Sumário da proposta

Ateliê do conhecimento matemático na pós pandemia

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador
  • Número de inscrição: 202310120234081120
  • Coordenador: TULA MARIA ROCHA MORAIS
  • Unidade de lotação: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
Caracterização da Ação
  • Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
  • Área temática principal: Educação
  • Área temática secundária: 0
  • Linha de extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
  • Abrangência: Municipal
  • Gera propriedade intelectual: Não

Membros

samuel carlos teles Voluntário(a)

raniele alves coelho Voluntário(a)

flavia gomes soares Voluntário(a)

isys alves barbosa Voluntário(a)

vinicius felicio da silva Voluntário(a)

álvaro ferreira baffi Voluntário(a)

sirleia de almeida Bolsista

thales alves de matos Voluntário(a)

    Resumo
  • O projeto Ateliê do conhecimento matemático na pós pandemia tem por objetivo contribuir para minimizar o impacto da pandemia ocasionada pelo Corona Vírus referente a aprendizagem matemática na Educação Básica. Com o isolamento social, às escolas da Educação Básica de todo mundo que trabalhavam exclusivamente com a modalidade de ensino presencial, tiveram de se (re)inventar. Contexto em que o ensino remoto entra em cena como alternativa utilizada pelo sistema educacional, de modo a prosseguir com as atividades de ensino. No entanto, inúmeras foram as adversidades encontradas para que o ensino remoto ocorresse. A falta de infraestrutura dos alunos que não tinham computadores, internet disponível, aliada a mudança de metodologia adaptada na urgência pelos professores. Algumas escolas da rede pública brasileira tiveram que imprimir material que era entregue às famílias, os Planos de Ensino Tutorado (Pets). Após receber o material, os alunos resolviam sem acompanhamento os exercícios propostos, devolvendo às respectivas escolas quando terminassem. Tais exercícios se corrigidos não eram devolvidos ao aluno. Este cenário não foi nada satisfatório para o processo de ensino e de aprendizagem no país. A Matemática enquanto área de conhecimento fundamental para a vida em sociedade foi uma das mais prejudicadas com o isolamento social e com o ensino ofertado neste período. Dados divulgados pelo Inep em 2020, revelam no estudo "Perda de Aprendizagem na pandemia" que no Brasil, o ensino remoto ofertado aos estudantes promoveu aprendizagem média de apenas 17% do conteúdo de matemática e 38% do de língua portuguesa, em comparação com o que ocorreria nas aulas presenciais. Considerando o cenário descrito, pensou-se em um projeto que contribuísse para minimizar os impactos provocados pela pandemia do Corona Vírus e consequente isolamento social. O projeto Ateliê do conhecimento matemático pós pandemia, possibilitará um trabalho junto às escolas de Educação Básica desenvolvendo o pensamento básico matemático, por meio da alfabetização matemática. Trabalharemos por um período de 12 meses, dos quais 09 serão na escola campo promovendo vivências em cenários inclusivos para aprendizagem matemática mediados pela música.

  • Palavras-chave
  • alfabetização matemática; cenários inclusivos; ambiente musical; metodologias ativas