Visitante
Da concepção ao nascimento: representando a vida artisticamente
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
heloísa maria falcão mendes
2023102202322497
instituto de ciências agrárias
Caracterização da Ação
ciências agrárias
cultura
educação
artes integradas
nacional
Não
Membros
lucyany peukert perini
Bolsista
O objetivo é produzir animações digitais e modelos embriológicos físicos representativos dos fenômenos embriológicos dos animais, desde a concepção até o nascimento. As animações digitais serão divulgadas no canal do projeto no Youtube (VeterinArte) e os modelos físicos serão apresentados e discutidos com alunos da educação básica e para o público-geral em escolas, museus e ONG's da cidade. Espera-se promover a aprendizagem ativa de estudantes de graduação e proporcionar sua imersão em atividades de extensão universitária visando a creditação da extensão.
embriologia, embrião, feto, anomalia, animação, modelo didático
Animações digitais são uma ferramenta pedagógica valiosa, entretanto, ainda negligenciada em todos os níveis educacionais, especialmente no ensino superior. Os modelos didáticos também possuem consagrado valor pedagógico na educação em todos os níveis, sendo mais amplamente utilizados do que as animações. As novas diretrizes educacionais do curso de Medicina Veterinária preveem que o curso DEVERÁ empregar metodologias ativas de ensino-aprendizagem (Resolução CNE/CES Nº 3, de 15 de agosto de 2019), partindo do pressuposto de que essas metodologias podem otimizar a aprendizagem dos estudantes. Ao mesmo tempo, a creditação da extensão, tão amplamente discutida na Universidade está prestes a ser implementada, ensejando a necessidade de mais e mais amplas oportunidades de engajamento dos estudantes em atividades de extensão. A proposta desta ação é divulgar a ciência na área de embriologia por meio da arte, utilizando-se da expressão artística em animações e modelos didáticos, ao mesmo tempo em que se estimula a aprendizagem ativa dos estudantes e favorece-se seu engajamento para a creditação de atividades de extensão universitária. Assim, o objetivo é produzir animações digitais e modelos didáticos físicos representativos dos processos embriológicos. Espera-se aumentar a aprendizagem de alunos de graduação acerca dos fenômenos embriológicos, bem como disseminar o conhecimento científico para o público escolar e o público-geral interessados. A divulgação das animações e modelos se dará mediante exposição desse material em canal do YouTube denominado VeterinArte e a partir de exposições/oficinas para discussão dos modelos didáticos em instituições de educação e cultura (escolas, ONG's, museus e afins) proporcionando a aprendizagem ativa e a imersão do estudante em atividades de extensão.
A embriologia é o ramo da morfologia que estuda os estágios pré-natais do desenvolvimento (Moore,2000). Recentemente, as sociedades brasileira e mundial conviveram com inúmeras notícias veiculadas pela imprensa sobre os surtos de microcefalia em recém-nascidos humanos, causada pela infecção pelo Zikavírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Microcefalia é uma anomalia do desenvolvimento com origem principalmente no período embrionário do desenvolvimento. Em animais, condição semelhante é a hipoplasia cerebelar, de causa frequentemente viral (McGavin et al., 2009). A área de reprodução animal impõe ao profissional a manipulação de sêmen, ovócitos e embriões durante a aplicação de técnicas de reprodução como inseminação artificial, transferência de embriões e fertilização in vitro. Assim, a disciplina de embriologia contribui para a formação do profissional na área de saúde, produção e reprodução animal na medida em que fornece os conhecimentos básicos para o entendimento da formação da vida, desde a origem dos gametas, passando pelas fases embrionária e fetal até o nascimento. Por outro lado, o ensino-aprendizagem na área de embriologia apresenta grandes desafios devido à complexidade e rapidez com que os fenômenos embriológicos ocorrem. A ausência de modelos tridimensionais destes fenômenos impõe seu estudo baseado em figuras planas de livros didáticos e isso por si só é insuficiente para uma relação ensino-aprendizagem adequada (Palhano, 2014). Propõe-se a elaboração de animações digitais e modelos didáticos físicos tridimensionais representativos dos fenômenos embriológicos. As animações digitais serão disponibilizadas na internet, estando assim acessíveis a qualquer público e a qualquer tempo. Os modelos didáticos físicos serão apresentados e discutidos pelos alunos do curso de Medicina Veterinária a estudantes da educação básica, público-geral em ONG’s, museus e outros locais públicos. A expressão artística (artes plásticas e visuais) tende a contribuir com a ciência na representação dos fenômenos embriológicos e a disseminação das artes produzidas na internet em canal do YouTube (VeterinArte) ou mediante exposições, tende a contribuir para a disseminação da cultura e da arte. Atividades desenvolvidas e justificativa para continuidade: Este projeto (SIEXC 2022102202221997) encontra-se em andamento e vem retomando suas atividades presenciais gradativamente junto às escolas. A produção de animações foi a alternativa encontrada durante a pandemia para dar andamento a este projeto (2021) e engajar os estudantes em suas atividades acadêmicas. Os vídeos de animações produzidas pela bolsista foram disponibilizados em canal no YouTube denominado VeterinArte, podendo ser acessados a qualquer tempo, inclusive por estudantes de outras instituições. Espera-se dar sequência ao projeto aliando também a produção de modelos didáticos físicos tridimensionais. Os modelos físicos, produzidos a partir de materiais de baixo custo como massa de biscuit, isopor e tinta acrílica, possuem a vantagem de serem palpáveis, proporcionando ao estudante outro tipo de experiência de aprendizagem, igualmente valiosa em relação às animações. A continuidade deste projeto irá permitir explorar novos temas através desta metodologia, e contribuir para a compreensão deste ramo do conhecimento por estudantes e público-geral interessado. A interação com o público, especialmente na modalidade presencial, que já vem sendo retomada gradualmente no ano de 2022, tornará o projeto mais dinâmico e irá proporcionar melhor qualidade na troca de conhecimentos com o público-alvo. Dentre as atividades já realizadas e/ou em andamento: 1) restauração de modelos físicos para apresentação junto às escolas; 2) produção de animação sobre anomalias do desenvolvimento em animais; 3) prospecção de escolas de educação básica e ONG para a realização de oficinas presenciais com os alunos, tendo em vista a interação e debate sobre os fenômenos representados; 4) "alimentação" do canal VeterinArte com os materiais (animações) produzidos; 5) o ajuste do planejamento junto às escolas para a realização das oficinas presenciais.
Objetivos gerais: Disseminar o conhecimento científico acerca dos fenômenos embriológicos Objetivos específicos 1- Elaborar animações digitais para o ensino de embriologia; 2- Elaborar modelos didáticos para o ensino de embriologia; 3- Expor animações digitais e modelos didáticos de embriologia para o público escolar e ONG's interessadas; 4- Realizar oficinas do tipo “mão na massa” com o público escolar e público geral acerca dos fenômenos embriológicos 5- Estimular a reflexão das pessoas acerca dos fenômenos embriológicos; 6- Proporcionar o diálogo entre acadêmicos e a sociedade acerca dos processos embriológicos envolvidos na formação do indivíduo. 7- Elucidar os aspectos mais relevantes da formação do indivíduo até o nascimento; 8- Contribuir para a formação técnico-científica de Médicos Veterinários; 9- Estimular a criatividade e a aprendizagem entre alunos de graduação; 10- Proporcionar o acesso à cultura por estudantes e público geral interessado na temática; 11- Proporcionar a inserção de estudantes em atividades de extensão visando a creditação da extensão no currículo
Metas: 1- Produção de animações digitais e modelos didáticos representativos das fases embrionária do desenvolvimento; 2- Produção de animações digitais e modelos didáticos representativos da fase fetal do desenvolvimento; 3- Alimentação do canal do YouTube com materiais produzidos e acessível para estudantes de outras instituições inclusive o público em geral; 4- Exposição/realização de oficinas para demonstração dos modelos didáticos físicos ao público escolar e público geral (ONG's, museu e afins); 5- Proporcionar a participação de grande número de estudantes (aproximadamente 30) a cada semestre, cursantes das disciplinas de histologia e embriologia, tendo em vista à formação em extensão universitária e a creditação da extensão. Previsão de impacto direto: as animações digitais produzidas serão disponibilizadas em canal do YouTube e, pela própria natureza da internet, não é possível estimar o público alcançado com esta metodologia. Espera-se que estudantes da UFVJM e de outras instituições possam se beneficiar dos conteúdos elaborados, bem como o público escolar e o público-geral. Quanto à exposição dos modelos didáticos espera-se alcançar 50 alunos de graduação (por semestre), no mínimo 50 alunos da educação básica e 50 pessoas na categoria "público-geral" em museus, ONG's e afins. Previsão de impacto indireto: espera-se com as animações alcançar o público acadêmico da universidade e o público acadêmico de outras instituições, a partir da inserção das animações no canal do YouTube VeterinArte. Espera-se que o público que tiver contato com os modelos didáticos possa replicar e transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo de suas respectivas jornadas.
- Descrever as metodologias a serem empregadas em todas as etapas do projeto; Na 1ª etapa do projeto serão produzidas animações digitais e modelos didáticos que representem o desenvolvimento embrionário desde a concepção até o nascimento dos animais (fases embrionária e fetal). Para tanto, serão utilizados softwares disponíveis gratuitamente na internet para este fim. Alguns temas abordados para estudantes serão contemplados também em uma animação direcionada para o público-geral, procurando-se empregar linguagem simples e abordagem mais superficial, procurando-se disseminar o conhecimento para o público em geral. Desta forma, o canal VeterinArte no YouTube abrigará informações para ambos os públicos. Os modelos didáticos serão produzidos a partir de materiais de baixo custo como massa de biscuit, tinta acrílica, isopor, entre outros. Será priorizada a representação tridimensional do fenômeno escolhido. Na 2ª etapa do projeto as animações produzidas e os modelos didáticos serão expostos de forma presencial para alunos de escolas de ensino básico e médio e/ou para alunos de ONG's e público geral em museus e outros locais públicas da cidade. Nestas ocasiões, os conteúdos serão abordados e procurando-se estabelecer uma interação com o público para esclarecimento de dúvidas acerca dos temas abordados. - Descrever como se dará a participação do público-alvo; O público-alvo será: O público-alvo desta ação serão estudantes de embriologia, público escolar e o público-geral interessado. Os conteúdos produzidos serão abrigados em plataforma do YouTube denominada VeterinArte e ficarão disponíveis para os interessados consultarem livremente e a qualquer tempo. Os modelos didáticos físicos tridimensionais serão expostos para o mesmo público, a depender das condições possíveis e permitidas por cada instituição (universidade e escolas) ou estabelecimento (museus, ONG's e afins) no cenário da pandemia da Covid-19. - Indicar a sistemática de acompanhamento e os indicadores de avaliação; Esta avaliação será feita considerando-se a observância do cronograma do projeto e o cumprimento de seus objetivos. As etapas do desenvolvimento embrionário e fetal a serem representados serão subdivididos em: 1) período embrionário até as 08 semanas; 2) período fetal. O período embrionário contém eventos de maior complexidade para serem representados, logo, será destinado para a elaboração das animações e modelos deste período o período de 05 meses de vigência do projeto. O período fetal bem deverá ser representado no período entre o 6º e o 11º mês de vigência do projeto. O último mês do projeto será destinado à produção de resumos e de relatórios. - Discutir as questões éticas; Apesar das semelhanças, não se pretende adentrar em aspectos médicos do desenvolvimento humano que estejam fora do alcance da embriologia, e tampouco da Medicina Veterinária, evitando-se a distorção de informações especialmente por parte do público leigo. - Mencionar as contribuições dos parceiros à realização do projeto. As escolas públicas e ONG's que tenham interesse em receber as ações do projeto deverão programar e orientar suas turmas de alunos para a atividade. Articulação com as escolas já está sendo feita para o recebimento das ações deste projeto. Para a exposição/oficinas do modelos em locais públicos como museus e similares, será solicitada autorização da Prefeitura Municipal.
Brasil, 2019. Resolução CNE/CES Nº 3, de 15 de agosto de 2019. Hyttel, P.S. e Fred-Vejlsted, M. Embriologia Veterinária 1ed. Editora Elsevier, 2002. 472p. Meira, M.S., Guerra, L., Carpilovsky, C.K., Ruppenthal, R., Astarita, K.B., Schetinger, M.R.C. Intervenção com modelos didáticos no processo de ensino-aprendizagem do desenvolvimento embrionário humano: uma contribuição para a formação de licenciados em ciências biológicas. Ciência e Natura, v.37 n.2, 2015, mai.- ago. p. 301 - 311. Moore, K. L. Embriologia Básica 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. 453p. McGavin, M.D. e Zachary, J.F. Bases da Patologia em Veterinária. 4ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. Palhano, J.S. e Costa, M.D.M. 2014. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR. In: Cadernos de PDE. Valdés Valdés, A. et al. Embriología Humana. La Habana: Ciencias Médicas, 2010. 288p.
- Especificar como a formação do estudante favorece a sua participação no projeto e como o projeto contribui para a sua formação; Os alunos atuantes no projeto terão que ter cursado ou estar cursando as disciplina de histologia e embriologia. Os conhecimentos adquiridos pelo aluno nestas disciplinas serão de fundamental importância para a elaboração das animações digitais e modelos didáticos. Assim, é fundamental que o aluno tenha os conhecimentos na área de embriologia, pois serão estes conhecimentos representados de forma artística. Por outro lado, a embriologia possui uma interface muito grande com a reprodução, clínica, doenças e outras disciplinas. Deste modo, na medida em que o aluno consolidar seus conhecimentos na área de embriologia, o mesmo estará aprimorando sua formação como Médico Veterinário e fará uso destes conhecimentos em disciplinas subsequentes do curso, como a reprodução e outras. A proposta é que a inserção do aluno neste projeto seja uma forma dele consolidar conhecimentos na área de embriologia, a partir da análise crítica e minuciosa dos fenômenos representados. - Como o estudante será capacitado nas metodologias do projeto; Para cada fase do desenvolvimento a ser representada e para cada animação digital a ser construída, as questões teóricas relativas ao fenômeno serão estudadas pelo discente e discutidas com a coordenadora do projeto. Com esta medida espera-se consolidar o aspecto científico da matéria, que será posteriormente expresso artisticamente nas animações digitais. A produção de animações demandará a fluência do estudante em programas gratuitos disponíveis na internet destinados a este fim, ocasião na qual poderão contar com a mediação da coordenadora. Desta forma, este projeto configura-se também como ferramenta de inclusão digital do estudante, no sentido dele adquirir fluência no uso de tecnologias digitais. Neste sentido, o projeto contribui para a formação do estudante de Medicina Veterinária no aspecto técnico científico, mas também na sua preparação para os desafios quanto ao uso de tecnologias digitais no futuro. - Quais atividades realizará; O discente bolsista envolvido será responsável por: 1- produção, com auxílio de programas gratuitos destinados a este fim, de animações digitais; 2- Produção de modelos didáticos físicos e tridimensionais; 3- apresentação das animações para o público escolar de escolas públicas e ONG's, realização de oficinas (“mão na massa”) com este público e esclarecimento de suas dúvidas e curiosidades; 4- elaboração de relatórios e resumos pertinentes ao projeto para publicação; 5- demais atividades pertinentes ao andamento do projeto. Os alunos cursantes das disciplinas serão convidados a participarem das atividades, para fins de creditação da extensão, tendo as mesmas atribuições do discente bolsista com exceção da produção de resumos (opcional) e relatórios. A vinculação destes discentes, a contabilização da carga horária e a forma de comprovação da participação do discente na atividade, serão tratadas em regimento específico da unidade acadêmica sobre a creditação da extensão. - Como será acompanhado e avaliado; O aluno será avaliado pelo cumprimento das atividades mencionadas no item anterior, pela sua assiduidade, responsabilidade e empenho na condução de suas atividades.
Este projeto tem o potencial de impactar significativa e positivamente a disseminação do conhecimento científico entre estudantes de graduação, de escolas, ONG's e para o público em geral, em virtude da disponibilização de seu conteúdo na internet (canal do YouTube VeterinArte). Por contemplar também a produção de modelos didáticos físicos e tridimensionais, este projeto igualmente tem o potencial de impactar significativa e positivamente a aprendizagem de todo seu público-alvo a respeito dos fenômenos embriológicos, por proporcionar uma experiência de aprendizagem mais realística e literalmente palpável. A inserção de estudante nas fases inicias do curso tem como objetivo promover a aprendizagem ativa e a imersão do estudante em atividades de extensão universitária visando a creditação da extensão, tornando a proposta valiosa e promissora nos dois sentidos.
Público-alvo
O público-alvo serão alunos da educação básica, sendo 30 alunos/turma, em duas visitas a escolas por mês, totalizando 60 alunos por mês, totalizando aproximadamente 700 alunos (no mínimo) ao longo da vigência do projeto. O público indireto serão amigos e familiares dos estudantes, que atuarão como multiplicadores dos conhecimentos, aprendizados, experiências e saberes adquiridos durante as oficinas/exposição nas escolas.
Serão alvo desta ação de extensão estudantes de ONG's voltadas à formação profissional de jovens na cidade. O quantitativo estimado em 200 alunos refere-se aos dois semestres do projeto, sendo 100 alunos por semestre.
O público-geral será alvo desta ação de extensão mediante a exposição/oficinas com os modelos didáticos a ser realizada em museus e espaços públicos da cidade. Espera-se um público estimado de no mínimo 500 pessoas após os 12 meses de atuação do projeto, mediante o mínimo de duas exposições nestes espaços públicos.
Municípios Atendidos
Unaí
Parcerias
Este projeto conta com a parceria do CEPASA – Centro Polivalente de Atividades Sociais, Culturais e Ambientais. Esta ONG sediará as exposições/oficinas dos modelos didáticos e das animações produzidas pelos alunos. Com os alunos da ONG serão realizadas oficinas para produção de alguns modelos didáticos.
Esta escola já recebeu ações deste projeto em outros momentos e se mostra aberta, interessada e disponível para continuar recebendo ações do projeto. A participação da escola se dará no sentido de receber a equipe executora para a condução das atividades junto aos seus alunos, mediante a exposição de modelos e a realização de oficinas "mão na massa" com os mesmos.
Articulação proveitosa está sendo feita junto à Secretaria de Estado da Educação, para prospecção de outras escolas que possam também receber as ações do projeto, ampliando-se assim o público-alvo deste projeto e enriquecendo a experiência da equipe executora perante diversos públicos.
Cronograma de Atividades
Produção de animações digitais e modelos didáticos acerca do desenvolvimento embrionário
Produção de animações digitais e modelos didáticos representativos do período fetal do desenvolvimento
Realização de exposição dos modelos e animações produzidas para o público-alvo bem como realização das oficinas com este público. As exposições vão se iniciar no 2º ou 3º mês de vigência do projeto e vão até o 11º mês. As exposições/oficinas serão realizadas no mínimo uma vez por mês, preferencialmente, a cada 15 dias, a depender da disponibilidade das instituições parceiras em receber as atividades do projeto.