Detalhes da proposta

Atenção odontológica à gestante: ações de promoção e prevenção à saúde

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    ricardo lopes rocha

    Número de inscrição:

    20231012023571127

    Unidade de lotação:

    departamento de odontologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    0

    Linha de extensão:

    saúde humana

    Abrangência:

    municipal

    Vinculado a programa de extensão:

    programa de atenção integral a saúde

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

paulo messias de oliveira filho Voluntário(a)

haroldo neves de paiva Vice-coordenador(a)

luciara leao viana fonseca Voluntário(a)

cíntia tereza pimenta de araújo Voluntário(a)

patricia antao oliveira Bolsista

bruna caldeira guedes Bolsista

Resumo

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção, a proteção e a recuperação da saúde. As ações de saúde bucal relacionadas com a saúde da gestante são muito relevantes nos campos da saúde pública e da epidemiologia, sendo a cárie dentária e a doença periodontal doenças bucais muito prevalentes e com repercussão para a gestante e para o bebê. Assim, objetivo deste atual projeto de extensão, será levantar o perfil epidemiológico das gestantes atendidas nas UBS da cidade de Diamantina, realizar ações de prevenção e promoção de saúde, através da participação da equipe em grupos operacionais nas próprias USBs e atendimento odontológico das gestantes na clínica de odontologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri seguindo as diretrizes propostas pela Política Nacional de Atenção Básica completando assim a atenção integral à saúde. Assim, pretende-se desenvolver uma atenção integral efetiva que possa impactar na saúde e autonomia das gestantes. Além disto, através do levantamento do perfil epidemiológico das gestantes propõe-se também estabelecer os determinantes e condicionantes de saúde completando assim a atenção integral à saúde.


Palavras-chave

gestante, saúde bucal, prevenção, promoção da saúde


Introdução

A atenção básica (AB) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção, a proteção e a recuperação da saúde. Objetiva desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades (BRASIL, 2012). A saúde da criança, da mulher e a saúde bucal são três dos dez campos de ações estratégicas descritos na PNAB. A saúde da mulher considera a gestante como mais susceptível devido às grandes alterações fisiológicas, físicas, psicológicas e hormonais que acontecem durante a gestação e que impactam diretamente na saúde da criança (NASCIMENTO et al., 2012; MINAS GERAIS, 2006). Os programas de AB à saúde da gestante no âmbito da saúde bucal tem como metas a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o tratamento e reabilitação (BRASIL, 2012). Para tanto, necessitam da participação do indivíduo e da sociedade, pressupondo a integração dos profissionais que compõem as Equipes de Saúde da Família (ESF) (ALMEIDA et al., 2009). Segundo o Ministério da Saúde, as ações de cuidado precoce devem ser realizadas no contexto do trabalho multidisciplinar da equipe de saúde (BRASIL, 2004), tanto para a gestante, quanto para o bebê (COSTA et al., 2013; PATRÍCIA et al., 2014). A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e o Ministério da Saúde (MS), estabeleceram como estratégia principal de ação a implantação de redes de atenção à saúde publicando linhas guias normatizando os procedimentos (MINAS GERAIS, 2006). A Linha Guia de Atenção ao Pré-Natal, Parto e Puerpério (BRASIL, 2012) determina que a gestante seja acolhida pela equipe de saúde, e inserida no protocolo de atendimento/acompanhamento que preconiza ações de educação em saúde, consultas de prénatal e realização de exames e encaminhamentos para outros serviços como atendimento psicológico e odontológico (MS, 2013). Assim, as atividades de saúde bucal previstas no protocolo estão inseridas nas ações de vigilância e promoção da saúde da gestante, assegurando ações educativas, em atendimento individual e coletivo e avaliação odontológica em qualquer idade gestacional, avaliação e o seguimento do tratamento odontológico necessário (MS, 2013; BRASIL, 2002). A atenção à saúde da gestante tem está prevista entre os campos principais de atuação pela Politica Nacional de Atenção Básica e esta deve acontecer de forma integral. As ações de saúde bucal são muito relevantes sendo a cárie dentária e a doença periodontal as doenças bucais mais prevalentes e com repercussão para a gestante e para o bebê. O Ministério da Saúde preconiza atenção odontológica durante a gestação para evitar os agravos que as alterações bucais podem causar tanto para a gestante para o bebê (MS, 2013). Embora o Município de Diamantina tenha bem organizado à atenção a gestante na área médica e da enfermagem, estas não estão abrangendo à área Odontológica. Assim, com o intuito de colocar em prática as ações de saúde bucal conforme previsto nas diretrizes propostas pela Política Nacional de Atenção Básica, o objetivo deste atual projeto de extensão é realizar ações de prevenção e promoção de saúde através da participação da equipe em grupos operacionais nas próprias UBSs e atendimento odontológico das gestantes na Clínica Odontológica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Através destasações pretende-se desenvolver uma atenção integral efetiva que possa impactar na situação de saúde eautonomia das gestantes. Das 11 UBSs do município de Diamantina - MG, apenas 4 possuem atendimento odontológico. Em levantamento realizado para avaliar o acesso ao serviço, observou-se que as USBs estavam bem engajadas nas diretrizes propostas pelo protocolo no que se refere às ações dos agentes de saúde, enfermagem e médica. Porém, as ações relacionadas à condição bucal não estão sendo cumpridas (FERREIRA et al, 2015). Com o intuito de colocar em prática as ações de saúde bucal segundo as diretrizes da PNAB, objetivo deste projeto será realizar ações de prevenção e promoção da saúde através da participação da equipe em grupos operacionais nas UBSs e atendimento odontológico das gestantes na Clínica Odontológica da UFVJM. Assim, pretendese desenvolver uma atenção integral efetiva que possa impactar na saúde e autonomia das gestantes. Além disto, através do levantamento do perfil epidemiológico das gestantes propõe-se também estabelecer os determinantes e condicionantes de saúde completando assim a atenção integral à saúde.


Justificativa

A atenção básica objetiva desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde (BRASIL, 2012). A saúde da mulher considera a gestante mais susceptível a algumas doenças e agravos devido às grandes alterações fisiológicas, físicas, psicológicas e hormonais que acontecem durante o período gestacional e estas alterações podem impactar diretamente sobre a saúde do bebê (NASCIMENTO et al., 2012; MINAS GERAIS, 2006). Os programas de atenção primária à saúde da gestante, também no âmbito da saúde bucal, tem como metas principais a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Para tanto, necessitam da participação do indivíduo e da sociedade pressupondo a integração dos profissionais que compõem as Equipes Saúde da Família (ALMEIDA et al., 2009). O profissional da odontologia apresenta uma função essencial ao influenciar positivamente sobre a saúde sistêmica da gestante. Há a necessidade de se concentrar esforços em medidas educacionais e preventivas para as mães, pais e outros agentes envolvidos na educação da criança a fim de minimizar os resultados adversos da gestação e o risco das doenças bucais na gestante e em seus filhos e seus agravos. Assim, a gestação é ainda o período ideal para se motivar e educar a gestante que se encontra receptiva à incorporação de hábitos saudáveis que beneficiem a sua saúde e a do bebê. (MILLS e MOSES, 2002). Em pesquisa qualitativa realizada com gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e de serviços privados investigando a percepção das gestantes sobre o papel dos profissionais em relação à atenção odontológica durante a gravidez, os autores concluíram que alguns profissionais de saúde alimentam e proferem mitos e medos sobre atenção odontológica no período de gravidez. Salientaram a necessidade de investimentos em educação na odontologia no período estacional, principalmente durante a graduação e pósgraduação, o que contribuiria com a revisão de julgamentos e préconceitos e, por conseguinte, ampliar as condutas profissionais nessa parcela da população (CODATO et al., 2009). A ênfase na atenção primária no Brasil, à partir da Reforma Sanitária, levou as instituições de ensino em saúde a discutirem sobre a necessidade de desenvolver atividades extramuros, procurando articulação e integração com os serviços de saúde favorecendo a emersão de propostas de integração docente-assistencial (CÓRDON; BEZERRA, 1994; MEDEIROS JÚNIOR et al., 2005). Vários movimentos surgiram para discutir uma reforma curricular que vise aproximar mais o cirurgião-dentista da realidade nacional. As atividades de extensão universitária foram criadas com a finalidade de reorientar os projetos pedagógicos na formação do profissional em saúde e formar profissionais com conduta adequada para trabalhar frente às necessidades da população e do sistema de saúde vigente no país, o SUS. A inserção do acadêmico no contexto social e sua capacitação propõem ações de maior abrangência como participação em estágios supervisionados e programas de extensão atuando junto a outros profissionais de saúde de forma interdisciplinar (BRASIL, 2002). Estes pressupostos foram ratificados no Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior (FORPROEX, 2010) salientando a importância do princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sendo um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político. Essa interação entre universidade e a sociedade valorizando e desenvolvendo a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade impactarão positivamente na formação do estudante que atuará na prestação de serviço para a sociedade, atuando no desenvolvimento social e regional, assim como na possibilidade do aprimoramento das políticas públicas. Assim, as ações propostas por este projeto de extensão visa incorporar extramuros os acadêmicos, atuando como facilitador nas interações com a comunidade de forma reflexiva, possibilitando a vivência com as dificuldades existentes em cada serviço e na comunidade. Baseado nestas primícias permite ainda intercâmbio de saberes para formulação de propostas com o intuito te auxiliar na resolução dos problemas o que impacta positivamente na formação acadêmica e na comunidade assistida. A gravidez é um período que envolve mudanças fisiológicas e psicológicas complexas (BARAK, et al., 2003). Assim, torna-se uma etapa favorável para a promoção de saúde pea possibilidade de estabelecimento, incorporação e mudanças de hábitos pois esse período remete a uma série de dúvidas que podem estimular a gestante a buscar informações e, com isso, adquirir novas e melhores práticas de saúde geral e bucal (HARRISON et al., 2012). Os benefícios de boas práticas de saúde certamente se estenderão ao futuro bebê por meio da adoção de hábitos alimentares adequados e de medidas preventivas minimizando a possibilidade do surgimento de várias patologias na criança. A literatura tem demonstrado que mães bem informadas e motivadas cuidam melhor da saúde bucal de seus filhos (HARRISON et al., 2012). Nesse sentido, o profissional de saúde tem papel fundamental, tanto para transmitir informações quanto para atuar perante as necessidades de tratamento apresentadas pela gestante. Assim, todas as ações voltadas à saúde da gestante, sejam elas educativas, de promoção da saúde ou curativas devem ser realizadas interdisciplinarmente evitando a verticalização da saúde e consequentemente, promovendo intercâmbio de conhecimentos, saberes e do próprio serviço. Pesquisa recente realizada nas USB da cidade de Diamantina em relação ao acolhimento e acompanhamento das gestantes observou excelente organização do serviço para ações assistenciais por parte dos agentes, enfermeiros e médicos. Todas as gestantes residentes nas áreas de abrangência da USB tinham sido cadastradas com acompanhamento periódico, porém, nenhuma das gestantes atendidas teve nenhum tipo de informação sobre saúde bucal ou foram encaminhadas para avaliação odontológica (FERREIRA et al., 2015). A gestante é um público alvo constante e renovável, pois a todo momento novas gravidezes são comprovadas e captadas. Ciente de outros projetos institucionais que também tinham como público alvo as gestantes, parcerias foram firmadas entre os cursos da saúde para realização de ação conjunta voltada para as gestantes, abarcando assim a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade imprescindíveis para a formação acadêmica e profissional O atual projeto de extensão abrange os pressupostos recomentados pelo FORPROEX, pois permite ao acadêmico vivenciar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o que fortalecerá o processo de aprendizagem ao mesmo tempo em que permitirá atuar em interdisciplinaridade e interprofissionalidade, interagindo com outros setores da sociedade e dentro de suas realidades. Assim, as atividades realizadas proporcionarão a interação dialógica pela troca de saberes entre o acadêmico, os profissionais e agentes de saúde e o público alvo (gestantes). Os eventos conjuntos realizados com os outros cursos da saúde da UFVJM, no formato on line, possibilitarão também as trocas de experiências entre os seguimentos e uma abordagem global no cuidado da saúde da gestante. Portanto, as ações extensionistas planejadas abordando a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade impactarão positivamente na formação do estudante e na qualidade da prestação de serviço à sociedade, suprindo necessidades inerentes a este setor carente de atenção.


Objetivos

Objetivo geral: Programa de Atenção Odontológica à Gestante tem como objetivo geral inserir o acadêmico em ações extensionista, favorecendo a reflexão sobre a interação academia/comunidade práticas educativas e clínicas através do atendimento odontológico à gestante promovendo a integração acadêmicos/serviço de saúde com ações educativas (individuais e coletivas) e curativas. Objetivos específicos: • Inserir o acadêmico em atividades extensionistas, possibilitando assim o desenvolvimento de habilidades e saberes, trabalhando interdisciplinarmente; • Realizar ações educativas (individuais e coletivas) em gestantes assistidas nas Unidades Básicas de Saúde do Município de Diamantina, de forma on line; • Participar dos grupos de gestante nas Unidades de Saúde Básica, realizando palestras educativas; • Participar dos eventos realizados pelos cursos da saúde da UFVJM quando voltados para as gestantes; • Desenvolver atividades educacionais para melhoria na higiene bucal; • Realizar ações preventivas junto as gestantes através de promoção de saúde e orientação de higiene bucal, de forma on line; • Realizar atendimento odontológico nas gestantes, quando do retorno as atividades presenciais; • Reduzir o número de partos pré-maturos e crianças com baixo peso ao nascer que podem ser minimizados com o controle das alterações bucais; • Proporcionar ao acadêmico através das atividades extensionistas, experiências e habilidades no trato com pacientes gestantes.


Metas

Programa de Atenção Odontológica à Gestante tem como metas: Inserir o acadêmico em ações extensionista, favorecendo a reflexão sobre a interação academia/comunidade; Possibilitar o trabalho interdisciplinar objetivando o desenvolvimento de habilidades e saberes; Realizar ações educativas (individuais e coletivas) voltadas para as gestantes, utilizando as mídias digitais; Desenvolver material educativo (vídeos, cartilhas) bem como palestras educativas; Participar dos eventos realizados pelos cursos da saúde da UFVJM quando voltados para as gestantes; Promover a melhora da saúde bucal nas gestantes; Promover educação em saúde para as gestantes, objetivando a adoção de práticas saudáveis para ela e o bebê; Realizar atendimento odontológico nas gestantes, quando do retorno as atividades presenciais; Desmistificar o atendimento odontológico durante a gestação, através de seminários, palestras e mesa redonda de forma on line; Reduzir o número de partos pré-maturos e crianças com baixo peso ao nascer minimizados com o controle das alterações bucais; Proporcionar ao acadêmico através das atividades extensionistas, experiências e habilidades no trato com as pacientes gestantes


Metodologia

FORMAÇÃO DA EQUIPE E CAPACITAÇÃO: A equipe de trabalho será composta pelo coordenador do projeto e colaboradores (professores, alunos de graduação e pós-graduação). Posteriormente à formação da equipe será realizada a capacitação da equipe de trabalho. Essa capacitação será feita por meio de aulas demonstrativas ministradas pelo coordenador e colaboradores do projeto e através da organização de grupos de estudo do tema abordado no projeto. Também serão realizados treinamento e calibração da equipe para a realização de exames bucais incluindo os critérios diagnósticos para investigação do índice de placa bacteriana, índice CPOD e avaliação periodontal e dos protocolos de atendimento para gestantes preconizado pelo Ministério da Saúde. Estas atividades poderão ser realizadas presencialmente ou mediadas pela tecnologia digital. CONFECÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO: Material educativo como cartilhas, panfletos e cartazes utilizados nas ações educativas e preventivas serão continuamente desenvolvidos pela equipe participante. SENSIBILIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO A divulgação do projeto será realizada utilizando as mídias sociais, Facebook, Instagram e WhatsApp. Ações educativas e de promoção de saúde. Através das mídias digitais serão realizadas ações educativas e de promoção de saúde geral e bucal, tanto para as gestantes quando para o bebê, adotando para tal várias estratégias para alcançar tal objetivo. A sensibilização também ocorrerá através de visitas as UBSs da cidade, para apresentação do projeto e solicitação das autoridade apoio na divulgação e capitação das gestantes. ATIVIDADES PREVENTIVAS E PROMOCIONAIS EM SAÚDE Serão priorizadas as atividades relacionadas à educação e promoção de saúde, sendo estas realizadas de forma online, utilizando as mídias digitais whatsap, You Tube, facebook e Instabran. Semanalmente serão produzidos vídeos educativos abordando assuntos referentes adoção dos hábitos saudáveis, adequados hábitos de higiene bucal e corporal, informações sobre pre- natal odontológico, palestras, mesa redonda e seminários. Para tal serão divulgadas com antecedência, buscando atingir o maior público possível. Parcerias entre os cursos da saúde foram formadas para trabalho conjunto junto ao público alvo. O bolsista extensionista disponibilizará contato pessoal dos integrantes do projeto para interação com as gestantes. LEVANTAMENTO DE DADOS: Os dados serão obtidos nas UBS à respeito do número de gestantes atendidas em cada unidade bem como o período gestacional em que se encontram. As gestantes serão convidadas a participar do projeto e agendada atividades educativas. Estas atividades serão realizadas nas próprias UBSs onde as gestantes estão cadastradas. Dados sociodemográficos serão levantados através da caderneta da gestante, bem como o período gestacional, número de consultas realizadas, participação em algum grupo operacional, realização de acompanhamento odontológico entre outros. Entrevista qualitativa será realizada separadamente com cada gestante para verificar os receios quanto a abordagem odontológica e desmistificar os mitos quanto à segurança dos atendimentos e repercussão à criança. Será solicitada a gestante o preenchimento de questionário socioeconômico, de hábitos alimentares, hábitos de higiene, número de escovações diárias e uso de fio dental. Dados clínicos serão obtidos pelo exame bucal pelo examinador previamente treinado a respeito da mensuração do índice de placa bucal, número de dentes cariados, perdidos e obturados e da condição periodontal. Os dados serão tabulados e inseridos no programa SPSS para posterior análise estatística, através de análise de frequência e testes de associação. INTERVENÇÃO: Palestras serão realizadas para os agentes de saúde, com o intuito sensibiliza-los em sua rotina de trabalho frente às gestantes, divulgando o projeto de extensão e convidando-as para participar do projeto. As gestantes de acordo com sua disponibilidade serão agendadas para participar dos grupos destinados a desenvolverem as ações educativas, sobre os cuidados de higiene bucal, desenvolvidas cartilhas educativas ressaltando a importância da prevenção nas doenças bucais. De acordo com a disponibilidade estas ações poderão ser realizadas presencialmente tomando todos os cuidados relacionados à biossegurança. Para os agentes e/ ou gestantes que tiver predileção por ações remotas, serão agendadas vídeo conferências (google meat ou whatsapp) para a realização das atividades educativas. As necessidades bucais acumuladas das gestantes serão avaliadas através de exame clínico e registradas em ficha clínica epidemiológica. A identificação, dados demográficos, história médica, história familiar, história odontológica e características da gestação serão obtidas e registradas na ficha clínica. As entrevistas e os exames acontecerão em sala reservada. Para o exame clínico será utilizado iluminação artificial com auxílio de instrumentais previamente autoclavados. Após autorização das gestantes pela assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), ela será posicionada sentada de frente para o operador. Os dentes serão limpos e secos e serão avaliados pela presença de placa bacteriana, cárie dentária e condição periodontal. Os padrões e recomendações nacionais de biossegurança serão rigorosamente seguidos, tanto para o controle da infecção quanto para a eliminação de resíduos. Os examinadores/operadores serão responsáveis pela manutenção do controle adequado da infecção durante todo o procedimento de exame clínico dos pacientes. Durante o exame, estarão munidos de indumentária branca completa, gorro, máscara, avental branco e luvas de látex descartáveis. Todos os instrumentais serão previamente esterilizados em autoclave e, após o uso, lavados, secos e acondicionados em embalagens de papel grau cirúrgico para serem novamente esterilizados. Os jogos de instrumentos clínicos (espelho bucal, pinça odontológica e sonda exploradora) serão empacotados em número suficiente para cada dia de trabalho (Brasil, 2000). Todas as gestantes serão agendadas para atendimento odontológico na clínica odontológica da UFVJM. Serão realizadas evidenciação de placa bacteriana, profilaxias e aplicações tópicas de flúor. Neste momento será também reforçado a orientação de forma individualizada. As gestantes com necessidade de tratamento odontológico receberão adequação do meio bucal pela técnica de Restauração Atraumática Modificada (ATR), que consiste na remoção de dentina cariada e selamento das cavidades com cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade. Para tanto serão observados os períodos gestacionais indicados para atendimento clínico na Política de Atenção Básica. É importante salientar que os atendimentos clínicos somente ocorrerão após a volta das atividades presenciais da instituição. Até que o retorno presencial ocorra, o projeto irá executar ações educativas tanto remota como presencial de acordo com a preferência do público alvo, sendo assim categorizado a ação como semi presencial. Sistemática de acompanhamento e indicadores de avaliação Periodicamente as gestantes serão contatadas para controle e reforço das ações preventivas. Nestes novos encontros serão repetidos os exames bucais para avaliar o impacto das ações realizadas na melhoria da condição bucal através da avaliação de novo índice de placa bacteriana, remineralização de lesões cariosas incipientes, presença e qualidade das restaurações realizadas, bem como a condição gengival pela avaliação da presença de sangramento gengival e profundidade das bolsas periodontais na sondagem. Quando necessárias novas intervenções curativas, estas serão realizadas até o final do período gestacional. Após o parto as mães serão orientadas e encaminhadas para a clínica de bebês do curso de odontologia da UFVJM para acompanhamento da saúde bucal de seus filhos. ANÁLISE DOS DADOS Os dados obtidos durante todas as etapas do projeto serão tabulados e inseridos em banco de dados do programa SPSS para as devidas análises estatísticas. Questões éticas Embora seja um projeto destinado à realização de atividades extensionistas, durante algumas etapas de sua realização serão feitos levantamentos do perfil epidemiológico e da condição de saúde bucal das gestantes e, por este motivo, o projeto também foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFVJM. Número do Parecer: 1.566.170. AVALIAÇÃO Sistemática de acompanhamento e indicadores de avaliação GESTANTES: Periodicamente as gestantes serão contatadas para controle e reforço das ações preventivas. Nestes novos encontros serão repetidos os exames bucais para avaliar o impacto das ações realizadas na melhoria da condição bucal através da avaliação de sua condição clínica. AVALIAÇÃO DA EQUIPE: Os alunos serão avaliados observando o grau de instrução adquirido com a execução do projeto. Para melhor organização e avaliação do acompanhamento das visitas serão confeccionadas listas de presença com horários de chegada e saída dos estudantes de odontologia, além da atividade realizada no respectivo dia. Ao final de cada mês serão enviados relatórios com a descrição das atividades desenvolvidas e do desempenho do bolsista. E realização de grupo de discussão para avaliação através de autoavaliação e feedback. PELO PÚBLICO ALVO: As gestantes avaliarão o projeto de extensão através de questionários semi-estruturado com perguntas direcionadas à satisfação em relação as ações, aos participantes bem como áreas abertas para opinião, reclamação e sugestões. PELA EQUIPE: Semanalmente a equipe irá se reunir para realizar a avaliação dos andamentos das ações planejadas, sua abrangência bem como as avaliações dos usuários. Assim, durante todo o período de execução será realizadas avaliações para melhoria das ações objetivando promover a saúde das gestantes, bem como o engajamento dos discente nas ações extensionistas.


Referências Bibliográficas

ALMEIDA, T. F.; CANGUSSU, M. T. C.; CHAVES, S. C. L.; CASTRO-SILVA, D. I.; SANTOS, S. C Condições de saúde bucal de crianças na faixa etária pré-escolar, residentes em área de abrangência do PSF em Salvador, Bahia. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. v. 9, n. 3, p. 247-252, 2009. BARAK. S.; OETTINGER-BARAK, O.; OETTINGER, M.; MACHTEI, E. E.; PELED, M.; OHEL, G. Common oral manifestations during pregnancy: a review. Obstet Gynecol Surv v. 58, n. 9, p. 624-628, 2003. BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. CNE/CES 3/2002. Diário oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 4 mar 2002. Seção 1, p.10. BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde. Brasília: CONASS, 2007. 232 p. BRASIL. Coordenação Nacional de Saúde Bucal, Ministério da Saúde. Projeto SB Brasil 2010. Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde; 2004. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Departamento de Descentralização da Gestão da Assistência. Regionalização da Assistência à Saúde: aprofundando a descentralização com equidade no acesso: Norma Operacional da Assistência à Saúde: NOAS-SUS 01/02 e Portaria MS/GM nº 373, de 27 de fevereiro de 2002 e regulamentação complementar. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 108 p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.110 p. CODATO, L. N.; NKAMA, L.; CODONI JUNIOR, L.; HIGASI, M. S. Atenção odontológica à gestante: papel dos profissionais de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16; n. 4, p. 2297- 2301, 2011. CORDÓN, J.; BEZERRA, A.C.B. A inserção da odontologia no Sistema de Saúde e no envolvimento comunitário: primeira aproximação. Divulgação em Saúde para Debate, Londrina v. 9, p. 50-51, 1994. COSTA, F. O.; COTA, L. O. M.; LAGES, E. J. P.; CYRINO, R. M.; OLIVEIRA, A. M. S. D.; OLIVEIRA, P. A. D.; CORTELLI, J. R. Associations of duration of smoking cessation and cumulative smoking exposure with periodontitis. Journal of Oral Science, v. 55, n. 3, p. 245-253, 2013. FERREIRA, R. C.; GOMES, V. E.; PAIVA, P.C. P.; MALHEIROS, K.; VASCONCELOS, M.percepções e práticas de mães sobre o cuidado em saúde bucal de seus filhos: um estudo qualitativo. Apresentação de trabalho. XXIV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. UFMG. Belo Horizonte, MG. GARBIN, C. A. S.; LELIS, R. T.; GARBIN, A. J. I.; MOIMAZ, S. A. S. A percepção de gestantes em relação à assistência odontológica. ROPE Rev Int Odonto-Psicol Odontol Pacientes Espec; v. 1, n. ¾, p. 82-87, 2005. HARRISON, R. L,. VERONNEAU, J,. LEROUX, B. Effectiveness of maternal counselling in reducing caries in Cree children. J Dent Res n. 91; p. 1032–1037, 2012. MEDEIROS JUNIOR, A.; ALVES, M. S. C. F.; NUNES, J. P.; COSTA, I. C. C. Experiência extramural em hospital público e a promoção da saúde bucal coletiva. Revista da Saúde Pública. v. 39, n. 2, p. 305-310, 2005. MEDEIROS, P. B. V.; OTERO, S. A. M.; FRENCKEN, J. O. E.; BRONKHORST, E. M.; LEAL, S. C. Effectiveness of an oral health program for mothers and their Infants. International Journal of Paediatric Dentistry, v. 25, n. 1, p. 25: 29–34, 2015. MILLS, L. W.; MOSES, D. T. Oral health during pregnancy. MCN – The American Journal of Maternal/Child Nursing, v.27, n. 5, p. 275-80, 2002. MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Atenção ao prénatal, parto e puerpério: protocolo Viva Vida. 2ed. Belo Horizonte: SAS/SES, 2006. 84 p. MINISTÉRIO DA SAÚDE, SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília, 2004. NASCIMENTO, E. P,. ANDRADE, F. S.; COSTA, A. M. D. D.; TERRA, F. S. Gestantes frente ao tratamento odontológico. Revista Brasileira de Odontologia, v. 69, n. 1, p. 125-30, 2012.


Inserção do estudante

Serão convidados a participar do projeto estudantes do curso de odontologia matriculados do primeiro ao nono períodos. Os estudantes dos períodos iniciais, devido a sua pouca experiência clínica atuarão como auxiliares dos estudantes dos períodos mais avançados, na confecção de cartilhas e auxiliarão nas atividades educativas. Esta distribuição de atividades é controlada pelos professores/colaboradores e supervisores (alunos de pós-graduação). A equipe contará com a participação de um aluno bolsista – graduação em odontologia e outros alunos não bolsistas – graduação e pós-graduação em odontologia, que inicialmente receberão um treinamento, através de aulas expositivas ministradas pelo coordenador e colaboradores sobre o tema relacionado ao projeto: gestação, condição bucal, Políticas Nacionais de Saúde, Objetivos das ações Extensionistas etc. Palestras serão realizadas no formato on line utilizando as mídias digitais para as gestantes enfocando o conhecimento das estruturas da boca, suas funções, técnicas adequadas de higienização bucal e uso do fio dental, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor e cuidados com a saúde bucal do bebê. Semanalmente serão postadas informações educacionais e de promoção de saúde no Facebook e no Instagram orientando adequadamente as gestantes sobre os cuidados de sua saúde e do bebê. Eventos on line serão realizados durante o semestre com o convite de profissionais qualificados das várias áreas de saúde, enfatizando os cuidados durante a gestação. Também serão abordados temas referentes aos tratamentos odontológicos desmistificando o mito relativo aos atendimentos durante o período gestacional. Palestras, seminários e mesas redondas ocorrerão também em formato on line para melhor interação com o público alvo. Contatos serão disponibilizados para esclarecimentos e orientações ao público alvo. Os procedimentos presenciais serão iniciados após o retorno as atividades segundo as recomendações educacionais e observando todos os protocolos de Biossegurança. Os estudantes realizarão exame clínico das pacientes avaliando as necessidades acumuladas após treinamento e calibração. O diagnóstico será conferido pelos professores/colaboradores no momento do atendimento clínico e discutido com os acadêmicos para reforçar seus conhecimentos. O bolsista sob supervisão realizará as atividades clínicas previstas no protocolo preconizado na Linha Guia de Atenção ao Pré-Natal, Parto e Puerpério (BRASIL, 2012) onde estão inseridas nas ações de vigilância e promoção da saúde da gestante com realização de profilaxia, aplicação tópica de flúor, adequação do meio bucal e restaurações diretas dentro das indicações referentes ao período gestacional (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2013; BRASIL, 2002). Válido pontuar que estes estudantes estarão em contínuo processo de capacitação técnica e científica. Eles foram e estão sendo capacitados por meio das aulas teóricas, práticas e vivências nas Clínicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), portanto, presentam-se aptos a desempenhar as práticas planejadas e sob supervisão do coordenador/colaboradores. As atividades realizadas pelos alunos serão acompanhadas e avaliadas pela coordenadora/colaboradores do projeto e incluem: • Elaboração de cartilhas sobre saúde bucal e prevenção; • Estudo e treinamento para explanação às gestantes sobre prevenção, saúde bucal e gestação; • Palestras direcionadas para os agentes de saúde sobre a importância dos cuidados de saúde bucal da gestante e do bebê; • Palestras direcionadas às gestantes com orientações relacionadas aos cuidados com a saúde bucal do bebê; • Atendimento das gestantes na Clínica de Odontologia da UFVJM, segundo as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica; • Familiarização dos estudantes com a dinâmica de atendimento das USBs, salientando a importância do trabalho Inter e multiprofissional; • A realização de ação conjunta com os outros cursos da saúde prevista de no mínimo uma ação por semestre fortalecerá o intercâmbio dos saberes, o trabalho interdisciplinar e a interação com a comunidade externa. O projeto pode contribuir para a formação profissional do aluno através: • Do conhecimento adquirido com a capacitação e estudo do tema abordado; • Da experiência e habilidade obtida no atendimento clínico; • Da experiência de lidar com os questionamentos da comunidade durante as palestras ministradas, dentro de suas realidades, superando as dificuldades e formulando proposta para a solução de problemas; • Do contato e aprendizagem com a realização de pesquisas científicas; • Da oportunidade de participar de atividades conjuntamente com outros profissionais de saúde nas USB e dos acadêmicos, docentes e técnico-administrativos dos cursos da saúde da UFVJM; • Da oportunidade de se envolver com a universidade e com a comunidade de uma forma mais aprofundada ultrapassando os limites da grade curricular do curso de graduação.


Observações

Embora a atenção à saúde da gestante seja prevista entre os campos principais de atuação pela Politica Nacional de Atenção Básica ela ainda não acontece como definido na cidade de Diamantina, principalmente em relação à saúde bucal. Este projeto de extensão, que funciona desde 2016, tem como objetivo principal suprir esta necessidade, realizando ações relacionadas à saúde bucal da gestante que impactam diretamente na gestação, prevenindo parto pre-maturo, criança com baixo peso ao nascimento entre outras complicações. Assim, o projeto complementa as ações de saúde para integralizar o cuidado e propicia também a possibilidade de engajamento dos discentes em equipes multidisciplinares atuando na rede de saúde do município. Alunos bolsistas e voluntários que terão a oportunidade de atuarem em atividades extensionistas conjuntamente com outros acadêmicos, docentes, agentes de saúde e profissionais de forma interdisciplinar. Público beneficiado indiretamente: Os bebês gerados pelas gestantes atendidas no projeto que terão um impacto positivo gerado pelas ações educativa, preventivas e curativas realizadas nas gestantes. Todos os familiares da gestante que se beneficiarão dos conhecimentos adquiridos pela gestante, bem com a transmissão de suas ações que auxiliarão na adoção de hábitos saudáveis. Professores da UFVJM que terão a oportunidade de estimular o aprendizado interdisciplinar através da orientação dos alunos participantes do projeto. O projeto também desmistifica o atendimento odontológico no período gestacional, preparando os discente para o adequado atendimento a esta população. Também deve ser ressaltado que o projeto foi iniciado em março de 2016 onde foram obtidas autorizações da Secretaria de Saúde e Coordenação de Odontologia do Município e Departamento de Odontologia e da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da UFVJM, estas autorizações foram renovadas anualmente, após o resultado final do edital.


Público-alvo

Descrição

Detalhe:Mulher grávidas em qualquer período gestacional. Atualmente na Secretaria Municipal de Saúde tem cadastrado 89 gestantes. A gestante é um público alvo constante e renovável, pois a todo momento novas gravidezes são comprovadas e estas captadas para participar do projeto.

Descrição

Detalhe:Os bebês gerados pelas gestantes atendidas no projeto serão o público alvo indireto, pois terão um impacto positivo gerado pelas ações educativa, preventivas e curativas realizadas para as gestantes.

Descrição

Detalhe:Os familiares e amigos das gestantes atendidas no projeto serão o público alvo indireto, pois terão um impacto positivo gerado pelas ações educativa, preventivas e curativas realizadas para as gestantes, bem como a utilização da transposição de informações.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Realização de atividades educativas através de palestras e rodas de conversa abordando a saúde integral da gestante e sua repercussão na saúde do bebê. Estas atividades serão realizadas on line, pelas mídias digitais Facebook, Instagram, e Youtube

Participação da Instituição Parceira

Realização de palestras educativas abordando a auto estima nas gestantes para o desenvolvimento de uma gestação saudável e consequentemente impactando positivamente em sua saúde e na do bebê

Participação da Instituição Parceira

Realização de palestras e atividades lúdicas sobre os cuidados durante a gestação que impactarão positivamente na saúde da gestante e do bebê.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Durante todo o período de vigência do projeto serão realizadas capitação das gestantes e realização de ações educativas e promoção da saúde.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Serão designados os membros constituintes da equipe de trabalho, com o apoio dos docentes do departamento de odontologia, enfermagem e fisioterapia além dos acadêmicos voluntários e bolsista. Durante os dois primeiros meses serão realizados atividades de capacitação com referencial teórico e prático através de aulas expositivas e grupo de discussão para capacitar os integrantes na realização das atividades de educação, prevenção, promoção da saúde e ações curativas. A equipe também contribuirá na Liga de Saúde da Mulher.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Montagem do material educativo: Os acadêmicos sobre supervisão irão confeccionar cartilhas, panfletos, cartazes com informações educativas abordando as questões de saúde geral e bucal da gestante e do bebê para a realização das atividades. Estas ações serão realizadas mensalmente para estimular o estudo continuado e a confecção de diversos materiais. Também serão utilizado as midias digitais para a divulgação deste material para as gestantes.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Palestras e atividades Educativas serão realizadas semanalmente utilizando as mídias digitais. Estas ações serão realizadas durante todos o período de vigência do projeto, adotando o Facebook, Instagram e Youtube. Vídeos educativos e cartilhas também serão disponibilizados semanalemente. Estas ações também poderão ser realizadas síncronsa, com agendamento prévio das gestantes onde serão desenvolvidas educação e promoção em saúde. Também serão realizados seminarios, mesa redondas e palestras. Atividades educativas também serão realizadas nas UBSs no horário de atendimento das gestantes (participação em grupos operativos)

Periodicidade Diariamente
Descrição da Atividade

Serão abordada as novas gestantes durante toda a vigência do projeto de extensão, utilizando para isso as mídias digitais e visitas às UBSs. Estas gestantes serão engajadas no projeto para receber as ações educativas e de promoção de saúde.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Orientações sobre higiene bucal bem como escovação supervisionada, uso de fio dental, colutório e fluor serão apresentada as gestantes tanto de forma coletiva como individual. Se for de preferência da gestante esta ação pode ser desenvolvida on line com agendamento prévio ou presencial.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Após o período inicial de formação da equipe e capacitação, os atendimentos clínicos odontológicos serão realizados todas as sextas feiras na parte da manhã para as ações preventivas e curativas na clínica de odontologia.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Todas as gestantes terão atendimentos odontológicos novamente agendados antes do parto para acompanhamento e controle.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Acompanhamento mensal será realizado para avaliar as ações e os impactos do projeto bem como o desempenho dos alunos extensionistas. OBS: A gestação é um processo contínuo, e durante o período de execução, novas gestantes serão identificadas, cadastradas e convidadas a participar do projeto. Portanto, durante todo o período de vigência do projeto, os acadêmicos estarão conciliando as atividades educacionais e de promoção de saúde.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Os dados obtidos no projeto, suas ações e repercussão serão divulgados através dos relatórios parciais e final para a Proexc, relatório também será formulado para a Secretaria Municipal de Saúde. Resumos também serão confeccionados para apresentação em Congressos tais como o Sintegra da UFVJM.