Detalhes da proposta

A sustentabilidade na escola: Descasque mais e desembale menos, fase IIa

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    carlos victor mendonça filho

    Número de inscrição:

    20231012023471605

    Unidade de lotação:

    dcbio/fcbs

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências biológicas

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    meio ambiente

    Linha de extensão:

    questões ambientais

    Abrangência:

    local

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

maristela goncalves dos santos Bolsista

claudiana aparecida oliveira pereira Bolsista

vanessa amaral mendonça Voluntário(a)

samuel cunha oliveira giordani Vice-coordenador(a)

bruna caroline chaves garcia Voluntário(a)

joyce noelly vitor santos Voluntário(a)

Resumo

Nosso planeta vem passando por diversos problemas ambientais devido principalmente ao nosso comportamento de consumo, que leva a degradação ambiental e poluição dos cursos d'água. Este projeto tem como objetivo despertar a consciência ambiental dos diferentes atores: discentes, docentes e funcionários, da Escola Estadual Gabriela Neves, em Diamantina-MG. Serão continuadas as oficinas de educação ambiental e saúde integral desenvolvidas na fase I do projeto, relacionadas com a coleta seletiva, separação do resíduo orgânico, implantação de um minhocário e de uma horta suspensa, utilizando materiais recicláveis. Pretende-se trabalhar diferentes conceitos relacionados com a Ciências e Biologia, de forma transversal com a Matemática, Química e Português. Materiais separados através da coleta seletiva, com a implantação do conceito dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) serão utilizados para a criação do minhocário. Resíduos orgânicos específicos (cascas de ovo, cascas de raízes e caules, restos de frutas e hortaliças, entre outros) serão separados na cozinha da escola e servirão de alimento para as minhocas. Estes alimentos, que antes seriam descartados, se transformarão em húmus e biofertilizante. Os materiais recicláveis como garrafas Pet e galões de água, também serão utilizados para a implantação de uma horta suspensa, visto que a escola tem limitações de espaço. Os produtos desta horta serão utilizados na merenda escolar fechando um ciclo sustentável. Boas práticas de higiene e de alimentação saudável serão incentivadas. A conscientização dos diferentes atores será feita por meio de palestras, oficinas, cartilhas e de jogos interativos. A verificação do aprendizado será feita por meio de questionários aplicados anterior e posteriormente à realização das ações. O monitoramento das ações será feito por meio da pesagem dos materiais reciclados e e do húmus, além da quantificação do volume de biofertilizante gerado. O projeto contará com o apoio do bolsista Pibex e terá parceria com alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e da Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFVJM, interligando desta forma o ensino, a pesquisa e a extensão. Pretende-se transformar a forma de relação das pessoas com os resíduos gerados por elas, través da educação ambiental e da melhoria da qualidade alimentar na escola.


Palavras-chave

Educação Ambiental, Coleta Seletiva, Compostagem e Minhocário, Horta Suspensa, Saúde alimentar


Introdução

O Brasil produz mais de 240 mil toneladas de lixo por dia, onde 51,4% são de restos orgaânicos, 31,9% são recicláveis e 16,7% são rejeitos. Destes 13,3% são depositados a céu aberto, 21,7% em aterros sanitários, 5,8% em valas sépticas, 37,4% são incinerados, 5,2% tratados em micro-ondas e 16,6% são autoclavados (ABRELPE, 2012). Os resíduos orgânicos representam mais da metade de uma lixeira doméstica e se mal manejados, poluem o solo, o ar e a água, gerando gás metano, responsável pelo aquecimento global e chorume, líquido que contamina o lençol freático. Uma solução sustentável para o destino do lixo orgânico é a compostagem e a sua utilização para a produção de alimentos (OLIVEIRA et al, 2005). A vermicompostagem é um método de compostagem de resíduos orgânicos em que a minhoca participa na degradação da matéria orgânica, resultando no vermicomposto ou “húmus de minhoca” e em biofertilizante líquido. Este rico adubo é propício para aplicação em hortas orgânicas. Segundo Lima et al. (2018) a coleta seletiva pode e deve ser uma prática ativa e corriqueira nas escolas. Ações como esta permitem a separação do orgânico e a utilização de materiais recicláveis na construção de canteiros e na instalação da vermecompostagem através da criação de minhocas. O desenvolvimento destas práticas sustentáveis na escola melhoram a qualidade do meio ambiente e da saúde das pessoas.


Justificativa

Conforme Caldas e Souza (2000), a produção de alimentos orgânicos a partir da horta significa promoção da saúde e manutenção da qualidade de vida da população. A garantia de alimento relativamente livre de contaminantes é essencial para a prevenção de doenças, principalmente em um país como o Brasil, onde uma parte considerável da população enfrenta sérios problemas relacionados aos distúrbios nutricionais como sobrepeso e obesidade, além de doenças associadas. A implantação da coleta seletiva na escola utilizando de materiais recicláveis para construção do minhocário e de hortas suspensas são ações assertivas para a implantação de um projeto de educação ambiental. A escola se apresenta como espaço apropriado para prestar orientações que possibilitem sensibilizar/orientar os alunos, tornando-os agentes multiplicadores. É por meio do ensino-aprendizagem que ocorre a criação de novos hábitos e valores, os quais podem contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente (MEDEIROS et al. 2011, LIMA et al., 2017). A realização deste projeto permitirá que alunos de graduação e Pós-graduação da UFVJM possam disseminar os seus conhecimentos para a comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Desta forma o projeto se enquadra dentro das diretrizes da UFVJM para a extensão Universitária. O projeto apresenta uma indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, visto que o conhecimento produzido na Universidade está sendo aplicado na escola (pesquisa-extensão) e o aprendizado está sendo construído na experiência, de forma dialógica, tendo discentes como sujeitos do ato de aprender/ensinar. Além do mais o projeto propõe uma interação com a sociedade aproximando a teoria da prática. O projeto promove ainda um forte impacto social, com uma atuação transformadora de comportamentos através da interação social, buscando a participação de todos agentes envolvidos e a troca de saberes. Por fim, o projeto possui um caráter multi, inter e transdisciplinar permitindo a interação entre instituições, profissionais, estudantes e professores de diferentes áreas na Escola (Ciências, Biologia, Matemática, Português) e na Universidade (Biologia e Saúde). Na primeira fase do projeto foi possível implantar os minhocários, reciclar o orgânico da cozinha, realizar palestras para docentes, discentes e funcionários da Escola. Foi possível também realizar uma oficina sobre saúde e sustentabilidade para discentes do 8 ano, com participação de alunos da Pós-graduação em Ciências da Saúde e Graduação em Ciências Biológicas. No momento, estamos analisando os questionários que foram aplicados para estas turmas. Nesta nova fase do projeto, objeto da presente proposta, pretende-se: implantar um minhocário de maior porte; ampliar a horta existente na escola e construir a horta suspensa e expandir as oficinas para um número maior de estudantes. Após várias reuniões com a Direção, entendemos que a introdução de uma nova ferramenta de aprendizagem na Escola deve ser um processo gradual e que envolva a participação dos diferentes segmentos, para que o projeto tenha sucesso. Desta forma, a continuidade destas ações é primordial, o que justifica a ressubmissão da proposta no presente edital.


Objetivos

Objetivo Geral Ampliar a conscientização do atores (discentes, docentes e demais servidores) da Escola Estadual Gabriela Neves sobre hábitos de consumo sustentável e da responsabilidade que cada pessoa tem com relação a sua geração de resíduos, para que possamos melhor a qualidade de vida do planeta. Objetivos específicos - Conscientizar e sensibilizar os estudantes, funcionários e população diamantinense próxima à escola, sobre a importância de se fazer a coleta seletiva de lixo, através de atividades de educação ambiental, tais como palestras e minicursos; - Elaborar material didático para conscientização de discentes, docentes e demais servidores da EE Gabriela Neves quanto a geração de resíduos sólidos; - Promover a separação do lixo reciclável, tais como papel, plástico, vidro, dentre outros, através de latas ou lixeiras separadoras e de acordo com cores específicas para cada tipo de resíduo; - Implementar a vermicompostagem à partir do resíduo orgânico, o qual é produzido em sua maioria na cantina da escola, através da criação de minhocas utilizando material reciclável; - Implantar uma horta suspensa na escola, utilizando o material reciclável, na qual serão utilizados o húmus e biofertilizante (chorume) gerado por meio do minhocário.


Metas

Previsão de impacto direto -Melhorias na limpeza da escola na medida que os discentes, principalmente, irão ter mais cuidado com os resíduos gerados por eles, direcionando para os locais corretos; - Melhoria na qualidade dos alimentos que serão produzidos na própria escola (em parte) sem aplicação de agrotóxicos; - Mudança no visual da escola com as plantas que serão cultivadas, como hortaliças e plantas ornamentais; - Doação de resíduos recicláveis que não forem reutilizados, para a Associação de catadores. Previsão de impacto indireto: Os alunos replicarão o aprendizado nas suas famílias criando um ciclo virtuoso com impacto na comunidade; Indicadores e números: Balanço gravimétrico: quantidade de resíduos separados na coleta seletiva, por categoria; quantidade de resíduos doada para a Associação de Catadores; Produção de chorume (biofertilizante) em litros/mês; Produção de húmus de minhoca, em Kg/mês; Quantidade de canteiros/vasilhames reciclados (horta suspensa) implantados.


Metodologia

O presente trabalho abrangerá experiências prático-metodológicas no ensino de Ciências e Biologia com a implantação da coleta seletiva, minhocário e horta orgânica. Etapa 1- Sensibilização do público alvo: Serão realizadas palestras sobre a importância da mudança dos hábitos de consumo com a implantação do conceito dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar). Etapa 2- Construção dos minhocários: Os materiais recicláveis como garrafas Pet e galões de água serão utilizados para a criação do minhocário. Resíduos orgânicos específicos (cascas de ovo, cascas de raízes e caules, restos de frutas e hortaliças, entre outros) serão separados na cozinha da escola e servirão de alimento para as minhocas. Estes alimentos, que antes seriam descartados, se transformarão em húmus e biofertilizante. Etapa 3- Construção de uma horta suspensa- Materiais separados através da coleta seletiva (gararafas Pet e galões) também serão utilizados para a implantação de uma horta suspensa, visto que a escola tem limitações de espaço. Os produtos desta horta serão utilizados na merenda escolar fechando um ciclo sustentável. Serão realizados questionários, um pré-avaliativo e outro ao final da execução das atividades planejadas. Os discentes da Escola participarão de forma ativa de todas as etapas através da orientação dos professores que irão abordar conceitos relativos à sua disciplina, como por exemplo: - Matemática- Quantificação de peso e volume de húmus e biofertilizantes produzidos pelas minhocas e peso do material reciclado; crescimento exponencial da população de minhocas; Química- mudança de coloração do biofertilizante em função das mudanças químicas que ocorrem no processo de humificação da matéria orgânica; importância dos fertilizantes para o crescimento das plantas; Ciência e Biologia- Reprodução das minhocas; alimentação saudável com a horta. Acompanhamento e Indicadores de avaliação- A bolsista do projeto conjuntamente com discentes da Escola preencherá planilhas de monitoramento da produção mensal de húmus, biofertilizante, peso total de orgânicos destinado ao minhocário e volume total total de resíduos recicláveis destinados à Associação de catadores.


Referências Bibliográficas

ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, ed. especial de 10 anos. 2012. SOUZA, H.C.L.; et al. Educação ambiental através da vermicompostagem em uma escola da rede estadual de ensino em Cuité – Pb. Anais II Conedu. Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15799>. Acesso em: 26/07/2022 08:09. CALDAS, E. D; SOUZA, L. C. K. Avaliação de risco crônico da ingestão de resíduos de pesticidas na dieta brasileira. Revista Saúde Pública, 2000; v. 34, n. 5, p. 529-537. DIAS, G. F; et al. Educação ambiental: princípios e práticas. 6ª Edição. São Paulo: Editora Gaia, 2000. FONSECA, L. H. A. Reciclagem: o primeiro passo para a preservação ambiental. Revista Científica Semana Acadêmica, 2013; v.1, n. 36. MEDEIROS, A. B; et al. A importância da Educação Ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, 2011; v. 4, n. 1. OLIVEIRA, A; et al. Compostagem Caseira de Lixo Orgânico Doméstico. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bahia, dezembro, 2005. Disponivel em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1022380/1/Com postagemcaseiradelixoorganicodomestico.pdf. Acesso em 26/07/2022. 08:24.


Inserção do estudante

A bolsista do projeto tem forma em curso técnico na área de meio ambiente. É estudante de graduação do cursos de Agronomia e poderá desenvolver atividades como a implantação de uma horta orgânica e participará ativamente das demais atividades. O projeto permitirá que a aluna amplie os seus conhecimentos sobre a reciclagem de resíduos sólidos, tão importante para a sociedade. A estudante será capacitada por meio de palestras, leitura de livros, manuais e artigos científicos bem como webinários. A estudante apresentará relatórios mensais sobre as atividades realizadas.


Observações

O projeto se caracterizar pela geração de uma metodologia de baixo custo e com resultados relativamente rápidos de serem percebidos na Escola. Em médio e longo prazos o projeto levará a uma melhoria da qualidade ambiental e da saúde da comunidade. O projeto possui um grande potencial de expansão para outras escolas e espaços do município. A criação de minhocas e a produção de húmus e biofertilizante apresenta inclusive um potencial de geração de renda para a escola, visto que estes produtos são de extrema qualidade e possuem bom valor de mercado.


Público-alvo

Descrição

O público alvo conta com servidores docentes e colaboradores e discentes do ensino fundamental e médio, que estão presentes no dia a dia da Escola Estadual Gabriela Neves, localizada na Rua DA PALHA, 1666 PALHA. 39100- 000 Diamantina - MG.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Escola Estadual Gabriela Neves cederá o espaço e contará com a participação dos servidores docentes e colaboradores e discentes para participação das ações de Educação Ambiental e Saúde, entre elas a coleta seletiva, implantação do minhocário e da horta suspensa e das atividades de apoio à saúde coletiva. A participação da Escola é crucial para o sucesso do projeto.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

A coordenação fará uma apresentação dos resultados alcançados pelo projeto até o momento, para a equipe e para docentes, colaboradores e direção da Escola Estadual Gabriela Neves, indicando os objetivos e metas e o cronograma, afim de integrar as instituições parceiras. Nesta oportunidade serão abordados os diferentes conceitos relativos a coleta seletiva, minhocário e horta e o debate de idéias para escolha das formas de continuar a ação de sensibilizar a comunidade escolar.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Avaliação das intervenções realizadas, com o intuito de ampliar a coleta seletiva, as práticas sustentáveis e a saúde da comunidade escolar.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Instalação de coletores com as cores e símbolos da coleta seletiva. Reaplicação de um questionário sobre sustentabilidade e saúde e aplicação deste questionário para novas turmas, para verificar o nível de conhecimento dos atores envolvidos.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Realização de oficinas de criação de mini minhocários utilizando material reciclado e o resíduo orgânico separado na cozinha da escola.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

As alunas do programa de Pós-graduação conjuntamente com a bolsista do Pibex apresentarão conceitos básicos de higiene no contato com os alimentos e na qualidade da alimentação, orientando sobre a importância do consumo de alimentos naturais para a saúde da pessoa, que está em consonância com o título do projeto: Sustentabilidade na escola: descasque mais, desembale menos.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Com a utilização dos materiais recicláveis (garrafas Pet e galões de água) será ampliada a horta orgânica suspensa para outros espaços da Escola.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Em toda ação realizada serão realizados fotos e vídeos curtos para registro e monitoramento das atividades.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Elaboração de relatório parcial contendo textos, gráficos, fotos e vídeos.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Todos os material reciclados serão doados para a Associação de Catadores de Diamantina.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Será realizado um segundo questionário para averiguação do resultado das ações propostas.