Detalhes da proposta

Gestante em foco: o resgate da autoestima

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    liliane da consolacao campos ribeiro

    Número de inscrição:

    2021010120210119098

    Unidade de lotação:

    departamento de enfermagem

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    saúde da família

    Abrangência:

    regional

    Vinculado a programa de extensão:

    não é vinculado a nenhum programa.

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

daisy de rezende figueiredo fernandes Voluntário(a)

bárbara ribeiro barbosa Voluntário(a)

helisamara mota guedes Voluntário(a)

maria da penha rodrigues firmes Voluntário(a)

ana carolina lanza queiroz Voluntário(a)

eliene pereira da silva Bolsista

jéssica sabrina costa Voluntário(a)

Resumo

A gestação é conhecida como uma fase em que as mulheres sofrem modificações físicas, metabólicas, psicológicas, ou mesmo, sociais, as quais, muitas vezes, refletem na sua autoestima. Assim este projeto visa contribuir com o resgate da autoestima das gesta


Palavras-chave

Gestante, Saúde da Família, Registro Fotográfico, Empoderamento, Autoestima


Introdução

A gestação é conhecida como uma fase em que as mulheres sofrem modificações físicas, metabólicas, psicológicas, ou mesmo, sociais, as quais, muitas vezes, refletem na sua autoestima, podendo trazer consequências tanto para a mulher quanto para a criança (MAÇOLA, VALE, CARMONA,2010). A autoestima pessoal refere-se à percepção positiva ou negativa que o indivíduo faz de si, constituindo-se, assim, em um aspecto central do eu, que desempenha papel fundamental no processo de construção da identidade (SILVA et al.,2010). As alterações ocorridas no corpo durante a gestação ocasionam, muitas vezes, certo desconforto entre as mulheres, principalmente em relação à aparência. Nessa perspectiva, o período pré-natal é um momento de preparação tanto para o nascimento do bebê quanto para a maternidade, sendo, também, uma época de muito aprendizado. De acordo com RIOS, a gravidez é um dos momentos, na vida da mulher, em que ela vivencia uma gama de sentimentos, que se desejada, traz alegria, se não esperada, pode gerar surpresa, tristeza e, até mesmo, negação. Ansiedade, dúvidas, baixa autoestima com relação às modificações pelas quais vai passar, sobre como está se desenvolvendo a criança, medo do parto, de não poder amamentar, entre outros, são também sentimentos comuns presentes na gestante (RIOS, 2007). A realização de ações educativas no decorrer de todas as etapas do ciclo grávido-puerperal é muito importante, mas é no pré-natal que a mulher deverá ser mais bem orientada para que possa viver o parto de forma positiva, ter menos riscos de complicações no puerpério e mais sucesso na relação mãe e filho (RIOS,2007). É imprescindível que os profissionais, atuem diretamente nesta fase, contribuindo na construção do binômio mãe e filho e ultrapassem os limites do modelo biomédico, visando atender às necessidades dos indivíduos como um todo (BARLEN et al.,2016). Trabalhar a mulher, a sua singularidade, a autoestima e a compreensão que cada uma é única, pode contribuir com maior aceitação, melhor relação da gestante com a família e o bebê. Algumas mulheres relataram um declínio significativo na satisfação da imagem corporal da pré-gravidez até a gravidez precoce ( HARRIS, ELLISON, CLEMENT, 1999) e esta variação é estendida para o período pós-parto (BOSCAGLIA N, SKOUTERIS H, WERTHEIM ,2003). No ano de 2017, o município de Datas/MG, pensando nisso, propôs uma ação para as gestantes cadastradas na Equipe de Saúde da Família do município, juntamente com o Curso de Graduação em Enfermagem da UFVJM e da Especialização em Enfermagem Obstétrica do Programa do Ministério da Saúde, Rede Cegonha, por meio de uma ação de extensão intitulada: “Dia da Gestante”, em que as mulheres participaram de uma atividade educativa, de uma consulta de enfermagem e foram fotografadas. Já no segundo encontro, outras gestantes apareceram, de um total de 52, 48 eram do primeiro e estavam presentes, mostrando o resultado da primeira ação. Elas assistiram ao vídeo das fotos e receberam cada uma a sua fotografia impressa pela Prefeitura Municipal. O evento foi um sucesso e as gestantes que participaram, ficaram imensamente satisfeitas com o resultado, nunca imaginaram que as fotos ficariam tão bonitas e começaram a solicitar que isso não fosse uma ação pontual, mas durante todo o ciclo gravídico. O número de gestantes que começaram a participar dos grupos e dos atendimentos aumentou e, com isso, a Prefeitura Municipal solicitou que o projeto continuasse. Os alunos da especialização do curso de enfermagem e os docentes compreenderam o processo e se sentiram motivados a continuar com as atividades. É nessa perspectiva que surgiu desde 2017 o projeto de extensão: Gestantes em foco: o resgate da autoestima, que visa articular a utilização da fotografia na promoção da autoestima na gestação. Até o momento foram beneficiadas 200 gestantes e seus familiares, nos municípios de Datas, Serro, Presidente kubstcheck, Felício dos Santos, Couto Magalhães de Minas, Santo Antônio do Itambé e de Diamantina. sendo aprovado em todos os editais de extensão da UFVJM durante este período.


Justificativa

O projeto Gestante em foco: foi aprovado com financiamento e registrado na extensão nos ano de 2017, 2018, 2019 e até o momento já foram realizados vários encontros com as gestantes, beneficiando aproximadamente 200 mulheres e suas famílias, alunos dos cursos de Graduação e Mestrado participaram das ações. Alguns resultados parciais foram apresentados por meio de dois trabalhos no Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica, 03 trabalhos no SINTEGRA UFVJM. Foi realizado uma parceria com outros docentes das Faculdades de Ciências Biológicas e da Saúde da UFVJM, com o Mestrado Profissional Ensino em Saúde, e com vários projetos de Extensão da UFVJM. Participamos de atividades nas cidades de Datas, Serro, Presidente kubstcheck, Felício dos Santos, Couto Magalhães de Minas Santo Antônio do Itambé e de Diamantina. Houve atividades com grupos de gestantes no Consorcio Intermunicipal de Saúde do Jequitinhonha (CISAJE), confecção e distribuição do Livro com ISBN intitulado: Gestante em foco: o cuidado a família, a criança, e a mulher, com distribuição de uma cópia em cd para as gestantes participantes do projeto, seus autores e municípios parceiros. Foi realizado um artigo para a revista de extensão e um Guia de Vacina, distribuído aos municípios, as gestantes e aos alunos participantes dos projetos. No momento o projeto esta sendo desenvolvido presencialmente em Couto Magalhães de Minas, Presidente Kubstcheck, Datas e Diamantina e online por meio de watzapp com informações para as gestantes cadastradas e lives pelo instagram. Em 2020, foi confeccionado também um manual de cuidado domiciliar com o paciente portador de Covid 19. No projeto Gestante em Foco podemos perceber que a fotografia tem estimulado as mulheres e suas famílias a participarem do pré-natal e promovido maior interesse dos alunos em ações de educação e promoção à saúde. Barlem et al.,2016 ressaltaram que a fotografia é uma das abordagens utilizadas atualmente, para incentivar as gestantes a participarem das consultas, por permitir o reconhecimento do corpo, a valorização da mulher e a interação entre a família e a criança. As imagens ajudam a construir relações entre a aparência e a realidade, entre o singular e o comum e entre o visível e a significação (FREISLEBEN, 2015). Assim, conforme citado anteriormente, este projeto inicialmente surgiu com o objetivo de promover o registro fotográfico de gestantes, a fim de aumentar a autoestima e a participação das mulheres no pré-natal no município de Datas. Assim como, aproximar a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri da comunidade e fortalecer o compromisso social da Universidade na real interação ensino, serviço, comunidade. Dessa forma, também proporcionando aos acadêmicos a participação na elaboração e execução de atividades de educação em saúde. Com os resultados parciais até o momento, com a demanda de outros municípios, com a ampliação das parcerias no projeto, estamos submetendo este edital na perspectiva de continuarmos com o projeto.


Objetivos

• Realizar atividades de registro fotográfico das gestantes cadastradas em Equipes de Saúde da Família. • Contribuir com o resgate da autoestima das gestantes por meio de ações de educação em saúde e registro fotográfico. • Possibilitar aos estudantes envolvidos, ampliar a visão sobre gestação e puerpério e potencializar suas práticas em saúde comprometidas com o social. · • Acompanhar as gestantes do município a partir da pedagogia dialógica, possibilitando a estas e aos extensionistas adquirirem novos conhecimentos, assim como despertar a busca pela autonomia.· • Compartilhar dúvidas e inseguranças no enfrentamento da gravidez e puerpério pela gestante e pela família. • Promover a parceria com outros projetos da UFVJM.


Metas

Fotografar 100% das gestantes cadastradas no projeto. Promover integração entre os alunos do curso de graduação da UFVJM com as gestantes e os serviços de saúde. Realizar no mínimo 10 encontros com as gestantes. Apresentar 1 trabalho em evento científico. Produzir 1 livro para as Gestantes sobre cuidados com a família. Produzir 1 livro de vacina . Produzir 1 artigo científico.


Metodologia

As intervenções juntamente com as gestantes serão planejadas, implementadas e realizadas pelos estudantes de graduação e pós graduação da UFVJM, que compõem o projeto, com apoio e participação da equipe das Unidades Básicas de Saúde. O projeto atenderá as gestantes cadastradas em equipes de saúde da família do município de Diamantina e Datas e que aceitarem participar das atividades. Consistirá em discutir e promover no grupo de Gestantes, a autoestima, e depois realizar o ensaio fotográfico. Primeiramente será realizado um convite a ser divulgado pelos Agentes Comunitários de Saúde para cada gestante. Haverá uma reunião com elas, respeitando os protocolos de segurança do COVID 19, para a apresentação da equipe e dos objetivos propostos pelo projeto e assinatura de autorização do termo de uso de imagem, o termo de consentimento livre e esclarecido, respeitando os aspectos éticos. Mensalmente elas serão convidadas para participar do grupo em que serão trabalhadas questões de autoestima e valorização da mulher nas unidade básicas de saúde. Nestes encontros, elas também serão estimuladas a participarem das consultas de pré-natal e esclarecidos assuntos como aleitamento materno, cuidados na gestação, parto e puerpério, informações sobre a evolução da gestação, sobre exames realizados, sexualidade e outras dúvidas que vierem a surgir. Haverá um ensaio fotográfico na própria unidade básica de saúde, em um estúdio fotográfico montando pela equipe, com materiais do Programa de Reorientação em Formação Profissional do Curso de Enfermagem da UFVJM, para confecção de um book fotográfico, sendo este disponibilizado ás gestantes em CD , cada gestante será convidada a ser fotografada pelo menos uma vez durante a sua gestação. Haverá reunião quinzenal, com a equipe do projeto, semanalmente com os alunos voluntários e bolsistas, para avaliação, monitoramento do trabalho e estudo do tema a ser trabalhado com as gestantes. Durante todo o projeto haverá a busca de fundamentação teórica para o desenvolvimento do projeto. Será elaborado, impresso e entregue as gestantes e equipe, o livro sobre as vacinas para as crianças e o livro sobre o cuidado da família e da criança. A equipe desenvolverá um artigo sobre a experiência do projeto.


Referências Bibliográficas

BARLEN, J.G.T et al. 2016 Promovendo a autoestima na gestação foco no acolhimento. Enferm.Foco 2016;7 (2)83-86. BOSCAGLIA N, SKOUTERIS H, WERTHEIM Alterações na satisfação da imagem corporal durante a gravidez: uma comparação do exercicio elevado e do exercício físico baixo. Australian and New Zealand Journal of Obstetrics and Gynecology 2003; 43: 42-45. FREISLEBEN, A.P. Como os professores usam a fotografia no ensino de geografia. 2015, 930-942. HARRIS HE, ELLISON GT, CLEMENT S. As mudanças psicossociais e comportamentais que acompanham a maternidade influenciam o impacto da gravidez no aumento de peso a longo prazo? J Psychosom Obstet Gynaecol 1999 ;20: 65-79. MAÇOLA L, NOGUEIRA V.I, CARMONA E.V. Avaliação da autoestima de gestantes com uso da Escala de Autoestima de Rosenberg. Rev Esc Enferm USP. 2010; 44(3):570-7. MENEZES, K. K. P., AVELINO, P. R.; Grupos operativos na Atenção Primária à Saúde como prática de discussão e educação: uma revisão; Caderno de Saúde Coletiva, 2016, Rio de Janeiro, 24 (1): 124-130. SILVA, R.A, ORES, L.C, MONDIN, T.C, RIZZO, R.N.R, MORAES, I.G.S, JANSEN, K, PINHEIRO, R.T. Transtornos mentais comuns e auto-estima na gestação: prevalência e fatores associados. Cad Saúde Pública. 2010; 26(9):1832-8. RIBEIRO et al. Diagnóstico Administrativo e Situacional de Datas MG. 256p. RIOS, C. T. F.; VIEIRA, N. F. C.; Ações educativas no pré-natal: reflexão sobre a consulta de Enfermagem como um espaço para a educação em saúde. Revista Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 12, n.2, mar/abr. 2007.


Inserção do estudante

Os estudantes participarão ativamente de todo o projeto, desde o convite, planejamento, organização e desenvolvimento dos grupos com as gestantes, com registros fotográficos, bem como na edição das fotos e encaminhamento para as gestantes. Assim, os acadêmicos deverão realizar atividades de registro fotográfico das gestantes cadastradas em Equipes de Saúde da Família dos municípios, colar cartazes nas Unidades Básicas de saúde, contribuir com o resgate da autoestima das gestantes por meio de ações de educação em saúde e registro fotográfico.


Observações

Este projeto por estar sendo desenvolvido ha três anos tem contribuído com a formação acadêmica do aluno, com as gestantes e familiares da região e com a integração da UFVJM com os serviços de saúde. Já foram publicados dois livros, um artigo, trabalhos em eventos científicos e mais de 200 mulheres e suas famílias foram beneficiadas, bem como diversos alunos dos cursos de saúde da UFVJM.


Público-alvo

Descrição

Gestantes cadastradas em equipes de saúde da família, no município de Datas Minas Gerais e Diamantina Minas Gerais

Descrição

Acadêmicos de graduação que participarem do projeto

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Município

Datas

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Liberação da máquina fotográfica, empréstimo de material para os eventos, guardar os materiais.

Participação da Instituição Parceira

O município ira autorizar a realização do projeto, liberar o espaço para desenvolvimento das atividades, convidar as gestantes por meio dos agentes comunitários de saúde, divulgar as atividades.

Participação da Instituição Parceira

O município ira autorizar a realização do projeto, liberar o espaço para desenvolvimento das atividades, convidar as gestantes por meio dos agentes comunitários de saúde, divulgar as atividades.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Será realizada a busca de material cientifico para fundamentar o trabalho

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Reunião da equipe online ou presencialmente para discutir o andamento do projeto

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Será realizado neste período a capacitação da equipe

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Será realizada a seleção do aluno bolsista

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Reunião e registro fotográfico com as gestantes

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Escrita de trabalhos para apresentação em evento científico, escrita de artigo e capítulo de livro

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Elaboração do Relatório Parcial e Relatório final para apresentar a Pró- Reitoria de Extensão da UFVJM.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Semanalmente o aluno bolsista reunirá com a coordenação do projeto para analisar o andamento do projeto.