Detalhes da proposta

Educação em saúde: Descomplicando o Diabetes Mellitus e estimulando a alimentação saudável para crianças e jovens do Vale do Mucuri.

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    franciane pereira brant

    Número de inscrição:

    20231012023406863

    Unidade de lotação:

    faculdade de medicina do mucuri - fammuc

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    segurança alimentar e nutricional

    Abrangência:

    municipal

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

amanda pereira dos anjos Bolsista

pietra pires do carmo soares Voluntário(a)

Resumo

O projeto objetiva realizar atividades educativas de prevenção e promoção da saúde , sobre Diabetes Mellitus e alimentação saudável para crianças e jovens, no Vale do Mucuri em Minas Gerais. Dessa forma, o projeto, ao fornecer informações no âmbito da saúde e da educação alimentar ,permite uma construção de um estilo de vida saudável e fortalece o elo de troca de experiências entre os alunos e a comunidade .


Palavras-chave

Diabetes Mellitus, Alimentação Saudável, Crianças, Jovens.


Introdução

O diabetes mellitus é uma doença crônica não transmissível , trata-se de um distúrbio metabólico que se caracteriza por hiperglicemia persistente, que decorre de deficiência na produção da insulina ou na sua ação , ou ambos . Estima-se que 425 milhões de pessoas mundialmente tenham diabetes (DIRETRIZES SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES, 2019-2020). Requer contínuos cuidados médicos, com estratégias multidisciplinares, para a redução de riscos de complicações tardias e o bom controle glicêmico (CABRAL, D. A. C. et al, 2021) Dentro deste contexto, o DM2 tem crescido de maneira dramática entre crianças e adolescentes nos últimos anos, apresentando significativa associação com a obesidade . No Brasil ,o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes , observou prevalência de DM2 e pré diabetes em 3,3 % e 22 % respectivamente , nos jovens entre 12-17 anos, além disso demonstrou que 8,4 % dos adolescentes estão obesos e 20 % tem diagnóstico de síndrome metabólica.. A hiperglicemia persistente está associada a complicações crônicas micro e macrovasculares, aumento de morbidade, redução da qualidade de vida e elevação da taxa de mortalidade (DIRETRIZES SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES, 2019-2020). Além de representar uma importante carga financeira para indivíduos com a doença e suas famílias, em razão dos gastos com insulina, antidiabéticos orais e outros medicamentos essenciais, o diabetes também tem um relevante impacto econômico nos países e nos sistemas de saúde, devido a maior utilização dos serviços de saúde, perda de produtividade e cuidados prolongados que são requeridos. A Prevenção efetiva significa atenção à saúde de modo eficaz. No diabetes, isso envolve prevenção do seu início (prevenção primária), prevenção de suas complicações agudas e crônicas (prevenção secundária) ou reabilitação e limitação das incapacidades produzidas pelas suas complicações (prevenção terciária). Na prevenção primária, busca-se proteger o indivíduo de desenvolver a diabetes, tendo ela importante impacto por evitar ou diminuir novos casos (FREDERIKSEN ,B ET AL., 2013). Devido, ao fato do diabetes e suas complicações serem bastante debilitantes, desgastantes emocionalmente para o indivíduo, e também oneroso para o sistema de saúde, por estar associado a maiores taxas de hospitalizações , maior utilização dos serviços de saúde, pode-se predizer a carga que isso representará nos próximos anos , para o sistema de saúde .Por isso,para obter sucesso no controle do diabetes, é necessário estabelecer e desenvolver novas e mais fortes parcerias entre órgãos governamentais e sociedade civil, para uma maior corresponsabilidade em ações orientadas para prevenção, detecção e controle do diabetes. Essas novas estratégias devem promover um estilo de vida saudável e mudanças de hábitos em relação ao consumo de certos alimentos e refrigerantes, bem como estimular a atividade física. Em articulação com o setor educacional, essas ações devem priorizar a população de crianças, adolescentes e adultos jovens (FERNANDES, JR ET AL.,2016). Dentro dessa perspectiva, a presente proposta de projeto é realizar atividades educativas de prevenção e promoção da saúde sobre Diabetes Mellitus e alimentação saudável para crianças e jovens,no Vale do Mucuri em Minas Gerais. Sendo assim, serão realizados encontros de modo virtual, através de aplicativos e plataformas como Google Meet, Skype ou Youtube, com explanação sobre a prevenção da Diabetes Mellitus e sobre estilo de vida saudável .Além disso, serão realizadas oficinas presenciais de modo a realizar atividades dinâmicas e lúdicas sobre a temática.


Justificativa

A obesidade infantil, é um problema de saúde mundial a ser superado. O aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e do sobrepeso e obesidade em crianças e jovens no Brasil têm sido progressivo, assim como sua relação com o Diabetes Mellitus. De acordo com o Ministério da Saúde, é estimado que cerca de 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso e 3,1 milhões tenham obesidade. E dentre os adolescentes brasileiros, estima-se que cerca de 11,0 milhões tenham excesso de peso e 4,1 milhões, obesidade. Apesar da Política Nacional de Alimentação Escolar, a escola ainda é considerada um ambiente obesogênico, com lanches de baixo teor de nutrientes e alto teor de açúcar, gordura e sódio (MINISTÉRIO DA SAÚDE,2022). Dessa forma, uma das medidas a serem tomadas pela Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja), inclui a promoção da saúde nas escolas, que lidem diretamente com a temática da obesidade infantil e seus determinantes, incluindo também a educação alimentar e nutricional no currículo escolar (MINISTÉRIO DA SAÚDE,2022)..Dessa maneira, em Teófilo Otoni, localizado no Vale do Mucuri , onde as condições de vida, de educação em saúde , o baixo nível socioeconômico , e de conhecimento sobre a importância dos cuidados com alimentação, atividade física e das doenças em si, como a diabetes ,a educação em saúde nas escolas é de suma importância. O DM1, quando ocorre na infância, traz grandes repercussões no cotidiano familiar e no crescimento e desenvolvimento da criança. O adoecimento crônico infantil pode desencadear diversos conflitos familiares ante ao diagnóstico, como, por exemplo, o abandono do emprego, ocasionando desequilíbrio financeiro; redução ou interrupção dos momentos de lazer; sobrecarga do cuidador principal; e desestruturação familiar com repercussão negativa em toda família (NÓBREGA,V.M ET AL, 2012) Dessa forma, não é só o que a criança come que é importante, mas também como, quando, onde e quem a alimenta. Tem sido cada vez mais reconhecida, a importância da interação entre a criança e a pessoa que a alimenta. A alimentação responsiva deve ser mais valorizada pela família, profissionais de saúde e desenvolvedores de políticas públicas em saúde. Aos profissionais da saúde cabe orientar as famílias como praticá-la, o que exige destes , ir além das questões mais gerais em relação à alimentação e procurar entender a inserção sociocultural da família e os aspectos psicossociais do cuidador para fazer uma orientação individualizada ( SILVA, G.A ET AL.,2016).A educação em saúde, então, passa a ser considerada um processo social, capaz de modificar o comportamento do indivíduo (IMAZU, M.F.M et al ., 2015). Ela é um instrumento de promoção da qualidade de vida, e as práticas de educação em saúde voltaram o seu olhar para as ações preventivas, dessa maneira ela se torna essencial no controle do diabetes ( VIEIRA , M.S.N et al ., 2021). Sendo assim , como uma das áreas de atuação de promoção e educação em saúde, a escola tem participação importante no processo de educação alimentar do aluno. É na escola que as crianças e jovens passam grande parte do seu dia, convivendo com pessoas da mesma faixa etária e adultos nos quais se espelham e têm confiança. Ao participarem da dinâmica criativa as crianças podem expressar seus sentimentos e conhecimentos relacionados aos cuidados com diabetes realizados em seu cotidiano, e permitir a descoberta de aspectos que possam ampliar sua aprendizagem de modo tão espontâneo em relação ao cuidado de si, reforçando hábitos saudáveis. Diante do exposto, ações de educação alimentar e nutricional com os alunos podem ocasionar modificações nas escolhas alimentares e melhorar a qualidade de vida da criança e do futuro adulto. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Saúde -PCN 2016, mesmo que a educação em saúde seja responsabilidade de muitas outras instâncias, em especial dos próprios serviços de saúde, a escola ainda é a instituição que, privilegiadamente, pode se transformar num espaço genuíno de promoção da saúde (DAVI, T.N et al.,2016). É nesse contexto que o projeto proposto faz a diferença, pois utiliza da prática humanista e científica, aprendida no curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e se estende a população, promovendo assim o desenvolvimento de atividades educacionais e lúdicas para trazer maiores informações e mudanças de vida, para a comunidade . No contexto da pandemia da Covid-19, percebeu-se uma mudança no padrão comportamental e alimentar entre as crianças e adolescentes, a exposição à insegurança alimentar está associada a inadequações alimentares, comprometimento do crescimento e desenvolvimento, baixa escolaridade, déficits cognitivos, problemas crônicos de saúde física e mental e morte. Devemos garantir que a segurança alimentar e atitudes e comportamentos alimentares saudáveis sejam uma prioridade global, para que possamos garantir a saúde e o bem-estar atuais e futuros de nossas crianças e adolescentes (PASLAKIS , G et al.,2021). Diante disso, os acadêmicos que participam deste projeto têm a oportunidade de trabalhar em conjunto com as diversas áreas de formação em saúde. Esta integração permite a ampliação e a consolidação do conhecimento a respeito da área de escolha para atuação profissional, por meio de trocas de abordagens e experiências, atingindo as metas de um projeto de extensão (ANGIOGINI ,M et al., 2015). A Extensão Universitária é um processo acadêmico em conjunto com à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvida. O projeto visa promover o aprendizado, a complementação e o aprofundamento a respeito da alimentação saudável e do Diabetes, fomentando as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em relação ao ensino, o projeto irá contribuir para a formação dos discentes ao permitir que eles utilizem, de forma prática, do conhecimento adquirido durante o curso de forma a estimular uma alimentação saudável e atuar na desmistificação do diabetes em nossa população. Serão produzidos materiais informativos sobre a temática , que terão como público alvo, as escolas, os estudantes, professores, e também a comunidade acadêmica da FAMMUC. Sendo assim, haverá um intercâmbio de conhecimento entre os próprios discentes participantes do projeto , bem como para as crianças, jovens, educadores e a comunidade como um todo . Com base nas experiências vividas ao longo do projeto serão realizadas ações de pesquisa como a produção de artigos científicos, além da elaboração de uma cartilha educativa para os professores , e ocorrerá também a avaliação do nível de conhecimento desses profissionais sobre essa temática.


Objetivos

Objetivo geral Realizar atividades educativas de prevenção e promoção da saúde saúde sobre Diabetes Mellitus e alimentação saudável para crianças e jovens,no Vale do Mucuri em Minas Gerais. Além de fortalecer o elo e encurtar a distância entre a Universidade e a Comunidade. Objetivos específicos 1-Realização de evento virtual, através de aplicativos e plataformas como Google Meet, Skype ou Youtube, onde as palestras ,com abordagem sobre a prevenção do Diabetes Mellitus , possam ficar gravadas e disponíveis. 3-Permitir a integração da comunidade acadêmica seja discentes, docentes ou técnicos na execução e divulgação das palestras. 4-Oferecer instruções sobre qualidade alimentar e saúde visando a educação dos alunos em fase de vida que ainda permite a mudança de comportamento e o conhecimento sobre saúde e prevenção de doenças. 5-Desenvolver atividades lúdicas que sejam diferenciadas e condizentes com as distintas faixas etárias atendidas, com o intuito de estimular o aprendizado sobre a doença. 6-Estimular a elaboração e apresentação de relatos de experiência , incentivando atividades de pesquisa. 7- Ampliar o conhecimento e a vivência dos alunos participantes, com particular atenção ao manejo do diabetes mellitus e condições relacionadas. 8- Possibilitar, difundir e consolidar a criação de trocas de experiências entre as crianças e jovens com os discentes além do intercâmbio de conhecimentos com os educadores. 9-Produção de materiais informativos sobre a temática e o projeto que terão como públicos-alvo comunidade acadêmica de medicina da Fammuc, escolas, professores, jovens e crianças. 10- Realizar produções científicas para publicação em revistas e eventos científicos, e por meio disso representar a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e o Campus Mucuri.


Metas

Previsão de impacto direto : O presente projeto pretende impactar diretamente na qualidade de vida das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto, aperfeiçoando de forma positiva a vida destes, buscando realizar melhorias na alimentação, autopercepção de saúde e cuidado dos sujeitos abordados, trazer conhecimentos sobre o diabetes, seu manejo , prevenção , bem como de outros fatores que o predispõe ,além do impacto indireto na vida dos seus familiares , professores e escolas, que também poderão compreender melhor tais questões ,aprender também com as crianças, e saber lidar melhor em relação a essa situação. O projeto tem como meta realizar parcerias com mais escolas da cidade de Teófilo Otoni e da região, alcançando um número cada vez maior de alunos beneficiados. Além disso, tendo em vista que o projeto terá divulgações online, e as palestras serão gravadas e disponibilizadas em canal no youtube, o projeto alcançará uma abrangência maior, permitindo um aumento do alcance de visualizações. Previsão de impacto indireto : Tendo em vista que a equipe do projeto é composta em sua maioria de acadêmicos, é esperado que a participação desses na presente proposta possa impactar positivamente na formação dos mesmos e em sua futura atuação profissional, além de moldar um profissional e ser humano mais consciente e empático. Além disso, o projeto permite aos acadêmicos colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no curso de medicina e adentrar a outras áreas do conhecimento como à área da nutrição durante os estudos e a preparação para as reuniões e o contato com os profissionais da pedagogia no ambiente escolar, o que colabora para uma troca de conhecimentos entre as áreas. A extensão, como espaço estratégico para promover atividades acadêmicas integradoras entre áreas distintas do conhecimento, fortalece a interdisciplinaridade. Além disso, proporcionar à comunidade acadêmica maior domínio sobre o tema da alimentação saudável para crianças e jovens por meio de material informativo que será distribuído em formato online por meio das redes sociais como instagram ,youtube e facebook. Indicadores numéricos: A Escola Estadual São Sebastião em Teófilo Otoni atualmente tem cerca de 600 alunos , abrangendo desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio e o curso técnico em administração.Além disso, a Escola Estadual Doutor Manoel Esteves, também possui cerca de 600 alunos, abrangendo desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Estima-se que sejam atendidos mensalmente esses indivíduos ,os quais estão inseridos nos cenários de prática dessa proposta. Tendo em vista que os principais impactos do referido projeto são de cunho subjetivo, como melhoria da qualidade de vida e bem-estar geral , serão realizadas análises qualitativas das experiências para avaliação do alcance das metas estabelecidas. Além disso, tendo em vista que o projeto terá divulgações online e gravação das palestras que serão disponibilizadas em canal no youtube, o público terá uma abrangência maior, permitindo um alcance maior de indivíduos.


Metodologia

Tendo em vista que as práticas educativas em Saúde realizadas pelo projeto possuem como base a Educação Popular em Saúde, a fim de uma melhor interação e uma melhor relação ensino aprendizagem com os alunos das escolas é essencial o treinamento teórico-prático sobre o assunto, permitindo alcançar os benefícios da técnica. Esse treinamento será oferecido em oficinas semestrais, em que os aspectos necessários serão reforçados como uma revisão teórica além do estabelecimento de práticas e dinâmicas que serão ofertadas ao longo do semestre. Anualmente serão oferecidas pelo menos duas oficinas de capacitação para os alunos da UFVJM. No primeiro mês de execução do projeto após a capacitação dos membros do projeto, serão realizadas reuniões online ou presenciais, com toda a equipe envolvida e com o auxílio dos coordenadores e educadores das escolas para planejamento das atividades. Os participantes do projeto serão instruídos, tendo em vista que as práticas educativas em Saúde realizadas pelo projeto possuem como base a Educação Popular em Saúde, a fim de uma melhor interação e uma melhor relação ensino aprendizagem com os alunos das escolas é essencial o treinamento teórico-prático sobre o assunto, permitindo alcançar os benefícios da técnica. Dessa forma, os participantes definirão os temas das reuniões com base na Alimentação Saudável e no Diabetes Mellitus. A definição dos temas levará em consideração datas-chaves, como Dia Mundial da Alimentação Saudável - 16 de outubro, Dia Mundial do Diabetes - 14 de novembro, além de outros temas relacionados como 1-Obesidade em crianças, 2-Importância da hidratação,3-Diabetes Mellitus tipo 1 como identificar, 4-Alimentação Saudável, 5-Diabetes Mellitus tipo 2, 6-Relação entre o Diabetes tipo 2 ,obesidade e alimentação , 6- Diabetes Mellitus em crianças e Adolescentes, 7-Pré -Diabetes, 8-Relacionamento ,Suporte Familiar e Tratamento , e outros temas relevantes. As reuniões online com essas temáticas irão ocorrer mensalmente, sendo ofertadas para as crianças e adolescentes de forma online através de aplicativos e plataformas como Google Meet, Skype, Classroom ou Youtube. Já as oficinas lúdicas serão realizadas uma vez ao mês em espaços da UFVJM ou no próprio ambiente escolar para a comunidade. As reuniões online serão centradas no esclarecimento do tema e na promoção de hábitos que contribuam para a minimização dos problemas, sendo pautado segundo as Diretrizes de 2019-2020, da Sociedade Brasileira de Diabetes, e dos Padrões de Assistência Médica em Diabetes de 2022, da Associação Americana de Diabetes (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION ,2022) (DIRETRIZES SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES, 2019-2020). Nos encontros presenciais serão ofertadas oficinas com momentos lúdicos com jogos, teatrais e brincadeiras além de um espaço aberto para a interatividade entre os acadêmicos e a comunidade. A edição dos panfletos e cartilhas educativas, designs gráficos como templates/pôsteres, infográficos, criação de slogans e outros conteúdos visuais para as mídias sociais do projeto serão feitas através do Canva, disponível online. No último mês do projeto, as reuniões serão realizadas para execução da parte burocrática, com a produção do relatório final e o trabalho final de conclusão do período de execução.


Referências Bibliográficas

- American Diabetes Association Professional Practice Committee; 1. Improving Care and Promoting Health in Populations: Standards of Medical Care in Diabetes—2022. Diabetes Care 1 January 2022; 45 (Supplement_1): S8–S16. Disponível em : < https://diabetesjournals.org/care/article/45/Supplement_1/S8/138915/1-Improving-Care-and-Promoting-Health-in >. Acesso em : 27 jul.2022. -ANGIONI, M.; VICENTINI, M. A. Percepções de estudantes egressos de projetos de extensão sobre a extensão universitária da FURB. Participação, [S. l.], n. 27, p. 56–65, 2015. Disponível em: < https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/22264>. Acesso em: 27 jul. 2022. -Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. PROTEJA : Estratégia Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil : orientações técnicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2022. Disponível em : < http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/orienta_proteja.pdf>. Acesso em : 27 jul.2022. - CABRAL, D. A. C. et al. Health education for diabetic patients in socioeconomic vulnerability in northern Brazil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e10910111598, 2021. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11598>. Acesso em: 27 jul. 2022. - Davi, T.N, Lopes, F.M..Inclusão de Hábitos Alimentares saudáveis na educação infantil com alunos de 4 e 5 anos. .Cadernos da Fucamp, v.15, n.24, p.105-126/2016. Disponível em : <https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/932>. Acesso em : 27 jul.2022. -Diretrizes Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020. Disponível em : <http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Diretrizes-Sociedade-Brasileira-de-Diabetes-2019-2020.pdf>.Acesso em : 27 .jul.2022. -Frederiksen ,B et al. Infant exposures and development of type 1 diabetes mellitus: The Diabetes Autoimmunity Study in the Young (DAISY).JAMA Pediatr. 2013 Sep;167(9):808-15. Disponível em : < 10.1001/jamapediatrics.2013.317>. Acesso em : 27 jul.2022. -Fernandes JR et al. IDF Diabetes Atlas estimates of 2014 global health expenditures on diabetes.Diabetes Res Clin Pract. Julho de 2016; 117: 48-54. Disponível em : <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27329022/>.Acesso em : 27 jul.2022. -IMAZU, M.F.M et al . Effectiveness of individual and group interventions for people with type 2 diabetes. Revista latino-americana de enfermagem, v. 23, p. 200-207, 2015. Disponível em : <https://www.scielo.br/j/rlae/a/RxjXWK6M6NLx6Nf3p7ww5xf/?lang=en&format=html>. Acesso em : 27 jul.2022. -Nóbrega,V.M et al. Imposições e conflitos no cotidiano das famílias de crianças com doença crônica. Esc. Anna Nery. 2012 out/dez; 16(4):781-8. Disponível em : < https://www.scielo.br/j/ean/a/9MzLPSkHWMxP5JFqqtWHHdJ/?lang=pt>. Acesso em : 27 jul.2022. -Paslakis G, Dimitropoulos G, Katzman DK. A call to action to address COVID-19-induced global food insecurity to prevent hunger, malnutrition, and eating pathology. Nutr Rev. 2021 Jan 1;79(1):114-116. Disponível em : < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32651592/ >. Acesso em : 27 jul.2022. - Silva GA, Costa KA, Giugliani ER. Infant feeding: beyond the nutritional aspects. J Pediatr (Rio J). 2016;92(3 Suppl 1):S2---7. Disponível em : < https://www.scielo.br/j/jped/a/H8MdrRDbRRBRLMnNG85Q99Q/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em : 27 jul.2022. - VIEIRA, Mariana de Sousa Nunes; MATIAS, Karolina Kellen; QUEIROZ, Maria Goretti. Educação em saúde na rede municipal de saúde: práticas de nutricionistas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 455-464, 2021. Disponível em : < https://www.scielo.br/j/csc/a/LWZ93HtD4bnSRZgp9PrMccw/abstract/?lang=pt>. Acesso em : 27 jul.2022.


Inserção do estudante

O curso de Medicina da FAMMUC- UFVJM objetiva também a formação humanista dos profissionais ,de forma que atenda as necessidades e peculiaridades da região onde está inserido , ele veio para melhorar as desigualdades e oferecer uma melhor qualidade de saúde para os moradores da região , de maneira a vincular o aprendizado aos reais cenários de prática, se pautando em problemas da realidade, formando um profissional, empático, competente e que perceba o indivíduo como ser biopsicossocial que é , fortalecendo também o vínculo humanístico. Dessa forma ,durante todo o curso é abordado sobre as doenças mais prevalentes que são um grave problema de saúde, como o Diabetes .Sendo assim ,é possível estabelecer correlação positiva entre os saberes teóricos obtidos nos módulos de desenvolvimento do curso e as práticas humanistas que podem, se estender a população com a execução do projeto, promovendo grande impacto na vida desses indivíduos, mas também dos estudantes. Além disso, Fica sob a responsabilidade dos alunos também as atividades relacionadas à divulgação do projeto, patrocínio do projeto, compra de materiais, divulgação de conhecimentos e anotação das informações relevantes obtidas ao longo das reuniões. Para melhor eficácia dessas atividades, os alunos serão divididos em comissões, em grupos de dois por comissão. Também para capacitação do estudante para o projeto, serão realizados treinamento teórico-prático sobre o assunto, sendo que esse treinamento será oferecido em oficinas semestrais, além de práticas e dinâmicas ofertadas ao longo do semestre. Serão criadas ferramentas pelos discentes do projeto de extensão para o público. Essas ferramentas consistem em uma conta na rede social Instagram, um e-mail para contato e um canal no youtube. Será de responsabilidade dos mesmos perpetuar essa forma de comunicação e publicidade do projeto de extensão, além da possibilidade de criação de novas formas. O acompanhamento e avaliação dos estudantes envolvidos será feito através dos relatórios orais obtidos nas reuniões e anotados pela coordenação, além da verificação da presença de todos nas atividades do projeto (visitas, oficinas e reuniões), acompanhado pela Coordenação.


Observações

Trata-se de projeto com caráter transformador entre Universidade e Sociedade com ações educativas de prevenção e promoção da saúde. Este projeto abrange o ambiente escolar da comunidade da região de Teófilo Otoni, Minas Gerais. E além disso, o projeto pretende a divulgação de materiais educativos pelas redes sociais e dessa forma, o projeto tem grande abrangência do público e com sua manutenção, ela será ainda maior, expandindo informações sobre Alimentação e Diabetes Mellitus, de extrema importância para um estilo de vida mais saudável desde a infância até a vida adulta.


Público-alvo

Descrição

Esse público, corresponde aos estudantes do ensino médio e fundamental, das duas escolas, Escola Estadual São Sebastião, Escola Estadual Doutor Manoel Esteves , sendo, que cada escola possui cerca de 600 alunos , e cerca de 25 educadores.

Descrição

As informações produzidas pelo projeto, como cartilhas digitais divulgadas por redes sociais, palestras pelo google meet, skype ,youtube , as quais as gravações ficaram disponíveis a toda a comunidade universitária e geral, o projeto alcançará uma abrangência maior, permitindo um aumento do alcance de visualizações , permitindo assim , uma maior transmissão de conhecimento e reflexão acerca do tema.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Escola Estadual São Sebastião ,sediada no município de Teófilo Otoni, é parceira do projeto e tem ciência do mesmo. A coordenação da escola e os educadores irão auxiliar no projeto , de maneira a combinar com os alunos e com os discentes do projeto ,os horários para palestras, e dinâmicas , os locais, o transporte dos alunos , e também irão nos ajudar, com dicas pedagógicas e orientações de como realizar as palestras e a dinâmica com os estudantes.

Participação da Instituição Parceira

A Escola Estadual Doutor Manoel Esteves, sediada no município de Teófilo Otoni, é parceira do projeto e tem ciência do mesmo. A coordenação da escola e os educadores irão auxiliar no projeto , de maneira a combinar com os alunos e com os discentes do projeto ,os horários para palestras, e dinâmicas , os locais, o transporte dos alunos, e também irão nos ajudar, com dicas pedagógicas e orientações de como realizar as palestras e a dinâmica com os estudantes.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Tendo em vista que as práticas educativas em Saúde realizadas pelo projeto possuem como base a Educação Popular em Saúde, a fim de uma melhor interação e uma melhor relação ensino aprendizagem com os alunos das escolas é essencial o treinamento teórico-prático sobre o assunto, permitindo alcançar os benefícios da técnica. Esse treinamento será oferecido em oficinas semestrais, em que os aspectos necessários serão reforçados como uma revisão teórica além do estabelecimento de práticas e dinâmicas que serão ofertadas ao longo do semestre.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

No primeiro mês de execução do projeto, serão realizadas reuniões com toda a equipe envolvida e com o auxílio da coordenação da escola para o planejamento das atividades. A definição dos temas levará em consideração datas-chaves, como Dia Mundial da Alimentação Saudável - 16 de outubro, Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, além de outros temas relacionados como obesidade em crianças, Importância da hidratação, Diabetes Mellitus tipo 1 como identificar, Alimentação Saudável, Diabetes Mellitus tipo 2,Relação entre o Diabetes tipo 2 e a obesidade e alimentação ,Diabetes Mellitus em crianças e Adolescentes, Pré -Diabetes, Relacionamento Suporte Familiar e Tratamento , etc outros temas relevantes.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

As palestras serão realizadas de forma presencial ou de forma online, através de aplicativos e plataformas como Google Meet, Skype, Classroom ou Discord, em escolas. Já as oficinas lúdicas serão realizadas uma vez ao mês em espaços da UFVJM ou no próprio ambiente escolar para a comunidade.A edição dos panfletos e cartilhas educativas, designs gráficos como templates/pôsteres, infográficos, criação de slogans e outros conteúdos visuais para as mídias sociais do projeto serão feitas através do Canva, disponível online.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

No último mês do projeto, as reuniões serão realizadas para execução da parte burocrática, com a produção do relatório final e o trabalho final de conclusão do período de execução.