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O CORPO E SUAS REDES: A PERSPECTIVA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA) NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DA ANATOMIA HUMANA
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
luana pereira leite schetino
2023101202338389
faculdade de medicina de diamantina - famed
Caracterização da Ação
ciências da saúde
educação
saúde
espaços de ciência
0
Não
Membros
jackércia ranna de souza melo
Voluntário(a)
telma do socorro morais
Voluntário(a)
ana carolina vieira goulart
Bolsista
daviani vitória costa
Voluntário(a)
A presença da ciência e da tecnologia se coloca no cotidiano e as questões mais amplas sobre o desenvolvimento científico e tecnológico têm repercussões diretas sobre a sociedade. A grande finalidade da educação numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) é dar a Ciência uma visão integrada, relacionando-a com a Tecnologia e evidenciando seus impactos na Sociedade e no Ambiente, bem como a influência que a Sociedade/Ambiente tem no desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia. Agindo nesse sentido, o projeto aqui apresentado tem por objetivo divulgar a ciência do corpo humano nas suas diversas redes e na perspectiva CTSA, de modo a desenvolver melhorias na autopercepção corporal e no autocuidado, promovendo a cidadania e o bem estar pessoal e social. Para tanto, será usado o letramento científico por meio de uma sequência didática que desvenda o corpo em sua percepção física, individual e em seu contexto socio-cultural, tendo como público-alvo os alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda, em Diamantina- MG. Por fim, construiremos uma rede em conjunto aos estudantes e de maneira dialógica, ligando todos os conceitos abordados, na intenção de divulgar uma ciência contextualizada e em sincronia com o proposto pela Teoria Ator-Rede.
divulgação científica, anatomia humana, CTSA, teoria ator rede
A presença da ciência e da tecnologia se coloca no cotidiano e as questões mais amplas sobre o desenvolvimento científico e tecnológico têm repercussões diretas sobre a sociedade (MAMEDE; ZIMMERMANN, 2005). A grande finalidade da educação numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade- Ambiente (CTSA) é dar a Ciência uma visão integrada, relacionando-a com a Tecnologia e evidenciando seus impactos na Sociedade e no Ambiente, bem como a influência que a Sociedade/Ambiente tem no desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia (FERNANDES, PIRES, DELGADO-IGLESIAS, 2018). Ademais, o letramento científico possibilita o uso do conhecimento científico e tecnológico no cotidiano em um contexto sócio-histórico específico, promovendo o pensamento crítico e argumentação científica, perpassando competências cognitivas e atingindo também as competências de cidadania. Destarte, ambas as técnicas constituem “uma estratégia importante de inclusão do indivíduo na vida social, de uma maneira ativa e não meramente na qualidade de espectador” (MAMEDE; ZIMMERMANN, 2005). Tais propostas procuram romper com a ênfase em uma educação conteudista sem valor para as suas vidas e para a sua formação enquanto cidadãos (COUTINHO; MATOS; SILVA, 2014). “A imagem corporal é um complexo fenômeno humano que envolve aspectos cognitivos, afetivos, sociais/culturais e motores” (ADAMI et al., 2005 apud ALVES et al., 2009, p.2,). Ou seja, o indivíduo formula um conceito de si próprio influenciado pelas interações com o meio em que vive, desde padrões culturais até econômicos, fato que na maioria das situações não condizem com a realidade corporal dotada pelo ser. Em relação a anatomia humana, apesar desta ser abordada nas instituições de ensino médio, Oliveira apud Moraes et al. (2016) relata que os livros didáticos insistem em tratar o corpo humano como um somatório de partes. E, “considerando que o indivíduo não vive isolado, mas constitui um grupo social a compreensão do seu corpo apenas nas dimensões anatômicas e fisiológicas não contribuiria para vincular a educação com as práticas sociais (AMORIM, 2001 apud STEFANELLO; MORAES, 2009, p.64). Desse modo, conclui-se a importância da consideração da argumentação de Bruno Latour, criador da Teoria Ator-Rede na qual discute sobre a impossibilidade de dissociar a natureza da cultura dentro da produção do conhecimento científico, fortalecendo a perspectiva CTSA. Assim, faz-se fundamentalmente necessário que a cultura científica esteja inserida à cultura geral. “Isso somente ocorre quando há acesso a informações e conhecimentos suficientes para possibilitar que os cidadãos os incorporem ao seu cotidiano” (ARAÚJO; CALUZI; CALDEIRA, 2006 apud OLIVEIRA, 2013, p.108). Nesse sentido, o presente projeto tem por objetivo divulgar a ciência do corpo humano nas suas diversas redes e na perspectiva CTSA, de modo a desenvolver melhorias na autopercepção corporal e no autocuidado, promovendo a cidadania e o bem estar pessoal e social. Para tanto, será usado o letramento científico por meio de uma sequência didática que desvenda o corpo em sua percepção física, individual e em seu contexto socio-cultural, tendo como público-alvo os alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda, em Diamantina- MG. Por fim, construiremos uma rede em conjunto aos estudantes e de maneira dialógica, ligando todos os conceitos abordados, na intenção de divulgar uma ciência contextualizada e em sincronia com o proposto pela Teoria Ator-Rede.
Na divulgação científica, os cientistas e jornalistas possuem a responsabilidade de transformar um conteúdo científico e de linguagem específica em um conteúdo que possa ser consumido e entendido por pessoas de fora daquele campo de conhecimento. Porém, é interessante democratizar o acesso ao conhecimento científico e criar condições para um letramento científico, em que os cidadãos tenham a capacidade de discutir assuntos que impactam de alguma forma na sociedade e de que outra forma poderiam ficar restritos à especialistas devido a termos e conceitos pouco conhecidos. (OLIVEIRA, 2017) O conceito de letramento científico, é “a capacidade de uma pessoa não somente entender a ciência e a tecnologia, mas usá-las em um contexto sócio-histórico” (MAMEDE; ZIMMERMANN, 2005). Esses autores consideram ainda a aproximação do letramento científico e a abordagem CTSA já que o ensino de ciências é um meio de inclusão social ativa do indivíduo. Fernandes, Pires e Delgado-Iglesias (2018) elencam os propósitos da educação na perspectiva CTSA como um meio de promover o pensamento crítico e o raciocínio para resolução de problemas. É uma educação em ciências contextualizada que torna os indivíduos capazes de interagir com o meio em que estão inseridos, formando cidadãos competentes para tomar decisões pautadas na ciência e tecnologia de modo democrático e responsável. Sobre o ensino e divulgação científica na perspectiva CTSA, define-se como o processo de “ensinar ciência enquanto processo e produção humana e, portanto, não como um conjunto de verdades eternas a serem recitadas como um mantra” (COUTINHO; MATOS; SILVA, 2014). Bruno Latour (2000) dialoga com a abordagem CTSA por fazer uma crítica a ciência moderna, que aborda a ciência desvinculada de interesses, uma ciência fria, sem interferência dos diversos atores e purificada. Na sua visão, a ciência deve ser abordada com todos os caminhos e interesses mapeados e as chamadas translações que provocam os desvios nas construções dos fatos. Dentre outros conceitos por ele defendido, é o de que a ciência é híbrida, dessa forma, não podemos considerar apenas a anatomia em si, a anatomia é relacionada a toda uma rede de construção política, econômica, biológica, química, física, equipamentos e tecnologia. Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente estão relacionados e a essa crítica serviu como base para a criação da Teoria Ator-rede (ANT) se enquadrando, por sua vez, nos então chamados estudos sociais da ciência ou Science Studies. Nessa perspectiva, o ser e seu corpo são bio- objetos já que “o indivíduo molda suas ações em função daquilo que é “normal” e aceitável no seu meio social, na procura incessante de preencher os requisitos exigidos pela cultura à qual pertence” (ALVES et al., 2009, p.2). Assim, Foucault trata o sujeito como “elaborado, trabalhado e constituído segundo critérios de estilo por meio de tecnologias de saber, de poder e de si, por ele consideradas de tecnologias do eu” (FOUCAULT apud. SILVA, 2008, p.89). Dessa forma, cada sujeito faz aquilo que pode conforme a posição que ocupa na sociedade, obedecendo a instituições sociais e políticas. Nesse sentido, para Foucault a sociedade é formada por micro segmentos de poder, que se revelam em relações cotidianas de cada indivíduo, por exemplo, entre pai e filhos, professores e alunos e dessas relações emanam elementos capazes de fundamentar uma estrutura de poder maior, tal qual como o Estado (SILVA, 2008). As formas de poder são mantidas através da dominação dos corpos, “um corpo que se modifica, modela, se torna hábil, se treina e se obedece" (FOUCAULT apud SILVA, 2008, p.94). Na tentativa de adestrar, punir e corrigir surgiram ciências capazes de estudar o corpo que passou a ser "sujeitado a espaços e técnicas disciplinares que permitiram dar nascimento ao homem "objeto" (SILVA, 2008, p. 91). Nessa perspectiva, de forma silenciosa, ocorreu o assenhoramento e a automatização dos seus hábitos, de modo que, “de uma massa sem forma e de um corpo inapto construiu-se a máquina de que se precisa" (SILVA, 2008, p.94), em que o indivíduo não faz aquilo que deseja, mas sim aquilo que sua posição como sujeito na sociedade determina. Dessa forma, a concepção do sujeito como um objeto manipulável e moldável às intenções de quem detém o poder é elemento essencial à manutenção da soberania e da trama política da estrutura social, devendo, portanto, haver modificação de tal visão para que haja exaltação da autonomia individual. Analogamente, a imagem corporal também “pode ser influenciada por diversos fatores tais como sexo, idade, meios de comunicação, bem como pela relação do corpo com os processos cognitivos como crença, valores e atitudes inseridos em uma cultura” (DAMASCENO et al, 2004, p.82). De acordo com Alves et al. (2009) a imagem corporal relaciona-se com o conceito de si próprio e de ideal de estética, sendo que esse muda com as transformações dos valores, normas e comportamentos da sociedade, gerando insatisfação corporal e iniciando uma corrida em direção a dietas, exercício físico, medicamentos e procedimentos estéticos. Ressalta-se que além dos padrões estéticos que sempre existiram, agora há também o dever moral de ser belo (NOVAES, 2005 apud ALVES et al. 2009). Ademais, pela imersão em uma sociedade capitalista, o corpo é muitas vezes utilizado como meio de transmissão de mensagens mercadológicas que anseiam impor padrões de comportamentos para aquisição de determinados produtos. Logo, é importante que o estudante compreenda que em algumas situações “os valores impostos como verdades atendem a interesses do mercado e não correspondem a valores importantes para seu bom convívio em sociedade” (PINHEIRO, 2007 apud STEFANELLO; MORAES, 2009, p.70). Portanto, sendo o corpo usado em alguns contextos como via para a manutenção do controle e poderio social, podendo ser manuseado e considerado via de acesso à estruturação de poder, o presente projeto visa desdobrar as complexidades que o cercam, desbravando suas nuances e mitigando o posicionamento crítico sobre qual é nosso papel como sujeito e como podemos nos posicionar criticamente frente à imposição de valores, comportamento e padrões em muito contribui para que a comunidade avance do “ser” para o “saber-ser”. Para tanto, o projeto propõe inserção da perspectiva CTSA e a teoria Ator-rede para a divulgação científica da anatomia humana. Assim, pensamos expandir a visão dicotômica que permeia o ensino da anatomia, que enquadra o corpo humano na categoria natureza negando aos alunos as marcas da cultura sobre seus corpos, como as relações de gênero, étnico-raciais, padrões de beleza e tecnológicas. Destarte, fomenta-se a metodologia proposta por Paulo Freire em que “elenca-se a prática educativa como uma experiência direta, imediata e cultural do aluno apresentando-se fatores relacionados ao contexto concreto da experiência social do mesmo” (FARIAS, 2013). Ademais, como já afirmado pelo educador Dewey (1979) a educação é um processo social, é um desenvolvimento, logo é necessário que nós, enquanto sociedade, possamos intervir nessa realidade a fim de melhorá-lá. Com a execução do projeto, tanto os discentes da FAMED quanto os alunos das escolas públicas estarão amalgamando seus saberes e, ao mesmo tempo, estimulando a busca por mais conhecimento sobre a anatomia humana não apenas conteudista, mas em uma perspectiva CTSA com base em um letramento científico. Ainda, nas escolas públicas há espaço para ação das universidades por meio de atividades extensionistas como uma forma de respaldo para a educação suplementar, “sendo essa uma forma de intervenção por parte do ensino superior sobre a sociedade” (DINIZ; GUERRA, 2000 apud VALLINOTO et al. 2004). Logo, a extensão universitária por meio desse projeto, surge como alternativa para tal dilema, fortalecendo a teoria da circularidade proposta por Borges e Fontoura (2010) na qual exalta a necessidade de circulação de conhecimentos entre a universidade e a escola, consideradas como as duas fontes produtoras de saberes sendo ambas constituídas majoritariamente pelas juventudes que “estão em constante diálogo com outras categorias sociais, encontram-se imersas nas questões de seu tempo e têm importante função na definição dos rumos da sociedade” (BRASIL, 2018). Desse modo, o projeto apresenta consonância com a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) que propõe, de acordo com Brasil (2018), a seguinte competência específica de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: “Construir e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar decisões éticas e responsáveis”. Além disso, o projeto conflui com Foucault ao questionar qual é nosso papel como sujeito e “por quais meios nós podemos dizer o que somos na nossa mais ordinária cotidianidade, inclusive na nossa própria forma de pensar este nosso presente?” (SILVA, 2008, p.90). A presente proposta, se apresenta como projeto de extensão com interface em ensino ao propor atividades de divulgação científica juntamente com o ensino de ciências e biologia. Mas não obstante, se apresenta como futura proposta de pesquisa qualitativa, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, onde gostaríamos de avaliar as percepções dos estudantes e/ou professores acerca da proposta trabalhada para avaliar os resultados.
GERAL: Divulgar a ciência do corpo humano nas suas diversas redes e na perspectiva CTSA, de modo a desenvolver melhorias na autopercepção corporal e no autocuidado, promovendo a cidadania e o bem estar pessoal e social para e com os estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Diamantina. ESPECÍFICOS: Pesquisar sobre como as influências culturais repercutem em nosso corpo e como entendê-lo nos torna indivíduos de posicionamento crítico, Criar metodologia com a perspectiva CTSA e teoria ator-Rede que a aumente o conhecimento sobre o corpo humano em suas múltiplas perspectivas e ao mesmo tempo instigue o pensamento crítico sobre imposições sociais. Desenvolver a metodologia para e com os alunos do oitavo ano do ensino fundamental da Escola Estadual Leopoldo Miranda por meio da divulgação científica da anatomia humana e corpo humano, objetivando a percepção corporal numa dimensão filosófica e histórica para a sociedade. Desconstruir perspectivas corporais inconsistentes e resultantes de influências do meio social fomentando a prática do letramento científico do público-alvo promovendo o entendimento do corpo humano além de mecanismos biológicos. Promover o avanço da competência cognitiva do público-alvo para uma competência também cidadã combatendo a exclusão social por meio da educação científica com base na perspectiva CTSA Realizar integração entre o ensino superior e fundamental por meio da extensão universitária estimulando a divulgação científica e ampliando a inserção da cultura científica à cultura geral numa interação dialógica. Realizar atividades que integrem os fazeres dos dicentes, docentes, técnicos administrativos e público alvo da ação.
Previsão de impacto direto - para a população envolvida: almeja-se que os alunos do 8º ano adquiram um letramento científico no que tange a anatomia humana com base na concepção CTSA e, dessa forma, façam correlação desses aprendizados com o cotidiano, atuando e contribuindo para a construção de um ensino voltado ao bem estar social e a cidadania. Além disso, ambicionamos o empoderamento do jovem como um ser que tem um conhecimento próprio, que deve ser respeitado e considerado no processo de formação de novos conhecimentos e sensibilidades; Assim, esses alunos serão impactados diretamente pelo projeto, pois participarão ativamente do processo metodológico proposto pelos acadêmicos da UFVJM, despertando, então, o pensamento crítico sobre os paradigmas que regem o mundo e se colocando frente a eles como indivíduos formadores de opinião. Em uma via de mão dupla, pela dialogicidade, os estudantes da graduação, docentes e técnicos administrativos são influenciados diretamente pela interação com os jovens. Dessa forma, esperamos que os discentes da UFVJM que aplicarão o projeto tenham contato com uma anatomia contextualizada ao cotidiano dos jovens de Diamantina, fato que facilitará o entendimento do meio no qual estão inseridos. Ainda, ao ministrar as atividades, irão praticar o discurso e a linguagem corporal fundamental e diferencial para qualificação integral do ser, além de proporcionar a interação dialógica, em que todos aprendem ao mesmo tempo. A instituição de ensino superior também será beneficiada ao promover a inclusão social e o conhecimento dos estudantes do ensino fundamental público da cidade. Ainda, a respectiva instituição sede das atividades do projeto viabilizará um ensino da anatomia contextualizado e crítico aos seus alunos. Estes, por fim, beneficiarão suas famílias e a sociedade diamantinense, as quais terão uma juventude instruída e apta a utilizar os conhecimentos obtidos com o projeto para auxiliar, científica e tecnologicamente, a solucionar problemas do dia-a-dia. Previsão de impacto indiretos: Acreditamos que as ações possam sensibilizar a comunidade acadêmica que entrar em contato e/ou trabalhar junto ao projeto bem como a comunidade de maneira geral através da divulgação do trabalho. Além disso, um jovem esclarecido transmite o conhecimento adquirido para quem divide com ela a sua história (pais, familiares, professores, colegas), propagando ativamente conhecimentos sobre o corpo, espalhando conhecimentos sobre saúde e inclusão. Indicadores numéricos: Beneficiários diretos: 70 adolescentes na faixa etária de 13- 16 anos da Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda, em Diamantina- MG e 3 discentes do curso de Medicina da FAMED-UFVJM. Beneficiários indiretos: a própria instituição de ensino superior e sua comunidade acadêmica. Ademais, serão beneficiadas as famílias dos adolescentes (média de 4 membros por família x 70 crianças = 280 pessoas). Além disso, a Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda em que será aplicado o projeto e a população de Diamantina também serão contempladas por essa iniciativa. Cabe salientar que tais indivíduos correspondem a um público de difícil mensuração no momento.
Partindo da problematização sobre os múltiplos aspectos que circundam o corpo e suas importantes influências no indivíduo em si e suas ramificações sociais, a metodologia proposta pelo projeto é pautada na concepção da teoria Ator-rede e tem suas bases imbricadas na metodologia que abrange o movimento CTSA e proposta numa abordagem prática elaborada por (NUNES; ALMEIDA, 2016). Tal metodologia “expande as formas de ensinar ciências enquanto processo e produção humana e não como verdades prontas” (COUTINHO et al. 2014 apud NUNES; ALMEIDA, 2016, p.76). “Dessa forma, a aplicação da sequência didática propõe a percepção do corpo em suas redes, possibilitando a integração desse termo geralmente usado como ontologia pura (relacionado apenas ao orgânico) em forma de híbrido” (NUNES; ALMEIDA, 2016, p. 76). Abaixo se encontra o roteiro de atividades a ser realizado: a) Reuniões quinzenais com a equipe de trabalho. Pretende-se gerar discussões de aperfeiçoamento teórico dos temas trabalhados no projeto e planejamento das ações a serem executadas. b) Primeiro contato: estabelecer contato com a escola para planejamento da aplicação das atividades em conjunto por meio da Direção e professora colaboradora. c) Aplicação da sequência didática “O CORPO HUMANO” modificada segundo NUNES e ALMEIDA (2016) com os seguintes passos ou momentos que serão melhor descritos em seguida: Momento 1: CONSTRUINDO PERCEPÇÕES DE CORPO (3 encontros na escola) b. Momento 2: CORPOS EM CONTEXTO (4 encontros na escola) c. Momento 3: ANATOMIA HUMANA (3 encontros: na escola e na FAMED-UFVJM onde integraremos as ações de técnicos administrativos, docentes e discentes) d. Momento 4: ELABORANDO A REDE (2 encontros na escola). No MOMENTO 1: CONSTRUINDO PERCEPÇÕES DE CORPO, realizaremos 3 encontros na escola parceira onde a equipe de discentes e docentes da UFVJM desenvolverão em cada um as respectivas temáticas: conhecimentos prévios dos jovens sobre imagem corporal; desenhando um autorretrato e sensações corpóreas. No MOMENTO 2: CORPOS EM CONTEXTO, realizaremos 4 encontros na escola parceira onde a equipe de discentes e docentes da UFVJM realizará a aplicação das temáticas: o corpo ideal; relações de Gênero; relações étnico-raciais; tecnologias são corpo. No MOMENTO 3: ANATOMIA HUMANA, realizaremos encontros onde trabalharemos com conceitos da anatomia humana no seu contexto biológico, no qual serão apresentados slides, modelos anatômicos, atividades na escola e no Laboratório Morfofuncional da Faculdade de Medicina da UFVJM. O laboratório contém peças sintéticas de anatomia humana. Nessa fase, almejamos integrar os saberes dos discentes, docentes e técnicos do laboratório juntamente com o público alvo. Para a viabilização, será necessária a aquisição de transporte da escola para a UFVJM e da UFVJM para a escola. No MOMENTO 4: ELABORANDO A REDE, realizaremos 2 encontros finais sendo eles: desenhando o autorretrato (houve mudança com relação ao primeiro autorretrato?) e por fim, criaremos em conjunto uma rede das imagens trabalhadas em todos os momentos anteriores. Envolverá a construção coletiva de uma rede sintetizando o que foi trabalhado sobre o corpo na sequência didática por meio da articulação das imagens utilizadas e produzidas nos 4 momentos, bem como os conceitos expressos nas palavras-chaves. Nós iremos participar da elaboração da rede, auxiliando os estudantes a articularem os nós e os elos da mesma, de maneira que se possa ampliar a compreensão de corpo para as diversas interfaces. d) Desenvolvimento de projeto investigativo após submissão prévia do Projeto ao Conselho de Ética da UFVJM (CEP), pretende-se realizar pesquisa. Essa fase já está em execução. e) Participação em eventos e escrita de relato de experiência. Como a proposta se encontra em execução, foi apresentado no I Congresso de Ciências da Saúde, da Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFVJM, com prêmio de menção honrosa como melhor pôster de extensão. f) Registro e divulgação: discentes do Projeto ficarão responsáveis pela captação de entrevistas, fotografias e gravações da ação. g) Avaliação: os estudantes (público alvo da proposta) poderão responder a um questionário de satisfação sobre a participação no projeto na própria instituição. Uma análise e discussão dos dados obtidos serão realizados pela equipe da proposta a partir do questionário e todas as interações com o público alvo no decorrer da proposta. h) Aspectos éticos: Como o projeto não faz parte do conteúdo formal das escolas, será encaminhado aos pais e responsáveis pelos jovens, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, bem como o Termo de Cessão do uso da imagem para os processos de participação e divulgação. Em todo o desenvolvimento e aplicação da proposta, prezaremos pela interação dialógica entre todos os componentes do grupo. A equipe de trabalho será capacitada com relação ao conceito de dialogicidade para a construção conjunta dos fazeres extensionistas junto ao público alvo e entre os próprios membros da equipe.
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A formação do estudante e a participação no projeto A extensão universitária, tem como objetivo facilitar o contato de professores, funcionários e alunos com as demandas da sociedade, em um processo no qual a universidade opera em conjunto com as comunidades, buscando a superação de problemas e a realização de suas aspirações. Dessa forma, a comunidade abordada, no caso do presente trabalho, os adolescentes, contribuirão para que o estudante da UFVJM esteja inserido na comunidade e com ela aprenda ao mesmo tempo que os alunos universitários promoverão a disseminação do conhecimento gerado na Universidade para a comunidade em uma via que se interrelaciona. Além disso, por ser um trabalho na perspectiva CTSA, já é um projeto que integra diversas áreas como a ciência, social, tecnologia e ambiente, A equipe interdisciplinar, poderá contribuir com seus conhecimentos específicos, adquiridos em sua formação discente para uma ação mais abrangente. O projeto e formação do estudante Em contrapartida, o projeto auxiliará o estudante a agir proativamente, ser criativo, desenvolver as habilidades de comunicação (escuta e fala). Ao mesmo tempo em que ele é responsável por estimular o público juvenil nos diversos questionamentos, ele mesmo vai adquirindo a capacidade de questionar e ter uma visão mais científica e crítica da realidade em que vive e também dos aspectos relacionados a sua saúde e especialmente sobre seu corpo e imagem corporal. Além disso, o fato do projeto ser interdisciplinar, propõe-se que ele seja capaz de atuar em equipe, agindo de maneira respeitosa com os demais integrantes do grupo e desenvolvendo diversas competências como ter autonomia, criatividade e resolução de problemas. Ao entrar na comunidade com ações extensionistas, o estudante pode ser tornar apto a desenvolver ações que sejam benéficas para a mesma na resolução de problemas se tornando um cidadão mais ativo em sua comunidade bem como em sua vida profissional futura. Essa formação complementar proporcionará a saída da teoria dos livros e ampliando-a para uma visão biopsicossocial aplicada por meio da abordagem CTSA. Ao entender as ansiedades sobre o corpo humano desses jovens, os acadêmicos realizarão uma troca de saberes, reestruturação do conhecimento adquirido até então, vivenciarão em uma busca ativa a solução de problemas reais e serão um instrumento direto e indireto de transformação social juntamente com os alunos da escola, onde atuarão em uma via de mão dupla. Além disso, a proposta metodológica interdisciplinar (em que estudantes de medicina juntamente com professores que atuam no ensino médio escolar) e professora universitária colaboradora da área de Biologia, juntamente com os técnicos administrativos, propiciará o trabalho mútuo e a troca de conhecimentos e experiências uns aos outros; estes com conhecimento mais refinado da anatomia humana e a abordagem CTSA e aqueles com suas experiências pedagógicas que auxiliarão no processo de relacionamento com futuros pacientes e até mesmo alunos. Capacitação do estudante: O estudante será capacitado pelos docentes do projeto desde a sua apresentação, em como conduzir as entrevistas, linguagem da criança, modelos de aprendizagem,. Ao mesmo tempo ele terá liberdade de realizar propostas de abordagem, adquirindo, de certa forma, sua autonomia e capacidade criativa. As capacitações ocorrerão nas reuniões quinzenais do grupo de trabalho. Em todo o desenvolvimento e aplicação da proposta, prezaremos pela interação dialógica entre todos os componentes do grupo. A equipe de trabalho será capacitada com relação ao conceito de dialogicidade para a construção conjunta dos fazeres extensionistas junto ao público alvo e entre os próprios membros da equipe. Atividades que realizará O estudante atuará nas seguintes atividades: - Realizar reuniões quinzenais com a equipe de trabalho. - Preparar o momentos e encontros a serem trabalhados com os jovens da escola públicas de Diamantina. - Apresentar o projeto às crianças e aos professores. - Aplicar a metodologia de cada enontro com o público alvo. - Divulgar as ações na da mídia - Realizar projeto investigativo. - Publicação do relato em revistas e em congressos e simpósios da área Avaliação do estudante Os estudantes serão avaliados através de reuniões semanais com o coordenador e professores; retorno dos resultados das oficinas para as crianças, famílias e professores bem como frequência, pontualidade, responsabilidade, pró-atividade e dedicação nas ações e reuniões estipuladas pela equipe.
A proposta está sendo submetida pela segunda vez ao Edital Pibex, continua sendo inovadora no campo da divulgação científica do corpo humano dentro uma abordagem híbrida, ou seja, não purificada. Os estudantes graduando da ação tiveram na primeira proposta, executada no ano de 2022, estudos quinzenais com alunos da pós-graduação em Ciências e Saúde, onde realizaram trocas com professores de pós graduação, estudantes de pós graduação em educação em ciências para aprofundamento teórico sobre os conceitos principais abordados no projeto. Ademais, foi realizada a escrita de um projeto de pesquisa para análise dos dados coletados durante as práticas da extensão que está sendo submetida na plataforma Brasil, para tanto, essa aprovação para o ano de 2023 é de extrema importância para a realização da pesquisa científica a ser realizada. A proposta extensionista foi apresentada no Congresso de Ciências da Saúde (I ConCis), realizada pela pós graduação em Ciências da Saúde e Faculdade de Medicina - FAMED recebendo menção horroza como melhor pôster do evento. No que tange o impacto junto à comunidade, em recente reunião com a direção escolar, percebeu-se a urgente necessidade da continuidade da abordagem da temática, tendo em vista comportamentos preocupantes apresentados por alunos pela escassa criticidade sobre as influências que a sociedade imprime em nosso corpo.
Público-alvo
O presente projeto tem como público alvo alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Leopoldo Miranda, localizada no município de Diamantina-MG. Estes estudantes serão diretamente beneficiados pelo projeto, uma vez que participarão ativamente da metodologia a ser realizada pelos acadêmicos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
Sua atuação é imprescindível para que possamos ter acesso ao público alvo do projeto: adolescentes do oitavo ano do ensino fundamental
Cronograma de Atividades
Pretende-se gerar discussões de aperfeiçoamento teórico dos temas trabalhados no projeto e planejamento das ações a serem executadas
Realizamos as atividades descritas na metodologia nas escolas e na Universidade.
Desenvolvimento de projeto investigativo após submissão prévia do Projeto ao Conselho de Ética da UFVJM (CEP), pretende-se realizar pesquisa.
Participação em eventos e escrita de relato de experiência.