Visitante
Ciências Humanas, formação escolar e educação popular na Ocupação Vitória
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
mario mariano ruiz cardoso
2023101202348598
universidade federal dos vales do jequitinhonha e mucuri
Caracterização da Ação
ciências humanas
educação
direitos humanos e justiça
organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares
local
programa de extensão popular na ocupação vitória
Não
Membros
tarcila mantovan atolini
Voluntário(a)
lara carlette thiengo
Voluntário(a)
matheus henrique kuchenbecker do amaral
Voluntário(a)
ana beatriz satheler costa
Bolsista
A presente proposta tem como objetivo promover um conjunto de atividades educativas na área de Ciências Humanas para crianças e jovens da Ocupação Vitória, localizada no Bairro Cazuza em Diamantina - MG. Diante do cenário de desafios da pandemia da COVID-19 na área da educação escolar, serão realizados atendimentos pedagógicos no contraturno, oficinas pedagógicas temáticas e organização e manutenção de uma acervo de materiais didáticos que contemplem as disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Esse projeto está articulado a outras ações que desenvolverão atividades em outras áreas do conhecimento no intuito de apoiar a formação escolar das crianças e adolescentes da comunidade.
Educação popular, moradia, universidade popular, escola popular, ciências humanas
A Ocupação Vitória é uma ocupação urbana, articulada ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, localizada na periferia da cidade de Diamantina que hoje conta com mais de 140 familias, em sua maioria com empregos precários ou desempregados fruto da crise econômica que o país vivencia. Cabe destacar que essa situação está marcada pelas consequência do processo de desenvolvimento do capitalismo dependente no Brasil, em que "a riqueza e o desenvolvimento dos países centrais acontecem a partir da exploração e da geração de riqueza dos e nos países periféricos" (FARAGE, 2015). De modo geral, conforme aponta a literatura e podemos perceber em trabalhos de extensão anteriormente desenvolvidos na Ocupação Vitória, as consequências dessas desigualdades, impactam de modo mais intenso a vidas da população negra, das mulheres e das comunidade periféricas. São as mulheres negras da Ocupação Vitória que tem liderado o processo de organização popular e luta e através do dialogo com essas mulheres percebe-se a importância das ações educativas para o fortalecimento da luta da comunidade. No bojo dessa questão, temos percebido a intensificação da situação de desafios educativos promovidos pelo contexto da pandemia da COVID-19 em todo o mundo. No caso brasileiro, a tragédia de mais 670 mil mortes aponta o impacto geral que essa pandemia causou na sociedade brasileira e como sabemos, com forte pressão sob a garantia dos direitos sociais já impactada pela perspectiva neoliberal que vem caracterizando as ações dos governos em âmbito federal, estadual e municipal que tem como uma de suas principais consequências a diminuição do aporte de recursos públicos para área de saúde, educação e assistência social, a exemplo da aprovação da Emenda Constitucional 95 que determinou um teto no gasto público com foco nessas áreas (MARIANO, 2019). Temos acompanhado como esse contexto impactou a educação brasileira, aumentando a evasão escolar e as diversas dificuldades e desafios dos processos de ensino-aprendizagem a partir da implantação das atividades remotas. No caso da Ocupação Vitória essa situação é ainda mais grave devido a falta de acesso a direitos básicos da maioria das moradoras e moradores como água, luz, moradia, saúde, dentre outros. Um parte importante da comunidade vive em barracos de lona que não apresenta as condições necessárias para que as crianças e jovens possam desenvolver suas atividade escolares e de estudo de modo satisfatório. Ao mesmo tempo, a comunidade, através da organização e luta popular criou um espaço coletivo que tem se apresentado como possibilidade para o desenvolvimento de atividades educativas, sendo o local em que pretendemos desenvolver as atividades do projeto.
A importância da proposta em tela se insere na busca por promover a relação transformadora entre Universidade e sociedade (FORPEX, 2012) que pretende-se efetivar através da relação da UFVJM com a comunidade da Ocupação Vitória através da promoção de atividade de extensão no âmbito da educação. Ao mesmo tempo, entendemos que as atividades dessa proposta articulam de modo concreto o objetivo da extensão universitária ao "reafirmar a Extensão Universitária como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, além de indispensável na formação do estudante, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade (FORPEX, 2012). Isso ocorre pois as demandas para ações desse projeto surgiram do dialogo dos proponentes com a comunidade em outras ações de extensão que vem sendo desenvolvidas, ao mesmo tempo que pretende proporcionar para o aluno bolsista a oportunidade de aprimoramento formativo na área de educação através da troca de conhecimento e ação transformadora numa comunidade periférica de Diamantina. Por fim, compreendemos que essa ação tem como ponto de dialogo uma ocupação urbana que atualmente está articulada ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e nesse sentido, atende a perspectiva política e objetivos da Política Nacional de Extensão por promover "o fortalecimento da Extensão Universitária e seu compromisso com o enfrentamento da exclusão e vulnerabilidade sociais e o combate a todas as formas de desigualdade e discriminação também são favorecidos pela articulação das ações extensionistas com os movimentos sociais que organizam e expressam os interesses dos segmentos que se encontram nessas condições, sejam eles nacionais ou locais" (FORPEX, 2012).
Objetivo Geral: Promover ações educativas na perspectiva crítica e popular na área de Ciências Humanas como forma de apoiar a formação escolar de crianças e jovens da Ocupação Vitória em Diamantina - MG. Objetivos Específicos: - realizar atendimento pedagógico no contra turno escolar, com foco nas área de Ciências Humanas apoiando a realização de atividades como dever, trabalho, busca na internet, leitura, etc. - planejar e executar oficinas pedagógicas na área de Ciências Humanas de conteúdos específicos oriundos da análise das dificuldade das crianças e jovens no desenvolvimento escolar - produzir materiais pedagógicos nas áreas de Ciências Humanas - organizar e manter um acervo de materiais didáticos na área de Ciências Humanas em articulação com outras áreas - proporcionar formação crítica através da extensão para formação de estudantes da UFVJM da área de educação
Impactos diretos - consolidação de 1 espaço educativo na Ocupação Vitória com atividades pedagógicas semanais - disponibilização de 1 bolsista e equipe do projeto para apoio de 50 crianças e adolescentes da Ocupação Vitória na realização das atividades escolares (deveres, trabalhos, estudos, leituras) - disseminação de conteúdo crítico da área de Ciências Humanas para as crianças e adolescentes da Ocupação Vitória - realização de oficinas mensais com a abordagem de conteúdos da área de Ciências Humanas contextualizado aos problemas da comunidade - produção de materiais didáticos na área de Ciências Humanas - organização e manutenção de um acervo de materiais didáticos na área de Ciências Humanas Impactos Indiretos: - produção de atividades e processo educativos extensionistas que garantam a articulação com o curriculo de formação dos alunos através da articulação com as disciplinas dos docentes envolvidos - apoiar a universalização do ensino superior, aumentando a qualidade da formação das crianças e jovens da Ocupação Vitória e criando condições para entrada desses sujeitos na universidade - conforme a Política Nacional de Extensão, proporcionar uma maior articulação entre Universidade e Movimentos Sociais - contribuir para a ampliação da oferta e melhoria da qualidade da educação básica; - contribuir com a melhoria da saúde e da qualidade de vida das moradoras e moradores da Ocupação Vitória
O projeto tem como referência téorico-metodológico a perspectiva crítica e popular em educação (SAVIANI, 2008; ANTUNES, 2012, FARAGE & HELFREICH, 2020). Nesse sentido, as atividades educativas realizadas no projeto partirão de uma compreensão dos limites e possibilidades da educação para as lutas sociais na perspectiva da transformação social. Tem-se a compreensão da importância da prática educativa estar em relação dialética com a prática social da comunidade e nesse sentido, se manterá o permanente dialogo com a comunidade através das lideranças e participação pela equipe do projeto nos espaços coletivos da Ocupação Vitória (assembleias). Atendimento pedagógico no contra turno escolar - Será realizado atendimento pedagógico no contra turno escolar, com foco nas área de Ciências Humanas apoiando a realização de atividades como dever, trabalho, busca na internet, leitura, etc. O bolsista do projeta dedicará uma carga horária de 8 horas semanais para a realização dessa atividade no espaço educativo da Ocupação Vitória. Será divulgado em toda a comunidade a programação dessas atividades, além de serem desenvolvidas ações de busca ativa de crianças e jovens em idade escolar. O atendimento terá como base a escuta e a análise dos materiais escolares das crianças e jovens para identificar aquelas atividades que necessitarão de mais apoio pedagógico. Oficinas Pedagógicos - Serão planejadas e executada oficinas pedagógicas na área de Ciências Humanas de conteúdos específicos oriundos da análise das dificuldade das crianças e jovens no desenvolvimento escolar. Através de reuniões de planejamento da equipe do projeto, serão discutidas as mairores dificuldades das crianças e jovens nas diversas áreas, e serão pensadas oficinas pedagógicas para melhoria da compreensão dos conteúdos bem como para o enriquecimento formativo através de problematizações e questões transversais da educação. Materiais Pedagógicos - Serão produzidos materiais pedagógicos nas áreas de Ciências Humanas para o incremento e apoio das oficinas pedagógicas, bem como para o uso no atendimento do contra turno. Acervo de materiais didáticos - Os materiais pedagógicos produzidos no projeto serão organizados e mantidos em um acervo de materiais didáticos na área de Ciências Humanas que fará parte de uma acervo geral das demais área dos conteúdos escolares.
ANTUNES, C. Educação em Mészáros: trabalho, alienação e emancipação. Campinas: Autores Associados, 2012 FARAGE, Eblin Joseph; DA SILVA BRITO, Felipe Mello; PEREIRA, Guilherme Simões. Movimentos Sociais urbanos e o direito à cidade: a experiência do MTST na conquista e ampliação da política pública de direito à moradia. Anais do Encontro Internacional e Nacional de Política Social, v. 1, n. 1, 2015. FARAGE E.; HELFREICH F.. Serviço Social, favelas e educação popular: diálogos necessários em tempos de crise do capital. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020 FORPROEX. O Plano Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em http://www.ufvjm.edu.br/proexc/proext/doc_download/620-.html. Acesso em 20 de julho de 2022 MARIANO, Cynara Monteiro. Emenda constitucional 95/2016 e o teto dos gastos públicos: Brasil de volta ao estado de exceção econômico e ao capitalismo do desastre. Revista de investigações constitucionais, v. 4, p. 259-281, 2019. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. rev. e ampl. Campinas: Autores Associados, 2008.
O estudante bolsista participará ativamente de todas as ações do projeto e a partir da sua formação, preferencialmente, na área de Ciências Humanas poderá contribuir com o desenvolvimento de métodos e conteúdos do ensino das ações desenvolvidas. Pretende-se que através das reuniões de planejamento da equipe o aluno possa propor abordagens e problematizações trazidas da sua formação para trocas e debates com a equipe e melhorias das atividades do projeto. Ao mesmo tempo, as ações do projeto proporcionarão um ambiente formativo para o estudante no sentido de criar situações reais de ensino e aprendizagem que sob a orientação da coordenação podem enriquecer a formação acadêmica do aluno numa perspectiva crítica e extensionista.
Entendemos que diante dos problemas educativos surgidos no âmbito da pandemia da COVID 19, as ações do projeto podem apoiar a superação de parte desses problemas. Diante da situação de vulnerabilidade social das moradoras e moradores da Ocupação Vitória, o projeto pode ajudar a efetivar direitos sociais e humanos, apoiando a organização e luta da comunidade por moradia, água, luz, saúde e educação. Considerando os objetivos e perspectiva da Politica Nacional de Extensão, consideramos que as ações em dialogo com a Ocupação Vitória cumprem um papel de fazer avançar na UFVJM uma perspectiva extensionista mais crítica e popular que promova o dialogo com os movimentos sociais e que desenvolva o papel social da Universidade na sua relação dialógica com a sociedade.
Público-alvo
O público alvo do projeto são por volta de 50 crianças e jovens da Ocupação Vitória e de forma indireta os adultos das familias participantes dessa ação.
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
Através da relação com as lideranças da Ocupação Vitória pretende-se divulgar as ações do projeto na comunidade, bem como estabelecer um dialogo para incremento da proposta na perspectiva uma extensão popular.
Cronograma de Atividades
Será realizada a seleção de bolsista, preferencialmente, da área de Ciências Humanas com base em entrevista, concordância com o escopo do projeto e disponibilidade
Serão realizadas reuniões de planejamento com toda a equipe do projeto de modo mensal para aprimoramento e avaliação das ações.
Serão realizados atendimento pedagógicos de apoio a formação escolar dos estudantes na área de Ciências Humanas (dever, trabalho, estudo e leitura)
Serão produzidos materiais didáticos na área de Ciências Humanas para uso no atendimento de contra turno e nas oficinas.
Serão planejadas e executadas oficinas pedagógicas de temas específicos a partir da área de Ciências Humanas para o aprimoramento da formação das crianças e jovens e para abordar dificuldades e desafios da aprendizagem mapeados ao longo do projeto.
Serão organizado e mantido um acervo de materiais pedagógicos produzidos na área de Ciências Humanas para disponibilização e uso do projeto e outras ações educativas na comunidade.