Bem vindo(a),
Visitante
Sumário da proposta
Show da Química: Uma abordagem lúdica para o ensino de Ciências em escolas públicas de ensino fundamental do munícipio de Janaúba-MG
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
- Número de inscrição: 20231012023314471
- Coordenador: PATRICIA XAVIER BALIZA
- Unidade de lotação: INSTITUTO DE ENGENHARIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Caracterização da Ação
- Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
- Área temática principal: Educação
- Área temática secundária: Meio Ambiente
- Linha de extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
- Abrangência: Municipal
- Vinculado a programa de extensão: UFVJM dialogando com a comunidade da Serra Geral no Norte de Minas Gerais
- Gera propriedade intelectual: Não
Membros
leila moreira bittencourt rigueira
Voluntário(a)
leila moreira bittencourt rigueira
Voluntário(a)
paulo vitor brandão leal
Voluntário(a)
paulo vitor brandão leal
Voluntário(a)
émilly gabriele de oliveira silva
Bolsista
émilly gabriele de oliveira silva
Bolsista
lázaro chaves sicupira
Vice-coordenador(a)
lázaro chaves sicupira
Vice-coordenador(a)
daniel caldeira cardoso
Voluntário(a)
daniel caldeira cardoso
Voluntário(a)
renata de oliveira gama
Voluntário(a)
renata de oliveira gama
Voluntário(a)
laura roseane mendes de souza
Voluntário(a)
laura roseane mendes de souza
Voluntário(a)
maria fernanda veríssimo morais
Voluntário(a)
maria fernanda veríssimo morais
Voluntário(a)
adrielle thalita rodrigues nunes
Voluntário(a)
adrielle thalita rodrigues nunes
Voluntário(a)
carlos henrique alves costa
Voluntário(a)
carlos henrique alves costa
Voluntário(a)
max pereira gonçalves
Voluntário(a)
max pereira gonçalves
Voluntário(a)
-
Resumo
- A proposta submetida pretende contribuir para o aprendizado dos conteúdos de ciências em escolas públicas do município de Janaúba, através de ferramentas lúdicas e experimentação. Os principais objetivos da proposta são: mapear as escolas públicas do munícipio e os conteúdos abordados conforme o Plano Curricular Nacional, além daqueles que os alunos encontram maior dificuldade, através de questionário elaborado pela equipe proponente; elaborar práticas para o Ensino de Ciências, a partir de materiais alternativos; desenvolver atividades lúdicas como aplicação de jogos e teatro de fantoches com intuito de despertar o interesse dos alunos; melhorar a capacitação dos discentes universitários para atuação, como monitor, durante as atividades; fornecer aos docentes da Escolas ferramentas pedagógicas alternativas para ensinar os conteúdos de Ciências; elaborar e aplicar questionário para avaliação do projeto.
- Show da química, ensino de ciências, abordagem lúdica, estratégias didáticas, escolas públicas.
Palavras-chave