Sumário da proposta

A Importância da Experimentação no Ensino de Química na Educação Básica

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador
  • Número de inscrição: 2023101202328046
  • Coordenador: MIRIAN DA SILVA COSTA PEREIRA
  • Unidade de lotação: INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Caracterização da Ação
  • Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
  • Área temática principal: Educação
  • Área temática secundária: Comunicação
  • Linha de extensão: Espaços de ciência
  • Abrangência: Municipal
  • Gera propriedade intelectual: Não

Membros

anna carla mourão mariz Bolsista

débora martins silva Voluntário(a)

herliton vitor leite de oliveira Voluntário(a)

joão claudio aguiar vieira Voluntário(a)

mariane das graças costa de oliveira Voluntário(a)

joao victor oliveira araujo Voluntário(a)

laís bonin anzolin Voluntário(a)

    Resumo
  • Neste projeto serão desenvolvidos experimentos de química para a educação básica. Será obedecida a recomendação da Comissão de Biossegurança da UFVJM de transferir as atividades para o sistema remoto/on-line caso haja agravamento da pandemia gerada pela COVID-19. As experiências de química serão realizadas nas escolas parceiras, juntamente com os alunos do ensino superior e da educação básica. Entende-se que as práticas experimentais são uma forma de dinamizar o conhecimento de diversos conteúdos químicos e tornar o estudo mais interessante e didático, além de proporcionar a formação de cidadãos críticos da sociedade. Caso haja restrições sanitárias devido a pandemia, as experiências serão previamente realizadas nas residências dos alunos bolsista e voluntários, onde serão gravadas com a finalidade de produzir vídeos educativos, os quais serão disponibilizados no YouTube, uma plataforma digital de compartilhamento de vídeos. Posteriormente, os links dos experimentos serão disponibilizados aos alunos, os quais serão avaliados de forma remota, através da utilização de questionários on-line.

  • Palavras-chave
  • Química, experimentação, ensino.