Detalhes da proposta

Núcleo Jequitinhonha da Rede de Segurança do Paciente – integrando ensino e serviço

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    maristela oliveira lara

    Número de inscrição:

    20231012023457438

    Unidade de lotação:

    departamento de enfermagem

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    cultura

    Linha de extensão:

    saúde humana

    Abrangência:

    regional

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

álvia maria tereza alves Voluntário(a)

paulo henrique da cruz ferreira Voluntário(a)

renata patrícia fonseca gonçalves Vice-coordenador(a)

mariana roberta lopes simoes Voluntário(a)

jose cristiano ramos gloria Voluntário(a)

karenn eduarda guedes rabelo Bolsista

danielle sandra da silva de azevedo Voluntário(a)

sarah nunes fernandes Voluntário(a)

camila cristina pereira costa Voluntário(a)

luana rodrigues de oliveira Voluntário(a)

maria eduarda martins de souza Voluntário(a)

Resumo

Ativação do Núcleo Jequitinhonha da Rede de Segurança do Paciente e atuação junto ao Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) de um hospital filantrópico e de ensino de Diamantina (Santa Casa de Caridade) referente às ações de consultoria, monitoramento e prevenção a eventos adversos durante a assistência hospitalar. As ações envolvem consultoria a diversos municípios e monitoramento das práticas e de indicadores gerados nos setores de um NSP específico; executando gestão de riscos, prevenção de acidentes, busca ativa e passiva de casos de eventos adversos, e educação em saúde com os profissionais da assistência e demais funcionários da instituição. Tal projeto provoca o estudante a vivência profissional em gestão para atender demanda local e regional; e necessariamente irá articular o ensino à prática, estimular a investigação científica por lidar com vários indicadores de saúde e gestão, além de desenvolver habilidades de educação em saúde com vasta interdisciplinaridade, interação dialógica e impacto na regional.


Palavras-chave

Segurança do paciente, gestão de riscos, prevenção de acidentes


Introdução

Os avanços na assistência à saúde estão em constante progressão e a segurança é um princípio básico e um requisito para a qualidade do cuidado. A segurança do paciente é definida como a redução do risco de danos desnecessários associados à atenção à saúde, até um mínimo aceitável, frente a complexidade de procedimentos e tratamentos, o potencial para o dano é real. A segurança no cuidado resulta tanto de ações corretas dos profissionais de saúde, como de processos e sistemas adequados nas instituições e serviços, assim como de políticas governamentais regulatórias, exigindo um esforço coordenado e permanente(REBRAENSP, 2013). A preocupação com a qualidade do cuidado e com a segurança do paciente nas instituições de saúde tem surgido em âmbito global. O movimento em prol da segurança do paciente teve seu início na última década do século XX, após a publicação do relatório do Institute of Medicine dos EUA que apresentou os resultados de vários estudos que revelaram a crítica situação de assistência à saúde daquele país. Dados apontaram que de 33,6 milhões de internações, 44.000 a 98.000 pacientes, aproximadamente, morreram em consequência de eventos adversos (SILVA, 2010). A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2004, demonstrando preocupação com a situação, criou a World Alliance for Patient Safety ( Aliança Mundial para Segurança do Paciente) . Os objetivos desse programa, que passou a chamar-se Programa de Segurança do Paciente eram, entre outros, organizar os conceitos e as definições sobre segurança do paciente e propor medidas para reduzir os riscos e mitigar os eventos adversos (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2014). Em abril de 2013, foi lançado o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da publicação da Portaria n°. 529, de 1 de abril de 2013. Um dos objetivos da portaria envolve a promoção e apoio à implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente, por meio dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) dos serviços de saúde. Os NSPs, são instâncias que devem ser criadas nos estabelecimentos de Saúde para promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente. Devem, antes de tudo, atuar como articuladores e incentivadores das demais instâncias do hospital que gerenciam riscos e ações de qualidade, promovendo complementaridade e sinergias neste âmbito (MINISTERIO DA SAUDE, 2014). Ainda em 2013, com a finalidade de apoiar as medidas do PNSP, a Anvisa publicou a RDC nº. 36, de 25 de julho de 2013, destacando a obrigatoriedade de constituição de NSP nos serviços de saúde (ANVISA, 2016). O Ministério da Saúde desenvolve ações com vistas a promoção da segurança do paciente, por meio de medidas de educação e divulgação das boas práticas para profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes e com ações preventivas como a implementação das seis metas da OMS: 1. Realizar diagnóstico situacional com foco na segurança do paciente, baseado Programa Nacional de Segurança do Paciente e Política Nacional de Atenção Hospitalar; 2. Apoiar o plano de ação com base nos principais pontos críticos, identificados no diagnóstico situacional; 3. Apoiar a adequação/implantação dos núcleos de segurança do paciente, e respectivos protocolos da política de segurança; 4. Apoiar no desenvolvimento das atividades relacionadas à implantação dos protocolos de segurança através do núcleo de educação permanente; 5. Capacitar para gestão de processos assistenciais com foco nas linhas de cuidados (Infarto, AVC e Trauma); 6. Auxiliar na implantação e monitoramento dos indicadores de desempenho institucionais (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2016). A cultura de segurança é definida como um conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que determinam o comprometimento com a gestão da saúde e da segurança, substituindo a culpa e a punição pela oportunidade de aprender com as falhas e melhorar a atenção à saúde ( RDC 36). No entanto, para que a segurança do paciente realmente aconteça, a cultura de segurança precisa estar estruturada nas instituições, o que corresponde estabelecer um processo de comunicação adequado, confiança, aprendizado organizacional, comprometimento coletivo em relação aos aspectos da segurança, liderança, importância da temática e abordagem não punitiva ao erro ( CARVALHO et al,2017). Estudos recentes mostram que a incidência de Eventos Adversos (EA) no Brasil ainda é alta. A ocorrência deste tipo de incidente no país é de 7,6%, dos quais 66% são considerados evitáveis. Cabe ressaltar que EA é o “incidente que resulta em dano à saúde”. Tais eventos causam prejuízos ao paciente, familiares e a todo sistema de saúde e ocorrem devido às falhas decorrentes de processos ou estruturas da assistência (ANVISA, 2016). Além de aumentar a permanência de internação do cliente, gerando mais custos para a instituição. Os profissionais de enfermagem são responsáveis por grande parte das ações assistenciais e, portanto, encontram-se em posição privilegiada para reduzir a possibilidade de incidentes que atingem o paciente, além de detectar as complicações precocemente e realizar as condutas necessárias para minimizar os danos ( SOUSA et al, 2013). O Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa de Caridade de Diamantina foi implantado desde 2017. Várias atividades de gestão de risco já são rotineiras, entretanto protocolos de segurança, capacitação para gestão de processos assistenciais, planos de ações e implantação e monitoramento de indicadores ainda são pontos essenciais ainda em desenvolvimento. Estes pontos requerem apoio e recursos humanos, que são escassos na instituição parceira que possui apenas uma profissional enfermeira para todas essas atividades. A integração do ensino e serviço é benéfica neste apoio e possibilita ao estudante uma imersão na prática de maneira intensa e enriquecedora para sua formação profissional. Outros municípios na macrorregião de Saúde Jequitinhonha, que tem Diamantina como sede de referência em saúde, não possuem NSP ou estão em processo de implantação, necessitando de apoio, consultoria e capacitação. A Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) é a estratégia de articulação e de cooperação técnica entre instituições diretas e indiretamente ligadas à saúde e educação de profissionais em saúde, com o objetivo de fortalecer a assistência segura e com qualidade. Criada em 2008, a REBRAENSP apresenta-se em franca expansão, ganhando notória visibilidade nos cenários de discussão de estratégias para implementar e/ou melhorar a segurança do paciente, tanto em âmbito nacional como internacional. Em todo o Brasil, a REBRAENSP organiza-se em Polos (geralmente estaduais) e Núcleos (em regiões ou cidades de cada estado), que atuam de forma a implementar e desenvolver os objetivos firmados com a Rede Nacional. Ao longo desses anos, parcerias foram estabelecidas com o Ministério da Saúde, ANVISA, conselhos e entidades de classes, organizações não governamentais, sociedades e associações, sempre em busca da disseminação de melhores práticas e da cultura de segurança. Atualmente, a REBRAENSP é constituída por de 7 polos tem todo Brasil: Polos Goiás, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Os polos são compostos por Núcleos Regionais e a atual proposta é reativar o Núcleo Jequitinhonha na parceria com a UFVJM e Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa de Diamantina. A proposta deste projeto é aliar apoio e serviço ao NSP da Santa Casa de Caridade, dando continuidade à extensão contemplada no PIBEX2022, intitulada "Segurança do paciente e gestão de riscos: integrando ensino e serviço" e ampliação dos objetivos e metas, ativando o Núcleo Jequitinhonha da Rede de Segurança do Paciente para oferecer consultoria, capacitação e estudo junto aos municípios da região norte de Minas Gerais (Núcleo Jequitinhonha) no Pólo Minas Gerais da REBRAENSP.


Justificativa

A discussão sobre a segurança já é uma preocupação no cenário nacional de atenção à saúde, que é “pautado na defesa da vida”. A premissa é que a segurança deve ser valorizada como um direito do paciente e um compromisso ético do profissional de saúde. Assim, todos o serviços de atenção à saúde – como hospitais devem proporcionar cuidados e serviços seguros à população atendida (REBRAENSP, 2013). É função primordial do Núcleo de Saúde do Paciente a integração das diferentes instâncias que trabalham com riscos na instituição, considerando o paciente como sujeito e objeto final do cuidado em saúde. Isto é, o paciente necessita estar seguro, independente do processo de cuidado a que ele está submetido. Ainda, consiste em tarefa do NSP, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactem nos riscos ao paciente (ANVISA, 2016). O estudante terá a oportunidade de aliar conhecimento acadêmico com a experiência do ambiente de trabalho, além de contribuir com a instituição em atividades específicas do setor. Em outra frente, irá junto a equipe de trabalho, apoiar, capacitar e auxiliar na confecção de protocolos de segurança do paciente aos municípios pertecentes ao Núcleo Jequitinhonha do Pólo Minas Gerais REBRAENSP. A política de extensão da UFVJM prevê intervenções educativas e científicas que articulam o Ensino e a Extensão de forma indissociável, viabilizando uma relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. Ensino e extensão visam construir o aprendizado através da experiência, tendo como atores os discentes e os trabalhadores na saúde numa parceria que resulta em benefícios invisíveis para a sociedade como um todo (UFVJM, 2009). O NSP depende do monitoramento continuado de indicadores. É um serviço intenso e extenso que depende de recursos humanos para sua completa execução, além de estudos e alinhamento de protocolos. A gestão dos riscos referentes à incidência de eventos adversos, estratégias de segurança ao paciente e educação dos profissionais são etapas críticas para a prevenção e controle, bem como, para o acompanhamento da efetividade das intervenções e detecção de novos padrões e tendências; com vistas à melhoria da qualidade e segurança dos serviços de saúde (ANVISA, 2016). Ademais possibilitará a integração da instituição formadora com o serviço e a comunidade, reforçando a nova cultura de segurança do paciente necessária aos processos atuais do cuidado. Por fim, a oportunidade oferece também a interdisciplinaridade, uma vez que o trabalho do Núcleo de Segurança do Paciente envolve articulação de diferentes áreas e planejamento coletivo entre enfermagem, gestão hospitalar, gestão pública, medicina, assistência social, psicologia, fisioterapia, nutrição, farmácia, serviços de manutenção e apoio da assistência hospitalar.


Objetivos

Objetivo Geral: Ativar o Núcleo Jequitinhonha da Rede de Segurança do Paciente e contribuir ativamente com o Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa de Caridade de Diamantina nas ações ligadas aos eventos adversos relacionados à assistência a saúde . Objetivos Específicos - Fortalecimento das práticas seguras na assistência pela equipe multiprofissional, em todos os níveis da Rede de Atenção à Saúde, nas instituições de saúde do Núcleo Jequitinhonha; Formação dos profissionais de enfermagem em segurança do paciente; Engajamento da sociedade em segurança do paciente; Investigação e difusão do conhecimento em segurança do paciente; Segurança dos profissionais de saúde; Expansão e fortalecimento da REBRAENSP.; Estimular os profissionais do serviço no cumprimento das seis metas internacionais da OMS em relação a segurança do paciente; Realizar as notificações de eventos adversos no NOTIVISA; Envolver o paciente na sua segurança; Estimular aos profissionais de diferentes áreas a exercerem uma prática assistencial segura; Identificar o conhecimento da equipe de enfermagem acerca de evento adverso e segurança do paciente; Identificar as facilidades e as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros para a notificação de evento adverso; Promover capacitações para os profissionais.


Metas

-Reativar o Núcleo Jequitinhonha da Rede de Segurança do Paciente que se encontra desativado há alguns anos. - Prestar consultoria e apoio aos municípios da Região do Núcleo Jequitinhonha na implementação de NSP e elaboração de protocolos de Segurança em Saúde. -Contribuir para a cobertura de notificações e identificação de eventos adversos no ambiente hospitalar da Santa Casa de Caridade de Diamantina. -Analisar e planejar ações de controle e prevenção de eventos adversos. -Colaborar para a educação permanente em saúde junto a todos os setores da Santa Casa de Caridade de Diamantina. -Inserir o acadêmico no serviço de saúde, acompanhamento a execução de atividades específicas no Núcleo de Segurança do Paciente, favorecendo uma formação crítica sobre o problema. -Contribuir para a geração de indicadores de qualidade do hospital.


Metodologia

O projeto apresenta a característica de ser gerencial e educativo. Gerencial, pois atua na gestão dos riscos de ocorrência de eventos adversos relacionados a assistência á saúde em um ambiente hospitalar de alta complexidade e na consultoria de municípios interessados em apoio e capacitação em Segurança do Paciente. Educativo, porque tem o objetivo de planejar e executar ações educativas com os profissionais de saúde e sociedade para fortalecer a cultura de Segurança do Paciente, além de caracterizar extensão universitária, por proporcionar a inserção do acadêmico de enfermagem em cenário de prática específico de sua área de formação. Etapas do Desenvolvimento do Projeto: 1. Planejar com o responsável do NSP da Santa Casa de Diamantina, para discutir as atividades a serem executadas por meio do curso de Enfermagem. 2. Ativar na REBRAENSP o Núcleo Jequitinhonha do Pólo Minas Gerais. 3. Identificar junto a REBRAENSP todos os municípios pertencentes ao Núcleo Jequitinhonha e entrar em contato por email ou telefone apresentando aos gestores hospitalares o projeto de extensão como um instrumento de apoio e consultoria; e propor reuniões online em caso de interesse. 4. Reunir com integrantes da equipe do projeto para preparar planejamento das atividades e dimensionamento da equipe. 5. Criar uma agenda de ações tanto para NSP da Santa Casa de Caridade quanto para atendimento do Núcleo Jequitinhonha. 6. Participar de eventos e reuniões e estudos da REBRAENSP, conforme disponibilidade e acessibilidade remota. Todas as atividades realizadas serão registradas para avaliação da proposta, bem como da ação realizada. A equipe terá como base física e referência o NSP da Santa Casa de Caridade, local onde atuará contribuindo diretamente, por 20h semanais, com as demandas do NSP. Juntamente com tais demandas dará suporte prestará consultoria e apoio aos municípios que necessitarem sobre implementação de NSP e confecção de protocolos de segurança do paciente. A demanda das atividades específica do NSP da Santa Casa de Caridade será definida pela responsável do NSP da Santa Casa de Caridade de Diamantina. A proposta consta com um equipe de docentes, técnicos administrativos, estudantes e colaboradores do hospital em questão. Serão selecionados estudantes voluntários para atuar junto com o estudante bolsista. Todos terão uma escala semanal de atuação e cumprimento das atividades pactuadas para viabilizar a participação de todos e também atender a compatibilidade com os demais compromissos acadêmicos. O bolsista terá que cumprir mínimo de 12h semanais. Serão realizadas visitas semanais dos docentes para acompanhamento dos acadêmicos e da proposta, além de reuniões periódicas com o serviço de saúde para avaliação e ajustes necessários das atividades. O estudante irá ter que identificar, analisar, planejar e executar ações com profissionais da enfermagem, medicina, assistente social, fisioterapia, nutrição, farmácia, serviços gerais, administração; e pacientes e acompanhantes. Todas as ações serão registradas em um livro ata, que ficará no setor NSP para preenchimento dos estudantes e avaliação dos docentes e colaboradores.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Núcleo de segurança do paciente. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/programa-nacional-de-seguranca-dopaciente- pnsp/nucl eo-de-seguranca-do-paciente>. Acesso em: 16 nov. 2018. BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária –Brasília: Anvisa, 2016. BRASIL. Ministério da Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente / Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. –Brasília : Ministério da Saúde, 2014.40 p. BRASIL. Resolução RDC n° 36, de 26 de julho de 2013. Aprova “Ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde e dá outras providências”. Orgão emissor: ANVISA- Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: www. anvisa.gov.bracessado em: 16 de novembro de 2018. CARVALHO REFL, Arruda LP, Nascimento NKP, Sampaio RL, Cavalcante MLSN, Costa ACP. Assessment of the culture of safety in public hospitals in Brazil. Rev. Latino-Am. Enfermagem.2017;25:e2849.[Access16/11/2018]Availablein:http://www.scielo.br/pdf/rlae/v25/pt_0104- 1169-rlae-25-e2849.pdf.DOI:http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1600.2849. MACEDO TR, Rocha PK, Tomazoni A, Souza S, Anders JC, Davis K. The culture of patient safety from the perspective of the pediatric emergency nursing team. Rev Esc Enferm USP. 2016;50(5):756-762. DOI:http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000600007 Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente Estratégias para a segurança do paciente : manual para profissionais da saúde / Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente. – Porto Alegre : EDIPUCRS, 2013. 132 p. SILVA AEBC. Segurança do paciente: desafios para a prática e a investigação em Enfermagem. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2010;12(3):422. Available from: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v12i3.11885 SOUSA, M. R. G. D. et al. Eventos adversos em hemodiálise: relatos de profissionais de enfermagem. Rev Esc Enferm USP, Goiania, v. 47, n. 1, p. 76-83,2013. UFVJM. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Politica de Extensão. Anexo da Resolução nº06 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE, 17 de abril de 2009.


Inserção do estudante

Os estudantes participarão como auxiliares no planejamento, realização e avaliação de todas as ações do projeto, tendo o compromisso de cumprimento da escala de atividades acordada junto com o serviço. Atividades: - Reuniões mensais do Núcleo Jequitinhonha para definição de estratégia e discussões científicas; - Apoio na implementação do Núcleo de Segurança do Paciente nas Instituições de Saúde interessadas; - Consultorias na confecção dos protocolos de segurança do paciente; - Apoio na tratativa dos eventos adversos e planos de ação para mitiga-los; - Evento anual “Abril pela Segurança do Paciente” - Lançar dados no banco de informações NOTIVISA; - Executar blitz para verificação das pulseiras de identificação do paciente e etiquetas de acesso venoso; - Executar vigilância dos eventos adversos relacionados a assistência; - Promover educação continuada com os profissionais da instituição; -Orientar os pacientes e acompanhantes; - Estimular estratégias para: melhoria da comunicação entre os profissionais de saúde, cirurgia segura, prescrição/administração medicamentosa segura; - Realizar campanhas de sensibilização para higienização das mãos; - Executar vigilância ao risco de quedas e lesões por pressão; - Participar de reuniões e grupos de melhoria representando o setor ou realizando registro dos mesmos. As atividades serão realizadas nos diversos setores de internação ou na sala do NSP. Serão responsáveis pela colaboração no planejamento, seleção de temas e organização dos momentos de educação continuada dos profissionais da Santa Casa de Diamantina. A escala de rodízio dos alunos (1 aluno/por dia de segunda a sexta-feira) será observada pela equipe, sendo o bolsista responsável por 12 horas semanais. A captação e acompanhamento dos estudantes será supervisionada de maneira direta pela coordenadora e demais docentes envolvidos, sendo a análise do planejamento e execução das ações feita pela equipe quinzenalmente em reunião e diretamente no local da ação prestado durante visita ao mesmo ou por solicitação de avaliação pela Equipe do NSP. A equipe do NSP será envolvida no acompanhamento do mesmo, participando e assumindo parte da supervisão dos alunos qualquer tipo de alteração na evolução do trabalho que comprometa seus objetivos, o mesmo será interrompido ou suspenso. Os locais de atuações serão o escritório do NSP, os setores assistenciais, gerenciais e espaço de capacitação/reunião do Hospital envolvido. A direção do NSP irá indicar os fatores positivos e negativos da atividade oferecida, o que será de extrema relevância para avaliação, aceitação e direcionamento dos alunos. Os professores serão responsáveis pelo direcionamento dos encontros com os serviços de saúde. Além da avaliação dos profissionais de saúde e a equipe responsável pelo projeto se reunirá para estudar os casos, avaliar as ações e planejar novas intervenções. Possíveis indicadores de avaliação: 1- Atividades educativas realizadas pelos alunos; 2 – Atendimento da demanda solicitada pelo hospital; 3 - Identificação dos indicadores de prevenção e controle riscos trabalhados; 4 - Relatório parcial e final. Possíveis produtos a serem gerados: Trabalho no Sintegra e eventos da REBRAENSP, relato de experiência, capítulo de livros. Situações passíveis de investigação científica serão submetidas ao Comitê de Ética e Pesquisa, com anuência da Santa Casa de Caridade, para coleta e uso dos dados.


Observações

O Projeto conta com a participação de discentes do Curso de Enfermagem da UFVJM, os quais além do aprendizado relacionado ao aspecto técnico, vivenciarão o trabalho cotidiano no âmbito hospitalar. Os discentes terão a oportunidade de discutir saberes e conhecimentos com os profissionais, fato que contribuirá para a sua formação no que diz respeito à segurança quanto aos cuidados oferecidos ao cliente. Vale ressaltar que o bolsista fará correlação com os conteúdos de Segurança do Paciente, Bioética, Bases da Assistência de Enfermagem. Enfermagem Médica, Enfermagem Cirúrgica e Administração dos Serviços de Saúde na Área hospitalar, entre outras; no que tange a biossegurança, prevenção de danos, adequação dos ambientes, processos de trabalho, cuidados de enfermagem e educação em saúde. As atividades realizadas serão registradas em formulário próprio, que será utilizado pelo NSP. É previsto ainda, apresentação do projeto de extensão em eventos da área na UFVJM ou fora, bem como à administração da instituição de saúde envolvida. Por fim, ressalta-se que os impactos diretos e indiretos já alcançados com o desenvolvimento de extensão no NSP da Santa Casa de Caridade no primeiro semestre de 2022 como ações educativas, atualização de protocolos e monitoramento de eventos adversos, evidenciam aprendizado concreto na formação dos estudantes envolvidos. Na presente proposta a contemplação das diretrizes da extensão universitária: interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; impacto na formação do estudante; e impacto e transformação social são factíveis. Este alcance é muito positivo para sociedade, especialmente para saúde pública e a segurança do paciente.


Público-alvo

Descrição

No presente projeto serão beneficiados diretamente o Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa de Caridade de Diamantina pelo apoio, logística e execução de várias atividades próprias do serviço. Indiretamente, todos os profissionais da assistência direta ou indireta ao paciente, pois há um grande benefício da melhoria do processo de trabalho e consequentemente da qualidade e segurança da assistência à saúde, impactando no cliente/paciente que será cuidado por um estabelecimento de saúde com prevenção à acidentes e inconformidades. O impacto nos profissionais será alcançado por meio das estratégias de estímulo a práticas seguras e capacitações oferecidas. E num alcance regional, será fornecido consultoria, apoio e auxílio aos NSP e ou gestores hospitalares interessados de municípios da região Alto Jequitinhonha do Pólo Minas Gerais da REBRAENSP.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Município

Aricanduva

Município

Capelinha

Município

Carbonita

Município

Coluna

Município

Couto De Magalhães De Minas

Município

Datas

Município

Felício Dos Santos

Município

Gouveia

Município

Itamarandiba

Município

Leme Do Prado

Município

Presidente Kubitschek

Município

Minas Novas

Município

Rio Vermelho

Município

São Gonçalo Do Rio Preto

Município

São Gonçalo Do Rio Das Pedras

Município

Serro

Município

Serra Azul De Minas

Município

Turmalina

Município

Veredinha

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O Projeto será desenvolvido no Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e em demais setores da Santa Casa de Caridade de Diamantina que tiverem ações de vigilância, vistoria e investigação de eventos adversos. O serviço em questão apontou a demanda de atividades que incorporam os objetivos do projeto de extensão e em conjunto com a Universidade elaborou o mesmo. A participação da Santa Casa de Caridade de Diamantina constituirá no levantamento das atividades a serem executadas, delegação e orientação dos estudantes na implementação e acompanhamento. A equipe terá como base física e referência o NSP da Santa Casa de Caridade, local onde atuará contribuindo diretamente, por 20h semanais, com as demandas do NSP. Juntamente com tais demandas dará suporte prestará consultoria e apoio aos municípios que necessitarem sobre implementação de NSP e confecção de protocolos de segurança do paciente. A demanda das atividades específica do NSP da Santa Casa de Caridade será definida pela responsável do NSP da Santa Casa de Caridade de Diamantina.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Discussões científicas e alinhamento de condutas com protocolos internacionais e nacionais.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Apoio na implementação do Núcleo de Segurança do Paciente nas Instituições de Saúde. Reuniões e capacitações online. Compartilhamento de materiais, orientações e revisões de processos.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Consultorias na confecção dos protocolos de segurança do paciente com embasamento científico e legislativo.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Apoio na tratativa dos eventos adversos e planos de ação para mitiga-los

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Promoção de evento regional - Fórum de discussão sobre Segurança do Paciente

Periodicidade Diariamente
Descrição da Atividade

Lançamento de dados de notificação de eventos adversos da instituição no programa digital do NOTIVISA, conforme ocorrência dos EA da Santa Casa.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Vigilância do uso e dados corretos de pulseiras de identificação dos pacientes, bem como identificação do acesso venoso, quando for o caso na Santa Casa de Caridade de Diamantina.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Visita aos diversos setores do hospital na busca de eventos adversos e acolhimento de notificações geradas nos setores. Proceder a investigação dos eventos na Santa Casa de Caridade de Diamantina.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Auxílio na escolha do tema e organização de capacitações /educação em saúde com os diversos profissionais da instituição. Preparo de material e slides, estudo da temática, planejamento de dinâmicas. Contribuição na execução ou atém mesmo completa execução sem auxílio do profissional do NSP da Santa Casa de Caridade de Diamantina.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Abordagem de orientação à pacientes e acompanhantes para prevenção de eventos adversos e esclarecimentos de dúvidas a ser realizados com os indivíduos nas clínicas de internação da Santa Casa de Caridade de Diamantina.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Sugerir, contribuir e implementar tecnologias leves e mecanismos que favoreçam a comunicação clara e eficiente em situações consideradas de alto risco de evento adverso por ruídos na comunicação entre os profissionais de saúde: cirurgia, prescrição/administração da Santa Casa de Caridade de Diamantina.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Realização de campanhas de sensibilização para higienização correta e frequente das mãos durante a prestação da assistência à saúde pelos diversos profissionais na Santa Casa de Caridade de Diamantina.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Verificar em visitas de vigilância as condições e cuidados aplicados para evitar quedas dos pacientes ou lesão por pressão, na Santa Casa de Caridade de Diamantina.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Participação em reuniões do setor com administração da Santa Casa de Caridade de Diamantina ou com diretores e responsáveis por clínicas, vigilância de infecções, auditoria e outros. Sugerir soluções para demandas discutidas, descrever indicadores trabalhados e estratégias realizadas e fazer registros escritos das reuniões.