Detalhes da proposta

Semear: Ambulatório de Saúde Integrativa

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    camila zamban de miranda

    Número de inscrição:

    202101012021017088

    Unidade de lotação:

    faculdade de medicina de diamantina - famed

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    saúde humana

    Abrangência:

    municipal

    Vinculado a programa de extensão:

    não é vinculado a nenhum programa.

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

laila gonçalves da cruz Voluntário(a)

karina cenci pertile Voluntário(a)

ramoci leuchtenberger Voluntário(a)

frantchesca fripp dos santos Voluntário(a)

priscila sahate Voluntário(a)

sara sousa de carvalho Voluntário(a)

irene maria de freitas Voluntário(a)

ana laura teodoro rezende Bolsista

mariana santos matos Voluntário(a)

amanda de souza fernandes Voluntário(a)

letícia perígolo jorge Voluntário(a)

guilherme augusto barroso de aguiar Voluntário(a)

maria eduarda jardim mozelli correa Voluntário(a)

josé francisco gonçalves Voluntário(a)

janaina paula de farias leite Voluntário(a)

fernanda daniela santos coelho Voluntário(a)

luana pacheco benites Voluntário(a)

júlia soares hoffman Voluntário(a)

luís fernando de freitas reis Voluntário(a)

amanda teixeira trindade Voluntário(a)

ana laura teodoro rezende Voluntário(a)

Resumo

O projeto “Semear – Ambulatório de Saúde Integrativa” possui caráter educativo e social, e se dará com a disponibilização de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no período de janeiro a dezembro de 2021. Com ênfase no aspecto interdiscip


Palavras-chave

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), Medicina Integrativa.


Introdução

O projeto “Semear – Ambulatório de Saúde Integrativa” possui caráter educativo e social, e se dará com a disponibilização de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no período de janeiro a dezembro de 2021. Com ênfase no aspecto interdisciplinar, as práticas ocorrerão com a presença de profissionais capacitados de diferentes áreas e com acadêmicos da área da saúde da UFVJM, sendo a população de Diamantina-MG o principal público alvo. O projeto contará com a participação dos ligantes da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFaC) da UFVJM, que abrange acadêmicos de diferentes graduações, corroborando ainda mais com a interdisciplinaridade. A LAMFaC é uma liga acadêmica que contempla ensino, pesquisa e extensão e aborda os principais aspectos da Medicina de Família e Comunidade, especialidade que visa o atendimento integral das pessoas, famílias e comunidade por meio de competências preventivas e terapêuticas, vinculada, principalmente, à atenção primária à saúde (JUNIOR, 2012). As PICS foram institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) por intermédio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, aprovada por meio de Portaria GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006. A PNPIC contemplou diretrizes e responsabilidades institucionais para oferta de serviços e produtos de Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Medicina Antroposófica e Termalismo Social/Crenoterapia. Em março de 2017, a PNPIC foi ampliada em 14 outras práticas a partir da publicação da Portaria GM nº 849/2017, incluindo Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga. Em 2018 ocorreu mais uma ampliação, que incluiu Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de Mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais. Dessa forma, atualmente, 29 procedimentos fazem parte das PICS. Esses recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de terapias eficazes e seguras. Na busca pela integralidade e pela atenção humanizada, as práticas apresentam ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2018). Portanto, as PICS contribuem para o fortalecimento do SUS ao atuar nos campos da prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde, além de representar um avanço no processo de construção do SUS, garantindo o acesso da população brasileira a serviços antes restritos a práticas privadas (DACAL E SILVA, 2018). O projeto “Semear: ambulatório de Saúde Integrativa” tem como foco as práticas: Medicina Antroposófica, Terapias Externas, Cantoterapia, Terapia Artística, Aconselhamento Biográfico, Medicina Tradicional Chinesa, Terapia Ayurvédica, Tai Chi Chuan e Mindfulness.


Justificativa

Através da implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) pelo Ministério da Saúde, no ano de 2006, novas práticas terapêuticas tem sido agregadas ao SUS, no sentido de oferecer formas de cuidado na perspectiva da integralidade. Entretanto, esse processo tem ocorrido de forma lenta e gradual, enfrentando inúmeros desafios para a sua efetivação. Entre os desafios, pode-se destacar a falta de conhecimento da população sobre essas terapias, a ausência de profissionais qualificados para realizá-las, e o reduzido financiamento para pesquisas na área. Dessa forma, o desafio da capacitação, da implantação e da oferta destas práticas na saúde pública do país dificulta o acesso da população e a percepção dos prováveis resultados positivos associados às terapias. Outro desafio é a própria transformação necessária do modelo assistencial, caracterizado, na maioria das vezes, pela assistência médica individual, curativa, e hospitalocêntrica, contrário à atenção integral à saúde. (DACAL E SILVA, 2018; CAVALCANTI et al, 2014). A perspectiva da integralidade, por sua vez, baseia-se em uma visão holística de ser humano, entendendo-o como um todo, e baseada no modelo biopsicossocial, com o fomento de ações de promoção da saúde e de prevenção das doenças (DACAL E SILVA, 2018). Nesse sentido, as PICS são umas das formas de se atingir essa transformação, por buscarem tratar o indivíduo em sua totalidade e considerarem que há uma influência mútua entre os desequilíbrios orgânicos e emocionais. Isso nos direciona a uma reflexão importante a respeito de como o impacto pode ser percebido não só na qualidade de vida, mas também na adesão ao tratamento da medicina convencional e na relação subjetiva desses indivíduos com seu processo saúde-doença e com a experiência do adoecer (DACAL E SILVA, 2018). A Atenção Primária à Saúde (APS), através da Estratégia de Saúde da Família (ESF), tem entre suas diretrizes o incentivo a participação popular, estimulando sua autonomia e a capacidade de autocuidado (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002). Nesse sentido, é possível perceber a importância das PICS para a comunidade, ao se considerar que o indivíduo é visto na sua dimensão global, sem perder o entendimento da sua singularidade, quando da explicação de seus processos de adoecimento e de saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006). Em relação às possibilidades terapêuticas, é importante ressaltar a alta prevalência de tratamentos convencionais com resultados insatisfatórios em comorbidades crônicas, condições muito prevalentes na população de Diamantina-MG, percebidos em ocasiões de diagnósticos situacionais. Assim, fortalecer e disponibilizar as PICS torna-se uma oportunidade para o paciente participar e ser o co-responsável no processo de melhora do seu quadro clínico, com a possibilidade de reduzir medicações e evitar efeitos colaterais. Os benefícios das PICs estão relacionados com a redução da dor, melhora da qualidade do sono, diminuição da tensão muscular, melhora da imunidade e redução do estresse, além de atuar na redução da ansiedade e na melhora de quadros depressivos (MARTINS, 2016). Portanto, os bons resultados já encontrados na literatura justificam a relevância de se investir nesse projeto. O município de Diamantina-MG apresenta uma oferta escassa de cuidado em saúde na perspectiva das PICS, tanto na rede privada quanto na rede pública. Estas práticas, embora estejam enraizadas em tradições seculares, são vanguardistas no cuidado em saúde do país. O ambulatório de Saúde Integrativa em Diamantina vai ofertar atendimentos nas áreas de Medicina Ampliada pela Antroposofia, Medicina Tradicional Chinesa, Terapia Ayurvédica, terapias fundamentadas na Antroposofia, Tai Chi Chuan e Mindfulness. Compreende-se portanto, que este projeto garante acesso a formas de cuidado em saúde em consonância com os princípios do SUS e da APS para a população de Diamantina. Quanto à participação dos alunos da UFVJM, é importante destacar que se apresenta como forma de dar um retorno relevante à sociedade já no período de formação dos discentes, incentivando o desenvolvimento científico e atuando em prol da qualidade de vida da população do município. Um dos objetivos do Plano Nacional de Extensão Universitária, o qual rege a Política de Extensão da UFVJM, é “reafirmar a Extensão Universitária como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, além de indispensável na formação do estudante, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade” (MANAUS, 2012). Esse objetivo, assim como outros, corrobora com a justificativa desse projeto, ao destacar a importância da extensão a todos os atores sociais envolvidos. Outro aspecto abordado pelo Plano Nacional de Extensão Universitária é a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. É imprescindível associar a pesquisa à extensão, sendo que o embasamento teórico é indispensável quando se trata de uma intervenção social. Para que os agentes da extensão possam colaborar para a transformação social, é preciso que possuam um “arsenal analítico, teórico e conceitual” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012) que só pode ser proporcionado pela pesquisa, aliada às metodologias de aplicação e de avaliação. Quanto ao ensino, o estudante é protagonista de sua formação, é ele quem busca meios para reconhecer-se como agente da garantia de direitos e deveres e da transformação social (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012). A extensão se torna indissociável do ensino nesse aspecto, tendo em vista que a formação teórica do estudante só tende a ser acrescentada pela prática da extensão. A extensão traz um novo olhar para o acadêmico, quando transcende a sala de aula para o contato com a realidade social. Este projeto oportuniza ao estudante da área da saúde da UFVJM o desenvolvimento de novas perspectivas e novos paradigmas do cuidado em saúde, tendo a própria saúde, e não mais a doença, como referencial. O foco deste projeto é a disponibilização dos serviços já citados, além do desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos. Entretanto, ainda que se trate de uma atividade de extensão, pretende-se produzir relatos de casos que podem contribuir com o referencial teórico dentro do campo das PICS. Como possibilidade de pesquisa, pode-se avaliar a melhora clínica dos usuários após os tratamentos propostos.


Objetivos

Objetivos Gerais: Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população de Diamantina-MG. Promover a interação da comunidade acadêmica com a comunidade externa, através do intercâmbio de saberes e conhecimentos. Incentivar a interdisciplinariedade nos serviços de saúde, buscando o objetivo comum de transformação social. Promover a integração de discentes e docentes, através da troca de experiências. Fortalecer os princípios de integralidade, equidade e universalidade do SUS. Objetivos Específicos: Fomentar o interesse da comunidade acadêmica e da comunidade externa pelas PICS. Promover o aprendizado de novas possibilidades em recuperação, promoção e prevenção de saúde. Realizar discussões de planejamento, avaliação e seminários para reflexão das práticas entre acadêmicos e profissionais capacitados. Promover a interdisciplinaridade, disponibilizando espaço para a participação dos ligantes da LAMFaC. Oferecer serviços de aplicação das PICS para o público-alvo da cidade de Diamantina-MG, de forma acolhedora e humanizada. Em consonância com a PNPIC, contribuir com o aumento da resolubilidade do Sistema Único de Saúde e com a ampliação do acesso às práticas, garantindo bons resultados em saúde. Motivar as ações referentes à participação social, incentivando o envolvimento responsável e continuado dos usuários.


Metas

As metas do projeto “Semear – Ambulatório de Saúde Integrativa” incluem atingir direta e indiretamente a população e os serviços de saúde de Diamantina - MG. Para que isso aconteça, serão realizados atendimentos mensais com PICS, em local previamente divulgado. Dessa forma, estima-se que 400 pessoas sejam atingidas em um ano de projeto. O projeto tem como meta a busca ativa de moradores que apresentem demandas de saúde que possam ser abordadas através da PICS disponibilizadas. Assim, espera-se que os indivíduos sejam amplamente beneficiados com as práticas, na busca pela recuperação, promoção e prevenção de saúde, e no equílibrio entre fatores emocionais e orgânicos. De forma indireta, a comunidade de cada participante poderá ser atingida, aspecto imensurável, ao se considerar as trocas sociais e a difusão de ideias entre os indivíduos. Além disso, outra meta do projeto é a inserção dos estudantes nas PICS, através de momentos mensais de preparação e vivências, auxiliados por profissionais qualificados. Desse modo, o projeto possibilitará o intercâmbio de informações e experiências não só entre os acadêmicos e a sociedade, mas também entre profissionais da área e alunos em formação. Estima-se que 15 alunos participem e sejam beneficiados pelas atividades.


Metodologia

Para realização do projeto “Semear – Ambulatório de Saúde Integrativa” serão selecionados acadêmicos da área da saúde, regularmente matriculados em um dos cursos do Campus Diamantina na UFVJM. Os critérios de seleção serão previamente divulgados através de edital. Serão considerados critérios para classificação no processo de seleção: ser participante da Liga Acadêmica em Medicina de Família e Comunidade, ter participado da disciplina “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde” e pontuação em entrevista. A entrevista será utilizada como critério de desempate, caso o número de acadêmicos inscritos extrapole as vagas disponibilizadas. Na entrevista serão considerados elementos como interesse no tema PICS, habilidade de arguição e disponibilidade de tempo para acompanhar integralmente as atividades do projeto. Seguem abaixo os critérios para seleção de acadêmicos para o projeto: Participação da Liga Acadêmica em Medicina de Família e Comunidade Participação e aprovação na disciplina eletiva “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde” Pontuação em entrevista Para o início dos atendimentos clínicos e práticas terapêuticas, serão convidados usuários da rede de Atenção Primária a Saúde (APS) do município de Diamantina. Os usuários serão selecionados e convidados pelos acadêmicos da área daer saúde durante seus estágios curriculares na rede de APS municipal, considerando fatores biopsicossociais observados durante suas atividades nas unidades de saúde. Infere-se que os acadêmicos inseridos na LAMFaC, assim como aqueles que participaram da disciplina “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde” já tem um arcabouço teórico mínimo para indicação das práticas disponibilizadas. Ainda assim, com a finalidade de capacitação e alinhamento do grupo, será realizada uma reunião prévia com a professora responsável pelo projeto, onde serão discutidas as indicações de cada prática terapêutica. Os atendimentos individuais em Terapias Externas, Terapia Artística, Aconselhamento Biográfico, Medicina Ampliada pela Antroposofia, Medicina Tradicional Chinesa, Cantoterapia e Terapia Ayurvédica, e os atendimentos coletivos de Tai Chi Chuan e Mindfulness serão realizados na sede da Associação Centro de Medicinas e Clínica de Saúde e Educação Bem Cuidar (Clínica Bem Cuidar), instituição parceira do projeto. Em virtude da pandemia da COVID-19, caso os decretos municipais proibam as práticas de ensino presenciais, serão mantidas as práticas coletivas de forma virtual. Assim, além das práticas de Tai Chi Chuan e Mindfulness, será incluída a prática de Cantoterapia, e todas serão oferecidas a grupos semanalmente, de forma virtual, através da plataforma google meet. Os profissionais responsáveis pelos atendimentos são vinculados à Associação Centro de Medicinas e Clínica de Saúde e Educação Bem Cuidar e irão participar do projeto sem honorários. Esta parceria será firmada através de contratos de convênio previamente estabelecido entre a UFVJM e a referida instituição. A partir do momento em que os alunos possam exercer suas atividades em caráter presencial, os atendimentos individuais serão realizados mensalmente, em uma carga horária de 8hs/mês. Nos atendimentos individuais haverá acompanhamento clínico de acordo com a demanda apresentada pelo usuário, de maneira que o tempo de seguimento será definido entre o terapeuta e a pessoa, considerando suas singularidades. Assim, espera-se atingir um número expressivo de usuários beneficiados pelos atendimentos. Já para os atendimentos coletivos, o objetivo é fazer um seguimento longitudinal, de maneira que haja o mínimo de rodízio possível de participantes. Entende-se que o vínculo entre os participantes das práticas coletivas é, por si, terapêutico e deve ser zelado durante o processo de atendimento. Os acadêmicos irão participar de todo o processo de planejamento, avaliação e condução do projeto. Inicialmente, irão convidar usuários para o projeto e organizar as reuniões de alinhamento e capacitação com a professora responsável. O engajamento, autonomia e pró atividade dos estudantes será fomentado durante a realização do projeto, com a finalidade de desenvolvimento pessoal e profissional, extrapolando o objetivo de vivência em PICS. Os estudantes irão contribuir com a organização da agenda e avaliação dos processos de trabalho no decorrer do período de atendimentos. Serão realizadas reuniões prévias ao turno de atendimento, a fim de organizar a distribuição dos estudantes nas práticas ofertadas e planejar os atendimentos. Também serão realizadas reuniões ampliadas, no final do turno de atendimento, para um breve compartilhamento dos aprendizados do dia. Em seguida, será agendado novo encontro para aprofundamento teórico das práticas vivenciadas. Tais encontros acontecerão entre os acadêmicos, professora responsável e terapeutas. Cada atendimento terapêutico individual será realizado na sede da Clínica Bem Cuidar e serão utilizados prontuários individuais, que ficarão arquivados no próprio serviço. Para tanto, serão necessários materiais impressos como ficha de evolução, receituário, fichas para solicitação de exames e envelopes. Também serão necessários materiais de atendimento para algumas práticas, sendo: Materiais de Acupuntura: agulhas de acupuntura, ventosas, bastões de mocha, pinça, sementes e esferas para auriculoterapia, mapa de auriculoterapia Materiais para Terapia Artística: papel para aquarela, suporte para papéis, pincéis, tintas de aquarela, argila, carvão Materiais para Terapias Externas: óleos essenciais e óleos carreadores, faixas, ataduras, baldes, toalhas e lençóis Mindfulness: Flip-chart e pincéis atômicos A quantidade necessária de cada material e a sua especificação estão descrita no item orçamento. Caso o financiamento dos materiais que serão utilizados para a realização dos atendimentos não seja viabilizado através da UFVJM, os mesmos serão custeados pelo Centro de Medicinas e Clínica de Saúde e Educação Bem Cuidar, instituição parceira para a realização do projeto. O projeto terá duração de 12 meses, sendo o primeiro mês dedicado a organização, planejamento e alinhamento teórico conceitual com os alunos participantes. Durante o projeto, os alunos realizarão rodízio mensal entre as práticas ofertadas, para que todos possam vivenciar os diferentes atendimentos. Serão respeitados os princípios de bioética nos atendimentos realizados, em conformidade com a formação ética do aprendiz na área da saúde. Além disso, mensalmente será realizado um momento teórico para discussão sobre as práticas vivenciadas, com a participação dos profissionais responsáveis pelas PICS, da professora coordenadora e dos alunos extensionistas. Para facilitar esse processo, serão ofertados materiais teóricos que apoiarão os alunos no processo de construção de conhecimento.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Portal do Governo Brasileiro. Ministério da Saúde inclui 10 novas práticas integrativas no SUS. Disponível em: http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/42737-ministerio-da-saude-inclui-10-novas-praticas-integrativas-no-sus. Acesso em: 29/09/2019. CAVALCANTI, FELIPE et al. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no sus: histórico, avanços, desafios e perspectivas. Práticas integrativas em saúde: proposições teóricas e experiências na saúde e educação. Recife: Editora UFPE, p. 140-153, 2014. DACAL, M. P.; SILVA, I. S. Impactos das práticas integrativas e complementares na saúde de pacientes crônicos. Saúde Debate | Rio de Janeiro, V. 42, N. 118, P. 724-735, Jul-Set 2018. JUNIOR, A. L. Por que escolher a Medicina de Família e Comunidade? Rev Med 91 Edição Especialidades Médicas.:39-44. São Paulo. 2012. MANAUS – AM. Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Maio de 2012. MARTINS, D. Uma abordagem às Praticas Integrativas e Complementares associadas aos tratamentos especializados em comorbidades crônicas, na Estratégia de Saúde da Família. Rio de Janeiro, 2016. MINISTÉRIO DA SAÚDE Manual de Implantação de serviços de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília, DF. 2018. MINISTÉRIO DA SAÚDE Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília, DF. 92 p. - Série B. Textos Básicos de Saúde. 2006 MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília, DF. 3a edição Série B. Textos Básicos de Saúde Série Pactos pela Saúde 2006, v. 7. STARFIELD, B. Atenção Primária à Saúde. Brasília, UNESCO, Ministério da Saúde, 2002.


Inserção do estudante

Os estudantes atuarão no projeto como facilitadores, aprendizes e organizadores, participando de diferentes etapas. Na etapa inicial, participarão de encontros com os profissionais capacitados, de acordo com as terapias propostas. Esses encontros propiciarão um ambiente de aprendizado e fundamentação teórica, para qualificar as práticas e alcançar amplamente os objetivos do projeto. Desse modo, o projeto propiciará aos estudantes um ambiente de interação com diferentes profissionais, para que possam conhecer e compartilhar informações e vivências com foco na interdisciplinaridade. Entre a etapa inicial e o segundo momento, os alunos participantes do projeto deverão atuar na divulgação e na busca ativa, principalmente nas unidades de saúde de Diamantina-MG, de pessoas que necessitem e tenham interesse em participar das PICS, o que poderá acarretar a construção e a valorização de vínculos na comunidade. Nesse momento, os estudantes poderão conhecer melhor a realidade da demanda dessas práticas e entender a realidade social do município. No segundo momento, os alunos acompanharão a aplicação das terapias, juntamente com os profissionais, como forma de fortalecer o aprendizado e vivenciar as diferentes possibilidades de cuidado. Por fim, em um terceiro momento, os alunos participarão de uma discussão e de uma análise de resultados, para que dúvidas sejam esclarecidas e vivências e reflexões sejam compatilhadas para a conclusão da formação do participante. Assim, impactos, aspectos positivos e negativos e resultados das atividades realizadas poderão ser discutidos e avaliados por todos os integrantes da equipe do projeto. É importante ressaltar que cada estudante se fortalecerá com o projeto, podendo utilizar os aprendizados advindos da troca de conhecimentos com os profissionais e com a população para se tornar um acadêmico mais completo e engajado no momento e um profissional mais humano futuramente. Ainda nesse sentido, considerando que as PICS não estão presentes na grade curricular do curso de Medicina da UFVJM, por exemplo, estar diante dessas práticas é uma possibilidade de agregar conhecimento e construir um profissional com uma formação mais completa. O acompanhamento do projeto será feito por meio de encontros com a professora coordenadora do projeto, de acordo com a necessidade de cada mês, para que ocorra um direcionamento e uma avaliação do aproveitamento das atividades, como forma de auxiliar os estudantes participantes do projeto.


Observações

As metas do projeto “Semear – Ambulatório de Saúde Integrativa” incluem atingir direta e indiretamente a população e os serviços de saúde de Diamantina - MG. Assim, espera-se que os indivíduos sejam amplamente beneficiados com as práticas, na busca pela recuperação, promoção e prevenção de saúde, e no equílibrio entre fatores emocionais e orgânicos. De forma indireta, a comunidade de cada participante poderá ser atingida, aspecto imensurável, ao se considerar as trocas sociais e a difusão de ideias entre os indivíduos. O projeto também propiciará aos estudantes um ambiente de interação com diferentes profissionais, para que possam conhecer e compartilhar informações e vivências com foco na interdisciplinaridade. É importante ressaltar que cada estudante se fortalecerá com o projeto, podendo utilizar os aprendizados advindos da troca de conhecimentos com os profissionais e com a população para se tornar um acadêmico mais completo e engajado no momento e um profissional mais humano futuramente. Ainda nesse sentido, considerando que as PICS não estão presentes na grade curricular do curso de Medicina da UFVJM, por exemplo, estar diante dessas práticas é uma possibilidade de agregar conhecimento e construir um profissional com uma formação mais completa.


Público-alvo

Descrição

O público-alvo direto do projeto é a população de Diamantina-MG, que comparecerá às práticas, e que será beneficiada diretamente com as terapias ofertadas. Essas pessoas terão acesso a possibilidades terapêuticas, complementares a tratamentos convencionai

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O projeto Semear: ambulatório de Saúde Integrativa contará com uma instituição parceira, a Associação Centro de Medicinas e Clínica de Saúde e Educação Bem Cuidar (CNPJ: 24.954.531/0002-62). Esta é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativ

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Reunião de planejamento e embasamento teórico com profissionais responsáveis pelas PICS, com a professora coordenadora e com os alunos participantes.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Atendimentos individuais em Terapias Externas, Terapia Artística, Aconselhamento Biográfico, Medicina Ampliada pela Antroposofia, Medicina Tradicional Chinesa, Cantoterapia e Terapia Ayurvédica, e os atendimentos coletivos de Tai Chi Chuan e Mindfulness.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Reunião para discussão sobre a prática vivenciada.