Detalhes da proposta

NADA MELHOR: estimulação aquática para bebês

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    wellington fabiano gomes

    Número de inscrição:

    20231012023250520

    Unidade de lotação:

    departamento de fisioterapia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    saúde

    Linha de extensão:

    infância e adolescência

    Abrangência:

    municipal

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

rosane luzia de souza morais Vice-coordenador(a)

rosalina tossige gomes Vice-coordenador(a)

kamila cristina souza Bolsista

amanda siqueira duque Bolsista

amanda tereza da silva lima Voluntário(a)

ana angélica vitória dias Voluntário(a)

ana clara dias figueiredo lacerda Voluntário(a)

ana clara silva pastorini Voluntário(a)

ana heloísa santos machado Voluntário(a)

ana laura bueno rodrigues Voluntário(a)

ana luíza de paula maméde Voluntário(a)

ana luiza dos santos machado Voluntário(a)

ana luiza lopes marques Voluntário(a)

ana maria andressa silva Voluntário(a)

ana paula soares araujo Voluntário(a)

ana paula teixeira Voluntário(a)

analuiza alves diniz Voluntário(a)

anna cláudia martins de lima braga Voluntário(a)

anna júlia santos fernandes Voluntário(a)

bárbara santos nunes Voluntário(a)

camilla barroso grossi Voluntário(a)

camyle de cassia oliveira guedes Voluntário(a)

carina cristina de souza Voluntário(a)

daniele maia barroso Voluntário(a)

danielle rayssa araujo medeiros Voluntário(a)

eduarda jardim silva Voluntário(a)

emanuelly stéffany costa pinheiro Voluntário(a)

eurianna yaniki dumont tavares vitor Voluntário(a)

évelly celaine jesus silva Voluntário(a)

fernanda queiroz ribeiro Voluntário(a)

filipe barreto neves Voluntário(a)

gabriela oliveira de almeida Voluntário(a)

gabrielle aparecida oliveira da silva Voluntário(a)

guilherme henrique carvalho estolano Voluntário(a)

gustavo henrique nascimento dupim Voluntário(a)

ianny oliveira santos Voluntário(a)

iany pimenta figueiredo Voluntário(a)

iane renata carvalhais mesquita Voluntário(a)

ihandora lara teixeira ramos Voluntário(a)

iris librelon pinheiro lopes Voluntário(a)

isabela carolina de souza Voluntário(a)

isabela leticia dos santos lima da silva Voluntário(a)

isabela reis maia Voluntário(a)

ítalo quincas barbosa alves Voluntário(a)

jade victória henrique silveira Voluntário(a)

julia gabriela duarte diamantino Voluntário(a)

kamila cristina souza Voluntário(a)

kaylainy oliveira silva Voluntário(a)

kelly laiza martins Voluntário(a)

larissa cristina fonseca ramos Voluntário(a)

layane pereira de sousa Voluntário(a)

léa carolina romeiro surya carvalho Voluntário(a)

leidervan santos cardoso Voluntário(a)

leonardo claro de oliveira Voluntário(a)

lívia bechelene guimarães silva Voluntário(a)

lorena aparecida cardoso costa Voluntário(a)

lorena luíza ribeiro figueiredo Voluntário(a)

lorrany taina da conceicao silva melo Voluntário(a)

lourrany evelyn de jesus silva fernandes Voluntário(a)

luana de brito marques Voluntário(a)

maira eluanny almeida loredo Voluntário(a)

maria clara oliveira barbosa Voluntário(a)

maria eduarda campos da silva Voluntário(a)

maria eduarda diniz souza Voluntário(a)

maria eduarda gomes de oliveira Voluntário(a)

maria rosa rodrigues Voluntário(a)

maria vitória rodrigues souza Voluntário(a)

mariane mara de oliveira Voluntário(a)

mayra rayele mourao tavares Voluntário(a)

monica eduarda silva pereira Voluntário(a)

nara lopes onnis Voluntário(a)

nery paranhos de macedo gomes Voluntário(a)

nívea ribeiro santos Voluntário(a)

nivia felix alves da silva Voluntário(a)

paula rocha pires Voluntário(a)

pedro henrique monteiro neves Voluntário(a)

raiani de jesus silva Voluntário(a)

regielly balieiro braga Voluntário(a)

sara rocha pereira Voluntário(a)

sávia freitas cunha Voluntário(a)

simone pires de lima Voluntário(a)

stefania guimaraes nery Voluntário(a)

stterfany tainar de souza Voluntário(a)

thais gabrielle rodrigues pinto Voluntário(a)

thalita moreira batalha Voluntário(a)

thalita moreira batalha Voluntário(a)

thamara cristina ramos Voluntário(a)

thamyres de matos costa Voluntário(a)

vitoria marques almeida diniz Voluntário(a)

Resumo

O Nada Melhor é um projeto inclusivo que pode receber todos os bebês da comunidade de 0 (zero) até 1 (um) ano e meio de idade, de desenvolvimento típico (sem problemas de saúde), com atraso ou com suspeita de alguma condição específica de saúde. O objetivo geral é promover o desenvolvimento das habilidades aquáticas dos bebês por meio da exploração da movimentação corporal e controle da respiração na piscina, empoderando os familiares nas atividades e na segurança do uso desse meio como atividades recreativas. Como objetivos específicos pode-se citar a estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor, reforço da relação entre pais/cuidadores e os bebês/crianças, promoção de segurança no ambiente aquático, prevenção de afogamentos, desenvolvimento de técnicas e metodologias do ensino de atividades aquáticas e a possibilidade de proporcionar uma maior experiência acadêmica aos estudantes de atendimento ao público infantil possibilitando o desenvolvimento de pesquisas (artigos, TCC) e produtos (vídeos, brinquedos, músicas) relacionados ao tema. Essa proposta replica experiências exitosas anteriores, pois esse projeto iniciou no ano de 2007 e durante inúmeros semestres letivos envolveu a comunidade acadêmica (estudantes de diversos cursos) e a comunidade externa (crianças e suas famílias). Basicamente o Nada Melhor começará pela divulgação, realizada continuamente destacando o público-alvo e suas características básicas, utilizando-se o portal da universidade, as mídias sociais (Instagram: @nadamelhorufvjm), cartazes e a própria divulgação oral realizada pelos usuários. Os interessados (pais, cuidadores, familiares,...) se inscrevem por e-mail (nadamelhorufvjm@gmail.com) e uma lista de espera é gerada. O contato gradativo é realizado e agendada a admissão individual do bebê na Clínica-escola de Fisioterapia, onde estudantes treinados (do curso de Fisioterapia) farão a avaliação da criança sob a supervisão de docentes especialistas da área de pediatria, onde serão aplicados instrumentos de rastreio e acompanhamento do desenvolvimento infantil. Paralelamente, serão selecionados os monitores voluntários (cursos da área da saúde) que serão treinados para realização das atividades práticas na piscina. Essa atividade, a estimulação aquática, será realizada na piscina terapêutica da Clínica-escola de Fisioterapia (campus JK), duas vezes por semana para cada turminha. Cada turminha será composta por crianças (cerca de 10), seus cuidadores (que também executarão a atividade na piscina) e uma equipe de monitores extensionistas (cerca de 4 discentes de graduação) responsáveis por planejar e coordenar a atividade a cada semana. A estrutura básica da atividade é pautada em três eixos: 1. AFETIVO: estreitamento das relações afetivas entre o bebê e o (a) cuidador (a). Além da interação com os (as) monitores (as) extensionistas e também na socialização com outras famílias; 2. BRINCADEIRAS E JOGOS: uso de jogos lúdicos, brincadeiras, músicas e atividades coletivas; 3. ESTIMULAÇÃO AQUÁTICA: uso efetivo dos estímulos da água (temperatura, pressão, tato, controle da respiração) para aprimoramento dos processos de aprendizagem. Destaca-se que o setor de piscinas é um ambiente adequado e seguro para a execução desse projeto com rigorosos critérios de controle da qualidade da água e de segurança do ambiente. Sendo assim, o projeto de extensão Nada Melhor, sendo aprovado, contará com o envolvimento do professor-coordenador (especialista em Fisioterapia Aquática), do(a) bolsista, de duas professoras especialistas em Pediatria, de estudantes extensionistas voluntários (cerca de 30 estudantes dos cursos da saúde) e o público alvo, cerca de 100 crianças e suas famílias a cada semestre letivo.


Palavras-chave

Estimulação aquática, desenvolvimento infantil, crianças, bebês, família


Introdução

O desenvolvimento infantil pode ser definido como um processo multidimensional, traduzido na aquisição de novas habilidades em diferentes domínios: motor, cognitivo/linguístico e social-emocional. Trata-se portanto de um processo complexo do ser humano, influenciado por fatores biológicos, genéticos e/ou ambientais. As crianças necessitam desenvolver um repertório de habilidades a fim de atender as demandas diárias ambientais e paulatinamente adquirir maior autonomia. Desde a gestação até os três anos de idade, a primeiríssima infância, pode ser considerada o período mais favorável para o desenvolvimento das funções cerebrais. Nesta fase acontece, com muito mais facilidade, a aprendizagem de habilidades e o desenvolvimento de aptidões e competências, permitindo à criança o aprimoramento de habilidades futuras cada vez mais complexas. Ambientes propícios, ricos ou enriquecidos para proporcionar o desenvolvimento das crianças são fundamentais e o primeiro e o que mais influencia o desenvolvimento infantil é o ambiente domiciliar, sua casa. Outros ambientes podem complementar esse repertório de estimulação, como o ambiente aquático. O meio aquático é um ambiente de variabilidade de ações e movimentos. A água, no caso da piscina, pode servir de apoio e possibilitar o afloramento de emoções, sensações, aprendizado e interação interpessoal. Recentemente as atividades aquáticas para bebês têm conquistado espaço crescente e gradativo na comunidade ocidental, como por exemplo, o uso do banho de balde para os bebês. O projeto de extensão NADA MELHOR visa integrar a criança e sua família com o ambiente enriquecido da piscina, aprimorando as avaliações específicas do desenvolvimento infantil populacional regional e as habilidades dos estudantes no atendimento ao público infantil. A busca pela melhoria da qualidade metodológica do projeto NADA MELHOR tem sido constante. Algumas alterações foram implementadas e a proposta visa um atendimento qualificado: antes de iniciar as práticas de estimulação aquática o bebê/criança passa por uma avaliação especializada englobando os marcos do desenvolvimento e o ambiente familiar, pautados em instrumentos padronizados e validados. Posteriormente é realizada recepção da família no ambiente da piscina. Por fim, as crianças admitidas no projeto serão acompanhadas duas vezes por semana, com duração de 50 minutos cada aulinha, durante todo o período de vigência ou até completarem 3 (três anos de idade). O projeto de extensão NADA MELHOR, sendo aprovado, contará com o envolvimento do professor-coordenador (especialista em Fisioterapia Aquática), do(a) bolsista, de duas professoras especialistas em Pediatria, de estudantes extensionistas voluntários previamente treinados (cerca de 30 estudantes dos cursos da saúde) e o público alvo, cerca de 100 crianças e suas famílias a cada semestre letivo.


Justificativa

As atividades do projeto de extensão irão atuar em três pontos principais: -Vivência prática dos discentes na avaliação do público infantil (primeiríssima infância), no desenvolvimento das atividades aquáticas e no acompanhamento longitudinal; -Oferta à comunidade de uma atividade corporal em ambiente acadêmico, relacionada ao desenvolvimento psicomotor infantil, à promoção da saúde e prevenção de doenças; -Geração de conhecimento que poderá resultar em trabalhos acadêmicos, desenvolvimento de técnicas e metodologias do ensino de atividades aquáticas. O projeto NADA MELHOR tem atingido os objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) da UFVJM ao: -estimular a participação da comunidade universitária: já contamos com a participação de discentes dos cursos de Educação Física e Fisioterapia e do mestrado (PPGReab); -possibilitar a aprendizagem de métodos e processos de extensão: os discentes participam do processo de planejamento e execução das atividades; -incentivar a interação entre docentes e discentes: os discentes contam com a coordenação ativa do docente que está disponível para troca de informações e desenvolvimento de novas propostas de ensino-aprendizagem-saúde; -promover a interação da comunidade universitária com a comunidade externa: esse item é de grande importância uma vez que o discente tem contato direto com os bebês/crianças e seus responsáveis. -proporcionar aos discentes o contato direto com o público infantil, o que contribui para a sua formação profissional. -desenvolver habilidades dos discentes em lidar com o inesperado e ao aprendizado de fazer adaptações das atividades no momento da prática, quesito esse de fundamental importância quando se fala em atuação profissional junto à criança e sua família. -promover a interação entre extensão e ensino, especificamente com a disciplina Saúde da Criança e do Adolescente. Desta forma, a justificativa para a continuidade do projeto está pautada nos resultados já obtidos, que mostram que seu desenvolvimento está de acordo com os objetivos do Pibex e que os números inicialmente esperados foram superados, podendo indicar quanto o projeto está sendo desenvolvido com êxito, associado à excelente aceitação da comunidade externa e positiva avaliação dos discentes envolvidos. A demanda da comunidade é grande e na medida que as crianças vão completando a idade limite de 3 anos, outros bebês/crianças são inseridos na estimulação aquática.


Objetivos

Geral: Promover o desenvolvimento das habilidades aquáticas dos bebês e crianças por meio da exploração da movimentação corporal e controle da respiração na piscina, empoderando os familiares nas atividades e na segurança do uso de piscina como atividades recreativas. Específicos: -estimular o desenvolvimento neuropsicomotor de bebês/crianças; -reforçar a relação entre pais/cuidadores e bebês/crianças; -promover segurança no ambiente aquático; -prevenir afogamentos; -fazer o rastreio de alterações do desenvolvimento infantil; -desenvolver técnicas e metodologias do ensino de atividades aquáticas; -proporcionar experiência acadêmica de atendimento ao público infantil; -desenvolver pesquisas (artigos, TCC) relacionados ao tema; -desenvolver produtos (vídeos, brinquedos, músicas) relacionados ao tema.


Metas

Previsão de impacto direto: Avaliar e acompanhar cerca de 100 crianças (e suas famílias) da comunidade; Treinar e envolver cerca de 30 estudantes dos cursos da saúde em atividades semanais do projeto, dentro e fora da piscina; Produzir pelo menos um trabalho acadêmico específico com o tema do projeto; Previsão de impacto indireto: Promover a cultura da estimulação aquática precoce


Metodologia

A cada semestre letivo uma sequência de rotinas é executada para o pleno funcionamento das atividades: DIVULGAÇÃO: realizada continuamente destacando o público-alvo e suas características básicas. Utiliza-se para isso o portal da universidade, as mídias sociais, cartazes e a própria divulgação oral realizada pelos usuários. Uma lista de espera controla os que aguardam para entrar no projeto e um grupo no whatsapp coordena a comunicação entre os usuários facilitando o controle de faltas e o fornecimento e trocas de informações. SELEÇÃO DOS MONITORES: a cada início de semestre letivo são selecionados os monitores voluntários do projeto, dando-se prioridade àqueles que já fazem parte da equipe. Na hipótese de vaga, novos alunos, especialmente dos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Medicina são inseridos ao grupo. TREINAMENTO DOS MONITORES: antes do início das atividades com as famílias, os monitores, mesmo os veteranos, passam por um treinamento visando discutir o histórico do projeto, seus objetivos e as formas de execução das atividades com base na literatura mais atual. SELEÇÃO DAS CRIANÇAS: as famílias que já fazem parte do projeto são comunicadas sobre a data de início, a cada semestre letivo. Na existência de vagas, as crianças da lista de espera são incluídas e seus cuidadores recebem as orientações para o processo de de avaliação e acolhimento. Já para as crianças veteranas que completaram 3 anos de idade, suas famílias são orientadas a procurarem um serviço de natação infantil com a devida supervisão de Professores de Educação Física. EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES: a estimulação aquática é realizada na piscina terapêutica da Clínica-escola de Fisioterapia (campus JK), duas vez por semana para cada turminha. Estas turminhas são compostas por 12 crianças/cada, por seus cuidadores (que executarão a atividade na piscina) e uma equipe de monitores extensionistas (geralmente 4 discentes de graduação) responsáveis por planejar e coordenar a atividade a cada semana. ENCERRAMENTO DO SEMESTRE: ao final de cada semestre letivo o grupo escolhe a forma de encerramento (aulinha temática especial, fornecimento de diploma às crianças, doação de brindes) visando reforçar os laços entre todos os envolvidos no projeto e fornecer orientações específicas para os cuidados no período de férias (risco de afogamento doméstico ou em locais públicos). A metodologia de intervenção para as atividades aquáticas são pautada em três eixos: afetivo e contato, brincadeiras e jogos, estímulos aquáticos. AFETIVO: pautado no estreitamento das relações afetivas entre o bebê e o(a) cuidador(a). Além da interação com os(as) monitores(as) extensionistas e também na socialização com outras famílias; BRINCADEIRAS E JOGOS: uso de jogos lúdicos, brincadeiras, músicas e atividades coletivas; ESTIMULAÇÃO AQUÁTICA: uso efetivo dos estímulos da água (temperatura, pressão, tato, controle da respiração) para aprimoramento dos processos de aprendizagem. Os registros do projeto acontecem por meio de fotos e gravações de algumas aulas, previamente autorizados pelos responsáveis. Além da gravação em vídeo de algumas entrevistas com cuidadores. Alguns cuidados éticos devem ser tomados quando se trabalha com o público infantil, primeiramente para resguardar a integridade física e moral dos bebês/crianças. No momento de sua chegada ao projeto Nada Melhor, os responsáveis preenchem uma ficha de avaliação e assinam o termo de consentimento livre e esclarecido (em duas vias) e o termo de utilização de imagem (optativo). A piscina utilizada tem rigorosos critérios de manutenção regular para que se mantenha os níveis adequados do pH, cloro e temperatura.


Referências Bibliográficas

ABFA. Comunicado da ABFA. Retomada dos serviços de Fisioterapia Aquática no Brasil, 6 de maio de 2020. Disponível em: https://abfaquatica.com.br/comunicado-da-abfa-covid-19-n-2/ ANDRADE, S.A.; SANTOS, D. N.; BASTOS, A.C.; PEDROMÔNICO, M. R. M.; ALMEIDA-FILHO, N.; BARRETO, M. L. Ambiente familiar e desenvolvimento cognitivo infantil: uma abordagem epidemiológica. Rev. Saúde Pública, v. 39, n. 4, p. 606-11, 2005. CAMARGOS, Ana Cristina, R. et al. Fisioterapia em pediatria - Da evidência à prática clínica. Disponível em: Minha Biblioteca, MedBook Editora, 2019. FIGUEIREDO, P. A. P. Natação para bebês, infantil e iniciação: uma estimulação para a vida. São Paulo: Phorte, 2011. RIBEIRO R.F.; VINOLAS PRAT; GOMES A.M.; MORAIS R.L.S. Relação entre práticas parentais e marcos do desenvolvimento motor no primeiro ano de vida. Rev Pesq Fisio. v.8, n. 3, p. 296-304, 2018. SANZ, M; SANZ, M. Tu hijo y El água. Buenos Aires: Ediciones B, 2006 SILVA, J. O.; MARTINS, J. C.; MORAIS, R. L. S.; GOMES, W. F. Influência da estimulação aquática no desenvolvimento de crianças de 0 a 18 meses: um estudo piloto. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 16, n.4, p. 335-40, out./dez 2009. TAHARA, A. K.; SANTIAGO, D. R. P.; TAHARA, A.K. As atividades aquáticas associadas ao processo de bem-estar e qualidade de vida. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 11, n. 103, dez. 2006. BORIONI, F; BIINO, V; TINAGLI, V; PESCE, C. Effects of Baby Swimming on Motor and Cognitive Development: A Pilot Trial. Percept Mot Skills. 2022 Aug;129(4):977-1000.


Inserção do estudante

A meta é o envolvimento de cerca de 30 estudantes em duas frentes. O primeiro time será responsável pelo controle da fila de espera e pela admissão das crianças, com a aplicação dos questionários e instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil. Estes estudantes do curso de graduação em Fisioterapia devem estar cursando (ou já cursado) o 5º período do curso, onde fazem as disciplinas “Saúde da Criança e do Adolescente” (FIT092) e Psicologia do Desenvolvimento da Infância e Adolescência (DCB115). Esse time será treinado e supervisionado por duas docentes do curso de Fisioterapia especialistas em Pediatria O segundo time será responsável pelas atividades na piscina, a estimulação aquática propriamente dita. Estes estudantes poderão ser de qualquer curso da área da saúde e poderão estar cursando qualquer período. Esse time será treinado e supervisionado por um docente do curso de Fisioterapia especialista em Fisioterapia Aquática. Além das atividades semanais propriamente ditas, esses estudantes terão oportunidade de revisão da literatura (capacitação contínua), de produção de trabalhos (incentivo ao uso da temática em TCC, por exemplo), de aprimorar a habilidade de atender o público infantil e suas famílias, de participar de eventos (congressos, encontros, fóruns,...).


Observações

O NADA MELHOR, antes denominado Cubo D´água, pode ser uns dos mais antigos projetos de extensão da UFVJM em funcionamento. Ex-alunos que foram extensionistas no projeto hoje fazem parte de várias instituições de ensino ou serviço especializado em saúde da criança e relatam a importância da experiência adquirida na formação profissional. Com a pandemia COVID-19 o projeto foi interrompido e agora temos a oportunidade de continuar oferecendo um atendimento de qualidade à comunidade. Esse projeto é vinculado ao Programa de Extensão “Fisioterapia Aquática” número de registro 339837.1864.68276.11092019- PLATAFORMA SIGproj. Estamos providenciando o seu registo no SIEXC. Cuidados quanto ao COVID-19 Diante do atual cenário, com a pandemia do COVID-19, a Associação Brasileira De Fisioterapia Aquática (ABFA) publicou um comunicado com orientações para garantir o uso seguro e sem contaminação da piscina terapêutica. Tais cuidados se fundamentam em orientações feitas pela Organização Mundial De Saúde (ABFA, 2020). Essas orientações serão adotadas durantes todas as atividades na piscina. -Uso de chinelos pré-desinfectados no ambiente de práticas aquáticas; -Fornecimento de álcool 70% para uso dos monitores e cuidadores; -Uso de máscaras descartáveis pelos monitores;


Público-alvo

Descrição

Bebês da comunidade de 0 (zero) até 1 (um) ano e meio de idade, de desenvolvimento típico (sem problemas de saúde), com atraso ou com suspeita de alguma condição específica de saúde.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Uma parceria direta será realizada com o projeto de extensão Bebê a Bordo, onde as gestantes terão prioridade, serão orientadas e um fluxo de informações e treinamentos irão fazer a transição das atividades das gestantes na piscina para a atividade de estimulação aquática dos seus próprios bebês.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Diariamente
Descrição da Atividade

Realizar a divulgação do projeto: cartazes, rede social, ...

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Atendimento das crianças na piscina: 8 grupos de 12 crianças, duas vezes por semana

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Avaliação, aplicação dos instrumentos de rastreio do desenvolvimento infantil e alimentação do banco de dados

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Treinamento dos monitores novatos

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Treinamento dos avaliadores novatos

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Produzir e encaminhar os relatórios: Declaração Mensal de Atividades do Bolsista Relatórios parciais Relatório final