Bem vindo(a),
Visitante
Sumário da proposta
Ateliê do conhecimento matemático na pós pandemia
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
- Número de inscrição: 202310120234081120
- Coordenador: TULA MARIA ROCHA MORAIS
- Unidade de lotação: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
Caracterização da Ação
- Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
- Área temática principal: Educação
- Área temática secundária: 0
- Linha de extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
- Abrangência: Municipal
- Gera propriedade intelectual: Não
Membros
samuel carlos teles
Voluntário(a)
samuel carlos teles
Voluntário(a)
raniele alves coelho
Voluntário(a)
raniele alves coelho
Voluntário(a)
flavia gomes soares
Voluntário(a)
flavia gomes soares
Voluntário(a)
isys alves barbosa
Voluntário(a)
isys alves barbosa
Voluntário(a)
vinicius felicio da silva
Voluntário(a)
vinicius felicio da silva
Voluntário(a)
álvaro ferreira baffi
Voluntário(a)
álvaro ferreira baffi
Voluntário(a)
sirleia de almeida
Bolsista
sirleia de almeida
Bolsista
thales alves de matos
Voluntário(a)
thales alves de matos
Voluntário(a)
-
Resumo
- O projeto Ateliê do conhecimento matemático na pós pandemia tem por objetivo contribuir para minimizar o impacto da pandemia ocasionada pelo Corona Vírus referente a aprendizagem matemática na Educação Básica. Com o isolamento social, às escolas da Educação Básica de todo mundo que trabalhavam exclusivamente com a modalidade de ensino presencial, tiveram de se (re)inventar. Contexto em que o ensino remoto entra em cena como alternativa utilizada pelo sistema educacional, de modo a prosseguir com as atividades de ensino. No entanto, inúmeras foram as adversidades encontradas para que o ensino remoto ocorresse. A falta de infraestrutura dos alunos que não tinham computadores, internet disponível, aliada a mudança de metodologia adaptada na urgência pelos professores. Algumas escolas da rede pública brasileira tiveram que imprimir material que era entregue às famílias, os Planos de Ensino Tutorado (Pets). Após receber o material, os alunos resolviam sem acompanhamento os exercícios propostos, devolvendo às respectivas escolas quando terminassem. Tais exercícios se corrigidos não eram devolvidos ao aluno. Este cenário não foi nada satisfatório para o processo de ensino e de aprendizagem no país. A Matemática enquanto área de conhecimento fundamental para a vida em sociedade foi uma das mais prejudicadas com o isolamento social e com o ensino ofertado neste período. Dados divulgados pelo Inep em 2020, revelam no estudo "Perda de Aprendizagem na pandemia" que no Brasil, o ensino remoto ofertado aos estudantes promoveu aprendizagem média de apenas 17% do conteúdo de matemática e 38% do de língua portuguesa, em comparação com o que ocorreria nas aulas presenciais. Considerando o cenário descrito, pensou-se em um projeto que contribuísse para minimizar os impactos provocados pela pandemia do Corona Vírus e consequente isolamento social. O projeto Ateliê do conhecimento matemático pós pandemia, possibilitará um trabalho junto às escolas de Educação Básica desenvolvendo o pensamento básico matemático, por meio da alfabetização matemática. Trabalharemos por um período de 12 meses, dos quais 09 serão na escola campo promovendo vivências em cenários inclusivos para aprendizagem matemática mediados pela música.
- alfabetização matemática; cenários inclusivos; ambiente musical; metodologias ativas
Palavras-chave