Visitante
GESTOR JUNIOR DE ENFERMAGEM
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
george sobrinho silva
20231012023486597
departamento de enfermagem
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
saúde
gestão do trabalho
local
Não
Membros
thaina leticia mendes araújo
Bolsista
tácila aparecida dos santos
Voluntário(a)
isabella araújo rocha
Voluntário(a)
gustavo antônio dos reis
Voluntário(a)
mariany vieira
Voluntário(a)
thais campos miranda
Voluntário(a)
fernanda fonseca araujo
Voluntário(a)
jéssyca martins missaci
Voluntário(a)
letícia cristina da silva
Voluntário(a)
carlos fágner da silva pereira
Voluntário(a)
maria eduarda soares ireno
Voluntário(a)
fernanda de paula pereira oliveira
Voluntário(a)
ianca mara de ávila
Voluntário(a)
thaina leticia mendes araújo
Bolsista
O contexto da organização dos serviços de saúde está cada dia mais complexo, seja pelo aumento da complexidade da assistência, a inserção de novas tecnologias de saúde, equipamento e novos profissionais, ainda mais no contexto hospitalar, onde estão presentes múltiplos setores e múltiplas clínicas que precisam funcionar integradas para a melhor agilidade e qualidade do cuidado. Neste contexto se insere o enfermeiro, responsável por desenvolver e implementar a maioria das atividades administrativas. Desta forma o perfil de formação do profissional de enfermagem precisa conter competências para a tomadas de decisões, de atenção a saúde, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, além de educação permanente. Este projeto tem por objetivo inserir acadêmicos de enfermagem precocemente no contexto da gestão hospitalar com vistas a desenvolver competências e habilidades administrativas, além de contribuir com organização e formalização dos fluxos de trabalho dos profissionais decorrentes da expansão do hospital. O projeto será desenvolvido no setor da coordenação de enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Saúde, onde o académico, o professor e enfermeiros do setor irão atuar para o desenvolvimento de rotinas e protocolos de trabalho dos profissionais quanto à alimentação de sistemas de informações, rotinas de fluxo de materiais e pacientes, escalas de profissionais, organização de ações de educação permanente, feedbacks, avaliação de desempenho, conferência de relatórios, avaliação de indicadores e outros. Acredita-se que realização destas atividades bem como a observação empírica da prática direta nos setores administrativos e nos cenários da assistência possam permitir o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a atuação dos enfermeiros na gestão de serviços de saúde, além favorecer a melhoria da qualidade da assistência ali oferecida.
Gestão em saúde; Liderança; Administração hospitalar
A organização dos serviços de saúde se configura como importante desafio nos dias atuais, seja pela exigência contínua da assistência de qualidade, como pelo incremento incessante de novas tecnologias e conhecimentos decorrentes do desenvolvimento científico. Desta forma, a assistência depende cada vez mais de novos equipamentos, profissionais cada vez mais qualificados, o que torna cada vez mais desafiador o processo de gerenciamento desse complexo sistema. Os enfermeiros são responsáveis por desenvolver e implementar a maioria das atividades administrativas nos serviços de saúde. O que lhes exige além de uma formação centrada na prestação de cuidados, também na capacidade de gerenciar estes serviços. Assim, a aquisição de competências que lhe favorecem ser responsabilizar por estas atividades é de suma importância. Durante a formação acadêmica, o enfermeiro é o único profissional da área de saúde que recebe formação específica para atividades administrativas. De acordo com Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem o perfil de formação do profissional de enfermagem deve conter competências para a tomadas de decisões, de atenção a saúde, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, além de educação permanente (BARBIANI; NORA; SCHAEFER, 2016). O desenvolvimento destas competências requer além do conhecimento teórico que o acadêmico tenha a oportunidade de conhecer a estrutura das instituições de saúde, seus modelos organizacionais, como se dão as relações intersetoriais e interpessoais, fluxos de materiais, profissionais e pacientes, e outras. (KURCGANT, 1991). Desta forma, acredita-se que a inserção precoce de acadêmicos de enfermagem no contexto da gestão hospitalar, de forma que o possibilite realizar atividades que intercalem a extensão, o ensino e a pesquisa científica possam o favorecer no desenvolvimento de competências e habilidades administrativas requeridas ao enfermeiro no contexto atual.
As atividades propostas pelo projeto irão permitir a padronização de fluxos e rotinas de trabalho da equipe de enfermagem, como para a alimentação de sistemas de informações, corridas de leitos, conferência de documentos, checagem de estoques de insumos e medicamentos, realização de feedbacks, realização de atividades de educação permanente e outros. Além disso, permite a inserção precoce do acadêmico de enfermagem no âmbito administrativo dos serviços de enfermagem, o permitindo vivenciar os cenários de organização e tomada de decisão na administração dos recursos e de pessoal dentro do hospital. Essa experiência é capaz de reforçar o aprendizado do aluno dos conteúdos teóricos das disciplinas de administração vistos na grade curricular do curso. Além disso, as atividades realizadas pelos acadêmicos podem contribuir na dinâmica e agilidade das as rotinas que estão sob responsabilidade do coordenador de enfermagem e demais profissionais do setor administrativo do Hospital. Por fim, favorecerá a reflexão crítica do acadêmico sobre os meios utilizados na solução de problemas e organização do cuidado hospitalar.
Geral: Proporcionar a experiência precoce da atenção e gestão de instituições prestadoras de serviços de saúde. Específicos: 1. Conhecer a dinâmica do funcionamento da instituição prestadora do serviço de saúde 2. Identificar os principais desafios no trabalho da gestão hospitalar 3. Propor ações para a solução de problemas cotidianos relacionados a gestão da instituição prestadora de serviço de saúde 4. Desenvolver e propor protocolos e rotinas de fluxos de trabalho para profissionais de enfermagem 5. Acompanhar o trabalho do gestor setorial da instituição prestadora de serviço de saúde 6. Desenvolver habilidade de liderança e trabalho em equipe 7. Estimular a capacidade de comunicação e tomada de decisões no acadêmico
1. Formar competências administrativas nos acadêmicos de enfermagem; 2. Favorecer o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, como: 01 artigos, 01relatos de experiências, 02 resumo para apresentação em eventos científicos, produção de vídeos e poster posters educativos, palestras ações educativas, e outras; 3. Capacitar o acadêmico em supervisionar, liderar e realizar avaliação da realização de processos de enfermagem; 4. Contribuir no desenvolvimento de 10 protocolos que padronizem a realização das atividades do setor de coordenação em enfermagem junto à equipe de enfermagem na gestão de leitos, avaliação de desempenho, auditoria e gestão de materiais e insumos 5. Contribuir no desenvolvimento de atividade de educação permanente 6. Auxiliar na confecção de atas, ofícios, escala, divulgações internas e demais
O projeto será desenvolvido através de visitas técnicas do acadêmico e do professor na coordenação de enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Saúde. Durante as visitas o acadêmico irá acompanhar a realização das atividades administrativas dos enfermeiros do setor de forma a identificar a forma como o trabalho já é realizado. Em seguida o acadêmico irá descrever a rotina para futura teorização. A teorização consiste em comparar o que é realizado com o preconizado pelas normas técnicas e a literatura. Após a teorização será feita a discussão com o professor e profissionais de enfermagem de forma a formalizar o procedimento, padronizar e implementar no setor. A partir desta implementação o procedimento deverá ser realizado apenas obedecendo aquela rotina ou protocolo, isso garante a sua realização rotineira mesmo quando há troca de profissionais. As visitas técnicas a serem realizadas são: - visita aos diferentes setores do hospital (maternidade, bloco, UTI, PA, Posto de Coleta, Gestão de Leitos e pediatria) para a conferência de pastas de documentação para o recolhimento de atestados, folhas de ponto e demais demandas para lançamento e registro; envio de atestados e entrega das folhas de ponto corrigidas ao setor de recursos humanos (RH) para que as faltas sejam abonadas e devidamente justificadas, além do lançamento das mesmas na planilha de indicadores de RH para alimentação de indicadores internos necessários para reuniões e comparações futuras; envio das pendências aos enfermeiros para que os mesmos possam corrigi-las; dimensionamento de pessoal por coberturas e atestados para que seja mantida a assistência segura e suficiente e envio de SINAN e SINASC para a Secretaria Municipal de Saúde. Há ainda outros processos que podem ser feitos semanalmente devida menor ocorrência, como o envio dos relatórios para a delegacia dos casos de violência sexual. - visita para a conferência do preenchimento dos mapas de geladeiras, esta conferência é realizada para que seja garantida a qualidade e segurança dos leitos e dos medicamentos que ficam armazenados em baixa temperatura. Em seguida é feita a análise dos registros das temperaturas feitos pelos profissionais. - visita técnica a maternidade do hospital para o levantamento de indicadores de funcionalidade do setor para o cumprimento das metas estabelecidas pelo plano da Rede Cegonha. Para isto, são coletados e registrados em planilha dados sobre os nascimentos, como o Apgar e demais. - participação em reuniões de equipe de enfermagem com a coordenação para o repasse de informações, feedbacks, alinhamento de condutas e demais, como reclamações, melhorias e elogios. - produção de formulários que otimizem a busca pelo alinhamento dos processos assistências desenvolvidos em cada setor. Para realização destas atividades é necessário que seja formulado inicialmente um checklist com algumas questões mais gerais e posteriormente em uma conversa com o setor específico, o formulário é adaptado de forma que sejam estabelecidos os itens preconizados em cada assistência separadamente, a fim de ordenar a atuação dos turnos. - Desenvolvimento de arte para divulgações de informações, capacitações e demais; - Participação em capacitações e treinamentos; - Acesso ao sistema hospitalar (prontuários, documentações) para conferência de documentos e pendencias para posterior envio de documentos a auditoria - realização de entrevista e seleção de candidatos a emprego; - conferência e registro no sistema de testes rápidos (SISloglab) - teorização das rotinas escritas - discussão para alinhamento da teorização das rotinas e posterior aprovação pela coordenação de enfermagem.
A assistência dos serviços de saúde é composta por processos que incluem desde a manutenção do espaço físico organizado até o desenvolvimento de estratégias de gerenciamento de pessoal, recursos financeiros, segurança do paciente, e demais. Assim sendo, é de suma importância que sejam estabelecidos processos assistenciais e gerenciais das instituições, a fim de que a mesma tenha excelência da gestão organizacional, proporcionando qualidade dia após dia na prestação de serviços, tanto para o cliente quanto aos colaboradores (BRANCALION; LIMA, 2022). Dentre as organizações complexas que necessitam de modelos de gestão para desenvolvimento efetivo do serviço prestado, encontram-se os hospitais, instituições completamente complexas e dinâmicas. Enquanto o Brasil, no início do século XX, passava por transformações políticas, dadas por alterações como a nova Constituição da República e o estabelecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), simultaneamente deu-se início a uma necessidade urgente para a reorganização das atividades hospitalares para lidar com a nova realidade e as inovações cada vez mais presentes, o que chamou a atenção para a importância da gestão da assistência à saúde (CRUZ, 2022). Para que seja desenvolvida uma boa gestão é necessário que o profissional responsável tenha competências específicas, como a capacidade de liderar e lidar com a tomada de decisões equânimes e assertivas. Os profissionais da enfermagem apresentam destaque enquanto gestores por já apresentarem uma formação acadêmica voltada para questões de liderança e coordenação do cuidado (FILHO et al., 2019). Tendo em vista as constantes mudanças que o sistema de saúde está sujeito, é necessário que seja desenvolvida uma padronização das estratégias e atualização das mesmas, a fim de manter sempre alinhamento de condutas e serviço de qualidade, possibilitando assim a otimização na utilização de recursos de forma a atender as demandas apresentadas pelos setores, reduzindo custos, cortando desperdícios e aumentando qualidade da assistência prestada.
1. O acadêmico realizará visitas técnicas semanalmente ao hospital diretamente na coordenação técnica de enfermagem. Nestas visitas o acadêmico irá acompanhar os enfermeiros do setor em suas atividades administrativas. Durante o acompanhamento, além de contribuir com a realização das atividades administrativas irá: 1. observar a realidade, identificando a rotina de funcionalidade dos setores, bem como dificuldades, carências organizacionais; Levantamento dos pontos-chave a partir do apontamento de problemas e de análise reflexiva sobre eles; 2. Teorizar sobre a realidade, implicando na busca de informações e conhecimentos que possam favorecer a compreensão profunda sobre o problema e sua solução; 3. Levantamento de hipóteses de solução, proposição de soluções viáveis; 4. Propor protocolos e rotinas para os setores em que estiver inserido.
Com as atividades propostas por este projeto, espera-se favorecer e fortalecer a interação da comunidade universitária com a comunidade externa na resolução de problemas, superação de dificuldades, intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços e contribuir com a formação de discentes a partir da interação com a realidade da população do Vale do Jequitinhonha, assim como qualificar os discentes para os desafios enfrentados no mundo atual em relação à atuação profissional e ao exercício da cidadania.
Público-alvo
O projeto poderá beneficiar diretamente todo o corpo de profissionais da enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Saúde, composto por cerca de 190 profissionais. Indiretamente trará benefícios a toda instituição hospitalar e os pacientes de toda macrorregião de Diamantina que lá são atendidos
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
O Hospital disponibilizará espaço para realização das atividades bem como suporte dos profissionais de. enfermagem envolvidos nas atividades
Cronograma de Atividades
O projeto será apresentado para a equipe de profissionais de enfermagem e a instituição
- visita para a conferência do preenchimento dos mapas de geladeiras, esta conferência é realizada para que seja garantida a qualidade e segurança dos leitos e dos medicamentos que ficam armazenados em baixa temperatura. Em seguida é feita a análise dos registros das temperaturas feitos pelos profissionais. - visita para o levantamento de indicadores de funcionalidade do setor para o cumprimento das metas estabelecidas pelo plano da Rede Cegonha. Para isto, são coletados e registrados em planilha dados sobre os nascimentos, como o Apgar e demais. - produção de formulários que otimizem a busca pelo alinhamento dos processos assistências desenvolvidos em cada setor. Para realização destas atividades é necessário que seja formulado inicialmente um checklist com algumas questões mais gerais e posteriormente em uma conversa com o setor específico, o formulário é adaptado de forma que sejam estabelecidos os itens preconizados em cada assistência separadamente, a fim de ordenar a atuação dos turnos. - desenvolvimento de arte para divulgações de informações, capacitações e demais; - participação em capacitações e treinamentos;
- visita apara a conferência de pastas de documentação para o recolhimento de atestados, folhas de ponto e demais demandas para lançamento e registro; envio de atestados e entrega das folhas de ponto corrigidas ao setor de recursos humanos (RH) para que as faltas sejam abonadas e devidamente justificadas, além do lançamento das mesmas na planilha de indicadores de RH para alimentação de indicadores internos necessários para reuniões e comparações futuras; envio das pendências aos enfermeiros para que os mesmos possam corrigi-las; dimensionamento de pessoal por coberturas e atestados para que seja mantida a assistência segura e suficiente e envio de SINAN e SINASC para a Secretaria Municipal de Saúde. Há ainda outros processos que podem ser feitos semanalmente devida menor ocorrência, como o envio dos relatórios para a delegacia dos casos de violência sexual. - visita para a conferência do preenchimento dos mapas de geladeiras, esta conferência é realizada para que seja garantida a qualidade e segurança dos leitos e dos medicamentos que ficam armazenados em baixa temperatura. Em seguida é feita a análise dos registros das temperaturas feitos pelos profissionais. - produção de formulários que otimizem a busca pelo alinhamento dos processos assistências desenvolvidos em cada setor. Para realização destas atividades é necessário que seja formulado inicialmente um checklist com algumas questões mais gerais e posteriormente em uma conversa com o setor específico, o formulário é adaptado de forma que sejam estabelecidos os itens preconizados em cada assistência separadamente, a fim de ordenar a atuação dos turnos. - desenvolvimento de arte para divulgações de informações, capacitações e demais; - participação em capacitações e treinamentos; - acesso ao sistema hospitalar (prontuários, documentações) para conferência de documentos e pendências para posterior envio de documentos a auditoria
- conferência de pastas de documentação para o recolhimento de atestados, folhas de ponto e demais demandas para lançamento e registro; envio de atestados e entrega das folhas de ponto corrigidas ao setor de recursos humanos (RH) para que as faltas sejam abonadas e devidamente justificadas, além do lançamento das mesmas na planilha de indicadores de RH para alimentação de indicadores internos necessários para reuniões e comparações futuras; envio das pendências aos enfermeiros para que os mesmos possam corrigi-las; dimensionamento de pessoal por coberturas e atestados para que seja mantida a assistência segura e suficiente e envio de SINAN e SINASC para a Secretaria Municipal de Saúde. Há ainda outros processos que podem ser feitos semanalmente devida menor ocorrência, como o envio dos relatórios para a delegacia dos casos de violência sexual. - participação em reuniões de equipe de enfermagem com a coordenação para o repasse de informações, feedbacks, alinhamento de condutas e demais, como reclamações, melhorias e elogios. - produção de formulários que otimizem a busca pelo alinhamento dos processos assistências desenvolvidos em cada setor. Para realização destas atividades é necessário que seja formulado inicialmente um checklist com algumas questões mais gerais e posteriormente em uma conversa com o setor específico, o formulário é adaptado de forma que sejam estabelecidos os itens preconizados em cada assistência separadamente, a fim de ordenar a atuação dos turnos. - desenvolvimento de arte para divulgações de informações, capacitações e demais; - participação em capacitações e treinamentos; - acesso ao sistema hospitalar (prontuários, documentações) para conferência de documentos e pendencias para posterior envio de documentos a auditoria - realização de entrevista e seleção de candidatos a emprego; - conferência e registro no sistema de testes rápidos (SISloglab) - teorização das rotinas escritas - discussão para alinhamento da teorização das rotinas e posterior aprovação pela coordenação de enfermagem.
- visita para a conferência do preenchimento dos mapas de geladeiras, esta conferência é realizada para que seja garantida a qualidade e segurança dos leitos e dos medicamentos que ficam armazenados em baixa temperatura. Em seguida é feita a análise dos registros das temperaturas feitos pelos profissionais. - produção de formulários que otimizem a busca pelo alinhamento dos processos assistências desenvolvidos em cada setor. Para realização destas atividades é necessário que seja formulado inicialmente um checklist com algumas questões mais gerais e posteriormente em uma conversa com o setor específico, o formulário é adaptado de forma que sejam estabelecidos os itens preconizados em cada assistência separadamente, a fim de ordenar a atuação dos turnos. - desenvolvimento de arte para divulgações de informações, capacitações e demais; - participação em capacitações e treinamentos; - acesso ao sistema hospitalar (prontuários, documentações) para conferência de documentos e pendências para posterior envio de documentos a auditoria - realização de entrevista e seleção de candidatos a emprego; - conferência e registro no sistema de testes rápidos (SISloglab)
- visita para a conferência de pastas de documentação para o recolhimento de atestados, folhas de ponto e demais demandas para lançamento e registro; envio de atestados e entrega das folhas de ponto corrigidas ao setor de recursos humanos (RH) para que as faltas sejam abonadas e devidamente justificadas, além do lançamento das mesmas na planilha de indicadores de RH para alimentação de indicadores internos necessários para reuniões e comparações futuras; envio das pendências aos enfermeiros para que os mesmos possam corrigi-las; dimensionamento de pessoal por coberturas e atestados para que seja mantida a assistência segura e suficiente e envio de SINAN e SINASC para a Secretaria Municipal de Saúde. Há ainda outros processos que podem ser feitos semanalmente devida menor ocorrência, como o envio dos relatórios para a delegacia dos casos de violência sexual. - visita para a conferência do preenchimento dos mapas de geladeiras, esta conferência é realizada para que seja garantida a qualidade e segurança dos leitos e dos medicamentos que ficam armazenados em baixa temperatura. Em seguida é feita a análise dos registros das temperaturas feitos pelos profissionais. - participação em reuniões de equipe de enfermagem com a coordenação para o repasse de informações, feedbacks, alinhamento de condutas e demais, como reclamações, melhorias e elogios. - produção de formulários que otimizem a busca pelo alinhamento dos processos assistências desenvolvidos em cada setor. Para realização destas atividades é necessário que seja formulado inicialmente um checklist com algumas questões mais gerais e posteriormente em uma conversa com o setor específico, o formulário é adaptado de forma que sejam estabelecidos os itens preconizados em cada assistência separadamente, a fim de ordenar a atuação dos turnos. - desenvolvimento de arte para divulgações de informações, capacitações e demais; - realização de entrevista e seleção de candidatos a emprego; - conferência e registro no sistema de testes rápidos (SISloglab)
- conferência de pastas de documentação para o recolhimento de atestados, folhas de ponto e demais demandas para lançamento e registro; envio de atestados e entrega das folhas de ponto corrigidas ao setor de recursos humanos (RH) para que as faltas sejam abonadas e devidamente justificadas, além do lançamento das mesmas na planilha de indicadores de RH para alimentação de indicadores internos necessários para reuniões e comparações futuras; envio das pendências aos enfermeiros para que os mesmos possam corrigi-las; dimensionamento de pessoal por coberturas e atestados para que seja mantida a assistência segura e suficiente - visita para a conferência do preenchimento dos mapas de geladeiras, esta conferência é realizada para que seja garantida a qualidade e segurança dos leitos e dos medicamentos que ficam armazenados em baixa temperatura. Em seguida é feita a análise dos registros das temperaturas feitos pelos profissionais. - participação em reuniões de equipe de enfermagem com a coordenação para o repasse de informações, feedbacks, alinhamento de condutas e demais, como reclamações, melhorias e elogios. - produção de formulários que otimizem a busca pelo alinhamento dos processos assistências desenvolvidos em cada setor. Para realização destas atividades é necessário que seja formulado inicialmente um checklist com algumas questões mais gerais e posteriormente em uma conversa com o setor específico, o formulário é adaptado de forma que sejam estabelecidos os itens preconizados em cada assistência separadamente, a fim de ordenar a atuação dos turnos. - desenvolvimento de arte para divulgações de informações, capacitações e demais; - participação em capacitações e treinamentos;
Produção de manuais com fluxos e rotinas; relatos de experiência para produção de trabalho a a serem apresentados em congresso e publicação de artigo cientifico.
Elaboração de relatório final
Solicitação dos materiais do projeto