Visitante
Escuta Corporal e Prática de Movimentos Terapêuticos Baseados no Hatha Yoga
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
melissa monteiro guimaraes
2023101202340986
departamento de ciências básicas
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
saúde
saúde humana
municipal
Sim
Membros
gilbert de oliveira santos
Vice-coordenador(a)
thiago de moura cruz
Voluntário(a)
thainara evlin silva lopes
Bolsista
Na prática contínua de yoga o objetivo principal é diminuir a agitação mental e corporal no sentido de buscar e tentar ajustar, através da auto-investigação e do autoconhecimento, a balança entre o ser em si e o estar no mundo . Através das "asanas" (posturas terapêuticas do Hatha Yoga) procura-se reconhecer corpoambiente indissociáveis assumindo uma postura atenta e presente de respeito aos limites corporais e às sua susceptibilidade de ajustes às suas condições diárias. A prática desenvolve técnicas onde o estado mental é harmonizado pela integração da respiração (pranayama) às asanas, proporcionando também a percepção e conscientização corporal (pratyahara), concentração (dharana), relaxamento (nidrayoga) e meditação (dhyana) que sempre é realizada no final de cada aula. Assim, o presente projeto tem como essência favorecer o bem-estar corpo-mente e emocional através de posturas e movimentos baseados no Hatha Yoga. Pretende-se, nesse projeto, dar continuidade ao que vem sendo desenvolvido nos projetos aprovados anteriormente (nos Editais: 03-Cursos Online, Procarte 02-2021 e Pibex 01-2022) através de encontros práticos semanais realizados durante o período de uma hora no modo presencial e remoto. Este projeto, além de ser um espaço de integração entre a pesquisa e a extensão, entre a produção intelectual e a práxis, também se alinha com as metas das políticas públicas em saúde e também com a política de extensão da UFVJM, uma vez que amplia e aprofunda a relação da UFVJM com a sociedade diamantinense, potencializando a transformação da realidade, no sentido da melhoria das condições de vida e fortalecimento do indivíduo em si e da cidadania em Diamantina-MG. Considerando a formação profissional, esse projeto proporcionará aos acadêmicos envolvidos um espaço interdisciplinar de vinculação entre o ensino de técnicas terapêuticas (fundamentais para um profissional de educação e de saúde) e também de experimentação do exercício profissionalizante, já que estarão aprendendo a desenvolver competências e habilidades típicas do trabalho docente, além de desenvolver habilidades científicas no lidar com a pesquisa em técnicas corporais na promoção da saúde.
Hatha Yoga, Saúde, Práticas Interativas, Consciência Corporal
Introdução Evidências científicas comprovam que a prática corporal regular e bem orientada tem grande importância na melhora da qualidade de vida da população (COQUEIRO, NERY e CRUZ, 2006), podendo verificar essas relações com o sedentarismo, que é um fator de risco para doenças metabólicas e coronarianas, e o estilo de vida ativo como prevenção, sendo estes uma grande preocupação mundial para a saúde pública (ACMS, 2003). O presente projeto contribui no âmbito da prevenção de males psicofísicos, pois fomenta a concretização de um espaço/tempo de estudo e prática corporal. O projeto aqui proposto (Posturas e Movimentos Terapêuticos baseados no Hatha Yoga) no ano de 2020 e 2021 foram realizados com uma das ações dentro do projeto de extensão "Do isolamento Social ao Abraço Poético: Saúde Corpo-Mente-Mundo através da Dança, das Artes Manuais e da Poesia"(Editais: Proexc Cursos Online 03/2020 e Procarte- 02/2021 ). Atualmente conta com a participação de uma bolsista voluntária e conta com um grupo de 42 pessoas participantes inscritos entre membros da comunidade de Diamantina, Belo Horizonte, Montes Claros e também da UFVJM. Se contemplado no edital PROEXC 01/2022 Pibex, o projeto poderá dar continuidade ao trabalho já em andamento com o grupo e aprofundar mais na pesquisa e promoção científica em técnicas corporais com vistas à saúde e qualidade de vida, além de possibilitar o aprofundamento na Arte do Hatha Yoga por aqueles que já estão integrados ao projeto. A preservação da saúde na visão terapêutica tradicional chinesa está diretamente relacionada com o cuidado do corpo e com a prática corporal regular (LEE, 1997). O Hatha Yoga ancora-se em um pensamento que pressupõe a interdependência entre diferentes aspectos do humano, atuando de maneira conjunta tanto no nível físico como emocional, por isso, sua repercussão na conquista do equilíbrio físico e emocional é tão eficiente. O Hatha Yoga pode ser praticado por qualquer pessoa em diferentes níveis de intensidade e também com diferentes objetivos, entretanto, dado a tonicidade e a natureza das posturas, sua prática não promove o esgotamento físico. Pelo contrário, uma prática consciente de suas técnicas afinados com a pessoa que os realiza, favorecerá a sensação de renovação e de vigor físico e frescor mental. Além disso, é próprio que no decorrer de sua execução, os movimentos sejam realizados com a mente tranqüila, pois assim é possível conectar corpo, mente e emoção, promovendo um efeito suavizante no praticante. Esse esforço de concentrar-se na postura e na respiração obriga o praticante a focar a atenção em si, o que contribui para que a prática potencialize a consciência corporal dos praticantes, evitando lesões por repetição mecânica ou esforço excessivo. Este modo de entendimento nos ajuda a pensar que as práticas corporais que visam promover um bom estado de saúde devem contribuir para que haja equilíbrio entre o preservar e o gastar, administrando o princípio de consumo e manutenção do vigor físico e mental. Os exercícios físicos do Hatha Yoga são em sua maioria terapêuticos e sua prática é desenvolvida atualmente por grande parte da população para manter um bom estado de saúde física e mental. Durante séculos estas práticas foram desenvolvidas e difundidas, apresentando na atualidade diversos tipos de yoga, cada qual com finalidades terapêuticas específicas. Além disso, nas técnicas corporais do Hatha Yoga se encontra presente de maneira potente, a capacidade de mimetização da natureza. Nesse caso, o ato de interpretar uma imagem simbólica (Por exemplo: Serpente, Rei dos Dançarinos, Peixe, Cadáver etc.) amplia e estabelece um espaço do mover- se e do brincar, valendo-se da interpretação e das faculdades de imitação e imaginativas inerentes ao ser humano. Experimentando estas potencialidades do corpo, tomamos consciência de si, de nossa personalidade, pensamentos, sentimentos, possibilidades e limitações. Ao conquistar um conhecimento de si próprio, tornamo-nos mais seguros para trocar experiências com as pessoas e a realidade a nossa volta. Desde o seu início, este projeto pretende se adaptar às possibilidades através da interação dialógica e do reconhecimento dos limites e possibilidades que o grupo de participantes apresentará, por isso, algumas estratégias do projeto estão estreitamente relacionadas com as demandas dos participantes. Por isso, o estabelecimento do horário entre o fim da tarde e início da noite, para facilitar a participação de um maior contingente de pessoas, pois se trata do horário entre o período vespertino e noturno. Ensinar técnicas corporais é promover o desenvolvimento cultural de uma sociedade, é cultivar nos indivíduos o desejo de uma melhor qualidade de vida. Trata-se também de alinhar-se com o plano nacional de extensão (PNE) que propõe a extensão universitária como processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade. O projeto proporcionará aos acadêmicos envolvidos um espaço interdisciplinar de vinculação entre o ensino de técnicas terapêuticas (fundamentais para um profissional de educação e de saúde) e também de experimentação do exercício profissionalizante, já que estarão aprendendo a desenvolver competências e habilidades típicas do trabalho docente, além de desenvolver habilidades científicas no lidar com a pesquisa em técnicas corporais na promoção da saúde.
Uma das premissas contemporâneas é a necessidade de realizar exercício físico para o benefício da saúde, uma vez que o corpo já não é suficientemente ‘usado’ em muitas funções cotidianas, haja vista a quantidade de recursos tecnológicos que substituem o trabalho corporal. Além disso, o estilo de vida moderno potencializou o estresse causado por ansiedade e/ou depressão, aumentando a possibilidade de vir ocorrer doenças, especialmente as cardiovasculares. (MATSUDO; MATSUDO; NETO, 2015). Assim, é imprescindível a prática de atividade física para fins de conquista e melhoria da saúde. Neste sentido, o Hatha Yoga é umas das técnicas mais visadas atualmente no âmbito da saúde por se tratar de uma prática que desperta uma forma de inteligência corporal, capaz de desenvolver capacidades físicas aliadas ao cultivo do autoconhecimento. O objetivo é dirigir-se à própria essência aprendendo a conhecer e a respeitar os limites e possibilidades do próprio corpo. Para que uma prática corporal possa ser benéfica para a saúde, é preciso que ocorra a presença atuante do praticante e a observação da dosagem correta quando da realização da prática. Nesta concepção de saúde atrelada a conscientização pelo/no movimento, é preciso aprender a conhecer e a zelar pela preservação do vigor físico e mental, ou seja, respeitar os limites e possibilidades do próprio corpo. As asanas do Hatha Yoga são posturas psicofísicas que buscam equilibrar o conforto e a tensão visando possibilitar maior consciência corporal, fortalecendo o corpo físico e mental (IYENGAR, 2016). A ioga compõe um dos seis sistemas ortodoxos da filosofia hindu. O termo deriva da raiz em sânscrito yuj que significa atar, reunir, ligar, focar e concentrar a atenção em algo; significa também união e comunhão (IYENGAR, 2016). As asanas potencializam qualidades físicas e possibilitam um funcionamento mais dinâmico do corpo como um todo, pois mobilizam grandes grupos musculares além de promover o trabalho corporal em posições de equilíbrio, torção, flexão, extensão etc., utilizando todos os segmentos do corpo e/ou partes isoladas. Para isso, explora posturas de equilíbrio e força em pé, posturas sentadas, posturas de joelhos e posturas em decúbito dorsal e ventral. No entanto, é importante destacar que embora as asanas desenvolvam de maneira proeminente capacidades físicas, o genuíno praticante de hatha ioga supera a vaidade do corpo e busca aperfeiçoar outros aspectos mais sutis do ser, tais como a abnegação da vaidade do corpo e do eu (JATOBÁ ET AL., 2017). Este projeto visa contribuir para concretização e ampliação de ações de extensão e pesquisa a respeito de técnicas corporais terapêuticas no contexto da UFVJM, com fins de possibilitar uma prática corporal de prevenção e manutenção da saúde da comunidade acadêmica e membros externos da universidade. Para isto, prevê a ampliação de um espaço/tempo de realização de técnicas corporais do Hatha Yoga no departamento de Educação Física da UFVJM, desenvolvendo ações de saúde e de educação em saúde e possibilitando aos estudantes envolvidos um espaço de integração entre a pesquisa acadêmica e a práxis através do ensino das técnicas corporais do Hatha Yoga.
OBJETIVO GERAL Promover a saúde e a escuta sensível do corpo-mente e oferecer novas estratégias para uma melhor condição de vida cotidiana através da prática consciente de posturas e movimentos terapêuticos baseado no Hatha Yoga. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1) Oportunizar a todos os participantes, melhores condições de saúde físico-mental através da prática de posturas baseadas no Hatha Yoga 2)Promover o bem estar físico-emocional e desenvolver o potencial sensorial, perceptivo e expressivo humanos direcionadas à comunidade interna e externa, através de técnicas que permitam ao participante se aprofundar em seu próprio estado de atenção, presença e auto- observação 3) Promover rodas de debate, grupo de estudo e diálogo acerca do que será vivenciado pelo grupo nas práticas semanais 4) Favorecer uma maior consciência e disposição físico mental para o enfrentamento do contexto de crise pós pandemia 5) Promover o vínculo do grupo formado entre estudantes, professores, técnicos da universidade e todos os participantes externos através da troca de experiências vividas durante às aulas semanais 6) Favorecer a aproximação entre a prática e o conhecimento teórico acerca da técnica vivenciada. 7) Manutenção plataforma virtual do projeto que favoreça a divulgação dos encontros, oficinas e rodas de debate
O projeto será aberto a toda comunidade universitária (alunos, técnicos e professores) da UFVJM e à comunidade externa de Diamantina e seu em torno. Atualmente o grupo é composto de 41 participantes de diferentes regiões de Minas Gerais, a citar: Participantes da própria universidade (alunos, professores do campus Diamantina e Janaúba e técnicos) e da comunidade externa (Diamantina e em torno, Montes Claros e Belo Horizonte). A prática de ioga pode melhorar a saúde física e o bem estar mental do praticante, podendo impactar positivamente no desempenho acadêmico e profissional daquele que a pratica regularmente. Além de auxiliar no processo de cura de enfermidades emocionais e psicológicas, o projeto visa democratizar o acesso a ioga dentro e fora da universidade, tendo em vista que é uma atividade com enorme capacidade de auxiliar na promoção da saúde física e mental, ademais, poderá proporcionar a aluna bolsista uma formação acadêmica profissional, levando em consideração que estará envolvida em uma atividade interdisciplinar que abrange o desenvolvimento de habilidades científicas no lidar com o aprendizado e ensino de técnicas corporais na promoção da saúde, técnicas terapêuticas e também o contato com o exercício profissionalizante. Impactos diretos 1) 100 participantes nas ações presenciais 2) 100 participantes nas ações virtuais 3) Formação acadêmico prático dos bolsistas e alunos colaboradores da organização e realização do projeto 4) Publicação de artigo científico já submetido em Revista indexada: EXPRESSA EXTENSÃO /PELOTAS-RS e aprovado em 17 de julho 2022 pelo corpo editorial. Em fase de revisão do texto. 5) Participação em evento científico universitário
Fundamentadas na Hatha-Yoga, as aulas que já estão acontecendo possuem caráter prático, estimulando a exploração de posturas físicas (asanas), exercícios de controle da respiração (pranayamas), práticas de percepção e conscientização corporal (pratyahara), concentração (dharana), relaxamento (nidrayoga) e meditação (dhyana). As aulas tem a duração de 60 minutos, acontecem pela plataforma zoom geralmente duas vezes na semana. As inscrições acontecem por meio de um formulário do google forms. Todos os inscritos são encaminhados para um grupo de whatsapp onde o link de acesso a sala de prática é liberado. ENCONTROS SEMANAIS: SAÚDE CORPO-MENTE A PARTIR DA PRÁTICA DO YOGA, POSTURAS E MOVIMENTOS FÍSICOS ESPECÍFICOS TERAPÊUTICOS BASEADOS NO Hatha Yoga: A Carga horária total virtual será de 24horas distribuídas semanalmente (duas aulas por semana, sendo um encontro presencial e outra online) ao longo de três meses. Cada aula terá a duração de 60minutos e será constituída por três principais momentos seguindo da seguinte metodologia: A) Primeiro Momento: Prática da respiração e meditação: o interesse aqui a despertar a atenção e concentração para dentro de si, reforçando assim o estado de presença e a disponibilidade corporal e mental para as próximas etapas. B) Segundo Momento da aula: Prática de aquecimento: jogos e dinâmicas para aquecimento do corpo, articulações, ativação da circulação sanguínea. Será sugerido aqui pequenas caminhadas pela casa alternando com o estímulo à auto-massagens de pontos de tensão no corpo e outras dinâmicas que estimulem a livre expressão do corpo. C) Terceiro Momento da aula: Utilização de movimentos específicos do yoga. Cada um desses movimentos estão descritos com maior detalhes no item CONTEÚDO PROGRAMÁTICO dessa plataforma. AVALIAÇÃO: A avaliação poderá ser melhor analisada e com a finalidade de ser mencionado no trabalho de conclusão de curso da bolsista, a partir da aplicação de dois formulários digitais: um deles será aplicado após o cadastramento do participante e o segundo formulário será aplicado após a conclusão do mini-curso. Formulário para ser preenchido online no cadastramento dos participantes da ação: a)Todas as demandas domésticas, como rotina de cuidado com a casa, filhos, fica por conta sua? b) Comente um pouco como é a sua relação com seu corpo. c) O que você tem feito para aliviar o estresse? d) Você acha que uma iniciativa que busque proporcionar saúde, maior consciência corporal e/ou sensibilidade e expressão artística pode te ajudar em seus dias em casa? e) Se você fosse um pintor, que desenho/pintura você faria numa tela para descrever o que você, seu corpo e sua mente está sentindo nesse momento? Sinta-se livre para descrever os detalhes de como seria esse desenho. 3) Ao final dos três meses do projeto também será solicitado o preenchimento de um formulário online a fim de facilitar o feedback dos participantes e também de balizar a própria avaliação da equipe executora, além de ser um registro qualitativo que servirá como demanda para projetos futuros do mesmo tipo. Seguem abaixo perguntas que irão compor esse formulário: Formulário para avaliação qualitativa dos participantes e da sua experiência no projeto a) Como você avalia seu nivel de estress familiar depois desse curso? b) Comente um pouco como está sua relação com seu corpo e cuidados pessoais depois dessa experiência? c) Esse projeto ajudou amenizar o estresse causado pelo isolamento? d) O que achou dessa proposta virtual? e) Conseguimos causar alguma mudança na sua vida? f) Se você fosse um pintor, que desenho/pintura você faria numa tela para descrever o que você, seu corpo e sua mente está sentindo nesse momento? Sinta-se livre para descrever os detalhes de como seria esse desenho. g) Gostaria de deixar alguma reflexão pessoal e/ou sugestões que possam contribuir para o avanço desse projeto?
1) AMERICAM College os Sports Medicine – ACMS. Diretrizes do ACMS para os testes de esforço e sua prescrição. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 2) CONTATORE, Octávio Augusto & TESSER, Charles Dalcanale. Medicina tradicional chinesa/acupuntura. In: TESSER, Charles Dalcanale. Org.). Medicinas complementares: o que é necessário saber (homeopatia e medicina tradicional chinesa/acupuntura). São Paulo: Editora UNESP, 2010. 3) COQUEIRO, Raildo da Silva; NERY, Adriana Alves; CRUZ, Zoraide Vieira. Inserção do Professor de Educação Física no Programa de Saúde da Família: discussões preliminares. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. ano 11. nº 103. dez 2006. 4) GOLEMAN, Daniel & Davidson, Richard. A ciência da meditação: como transformar o cérebro, a mente e o corpo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017. 5) IYENGAR, Bellur Krishnamachar Sundararaja. Luz sobre o Yoga: yoga dipika. São Paulo: Pensamento, 2016. 6) JATOBÁ, Ana Paula Góis & SILVA, Renato Izidoro da & ZOBOLI, Fabio. A concepção do yoga segundo periódicos da Educação Física brasileira. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.13, n.24, p. 259-283, jan./abr. 2017. 7) LEE, Maria Lucia. Lian Gong em 18 terapias: forjando um corpo saudável. São Paulo: Editora Pensamento, 1997. 8) MATSUDO, Sandra Mahecha; MATSUDO, Victor Keihan Rodrigues; NETO, Turíbio Leite Barros. Atividade física e envelhecimento: aspectos epidemiológicos. Revista Brasileira de Medicina Esportiva, p.1-13, volume 7, número 1, jan-fev 2001.
O estudante terá acesso, através dos encontros semanais, à técnica de estabelecer uma postura e movimentação mais salutar ao próprio organismo. A técnica envolvida no Yoga permite que o próprio estudante estabeleça os seus próprios limites diante de uma percepção e atenção consciente diante que cada postura e movimentação vivenciada. Em cada encontro ele terá acesso à uma sequência de asanas (posturas do Hatha Yoga) que giram em torno de movimentos no nível baixo(deitado), médio (sentado) e alto(em pé). Cada postura trabalhada, em cada um dos níveis, estará associada à experiência constante de sincronia com a respiração. Dessa maneira, o participante estará experimentando um estado de atenção e presença constantes que sempre o levará à aprofundar a sua auto-percepção, mapeamento de apoios ao chão, níveis de tensão e micro-tensões que possam estar bloqueando o próprio fluxo respiratório e, com isso, afetando a própria condição do sistema músculo-esquelético, órgãos internos e estados psico-mentais. Todo estudante, técnico, docente devem estar cientes que sua atuação e formação profissional deve dialogar sempre com o próprio autocuidado, percepção do contexto onde está inserido. Por isso, o projeto beneficiará todos aqueles que buscam avançar no autoconhecimento e na suas relações com o outro e com o mundo. O prisma ótico do Yoga não perpassa apenas à realização de posturas e movimentos, mas também na técnica de experimentar a respiração e o silêncio como instrumentos de harmonizar os estados psíquicos. Dessa maneira, a visão do participante que, pratica semanalmente vai ampliando e dando "sentido" à unidade indissociável corpo-mente-mundo. Esse tipo de alcance, pode ser alcançado para quem prática e ao mesmo tempo passa a ser investigador de si mesmo. Nesse projeto, as bases da experiência prática semanal preconiza que o próprio estudante seja seu próprio indivíduo investigado, observado e, minuciosamente analisado. Com isso, o participante percebe que a repetição das asanas lhe trará inúmeras informações novas acerca de si cada vez que ela é repetida em um novo encontro. O acompanhamento do estudante será realizado durante as próprias práticas semanais, rodas de conversa e troca de experiências no próprio grupo de WhatsApp do projeto. Assim, entende-se que a formação do estudante implica em habilidades que possam favorecer o seu desenvolvimento no decorrer dos encontros e que, principalmente, que os encontros e vivências em grupo irão trazer um processo de autotransformação lenta e duradoura tanto do corpo, da mente como das relações com o outro e o seu todo seu contexto cultural.
No ano de 2022 submetemos o artigo: AÇÃO DE EXTENSÃO "ON LINE” COM A PRÁTICA DO HATHA YOGA EM DIAMANTINA-MG (pela revista ExpressaExtensão. Além disso, também nesse ano (10-08-22) está prevista a defesa de trabalho de conclusão de curso da atual bolsista e aluna do curso de Educação Física: Jéssica Aparecida Lopes Gomes que teve como tema principal o desenvolvimento do presente projeto. Observações em relação às atividades desenvolvidas no período de 2020 e 2021: Desde o início das práticas iniciado no início da pandemia pelo modo virtual ONLINE (sala da plataforma ZOOM) nos projetos de extensão (Edital 03/2020-Cursos Online e Edital Procarte-Proexc 02/2021, ambos intitulados: Do Isolamento Social ao Abraço Poético: Saúde Corpo-Mente-Mundo através da Dança, das Artes Manuais e da Poesia") já conseguimos muitos depoimentos positivos dos participantes. Seguem abaixo, algumas partilhas de experiências entre os participantes do grupo: 1) "Gratidão pela oportunidade. Foi ótimo. É muito importante esse momento de respiração consciente e de perceber o corpo em um momento como esse.” C. . 2) “Ótimo estar de volta. Percebi muita mudança do tempo que eu fiquei parada. Senti muita dificuldade de equilíbrio, inclusive na postura da montanha e a flexibilidade também diminuiu muito.” C.M.S.S.S. 3) “Gente hoje tô muito feliz porque não me sabotei. Voltei ontem pra academia e fiquei dolorida. Mas não usei de desculpa e vim cuidar da minha casinha. Corpo mental e espirito.” B. C. “É incrível como as coisas se encaixam, logo hoje que acordei “descontrolada”, nervosa, atrapalhada. A meditação foi controlada. Foi como se eu me levantasse de novo, dando uma nova chance para o meu dia.” S.M.S. 4) “Eu pratiquei ontem na academia. Troquei a musculação por uma aproximação melhor comigo. Valeu a experiência.” B.C. 5) “Gratidão "XXX". Prática necessária demais hoje. Tem dia que a prática alivia um sufoco imenso.” M. E. S. I. 6) “Ter começado a fazer yoga aqui foi muito importante para me impulsionar a estabelecer a rotina de acordar às 06:00, fazer yoga e meditação. Venho percebendo as mudanças na minha vida, no maior cuidado com a alimentação, com o corpo, estou mais centrada. Eu era sedentária, tinha muita dor na coluna e estava precisando diminuir o peso, engordei muito durante a pandemia. Com todos os cuidados que passei a ter após começar a yoga, já emagreci 4 quilos e não tenho dores na coluna. Estava muito precisando focar no meu Eu e no autocuidado. Sou docente da ufvjm e nesse momento estou de licença de doutorado. Penso que em contexto de pandemia, espaços como esse são centrais para a saúde física e mental.” C. 7) “Estamos tendo mais consciência corporal! Já percebi, por exemplo, que toda vez que faço a postura do triângulo a minha coluna estala várias vezes e fico mais “destravada” depois! Desde que Jéssica me sugeriu ontem afastar um pouco mais os pés, parecia que estava fazendo uma outra postura, totalmente nova! Maravilha!!! Ontem fizemos a postura da árvore com a perna esquerda e eu senti muita diferença ( dificuldade mesmo rsrsrsr) em relação a começar com a perna direita. Fiquei pensando nisso depois... tudo é aprendizado né!” P. T. N. 8) “Eu acho o triângulo uma das melhores posições, junto com a crescente, que é muito bonita de ver sendo feita.” R. M. B. N 9) “Nossa... o yoga realmente deve ser um universo de novas percepções e atitudes... bem diferentes de nosso cotidiano ocidental.” P. T. N.
Público-alvo
Todos os docentes, alunos e técnicos que tenham interesse na prática e no desenvolvimento do autoconhecimento e fortalecimento do eixo corpo-mente e sua inter-relação com o mundo irão se beneficiar dos encontros realizados.
Adultos que demonstrem o interesse em realizar as práticas e participar do grupo.
Esse público já vem participando das atividades desenvolvidas pelo projeto. Nesse caso, daremos continuidade ao projeto mantendo o vínculo com os interessados pertencentes a esse grupo.
Municípios Atendidos
Diamantina
Montes Claros
Belo Horizonte
Parcerias
O espaço SURYA, através da coordenação do Thiago de Moura Cruz tem contribuído na formação teórico-prático do grupo conduzido nesse projeto. O Espaço Surya oferece encontros tanto para o diálogo, capacitação e prática dos princípios que giram em torno do Yoga e do Hatha Yoga. O Thiago de Moura Cruz realizou cursos de Yoga na Índia, é responsável pelas práticas e encontros do ESPAÇO SURYA e está disposto a acompanhar o desenvolvimento científico e prático do presente projeto.
Cronograma de Atividades
Serão realizadas práticas dos asanas, técnicas respiratórias e meditação. O melhor horário e dias serão ainda decididos em reunião com o grupo dos novos inscritos e antigos participantes.
Seminário Princípios do Yoga: em busca do bem estar psíquico, corporal e social Será realizado um seminário com roda de debate para dar abrir mais um ciclo de estudo e prático com os novos (e antigos) praticantes vinculados ao projeto.
Será realizada reuniões para programação anual do projeto. Produção de vídeo FLYER e texto introdutório Produção de ficha de inscrição online Introdução dos novos inscritos no grupo de WhatsApp
Será realizado um seminário abordando a tríade de estudo e prática do Yoga. Esse seminário será aberto à toda comunidade. Será ministrada pelo colaborador e parceiro do projeto: Thiago de Moura Cruz.
Será realizado um seminário abordando o tema do Wuqinki. Além disso será realizada uma oficina para prática do jogo dos cinco animais que envolve todos os princípios da arte do wuqinki. Esse seminário será aberto à toda comunidade. Será ministrada pelo vice coordenador do projeto : GILBERT DE OLIVEIRA SANTOS.
Serão realizadas reuniões mensais para avaliação e andamento do projeto junto com a aluna bolsista e equipe organizadora.
Serão realizados encontros mensais para leitura, reflexão e debate acerca do tema: Bem Estar e Consciência Corporal a partir da prática dos princípios baseados no Hatha Yoga.
Será realizada um encontro com participantes e equipe do projeto para auto avaliação e Feedback acerca da prática e processo desenvolvido ao longo do ano. Elaboração e envio de relatório final.
Serão realizadas práticas nas praças de diamantina e Curvelo em colaboração com o espaço Surya de Yoga.