Detalhes da proposta

Do Isolamento Social ao Abraço Poético: Saúde Corpo-Mente-Mundo através da Dança, das Artes Manuais e da Poesia

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Procarte

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    melissa monteiro guimaraes

    Número de inscrição:

    202101022021032503

    Unidade de lotação:

    departamento de ciências básicas

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    linguística, letras e artes

    Área temática principal:

    cultura

    Área temática secundária:

    saúde

    Linha de extensão:

    artes integradas

    Abrangência:

    nacional

    Vinculado a programa de extensão:

    não é vinculado a nenhum programa.

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

lisa rothman Voluntário(a)

helen cristina buttignol perrella Voluntário(a)

jéssica aparecida lopes gomes Voluntário(a)

michely cristina dos passos santos Bolsista

mariana emiliano simões Voluntário(a)

marli froes Voluntário(a)

ordália da assumção santos Voluntário(a)

ofélia ortega fraile Voluntário(a)

maria neudes sousa de oliveira Voluntário(a)

amelie amaral spadano Voluntário(a)

Resumo

Na reclusão provocada pelo distanciamento espaço-social diante da crise gerada pela pandemia do novo corona vírus e no desejo de trocar experiências vividas através da expressão poética, artística e suas diferentes linguagem o projeto de extensão da PROE


Palavras-chave

Dança, Feminino, Artes Manuais, Saúde, Tecnologias Virtuais, Transformação Social


Introdução

Só a alma atormentada pode trazer para a voz um formato de pássaro. (Manuel de Barros, Poesia Completa/Livro sobre nada, 1996, p.350) O estado de isolamento social estabelecido no período de enfrentamento ao novo coronavírus, desde o início de 2020 propiciou, além da própria ameaça de contágio e/ou riscos de vida sofrido pelos familiares e amigos, trouxe também uma realidade física e psíquica extremamente difícil: ou por estarem em uma condição de isolamento extremo ou, dentro do próprio contexto de isolamento familiar, não apresentarem condições financeiras e/ou dividirem cômodos tão pequenos e completamente inadequados para grandes famílias de baixa renda. A pressão psíquica, a dor física e simbólica geradas ao longo desse período de suspensão, aliada ao acesso à realidade das perdas ocorridas à nossa volta e ao enorme volume de informações cruzadas, além da impossibilidade de se relacionar socialmente, espacialmente ou mesmo profissionalmente, bateu à porta de muitas pessoas como uma necessidade urgente de proporcionar experiências humanizadoras, afetivas, artísticas, estéticas e acolhedoras que pudessem dar o conforto mínimo ao caos estabelecido por uma invisível e, até os dias atuais, indecifrável fita de RNA coberta por um envelope proteico, por ora denominado Sars-Cov-2. O esvaziamento dos espaços urbanos e da rotina cotidiana de Diamantina, seu em torno e na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri gerou e nos tem alertado para uma fragmentação nas relações pessoais de uso dos espaços, nas relações sociais profissionais, entre amigos e familiares; além de ter evidenciado a fragilidade emocional de cada indivíduo diante das sensações intermitentes que passaram a nos acompanhar diariamente: o medo, o vazio, a incerteza, a representação simbólica e/ou real da perda da vida própria ou de pessoas queridas. Os desafios provocados por tanta reviravolta e instabilidade em todos os aspectos aqui expostos parece encontrar seu caminho de deságüe natural sem o qual poderia sucumbir-se: o caminho através da arte e suas diversas linguagens se estabelece como um alicerce capaz de sublimar fragilidades e terrenos mentais turbulentos. Diante disso, colocamos em prática diferentes ações virtuais, com distintos e complementares alicerces fundamentados na arte, cultura e bem-estar físico-mental, através do projeto de extensão (Proexc-UFVJM) aprovado em junho de 2020 no Edital 03: Cursos Online intitulado “Do isolamento ao abraço poético: saúde corpo-mente-mundo através da dança, das artes manuais e da poesia” . A proposta teve como princípios motivadores a ideia de provocar, alimentar, acolher, juntar, trocar saberes e experiências que pudessem dar movimento ao corpo-indivíduo no sentido do encontro, da interação entre diferentes leituras do contexto, do amadurecimento e possibilidade de transformação frente à situação de crise. Dessa forma, foram realizadas uma série de ações abertas e gratuitas, entre elas: Oficinas de Yoga e Percepção Corporal, Recitais artísticos (“Há Braços Poéticos”), Mini-curso de posturas terapêuticas baseadas no Hatha Yoga (“Ao Som do Yoga”), encontros de dança e saúde da mulher (“Dançar e Celebrar o Feminino”) e curso básico em vídeo-aulas de bordado livre (“Tecendo Afetos Bordando Arte”). Além do acesso à comunidade interna da UFVJM e da comunidade externa, a partir da divulgação das ações do projeto nas redes sociais, estabelecemos parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social da prefeitura de Diamantina que apontou, para o curso básico de bordado livre, a demanda do público-alvo referente aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Rio Grande, Palha e Bom Jesus incluindo a estes as “Unidades de Atendimento” das áreas de abrangência do CRAS/Diamantina, Vila Educacional de Meninas (VEM), Escola Profissionalizante EPIL, Amparo Juvenil de Inserção Rápida (AJIR) e a Fundação Municipal do Bem Estar do Menor (FUMBEM). Desse modo, foi possível conjugar ações que promovessem a saúde e bem estar a atividades capazes de estimular condições mínimas de retorno financeiro a pessoas que estão em condições de vulnerabilidade econômica. Todas as ações oferecidas no projeto no ano de 2020 vislumbraram vivências práticas focadas na experiência central do corpo vivo, perceptivo, pulsante, presente; mas que, ao mesmo tempo, estimulassem as trocas subjetivas, intuitivas e inspiradoras para uma transformação resiliente entre corpo-mente-afetos e o próprio ser, perceber-se e agir no mundo. UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A TRANSIÇÃO ENTRE O MODO PRESENCIAL (PROJETO APROVADO NO Edital01/2020 "Saúde e a arte feminina através da dança") PARA O MODO VIRTUAL (PROJETO APROVADO NO Edital 03/2020 Cursos Online: Do isolamento social ao abraço poético: Saúde corpo-mente-mundo através da dança, das artes manuais e da poesia): ” O projeto presencial “SAÚDE E A ARTE FEMININA ATRAVÉS DA DANÇA” que, até então havia dado início ao seu segundo ano de execução através dos editais de fomento à cultura e a arte da PROEXC/UFVJM (Edital 01/2020), interrompeu; em março de 2020, suas aulas e encontros presenciais semanais, assim como as apresentações públicas, participação em eventos na cidade e congressos de dança já agendados para o primeiro semestre de 2020. Diante a suspensão de todas essas atividades presenciais do projeto, do distanciamento entre os membros do grupo e de todos os impactos na vida cotidiana, , incertezas, estresse físico-emocionais e sociais provocados pelo isolamento recomendado para o enfrentamento do COVID-2019, o projeto “Do isolamento social ao Abraço Poético: saúde corpo-mente-mundo através da dança, das artes manuais e da poesia” pretende, através de suas ações propostas no presente edital dar continuidade ao trabalho que tem como essência fortalecer a dimensão feminina e a saúde da mulher através dos princípios da percepção, experimentação e sensibilidade artística, consciência e rítmica corporal. Esses mesmos princípios, nos quais o trabalho anterior já se dedicava durante as aulas e encontros presencias, de uma certa forma são os mesmos que nos fortalece enquanto grupo e, agora, para além desse grupo, tem uma responsabilidade não só de tentar manter sua coesão como também, agregar pessoas que, em decorrência do isolamento provocado pela pandemia COVID-2019, possam estar vulneráveis física e psiquicamente ao estresse da crise. REFERENCIAL TEÓRICO: ENFRENTAMENTOS DA MULHER NA ATUALIDADE: Os desafios para as mulheres, resultado de inúmeros processos de repressão e cerceamento de direitos e desejos, comuns aos sistemas patriarcais de organização social. Como consequência destes processos, as mulheres viveram, e ainda vivem, submetidas a certos comportamentos que impedem sua livre expressão, sua consciência e liberdade corporal e o conhecimento do protagonismo feminino em áreas profissionais masculinizadas. Também notam-se os impactos disso na saúde das mulheres contemporâneas, que são levadas a impedir ciclos naturais de seu corpo (como menstruação e gestação), ou a mutilarem seus corpos para atenderam, tanto às exigências de um mercado profissional, como aos padrões de beleza estabelecidos pelas mídias. Também violentam-se com cargas excessivas de trabalho, abrindo mão de alimentação e hábitos saudáveis, o que gera um número cada vez mais de mulheres adoecidas, física, mental e emocionalmente. Diante desse contexto, pensamos que os espaços de criação artística em dança e a prática de Yoga direcionada para a saúde da mulher oferecem oportunidades para se repensar sobre questões relativas a seu modo de viver, unindo esse conhecimento e discussões emergidas no grupo às práticas corporais e artísticas. PERCEPÇÃO E FORTALECIMENTO DA DIMENSÃO FEMININA A PARTIR DA DANÇA DO VENTRE DE ESTILO TRIBAL AMERICANO (ATS) A dança para mulheres, em especial a Dança de Estilo Tribal Americano de Dança do Ventre, carrega em sua estrutura conceitual a essência de um despertar interno para uma consciência feminina coletiva, além dos diálogos culturais que perpassam seus diferentes vocabulários e o seu envolvimento e preparo corporal baseado na prática do YOGA. Criada por meio de uma trupe de dança em São Francisco (Califórnia, EUA) nos anos 70, a dança de estilo tribal surge originalmente sob o nome de 'Fat Chance Belly Dance' e desperta o interesse do mundo para uma dança que mescla variados arquétipos, definições e expressões artísticas de inúmeras etnias como: Flamenco, dança indiana, turca, árabe, outras folclóricas de diversas partes do Oriente e danças tribais africanas. Misturando tudo isso com alguns movimentos do estilo americano e chegando às tradições das populações islâmicas do Tajiquistão e Uzbequistão. As fusões conhecidas dentro do Estilo Tribal Americano ou ATS (American Tribal Style): Tribal Fusion e Dança do Ventre Tribal Moderna, em que as improvisações no palco são substituídas por encenações improvisadas e coordenadas, que davam a impressão de serem coreografadas. Como principal característica, esta novidade acrescenta uma brincadeira baseada em uma representação por códigos e sinais corporais que as bailarinas aprendem e utilizam para seguir a “líder” que é responsável por indicar qual o próximo movimento a ser realizado, quando haverá transições e trocas de lideranças. O figurino utilizado na Dança do Ventre Tribal que traziam elementos da Índia, Turquia, Afeganistão e África do Norte, sofreu algumas modificações. Antes usava-se roupas que cobriam o torso da bailarina e era composto por batas do tipo djellabas e galabias. Segundo algumas dançarinas, a intenção da visualização dos movimentos era desviada. Outra inovação para o estilo, nos anos 90, foi a implementação de uma nova postura vinda da dança flamenca: a diferenciação nas posições do corpo na execução dos passos que dão voluptuosidade aos movimentos e a dança indiana, para uma melhor visualização do público. Ocorrem também outras fusões com outras formas de expressão corporal como o break dance, hip hop, dança indiana, da Polinésia, do Oeste Africano e músicas modernas como breakcore e etno-rock e jazz dance. Surge então o Neo Tribal, um sub-estilo que não se mantém preso ao sistema de códigos e sinalizações do ATS, e que trabalha com as peças já ensaiadas e possui maior liberdade, agregando novos movimentos, inovações cênicas e acessórios na composição do figurino, mantendo semelhança ao criado nos anos 80. Para um maior aprimoramento e aumento de possibilidades técnicas, a YOGA passou a desempenhar um fator fundamental na dança tribal como modalidade na parte de interpretação das bailarinas adeptas do estilo e que também partilham seus conhecimentos. Um novo visual foi criado, e até os dias atuais predomina no cenário tribal. São eles: saia longa e larga (sem abertura nas laterais), calça pantalona ou salwar (bombacha indiana), choli (blusa curta de manga longa ou semi longa que é tradicionalmente utilizada por mulheres indianas embaixo do sari), top por cima da choli, xales, cintos, adereços, moedas e borlas (reunião de um conjunto de fios, presos por um nó e em números variados e confeccionados em todos os materiais possíveis, inclusive em ouro e prata e que tem origem bastante antiga entre reis e sacerdotes que usavam em suas vestes. Este acessório é comumente fabricado em cortinados e hoje, é usado para compor o traje e dar maior visualização aos giros e tremidos na dança). As tatuagens também são muito populares entre as dançarinas de tribal. O empoderamento feminino, como força, simbologia e natureza, desemboca naquilo que pode ser designado e discutido em termos do “sagrado feminino”. Embora concorde que a transcendência seja importante, o mais comum nos círculos de mulheres é a “dimensão corporal como fonte de autoconhecimento da mulher”. Nos círculos “abordam-se os ciclos menstruais, os órgãos femininos e podem existir meditações ou posturas de yoga”. A utilização de posturas baseadas no Hatha yoga, prática de fortalecimento integrador muito utilizada na dança do ventre de estilo tribal americano, assim como o trabalho prático com a respiração e o estímulo a uma percepção da própria energética corporal indiciam o poder catalisador de modificações físicas e mentais, podendo estas atuar ao nível de vários sistemas orgânicos. Para além do corpo, as práticas de yoga favorecem modificações nas relações sociais. As práticas corporificam valores sociais e capital cultural. O yoga pode suavizar a instabilidade derivada de situações de trauma e de exploração da mulher, podendo promover o empoderamento feminino. ARTES MANUAIS COMO PROCESSO TERAPÊUTICO, COMO HABILIDADE CAPAZ DE TRAZER RETORNO FINANCEIRO E COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: Artistas e coletivos vêm cada vez mais se apropriando do ato de bordar como manifestação artística, de modo que nos últimos anos a proximidade do bordado com as artes plásticas vem cada vez mais se estreitando. 'O bordado é um encontro para muitos questionamentos: sobre o tempo que dedicamos às coisas, sobre o encontro com uma atividade do passado, que estamos representando com referências atuais'. 'É um processo terapêutico. É como se fosse uma meditação'. 'É mais uma técnica para se expressar'.(Opiniões sobre o que representa a ação do bordar). Para Clüver (2011) e Rajewsky (2012), ao tratarmos o bordado como uma expressão artística que usa linha colorida e tecido no lugar de uma tela para escrever e ilustrar, entende-se ser esta também uma forma de intermidialidade, ou seja, de um processo de ressignificação por meio de uma expressão artesanal que era usada apenas como ornamentação doméstica e que agora é usada também como expressão artística. Assim, a prática do bordado, não se caracteriza apenas pelo simples gesto de bordar, mas como um instrumento de socialização e por seus inúmeros segmentos e desdobramentos, buscando incentivar uma prática de inclusão que envolva as pessoas em um processo criativo, afetuoso e com possibilidade de geração de renda.


Justificativa

"Em meio ao caos; a necessidade de fortalecer, imunizar e transformar corpo e mente através da arte" Essa frase inicial nos conduz a uma reflexão necessária no contexto único e desafiador que estamos vivendo atualmente. Os distanciamentos característico do nosso cenário de pandemia, de alguma forma, tem nos sinalizado não só um tipo de procedimento padrão de contenção da disseminação do COVID-2019, mas subjacente a essa conduta tem nos convidado a questionar sobre nosso modo de vida, nossa relação com a natureza, com o corpo, com o autocuidado, com o outro. Enfim, considerando que não se trata apenas de se isolar ou se cuidar. Estamos em uma situação crítica, que necessita de um olhar muito mais amplo e complexo. A situação de crise em que nos encontramos, e o tempo em que ela ainda estará suspensa, não deve considerar apenas a doença em si: o estado patológico do paciente infectado. É de suma importância estender esse olhar e compreender que as consequências do isolamento proposto, a longo prazo, reverbera no corpo, na mente individual indo em direção a um estado crítico (ou talvez doentio) da saúde mental coletiva. Considerando que a nossa comunidade institucional (UFVJM), Diamantina e regiões do seu em torno têm sofrido com as inúmeras perdas, prejuízos e desequilíbrios físico-emocionais gerados durante a pandemia e, ao mesmo tempo, tendo que reaprender a lidar com a crise gerada por um panorama incerto em relação ao novo cotidiano individual e coletivo; o presente projeto tem como essência fortalecer o indivíduo em sua totalidade (corpo-mente-mundo) diminuindo o estresse psicossomáticos e oferecer alternativas possíveis de retorno econômico para pessoas que sofrem financeiramente com os impactos provocados pela crise. Ainda que não possamos em 2021 (ou em parte do ano de 2021) desenvolver as ações propostas presencialmente, a interlocução com o outro através do modo online ao-vivo ou através de vídeos-aulas (para pessoas desfavorecidas, sem possibilidade de conexão em tempo real) irá estimular as relações, a troca de experiências, impressões e afetos, no sentido de que tais vivências, aliadas a experiência de movimentação física e expressão artística conduza o indivíduo a uma auto proposta de ressignificação da crise que todos estão passando aqui e no mundo. O fazer e o movimentar do corpo e da mente através da arte (seja pela dança, pelo gesto, pelas artes manuais, pela experiência sensível e cognitiva da linguagem poética) sugerido nesse projeto tem o intuito potencializar e impulsionar o indivíduo em uma direção autônoma criativa, solucionadora e transformadora. É diante dessa premissa que muitos profissionais da área da saúde e de outras áreas se dedicam em utilizar a arte e seus fundamentos como um elemento essencial na ação terapêutica, nos processos que nos conduzem ao autoconhecimento, à consciência corporal e às condições favoráveis à adaptação e transformação. Diante do exposto acima, as ações previstas nesse projeto para o ano de 2021 poderão contribuir para a promoção do bem estar físico e emocional através dos alicerces interdisciplinares que as artes dividem junto ao campo da saúde, educação para autonomia e transformação social. Além disso justifica-se por tentar cumprir um papel social com a comunidade institucional e para além da mesma, já que se pretende oferecer aos seus participantes e espectadores um espaço aberto para o diálogo, a troca de experiências e o estímulo contínuo a uma reflexão que amplie a visão da pandemia para horizontes mais promissores, partindo da própria experiência de se movimentar corpo-mente na sua relação com o fazer e perceber a arte.


Objetivos

Objetivo Geral: Promover a saúde física e emocional, o bem-estar, postura resiliente, perceptiva e auto-transformadora através do contato com as artes e com a reflexão artística; a citar: a dança, as artes manuais, a poesia, as rodas de debate e encontros para troca de experiências vividas; além de oferecer estratégias alternativas para o retorno econômico a partir do incentivo às práticas artísticas artesanais. Objetivos específicos: 1) Realizar diferentes ações no campo das artes (sejam elas: dança, artes manuais, poesia) que agreguem em seus fundamentos: a prática e formação estética envolvida no fazer artístico ao processo reflexivo de autoconhecimento, percepção de si, do outro e do seu agir no mundo. 2) Celebrar, despertar, e fortalecer corpo, mente e a dimensão feminina através da formação artística e encontros de dança para mulheres. 3) Promover a percepção e consciência integral do corpo e estimular a atitute contínua de autocuidado a partir da prática de posturas terapêuticas baseadas nos asanas do Hatha Yoga. 4) Desenvolver o potencial criativo, sensorial, perceptivo e expressivo humanos, através da oferta de oficinas experimentais de dança-poesia-linguagem. 5) Promover a realização de cursos de bordado/tricot que estimulem a atitude altiva, a ação e produção artística manuais e também, ofereçam um horizonte possível de retorno financeiro. 6) Organizar e realizar de forma colaborativa o segunto evento de arte/cultura inter-institucional (UFVJM-IFNMG) "Janelas para as Artes", assim como apoiar e promover oficinas/aulas abertas em projetos com os quais estabelecemos parceria. 7) Promover o estudo, reflexão, debate e discussão acerca de textos, vídeos, filmes, poesias, material bibliográfico reflexivos e/ou provocativos no campo das artes, saúde e bem-estar a fim de compartilhar experiências que favoreçam uma consciência integral, criativa e em constante transformação.


Metas

A arte e o fazer artístico, poético e/ou artesanal podem ser entendidos aqui como elementos propulsores na expansão das potencialidades, capacidades e relações humanas. Considerando que o olhar e a percepção artística do movimento, do gesto, da dança reconhecem o ser humano em sua completude (corpo, razão, emoção, imaginário); o presente projeto, fundamentado em ações que perpassam essa ideia, tem muito a acertar ao propor como meta essencial a potencialização dos sentidos através experiências capazes de conduzir os participantes à um tipo de transcendência (quisera até superação) dos problemas, perdas e efemeridade da vida, sejam esses concretos ou geradores de um sofrimento simbólico que gira em torno das relações, concepções culturais e do contexto de cada indivíduo. A dança, uma das possíveis experiências desse projeto, mostra-se como veículo que traz em si uma série de elementos a serem vivenciados, a citar, sua relação com o corpo, as limitações do movimento, o olhar artístico e estético vistos como essenciais no processo de transformação humana. Desse modo, a dança, compreendida como uma forma de expressão em movimento, destaca-se nesse processo de autoconhecimento pelo olhar da sensibilidade, da criatividade e da expressividade, como uma nova direção que se quer dar para a razão, a compreensão de si, do mundo e de suas inter-relações: pelo saber através do sentir, da percepção corporal, da intuição, e com a meta de estar sempre em busca de caminhos capazes de nos levar a uma vida mais profícua e a um bem-estar corpo-mente-mundo ativo, crítico e questionador. Sabemos que a arte, suas diferentes manifestações, a cultura, até mesmo a educação podem alcançar todas as mudanças necessárias para um mundo melhor, mas é preciso assumir o compromisso de buscar a emancipação, a autonomia, a consciência de um “corpo-coletivo”. Almeja-se aqui uma exploração e uso da arte que se afirme na sensibilidade, na vivência, no sentir-se e, quisera presencialmente no observar e sentir o outro, de forma que as experiências propostas aqui possa contribuir para o redimensionamento da percepção do ser humano como alternativa à racionalização, ao consumismo desmedido e à competição. Mesmo sabendo que a arte não possa mudar o mundo, agindo um a um, calma e indiretamente, ela pode contribuir para a mudança da consciência e impulsos humanos, que poderiam mudar o mundo. Como impacto diretos e indicadores quantitativos presente nesse projeto podem ser citadas as diferentes atividades que o mesmo proporcionará no ano de 2021, partindo dos princípios elementares e fundamentais discutidos acima. Essas atividades proporcionadas ao longo do projeto apresentam uma característica plural uma vez que tenta oferecer diversas formas de trabalhar corpo e mente no sentido de encontrar e estabelecer sua integralidade. Serão oferecidas ações que propiciem a formação artística, formação de público espectador, o vínculo indissociável entre o olhar artístico e a transformação humana e que ofereçam meios alternativos de tornar a arte um fonte de retorno financeiro. A citar: 1)Encontros de dança e celebração do feminino 2)Prática de posturas/gestos e movimentos baseados nos asanas do Hatha Yoga 3)Curso básico de borbado: edição e divulgação dos vídeos-aula 4)Grupo de estudo, seminários e rodas de debate que giram em torno dos campos temáticos: artes, feminino, saúde, transformação humana 5)Organização e realização conjunta de eventos de arte/cultura 6) Oficinas de percepção corporal e empoderamento feminino 7) Oficinas de dança experimental -poesia e linguagem Os indicadores numéricos podem ser previstos de acordo com o número de pessoas participantes diretos inscritos nessas ações desse mesmo projeto (Proexc-Edital03/2020) realizado nos meses de julho/agosto e setembro do ano de 2020 e também nas ações do projeto “Saúde e a arte feminina a partir da dança” (Proexc-Edital 02/2019 e Edital 02/2020) e pessoas consideradas participantes indiretos (formação de público espectador). Nesse caso podemos citar um número estimado de aproximadamente 300 participantes diretos e aproximadamente 1000 participantes indiretos beneficiados com as diversas ações desenvolvidas ao longo desses editais.


Metodologia

"A metodologia de trabalho estará alinhada com as diretrizes sanitárias governamentais, municipais e com a equipe emergencial de biossegurança da UFVJM. Por isso, diante da situação atual da pandemia, todas as atividades propostas no presente projeto serão realizadas em isolamento, através do modo REMOTO (Virtual), a fim de minimizar os riscos com a contaminação ocupacional eminente pelo corona vírus (Sars-Cov-2)." O presente projeto consiste de diferentes ações tratadas isoladamente acerca de sua metodologia nos itens abaixo. Em função da pandemia, da situação sanitária ainda incerta por não haver um tratamento eficaz ou vacina para o novo corona-vírus Sars-CoV-2, faz-se necessário estabelecer diferentes possibilidades de atuar em cada uma das ações sugeridas, de modo que na observância das condições sanitárias de prevenção e de conduta adequada atribuídas pelo Ministério da Saúde e em consonância com as recomendações do município e da UFVJM se possa realizar as ações desse projeto através do modo remoto (síncrono ou assíncrono) até que tais condições/leis e ou decretos do ministério da saúde /secretaria de saúde e equipe emergencial de biossegurança da UFVJM determine novas condições de trabalho. Desse modo, para manter as atividades desse projeto no modo ONLINE no ano de 2021, iremos manter as atividades práticas através da plataforma VIRTUAL ZOOM. Para fazer as adequações necessárias ao novo contexto de trabalho e possibilidade de ministrar aulas práticas/oficinas no modo ONLINE com utilização e compartilhamento do áudio (sem compartilhamento de tela, uma vez que o professor/condutor da aula deve estar no campo de visualização dos alunos) fizemos uma série de tentativas em diferentes Plataformas gratuitas (como o GOOGLE MEET, SKYPE, FREE CONFERENCE CALL, JITSI-MEET), no entanto não foi possível obter acuidade sonora que compatibilizasse a sincronização entre movimentos, instrução e utilização/compartilhamento de música com os participantes. No serviço virtual de reuniões ONLINE “ZOOM” (https://zoom.us/pt-pt/meetings.html) foi possível conseguir ajustar o som da música em relação à voz do condutor e conseguir obter uma qualidade superior. Só através dessa plataforma foi possível que os participantes acompanhassem o som do compartilhamento musical, o som relativo às instruções do professor e execução dos movimentos e/ou posturas em tempo real. Dessa maneira justifica-se a escolha do uso dessa plataforma específica para realização dos encontros, aulas e/ou oficinas práticas. Além disso as atividades que ocorrerão no modo virtual têm sido divulgadas nas redes tanto da PROEXC-UFVJM, quanto nas redes instagram, youtube (@habracospoeticos, Abraços Poéticos respectivamente) e nos grupos de Whatsapp já existentes para divulgação das atividades e troca de informações entre participantes e equipe proponente. Na possibilidade de realizar os encontros, eventos, oficinas no modo PRESENCIAL dar-se-a preferência por ambientes abertos, tão bem como o uso do Salão JK/campus1, do Laboratório de Dança do Departamento de Educação Física (locais onde sempre ocorreram os encontros, aulas, ensaios nos projetos presenciais dos anos anteriores), dos espaços da VEM (VILA EDUCACIONAL DE MENINAS) e/ou dos Centros de Referência de Assistência Social-CRAS (Bom Jesus, Rio Grande e Palha assim como suas Unidades de Atendimentos nas regiões em torno de Diamantina) com quem estabelecemos colaboração; seguindo para isso todas as determinações e recomendações sanitárias necessárias para a realização de atividades presenciais. 1) DANÇAR E CELEBRAR O FEMININO: ENCONTROS SEMANAIS DE DANÇA 2) AO SOM DO YOGA: ENCONTROS SEMANAIS PARA FORTALECIMENTO INTEGRAL DA SAÚDE CORPO-MENTE A PARTIR DA PRÁTICA DE POSTURAS E MOVIMENTOS BASEADOS NO HATHA YOGA 3) OFICINAS DE DANÇA EXPERIMENTAL: CORPO-POESIA-LINGUAGEM 4) OFICINAS DE PERCEPÇÃO E CONSCIÊNCIA CORPORAL, FLAMENCO, DANÇA DO VENTRE E EMPODERAMENTO FEMININO 5) CURSO BÁSICO DE BORDADO: 'TECENDO AFETOS, BORDANDO ARTE' 6) GRUPO DE ESTUDO, DEBATES E RODAS DE CONVERSA COM TEMÁTICAS QUE PERPASSAM OS CAMPOS INTERDISCIPLINARES: ARTE, SAÚDE, FEMININO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL' 7) RECITAL ARTÍSTICO 'HÁ BRAÇOS POÉTICOS' A seguir segue o detalhamento da metodologia e avaliação de cada uma das ações propostas no presente projeto: 1) DANÇAR E CELEBRAR O FEMININO: ENCONTROS SEMANAIS DE DANÇA Os encontros “Dançar e Celebrar o Feminino” ocorrerão semanalmente e cada aula terá a duração de 80 minutos. Cada aula consiste em três momentos de acordo com a seguinte sistemática: Para realização das práticas será abordado prioritariamente o estilo tribal americano de Dança do Ventre. Cada encontro semanal será estruturado em diferentes momentos: MOMENTO 1: Prática da respiração, estado de atenção através da meditação ou intenção a partir da leitura de um texto direcionado para a consciência corporal e saúde da mulher MOMENTO 2: Prática de aquecimento: jogos e dinâmicas para aquecimento do corpo e conexão com o grupo. Utilização de movimentos do yoga ou do Chi-Kung. MOMENTO 3 Prática para desenvolvimento rítmico. MOMENTO 4: Prática para aquisição de habilidades técnicas da dança de estilo tribal americano de Dança do Ventre. MOMENTO 5: Desaquecimento e alongamento: Utilização de movimentação e respiração a partir da prática do yoga. Serão desenvolvidas diferentes habilidades técnicas da dança de estilo tribal americano de Dança do Ventre. Entre eles : a) O aprendizado do vocabulário lento da dança de estilo tribal b) O aprendizado do vocabulário rápido do estilo tribal c) O aprendizado da dança coletiva e suas possíveis formações d) O aprendizado da postura e) Conceitos básicos de ritmica e utilização dos SNUJES para principiantes (instrumento utilizado pelas dançarinas da dança do ventro e da dança de estilo tribal) A seguir o detalhamento da técnica e vocabulários que serão praticados e discutidos nos encontros: a) O aprendizado do vocabulário lento da dança de estilo tribal americano: Aplicação de dinâmicas antes de introduzir um determinado movimento do vocabulário lento a fim de facilitar a consciência corporal das diferentes articulações do corpo envovida a cada um dos movimentos. Estudo teórico prático do PUJA: expressão corporal de origem indiana, usado normalmente no início ou final das aulas práticas e/ou apresentações artísticas. Estudo teórico e prático dos movimentos: Embelishments, hand floreo, arm undulation, taxeem, reverse taxeem, body wave, head slide, flutter, belly row, corkscrew turn, propeler turn, rainbow, reverse turn, camel walk, loco camel. b) O aprendizado do vocabulário rápido do estilo tribal: Uso de dinâmicas e jogos corporais para desenvolver a consciência corporal e uso dos quadris. Esses jogos normalmente são realizados antes de introduzir um movimento novo. Eles viabilizam um maior estado de consciência corporal e favorecem o aprendizado dos movimentos do vocubulário lento. Estudo teórico-prático dos movimentos propriamente ditos pertencentes a este vocabulário: shimmie, turkish shimmie (basic,with arms, with arms and turns), egyptian (basic, half turn, full turn, sevilliana), cho cho (arcarms, pivot bump, single bump, doble bump), arabic (basic, with turn, with embelishments, arabic hip-twist). c) O aprendizado CONCEITUAL acerca da dança coletiva (sua origem e alguns de seus princípios baseados na dança cigana) e suas possíveis formações: Jogos para desenvolvimento da dança em conjunto a partir das formações em duplas, trios, quartetos, coro e roda. Jogos com sequência definida de movimentos a fim de desenvolver nos integrantes do grupo o papel de lider frente a qualquer uma das formações, coro ou mesmo frente ao público espectador. d) O aprendizado da postura: Ensino e prática de diferentes posturas do yoga (ver detalhes dos movimentos no item aquecimento e alongamentos) que favoreçam a postura adequada aos diferentes movimentos do vocabulário lento ou rápido e o ângulo de performance. e) Ensino básico/principiante de rítmica musical e prática da utilização dos SNUJES, instrumento utilizado pelas dançarinas das danças do folclore árabe e da dança tribal: inicialmente serão feitos o estudo de rítmica a partir do uso do próprio corpo aplicando jogos rítmicos com a inclusão de palmas, estalos de dedos, saltos em tempos determinados pelo condutor e posteriormente a utilização dos snujes para aprendizado do toque simples, o galope (ritmo básico da maioria das danças incluídas no vocabulário rápido) e o toque militar. f) Utilização da técnica baseada nos asanas (posturas e movimentos) do Hatha Yoga para fortalecimento físico-mental e adequação da postura exigida pela técnica da dança de estilo tribal americamo de Dança do Ventre: As etapas de aquecimento, desaquecimento, prática da respiração , meditação e alongamento serão realizadas a partir de estudos práticos dos princípios da técnica do Yoga. O movimento escolhidos que serão mais utilizados nos encontros estão listados a seguir: Respiração abdominal (inspira em quatro tempos, pára em 4, expira em 4 e pára em 4), postura da árvore, da águia, do cachorro, do triângulo (lado esquerdo e direito), do rei dos dançarinos, do guerreiro (I e II), do sábio, da pinça (pernas fechadas e abertas), da prancha, da serpente, da criança, do cadáver, do peixe, da ponte, saudação ao sol. AVALIAÇÃO: 1) No penúltimo encontro virtual das oficinas o grupo de participantes farão uma retrospectiva no sentido de realizar uma revisão dos principais princípios da dança de estilo tribal americano prioritários no Vocabulário Lento e Vocabulário Rápido; 2) No último encontro virtual será realizada uma avaliação conjunta do curso, abrindo espaço para todas deixarem suas sugestões. 4) Estímulo às participantes a deixarem um relato na plataforma virtual sobre a sua participação no projeto 5) Auto-avaliação dos proponentes, monitores, bolsistas e colaboradores acerca da ação realizada, os avanços alcançados e dificuldades no percorrer e desenvolvimento da proposta. 2) AO SOM DO YOGA: ENCONTROS SEMANAIS PARA FORTALECIMENTO INTEGRAL DA SAÚDE CORPO-MENTE A PARTIR DA PRÁTICA DE POSTURAS E MOVIMENTOS BASEADOS NO HATHA YOGA Os encontros “AO SOM DO YOGA” ocorrerão semanalmente e cada aula terá a duração de 80 minutos. Cada aula consiste em três momentos de acordo com a seguinte sistemática: A) Primeiro Momento: Prática da respiração e meditação: o interesse aqui a despertar a atenção e concentração para dentro de si, reforçando assim o estado de presença e a disponibilidade corporal e mental para as próximas etapas. B) Segundo Momento da aula: Prática de aquecimento: jogos e dinâmicas para aquecimento do corpo, articulações, ativação da circulação sanguínea. Será sugerido aqui pequenas caminhadas pela casa alternando com o estímulo à auto-massagens de pontos de tensão no corpo e outras dinâmicas que estimulem a livre expressão do corpo. C) Terceiro Momento da aula: Utilização de movimentos específicos do yoga. Foram desenvolvidos três módulos com tipos diferentes de aula. Cada um dos módulos trabalha diferentes graus de complexidade de posturas e movimentos baseados nos asanas e pranayamas do Hatha Yoga. A seguir a seleção das posturas que serão trabalhadas em cada módulo e o detalhamento dos movimentos que serão praticados: PRÁTICA DO MÓDULO 1: 5 Minutos de exercícios respiratórios 30 Minutos de Asanas (Posturas selecionadas) -Siddhasana: Postura do sábio Alonga quadril, coxas, joelhos e tornozelos, estimula a digestão, acalma o cérebro para meditação. -MARJARYASANA PARA BITILASANA: Postura do gato e da vaca Alonga os ombros, o tórax, os músculos abdominais, o pescoço e a coluna,alivia o estresse. -Balasana: Postura da Criança Alonga a coluna, o quadril, as coxas e os tornozelos,alivia o estresse. -Uttanasana: Inclinação para a frente em pé Alonga a coluna, os músculos posteriores das coxas, as panturrilhas e o quadril,fortalece a coluna e as coxas, melhora a postura, alivia o estresse. -Tadasana: Postura da montanha A prática das posturas em pé em geral, e do tadasana mais especificamente, é uma das melhores formas de se restaurar a vitalidade, a força e a adaptabilidade dos pés. Com a base melhorada, é muito mais fácil colocar o resto em ordem. -Vrksana: Postura da árvore Fortalece as coxas, pernas, tornozelos e coluna, alonga a virilha, a parte interna das coxas, tronco e ombros, melhora o equilíbrio, alivia a dor ciática, reduz a queda do arco do pé chato. -Surya Namaskar: Saudação ao Sol ( Sequência de asanas ) - Utthita Trikonasana: Postura do triângulo estendido Alonga as coxas, joelhos, quadril, virilha, músculos posteriores da coxa, panturrilhas, ombros, tronco e coluna, alivia o estresse, estimula a digestão, alivia os sintomas da menopausa,alivia dores nas costas -Adho Mukha Svanasana: Cachorro olhando para baixo Alonga os ombros, os músculos posteriores da coxa e as panturrilhas, fortalece braços e pernas, alivia estresse e dores de cabeça. -Ustrasana: Postura do camelo Fortalece a coluna, alonga as coxas, os músculos flexores do quadril, o tronco e os músculos abdominais, estimula a digestão. -Paschimottanasana: Alongamento das costas, alonga os músculos posteriores das coxas, os ombros e a coluna, estimula a digestão, alivia dores de cabeça e estresse. reduz a pressão arterial alta. -Navasana : Postura do barco Fortalece os músculos abdominais, os flexores do quadril, coluna e coxas, alonga os músculos posteriores da coxa, estimula a digestão, alivia problemas da tireoide. -Ardha Matsyendrasana: Meia postura do senhor dos peixes Estimula a digestão, alonga quadril, coluna e ombros, alivia dores nas costas e o desconforto menstrual. -Sarvangasana: Posição da Vela Alivia o estresse, alonga os ombros, o pescoço e a parte superior da coluna, estimula a digestão. -Halasana: Postura do arado Alivia o estresse, alivia dores nas costas e dores de cabeça, estimula a digestão -Matsyasana: Postura do peixe Alonga o peito e os músculos abdominais, fortalece pescoço, ombros e coluna, melhora a postura -Savasana: Postura do cadáver Acalma o cérebro, alivia o estresse, relaxa o corpo 5 minutos de exercícios respiratórios 10 minutos de Meditação PRÁTICA DO MÓDULO 2: 5 minutos de exercícios respiratórios 30 minutos de Asanas -Supta Baddha Konasana: Postura limitadora em ângulo fechado reclinado Abre os ombros, o tórax, virinha, a parte interna das coxas e os quadris. Alivia o estresse, a depressão e a ansiedade. Estimula a circulação, coração, e os órgãos digestivos e abdominais. Alivia os sintomas da menopausa e da menstruação. --Setu Bandhasana : Postura da ponte Fortalece coxas e glúteo, alonga o peito e a coluna, estimula a digestão, estimula a tireoide, reduz o estresse. -Pranayama em Vajrasana : Postura do diamante Relaxa coxas, joelhos e tornozelos, contrabalança as posturas que estendem o quadril, como a Postura de Lótus, acalma o cérebro para meditação, alivia a pressão arterial alta. -Adha Mukha Svanasana: Cachorro olhando para baixo Alonga os ombros, os músculos posteriores da coxa e as panturrilhas, fortalece braços e pernas, alivia estresse e dores de cabeça -Uttanasana (variante braços para trás): Inclinação para a frente em pé Alonga a coluna, os músculos posteriores das coxas, as panturrilhas e o quadril,fortalece a coluna e as coxas, melhora a postura, alivia o estresse. -Utkatasana: Postura da cadeira Aumenta força, estabilidade, ajuda a aliviar as dores nas articulações e os sintomas da artrite. -Padahastasana: Postura da cegonha -Virabhadrasana II: Guerreiro II Fortalece as pernas e os tornozelos, alonga pernas, tornozelos, virilha, tronco e ombros, estimula a Digestão. Aumenta a resistência, alivia dores nas costas, alivia a síndrome do túnel do carpo, alivia a dor ciática. -Virabhadrasana I: Guerreiro I Fortalece braços, ombros, coxas, tornozelos e costas, alonga os flexores do quadril, músculos abdominais e tornozelos, expande o peito, pulmões e ombros,desenvolve resistência, melhora o senso de equilíbrio. -Virabhadrasana III: Guerreiro III Fortalece tornozelos, pernas, ombros e músculos das costas, tonifica os músculos abdominais, melhora o senso de equilíbrio, melhora a postura. -Tadasana + Uttanasana A e B: Postura da montanha + inclinação para frente A prática das posturas em pé em geral, e do tadasana mais especificamente, é uma das melhores formas de se restaurar a vitalidade, a força e a adaptabilidade dos pés. Com a base melhorada, é muito mais fácil colocar o resto em ordem. Alonga a coluna, os músculos posteriores das coxas, as panturrilhas e o quadril,fortalece a coluna e as coxas, melhora a postura, alivia o estresse. -Eka Pada Adha Mukha Svanasana com torção: cachorro olhando para baixo com perna estendida -Balasana: Postura da criança Alonga a coluna, o quadril, as coxas e os tornozelos,alivia o estresse. -Parighasana: Postura da Cancela -Vasisthasana : Postura da prancha lateral Fortalece os punhos, os braços, as pernas e os músculos abdominais, melhora o equilíbrio. -Phalakasana: Postura da prancha Fortalece e tonifica os braços e os músculos abdominais. fortalece os punhos. -Bhujangasana: Postura da cobra Fortalece a coluna e o glúteo, alonga o peito, músculos abdominais e ombros. -Dhanurasana: Postura do Arco Fortalece a coluna, alonga o peito, os músculos abdominais, os músculos flexores do quadril e os quadríceps, estimula a digestão. -Balasana: Postura da criança Alonga a coluna, o quadril, as coxas e os tornozelos,alivia o estresse. -Janu Sirsasana: Postura da cabeça no joelho Alonga os músculos posteriores das coxas, a virilha e a coluna ,estimula a digestão, alivia dores de cabeça, reduz a pressão arterial alta. Marichyasana: Torção Estimula a digestão, fortalece e alonga a coluna. remove as toxinas dos órgãos internos. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFVJM) - Página 21 de 38 -Invertida “L” com apoio na parede -Sarvangasana: Posição da Vela Alivia o estresse, alonga os ombros, o pescoço e a parte superior da coluna, estimula a digestão. -Halasana : Postura do arado Alivia o estresse, alivia dores nas costas e dores de cabeça, estimula a digestão -Matsyasana : Postura do peixe Alonga o peito e os músculos abdominais, fortalece pescoço, ombros e coluna, melhora a postura -Savasana: Postura do cadáver Acalma o cérebro, alivia o estresse, relaxa o corpo 5 minutos de exercícios respiratótios 10 minutos de Meditação PRÁTICA DO MÓDULO 3: 5 Minutos de exercícios respiratórios 30 Minutos de Asanas -Siddhasana : Postura do sábio *Alongamento e flexão lateral *Aquecimento de pescoço Alonga quadril, coxas, joelhos e tornozelos, estimula a digestão, acalma o cérebro para meditação, as variações fortalece, alonga e estimula a região cervical. -Sukhasana : Torção simples Flexão para Frente -Uttanasana: Inclinação para a frente em pé Alonga a coluna, os músculos posteriores das coxas, as panturrilhas e o quadril,fortalece a coluna e as coxas, melhora a postura, alivia o estresse. -Apanasana: Postura do vento descendente -Tadasana: Postura da Montanha - Utthita Trikonasana: Postura do triângulo estendido Alonga as coxas, joelhos, quadril, virilha, músculos posteriores da coxa, panturrilhas, ombros, tronco e coluna, alivia o estresse, estimula a digestão, alivia os sintomas da menopausa. alivia dores nas costas -Utthita Parsvakonasana com braço na parte interna da coxa Postura estendida em ângulo lateral Fortalece as pernas, joelhos e tornozelos, alonga as pernas, joelhos, tornozelos, virilha, coluna, cintura, tórax e pulmões, e ombros. estimula os órgãos abdominais, aumenta a resistência -Adho Mukha Svanasana: Cachorro olhando para baixo Alonga os ombros, os músculos posteriores da coxa e as panturrilhas, fortalece braços e pernas, alivia estresse e dores de cabeça -Repetir Utthita Trikonasana, Utthita Parsvakonasana com braço na parte interna da coxa, Adho Mukha Svanasana com a outra perna -Eka Pada Dhanurasana Alonga coxas, virilha, músculos abdominais, ombros e peito, fortalece a coluna, as coxas, o quadril e os tornozelos -Balasana: Postura da criança Alonga a coluna, o quadril, as coxas e os tornozelos,alivia o estresse. -Malasana / Upavesasana: Postura de agachamento, assento Alonga os tornozelos, virilha, parte inferior das pernas e a região posterior do tronco, tonifica os músculos do assoalho pélvico, tonifica os músculos abdominais. -Uttanasana: Inclinação para a frente em pé Alonga a coluna, os músculos posteriores das coxas, as panturrilhas e o quadril,fortalece a coluna e as coxas, melhora a postura, alivia o estresse. -Prasarita Padottanasana: Postura expandida com inclinação para a frente *Com torção *Abraçando os cotovelos Alonga e fortalece os músculos posteriores das coxas, da virilha e da colun -Supta Baddha Konasana: Postura limitadora em ângulo fechado reclinado -Navasana : Postura do barco -Sirsasana com preparação na parede: Postura invertida -Balasana com braços atrás: Postura da criança -Savasana: Postura do cadáver -5 minutos de exercícios respiratórios -10 minutos meditação SOBRE A AVALIAÇÃO: A avaliação poderá ser melhor analisada e com a finalidade de ser mencionado no trabalho de conclusão de curso da bolsista, a partir da aplicação de dois formulários digitais: um deles será aplicado após o cadastramento do participante e o segundo formulário será aplicado após a conclusão do mini-curso. Formulário para ser preenchido online no cadastramento dos participantes da ação: a)Todas as demandas domésticas, como rotina de cuidado com a casa, filhos, fica por conta sua? b) Comente um pouco como é a sua relação com seu corpo. c) Escolha três palavras que possam resumir o impacto do isolamento d) causado pela crise da pandemia Covid -19 na sua vida? e) Com o isolamento você notou aumento na tensão e no estresse familiar? f) O que você tem feito para aliviar o estresse? g) Você acha que uma iniciativa que busque proporcionar saúde, maior consciência corporal e/ou sensibilidade e expressão artística pode te ajudar em seus dias em casa? h) Se você fosse um pintor, que desenho/pintura você faria numa tela para descrever o que você, seu corpo e sua mente está sentindo nesse momento? Sinta-se livre para descrever os detalhes de como seria esse desenho. 3) Ao final dos três meses do projeto também será solicitado o preenchimento de um formulário online a fim de facilitar o feedback dos participantes e também de balizar a própria avaliação da equipe executora, além de ser um registro qualitativo que servirá como demanda para projetos futuros do mesmo tipo. Seguem abaixo perguntas que irão compor esse formulário: Formulário para avaliação qualitativa dos participantes e da sua experiência no projeto a) Como você avalia seu nivel de estress familiar depois desse curso? b) Comente um pouco como está sua relação com seu corpo e cuidados pessoais depois dessa experiência? c) Esse projeto ajudou amenizar o estresse causado pelo isolamento? d) O que achou dessa proposta virtual? e) Conseguimos causar alguma mudança na sua vida? f) Se você fosse um pintor, que desenho/pintura você faria numa tela para descrever o que você, seu corpo e sua mente está sentindo nesse momento? Sinta-se livre para descrever os detalhes de como seria esse desenho. g) Gostaria de deixar alguma reflexão pessoal e/ou sugestões que possam contribuir para o avanço desse projeto? 3) OFICINAS DE DANÇA EXPERIMENTAL: CORPO-POESIA-LINGUAGEM Consiste em uma oficina investigativa, exploratória e autêntica a partir da escuta, intuição, percepção corporal e movimento livre. A estrutura dessa oficina consistirá de: palavras, sons, gestos, poesias, imagens sensibilizantes que conduzirão o corpo a perceber, pensar e recriar o movimento expressivo dentro de um sentido estético potencializado por estas diferentes linguagens provocatórias. Na oficina os participantes percorrerão três grandes eixos do fazer artístico: a escuta, apreciação e a criação.  - Primeiro momento: as proponentes irão elaborar um texto poético-acadêmico que tematiza a diversidade de impactos provocados pelo contexto atual da pandemia, explorando esse universo emergente e tecendo possíveis relações entre a corpo e linguagem. - Ainda nessa fase, irão eleger uma trilha sonora que, juntamente com o texto, poderá estimular a experimentação e a transformação dos gestos cotidianos em experiências estéticas. Com a combinação desse material (palavras e sons), será produzido um áudio-aula que contemplará a leitura do texto e o acompanhamento musical; -Segundo momento, esse material será disponibilizado para os participantes do curso que receberão um convite à escuta, apreciação e criação. - Terceiro momento, acontecerá um diálogo entre as proponentes e os participantes. Esse será destinado ao compartilhamento das experiências e a discussão sobre corpo e linguagem. AVALIAÇÃO: Diálogo com os participantes no sentido de partilhar as experiências vividas e recolher sugestões para os próximos estudos nesse formato. Estímulo aos participantes a deixarem um relato pessoal da experiência vivida na oficina diretamente na plataforma virtual do projeto. 4) OFICINAS DE PERCEPÇÃO E CONSCIÊNCIA CORPORAL, FLAMENCO, DANÇA DO VENTRE E EMPODERAMENTO FEMININO Essas oficinas ocorrerão através da articulação com profissionais das artes ou professores envolvidos no campo das artes/cultura da nossa região ou mesmo de outras regiões. Estabelecemos colaboração com estes profissionais para que juntos sejam pensadas ações complementares /alternativas às ações que já estão em andamento. Desse modo ocorrerão oficinas de Flamenco, ATS, Dança do Ventre, podendo a essas ser acrescentadas outras oficinas no campo da dança, das artes e do movimento terapêutico. 5) CURSO BÁSICO DE BORDADO EM VÍDEO-AULA: “TECENDO AFETOS, BORDANDO ARTE” Produção dos vídeo-aulas: estudo, seleção das cenas, edição dos vídeo-aulas, compartilhamento nas redes tanto da PROEXC-UFVJM, quanto nas redes instagram, youtube (@habracospoeticos, Abraços Poéticos respectivamente) e nos grupos de Whatsapp já existentes para divulgação das atividades e troca de informações entre participantes e equipe proponente. Vale ressaltar aqui que a ação “TECENDO AFETOS BORDANDO ARTE” oferecida no ano 2020 através do edital PROEXC-03/2020-CURSOS ONLINE, será convertida no ano de 2021 em um projeto de arte que será realizado em colaboração com o presente projeto, visto a dimensão e proporções preciosas do material desenvolvido, produzido e disponibilizado no ano de 2020. O acesso aos vídeos-aula pelo público-alvo será mediado pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Diamantina, cujo representante foi consultado em reunião na sede da SDS-Diamantina para tal finalidade e que está em concordância em mediar as ações propostas. Na consulta, e de posse do conhecimento dos objetivos da presente proposta, foi apresentada à equipe, por esta secretaria, possibilidades de públicos-alvo. Dentre as proposições estão pessoas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Rio Grande, Bom Jesus e Palha incluindo a estes as “Unidades de Atendimento” das áreas de abrangência do CRAS/Diamantina (Planalto de Minas, Desembargador Otoni, Inhaí, Senador Mourão, Mendanha, São João da Chapada); Vila Educacional de Meninas (VEM), Escola Profissionalizante EPIL, Amparo Juvenil de Inserção Rápida (AJIR) e a Fundação Municipal do Bem Estar do Menor (FUMBEM). Dessa maneira os vídeos-aula serão gravados em uma coleção de DVDs e entregues para cada uma dessas unidades de referências, a partir da qual a prefeitura, enquanto mediadora dessas ações organizará o cronograma para realização dos cursos em suas unidades. A equipe buscará produzir seis (número poderá ser alterado) vídeos-aula, liberados mensalmente, cuja duração será decidida posteriormente pela equipe caso a proposta seja deferida. Produção de vídeos-aula sobre de técnicas do bordado livre, contexto do bordado no cenário econômico do Brasil e de Minas Gerais, interação do bordado com outras artes; possibilidades de aplicações e produtos gerados, estimulo ao desenvolvimento do seu eu artístico para a arte do bordado. CONTEÚDO PRESENTE NOS VÍDEOS-AULA: Vídeo 1 – Apresentação da proposta fundamentando o contexto do isolamento social ainda recomendado no enfretamento da pandemia causada pelo Covid 19; forma de desenvolvimento da proposta; primeiras técnicas do bordado livre; Vídeo 2 – O bordado no contexto nacional e de Minas Gerais; técnicas do bordado livre; Vídeo 3 – O bordado no contexto de outras artes visuais; técnicas do bordado livre; Vídeo 4 - Artistas plásticos nacionais e internacionais que utilizam do bordado em suas artes; técnicas do bordado livre; Vídeo 5 – Técnicas e sugestão de pontos dimensionados para o contexto de Diamantina e para possibilidades artísticas serem convertidas em produtos artesanais voltados para o fomento turístico da região e, ao mesmo tempo para o retorno econômico dos participantes Vídeo 6- Conclusões das ações propostas; agradecimentos; técnicas de bordado livre. O conteúdo de cada vídeo constará das seguintes etapas: a) Parte introdutória - diferente para cada vídeo-aula. Abordará temas como: o bordado no contexto nacional e de Minas Gerais; Interação com outras artes; Estilos e grupos expoentes de Minas Gerais, etc. b) Técnicas da arte do bordado livre – Em cada vídeo serão apresentadas dois ou três tipos de pontos e onde e quando poderão ser usados. Para começar a bordação... cada um será incentivado a procurar entre seus guardados um pedaço de pano de algodão, linho ou mesmo um americano cru, no tamanho 40x40cm, ou mesmo usar uma peça de roupa que queira transformar, customizar, dar nova cara. Um caderno de aprendizagem do bordado chama-se “pano de amostra”; e cada ponto nele depositado chama-se carinho, aconchego, criatividade, retorno à infância, às brincadeiras e modos de brincar. É escrito não com lápis ou caneta, mas com agulha; terá no lugar do grafite ou tinta, a linha, a qual possibilitará uma diversidade inimaginável de letras que vão compor palavras, frases e textos que contam histórias e preservam a memória. (Braga, 2006) As linhas utilizadas serão as que cada um tiver, dando oportunidade a todas as condições possíveis: Grossas, médias, finas, de costura, de crochê, tricô, coloridas ou brancas. As agulhas utilizadas serão recomendadas as de tamanho médio, que servem para vários tipos de fios, sem ponta. O risco, o desenho ou o traçado: 'O risco é um caminho a arriscar, a escolher ou refazer” (Dumont., M). Será aquele do imaginário ou de um desenho já conhecido e desejado. Há os que bordarão as serras, suas flores, suas águas; Diamantina, suas ruas, suas casas, e suas lindas janelas! c) Apresentação de possibilidades de usos e aplicações, com apresentações de possíveis produtos que poderão ser gerados. Buscando desenvolver o potencial e a habilidade dos participantes-alvo das ações, estes serão estimulados para a livre expressão da imaginação, de forma a expressar um significado próprio no fazer, no elaborar seu mostruário. O curso básico será voltado para pessoas com capacidade para o desenvolvimento das ações propostas, e que de alguma forma foram afetadas pelo contexto gerado com a pandemia de Covid 19; Pessoas desejosas de participar das ações propostas por se interessarem pelas artes manuais enquanto manifestação artística e com possibilidade de gerar renda; Pessoas de qualquer faixa etária e/ou gênero que se enquadrem aos itens anteriores. AVALIAÇÃO A presente proposta apresenta ações que além de não presenciais, não são ao vivo (lives). Dessa forma, fica um pouco mais difícil estabelecer indicadores de avaliação. No entanto, tentar-se-á um retorno do público-alvo via Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Diamantina, mediadora entre equipe e público-alvo. Para qualquer que seja a forma de retorno proposto, considerar-se-ão os seguintes indicadores de avaliação: - Número de pessoas interessadas e que utilizarão dos vídeos-aula; - Número de pessoas que participarão e terão acesso a todos os vídeos-aula; - Taxa de evasão dos participantes - será considerada a diferença entre o número de pessoas que acessarão o primeiro e o último vídeo-aula; - Interesse demonstrado pelos participantes durante a execução da proposta - será uma avaliação qualitativa de percepções e análises, por parte de um representante de cada grupo que poderá ter acesso aos materiais apresentados; -Apresentação de possíveis produtos pelos participantes no final da proposta; -Percepção, por parte da equipe, em diálogo com a SDS da aceitação das ações propostas. Somado a isso, a representante da SDS será convidada a descrever sua própria percepção e análise das ações propostas em contexto com a realidade vigente de isolamento social e como ação de enfrentamento a essa situação. Nesse sentido, torna-se necessária a interação/participação da equipe com a representante da SDS no decorrer de todo o processo. 6) GRUPO DE ESTUDO, DEBATES E RODAS DE CONVERSA COM TEMÁTICAS QUE PERPASSAM OS CAMPOS INTERDISPLINARES: ARTE, SAÚDE, FEMININO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL' Serão selecionados e discutidos textos que abordem e integrem de forma interdisciplinar seguintes conteúdos: “artes, dança, feminino, saúde corpo-mente, plasticidade neural, autoconhecimento, transformação social” para serem aprofundados nos seminários e rodas de debate online à luz das ações e experiências práticas que vem sido realizadas ao longo do projeto. Alguns dos textos/poesias/capítulos/artigos serão retirados das Referências Bibliográficas presente nesse projeto. Também estão incluídos aqui vídeos, filmes e/ou entrevistas selecionados que abordem tais temas. Os grupos de estudo e rodas de debate serão formados pelos participantes inscritos nas atividades e encontros semanais do projeto ou mesmo pessoas da comunidade interna ou externa interessada. 7) RECITAL ARTÍSTICO 'HÁ BRAÇOS POÉTICOS' Serão selecionadas, organizadas e editadas cenas, fotografias, poemas, textos, desenhos, contos, relatos e depoimentos acercas dos recitais realizados em 2020 para elaboração de um recital-portifólio-histórico onde serão apresentados e apreciados as diversas cenas artísticas selecionadas e editadas em um vídeo e apresentação do mesmo em um recital. Um dos recitais artísticos HÁ BRAÇOS POÉTICOS foi oferecido dentro do evento organizado e realizado de forma conjunta entre os seguintes colaboradores/realizadores: “Diretoria de Cultura da UFVJM/ Projeto de extensão: Do isolamento social ao abraço poético: Saúde corpo-mente-mundo através da dança, das artes manuais e da poesia, Diretoria de Comunicação-UFVJM e Coordenadoria de Extensão e Artes Cênicas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais”. Esse evento, intitulado “JANELAS PARA AS ARTES”, foi realizado na última semana de junho/2020 e primeira semana de julho/2020. Foram realizados seminários/rodas de debate ONLINE com temas que perpassaram as artes/ a literatura/o próprio cenário artístico no contexto da pandemia e ao final o evento contou com a realização do recital-artístico-poético “Há Braços Poéticos”. Assim é interesse desse grupo realizar conjuntamente, e quisera também com outros grupos, projetos, professores, artistas, interessados em colaborar na realização de tal evento para o próximo ano de 2021. As experiências vividas nas próprias ações do projeto servirão de assuntos/sensações/impressões inspiradoras para construção das diferentes obras artístico-poéticas possíveis para realização do recital; dentre eles o uso da poesia, do gesto, dramaturgia, da dança, composição músical, vídeos-arte, desenhos, texto em prosa, arte gráfica dentre outras formas de expressão.


Referências Bibliográficas

1)BARROS, Manuel de. Poesia Completa. Livro sobre nada, 1996, p.350 2) BOLEN, Jean Shinoda. As deusas e a mulher: nova psicologia das mulheres. São Paulo: Paulus, 1990. 3) BERTHERAT, Thérèse. O Corpo tem suas Razões. São Paulo, Martins Fontes, 1977. 4) CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes – EBA/UFMG,v. 1, n. 2, p. 8–23, 2011. 5)COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002. 6) ESTES, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulherselvagem. Tradução de Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. 7) HAYES, Paulo. 'Yoga 2.0 no Feminino.' Revista Lusófona de Ciência das Religiões 21.1 (2018): 311-325.7) KAMINOFF, Leslie. Anatomia da yoga guia ilustrado de posturas, movimentos e técnicas de respiração.2. São Paulo Manole 8) LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. Petrópolis: Vozes, 2011. 9) SHUSTERMAN, R. Consciencia corporal. Realizações. 2012. 10) POLLACK, Rachel. O corpo da Deusa: no Mito, na Cultura e nas Artes. Rio de Janeiro: Record: Rosados Tempos, 1998. POMBO, Maria de Fátima T. Fenomenologia e Educação: a sedução da experiência estética. Tese (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal, 1995 11) RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobreintermidialidade. Trad. Thaïs Flores Nogueira Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. 12) RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: Processo de Formação. Riode Janeiro. Funarte, 1997. 13) SANTOS, Inaicira Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança- arte- educação. Salvador: EDUFBA, 2002. 14) SIMÕES, Mariana Emiliano. Meu corpo é tambor: corpo e oralidade no Reinado dos Arturos. Niterói:UFF, IFCH, 2013


Inserção do estudante

Como Bacharel Interdisciplinar em Humanidades, futura pedagoga, especialista em arte e tecnologia, a discente Michely Cristina dos Passos Santos, apresenta um histórico de formação adequado para a realização das atividades, tendo em vista sua formação inter e multidisciplinar no que inter-relaciona as artes enquanto formação estética da sensibilidade, a tecnologia como mediadora de aproximação e transformação, a educação enquanto processo emancipatório, de autoconhecimento, autonomia e transformação social. Tendo seu histórico voltado para a garantia e desenvolvimento de uma educação pública e de qualidade, apresenta também experiências nas áreas de: memória cultural e movimentos minoritários, políticas educacionais afirmativas e questões de gênero, narrativas orais no Alto Jequitinhonha, bem como outros projetos que participou ativamente ao longo dos últimos anos. O envolvimento com o projeto “Narrativas Orais no Alto Jequitinhonha” (Procarte 2016/01), cuja proposta foi a elaboração de um documentário sobre a história de São João da Chapada-MG, demonstra, de maneira explícita, a dedicação e empenho da estudante às atividades extensionistas, voltadas para a o empoderamento histórico, local e identitário, no sentido de que esses narradores pertencem à comunidades quilombolas (são doze curta-metragens editados pela estudante e que podem ser acessados na plataforma Youtube: “Narradores do Vale do Jequitinhonha: São João da Chapada” o material pode ser acessado através do link no canal https://www.youtube.com/channel/UCwkCX9qaAn-Twy7iZ-7T25g/featured). No ano de 2020, a discente participou como bolsista do projeto de extensão da PROEXC-UFVJM EDITAL 03/2020 (“Do Isolamento Social ao Abraço Poético: Saúde Corpo-Mente-Mundo através da Dança, das Artes Manuais e da Poesia”) que realizou, através do modo online, recitais artísticos “Há Braços Poéticos” que permitiram uma aproximação acolhedora diante das perdas e da insegurança geral provocadas pela pandemia. Foram realizadas também, uma série de ações virtuais abertas e gratuitas, dentre elas: encontros de dança e saúde da mulher (“Dançar e Celebrar o Feminino”), Oficinas de Yoga e Percepção Corporal, curso básico em vídeo-aulas de bordado livre (“Tecendo Afetos Bordando Arte”), Práticas de posturas terapêuticas baseadas no Hatha Yoga (“Ao Som do Yoga”). Assim sendo, já apresenta experiência nas ações desenvolvidas pelo projeto. Ações como acompanhamento das aulas on-line, construção de material visual de divulgação, edição de vídeo, manutenção da página do projeto no instagram (@habracospoéticos), criação de formulários, divulgação dos videoaula do “Tecendo Afetos Bordando Artes” no canal do YouTube - Há Braços Poéticos https://www.youtube.com/channel/UCHe3eSevufT1P8QqLBHZZ1Q/videos?view_as=subscriber dentre outras.


Observações

Segue abaixo resultados relevantes relativos às ações em Arte, Cultura e Saúde desenvolvidas durante o ano de 2020 pelos projetos aprovados em editais de extensão, a citar: "Do Isolamento Social ao Abraço Poético: Saúde Corpo-Mente-Mundo através da Dança das Artes Manuais e da Poesia " edital PROEXC 03/2020 cursos on-line, e "Saúde e arte a partir da dança" edital PROCARTE 02/2020: Observações sobre os Recitais Artísticos 'Há Braços Poéticos' realizados no modo ONLINE (pela plataforma Zoom) nos meses de maio e julho de 2020, que foi uma realização conjunta com a PROECX, Diretoria de Cultura da UFVJM, Diretoria de Comunicação da UFVJM e o Instituto Federal do Norte de Minas - Campus Diamantina. Nestes recitais contamos com a participação de pessoas ilustres de diversos segmentos da arte, a título de exemplos temos: Saulo Laranjeira, Dudude Herrmann, Rodrigo Guimarães, Rafael Cabral, dentre outras. A participação na organização desses recitais foi de extrema importância, pois nos possibilitaram a troca de experiências vividas e produzidas através da expressão artística em suas diferentes linguagens (dança, música, poesia, desenhos gráficos, aquarelas, fotografias, videos-dança, performance). Esse evento nos estimulou e impulsionou no sentido de obter uma compreensão sobre como utilizar as plataformas virtuais como mecanismos de encontro, tendo em vista que esse evento antecedeu as ações do nosso projeto. Inclusive, na interação de pessoas, tivemos a participação de pessoas de outros países como a Espanha, esses participantes compartilharam suas impressões da pandemia através da música e da improvisação corporal e, principalmente, campos de pesquisa e investigação. No momento estamos organizando um portfólio em vídeo desse evento contendo sua diversidade de interesses, experiências e intervenções artísticas. O projeto “Do Isolamento Social ao Abraço Poético: Saúde Corpo-Mente-Mundo através da Dança das Artes Manuais e da Poesia” realizou durante os meses de Julho/2020 até o momento atual, ações integrais envolvendo a dança. A primeira aula foi uma abertura ministrada pela professora do curso Técnico em Teatro IFNMG - campus Diamantina, Mariana Emiliano Simões, que também é a coordenadora da Especialização em Artes e Tecnologia pela mesma instituição. Complementamos as aulas de forma diversificada, ministradas em parceria e colaboração de pessoas que já desenvolvem ações com a Dança e suas nuances, uma de nossas parceiras foi a Lisa Rothman, professora de danças orientais, instrutora de yoga e diretora do espaço de atividades físicas e psicofísicas: “Espacio Armonia”,em Cádiz na Espanha. Contamos também com a participação-aula da Ófelia Ortega Fraile, professora adjunta na Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), apresenta uma formação instigante que perpassa a Geologia à publicação do livro infantil ASTRONOMIA PARA NIÑOS: UN PERIPLO ASTRONÓMICO, segue um relato da professora postado em sua rede social instagram no dia 22 de outubro de 2020 acerca de sua experiência nesse projeto: “Dançar flamenco me conecta com minha ancestralidade, é uma ponte transatlántica que conecta minha essencia com o mundo. Ontem tive um lindo desafio: dar aula online de flamenco no projeto de extensão universitária "Do isolamento social ao abraço poético" da UFVJM @habracospoeticos. Agradeço muito o convite da xxxxxxx, o apoio técnico da xxxxxxx e sobre tudo ás mulheres que participaram e me encheram de alegria nessa troca, se abrindo e entregando a esta dança que tanto enche minha alma. Um agradecimento muito especial para minha maestra @mariana_abreu_flamenco  do @estudiosoniquete , uma bailarina, professora e amiga maravilhosa.” OBSERVAÇÕES IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADAS ACERCA DA DIVERSIDADE ENCONTRADA NO PÚBLICO BENEFICIÁRIO DO PROJETO: Os projetos já desenvolvidos previamente que tinham como o alicerce o fortalecimento da saúde físico-mental através da formação artístico-cultural envolviam pessoas de diferentes instituições, nesse caso: docentes, estudantes e funcionários da UFVJM e do IFNMG. Assim como mulheres da comunidade Diamantinense e em torno (como distrito de Milho Verde). As participantes dos encontros presenciais semanais pertenciam a diferentes classes sociais, condições físicas variadas, diferentes idades e gerações (como é o caso de mãe e filhos participando juntos das atividades do projeto), integrantes com diversas formações no campo artístico e/ou profissional. Essa grande diversidade dos seus integrantes não se trata aqui de uma coincidência; mas sim, é parte constitutiva das concepções dos projetos até hoje desenvolvidos. Atualmente o presente projeto, em sua condição de desenvolvimento no modo virtual, tem possibilitado um alcance a algumas comunidades próximas a Diamantina (participantes do Serro, Datas, Milho Verde), a própria comunidade acadêmica de outros campus da UFVJM (como é o caso de participantes internos do campus-Janaúba) e áreas desfavorecidas financeiramente (visto a dificuldade de algumas pessoas terem de se deslocar até o local onde eram realizados os encontros). Como resultado da metodologia usada nesse momento, em função do isolamento ainda previsto como tentativa de contenção ao alastramento ou recidiva da curva de ascenção do vírus, tivemos participação e envolvimento de artistas e profissionais externos da área artística de outros países como Portugal e Espanha (Lisboa, Cadíz, Barcelona e Madrid). A própria modalidade de dança escolhida para o desenvolvimento artístico atrelado ao desenvolvimento da consciência corpo-mente e sua consequente disposição físico-emocional para o enfrentamento dessa crise sanitária, tão bem como, as adaptações físico-mentais para “novo/outro” modo de vida cotidianos pressupõem um olhar plural que possibilite a diversidade do público participante e envolvido enquanto colaboradores do projeto, tão bem como o acolhimento das diferenças raciais, culturais, etárias, étnicas presentes no grupo. PÚBLICO INDIRETO: A APRECIAÇÃO COMO FORMADOR DO DO PÚBLICO ESPECTADOR: A apreciação sendo uma forma de interação possibilita que o “outro” seja visto e compreendido como parte integrante da intervenção artística. A valorização ampliada do apreciador possibilita que este contribua com suas percepções para ao fazer artístico do outro e para o seu inspirar, criar, agir e transformar pessoal. Como os objetivos do projeto também perpassam a ideia de apresentação e/ou intervenção artística através dos recitais artísticos e da organização/participação efetiva em festivais/eventos ou cursos que fomentem a “apreciação” artística como elemento formador é importante ressaltar que as ações desenvolvidas nesse projeto tem contribuído para formação de público, apreciadores e espectadores da arte e da cultura, além de influenciado indiretamente em sua formação pessoal e/ou profissional. DETALHAMENTO DA DESCRIÇÃO DO ITEM “DESPESAS COM SERVIÇO DE TERCEIRO” Para adequações necessária ao novo contexto de trabalho e possibilidade de ministrar aulas práticas/oficinas-online com utilização e compartilhamento do áudio (sem compartilhamento de tela, uma vez que o professor/condutor da aula deve estar no campo de visualização dos alunos) fizemos uma série de tentativas em diferentes Plataformas gratuitas (como o Google meet, Skype, FreeConferenceCall, Jitsi-meet), no entanto não foi possível obter acuidade sonora que viabilizasse a sincronização entre movimentos, instrução e utilização/compartilhamento de música com os participantes. No serviço virtual de reuniões online “Zoom” (https://zoom.us/pt-pt/meetings.html) foi possível conseguir ajustar o som da música em relação à voz e conseguir obter uma qualidade superior. Assim, foi possível que os integrantes acompanhasse o som do compartilhamento musical , o som relativo às instruções e condução do professor e execução dos movimentos e/ou posturas em tempo real. Dessa forma gostaria que a PROEXC JUNTO setor ADMINISTRATIVO avaliassem mais uma vez essa solicitação a fim de o projeto consiga ser executado de forma mais adequada. O valor da mensalidade do serviço de sala-virtual no zoom gira em torno de 14,99 dólares/mês. PS: ESSE DETALHAMENTO SE ENCONTRA AQUI NESSE ITEM “OBSERVAÇÕES” DO PROJETO POIS NÃO CONSEGUI INCLUIR TAL DESCRIÇÃO E JUSTIFICATIVA DA NECESSIDADE DE USO DESSA PLATAFORMA VIRTUAL ESPECÍFICA. DESDE JULHO/2020 TENHO PAGO PESSOALMENTE TAL PLATAFORMA PARA QUE SEJA MINIMAMENTE POSSIVEL MINISTRAR AULAS PRÁTICAS DE DANÇA E PRÁTICA DE POSTURAS/MOVIMENTOS TERAPÊUTICOS


Público-alvo

Descrição

Pessoas que viram na arte uma forma de enfrentamento ao estresse físico-emocional e de retorno econômico. SDS-Prefeitura com quem fois estabelecido parceria. Público espectador. VER MAIS DETALHES NO ITEM:RELEVÂNCIA DA PROPOSTA E OBSERVAÇÕES

Descrição

Participantes das diferentes ações em andamento no projeto.Artistas regionais e outras regiões.Comunidade interna e externa da UFVJM e outras instituições (IFNMG). Espectadores.MAIS DETALHES NO ITEM: RELEVÂNCIA DA PROPOSTA E OBSERVAÇÕES

Descrição

DIVERSIDADE ENCONTRADA NO PÚBLICO: AS INFORMAÇÕES RELEVANTES E DETALHAMENTO SOBRE A DIVERSIDADE DO PÚBLICO BENEFICIADO NESSE PROJETO ESTÃO INFORMADAS NO ITEM "RELEVÂNCIA DA PROPOSTA E OBSERVAÇÕES" DO PRESENTE EDITAL

Descrição

PÚBLICO BENEFICIADO INDIRETAMENTE: INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE FORMAÇÃO DE PÚBLICO ESPECTADOR ESTÃO DETALHADAS NO ITEM "RELEVÂNCIA DA PROPOSTA E OBSERVAÇÕES" DO PRESENTE EDITAL

Descrição

ESTIMATIVA BASEADA NO NÚMERO DE EDUCADORAS VINCULADAS À VEM E AO NÚMERO DE MENINAS INSCRITAS NESSA INSTITUIÇÃO. VER DETALHAMENTOS A RESPEITO DO PÚBLICO BENEFICIADO NO ITEM: "RELEVÂNCIA DA PROPOSTA E OBSERVAÇÕES"

Descrição

PARTICIPANTES DIRETOS DAS DIFERENTES AÇÕES OFERECIDAS PELO PROJETO ASSIM COMO O PÚBLICO INDIRETO ESPECTADORES DAS AÇÕES E/OU APRESENTAÇÕES. VER DETALHES NO ITEM: "RELEVÂNCIA DA PROPOSTA E OBSERVAÇÕES"

Descrição

Participantes diretos do projeto e espectadores. O no estimado considera o públicoespectador do evento(JANELAS PARA AS ARTES)realizado em colaboração entre o presente projeto, a PROEXC-UFVJM e o IFNMG em2020. VER RELEVÂNCIA DA PROPOSTA E OBSERVAÇÕES

Descrição

A "REDE DE MULHERES" ATENDE 27 MUNICÍPIOS ALÉM DE DIAMANTINA. PARA AS AÇÕES ONLINE AS MULHERES DESSES OUTROS MUNICÍPIOS TAMBÉM PODERIAM SE BENEFICIAR DAS AÇÕES PROPOSTAS.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Foi realizada parceria com a SDS-Diamantina a fim de que essa possa mediar a realização dos cursos em vídeo-aula de artes manuais nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Rio Grande, Palha e Bom Jesus incluindo a estes as “Unidades de Ate

Participação da Instituição Parceira

Foi realizada parceria com a VILA EDUCACIONAL DE MENINAS (VEM) para que as educadoras da VEM e as crianças e/ou adolecentes vinculadas a essa instituição possam realizar as atividades propostas. A carta de anuência da parceria se encontra em anexo.

Participação da Instituição Parceira

OUTRAS PARCERIAS COM PROJETOS INTERNOS DE EXTENSÃO: Foi realizada parceria com o projeto ESPAÇO CABEÇA. Neste, o presente projeto irá oferecer oficinas e/ou aulas abertas de dança. A carta de anuência dessa parceria se encontra em anexo.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Encontros semanais de dança, apreciação em dança/música, e debate acerca da temática interdisciplinar dança, feminino, poética, saúde, bem estar.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Encontros serão realizados duas vezes por semana para prática de posturas/gestos e movimentos terapêuticos baseados no Hatha Yoga.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

O curso básico de artes manuais Tecendo Afetos Bordando Arte ocorreu em 2020 nesse projeto (Edital Proexc-03/2020) através de sua realização no modo assíncrono em VÍDEO-AULA. Em agosto foram gravadas, editados os vídeos e realizadas as peças de bordados representativas dos diferentes pontos ensinados durante a gravação das aulas. Em setembro deu-se início a divulgação de dois vídeos-aula nas redes virtuais e Youtube do projeto ( @habracospoeticos/ Abraço Poético UFVJM) e também nas redes de divulgação da Proexc. Para o ano de 2021 esse curso dará continuidade no formato de vídeo-aula que serão divulgados nas redes tão bem como serão executados com a mediação da Secretaria de Desenvolvimento Social/Prefeitura de Diamantina nos CRAS Bom Jesus, Rio Grande

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

O grupo de estudo ocorrerá uma vez por mês onde serão discutidos textos científicos, capítulos de livro, vídeos e filmes artísticos que tratem da temática interdisciplinar que perpassa os campos da: Arte-Dança-Feminino-Saúde-BemEstar

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

No ano de 2020 a primeira edição do evento artístico cultural (interinstitucional: UFVJM-IFNMG) foi realizado no final de junho e início de julho. No ano de 2021, embora não esteja definida a data adicionei tal período baseado no calendário 2020.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Está oficina de dança experimental poesia e linguagem ocorrerá em três encontros.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Esse é um evento no modo ONLINE VIRTUAL que ocorrerá em colaboração com a professora/colaboradora voluntária externa: Lisa Rothman

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Organização de material para redação dos relatórios mensais , parcial e final.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Publicação de capítulo de eBook : o capítulo apresentará a proposta do projeto de extensão "Do isolamento social ao abraço poético: saúde corpo-mente-mundo através da dança, artes manuais e da poesia" iniciado em julho de 2020.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Embora ainda não haja previsão dos dias específicos do evento foi adicionado uma data com referências à realização do mesmo no ano de 2019 visto que em 2020 não foi realizado

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Cursos de formação artística em dança e movimentação somática será realizada como desenvolvimento de currículo e capacitação da equipe integrante do projeto. Por conta da pandemia pode ser que haja alterações nas datas previstas. Foi tomado como base os cursos realizados no ano de 2019.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

ESTAS OFICINAS CONSISTIRÃO NA PRÁTICA DO FLAMENCO E SUAS INTERSEÇÕES COM A DANÇA DO VENTRE DE ESTILO TRIBAL, ALÉM DE EXPOSIÇÃO TEÓRICA REFLEXIVA SOBRE EMPODERAMENTO FEMININO. SERÁ MINISTRADA EM TRÊS ENCONTROS .