na UFVJM, campus Janaúba. Nesta etapa o aluno bolsista deverá acompanhar as reuniões e fazer o registro e atas que serão adicionadas à documentação do projeto. O registro das reuniões fará parte de um portfólio que será utilizado para divulgação do projeto.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Nessa etapa serão elaboradas as avaliações das componentes curriculares de cada um dos módulos de aprendizagem ( básico, intermediário e avançado) que compõem o programa de capacitação. Essa avaliação deve ser realizada ao final de cada componente para que adequações e melhoramentos sejam realizados ainda no decorrer do curso de capacitação. O aluno bolsista irá auxiliar na elaboração do questionário no formato escolhido, além de auxiliar na aplicação do instrumento de avaliação.

Periodicidade Diariamente
Descrição da Atividade

A partir do início do mês de abril serão aplicadas as componentes modulares que serão de responsabilidade dos docentes ligados ao projeto. Observa-se que serão ministradas 4 horas-aula diárias por 3 meses compondo as 240 horas do programa de capacitação. Sendo assim, pretende-se aplicar pelo menos 3 vezes ( de abril a junho, de julho a setembro e de novembro a dezembro) permitindo que jovens e adultos acessem de acordo com sua disponibilidade. O aluno bolsista e os alunos voluntários deverão apoiar os professores durante a aplicação de cada componente curricular auxiliando os alunos em suas dúvidas.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Essas reuniões tem como objetivo o estabelecimento de regras, elaboração de editais do curso, monitoramento da avaliações do curso e do andamento das atividades didáticas, práticas relacionadas ao projeto. Além disso, pretende-se também contribuir no início do projeto com as ementas das componentes curriculares e aulas práticas. Nessa etapa, o aluno bolsista será responsável por registrar as reuniões e fazer as atas que farão parte da documentação do programa de capacitação. Além disso, o aluno irão contribuir apresentando também sua visão sobre o andamento do projeto auxiliando no melhoramento do processo de desenvolvimento do programa de capacitação.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Elaboração das atas das reuniões, material de base para divulgação do programa e seus resultados alcançados, relatórios atendo também os requisitos do edital PROEXC 01/2023. Considerando parte da carga horária que será cumprida pelo aluno bolsista e voluntário, esse deverá auxiliar o processo de desenvolvimento dos relatórios, material de divulgação, além de cumprir os requisitos exigidos pelo edital.