Detalhes da proposta

Conhecendo a História do Vale do Mucuri

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    marcio achtschin santos

    Número de inscrição:

    202101012021015003

    Unidade de lotação:

    universidade federal dos vales do jequitinhonha

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências humanas

    Área temática principal:

    cultura

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial

    Abrangência:

    regional

    Vinculado a programa de extensão:

    não é vinculado a nenhum programa.

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

isabella rodrigues de sá Bolsista

Resumo

O projeto tem como proposta debater nas escolas de ensino básico, preferencialmente a partir do ensino fundamental II, a relação existente entre memória, identidade cultural e pertencimento com cidadania. Tendo como base pesquisas já realizadas na UFVJM,


Palavras-chave

Vale do Mucuri, identidade cultural, cidadania


Introdução

A comunidade do Vale do Mucuri não teve, até então, uma referência sobre sua história, retirando da comunidade o resgate de seus bens culturais, o reconhecimento de sua identidade, direito fundamental de todo cidadão. Há de se considerar que a região, já habitada por diversos grupos indígenas, vem sendo ocupada por colonos de diversas origens, desde o início do século XIX. Ou seja, são séculos de história que necessita urgentemente de serem resgatadas. A história do Vale do Mucuri é marcada por um incômodo e ainda inexplicável descaso ao passado. A partir de um trabalho institucional sistemático, essas enormes lacunas da história precisam ser preenchidas tendo como ponto de partida o resgate dos bens culturais da população da região, construindo suas identidades, pois sua riqueza está na diversidade, e despertando nos cidadãos o sentimento de pertencimento. A sala de aula é um espaço fundamental para o despertar desse sentimento de pertencimento, de se sentir parte. O projeto tem como proposta debater nas escolas de ensino básico, preferencialmente a partir do ensino fundamental II, a relação existente entre memória, identidade cultural e pertencimento com cidadania. Os componentes do projeto visitará as escolas fazendo palestras sobre a história do Vale do Mucuri e propondo projetos a serem trabalhados, vinculando memória e cidadania. Sendo assim, o projeto vai ao encontro do tripé ensino-extensão-pesquisa, uma vez que nos três aspectos há por parte da UFVJM a proposta do conhecimento produzido a partir da realidade local e regional. Além disso, atua, conforme proposta prevista pela instituição, na ação coletiva das organizações da sociedade civil e do poder público, buscando soluções para as demandas regionais, priorizando o caráter local.


Justificativa

Em um mundo globalizado, onde as informações e a cultura são elementos descartáveis e mercantilizados, reconstruir a história de um povo, uma região, uma localidade, é essencial para formação do cidadão, onde este se reconheça como agente ativo e transformador social, elevando a sua autoestima e sua capacidade de reflexão do contexto em que vive (TOURAINE, 1998). Assim, em um momento onde se tem valorizado de forma crescente, em todo o mundo, os patrimônios históricos, os bens móveis e imóveis, materiais e imateriais, inclusive como elemento gerador de emprego e alternativa econômica, as produções regionais são fundamentais para consolidação deste processo (HALL, 2006). Até então, as análises históricas acerca do Vale do Mucuri se confundem com Vale do Jequitinhonha e norte de Minas Gerais, sem nenhuma distinção, abandonando suas particularidades e riquezas próprias. Autores de grande expressão no cenário nacional não foram atentados para a riqueza histórica do Mucuri, certamente pela ausência de obras que retratem a especificidade da região. Nos últimos anos, no entanto, com a chegada da Universidade Federal dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha (UFVJM), tem havido um crescimento significativo de trabalhos acadêmicos voltados para a realidade regional. No caso específico da história, esse projeto tem vínculo com outras atividades na pesquisa e extensão realizadas no campus Mucuri, através de três projetos: 1) “Centro de Documentos e Arquivos da UFVJM – Campus mucuri” (projeto de pesquisa, desde 2016). Esse trabalho, iniciado a partir de edital CICT 004/2015 PRPPG/FAPEMIG, tem como proposta a digitalização de documentos diversos relacionados ao Vale do Mucuri. Parte dessa material já se encontra disponível na Biblioteca do Campus Mucuri. 2)“Construindo a História do Mucuri” (projeto de extensão e pesquisa, desde 2017). Esse projeto, realizado a partir do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação, já finalizou o livro didático 'A formação econômica, política, social e cultural do vale do Mucuri'. 3) “Conhecendo a História do Vale do Mucuri”, projeto de extensão existente desde 2017. Esse projeto já tem apresentado muitos resultados, tendo como proposta a apresentação de palestras e cursos. Diversos eventos já foram realizados, dentre os quais, o curso “História e Geografia regional: o Vale do Mucuri em questão” para professores do Ensino Básico, em novembro de 2017, com a participação de 113 docentes. Ao longo desses anos, já foram visitadas mais de duas dezenas de escolas em toda a região, tendo atendido um público de mais de duas mil pessoas, entre alunos e professores.


Objetivos

Geral Apresentar, junto às escolas do Ensino Básico de Teófilo Otoni, os resultados das pesquisas de história realizados na UFVJM – Campus Mucuri, objetivando trazer reflexões e ações que relacionem memória e cidadania. Específicos - Tornar mais acessível à comunidade as informações referente o Vale do Mucuri, tendo como referência as atividades de pesquisas realizadas referentes à história do Vale do Mucuri desenvolvidas na UFVJM - Campus Mucuri - Iniciar trabalho de resgate da memória local, procurando o resgate da história local. - Despertar no aluno do ensino básico a preservação da memória como importante instrumento de cidadania. - Difundir parte da documentação ainda existente da cidade de Teófilo Otoni e região e tornar público a existência dos mesmos. - Levar a conhecimento do público o material digitalizado pelo Centro de Arquivo da UFVJM – Campus Mucuri. - Sensibilizar a comunidade para a importância da preservação do acervo ainda existente sobre a história local, bem como a criação de um Museu regional. - Estimular os acadêmicos a aproximar do contexto vivido, colocando o Corpo Discente em contato com a realidade brasileira, oportunizando outras alternativas de aprendizado. - Estimular e dar suporte a trabalhos envolvendo o resgate de manifestações culturais a partir de patrimônios imateriais, especialmente de grupos historicamente excluídos da história local, como os afrodescendentes e os indígenas.


Metas

A proposta é fazer com que professores e alunos construam o sentimento de pertencimento a população local não teve, até então, uma referência sobre sua história, retirando da comunidade o resgate de seus bens culturais, o reconhecimento de sua identidade, direito fundamental de todo cidadão. Há de se considerar que a região, já habitada por diversos grupos indígenas, vem sendo ocupada por colonos de diversas origens, desde o início do século XIX. Ou seja, são séculos de história que necessita urgentemente de serem resgatadas. A história do Vale do Mucuri é marcada por um incômodo e ainda inexplicável descaso ao passado. A partir de um trabalho institucional sistemático, essas enormes lacunas da história precisam ser preenchidas tendo como ponto de partida o resgate dos bens culturais da população da região, construindo suas identidades, pois sua riqueza está na diversidade, e despertando nos cidadãos o sentimento de pertencimento. A sala de aula é um espaço fundamental para o despertar desse sentimento de pertencimento, de se sentir parte. Sendo assim, o projeto vai ao encontro do tripé ensino-extensão-pesquisa, uma vez que nos três aspectos há por parte da UFVJM a proposta do conhecimento produzido a partir da realidade local e regional. Além disso, atua, conforme proposta prevista pela instituição, na ação coletiva das organizações da sociedade civil e do poder público, buscando soluções para as demandas regionais, priorizando o caráter local. Envolvendo um público anual significativo, totalizam em torno de mil membros de escolas, entre professores e alunos.


Metodologia

Na primeira etapa, o que corresponde ao de início do projeto, o primeiro mês (a) discente fará, junto com o coordenador, uma leitura do material já produzido sobre a história regional, preparando o material a ser utilizado nas apresentações. Ainda na primeira etapa, serão realizados os contatos com as escolas, organizando um calendário de visitas. Em seguida o (a) acadêmico (a) irá fazer as palestras nas escolas, tendo como tema História regional e cidadania. Em alguns momentos o coordenador do projeto acompanhará o (a) acadêmico (a). Nas apresentações, será estimulada a organização de grupos de alunos para pesquisar a história do bairro onde moram, realizando trabalhos em suas respectivas comunidades. Caso ainda não ocorram aulas presenciais em 2021 o projeto pode ser adequado às atividades remotas.


Referências Bibliográficas

ACHTSCHIN, Márcio. A Filadélfia não sonhada: escravidão no Mucuri do século XIX. Teófilo Otoni: n/c. 2008. __________ (org.). As Gerais distantes das Minas: fragmentos da história do Vale do Mucuri. Teófilo Otoni: n/c. 2009. ___________. SOREL, Ígor. Rua Direita versus Rastacoro:dominação e resistencias no Mucuri do século XX (1910-1974). Teófilo Otoni: n/c. 2015. ___________. BARROSO, Leônidas. A Estrada Santa Clara no século XIX: caminho de gentes e vivências no Mucuri. Belo Horizonte: O lutador, 2017. ___________. Formação econômica, política, social e cultural do vale do Mucuri. Teófilo Otoni: n/c, 2018. ANTUNES, Celso. A sala de aula de geografia e história. São Paulo: Papirus, 2001.192 p. ARAUJO, Valdei Lopes de. A Filadélfia de Theófilo Otttoni: uma aventura cidadã. Belo Horizonte: Afato, 2002. BARROSO, L. C.; Projeto TOR – Teófilo Otoni e sua Região. Revista e-xacta, v. 5, n. 2, 2012. p. 7-17. ISSN: 1984-3151. Disponível em: www.unibh.br/revistas/exacta/ CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Lisboa: DIFEL, 1990. CULTERA, Samuel. Entre os selvagens. Belo Horizonte: BDMG cultural, 2000. DUARTE, Regina Horta. Notícias sobre os selvagens do Mucuri. Belo Horizonte: UFMG, 2002. FERNANDEZ, Marco Antônio (Coord.) Expedição Rio Todos os Santos: Rio de Todos que te queremos santo. Teófilo Otoni: n/c. 2006. FERREIRA, Godofredo. Os Bandeirantes Modernos. n/c, 1934. FUNDAÇÃO João Pinheiro. A colonização alemã no vale do Mucuri. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1993. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11 ed. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. ______________Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Org. Liv Sovik. Trad. Adelaine la Guardia Resende . . . [et, all]. Belo Horizonte: editora UFMG; Brasília: Representações da UNESCO no Brasil, 2003. MEDEIROS, Antônio José. Ideias e práticas de cidadania. União: Cermo, 2002. ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. PINHEIRO, Paulo Chagas, Teófilo Ottoni: ministro do povo. Belo Horizonte: Itatiaia, 1978. KARNAL, Leandro. (org). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas.6. ed. São Paulo: Contexto, 2010. 216 p. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. (coord.) História: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 212 p. PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: ARTMED, 1999. 90 p. RIBEIRO, Eduardo Magalhães. O cavalheiro e as selvas: as aventuras de Teófilo Otoni, o Mucuri e o Jequitinhonha do século XIX. Belo Horizonte: n/c, 1998. TIMMERS, Frei Olavo. THEÓPHILO BENEDICTO OTTONI: Pioneiro do Nordeste Mineiro e Fundador da Cidade de Teófilo Ottoni. Divinópolis: Gráfica Santo Antônio, 1969. TOURAINE, Alain. Igualdade de diversidade: o sujeito democrático. Bauru: EDUSC, 1998. WEYRAUCH, Cleia Schiavo. Pioneiros alemães de Nova Filadélfia: relato de mulheres. Caxias do Sul: EDUCS, 1997


Inserção do estudante

São objetivos para formação do estudante: Estimular o discente a conviver com a realidade externa à universidade; Incentivar o acadêmico a trabalhar com a pesquisa e sua aplicação; Contribuir com o estudante na elaboração de atividades expositivas e sua aplicação; Provocar no discente o entendimento da relação entre ensino, pesquisa e extensão; Apresentar à comunidade externa as atividades realizadas na UFVJM. Atividades a serem desenvolvidas: Revisão Bibliográfica, preparação do material a ser utilizado nas palestras e palestras nas escolas. Ou de modo virtual, até que as aulas nas escolas de ensino básico voltem a ser presencial.


Observações

O projeto tem um alcance significativo de participantes. Já existente desde 2017, as visitas ocorrem não apenas em escolas, mas já foram realizadas diversas palestras em associações de bairros e associações culturais. A UFVJM ganha muita visibilidade, pois a mídia também procura acompanhar as ações realizadas. Pelas experiências anteriores, há um grande envolvimento dos alunos e da comunidade escolar, culminando em algumas escolas em projetos de memórias, como feiras culturais.


Público-alvo

Descrição

As atividades serão realizadas no ambiente escolar (ou, se acaso continuar o isolamento, no ambiente virtual), no qual serão feitas palestras para professores e alunos em salas de aula, a partir do ensino Fundamental II, em escolas públicas e privadas da

Municípios Atendidos

Município

águas Formosas, Malacacheta, Nanuque, Itambacuri, Carlos Chagas, Ladainha, Poté, Itaipé

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Autorização e apoio logístico para realização das atividades no ambiente escolar

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

A proposta é apresentar palestras para os alunos e professores de escolas públicas e privadas, noções elementares de direitos e deveres tendo como base alguns elementos da história do vale do Mucuri. Construindo através de palestras e demonstrações audiovisuais a formação do vale do Mucuri, são inseridos categorias que provocam reflexão no jovem quanto a seu papel enquanto cidadão, sua relação com o meio que vive, sua identificação com a cultura local. A partir dessas apresentações, é estimulado nas escolas o desenvolvimento de projetos que se aproximam da realidade vivida pelos alunos, tendo como referência a memória e identidade cultural