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Sumário da proposta
Trilha Verde da Maria Fumaça: patrimônio cultural, memória e meio ambiente na escola básica em Gouveia, Minas Gerais
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
- Número de inscrição: 20231012023293122
- Coordenador: HELDER DE MORAES PINTO
- Unidade de lotação: FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES
Caracterização da Ação
- Área do Conhecimento: Ciências Humanas
- Área temática principal: Educação
- Área temática secundária: Cultura
- Linha de extensão: Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial
- Abrangência: Regional
- Gera propriedade intelectual: Não
Membros
claudiene dos santos oliveira pereira
Bolsista
claudiene dos santos oliveira pereira
Bolsista
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Resumo
- A Trilha Verde da Maria Fumaça é um caminho de memórias e ecoturismo em fase de consolidação, ou seja, é o usufruto do leito da antiga linha férrea, no trecho entre Diamantina e Monjolos-MG, com 92 km, adornado com arquitetura, comunidade rurais, rios, e riachos, campos e montanhas de valor ambiental e cultural singular, formadores da identidade social regional. Dito isso, o projeto em tela irá lançar mão tal circuito numa abordagem educacional (ambiental e patrimonial), com foco na educação básica, especialmente as turmas de sexto e sétimo da Escola Municipal Zezé Ribas, localizada na zona rural de Gouveia, Minas Gerais. Logo, busca-se investigar aspectos da trilha que se relacionem a propostas de preservação de recursos culturais e naturais, a partir de abordagens propostas nas teorias da "educação patrimonial" - a saber - "educação Patrimonial consiste em um “processo permanente e sistemático”, centrado no “Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo”, cuja metodologia se aplica a [...] qualquer evidência material ou manifestação cultural, seja um objeto ou conjunto de bens, um monumento ou um sítio histórico ou arqueológico, uma paisagem natural, um parque ou uma área de proteção ambiental, um centro histórico urbano ou uma comunidade da área rural, uma manifestação popular de caráter folclórico ou ritual, um processo de produção industrial ou artesanal, tecnologias e saberes populares, e qualquer outra expressão resultante da relação entre indivíduos e seu meio ambiente”. Toda essa definição se aplica aos vestígios culturais ligados a Trilha Verde, promotores de fruição cultural, sociabilidade e lazer, ancorados na memória social local, em elementos da paisagem natural e em vestígios materiais deixados para ferrovia ao longo do trajeto. Assim, esta proposta visa conceber exercícios escolares a partir de elementos patrimoniais extraídos da Trilha; a serem explorados no espaço da sala de aula e visitas de campo (se possível); tal investida contará com mediadores pedagógicos físicos e digitais. Para identificar dados da Trilha que serão 'curricularizados' usaremos as noções de “patrimônio cultural” como ferramenta de educação patrimonial para os estudantes e professoras de rede escolar municipal. O projeto recorrerá ao farto material acumulado\elaborado ao longo do ano de 2021, pelas ações do projeto de extensão “Educação patrimonial em comunidades da Trilha Verde da Maria Fumaça: em busca da preservação de seus atrativos naturais e culturais e da memória ferroviária" (UFVJM\PROEXC - inscrição: 20211012021260122). O que dará continuidade e (re) significar o trabalho já realizado, porém num rearranjo da abordagem tanto do ponto de vista do público, quanto das ações, ou seja, como levar até a\o estudante (infantil) os conceitos e conteúdos relacionados ao 'patrimônio cultural e natural regional', a partir da temas como 'memória ferroviária' e 'meio ambiente'. Dessa forma, serão elaborados materiais como: cartilhas, textos, slides e oficinas que serão utilizados para trabalhar estas questões com os alunos desta escola.
- patrimônio cultural e natural, educação patrimonial, Trilha Verde da Maria Fumaça
Palavras-chave