Detalhes da proposta

Cine ICET

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Procarte

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    vanessa juliana da silva

    Número de inscrição:

    2023102202337372

    Unidade de lotação:

    departamento de ciências humanas e sociais

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    linguística, letras e artes

    Área temática principal:

    cultura

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    artes visuais

    Abrangência:

    regional

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

valéria cristina da costa Vice-coordenador(a)

hanna clara alves knupfer Bolsista

Resumo

Este projeto tem como objetivo promover exibições de filmes e debates sobre os temas em questão, junto às comunidades interna e externa à UFVJM, em Teófilo Otoni e adjacências. O projeto conta com duas parcerias: o Instituto Cultural In-Cena e o Projeto de Extensão Arte (com)Ciência: o teatro como possibilidade de formação de público e de discussão/divulgação de conhecimentos científicos. Tais parceiros contribuirão na seleção de filmes a serem apresentados ao longo do projeto, além do suporte técnico (disponibilização de tela de projeção e equipamentos de som e vídeo) e participação durante as exibições e debates vinculados a tais filmes. Por fim, pretende-se alcançar, com a execução do projeto, no mínimo, 360 pessoas.


Palavras-chave

Cinema, Ciência, ICET


Introdução

O Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) tem como proposta pedagógica central, ofertar uma formação flexível e capaz de inovar no mercado de trabalho, devido a sua interdisciplinaridade na sua matriz curricular. Assim, fica a critério do discente após a conclusão do BC&T optar por um novo título em qualquer uma das engenharias dispostas nos três campi de oferta do BC&T, Campus do Mucuri, Campus JK e Campus de Janaúba. Atualmente, a UFVJM oferta a Engenharia de Alimentos, Geológica, Mecânica e Química no campus JK em Diamantina, Engenharia Civil, Hídrica e de Produção no Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni e Engenharia Física, Minas e Materiais em Janaúba (BC&T,2014). Diante da vasta gama de opções, cabe ao candidato se orientar ao tipo de atuação que cada engenharia irá lhe permitir atuar de acordo com o que almeja. Ressalta-se que a diversidade disciplinar que contempla a proposta do pedagógica dos BC&Ts permite que os discentes explorem a pesquisa e a extensão como possibilidades de apresentar soluções criativas aos desafios e problemas contemporâneos. Sob a perspectiva da formação interdisciplinar e integral, o desenvolvimento da arte e a valorização da cultura na instituição, segundo a Diretoria de Cultura da UFVJM, é imprescindível , uma vez que aprimora diferentes formas de comunicação e fomenta diversas formas de expressão (Diretoria de Cultura da UFVJM, 2017), em diálogo com a realidade na qual se insere a universidade e os universitários. Nesse sentido, com o intuito de promover exibições de filmes e documentários - com ênfase na abordagem científica e sobre temas importantes para o desenvolvimento da humanidade - , além da divulgação da Universidade e a integração das comunidades acadêmica e externa à UFVJM, e, instigar a curiosidade e o debate, a reflexão crítica, sobre temas diversos - tendo como principal mediação o cinema -, propõe-se a manutenção do Projeto Cine ICet no ano/exercício 2023.


Justificativa

O Projeto Cine ICET constitui-se como instrumento de contribuição na interação e socialização da comunidade interna e externa à UFVJM, bem como no fomento e difusão cultural da sétima arte, o Cinema, na cidade de Teófilo Otoni e adjacências. O cinema, como dimensão da arte, fornece ferramentas de construção de conhecimento estético, filosófico e crítico, além de apresentar inúmeras possibilidades instrutivas. Conforme Turner (1997), que menciona “a teoria do cinema torna-se parte de um campo mais amplo de disciplinas e abordagens chamado estudos culturais” Desse modo, torna-se oportuno enfatizar que o cinema desperta e estimula a expressão e a comunicação pessoal; reforça as relações dos indivíduos, seja com a subjetividade de seu mundo interior ou exterior. Proporcionando, uma compreensão sobre a diversidade de valores que guiam os modos de pensar, agir da sociedade como também, o entendimento da amplitude e multiplicidade da imaginação humana. É nesse sentido, que Libâneo (1998, p. 26) evidencia que: A escola precisa deixar de ser meramente uma agência transmissora de informação e transformar-se num lugar de análises críticas e produção da informação, onde o conhecimento possibilita a atribuição de significado à informação. Nessa escola os alunos aprendem a buscar a informação (nas aulas, no livro didático, na TV, no rádio, no jornal, nos vídeos, no computador etc.) e os elementos cognitivos para analisá-la criticamente de darem a ela um significado pessoal. Por conseguinte, a reprodução dos filmes proporciona uma mudança de realidade, haja vista que o cenário de ensino superior é distinto do ensino médio e através da realização das sessões de cinema tanto na forma presencial quanto na remota, favorece na interação com outros discentes de outros tipos de ensinos como para auxiliar nos debates que acontece após a exibição do filme. Decerto, esse momento fica reservado para um bate papo relacionado com as temáticas decorridas no filme, envolvendo a participação de todos. O Cine Icet encontra-se em desenvolvimento, sob o registro 2022102202229772. Até o momento foram realizadas 08 Sessões de exibição e debate, alcançando um público de 175 pessoas. Filmes Apresentados: Estrelas Além do Tempo; O Homem que Viu o Infinito; Radioactive; Steve Jobs; A Origem; Sobre Sonhos e Liberdade (sessão especial 13 de maio); O Show Truman e O Menino que Descobriu o Vento. Indicadores Detalhados: Sessão 1: Filme apresentado: Estrelas Além do Tempo Público Participante: 15 Sessão 2: Filme apresentado: O Homem que Viu o Infinito Público Participante: 28 Sessão 3: Filme apresentado: Radioactive Público Participante: 13 Sessão 4: Filme apresentado: Steve Jobs Público Participante: 23 Sessão 5: Filme apresentado: A Origem Público Participante: 23 Sessão Especial: Filme apresentado: Sobre Sonhos e Liberdade Público Participante: 24 Sessão 6: Filme apresentado: O Show Truman Público Participante: 18 Sessões 7 e 8: Filme apresentado: O Menino que Descobriu o Vento Público Participante: 31


Objetivos

O Projeto Cine ICET tem como objetivo promover exibições de filmes e debates sobre os temas em questão, junto às comunidades interna e externa à UFVJM, em Teófilo Otoni e adjacências. . Objetivos específicos: - Promover a integração entre comunidade interna e externa à UFVJM, sobretudo entre discentes dos ensinos médio e superior; - Refletir sobre os temas atuais relacionados aos cursos do ICET; - Promover fruição, formação de público e momentos de lazer com a aproximação dos participantes da linguagem audiovisual, bem como despertar interesse sobre os cursos do ICET nos estudantes do ensino médio.


Metas

O Projeto Cine ICET apresenta as seguintes metas : Promover momentos de interação e lazer entre os discentes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Através da linguagem audiovisual; Incentivar reflexões e debates sobre temas do cotidiano, a partir dos assuntos levantados nos filmes, abordando temáticas para além dos cursos ofertados no ICET; Desenvolver a formação crítica e artística dos espectadores/debatedores; Ampliar o horizonte de referências audiovisuais do público, com incentivo a cultura, e com isso aproximar os alunos do meio artístico, proporcionados pelo cinema; Realizar a exibição de, no mínimo, 06 filmes por semestre, totalizando, no mínimo, 12 filmes no ano.


Metodologia

O projeto Cine ICET busca se estabelecer como um espaço de cultura, lazer e estudo, aliando entretenimento e reflexão por meio da exibição de filmes para a comunidade interna e externa à UFVJM. Através deste projeto procura-se também ampliar a visão cinematográfica dos envolvidos e disponibilizar um espaço apropriado para o debate em torno do filme e das temáticas abordadas; propiciar um local em que todos possam expor suas opiniões, integrando, assim, alunos e servidores do Instituto de Ciência, Tecnologia e Engenharia; integrar os alunos e servidores nas discussões culturais, éticas, ideológicas e políticas que seus campos de atuação proporcionam a partir de filmes. O tempo total da proposta (exibição e debate) não deverá exceder o tempo de 180 minutos (3h) devendo este tempo ser distribuído de forma a contemplar um momento iniciador (lançamento das ideias a serem debatidas e que será anterior à exibição do filme), a exibição do filme e um momento de finalização/discussão do tema proposto para debate. Também podem fazer parte deste tempo os trailers das próximas atrações do Cine ICET e um vídeo institucional sobre o Instituto, produzidos pela coordenação do projeto, que juntos não devem ultrapassar 10 minutos de duração. Os filmes deverão estar relacionados em algum dos seguintes temas : Documentário; Cinema Nacional; Baseado em Livros; Engenharia, principalmente as do campus do Mucuri, Ciência e Tecnologia; Matemática. O acompanhamento será realizado pelo Coordenador do Projeto e equipe, através da análise dos relatórios mensais de satisfação e de inscritos. Os resultados serão utilizados para acompanhar o andamento do projeto e traçar medidas que venham melhorar a cada período o andamento do mesmo. Os filmes que porventura não obtiverem boa avaliação ao final do seu debate serão analisados pela equipe juntamente com a coordenação do projeto.


Referências Bibliográficas

BC&T. Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Diamantina-MG. Disponível em:<http://www.ufvj.edu.br/cursos/bct.html>. Acesso em: 04 abr. 2021. TURNER, Graeme. Cinema como Prática Social. São Paulo: Summus, 1997. CARVALHO. Importância da inserção de filmes e vídeos na prática docente no ensino fundamental I. Juiz de Fora. Disponível em: <https://www.ufjf.br/pedagogia/files/2017/12/Importância-da-Inserção-de-filmes-e-vídeos-na-prática- docente-no-Ensino-Findamental-I.pdf>. Acesso em: 14 set. 2021.


Inserção do estudante

A participação dos estudantes ocorrerá de duas formas. Sendo a Equipe Organizadora responsável por fazer a seleção do filme, local, dia e horário para que Cine ocorra e a Equipe Espectadora, que irá participar assistindo o filme. Equipe Organizadora Poderão se inscrever para a equipe organizadora os discentes que já concluíram o 1º período do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e também dos cursos de Engenharia Civil, Hídrica e de Produção; Poderão se inscrever para a equipe espectadora os discentes regularmente matriculados nos cursos oferecidos pelo ICET. Essa inscrição será realizada a cada evento específico que a equipe organizadora disponibilizará. Atribuições da Equipe Organizadora Fornecer suporte e informações acerca do projeto, auxiliando os espectadores de acordo com eventuais necessidades; Realizar a organização dos filmes, espaço, dias e horário para que ocorram os eventos; Disponibilizar a inscrição para participação do Cine ICET; Auxiliar os espectadores na realização da inscrição para participação do Cine ICET; Fazer o levantamento dos participantes em cada evento; Disponibilizar lista de presença no início e no final do Cine ICET; Disponibilizar, junto ao coordenador, certificado de participação dos eventos organizados; Organizar rodas de conversas para que as reflexões a respeito dos filmes sejam discutidas do ponto de vista dos espectadores. Exclusão do Projeto Cine ICET O membro da Equipe Organizadora que não participar do primeiro encontro obrigatório e/ou não comparecer a 75% dos demais encontros propostos pelo Diretório Acadêmico do ICET será excluído do projeto; Desinteresse por parte do membro, ou qualquer outro comportamento que comprometa o cumprimento das atividades devem ser reportados ao Coordenador do Projeto e equipe, sob pena de desligamento ou afastamento do projeto; Disposições Gerais: Fica estabelecida a quantidade de no máximo duas organizações de eventos para a exibição de filmes durante o mês e um encontro como roda de conversa para as devidas reflexões.


Observações

Este projeto está vinculado ao Programa de Extensão “CienCEArte – Ciência, Cultura, Educação e Arte:diálogos transdisciplinares entre universidade e sociedade”, registrado na PROEXC sob o número TO 001.1.001-2018, cujo formulário de registro se encontra depositado fisicamente no Campus do Mucuri, na sede da Proexc. Esse projeto possui os dois tipos de parceria previstos no Roteiro para elaboração de projetos e critérios de avaliação referentes ao Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte (Procarte). O Instituto Cultural In-Cena é um parceiro que se encaixa na parceria definida no Item 11 do documento citado anteriormente (Parcerias com grupos artístico-culturais existentes) e o Projeto de Extensão Arte (com)Ciência: o teatro como possibilidade de formação de público e de discussão/divulgação de conhecimentos científicos é um parceiro que se encaixa no Item 12 (Outras Parcerias). Caso esse projeto seja aprovado, os recursos financeiros serão utilizados da seguinte forma: despesas com serviços da gráfica UFVJM (R$3,20), para a impressão de cartaz colorido em tamanho A3 com informações sobre o projeto, com vistas a ser utilizado durante a realização das atividades, conforme determina o edital. Ao longo do ano de 2023, caso seja aberto pregão para impressão de banners, esse cartaz será substituído por banner, o que implicará no uso de um valor superior ao previsto no item “despesas com gráfica”.


Público-alvo

Descrição

Comunidade interna e externa à UFVJM, com ênfase nos estudantes do ensino médio.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Participará da seleção de filmes a serem apresentados ao longo do projeto, das exibições e dos debates vinculados a tais filmes. Cessão de materiais de técnica audiovisual para as atividades de campo. A instituição está ciente do projeto e enviou carta de anuência que se encontra em anexo.

Participação da Instituição Parceira

Participará da seleção de filmes a serem apresentados ao longo do projeto, das exibições e dos debates vinculados a tais filmes. Ademais, emprestará materiais para as atividades de campo. A instituição está ciente do projeto e enviou carta de anuência que se encontra em anexo.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Exibição de filme e debate.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Produção e divulgação das sessões de exibição de filmes nas redes sociais e escolas de Teófilo Otoni.