Sumário da proposta

Show da Química: Uma abordagem lúdica para o ensino de Ciências em escolas públicas de ensino fundamental do munícipio de Janaúba-MG

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador
  • Número de inscrição: 20231012023314471
  • Coordenador: PATRICIA XAVIER BALIZA
  • Unidade de lotação: INSTITUTO DE ENGENHARIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Caracterização da Ação
  • Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
  • Área temática principal: Educação
  • Área temática secundária: Meio Ambiente
  • Linha de extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
  • Abrangência: Municipal
  • Vinculado a programa de extensão: UFVJM dialogando com a comunidade da Serra Geral no Norte de Minas Gerais
  • Gera propriedade intelectual: Não

Membros

leila moreira bittencourt rigueira Voluntário(a)

paulo vitor brandão leal Voluntário(a)

émilly gabriele de oliveira silva Bolsista

lázaro chaves sicupira Vice-coordenador(a)

daniel caldeira cardoso Voluntário(a)

renata de oliveira gama Voluntário(a)

laura roseane mendes de souza Voluntário(a)

maria fernanda veríssimo morais Voluntário(a)

adrielle thalita rodrigues nunes Voluntário(a)

carlos henrique alves costa Voluntário(a)

max pereira gonçalves Voluntário(a)

    Resumo
  • A proposta submetida pretende contribuir para o aprendizado dos conteúdos de ciências em escolas públicas do município de Janaúba, através de ferramentas lúdicas e experimentação. Os principais objetivos da proposta são: mapear as escolas públicas do munícipio e os conteúdos abordados conforme o Plano Curricular Nacional, além daqueles que os alunos encontram maior dificuldade, através de questionário elaborado pela equipe proponente; elaborar práticas para o Ensino de Ciências, a partir de materiais alternativos; desenvolver atividades lúdicas como aplicação de jogos e teatro de fantoches com intuito de despertar o interesse dos alunos; melhorar a capacitação dos discentes universitários para atuação, como monitor, durante as atividades; fornecer aos docentes da Escolas ferramentas pedagógicas alternativas para ensinar os conteúdos de Ciências; elaborar e aplicar questionário para avaliação do projeto.

  • Palavras-chave
  • Show da química, ensino de ciências, abordagem lúdica, estratégias didáticas, escolas públicas.