Detalhes da proposta

Projeto Caminhando Juntos pela Saúde

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    luciara leao viana fonseca

    Número de inscrição:

    20231012023240120

    Unidade de lotação:

    departamento de odontologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    saúde

    Linha de extensão:

    saúde humana

    Abrangência:

    regional

    Vinculado a programa de extensão:

    programa de atenção integral a saúde

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

simone gomes dias de oliveira Vice-coordenador(a)

loren sousa gomes Bolsista

rute antônia moreira Voluntário(a)

patricia antao oliveira Voluntário(a)

jairo evangelista nascimento Voluntário(a)

Resumo

O Projeto “Caminhando Juntos pela Saúde”, desenvolvido desde 2019 em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) PROCAJ – Projeto Caminhando Juntos, desenvolve ações de Promoção de Saúde, com foco em saúde bucal, de forma complementar e integrada às atividades realizadas pela ONG, buscando a melhora da qualidade de vida das comunidades rurais dos municípios de Diamantina, São Gonçalo do Rio Preto, Felício dos Santos, Carbonita, Turmalina, Minas Novas, Veredinha, Itamarandiba. Objetiva também promover acesso das crianças e adolescentes assistidos pelo PROCAJ à procedimentos odontológicos de baixa complexidade, para controle da cárie dental, por meio da realização do Tratamento Restaurador Atraumático (ART), cuja técnica foi desenvolvida para ser utilizada em locais sem infraestrutura.


Palavras-chave

Educação em Saúde, Saúde bucal, Promoção de saúde, Tratamento Restaurador Atraumático


Introdução

Os Vales do Jequitinhonha e Mucuri são regiões historicamente marcadas por uma grande desigualdade social, quando comparados com as outras regiões de Minas Gerais (PEREIRA N.J & SOUZA K.R., 2018). Dentre o rol de necessidades dessas localidades, é de se esperar que os problemas bucais estejam incluídos. Dessa forma, surge a necessidade do desenvolvimento de ações e projetos que visem contemplar as principais demandas dessas regiões com foco na melhora da qualidade de vida dessas pessoas. O Projeto de Extensão “Caminhando Juntos pela Saúde”, busca desenvolver indivíduos autônomos no sentido de cuidar da sua higiene oral e serem capazes de prevenir doenças bucais, além de cidadãos capazes de transmitir os conhecimentos adquiridos a outras pessoas, tal como prega a pedagogia da autonomia” de Paulo Freire- “propostas de práticas pedagógicas necessárias à educação como forma de construir a autonomia dos educandos, valorizando e respeitando sua cultura e seu acervo de conhecimentos empíricos junto à sua individualidade.” Para isso, irá atuar em conjunto com o PROCAJ- Projeto Caminhando Juntos, uma ONG que atua em parceria com a ChildFund/Brasil, uma Fundação norte-americana que atua na América Latina desde 1966 com apadrinhamento voluntário de crianças em situações de vulnerabilidade socioeconômica. Seus objetivos também estão associados à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, trabalhando em parceria com escolas rurais, municipais e estaduais dos municípios em que atua, de forma direcionada a cada grupo e suas principais necessidades, aspirações e demandas. Nos municípios abrangidos pelo trabalho social da PROCAJ:Diamantina, São Gonçalo do Rio Preto, Felício dos Santos, Carbonita, Turmalina, Minas Novas, Veredinha, Itamarandiba, o acesso à informação e ao atendimento odontológico não são uma realidade de todos e por isso, o número de crianças e adolescentes com cárie pode ser elevado. Inserindo-se nesta realidade, o projeto busca através de conversas, atividades práticas, brincadeiras, palestras e eventos transmitir a esses indivíduos informações sobre prevenção de problemas bucais, para despertar neles próprios e em seus familiares e/ou responsáveis a consciência acerca da importância da higiene bucal para a saúde e autoestima dos indivíduos, incluindo o valor dos dentes na alimentação e vida saudável, bem como sua valia estética no aspecto “sorriso” e seu valor social. Propõem-se ainda, a realização do levantamento de riscos e necessidades de tratamento odontológico, e como medida interventiva a realização do Tratamento Restaurador Atraumático (ART) - devido à mais fácil execução e possibilidade de realização em locais nos quais a infraestrutura não é totalmente satisfatória - em crianças e adolescentes inscritos no PROCAJ – Projeto Caminhando Juntos - nos distritos e comunidades rurais assistidas pela ONG.


Justificativa

Atualmente sabe-se que, a área da saúde bucal no Brasil, como parte integrante da atenção primária à saúde e das ações de vigilância em saúde, depara-se com desafios importantes para responder com efetividade às situações e problemáticas que exigem enfrentamento cotidiano. Tais desafios, de natureza teórico-metodológica, prática e avaliativa, manifestam-se tanto na necessidade de demonstrar resolutividade na assistência clínica (tão necessária à maioria dos brasileiros), como na formulação de políticas intersetoriais sustentáveis, de natureza mais abrangente e que possam impactar positivamente os principais indicadores epidemiológicos de saúde bucal (KUSMA, S. Z.; MOYSÉS, S. T.; MOYSÉS, S. J., 2012). Considerando a grande desigualdade social existente em todo o território brasileiro, e mais especificamente a desigualdade enfrentada pelo Vale do Jequitinhonha, região onde o índice de Gini- ainda era de 0,540 no ano de 2010 (fonte: PNUD, Ipea e FJP), é possível entender a necessidade de desenvolvimento de projetos que lidem com os principais problemas da região. Como era de se esperar, diante da situação de extrema pobreza em que vivem a maior parte da população do Vale do Jequitinhonha, os problemas bucais estão incluídos no rol de necessidades em saúde dessas pessoas. A miscigenação populacional e o caráter desigual da sociedade brasileira criam a necessidade de uma oferta de saúde heterogênea e baseada no princípio de equidade, para que seja capaz de abranger e incluir as diversas culturas e realidades existentes no país, ou seja, o enfrentamento desse panorama é um desafio complexo. Ademais, segundo o modelo teórico de ANDERSEN R.M & DAVIDSON P.L, 1997, as características do ambiente externo, o sistema de prestação serviços odontológicos e as características pessoais da população, denominados determinantes primários da saúde bucal, influenciam o comportamento com relação a mesma, que inclui o uso de serviços odontológicos e as práticas de higiene bucal e estão diretamente associadas às condições sociais e econômicas e ao nível de informação que os indivíduos possuem acerca desses assuntos. Nesse contexto, levando-se em consideração que o Brasil é o décimo país mais desigual do mundo (Relatório de Desenvolvimento Humano- Nações Unidas, 2018) é possível perceber porque o acesso à saúde bucal ainda não é realidade de grande parte da população. Visando sanar as demandas apresentadas pelas localidades acompanhadas pelo PROCAJ, no que tange saúde bucal, o projeto em questão visa realizar oficinas de educação e promoção de saúde bucal e tratamento das condições apresentadas, onde possa ser utilizado o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) - devido à mais fácil execução e possibilidade de realização em locais nos quais a infraestrutura não são totalmente satisfatórias - em crianças e adolescentes inscritos no PROCAJ – Projeto Caminhando Juntos - nos distritos e comunidades rurais de Diamantina, São Gonçalo do Rio Preto, Felício dos Santos, Carbonita, Turmalina, Minas Novas, Veredinha, Itamarandiba . O Projeto “Caminhando Juntos pela Saúde”, vem realizando desde 2019 ações de promoção e prevenção em saúde bucal nas comunidades assistidas pela ONG. Dentre as localidades já abrangidas por essas ações, estão algumas comunidades com resquícios de quilombos, garimpos, produtores artesanais e os bairros de menor condição socioeconômica de Diamantina. Em todos esses locais, foram realizadas oficinas sobre odontologia, que buscaram abordar a importância da manutenção de uma boa saúde bucal, como fazê-la e como passar aos próximos os conhecimentos adquiridos. Com o advento da pandemia da COVID-19, medidas preventivas foram tomadas, como a suspensão das atividades presenciais e adoção de ações de caráter virtual. Dessa forma, os discentes produziram e disponibilizaram cartilhas educativas e outras atividades a serem desenvolvidas pelas crianças e adolescentes, vídeos interativos e lúdicos que buscam transmitir as informações sobre saúde bucal de forma divertida e de fácil entendimento, para que o público-alvo não perdesse o vínculo com o projeto. Esses materiais foram encaminhados para a equipe do PROCAJ que os disponibiliza para as crianças e adolescentes em suas residências. Dessa forma, frente ao retorno da sociedade às atividades presenciais, embora seguindo ainda os protocolos de proteção contra a COVID-19, o Projeto Caminhando Juntos pela Saúde também iniciou progressivamente esse retorno visto a importância da interação pessoal com o público assistido pelas ações do projeto. A interação presencial ajuda a criar vínculos com as crianças, adolescentes e cuidadores, para que se crie uma confiança mútua entre as partes e posteriormente possa ser realizado levantamento de necessidades das crianças e adolescentes, seguido do Tratamento Restaurador Atraumático, pela técnica ART. O ART consiste em uma técnica adotada em locais onde não é possível ou é dificultado ao aceso de equipamentos odontológicos que exigem energia elétrica, além de ser menos invasiva do que as técnicas tradicionais, uma vez que não necessita do uso de anestesia e é realizado com instrumentos manuais (NAVARRO, et al. 2015). Trata-se de um procedimento difundido mundialmente, com reconhecimento de sua eficácia no controle da cárie, e recomendado pela OMS como forma de ampliar o acesso da população em situação de vulnerabilidade econômica e social aos cuidados odontológicos.


Objetivos

Objetivo geral Desenvolver ações que contribuam para a melhora da qualidade de vida e saúde das comunidades assistidas pelo PROCAJ. Objetivos específicos - Repassar às comunidades conhecimentos adquiridos na graduação em Odontologia que incluem orientação de higiene bucal, técnicas de escovação e uso do fio dental, para capacitá-los a cuidar da maneira mais adequada dos seus dentes; - Instruí-los sobre alimentação saudável e seu impacto na saúde, inclusive bucal, buscando recursos que respeitem seus costumes e hábitos alimentares regionais, incentivando-os a ser tornarem mais saudáveis; - Estimular o desenvolvimento da autonomia, pela apropriação do conhecimento, no quesito de saúde bucal e que os permita capacitar outras pessoas; - Controle epidemiológico de cáries através do método ART (Tratamento Restaurador Atraumático) para que a para que a função e estética dos dentes seja restabelecida, contribuindo para melhoria do acesso à atenção odontológica e qualidade de vida dos indivíduos, bem como o de pessoas sem acesso à atenção básica.


Metas

- Visitar todas as localidades assistidas pela ONG, incluindo distritos e comunidades rurais, somando cerca de 4.666 crianças e adolescentes; - Realizar o levantamento de necessidades das crianças e adolescentes das comunidades visitadas; - Realizar oficinas de educação e promoção de Saúde em todas as comunidades; e por conseguinte fazer que esse conhecimento alcance familiares das crianças e adolescentes de forma indireta. - Distribuir kits de escovação para todas as crianças e adolescentes visitados durante as ações do Projeto, para que possam fazer a manutenção da saúde bucal; - Realizar o ART em crianças/adolescentes de pelo menos duas comunidades, elencadas conforme escala de prioridades definida após levantamento.


Metodologia

O PROCAJ já apresenta uma rotina de visitas semanais às localidades acima referidas. Propõe-se que o Projeto seja complementar às atividades desenvolvidas pela instituição, classificando-se em: - Ações de Planejamento (Re)Construção de uma proposta conjunta e de um cronograma de atividades, baseados na logística institucional e disponibilidade dos acadêmicos envolvidos, considerando o retorno das atividades presenciais e necessidade de replanejamento e redefinição de atividades. Essas ações incluem reuniões, visitas às localidades para diagnóstico e planejamento situacional. - Ações educativas: É importante que todos os assuntos sejam transmitidos de forma clara e simples para que todos os indivíduos, mesmo que leigos acerca dos temas, possam compreender o que lhes é passado. - Saúde bucal de bebês (0 a 1 ano): As ações deverão estar direcionadas à gestante, aos pais e/ou responsáveis para incentivar os cuidados com a higiene bucal precocemente, antes mesmo da erupção dos primeiros dentes. Os principais pontos a serem trabalhados são: Sensibilização, aleitamento materno, higiene bucal, erupção dentária, afecções bucais, portadores de fissura labial e/ou palatinas e pacientes com necessidades especiais, higiene geral relacionada à saúde bucal, dieta, traumatismo dentário e fluorose dentária. As atividades de educação em saúde bucal serão: demonstração, nos próprios bebês, de como higienizar a cavidade oral corretamente e orientações orais sobre os aspectos acima descritos. - Crianças de 2 a 5 anos: A atenção em saúde bucal nessa faixa etária é essencial, pois é o período de formação de hábitos. Temáticas a serem abordadas, além das já citadas para bebês: - Deglutição atípica; - Postura incorreta: relacionadas à boca ou à face. - Onicofagia e hábitos de morder objetos. É importante abordar a criança juntamente à família, conhecendo e entendendo seus hábitos e condição socioeconômica para que as orientações e informações transmitidas sejam coerentes a essa realidade e possam ser seguidas. As atividades poderão estar associadas à leitura de histórias, desenhos para colorir e macro modelos ou fantoches para demonstração das técnicas de escovação. Visando garantir a assimilação das informações passadas, será adotada a seguinte estratégia: FALE, MOSTRE e FAÇA. FALE – Usar de uma linguagem simples que possa ser compreendida por qualquer faixa etária, para que as crianças assimilem e consigam se lembrar na hora de fazer a escovação. MOSTRE – Durante a explicação das técnicas de escovação os movimentos descritos devem ser ilustrados em macromodelos ou pelúcias. FAÇA – Após a demonstração, deve ser solicitado que as crianças e adolescentes repitam o que foi feito, para garantir a efetividade da técnica. - Crianças de 6 a 12 anos: As atividades devem ser coletivas, por serem idades cujas ações promovem um grande impacto sobre a prevalência de cárie e gengivite. Os dentes permanentes recém-erupcionados são altamente susceptíveis à cárie. Assim sendo, a importância da escovação deve ser reforçada aos pais, além de alertá-los sobre o início da dentição permanente. A partir dos oito anos de idade, a criança já pode assumir a responsabilidade pela sua higiene bucal e, dessa forma, devem aprender a técnica correta de escovação e uso do fio dental. Os pais devem ser orientados, de acordo com seu horário de trabalho, a monitorar a escovação feita pela criança e a quantidade de creme dental utilizado pelo menos uma vez durante o dia. Evidenciadores de placa bacteriana podem ser usados para a motivação à limpeza dos dentes, visto que essa fase é crítica para o desenvolvimento da cárie. O traumatismo dentário deve ser sempre trabalhado nessa faixa etária através de alertas quanto à prevenção dos acidentes. - Adolescentes (12 a 19 anos): É necessário que seja estabelecida uma relação amistosa e pessoal, com diálogos honestos e maduros, sem atuação paternalista ou autoritária, para criação de um vínculo e encorajamento do jovem quanto a realização de perguntas e confiança nas informações recebidas. É muito importante escutar o que o adolescente tem a dizer, valorizar suas qualidades e tentar desenvolver nele a responsabilidade pelo autocuidado. A equipe deve ser capacitada para abordar os principais problemas que afetam essa faixa etária, tais como violência, problemas familiares, depressão, distúrbios alimentares, uso de drogas, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, de forma a atuar de forma multiprofissional e identificar casos que necessitam de encaminhamento para a equipe de saúde ou outros profissionais. Pontos específicos a serem trabalhados: Periodontite juvenil, uso de aparelhos ortodônticos, mau hálito, erupção do terceiro molar, erosão dentária, traumatismo dentário, fumo, álcool e outras drogas lícitas e ilícitas e piercings. Pode-se usar, para esta faixa etária, demonstração de escovação e utilização do fio dental em manequins, realização de “Quiz”, dinâmicas interativas e eventos sociais com rodas de conversa para facilitar a consolidação do conhecimento repassado. - Ações preventivas: Além das ações educativas, que por si integram o elenco de ações de Promoção de Saúde e Prevenção de doenças, algumas ações específicas para a prevenção das doenças bucais deverão ser instituídas, conforme a necessidade de cada comunidade, como a escovação dental supervisionada e o uso racional de fluoretos. Bem como palestras, rodas de conversa e oficinas que abordem os mais diversos assuntos da saúde bucal e como, por que e quando os prevenir. - Ações de intervenção e controle da cárie dental: Aliado as ações educativas, durante as visitas às localidades deverá ser realizado nas crianças e adolescentes um levantamento de risco às doenças bucais e de necessidades de tratamento. De acordo com os resultados desse levantamento, serão propostas medidas individuais e coletivas para controle da doença cárie, que incluirão o controle da lesão de cárie pela técnica de ART.


Referências Bibliográficas

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Inserção do estudante

O discente constitui o protagonista do Projeto, ao atuar como promotor e multiplicador dos conhecimentos adquiridos na graduação. O projeto permitirá sua inserção e vivência em realidades locais diversas, e a troca de saberes formais e informais, mediante a interação com comunidades rurais e os desafios que podem proporcionar. Será capacitado pelos professores para realizar os procedimentos de levantamento de necessidades e do ART. Terá a oportunidade de elaborar materiais e técnicas educativas, que possam ser utilizadas nas comunidades envolvidas. Será acompanhado e terá supervisão direta dos professores envolvidos. Os estudantes que farão parte deste projeto de inserção terão possibilidade de conhecer e lidar com realidades culturais e socioeconômicas diferentes das suas, o que ajuda a desenvolver maneiras de lidar com diferentes públicos, habilidades oratórias e a reconhecer o indivíduo como um ser social e pensante e não um mero “paciente”. Além disso, irão expandir seus conhecimentos em saúde pública e atenção primária e desenvolver formas e atividades didáticas. Vale ainda comentar que os estudantes envolvidos terão uma maior aproximação com a área científica por meio da apresentação das ações promovidas nas comunidades pelo projeto em congressos e encontros científicos como o SINTEGRA (Semana da Integração), podendo elaborar trabalhos e outros projetos e dessa maneira, se desenvolver nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Tudo isso irá enriquecer sua formação. Ademais, pode-se dizer que é de extrema importância que os jovens participem de ações sociais para que façam a diferença na saúde e na existência das pessoas afetadas pela desigualdade social que nem sempre têm acesso à formas dignas de atendimento. É indubitável o crescimento pessoal e a visão crítica adquirida com esse tipo de trabalho, necessárias para a formação de profissionais humanos que trabalhem de acordo com os princípios do SUS: integralidade, equidade e universalidade. Além disso, o estudante será avaliado de acordo com a sua participação nas atividades do projeto, como por exemplo: presença nas reuniões, cumprimento de atividades delegadas e responsabilidades atribuídas a ele.


Observações

As atividades desenvolvidas pelo Projeto giram em torno da premissa de que toda e qualquer ação a ser desenvolvida em uma comunidade, deve ser precedida de um vasto conhecimento da mesma, dentre o qual se enquadram os aspectos socioculturais, sociodemográficos e socioeconômicos de cada região. Dessa forma, é possível promover uma troca de conhecimentos e experiências entre os membros discentes, coordenador e as comunidades rurais assistidas pelo PROCAJ, os quais fazem parte da formação do processo de conhecimento. Com as ações já realizadas pelo projeto durante seu período de vigência, foi possível perceber a grande necessidade por parte das crianças, adolescentes e de seus familiares de serviços básicos de saúde bucal que estimulem o autocuidado e possam ter uma repercussão positiva na qualidade de vida dessas pessoas. Houve uma mudança notável da percepção das comunidades visitadas com a relação à importância da saúde bucal e seu impacto na qualidade de vida das pessoas


Público-alvo

Descrição

As ações irão beneficiar diretamente as crianças e adolescentes dos distritos e comunidades rurais de Turmalina, Veredinha, Minas Novas, Bocaiúva, Itamarandiba, Carbonita, Diamantina, Datas, São Gonçalo do Rio Preto e Felício dos Santos assistidas pelo PROCAJ e indiretamente as suas famílias e comunidades onde vivem, uma vez que as ações irão trazer não apenas a melhoria da qualidade de vida e saúde das crianças e adolescentes, como também irá deixá-los aptos a capacitarem outras pessoas. Vale ressaltar ainda o impacto que essas ações possuem na formação dos graduandos, professores e coordenadores do Projeto uma vez que irão se deparar com diferentes realidades, que demandarão estratégias e planejamentos distintos, representando um grande desafio a ser enfrentado.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Município

São Gonçalo Do Rio Preto

Município

Turmalina

Município

Veredinha

Município

Minas Novas

Município

Datas

Município

Bocaiúva

Município

Felício Dos Santos

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O Projeto conta com a colaboração do PROCAJ (Projeto Caminhando Juntos) de Diamantina, trata-se de uma organização não governamental (ONGs/OSCIPs) que atua em parceria com a ChildFund/Brasil. O PROCAJ é a responsável por auxiliar o bolsista e coordenador na elaboração dos cronogramas e ações em cada comunidade, uma vez que representam a ponte entre os graduandos e os moradores dos distritos e comunidades assistidas pela instituição. É ainda a responsável por ceder veículo, material didático, aparelho de som e vídeo para a realização de todas as ações planejadas. Ademais, mobilizar o público alvo com antecedência, para garantir a efetuação e sucesso do que é planejado. A equipe PROCAJ Diamantina, tem se mostrado bastante receptiva e participativa em todos os momentos do projeto, desde seu início. Frequentemente, toda a equipe se reúne com o bolsista para mesas redondas, onde são abordados temas de grande relevância em cada comunidade e como o projeto pode atuar visando a melhoria da qualidade de vida e saúde dos moradores, isso contribui para um intercâmbio de conhecimentos e experiencias distintas a respeito de um mesmo tema.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Serão realizadas reuniões com os membros, coordenador e parceiro do Projeto, para elaboração de um cronograma de ações dentro da logística da instituição acadêmica, dos discentes, coordenador e comunidades atendidas pelo PROCAJ

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Reunião presencial no PROCAJ DIAMANTINA para acompanhamento do andamento das ações e elaboração de propostas de eventos culturais a serem desenvolvidas com o público-alvo

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Reuniões para discussão e acompanhamento das ações realizadas e as que estão agendadas segundo o cronograma elaborado com o PROCAJ, bem como a elaboração de propostas de eventos culturais que visem agregar conhecimento para as comunidades e a equipe do projeto.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Realização de palestras, seminários e grupos de discussão acerca dos assuntos que serão abordados nas comunidades e que afirmem a importância da abordagem multidisciplinar em saúde.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Confecção de cartilhas em uma linguagem objetiva e de fácil compreensão para servir de apoio para reforçar as informações transmitidas durante as ações e abordar os temas propostos para cada faixa etária.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Elaboração de instrumentos de reforço de aprendizado, que possam reforçar visualmente a assimilação dos temas trabalhados e que possam servir como estímulo para a agregação do público.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Exposição oral dos temas propostos para as diferentes idades por meio de palestras, rodas de conversa, vídeos educativos e demonstração em fantoches e macro modelos.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Coleta dos dados referentes às principais demandas em saúde bucal das crianças e adolescentes.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Realização do Tratamento Restaurador Atraumático naquelas crianças e adolescentes em que a técnica for indicada, como preconiza a OMS