Visitante
Para ler e escrever o mundo: educação popular na Ocupação Vitória
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
fernanda valim côrtes miguel
20231012023297796
faculdade interdisciplinar em humanidades
Caracterização da Ação
linguística, letras e artes
educação
direitos humanos e justiça
alfabetização, leitura e escrita
local
programa de extensão popular na ocupação vitória
Sim
Membros
mario mariano ruiz cardoso
Voluntário(a)
tarcila mantovan atolini
Voluntário(a)
matheus henrique kuchenbecker do amaral
Voluntário(a)
kianny sena pereira ribeiro
Bolsista
mayra karoline antunes santos
Bolsista
Com este projeto de extensão buscamos elaborar espaços não formais de educação para o trabalho na área de linguagens, considerando a importância do domínio da língua para a formação escolar e humana, bem como os desdobramentos da pandemia na educação escolar das crianças e jovens mais pauperizados. O público-alvo da proposta são crianças e adolescentes moradores da Ocupação Vitória, em Diamantina, onde residem aproximadamente 140 famílias. Nesse sentido, esta proposta se articula com outros projetos de extensão e pesquisa – e também com o Programa de Extensão Popular na Ocupação Vitória, que buscam colaborar com a organização e luta por direitos humanos da Ocupação, dinamizando o Centro de Referência Educacional da Educação Vitória.
movimento sociais, educação popular, direito à educação
Com este projeto de extensão buscamos elaborar espaços não formais de educação para o trabalho na área de linguagens – Português, literatura e Inglês – considerando a importância do domínio da língua para a formação escolar e humana, bem como os desdobramentos da pandemia na educação escolar das crianças e jovens mais pauperizados. O público-alvo da proposta são crianças e adolescentes moradores da Ocupação Vitória, em Diamantina, onde residem aproximadamente 140 famílias. Nesse sentido, esta proposta se articula com outros projetos de extensão e pesquisa – e também com o Programa Programa de Extensão Popular na Ocupação Vitória, que buscam colaborar com a organização e luta por direitos humanos da Ocupação, dinamizando o Centro de Referência Educacional da Educação Vitória. A demanda pelo trabalho na área de linguagens foi identificada formulários com as crianças e adolescentes do referido local, sendo que este diagnóstico foi uma das ações realizadas pelo Projeto Ocupar, educar e resistir: apoio à formação escolar na Ocupação Vitória– (PROEX 202203000115 Edital Avulso 032022 – sem bolsa). Além disso, muitos alunos encontram-se no Ensino Médio e buscam apoio para questões mais específicas como redação e inglês. Sendo assim, a proposta em tela busca organizar oficinas semanais alternadas para o trabalho com redação, oficinas de leitura e inglês, oportunizando a esses estudantes mais possibilidades de dar prosseguimento em suas trajetórias escolares.
Sem moradia, mais recentemente sem água e com muito pouca dignidade é como vivem cerca de 140 famílias que residem na Ocupação Vitória, situada no bairro Cazuza, em Diamantina. Neste contexto, cerca de 150 estudantes da educação básica também tentam continuam os seus percursos escolares, apesar das muitas dificuldades estruturais e também a defasagem educacional (impacto do período pandêmico, que ampliou e aprofundou os problemas ao acesso ao conhecimento historicamente produzido por esses alunos). Considerando essa realidade, entendemos como fundamental articular ações que apoiem e motivem esses estudantes a seguir com os estudos e almejar trajetórias até então pouco compreendidas como possíveis, como, por exemplo, o acesso à Universidade Pública. Como podemos, enquanto universidade pública situada nos Vales, contribuir para isso? Essa é a questão norteadora e também a principal justificativa deste projeto, que assume – junto a outros projetos e ao Programa de Extensão Popular na Ocupação Vitória – o compromisso com as demandas e lutas desses moradores por direitos humanos. Outra justificativa é a importância da área de linguagens para a formação, tendo em vista que: 1- dominar nossa língua é premissa para se aprender os demais conteúdos presentes na grade curricular e também para nos comunicarmos em diversos meios sociais ; 2- a literatura é um instrumento primordial para o desenvolvimento cognitivo e linguístico dos seres humanos; 3- O inglês vem sendo cada vez mais importante para a inserção dos jovens no mundo do trabalho e nos espaços acadêmicos, além de ser apresentado como uma grande dificuldade pelos adolescente da ocupação. Considerando o exposto, este projeto está vinculado na Área Temática Educação e na Linha(s) de Extensão: (1) Alfabeltização, leitura e escrita conforme Regulamento de Ações de Extensão da UFVJM, e caracteriza-se como um projeto de educação não formal centrado no processo formativo jovens da educação vitória, a partir de oficinas de português/redação, Lliteratura e inglês. Destacamos ainda que as ações a serem devolvidas ao longo deste projeto estão fundamentadas em uma perspectiva crítica, a partir da compreensão que “é preciso libertar a escola de mecanismos excludentes e ideológicos que marginalizam o compromisso com um ensino de qualidade[...], com a sua função pública de socialização dos conhecimentos" (COLARES, SOARES E CARDOZO, 2021, p.16). Senso assim, consideramos aqui o trabalho com a linguagem não deverá se restringir ao estudo e à análise do conjunto de normas referentes a fonética e fonologia, gramática e léxico da língua, assim como não deverá considerar apenas as particularidades da fala do locutor, visto que é justamente na interação que a língua se transforma. Os materiais didáticos produzidos sob essa lógica deverão atentar para língua em contexto real de uso e o aluno como sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. (DORETO; BELOTI, 2011) Na relação ensino-pesquisa-extensão, entendemos que o projeto assume caráter de ensino na medida em que os estudantes estarão envolvidos diretamente com o processo de ensino-aprendizagem em um ambiente de educação não formal, permeado por problemáticas sociais, culturais econômicas e políticas, ampliando as possibilidades de compreensão da educação e da escola como projetos historicamente e socialmente determinados. Neste mesmo sentido, a pesquisa desta realidade e das potencialidades e problemáticas que ali se apresentam também evidenciam o trabalho de pesquisa. Isto é: parte-se da compreensão de indissossiabilidade entre ensino-pesquisa-extensão.
Objetivo Geral - Promover o desenvolvimento educacional na área de linguagens para adolescentes e jovens moradores da Ocupação Vitória a partir de oficinas de Português/Redação, Literatura e Inglês Objetivos específicos: - Produzir material didático direcionado às demandas do público-alvo, a partir dos fundamentos da educação popular. - Realizar oficinas Português/Redação, Inglês e literatura para adolescentes e jovens moradores da Ocupação Vitória, de forma quinzenal. - Oferecer aos acadêmicos participantes do projeto, orientação pedagógica no planejamento e execução das oficinas, bem como estimular o debate sobre a luta por uma educação pública de qualidade e a educação popular.
Previsão de impacto direto: - Diminuir as defasagens educacionais oriundas especialmente do período pandêmico na área de linguagens - estimular a participação em Processos seletivos como SASE, ENEM e seleção do IFNMG. - Ampliar as possibilidades formativas dos extensionistas a partir da relação com os movimentos sociais e do contato com a realidade local e os desafios da classe trabalhadora para efetivação do direito á educação de qualidade, laica e pública; Previsão de impacto indireto: - Levantamento de dados para análises sobre as principais dificuldades e demandas formativas adolescentes e jovens que frequentam as escolas públicas diamantinenses, - Estimular o interesse do público alvo em relação à importância da escola e o direito à educação; - Diminuir a evasão escolar, notadamente no ensino médio
As atividades do projeto serão realizadas de forma quinzenal. A condução das atividades será pautada na utilização de estratégias lúdicas e motivadoras. O bolsista (da área de LETRAS) deverá explorar e se apoiar nos recursos variados para aumentar o processo de estímulo ao aprendizado proposto e planejado com auxílio da Coordenação Pedagógica. São etapas do projeto: -- Diagnóstico das principais demandas junto ao público alvo - Mapear principais interesses do público alvo para a tematização das oficinas - Capacitação para extensionistas do projeto considerando caracterização, reflexão, métodos e processos da extensão universitária; - Organizar calendário das oficinas - Planejamento das oficinas -Oportunizar atividades que estimulem consolidar/retomar conhecimentos básicos. As atividades terão duração média de 3 horas . Além disso, a cada seis meses os alunos serão convidados para avaliar o projeto de extensão, indicando potenciais mudanças. As atividades serão registradas pelos estudantes a partir de diário de campo, os quais devem servir de base para a reflexão nas reuniões do Programa de Extensão e elaboração de relato de experiência e materiais didáticos.
Colares, M. L. I. S., Soares, L. de V., & Cardozo, M. J. P. B. (2021). A gestão educacional como política: proposições na Escola Pública. Holos,37(2), 1-20 DORETTO, S. A.; BELOTI, A. Concepções de linguagem e conceitos correlatos: a influência no trato da língua e da linguagem. Revista Encontros de vista. 8 ed. 2011, p. 89 - 103. Disponível em < http://www.encontrosdevista.com.br/normas_p.php> Acesso em 17.02.2013.
Os estudantes participantes do projeto atuarão no planejamento e elaboração de oficinas. O planejamento e organização das atividades serão elaborados em conjunto com a equipe de extensionistas e professores supervisores. Além disso, os estudantes deverão participar das reuniões de formação e avaliação organizadas pelo projeto com o objetivo de conhecer as refletir sobre a prática e metodologias específicas da educação popular. Destaca-se que as ações de extensão são significativas para os estudantes, pois promovem a interação e o convívio com o público das comunidades, potencializa compreensão mais ampla da realidade brasileira, dos movimentos sociais, o que pode colaborar com a construção de uma visão crítica acerca das desigualdades incorporação de novas práticas, trocas de experiências, trabalho em equipe, possibilidades de participação em eventos e de produção científica.
O projeto é uma importante iniciativa para promover a aproximação da universidade com os movimentos sociais, contribuindo com o fortalecimento da organização popular da Ocupação Vitória na luta por direitos humanos.
Público-alvo
Adolescentes e jóvens moradores da Ocupação Vitória
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
Mediação com os moradores da Ocupação e colaboração na organização das atividades
Cronograma de Atividades
Seleção de Bolsista
Reuniões mensais de formação envolvendo todos integrantes (professores, bolsistas e voluntários) do Programa de Extensão Popular na Ocupação Vitória.
Mensalmente, a equipe do Projeto (bolsista e voluntários) deve organizar o calendário de oficinas
Planejamento das oficinas e produção de materiais
Execução das oficinas
Avaliação processual e produção de diário de campo pelo bolsista
Avaliação final e elaboração de produtos a serem entregues